You are on page 1of 4

VRUS DE COMPUTADORES: UMA PRAGA VIRTUAL EM CONSTANTE DESENVOLVIMENTO

Rodrigo Fernando de Almeida, Jlio Csar Pereira Universidade Paranaense (Unipar) Paranava PR Brasil
rodrigo_fernando_almeida90@live.co.uk, juliocesarp@unipar.br

Resumo. O artigo nos mostra um estudo sobre os vrus de computadores que hoje so uma grande ameaa para a grande maioria de usurios e das organizaes. Assim os conhecimentos adquiridos durante a realizao deste artigo conseguimos ter uma maior segurana e evitar que danos venham ocorrer ao nosso computador e que informaes relevantes no sejam roubada, no podemos arriscar e perder nossos arquivo importantes ou perder a nossa identidade para hackers. 1. Introduo Um vrus de computador um programa de computador com capacidade de se copiar e causar danos s suas vtimas. Um vrus de computador procura explorar falhas de segurana para se copiar para outros computadores, atravs de conexes de rede, unidades de disco como disco rgido, pen drive, disquete etc. Alguns vrus servem apenas para prejudicar o desempenho das mquinas hospedeiras, travando o sistema operacional e impedindo at que o computador possa ser iniciado, mas outros, que esto a cada dia mais comuns e perigosos, servem para copiar senhas e outros dados sigilosos que so usados para roubar dinheiro e aplicar diversos outros tipos de golpe. Outros vrus de computador podem ainda invadir o computador para domin-lo e transform-lo numa mquina zumbi que ser usada para prejudicar outras pessoas. Como um programa de computador, um vrus de computador pode fazer qualquer coisa que um programa possa fazer. Um vrus pode fazer uma determinada tarefa, como simplesmente se multiplicar, ou vrias tarefas, como se multiplicar, copiar dados do usurio e envi-los para a Internet etc. Os vrus de computador maliciosos so categorizados como malware[TROFIA,2011]. 2. Malwares Segundo Guglielmetti (2006) Malwares so programas de computadores criados com a inteno de infiltrar e/ou roubar dados e/ou espionar e/ou danificar e/ou esconder evidncias em umsistema computacional. Vrus, Worms, Spywares, Keyloggers, Rootkits, Backdoors, Trojan Horses, etc, so considerados malwares. Como o prprio nome, a palavra Malware foi criada a partir da juno de duas palavras em ingls Malicious e Software. 2.1 Tipos de Malwares e seus efeitos em um sistema computacional

Adware um software que apresenta anncios de banner ou janelas pop-up atravs de uma barra que aparece na tela do computador. Esses pontos de publicidade normalmente no podem ser removidos e, por isso, esto sempre visveis. Os dados de conexo fornecem vrias concluses quanto ao comportamento de uso e so problemticos em termos de segurana de dados [AVIRA,2011]. Spyware um tipo de Malware. Este qualquer software que instalado no computador de algum, sem a sua autorizao e sem o seu conhecimento. Estes programas recolhem informaes do utilizador que pode ir desde os seus hbitos na Internet existem muitas empresas para quem estas informaes valem ouro at algo mais grave como logins e senhas por exemplo dados bancrios [COMPUTADORSEGURO,2011]. Os cavalos de Tria so bastante comuns hoje em dia. Esses programas parecem ter uma determinada funo, mas mostram sua verdadeira imagem depois de serem executados quando carregam uma funo diferente que, na maioria dos casos, destrutiva. Os cavalos de Tria no podem se multiplicar, o que os diferencia dos vrus e worms. A maioria tem um nome interessante (sexo.exe ou execute.exe) com a inteno de induzir o usurio a iniciar o cavalo de Tria. Logo depois da execuo eles se tornam ativos e podem, por exemplo, formatar o disco rgido. Um dropper uma forma especial de cavalo de Tria que solta vrus, isto , incorpora vrus no sistema do computador[AVIRA,2011]. Abaixo a Figura 1 exibe um vrus sendo identificado.

Figura 1 - O Antivrus Avast identificando um Malware (kioskea,2011)

3. Antivrus uma grande proteo Os antivrus so programas que procuram detectar e, ento, anular ou remover os vrus de computador. Atualmente, novas funcionalidades tm sido adicionadas aos programas antivrus, de modo que alguns procuram detectar e remover cavalos de tria, barrar programas hostis e verificar e-mails [RJHOST,2011].

Segundo Guglielmetti (2006) os antivrus funcionam da seguinte maneira. A anlise heurstica um recurso que muda muito de fabricante para fabricante de Antivrus, de forma geral ela implementada superficialmente e acaba tornando-se pouco eficiente. Assinaturas ficam em um arquivo geralmente formatos proprietrios indexados e muitas vezes encriptados e assinados digitalmente que contem as informaes dos vrus, as mais comuns so: Name o nome pelo qual o vrus identificado, costuma seguir um padro de nomes onde se identifica se um vrus, worm, backdoor, etc. Signature o bloco geralmente representado em hexadecimal que contm o fragmento viral para identificar o vrus. FileType o tipo do arquivo pode ser nulo, exemplos PE, ELF, HTLM, VBS, etc. Offset o endereo pode ser nulo no arquivo de onde comparar com a Signature, exemplo compare a Signature no arquivo comeando no byte 0xb6. 3.1 Evitando que estes softwares maliciosos danifiquem os sistemas Nesse eterno conflito entre vrus e antivrus, praticamente impossvel ficar imune s pragas que rondam o mundo ciberntico. Ao menos que isole totalmente nosso computador isto , no use a internet e no trabalhe com dispositivos externos como cds, dvds, pen drives etc., no h como fugir das possveis ameaas. essencial aplicar sempre ao nosso software antivrus as ltimas atualizaes que geralmente chamadas de arquivos de definio, que ajudam a ferramenta a identificar e remover as ameaas mais recentes [TECMUNDO,2011]. Enquanto houver brechas no funcionamento de eletrnicos, haver gente disposta a burlar esquemas e agir de forma mal-intencionada. Portanto, quem deve estar atento para no sair perdendo nessa histria o prprio usurio. Dessa forma, a soluo imediata possuir um antivrus atualizado e de confiana. 4. Metodologia O estudo realizado desta pesquisa sobre os vrus de computadores mostrando os riscos que os mesmo trazem e como evitar que o mesmo danifique nosso computador foi realizado atravs de artigos e sites da internet. 5. Concluso Este artigo abordou que sem a proteo adequada nosso computador pode ser atacado a qualquer momento de qualquer lugar. Arquivos, fotos e msicas podem ser perdidos para sempre. por isso que as empresas desenvolvem antivrus na esperana de que nosso sistema sempre esteja integro e fora de riscos. Muitas pessoas acham que tm segurana adequada para seus computadores quando, na verdade, podem estar bastante desprotegidas ou at mesmo sem proteo alguma. Corremos riscos quando h em nosso computador um software de segurana vencido ou desatualizado. Assim como em uma casa sem muros, um computador sem antivrus instalado permite a entrada de visitantes imprevistos e no os detecta

posteriormente s percebemos os problemas quando nosso computador fica mais lento, alguns programas travam e o sistema j no responde to bem. Referncias GUGLIELMETTI Wendel.H. Malwares VS Antivrus. H2HC Fourth Edition, 2006. Avira. Disponvel em: <http://www.avira.com/pt-br/support-about-malware> Acesso em 15 de Jun 2011. Computador Seguro. Disponvel em: <http://www.computadorseguro.com/definicaomalware-spyware/> Acesso em 21 de Jun 2011. Tecmundo. Disponvel em: <http://www.tecmundo.com.br/11062-como-funciona-umantivirus.htm> Acesso em 22 de Jun 2011. Trofia. Disponivel em: < http://www.trofia.com/informatica/virus-de-computadorartigo> Acesso em 22 de Jun 2011. RjHost. Disponivel em: <http://www.rjhost.com.br/faq/117/hospedagem-site/o-queum-antivrus.html/> Acesso em 21 de Jun 2011.

You might also like