You are on page 1of 15

1.

A Segunda Guerra como marco divisor


2.

A era da globalizao

3. 4.

A desmontagem do Estado de bem-estar social

Capitalismo sem trabalhador, sem Estado, sem impostos


5. 6.

O Ado e a Eva neoliberal

O presentismo e o imperativo da responsabilidade O retorno do colonialismo: desigualdade se aprofunda


8.

7.

O FMI, o Banco Mundial e o Terceiro Mundo


Crtica, luta humanitria e ao em escala global

9.

A Segunda Guerra como marco divisor

Mais de 80% dos avanos tecnolgicos ocorreram nos ltimos 100 anos. Mais de 2/3 desses, concentradamente aps a Segunda Guerra. 70% dos engenheiros, cientistas, tcnicos ainda esto vivos (texto de 2001), ou seja, fazem parte da gerao formada na Primeira Guerra.

Conhecimento dobrando a cada 2 anos e podem chegar a dobrar a cada 12 meses (microeletrnica).

A era da Globalizao
O INCIO
Estados Unidos e os planos de investimento. Dlar como moeda internacional. Negociao de tratados protecionistas consolidao da hegemonia. Crescimento econmico sem precedentes das economias industriais crescimento com oscilaes na dcada de 90 (introduo da microeletrnica no mercado

de valores).
Crescimento do setor de servios. PIB quadruplicando entre 1950 e 1980.

A desmontagem do Estado de
bem-estar social
As grandes empresas adquiriram tal poder de produo, emprego de moO Estado controlava a economia e as grandes corporaes, impondo-lhes de-obra e capacidade de negociao que tanto a sociedade como o Estado se um sistema de taxao pelo qual transfeririam parte de seus lucros para Com a globalizao, essa situao mudou tornaram seus refns. por completo. setores carentes da sociedade, o que caracterizou a frmula mais A capacidade de mobilidade, instalaes, recursos, pessoal, informaes e equilibrada de prtica democrtica, chamada transao tal que uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos so menores, as unidades de produo onde os salrios so mais baixos, os capitais onde os juros so mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida mais elevada.

"Estado do Bem-Estar Social"

A traduo prtica dessa receita: aumento da marginalidade, da violncia, declnio do espao pblico e da convivncia democrtica.

Capitalismo sem trabalhador, sem Estado,


sem impostos
o capitalismo sem trabalhadores unido a um capitalismo sem impostos. Ulrich Beck

Exemplo: Nos ltimos 20 anos, os pases da Unio Europeia se tornaram entre 50 e 70% mais ricos. Ou seja, a economia cresceu mais rpido que a populao. Ainda assim, a Unio Europeia tem 20 milhes de desempregados, 50 milhes de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza e 5 milhes de sem-teto vivendo nas ruas

O Ado e a Eva neoliberal

O presentismo e o imperativo da
responsabilidade
PRESENTISMO, ou seja, assumir decises que envolvem grandes riscos no presente, sem considerar suas conseqncias e vtimas futuras.

Existem aspectos negativos, causados pelas chamadas polticas neoliberais. Como tambm, sobre o avano desenfreado da tecnologia, responsvel por grandes transformaes nas sociedades modernas.

O retorno do colonialismo:
desigualdade se aprofunda
Comparao do sistema colonial antigo com a dependncia econmica dos pases mais pobres ps-independncia e alguns fatores que justificam sua continuidade atravs do neocolonialismo doutrinado pelos pases imperialistas do sculo XIX, como por exemplo, o fato das naes emancipadas adotarem o modelo de organizao poltica de suas metrpoles, recorrendo a elas contando com apoio e colaborao militar, explorando sua populao tal qual eram feitas no sistema anterior. As consequncias so: a explorao econmica e a expropriao predatria de recursos naturais.

O FMI, o Banco Mundial e o Terceiro Mundo


Duas instituies pelo o qual o neoliberalismo impe aos pases do Terceiro Mundo uma submisso incondicional ao neocolonialismo, sendo eles o: Fundo Monetrio Internacional e o Banco Mundial,

Ambos criados em 1944 com a dupla finalidade de financiar a reconstruo dos pases arrasados pela guerra e apoiar as naes em processo de desenvolvimento ou recm-emancipadas da condio colonial.

O custo desse apoio para os pases de Terceiro Mundo, alm do endividamento em longo prazo, foi o aumento drstico da desigualdade social, falta de investimento pblico em todos os setores sociais, desemprego, baixos salrios, aumento da mortalidade por doenas e desnutrio, tornando essas naes cada vez mais pobres e dependentes.

Crtica, luta humanitria e ao

em escala global
Atuar contra os desequilbrios causados pelo avano tecnolgico acelerado e as mudanas econmicas decorrentes so uma misso que requer a conscientizao da sociedade de que possvel melhorar esse quadro das desigualdades, atravs de uma luta contnua em busca de um nivelamento mais equilibrado nas relaes entre as potncias capitalistas e os pases do terceiro mundo; Nossas principais armas esto no:

conhecimento e compreenso

Isso requer muita luta, fora de vontade e movimento

Referncias

SEVCENKO, Nicolau. A Corrida para o Sculo XXI: no Loop da Montanha Russa. So Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Obrigado!

You might also like