You are on page 1of 52

Preveno e controle de perdas

- Fundamento do controle de perdas. o processo pelo qual ocorre uma perda por acidente. uma srie seqencial de causas e efeitos, que resultam em danos aos recursos humanos e materiais. - Composio do fundamento do controle de perdas . composto de:

CAUSA

FATO

EFEITO

Condio potencial de perda. a condio ou grupo de condies que capaz, sob certas circunstncias no planejada de causar perda. uma situao caracterstica em uma situao no previsvel, que pode desencadear um acidente.

acidente.Acontecimento indesejado e inesperado ( no programado ) que produz ou pode produzir perdas

Perda real e perda potencial. - Perda real. o produto do acidente e pode se manifestar como leso ou morte de pessoas, ou ainda como dano material ( equipamento, maquinarias, matria-prima, etc... )

Preveno e controle de perdas

- Perda potencial.Tambm chamada de quase-perda aquela que numa situao um pouco diferente poderia ter ocasionado uma perda real. decorrente do incidente ou quase-incidente.

- Causa - Fato - Efeito

condio potencial de perda o acidente ( com leso, com dano material, ou incidente ) perda real e perda potencial

A extenso da perda por si s no determina a importncia do controle que deve ser dado as causas que deram origem ao prejuzo. Para proceder a preveno necessita-se de conhecer 03 fatores bsicos:

- Falta de controle - Causas bsicas - Causas imediatas 1.- falta de controle.Representa uma falha administrativa que pode estar ligada ao planejamento, ou ao aspecto de uma organizao, falta de tato diretivo-administrativo ou ainda a inexistncia de padres de controle.

Preveno e controle de perdas

2.- causas bsicas.So advindas da falta de controle tcnico-administrativo de maneira adequada. Devem ser consideradas como razes, causas reais ou causas diretas dos acontecimentos dos acidentes do trabalho, e por esse motivo devem realmente ser analisadas. 3.- causas imediatas.derivam da existncia de atos, de condies ou mesmo da somatrias desses, que transgridem algo que j estava pr-estabelecido e j aceitos, do que resultaram perdas na operao industrial.

PREVENO

- busca evitar novo acontecimento idntico - busca efetivamente o controle da perda em si

FALTA DE CONTROLE

CAUSAS BSICAS

CAUSAS IMEDIATAS conseqncias

FALHA NA ESTRUTURA DA EMPRESA

CONSEQNCIA DA M ESTRUTURAO DA EMPRESA

Derivam de Atos ou condies ou os dois ao mesmo tempo

perd as

Preveno e controle de perdas

- Incidente o quase acidente .Incidente. um acontecimento que poderia ter abrangido uma conseqncia ainda maior, mas que por motivos alheios a vontade do agente, no aconteceu perdas maiores. Tambm chamado de quase acidente . Tecnicamente tambm tem o nome de perda potencial. Origens das causas dos incidentes.Relacionam-se a quatro fatores diversos:

- pessoas - equipamentos - materiais - ambiente

1.- pessoas.So os colaboradores que esto diretamente envolvidos no acontecimento. 2.- equipamentos.So considerados desde o incio da preveno, como a fonte principal dos incidentes.

Preveno e controle de perdas

3.- materiais.So os elementos usados pelos colaboradores, que se transformam e beneficiam. So tambm uma fonte importante na casa dos incidentes. 4.- ambiente. a composio de tudo aquilo que cerca o colaborador durante seu trabalho, incluindo-se aqui, o ar e as edificaes onde o trabalho desenvolvido. Tambm chamado de ambiente interno.

CAUSAS BSICAS

FALTA D DE ORIGEM: CONTROLE


CAUSAS IMEDIATAS

So itens fundamentais do programa de gesto de segurana e sade

Preveno e controle de perdas

INCIDENTE

FALTA DE CONTROLE

CAUSAS BSICAS

CAUSAS IMEDIATAS

ITENS DO PROGRAMA DE GESTO DE SEGURANA E SADE

FATORES PESSOAS E DE TRABALHO

ATOS E CONDIES ABAIXO DOS PADRES EXIGIDOS

A conseqncia final o acidente/doena ocupacional e a perda geral

Preveno e controle de perdas

Analise das causas de um acidente / incidente

FALTA DE CONTROLE

o primeiro item a ser observado prioridade o incio de tudo

Tambm chamada de falha no sistema

CAUSAS BSICAS

So procedentes dos fatores pessoais e dos fatores de trabalho

CAUSAS IMEDIATAS

Atos e condies abaixo dos padres exigidos.

Exemplos de falta de controle.Ocorre falta de controle ou falha no sistema, via de regra, quando acontece erros de: 1.2.3.4.liderana e administrao inspeo planejada e manuteno anlise de acidentes e incidentes treinamento de conhecimento e habilidade.

Preveno e controle de perdas

Exemplos de causas bsicas.So procedentes de falhas pessoas e no trabalho e ocorre quando h ausncia de: 1.2.3.4.5.capacidade fsica ou fisiolgica inadequada falta de conhecimento ou habilidade padres de trabalho inadequada. motivao deficiente excesso de confiana

Exemplos de causas imediatas.Quando o ato ou a condio de atividades do trabalho estiverem abaixo dos padres exigidos para o desempenho da atividade: 1.2.3.4.5.uso de EPI de maneira incorreta. uso de lcool ou droga condies ambientais perigosas. operao de equipamento em velocidade inadequada problemas de ordem pessoal ou familiar.

Preveno e controle de perdas

- O Operador de uma determinada mquina sofreu um acidente do trabalho por no estar usando o EPI.

CAUSA IMEDIATA

- O Operador que sofreu esse acidente no usava o EPI pois seu supervisou nunca orientou sobre isso, somente cobrava o uso.

CAUSAS BSICAS

- Esse operador que sofreu tal acidente no usava o EPI porque no havia nenhum tipo de orientao ou treinamento adequado e o funcionrio nem mesmo sabia o porque do uso do EPI.

FALHA NO SISTEMA

Preveno e controle de perdas

10

Controle de identificao das causas dos acidentes do trabalho.De uma forma genrica, acidentes do trabalho ocorrer por:

CAUSAS AMBIENTAIS

- ATOS INSEGUROS por conta do ser humano - CONDIES INSEGURAS por conta da empresa

DISPOSIO NO LOCAL DE TRABALHO

Para melhor controle das identificaes das causas bsicas dos acidentes do trabalho, dever ser sempre muito bem identificado e individualizado a causa bsica que deu origem ao ocorrido, separado o ato humano da condio falha da empresa. Contudo, no controle de identificao destas causas, devero sempre ser considerados os seguintes elementos:

Preveno e controle de perdas

11

CONTROLE DE IDENTIFICAO DAS CAUSAS

1. inspees programadas de segurana

2. estudo de doenas ocupacionais

3. observao de segurana

4. anlise de segurana do trabalho 7. relatrio de incidente e acidente

5. permisso do trabalho

6. delimitao da rea restrita

1.-

inspeo programa de segurana ( I P S ).-

Tem como objetivo a identificao das causas ambientais dos acidentes. So realizadas pelos S E S M T a partir de uma programao diria, com o conhecimento das chefias dos turnos do trabalho. Para facilitar o andamento das inspees o ideal a criao de um formulrio padro, chamado de formulrio de inspeo para uma simplificao mais coesa das informaes, visando com isso, ofertar uma soluo mais cabvel.

Preveno e controle de perdas

12

2.-

estudos de doenas ocupacionais ( E D O ).-

O S E S M T sempre dever dar uma ateno especial s doenas ocupacionais abrangendo o reconhecimento, a avaliao, o acompanhamento e o controle. Esses mecanismos so: Exames mdicos especiais, conforme a agressividade ambiental. Normas internas para o uso de novas substncias, entre outras.

3.-

observao de segurana.-

Ao detectar-se qualquer falha no sistema que venha causar acidente do trabalho ou mesmo originar uma doena ocupacional, sempre que descoberto dever ser repassado ao grupo, ensinamentos de preveno, todavia dever ser apurado posteriormente o resultado de tais normas implantadas.

4.-

anlise de segurana no trabalho ( A S T ).-

So dois elementos eficazes na preveno de acidentes do trabalho, principalmente naqueles que ofertam dano material. Eles detectam os riscos existentes, permitindo descobrir e eliminar ( efetuar a proteo ) movimentos, posies ou atos perigosos, alm de determinar requisitos de preparao do empregado para um desempenho seguro no trabalho , tais como aptido fsica, destreza de movimentao. Tanto a O. S. como a A. S. T. tambm requerem registros em formulrios prprios.

Preveno e controle de perdas

13

5.-

permisso de trabalho ( P T ).-

So exigidas para trabalhos que tenham ou possam ter um potencial para danificar um sistema ou uma operao em produo. Resume-se a formao e observao de medidas preventivas adotadas somadas recomendaes de segurana. A sugesto de um formulrio padro tambm auxilia na elaborao da planificao da permisso de trabalho .

6.-

delimitao de rea restrita ( A. R. ).-

So consideradas reas restritas aquelas que merecem um tratamento especial, exigindo por isso sua delimitao. Somente pessoas autorizadas pela Chefia da rea e ainda pessoas portadoras de autorizao de ingresso podem ter acesso a ela. Tambm a adoo de formulrios prprios so ferramentas indispensveis preveno.

7.-

relatrio de incidente / acidente.-

Ao relatar-se um incidente ou mesmo o prprio acidente, detecta-se o motivo que levou o fato ao acontecimento. Assim, relatando-se o evento ocorrido, melhora-se a maneira de apurar o erro e proceder o acerto.

Preveno e controle de perdas

14

Controle de acidentes com dano a propriedade .-

A insero deste tipo de programa na fbrica, contribu para a melhoria da produtividade e tambm da rentabilidade da empresa, pela reduo das perdas e tambm das condies gerais de trabalho.

Estruturao do programa.1.2.3.4.deteco e comunicao de acidentes. investigao e anlise de acidentes ocorridos. implementao e controle das medidas corretivas adotadas. controle de custos dos acidentes.

1.- deteco e comunicao dos acidentes .O acidente pode ser detectado quando da sua ocorrncia, pela execuo de uma manuteno curativa ( reparao do dano )ou preventiva, bem como nas inspees nas respectivas reas da empresa. Todo tipo de acidente, por menor ou irrelevante que possa parecer, dever ser comunicado ao S E S M T para adoo de medidas e controles pertinentes. Atravs deste registro, obtm-se dados estatstico de relevncia importante no combate ao acidente do trabalho / doena ocupacional.

2.- investigao e anlise dos acidentes .A finalidade principal da investigao de um acidente do trabalho a determinao das causas, que certamente devero ser analisadas e inserida a recomendao de medidas corretivas.

Preveno e controle de perdas

15

3.- implementao e controle das medidas corretivas .Detectado o problema, busca-se a apresentao de solues. A isso se d o nome de medidas corretivas. A responsabilidade pela implementao e implantao de tais medidas solucionveis aos problemas detectados a cargo da chefia ou superviso da rea infectada, pois tem aes sobre as causas que originaram o acidente apurado. Para a garantia efetiva da adoo de medidas corretivas propostas, cabe ao pessoal do S E S M T apurao esplanada em relatrio inicialmente ofertado pela chefia / superviso do setor onde ocorreu o sinistro, analisando e da propor aes de correo ( ou preveno ) cabendo ainda, fiscalizar se as medidas inseridas realmente esto sendo aplicadas e se esto surtindo resultado positivo.

4.- controle dos custos dos acidentes .Os custos de reparos com os danos provenientes dos acidentes devem ser controlados. Para cada acidente aberta uma ficha de custos. O nmero de controle destas fichas dever ser fornecida pelo S E S M T para obteno real do controle. Antes do incio dos reparos, o servio de manuteno solicita ao S E S M T o nmero da ficha ( ordem de servio ), onde ento so debitados os custos de mo-deobra, materiais, peas usadas e ainda outros custos envolvidos no acidente. Isso serve tambm para os incidentes.

Preveno e controle de perdas

16

Benefcios da insero do programa.1.introduo sistemtica ao trabalho, visando ajustar as causas apuradas que deram origem ao evento e se foram sanadas com a adoo e implantao das medidas corretivas. delimitao e indicao de reas, equipamentos, processos e procedimentos crticos, propensos a ocorrncia de fatos indesejados. chamado de mapeamento de rea. controle de causas comuns e acidentes com danos a propriedade e com leses em pessoas. melhoria do controle de riscos e diminuio visvel de situaes que ofertem danos relao financeira da empresa. aumento da produtividade da empresa, do melhor relacionamento do funcionrio com a organizao e ainda da sociedade como um todo. chamado de melhoria de imagem e produto. Controle de acidentes com dano a propriedade .-

2.-

3.4.5.-

A insero deste tipo de programa na fbrica, contribu para a melhoria da produtividade e tambm da rentabilidade da empresa, pela reduo das perdas e tambm das condies gerais de trabalho.

Estruturao do programa.1.2.3.deteco e comunicao de acidentes. investigao e anlise de acidentes ocorridos. implementao e controle das medidas corretivas adotadas.

Preveno e controle de perdas

17

4.-

controle de custos dos acidentes.

1.- deteco e comunicao dos acidentes .O acidente pode ser detectado quando da sua ocorrncia, pela execuo de uma manuteno curativa ( reparao do dano )ou preventiva, bem como nas inspees nas respectivas reas da empresa. Todo tipo de acidente, por menor ou irrelevante que possa parecer, dever ser comunicado ao S E S M T para adoo de medidas e controles pertinentes. Atravs deste registro, obtm-se dados estatstico de relevncia importante no combate ao acidente do trabalho / doena ocupacional.

2.- investigao e anlise dos acidentes .A finalidade principal da investigao de um acidente do trabalho a determinao das causas, que certamente devero ser analisadas e inserida a recomendao de medidas corretivas. 3.- implementao e controle das medidas corretivas .Detectado o problema, busca-se a apresentao de solues. A isso se d o nome de medidas corretivas. A responsabilidade pela implementao e implantao de tais medidas solucionveis aos problemas detectados a cargo da chefia ou superviso da rea infectada, pois tem aes sobre as causas que originaram o acidente apurado. Para a garantia efetiva da adoo de medidas corretivas propostas, cabe ao pessoal do S E S M T apurao esplanada em relatrio inicialmente ofertado pela chefia / superviso do setor onde ocorreu o sinistro, analisando e da propor aes de correo ( ou preveno ) cabendo ainda, fiscalizar se as medidas inseridas realmente esto sendo aplicadas e se esto surtindo resultado positivo.

Preveno e controle de perdas

18

4.- controle dos custos dos acidentes .Os custos de reparos com os danos provenientes dos acidentes devem ser controlados. Para cada acidente aberta uma ficha de custos. O nmero de controle destas fichas dever ser fornecida pelo S E S M T para obteno real do controle. Antes do incio dos reparos, o servio de manuteno solicita ao S E S M T o nmero da ficha ( ordem de servio ), onde ento so debitados os custos de mo-deobra, materiais, peas usadas e ainda outros custos envolvidos no acidente. Isso serve tambm para os incidentes.

Benefcios da insero do programa.1.introduo sistemtica ao trabalho, visando ajustar as causas apuradas que deram origem ao evento e se foram sanadas com a adoo e implantao das medidas corretivas. delimitao e indicao de reas, equipamentos, processos e procedimentos crticos, propensos a ocorrncia de fatos indesejados. chamado de mapeamento de rea. controle de causas comuns e acidentes com danos a propriedade e com leses em pessoas. melhoria do controle de riscos e diminuio visvel de situaes que ofertem danos relao financeira da empresa. aumento da produtividade da empresa, do melhor relacionamento do funcionrio com a organizao e ainda da sociedade como um todo. chamado de melhoria de imagem e produto.

2.-

3.4.5.-

Preveno e controle de perdas

19

Administrao de riscos.-

Administrar riscos dar proteo aos recursos humanos de uma empresa, quer pela eliminao quer pela reduo dos riscos, ou ainda pelo combate aos riscos mais recentes..

Gerncia de riscos.Gerenciar quer dizer administrar. Riscos sempre vo existir, o que necessrio a convivncia com eles, de maneira mansa e pacfica. Para tanto, existem trs processos bsicos de gerenciar os riscos:

Preveno e controle de perdas

20

1. -IDENTIFICA O DOS RISCOS

Consiste em descobrir a existncia do risco e apurar sua iniciativa.

2.ANLISE DOS RISCOS

CONSISTE EM AVALIAR SEU GRAU DE SEVERIDADE E PROPENSO DANOS

3.TRATAMENTO DOS RISCOS POR:

PREVENO . AO CORRETIVA

ELIMINAO OU REDUO (conscientizao )

AO IMEDIATA (aps apurao da falha )

Anlise de risco e perigo.Conceitos. - R I S C O.Uma ou mais condies de uma varivel, com potencial necessrio para causar um dano. Observaes.Pode ser que acontea o acidente ou no.

Preveno e controle de perdas

21

- P E R I G O.Expressa a exposio relativa ao risco e favorece sua materializao em dano. Observaes.O acidente fatalmente vai acontece.

Conceitos importantes.Dano.Severidade da leso ou perda fsica, funcional ou econmica, resultante da perda de controle sobre o risco.

Causa.Origem de carter humano ou material relacionado com o evento catastrfico (acidente) pela materializao de um risco, que deve um dano como resultado final. Segurana. o antnimo de perigo. a iseno de riscos. o compromisso com a proteo a exposio aos riscos existentes.

Perda.-

Preveno e controle de perdas

22

Prejuzo sofrido por uma organizao, sem garantia de ressarcimento por segurou ou outros meio. Sinistro.Prejuzo sofrido por uma organizao com a garantia de ressarcimento por seguro ou outros meios. Incidente.Qualquer evento ou fato negativo com potencial de provocar dano. Tambm chamado de quase-acidente . sempre uma situao em que no exista o dano visvel. Acidente.Toda ocorrncia no-programada que altera o curso normal de uma atividade e modifica ou pe fim a realizao de um trabalho.

Natureza dos riscos.Os riscos possuem uma classificao que os divide em duas fases distintas e diferentes entre si:

Preveno e controle de perdas

23

RISCOS RISCOS ESPECULATIVOS


CLASSIFICAO

RISCOS PUROS

1.-

riscos especulativos.-

So aqueles que so procedentes de atos administrativos, polticos ou de inovao. 1.1.- Riscos administrativos.- de mercado financeiro, de produo. 1.2.- Riscos polticos.1.3.- Riscos de inovao.Leis, Decretos, Portarias, etc... Novos produtos, aceitao de mercado.

Preveno e controle de perdas

24

2.-

Riscos puros.-

So aqueles que a nica possibilidade a perda. Ocorrem por duas causas bsicas: Morte ou Invalidez Dano propriedade e aos bens.

2.1.- morte ou invalidez.-

Ocorrem por fraudes de uma maneira geral. Atos criminosos. Danos causados por terceiros M qualidade do produto Agresso ao meio ambiente

2.2.- dano propriedade e aos bens.-

Preveno e controle de perdas

25

Diagrama de causas e efeitos.-

Conhecido pela simbologia de uma espinha de peixe, neste trabalho parte-se do princpio de que o efeito de um acidente no produzido por uma nica causa e sim, por um conjunto de fatores que desencadeiam todo processo. Envolve-se num trabalho coletivo pois as pessoas que dele participam, opinam sobre as provveis causas que teriam gerado o acidente.

Simbolizando o diagrama.A representao deste diagrama no formato da espinha de um peixe.

Este tipo de diagramao no s facilita a visualizao do problema, como tambm a interpretao das causas que deram origem ao fato apurado. O efeito ( resultado do acidente ) registrado no pice do esquema ( cabea do peixe ). J as causas vo sendo apensada em cada lado das espinhas. Desta forma, quando se tratar de investigao dos acidentes ocorrido, sero utilizadas quatro causas bsicas:

Preveno e controle de perdas

26

1.2.3.4.-

o ambiente de trabalho Os agentes materiais As caractersticas pessoas A organizao do trabalho

As vantagens desse mtodo de trabalho.1.2.3.4.5.apresentao de todas as variveis que podem reproduzir um acidente. todos os envolvidos no processo se comprometem com o resultado. usado como uma ferramenta estatstica para controle da qualidade total do produto. ideal para a implantao de um sistema de gesto integrado ( S G I ). organiza as idias num sistema brainstorming ( tempestade de idias ).

As desvantagens do sistema.1.2.necessita de uma estrutura organizacional favorvel, pois uma metodologia diferente da tradicional. deve ser usado por pessoas com vivncia em P D C A P.- PLAN ( planejar ) D.- DO ( fazer ) C.- CHECK ( verificar ) A.- ACTION ( atuar ) as pessoas participantes precisam ter percepo no sinaliza se o problema grave ou no.

3.4.-

Preveno e controle de perdas

27

Princpios para elaborao do diagrama.1.2.3.4.5.dar liberdade de expresso ( incentivas as idias das pessoas ). vale pegar uma carona na idia do colega . evitar fazer crticas as idias dos outros ( isso inibe a desenvoltura das pessoas e no motiva quem ainda no participou do apanhado de idias ). apresentao de fatos reais e idias concretas e realista para o auxlio das medidas corretivas a serem implantadas. buscar medidas duradouras, quando da interceptao do diagrama.

Elaborando o diagrama.-

1 passo.Proceder o levantamento dos passos, logo aps ao ocorrido.

2 passo.Organizar os fatos de acordo com as espinhas do diagrama.

Preveno e controle de perdas

28

3 passo.Traar, de maneira expositiva, uma linha horizontal simulando o formado de um peixe , colocando o resultado do acidente ou incidente no pice do desenho (cabea do peixe). 4 passo.Registras nas espinhas do peixe os quatro fatores, de acordo com a metodologia que ser aplicada. 5 passo.Inserir em cada vrtice ( espinha ) a contribuio de idias das pessoas para esclarecimento do acidente / incidente. 6 passo.Finalizar o diagrama depois que todos os envolvidos tiverem concordado com a representao grfica. 7 passo.Colocar o diagrama num local visvel, anteriormente escolhido. 8 passo.Deixar ao lado deste diagrama blocos de papel e canetas, para que sejam encetadas idias e contribuies voluntrias ( annimas as vezes ).

Preveno e controle de perdas

29

9 passo.Aps um determinado tempo, fazer um levantamento das idias voluntrias. 10 passo.Implementao do chamado follow um ( verificao ), para que os membros da CIPA possam acompanhar a implantao e manuteno das medidas de controle e corretivas.

Modelo de rvore de causas

Preveno e controle de perdas

30

Existe ainda uma outra metodologia, tambm utilizada da espinha de peixe para investigao e elaborao da deteco de causas de um acidente. conhecido como 6 M

1.2.3.4.5.6.-

Mo de obra.Mtodos.Mquinas.Meio ambiente.Materiais.Medidas.-

treinamento, motivao, habilidade, etc... procedimentos manuais, instrues de trabalho, etc... manutenes, protees, condies seguras, etc... clima, relaes inter-pessoais, posto de trabalho, etc... especificaes, fornecedores, toxidade, etc... instrumentos, verificao, etc...

Preveno e controle de perdas

31

Declarao de um acidente.-

O Supervisor dos servios de pintura de uma empresa, escalou para pintar a sala de treinamento recm construda, um Pintor recm contratado.

Todas as atividades desenvolvidas por esse profissional, at ento haviam sido na oficina de pintura, um local ventilado.

Depois da conduo deste pintor at a sala onde os servios seriam executados, o Supervisor limitou-se em dizer que usasse o respirador semi-facial com filtro qumico para vapores orgnicos.

Depois disso, os trabalhos do pintor tiveram incio e passou a executar tais atividades na sala de treinamento.

Como as janelas desta sala estavam bem fechadas, depois de algumas horas a concentrao do contaminante qumico no ambiente havia aumentado bastante. Entretido na tarefa e com pressa de acabar logo seu trabalho, o Pintor no percebeu que o respirador no estava dando selagem, principalmente pela barba rala no seu rosto. Intoxicado o Pintor passou mal e foi socorrido pelo prprio Supervisor.

Preveno e controle de perdas

32

Montando o diagrama de causa e efeito.2. agentes materiais

1. ambiente de trabalho

acident e
3. caractersticas pessoais 4. Organizao

adicionando as idias e sugestes

1.- local sem ventilao - concentrao elevada de produtos qumicos.

2.- uso de tintas - uso de materiais.

O Pintor passou mal


3.- ansiedade p/ acabar o servio - desconhecimento do risco. - uso inadequado do respirador. 4.- comunicao inadequada - falta de treinamento - ausncia de normas de procedimento ou trabalho.

Preveno e controle de perdas

33

O Pintor passou mal no servio

FOI SOCORRIDO

1. estabelecer pausas programadas durante a jornada de trabalho. alertar sobre odores inalados e exalados no ambiente de trabalho. afixar normas de procedimento de ventilao no local onde o trabalho ser desenvolvido.

3. inserir programa de treinamento para os Pintores quando do uso correto dos EPI/s. estabelecer um tempo estimado para o trmino de cada atividade. executar um programa de conscientizao de exposio a tintas e solvente. 4.promover uma reciclagem ao Supervisor da rea. reforar a adoo de prticas seguras. estabelecer normas para tarefas desenvolvidas no setor, incluindo as medidas de segurana.

2. proceder orientaes sobre a necessidade de ser mantido latas de tintas e de solventes fechadas. adoo do uso de luvas quando da execuo do trabalho.

Preveno e controle de perdas

34

EXERCCIO DE DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO 06 M(s)

Declarao de um acidente.- O Supervisor dos servios de pintura, escalou para pintar a sala de treinamento recm construda, um Pintor recm contratado. Todas as atividades desenvolvidas por esse profissional, at ento, haviam sido na oficina de pintura, um local bem ventilado. Depois de conduzir este novo Pintor at a sala onde os servios seriam executados, o Supervisor limitou-se em dizer que usasse o respirador semi-facial com filtro qumico para vapores orgnicos. Como as janelas da sala estavam bem fechadas, depois de algumas horas a concentrao do contaminante qumico no ambiente havia aumentado bastante. Entre no per tido na tarefa e com pressa de acabar logo aquela tarefa, o Pintor no percebeu que o respirador no estava dando selagem, principalmente pela sua barba rala. Intoxicado, o Pintor passou mal e foi socorrido pelo prprio Supervisor, que fez uma verificao no local.

Preveno e controle de perdas

35

ACIDENTE

FOI SOCORRIDO ?

1.- mo-de-obra... - Treinamento - Motivao - habilidades

2.- Mtodos... - procedimentos - manuais - instrues de trabalho

3.- mquinas... - manuteno - protees - condies inseguras

4.- meio ambiente... - relaes inter-pessoais - clima - sujeira - relao com o posto de trabalho

5.- matrias... - especificaes - toxidade - fornecedores

6.- medidas... - instrumentos - verificaes - aes pr ativas

- Acerca do tema da declarao do acidente em questo, proceda a elaborao do seu diagrama de causa e efeito, usando a espinha de peixe implantando o sistema de 06 M para investigar esse acidente.

Preveno e controle de perdas

36

Treinamento e atitude.-

O trabalhador para realizar suas tarefas com segurana, precisa alm de ter uma boa compreenso e conhecimento de como executar tais atitudes, como tambm conhecer os riscos que poder encontrar em seu trabalho.

A segurana to importante no servio que est sendo realizado quanto a quantidade e a qualidade da produo. Da segue-se o conceito que se deve ensinar ao trabalhador a maneira correta de desenvolver seu trabalho com segurana, chamando-s de idia prevencionista.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

rapidez

eficincia

segurana

TREINAMENTO
ensinamentos constantes

acompanhamentos peridicos

Preveno e controle de perdas

37

A conscientizao de que o trabalhador pode desenvolver seu trabalho com rapidez, eficincia e segurana um aliado da idia prevencionista. As indicaes de razes para este tipo de metodologia de trabalho um caminho rentvel insero da idia de preveno acidentes do trabalho. O trabalhador dever estar ciente da sua rotina de trabalho e o que dever fazer ou no fazer perante uma situao de emergncia em relao segurana industrial.

Treinamento e atitudes.A empresa pode proporcionar uma fbrica moderna e bem planejada, mtodos e condies eficientes e seguras, gerenciamento eficiente e cooperao dos sindicatos de classe, alm da assistncia dos trabalhadores, e com tudo isso no conseguir o mximo de resultado seguros. Treinamentos e atitudes so primordiais qualquer tipo de sucesso na implementao de um programa de segurana na fbrica.

Treinamentos.Os treinamentos adequados dos trabalhadores e dos Supervisores so importantes. A segurana do trabalho deve figurar em todos os cursos de treinamento pois a segurana to importante quanto a qualidade e a quantidade da produo. A administrao da empresa dever priorizar a contratao de Supervisores com mentalidade de segurana que compreendam que a operao eficiente requer que se d considerao e nfase segurana da integridade fsica e sade ocupacional do colaborador.

Preveno e controle de perdas

38

Atitudes.As atitudes so aes de ordem pessoal. Atitudes unipessoais dos trabalhadores so importantes em todos os aspectos da produo ( qualidade, quantidade e segurana ). Um bom relacionamento entre a Gerncia e o Sindicato de classe dos operrios, a participao ativa dos trabalhadores no programa de segurana na fbrica, so peas de fundamental importncia na insero da idia de preveno na organizao.

Maneiras de combater a incidncia dos acidentes do trabalho .-

1.-

conhecimento dos mtodos seguros:

o conhecimento por parte da experincia do colaborador pelos anos de prtica profissional, aliado segurana do trabalho. Na implementao de sugestes de idias prevencionistas, sempre bom aconselhar-se com este tipo de profissional.

2.-

oferecimento de condies seguras:

A administrao da empresa dever oferecer condies seguras s atividades da empresa e sempre apoiar os programas de preveno adotados na empresa.

Preveno e controle de perdas

39

3.-

liderana da alta administrao:

A idia de preveno tem que comear de cima para baixo . Por isso a administrao precisa agrupar-se com a idia do programa de preveno que for inserido no contexto da empresa, deixando bem clara sua posio de apoio a idia.

4.-

apoio dos trabalhadores:

Para que ocorra xito e sucesso da preveno, fundamental o apoio e a interao dos trabalhadores. Quando obtm-se o apoio dos trabalhadores, eles fazem parte de comisses (a principal a C I P A ), pesquisam causas de acidentes, nas inspees de segurana, entre outras atividades primordiais para a melhoria dos trabalhos voltados a preveno da segurana industrial.

Preveno e controle de perdas

40

Preveno e Perdas.-

Dentro da segurana do trabalho destacam-se dois conceitos diversos sobre o acidente do trabalho, o conceito legal e o conceito prevencionista. No conceito legal a preocupao com o que aconteceu, com o resultado ( severidade da leso ); j no conceito prevencionista a preocupao mais abrangente, pois alm de se preocupar com a extenso da leso sofrida pelo trabalhador, insere-se no contexto aes prevencionista para que o fato no ocorra, alm de se preocupar com as perdas que o acidente do trabalho acarreta empresa como um todo.

Dentro do princpio da preveno e do controle de perdas, a idia do conceito prevencionista de acidente do trabalho, encaixa-se de maneira homognea. J na matria especfica de legislao, enfoca-se somente a nomenclatura do conceito legal de acidente do trabalho.

P R E V E N O

O incio de toda preveno a busca das causas que deram origem ao acidente do trabalho

Todo e qualquer acidente te sempre uma ou mais causas que deram origem ao seu acontecimento.

A idia ento de combate as perdas, ser sempre a mentalidade constante de preveno.

Preveno e controle de perdas

41

A determinao das causas que deram origem ao acidente preponderante na busca constante da preveno, acarretando a possibilidade de que tal fato no ocorra novamente.

Grupo 1.- fator pessoal de insegurana

CAUSAS DE UM ACIDENTE

Grupo 2.- prtica insegura

Grupo 3.- Condio de ambiente de insegurana

Grupo 1.- fator pessoal de insegurana. o fator de abalo do ser humano, que diante da falta de confiana que a pessoa exibe, leva-o diretamente a prtica insegura de atos considerados falho. exemplo: fadiga, limitao fsica, medo, falta de confiana em si, entre outras.

Grupo 2.- pratica insegura. a ao praticada pelo trabalhador, consciente ou no, colocando sua integridade fsica e sua sade ocupacional, ou mesmo a de outrem, bem como todo processo funcional, desenvolvido por ele ou por outros, criando uma esfera de risco e de perigo, a ele, aos outros funcionrios ou empresa. exemplo: falta de ateno, brincadeiras, no cumprimento as normas internas de segurana do trabalho, entre outras.

Preveno e controle de perdas

42

Grupo 3.- condio de ambiente de insegurana . a condio que o meio laborativo desfavorvel causou para a ocorrncia do acidente do trabalho, ou mesmo que de qualquer forma tenha contribudo para a ocorrncia do infortnio.
Instalaes Layout Mtodos de trabalho Mquinas, equipamentos Ferramentas Matria-prima Substncias utilizadas entre outros

AMBIENTE DE TRABALHO

ambiente interno

Ambiente externo O lado externo da Empresa A comunidade vizinha A Sociedade como um todo O Meio ambiente externo

O acidente do trabalho um processo evolutivo e acumulativo de um agrupamento de fatos que so de ordem pessoal de insegurana, das prticas inseguras e das condies de ambiente que ofertam uma condio insegura para o trabalho. Pensando-se desta maneira, devemos ter sempre em mente que o agente desencadeador do acidente do trabalho de valor principal o fator pessoal de insegurana, haja vista que, via de regra, numa grande maioria das vezes, o primeiro a acontecer quando da ocorrncia do evento no planejado chamado acidente.
Deixa-se aqui consignado que para a ocorrncia de um acidente do trabalho ou mesmo a desenvoltura de uma doena ocupacional, necessrio que tenha pelo menos a incluso de um desses trs fatores de causas, havendo claro uma possibilidade de haver uma combinao entre eles, ou at mesmo a fuso das trs causas no mesmo evento catastrfico

Preveno e controle de perdas

43

Anlise de riscos operacionais ( A R O ).-

uma espcie de atividade anda pouco explorada na preveno de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais, mas indiscutvel sua utilidade para a aplicao de melhoria contnua da segurana do trabalho. Pode ser exercida tanto pelos profissionais da segurana do trabalho, como tambm pelos Supervisores e Encarregados de setores, desde que estejam bem preparados para a aplicao da tarefa. diferente do mtodo tradicional, conhecida como anlise preliminar de riscos ( A P R ), que tem como finalidade a determinao de adoo de medidas de preveno destes riscos que, uma vez incorporadas aos projetos ou processos, previnem problemas de segurana que poderiam ocorrer na fase operacional do que foi projetado ou mesmo dos processos desenvolvidos. A anlise operacional identifica falhas de segurana na fase operacional e que em geral, se constituem em perigos para as pessoas envolvidas e para os prprios componentes materiais das reas de trabalho.

So considerados como falhas.pequenos detalhes que escapam a percepo nas anlises prvias. desvios ou mesmo falhas na implantao, construo ou instalao do que foi projetado. Algum desvio operacional a revelia do processo estabelecido.

Alm disso deve-se levar em conta que neste tipo de desenvolvimento de aes, entra um elemento: o homem cujas variveis de capacitao e de comportamento no so avaliveis na anlise prvia do projeto e de processo do trabalho.

Preveno e controle de perdas

44

Finalidade. de identificar momentos de perigo ou falhas poucos perceptveis na observao de um trabalho ou mesmo uma operao inteira. Na realidade uma anlise e no uma simples inspeo, porm pode ser entendida como uma modalidade refinada de inspeo de segurana, pelos seguintes motivos: apura com mais preciso os pontos vulnerveis ou crticos na viso da segurana do trabalho de cada operao. propicia oportunidades de operao da descoberta de perigos at nos insuspeitos. fornecer informaes para a elaborao de normas de segurana operacionais, para o trabalho ou operao analisados.

Quando aplicar e onde aplicar.O princpio para o incio bsico; dever ser estabelecido prioridades sempre que houver mais de um trabalho a ser executado, mais de uma atividade a ser programada ou mais de um programa a ser solucionado. Devem ser percebidos pelos profissionais de segurana do trabalho, Supervisores ou Encarregados de setor, tais como: repetio de um mesmo tipo de acidente em determinado trabalho. dvidas deixas na apurao das causas de certos acidentes. operaes que se apresentem na estatstica como geradores de acidentes com leses ( graves ). operaes ou processos novos, na fase experimental. modificaes em processos ou mtodos de trabalho.

Preveno e controle de perdas

45

necessidade de desenvolver normas de segurana operacional. Como fazer a anlise.-

ANLISE DE RISCOS OPERACIONAIS folhas____

quantidade de

Funcionrio / operador ___________________ idade ___________ funo __________ Sexo _____________ - grau de instruo _____________ tempo de servio _________
operao / trabalho _____________________________________________________________ mquinas, ferramentas, materiais ( outros ) __________________________________________ Equipamentos de proteo coletiva ________________________________________________ Equipamentos de proteo individual _______________________________________________ Setor de anlise______________________ data ____ / ___ / ___ - incio ____h - trmino____h Elementos da operao/trabalho perigos medidas de precauo

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

( exemplo de formulrio para registro de anlise )_

Preveno e controle de perdas

46

Modelo preenchido de formulrio para a anlise .-

ANLISE DE RISCOS OPERACIONAIS pgina 1/1 Nome do funcionrio: Joo da Silva - idade 23 anos - funo: Torneador Sexo: masculino - grau de instruo: segundo ciclo - tempo de servio 2 anos Operao / trabalho: inspeo de qualidade de pea ( n P. 123/05 ) Mquinas, ferramentas, materiais, etc: Estrado, bancada, a prpria pea. Equipamento de proteo coletiva: nenhum Equipamento de proteo individual: culos de segurana, luva de lona.
Elementos da operao trabalho
1.- agachar-se para pegar uma pea do estrado. 2.- levantar-se com a pea segura (movimentao constante). 3.- girar o corpo 180 graus ( movimentos constantes ) 4.- andar cinco passos e dispor a pea na bancada 5.- tombar a pea vrias vezes para inspecion-la 6.- pegar a pea, girar o corpo 90 graus e andar 03 passos at o transportador. 7.- pendurar a pea no gancho do transportador ( 1,5 m de altura )

perigos
1.- arestas cortantes 2.- queda da pea. Esforo ( fadiga ) 3.- idem 4.- idem 5.- prensamento do dedo 6.- queda da pea. Esforo ( fadiga ) 7.- idem

Medidas de precauo
1.- Uso de luvas, segurar firme. 2.- Levantar de maneira correta, segurar firme. 3.- No torcer a coluna, segurar com firmeza 4.- Segurar firme, dispor com cuidado. Usar sapato de segurana. 5.- No deixar os dedos sob a pea. 6.- No torcer a coluna, segurar com firmeza. 7.- Segurar firme, esperar o gancho chegar a posio certa. Pendurar corretamente. 8.- Nenhuma

8.- girar o corpo 180 graus e retornar ao 8.- Sem perigo de estrado para recomeo do ciclo destaque. operacional. Observaes.- as arestas cortantes so risco comum a todos os elementos, exceto o 8 -

Recomendao: estudar a colocao do estrado mais prximo e na altura da bancada. Encaminhe-se aos setores competentes de processo , layout e controle de qualidade Assinaturas________________________ - ____________________ - _________________ Funcionrio analisado Supervisor da seo Analista

Preveno e controle de perdas

47

Anlise de Modo de Falhas e Efeitos A M F E .-

Este o mtodo de anlise de risco escolhido pela maioria das Empresas para a implantao de um sistema de apurar a presena de riscos a serem analisados. Nesta anlise consiste em desmembrar o que dever ser analisado em diversas partes ( para uma mquina, para um equipamento, ou mesmo para um sistema ), analisando cada um de maneira individual ( separado ), a procura de todos os elementos que possam ocasionar falhas e com isso ocasionar o acidente chamado de efeito. No pode aqui ocultar as falhas humanas cometidas pelo trabalhador . Metodologia aplicada para proceder a anlise.1.2. importante saber detalhes sobre o procedimento, comeando pela definio dos responsveis pela elaborao da anlise. para tanto, necessrio se faz a participao de uma equipe para a realizao da A. M. F. E.

Composio da equipe de anlise da A M F E.A formao da equipe, com os componentes adequados fundamental no sucesso da A. M. F. E. A equipe dever ser composta por: -Operador da mquina -Cipeiro do setor -Mecnico de Linha ( manuteno ) - Tcnico de segurana do trabalho.

Preveno e controle de perdas

48

Elaborao da A M F E.-

1.-

uma vez escolhida a mquina ou operao e devidamente designada a equipe respectiva para elaborao da anlise em questo, anota-se cada componente do sistema.

2.-

em seguida determina-se os modos de falha, incluindo-se aqui possveis falhas que podero ser cometidas pelo Operador.

3.-

examina-se todos os efeitos possveis ( conseqncias ) indicando-se a(s) severidade(s) do(s) dano(s) que possa(m) causar.

4.-

analise-se aes preventivas que possam ser tomadas.

5.-

este procedimento deve ser realizado para todos os componentes do sistema ( mquina, equipamento, etc... )

6.-

aps o encerramento de todos os componentes, so classificados os riscos mais graves e a probabilidade da ocorrncia.

Preveno e controle de perdas

49

1.2.3.4.5.-

use toda sua experincia para auxiliar no desenvolvimento da A M F E. seja participativo questione cada detalhe. lembre-se de todos os incidentes que ocorram com a mquina ou com o mtodo de operao. todos ns somos criativos, use a sua criatividade para apontar solues. cobre a aplicao das medidas preventivas apontadas e aprovadas pelo chefe do setor.

Com este trabalho evita-se leses corporais e perdas materiais, bem como evita-se o dano. Auxilia na elaborao de um plano de ao de segurana e sade industriais, ajudando deste forma a controlar o risco operacional de cada setor.

Preveno e controle de perdas

50

cano de entrada de gua

componentes principais da caixa dgua

cano de sada de gua

bia de controle do nvel

ladro
( cano de sada que evita o transbordamento )

Preveno e controle de perdas

51

COMPONENTES

MODO DE FALHA

EFEITO (resultado)

MTODO DE DETECO

AO DE COMPENSAO (reparo)

BIA

furar a bia

vlvula aberta

vazamento pelo ladro

trocar a bia

LADRO

entupimento

transbordamento

inspeo peridica

limpeza e troca

VLVULA DE ENTRADA

trava aberta

dano na bia

vazamento pelo ladro

troca

VLVULA DE SADA

trava aberta

dano na bia

transborde do ladro

troca

outros

Preveno e controle de perdas

52

ANLISE DE MODO DE FALHAS e EFEITOS A M F E

FORMULRIO MODELO

Unidade:

PROGRAMA DE SEGURANA E SADE OCUPACIONAL

Data: / / Hora: ____h

Incio ______ Trmino _____

Setor ______________ Equipe responsvel:

Mquina equipamento processo operao.-

Chefe do setor Membro do SESMT Componentes do sistema Modos de falhas (efeitos).-

Operador da mquina Mecnico de linha Efeitos possveis (conseqncias).Severidade do dano. Observaes Importantes:

grave mdio leve

aes preventivas.- _____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ medidas de controle.- ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ melhorias.-_____________________________________________________________________________________

Operador da mquina.-

Coordenador da Equipe.-

CIPA.-

SESMT.-

Mecnico de Linha(manuteno).-

You might also like