You are on page 1of 2

Como manter um casamento abenoado?

Publicado por Everson Barbosa em 6 de setembro de 2011 Tags: abenoado, casais, casamento, Culto para Casais, vida com deus 2 Comentrios enviar imprimir email share no fb orkutar tweet 3.429 Estudos Bblicos em seu email Receba Estudos Bblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email: ou no facebook Como manter um casamento abenoado? Quando Deus oficiou o casamento de nossos primeiros pais, Ado e Eva, estabeleceu um plano para todos os casais. Gnesis 2:24 conta: deixa o homem pai e me e se une s ua mulher, tornando-se os dois uma s carne. A unio do casamento seria a mais ntima d e todas as relaes humanas. Por ela, marido e mulher se tornam uma s carne. Porque ni ngum , argumenta Paulo, jamais odiou a sua prpria carne, antes a alimenta e dela cuid a . E , escreveu mais: Quem ama a sua esposa, a si mesmo se ama (Efsios 5:28 e 29). O casamento uma unio de amor. Foi institudo para satisfazer o profundo anelo impla ntado na alma pelo Deus de amor o desejo de dar e receber amor. O amor oposto ao egosmo. O egosmo pensa em si mesmo, busca os seus prprios interess es, busca s receber. Infelizmente muitos casam por motivos egostas: querem s a sua vontade e o seu prazer satisfeitos. Por isso, casamentos desse tipo nunca so feli zes e acabam rapidamente. O amor conjugal deve ser nutrido, fortalecido. Ele deve crescer sempre. A sua ch ama deve se tornar cada vez mais viva. E isto no vem por acaso. Requer planejamen to, requer esforo incessante esforo atravs da vida ntima. Algum disse acertadamente q ue a vida conjugal uma escola na qual nunca nos graduamos. No programa de hoje quero apresentar algumas dicas para manter o casamento. A pr imeira delas o reconhecimento de cada um dos cnjuges no lar. No plano de Deus o m arido o chefe da famlia. Deve ser honrado como tal pela esposa e pelos filhos. Ma s a esposa a rainha do lar. E deve estar ao lado do marido na direo do lar.

Uma segunda dica para manter o casamento a fidelidade mtua. O casamento uma unio s agrada e requer estrita fidelidade do marido mulher, e da esposa ao marido. A or dem clara: No adulterars (xodo 20:14). Essa total dedicao de um ao outro gera confia nutre o amor. Inversamente, a infidelidade, seja do homem, seja da mulher, susc ita cime, ressentimento.

J a terceira dica o esforo de adaptao mtua. Passados os primeiros dias aps o casament , e iniciada a vida real, comeam a aparecer as fraquezas de ambos. O marido v na m ulher pontos negativos com que talvez no sonhasse; e a esposa tambm v no marido def eitos que no imaginava A preciso compreenso, apoio e a busca para valorizar as quali dades, ajudando na superao dos pontos negativos. A quarta dica para manter o casamento a expresso do amor. Na vida conjugal o amor deve ser expresso por palavras palavras de apreo pelos esforos do marido, da mulh er; palavras em que o amor mtuo assegurado. Alguns pensam que o companheiro da vi da sabe que amado e no preciso dizer para o outro. Outros julgam que a expresso de amor uma demonstrao de fraqueza. O amor deve ser expresso por atos, aliviando cada qual o dardo do outro. As prim eiras atenes, dispensadas com to grande satisfao na fase do namoro e noivado, deveria m continuar aps o casamento. Se a noiva ou namorada merecia ateno, muito mais digna disso a esposa. Um presente de vez em quando uma demonstrao de amor correspondido pelo outro lado

com um afeto mais profundo. Nisso no necessrio gastar o salrio do ms. At uma bonita f lor, se dada com sinceridade, produz o seu efeito. Algum disse que o amor da espo sa floresce como uma flor. E o tempo de fazer isso enquanto ela vive. De nada va ler, depois da morte, encher o seu caixo de flores e amontoar coroas sobre o seu tm ulo. Uma quinta dica para manter o casamento dar a Deus um lugar na vida do casal. O verdadeiro tringulo amoroso formado pelo marido, pela esposa e por Deus. Quanto m elhor o nosso relacionamento com Deus, tanto melhor ser o nosso relacionamento co m o companheiro da vida. Deus deve ser o centro da nossa vida, o Objeto de nosso supremo amor. A vontade dEle deve vir em primeiro lugar e deve ser feita com alegria. Ento, da divina fon te de toda boa ddiva, recebero, marido e mulher, aquele amor desinteressado e puro , que une, que enobrece, que faz feliz e bela a vida conjugal.

No captulo intitulado O Segredo de Um Matrimnio Feliz , do livro A Cincia do Bom Viver , lemos: S em Cristo que se pode com segurana entrar para a aliana matrimonial. O amor humano deve fazer derivar do amor divino os seus laos mais ntimos. S onde Cristo r eina que pode haver afeio profunda, verdadeira e altrusta. Amigo ouvinte, Deus instituiu o casamento para que fosse uma bno. Aqueles que preen chem essas condies possuiro o precioso bem de uma unio conjugal venturosa. Se estou falando neste momento a um casal que no feliz, gostaria de dizer, termin ando: embora possam surgir dificuldades, perplexidades, nem o marido nem a mulhe r devem abrigar o pensamento de que sua unio um erro ou uma decepo. Que cada um res olva ser para o outro tudo que possvel. Continuem, relembrem as primeiras atenes e gestos de carinho. Que um anime o outro nas lutas da vida. Procure cada um promo ver a felicidade do outro. Haja amor mtuo e muita pacincia. Ento, o casamento, em v ez de ser o fim do amor, ser como que seu comeo. O calor da verdadeira amizade, o amor que liga corao a corao, uma amostra das alegrias do cu. Pastor Montano de Barros

You might also like