You are on page 1of 4

O Princpio da Honra O Princpio da Honra

A honra uma das chaves para receber de Deus, mas ela atualmente uma virtude esquecida, onde o certo e falar mal das pessoas. Se quisermos receber mais de Deus precisamos aprender a honrar. Joo era algum que tinha vivido muito e bem, portanto se tornou um homem maduro. Ele tinha trs caractersticas que devemos seguir.

1. No ficava discutindo coisas secundrias No discutia coisas sem importncia

2. Falava pouco, mas dizia muito Se expressava por meio de poucas palavras

3. Escolhia palavras precisas para expressar aquilo que pensava Usava palavras de peso espiritual

Joo falava pouco, mas usava palavras corretas e precisas.

Talvez pequenas atitudes ou uma nica atitude seja capaz de colocar tudo a perder. Se com um grande esforo, um agricultor pega um machado, arranca ervas daninhas e depois aduba, mas na poca de colher, desiste. Por uma escolha mal feita, ele perde tudo.

Uma escolha equivocada pode custar muito caro pra voc, por isso Joo fala acautelai-vos. A vida crist pode ser comparada a uma corrida, mas no uma corrida de velocidade, para ver quem chega primeiro, mas uma corrida de resistncia, pra ver quem persevera e chega at o fim. Aqui no estamos interessados em ver quem o mais rpido. O vencedor o que comea e chega at o fim. O que conta na vida crist como voc termina no como voc comea. Alguns comeam inconstantes, pisando na bola com as coisas de Deus. Se voc comeou mal, no est condenado, pois para Deus o que interessa como voc vai terminar.

Salomo comeou bem, o Senhor falou pra ele escolher o que quisesse que o daria. Ele fez a escolha certa, escolheu sabedoria, surpreendeu a divindade e porque no pediu dinheiro, Deus lhe deu muito dinheiro; por que no pediu a morte dos seus inimigos, Deus lhe deu as naes ao derredor. Mas, Salomo terminou mal. Se casou com setecentas mulheres e o que pior, se envolveu na idolatria delas. Jac que comeou como enganador tem sua visa mudada e transformado em Israel, aquele que lutou com Deus e prevaleceu, o fim de Jac foi bem melhor que seu comeo.

Como voc comeou sua jornada crist? Talvez voc seja um desses que pisou na bola muitas vezes, que errou, fez escolhas terrveis. Voc no est condenado, porque a corrida no acabou. Voc pode escolher terminar bem hoje. Mas, voc que comeou bem, diz em Joo, que deve ter cautela para no perder o que conquistou. s vezes a perda no um processo, mas pode acontecer de uma hora para a outra. Um exemplo so as escolhas que devem ser feitas com cautela. A bblia fala do povo de Israel que reclamaram, murmuraram e desobedeceram enquanto saiam do Egito. Parece que tudo que eles fizeram no deserto no tinha afetado a vida deles, at o dia em que chegaram em um lugar chamado Cades-Barnia. L o senhor mandou doze espias, e eles voltaram com um relatrio ruim.

Naquele dia as pessoas ouviram e seguiram a opinio dos espias e eles como sempre, murmuraram, reclamaram. Antes daquilo no tinha efeito nenhum, mas naquele dia mudou a vida deles e o Senhor disse que no iam entrar mais em Cana. Eles haviam sonhado entrar em Cana, planejado coisas, mas agora por uma escolha ruim o Senhor disse que no iam entrar, s a prxima gerao. Essa gerao ia morrer no deserto. Voc pode pensar que isso aconteceu apenas no Antigo testamento, no. Deus o mesmo e esse princpio continua valendo hoje. Por causa de escolhas voc pode perder ou ganhar ministrios e s vezes perde definitivamente, sem volta, sem arrependimento.

Esa vendeu seu direito de primogenitura pra Jac por um prato de comida j que estava morrendo de fome, e a Bblia diz que ele buscou com lgrimas o arrependimento mas no encontrou, por que? Por que Deus passou, e se ele no quis naquela hora, no teria mais.

Quando Salomo morreu, Roboo teve que fazer uma escolha. Ns temos momentos de escolhas, pondere quem voc ir ouvir. Roboo quis ouvir seus colegas com quem cresceu, mas no os mais velhos que eram sbios e que andaram junto com seu pai. O resultado foi a diviso no reino (1 Rs 12). As doze tribos nunca mais se juntaram novamente. Foi uma escolha que teve repercusso para toda a vida. Eu espero poder impressionar voc com esse princpio to srio da palavra de Deus, acautelai-vos pois o Senhor nos coloca constantemente em testes . Feliz o homem que sabe quando est sendo testado, pois assim pode avaliar melhor. Algumas vezes o senhor nos deixa repetir, quando no percebemos que um teste e avaliamos da maneira errada, mas em casos como o de Roboo uma escolha repercutiu em uma vida toda. Voc tem o poder de escolher certo. Ele no quis honrar os mais velhos e errou por isso.

A vontade de Deus que voc receba completo galardo. Deus gosta de recompensar, ele ama isso. Entenda que recompensa no o mesmo que presente. Quando Deus ama ele presenteia, mas quando est satisfeito d galardo, as duas coisas so diferentes. Quando suas escolhas chegam diante de Deus e conseguem rancar um sorriso dos lbios dEle, isso outra coisa. Eu sei que voc est contente em saber que Deus o ama, mas Deus quer ficar inda mais contente tendo prazer em voc.

Voc d prazer a Deus quando obedece, quando faz escolhas corretas, assim, voc est pto a receber o galardo. Cada um chegar diante de Deus, se apresentar e ter sua recompensa (2 Cr 5.10). Recompensa tem que ser clara para quem est sendo recompensado, mas presente dado por amor. No tribunal de Cristo ficar bem claro quem agradou e quem no agradou.

O galardo no apenas para quando ns morrermos. Tem recompensa pra hoje tambm. Se nosso encargo edificar uma igreja de vencedores, no ignoramos que Deus tambm quer nos abenoar hoje (1 Tm 4.8). Galardo uma palavra bblica que significa recompensa. Joo disse que o galardo pode ser completo (2 Jo 8), isso significa que alguns tero galardo parcial e outros no tero galardo nenhum. Ora, se existe galardo completo, ento existe galardo pela metade e existe tambm no receber galardo nenhum. A recompensa pode ser no reino e pode ser agora. L no reino alguns vo ter galardo completo, outros tero parcial e outros no tero nenhum, sero disciplinados.

Mas eu quero enfatizar o que acontecer hoje, nesse ponto que eu queria chegar com voc.

Quando o crente recebe a beno completa, quando ele recebe a beno parcial e quando ele no recebe beno nenhuma?

aqui que entra a questo da honra, o princpio da honra.

Receber a beno completa o princpio da honrar. Talvez voc diga, no questo de f? F e honra no Novo Testamento caminham juntas. Quero te mostrar alguns exemplos na vida de Jesus, de quem recebeu recompensa parcial, quem recebeu nenhuma recompensa e de quem teve uma recompensa ou beno completa.

Em Mc 6, a incredulidade foi a razo da beno parcial, mas o versculo quatro explica como que essa incredulidade se manifestou. Com falta de honra, aqueles homens e mulheres no honraram a Jesus. No que Jesus no quis fazer muitos milagres, ou no pde. Voc consegue imaginar o Senhor que criou o Cus e a Terra, no poder fazer algo? No pde, no foi capaz de fazer milagres ali, seno alguns poucos, ou seja, tiveram beno, mas parcialmente por falta de merecimento daquele povo. O texto diz que Jesus curou uns poucos enfermos impondo-lhes as mos, o Senhor queria fazer os mesmos milagres que fazia em outros lugares, mas no pde fazer, tudo por que Jesus disse: no honraram. O que honra?

Honra apreciao, estima, respeito, honra reconhecimento. Honra colocar numa posio de evidncia, podemos honrar com palavras e podemos honrar com aes, mas o que o Senhor olha mesmo a honra que procede do corao.

Em Lc 5.17, o texto afirma que o poder de Jeov estava com Ele para curar, mas nenhum foi curado. Jesus disse que os pecados estavam perdoados. Jesus conhecia os pensamentos. Estes fariseus desonraram Jesus apenas pensando, e por isso no receberam.

Ento, a verdadeira honra aquela que procede do corao. No adianta voc procurar dizer palavras de respeito para sua liderana se seu corao no h honra. Se no houver honra, o Senhor no pode fazer .

Eis que a vossa casa vos ficar deserta. E em verdade vos digo que no mais me vereis at que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor! (Lc 13.35) esse versculo tem um cumprimento duplo, o primeiro aconteceu no dia que Ele entrou em Jerusalm uma semana antes da crucificao. Mas tambm se cumpre hoje dizendo: Vocs no vo me ver, no vo me conhecer, no vo receber a beno, no vo receber coisa alguma de Mim, a no ser que digam, Bendito Aquele que vem em Nome do Senhor. Quantos vm em nome do Senhor?

Eu e os demais pastores, discipuladores e lderes de clula temos vindo no nome do Senhor. Se voc no aprender a honrar aquele que vem no nome de Jesus, voc no tem uma chave espiritual, voc no vai receber atravs dele. Tem aqueles que no honram pastor, marido, esposa, patro, governo.

E quando o Rio para de fluir pergunta: o que est acontecendo? Seca, porque voc no diz: Bendito O que vem em Nome do Senhor. Sabe o que acontece? Jesus um Presente de Deus, mas estava em um pacote que eles no gostaram.

Deus as vezes nos mandam mensageiros, mas vm em um pacote que no gostamos, que fala de um jeito que no gostamos, que veste de um jeito que ns no gostamos, mas se voc aprender a honrar aqueles que vm em Nome do Senhor, voc pode receber a uno que Deus tem para ministrar na sua vida naquele dia (Mt 8.7).

A mulher chamada sirio-fencia, veio clamando Jesus mas, ele no a ouvia, no respondia, no falava nada e ela vinha atrs gritando. At que o Senhor a chamou de cadela e ao invs dela ficar ofendida, disse que cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa. O Senhor se impressionou com tamanha f e libertou a filha da mulher. Ela honrou a Jesus (Mc 7.24-30).

Voc honra algum, quando aceita o que suas autoridades lhe dizem.

A mulher disse que preferia comer das migalhas, que abrir mo da beno. Ana era estril e foi orar no tabernculo por um filho. Enquanto orava, Eli disse que ela estava bbada e ordenou que se afastasse. Eli era um sacerdote ruim, infiel, mal visto, Deus no falava com ele. Mas Ana se explicou dizendo ser uma mulher atribulada de alma. Aquilo tocou tanto o corao do Senhor, que foi liberado sobre ela a beno de ter um filho. Eli nem era um profeta do Senhor, era um sacerdote infiel, mas Deus o usou para fluir a uno atravs dele, porque Ana resolveu honrar.

Maria de Betnia honrou a Jesus lavando seus ps com o precioso perfume, mas os outros acharam que era desperdcio, o Senhor no concordou com eles. Dar para aos pobres algo cristo, a palavra de Deus ensina isso. Ento, o que eles estavam falando parecia muito lgico, mas o Senhor Jesus disse para pararem de molest-la, pois ela havia honrado-o e que por isso lhe darei uma honra ainda maior (Mc 14.3).

Costumamos achar que honrar os homens de Deus desperdcio. Pois eu te digo que sem honra, a beno de Deus no vem sobre a sua vida. Tem pessoas que no recebem mais de Deus porque no honram Ele no corao.

You might also like