You are on page 1of 47

Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro Departamento de Psicologia Monografia II

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO SURF ADAPTADO PARA PESSOAS COM DEFICINCIA

Fernanda Rego Tolomei

0811618

Novembro de 2012 Rio de Janeiro

Orientadora: Eva Gertrudes Jonathan

Dedicatria:
Dedico este trabalho aos meus pais Srgio e Regina, fonte de inspirao e exemplos de esforo e dedicao. Ao meu irmo Felipe, pela cumplicidade e carinho. Aos meus amigos, pela compreenso e apoio incondicional. Aos mestres, pelo incentivo, disposio e alegria. Enfim, a todos que de alguma forma contriburam para realizao deste trabalho.

O esporte tem o poder de mudar o mundo. (Nelson Mandela)

Resumo:
O presente trabalho procura esclarecer e analisar os aspectos psicossociais envolvidos na prtica do surf adaptado por pessoas com deficincia. Aps o estudo do tema surgiram dvidas sobre os benefcios e as dificuldades encontradas no esporte. Ser que todos aqueles benefcios creditados ao surf adaptado acontecem na prtica? A partir desta pergunta e do estudo bibliogrfico foi elaborado um roteiro de entrevistas para os atletas que praticam o surf. Com os dados obtidos na pesquisa de campo, foi possvel fazer uma anlise de discurso comparando com a reflexo dos autores pesquisados. Aps esta anlise percebe-se o valor incontestvel dos benefcios psicossociais do surf adaptado para pessoas com deficincia, confirmando a literatura pertinente ao tema com depoimentos de pessoas praticantes do esporte.

Palavras Chave: Esporte, Psicologia do Esporte, Surf Adaptado, Deficincia

Sumrio:
1. Introduo..............................................................................................01 2. Psicologia do Esporte......................................................................03
2.1 Apontamentos Histricos...............................................................................03 2.1.1 A Psicologia do Esporte no Brasil.......................................................................04 2.2 reas de Atuao: modalidades de esporte e formas de prtica psicolgica...05 2.3 Preparao Psicolgica....................................................................................07

3. Esporte Adaptado............................................................................12
3.1 O Esporte Adaptado no Brasil e no Mundo.....................................................12 3.2 Aspectos Psicossociais do Esporte Adaptado..................................................14 3.2.1 Incluso Social..............................................................................................15 3.2.2 Auto-Confiana.............................................................................................16 3.2.3 Concentrao.................................................................................................17 3.2.4 Auto-Estima..................................................................................................19 3.2.5 Motivao......................................................................................................20 3.2.6 Emoo..........................................................................................................22 3.2.7 Ansiedade......................................................................................................23 3.2.8 Estresse..........................................................................................................24 3.3 Surf Adaptado..................................................................................................26

4. Estudo de Campo............................................................................29
4.1 Amostra e Estratgias.......................................................................................29 4.2 Instrumentos e Procedimentos.........................................................................29 4.3 Resultados e Discusso....................................................................................29

5. Concluso...............................................................................................36 6. Referncias.............................................................................................37 7. Anexos..............................................................................................40

1. Introduo
Esse trabalho versa sobre a prtica do surf adaptado para pessoas com deficincia, uma vez que se observa, cada vez, mais a procura de esportes adaptados que estimulem as potencialidades e possibilidades do sujeito. Segundo estimativas da Organizao Mundial de Sade (OMS), no mundo cerca de 610 milhes de pessoas tm deficincia, das quais 386 milhes fazem parte da populao economicamente ativa. Avalia-se que 80% do total de pessoas com deficincia vive nos pases em desenvolvimento. No Brasil, segundo censo realizado em 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), 14,5% da populao apresenta alguma deficincia fsica, mental ou dificuldade visual, de audio ou locomoo (ADAPTSURF, 2012).

O incio do desporto para pessoas com deficincia, segundo a literatura, ocorreu em 1918, aps a Primeira Grande Guerra, quando um grupo de soldados com deficincia reuniu-se na Alemanha para praticar esporte. No Brasil, o esporte adaptado surgiu em 1958, no Rio de Janeiro e em So Paulo (NOBRE, 2012).

O contato com a praia, com o mar e com outras pessoas torna o surf, alm de um fator determinante para a qualidade de vida, um importante instrumento na incluso social, permitindo que a sociedade reveja conceitos e perceba a pessoa com deficincia com naturalidade, sem estigmatiz-la (ADAPTSURF, 2012). A relevncia do surf encontra-se na possibilidade de sua adaptao para diversas deficincias fsicas e intelectuais; desta forma, cada caso especfico pode ser analisado e sua prtica pode variar de acordo com a deficincia.

Sendo assim, o objetivo geral do presente trabalho esclarecer e analisar os aspectos psicossociais envolvidos na prtica do surf por pessoas com deficincia. Os objetivos especficos so examinar os benefcios e as dificuldades encontradas na prtica do esporte e na incluso social de pessoas com deficincia, assim como, analisar as alteraes comportamentais que tal prtica promove.

A escolha do tema de investigao vem ao encontro de uma construo do conhecimento acerca da questo, tendo em vista a escassez em literatura a respeito do surf adaptado. A importncia do presente projeto para a Psicologia encontra-se em aprofundar a compreenso dos ganhos psicolgicos e sociais da prtica do surf adaptado e, de forma ampla, de seus impactos para a sade mental de pessoas com deficincia.

Por outro lado, este trabalho pode contribuir para que outros profissionais tenham acesso a uma literatura detalhada em Psicologia do Esporte com um foco maior no surf adaptado. Ademais, profissionais que lidam com o surf, tais como fisioterapeutas e professores de educao fsica podero se beneficiar do conhecimento aqui produzido para melhor instrumentalizao do trabalho desenvolvido para pessoas com deficincia. No menos importante, dado o tema inovador, o projeto poder oferecer aos familiares e sociedade um olhar aberto qualidade de vida e a novas possibilidades para as pessoas com deficincia.

Nesse contexto, descrito acima, examinaremos a psicologia do esporte e o esporte adaptado atravs de uma abordagem histrico-social, permeando os principais aspectos envolvidos atravs de uma reviso bibliogrfica. A problemtica central desde trabalho est em levantar e aprofundar os aspectos psicossociais do surf adaptado para pessoas com deficincia atravs de uma pesquisa de campo.

2. Psicologia do Esporte
2.1 Apontamentos Histricos
A Psicologia do Esporte tem sido considerada um ramo emergente da Psicologia. Segundo Epiphanio (1999), o surgimento de reflexes envolvendo psicologia e atividade fsica se deu a partir de uma demanda do meio esportivo. Em funo do alto ndice de aperfeioamento tcnico dos atletas, percebeu-se que haviam condies psicolgicas que favoreciam alguns atletas, o que motivou o incio das investigaes dos fenmenos psicolgicos relacionados prtica esportiva.

Segundo autores como Salmela (1984), Wiggins (1984) e Willians e Straub (1991), citados por Rubio (2000), o surgimento da Psicologia do Esporte data do final do sculo XIX e incio do sculo XX. A autora, em sua anlise, atribui o papel de precursor da psicologia esportiva a Coleman Griffith, reconhecido pela publicao de dois livros -Psicologia de Tcnicos (1926) e Psicologia de Atletas (1928) - e por ter fundado o primeiro laboratrio de Psicologia do Esporte na Universidade de Illinois nos Estados Unidos, em 1925, onde iniciou o primeiro curso na rea.

interessante observar, tambm, que, nos anos 50, cientistas investigaram com sucesso a possibilidade do uso da ioga no controle de processos psicofisiolgicos de austronautas; esse programa acabou tendo grande validade para atletas, vindo a se tornar um importante conjunto de procedimentos da Psicologia do Esporte, nas dcadas 80 e 90.

A dcada de 60 foi caracterizada por estudos sobre personalidade, nos quais se buscava desenvolver instrumentos de investigao fidedignos e compatveis com o mtodo cientifico que vinha ganhando espao na psicologia de ento. Em 1965, a Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte (ISSP) foi formada, e essa criao facilitou a organizao da rea tambm nos Estados Unidos. 3

Assim, em 1968, foi criada a Sociedade Americana para a Psicologia do Esporte e Atividade Fsica; foi nessa poca, tambm, que surgiu a Sociedade Canadense de Aprendizagem Psicomotora e Psicologia do Esporte (CSPLS). importante sinalizar ainda, que a dcada de 70 foi marcada pelo reconhecimento da Psicologia do Esporte enquanto uma disciplina em si mesma, dentro das cincias do esporte (RUBIO, 2000).

No final de 1985, foi criada a Associao para o Progresso da Psicologia do Esporte que em muito ajudou na divulgao de trabalhos existentes em organizaes que tratavam da Psicologia do Esporte. Tal Associao tambm se constituiu como um marco de referncia dirigido especificamente a aspectos aplicados da Psicologia do Esporte, como a promoo da investigao e o estudo de aspectos profissionais, entre os quais cabe destacar os critrios ticos norteadores da atividade profissional, as caractersticas para tornar-se psiclogo do esporte e a certificao oficial (WILLIAMS; STRAUB, 1991 apud RUBIO, 2000).

2.1.1 A psicologia do esporte no Brasil

O marco inicial da Psicologia do Esporte brasileira foi dado pela atuao e estudos de Joo Carvalhaes, um profissional com grande experincia em psicometria, chamado a atuar junto ao So Paulo Futebol Clube, sediado na capital paulista, onde permaneceu por cerca de 20 anos. O reconhecimento da importncia da profisso tambm se deve ao fato de ter ele estado presente na comisso tcnica da seleo brasileira que foi Copa do Mundo de Futebol de 1958 e conquistado o primeiro ttulo mundial para o pas, na Sucia (MACHADO, 1996 apud RUBIO, 2000).

Rubio (2000) afirma que, no Brasil, a Psicologia do Esporte segue os passos, avanos e recuos tanto da psicologia como do esporte, o que representa, por um lado, o compromisso com a construo rigorosa da teoria que fundamente uma prtica em desenvolvimento e, por outro, a instabilidade das instituies esportivas que dizem desejar o rigor da profissionalizao, mas que ainda convivem com o amadorismo no gerenciamento dos clubes e de grande parte da federaes e confederaes esportivas. Isso tem dificultado o planejamento da atuao do psiclogo junto a atletas e equipes esportivas, uma vez que

esse trabalho psicolgico especfico requer tempo e disponibilidade para sua realizao, posto que toda interveno em psicologia, em qualquer rea de aplicao, realizado a mdio e longo prazos.

At o incio dos anos 90, os temas recorrentes de pesquisa eram o psicodiagnstico esportivo e a construo de perfis de atletas, a partir dos dados obtidos por esse procedimento. Hoje, grande parte dos estudos preocupa-se em descrever e analisar quando e como utilizar determinadas tcnicas, ampliando os temas da Psicologia do Esporte Aplicada. Se no incio do sculo XX nos deparamos com o comeo da Psicologia do Esporte, possvel afirmar que no incio do sculo XXI a Psicologia do Esporte no Brasil j se firma como especialidade, como rea de conhecimento especfico e como campo profissional (RUBIO, 2000).

2.2 reas de atuao

Em 1998 Lesyk mostra que, em 1983, o Centro Olmpico Americano indicou trs possibilidades de atuao para os psiclogos voltados para a rea do esporte: como clnico, o profissional deve estar capacitado para atuar com atletas e/ou equipes esportivas, em clubes ou selees, cuja preparao especfica envolve conhecimentos da rea de Psicologia e do Esporte, no bastando apenas a formao em Psicologia ou em Educao Fsica; como pesquisador, seu objetivo estudar ou desenvolver um determinado conhecimento na Psicologia do Esporte sem que haja uma interveno direta sobre o atleta ou equipe esportiva; como educador que desenvolve a disciplina Psicologia do Esporte na rea acadmica, seja na Psicologia, seja na Educao Fsica. Em ambos os casos no se exige formao especfica do profissional (RUBIO, 2003).

Por sua vez, Singer (1988 apud Rubio, 2003) aponta para outros desdobramentos no campo de atuao profissional do psiclogo do esporte, fornecendo os seguintes modelos: o especialista em psicodiagnstico - faz uso de instrumentos para avaliar o potencial e as deficincias em atletas; o conselheiro - profissional que atua apoiando e intervindo junto a atletas e comisso tcnica, no sentido de lidar com questes coletivas ou individuais do grupo; o consultor - busca avaliar estratgias e programas estabelecidos, otimizando o rendimento; o cientista - produz e transmite o 5

conhecimento da e para a rea; o analista - avalia as condies do treinamento esportivo, fazendo a intermediao entre atletas e comisso tcnica; o otimizador - com base numa avaliao do evento esportivo, busca organizar programas que aumentem o potencial de performance.

Porm, importante observar que, embora a Psicologia do Esporte tenha surgido a partir da demanda do esporte de alto rendimento, atualmente observa-se uma grande ampliao do enfoque dos estudos e da atuao nesta rea (EPIPHANIO, 1997). Dessa forma, o que, a princpio, eram investigaes para o meio esportivo, visando a performance de atletas em competies, estendeu-se para investigaes e aplicaes relacionadas a atividades fsicas cotidianas. No entanto, o psiclogo que atua junto a equipes esportivas, ou com atletas individualmente, se ocupa, especificamente, com os conflitos que possam prejudicar o rendimento do atleta, proporcionando com isto uma reelaborao de vida. Ademais, no contexto do esporte de alto nvel, o psiclogo tambm atua como assessor e orientador de pessoas que vivenciam fenmenos psicolgicos.

J os autores Samulski, Anjos e Parreiras esclarecem que

na busca do processo de autoconhecimento, a Psicologia, enquanto campo de conhecimento, procura, atravs da compreenso do comportamento humano, identificar situaes, como ansiedade, estresse e alteraes de humor, que possam de alguma forma interferir no processo de desempenho esportivo e equilbrio emocional de atletas. Dessa forma, um atleta consegue adquirir maior confiana em si mesmo para alcanar seus objetivos. (SAMULSKI; ANJOS; PARREIRAS, 2006, p.139)

Refletindo acerca da capacitao profissional do psiclogo do esporte, Samulski (1992) argumenta ser necessrio que o psiclogo que atua na rea dos esportes tenha uma formao especializada e, ao destacar a necessidade de que tal formao seja abrangente, aponta o esporte de rendimento, o esporte escolar, o esporte recreativo e o esporte de reabilitao como os campos de aplicao da Psicologia do Esporte. Dessa maneira, encontramos as seguintes caracterizaes das diversas reas de atuao do psiclogo do esporte:

O esporte de rendimento que busca a otimizao da performance numa estrutura formal e institucionalizada. Nessa estrutura o psiclogo atua analisando e transformando os determinantes psquicos que interferem no rendimento do atleta e/ou grupo esportivo.

O esporte escolar que tem por objetivo a formao, norteada por princpios scio-educativos, preparando seus praticantes para a cidadania e para o lazer. Neste caso, o psiclogo busca compreender e analisar os processos de ensino, educao e socializao inerentes ao esporte e seu reflexo no processo de formao e desenvolvimento da criana, jovem ou adulto praticante.

J o esporte recreativo visa o bem-estar para todas as pessoas. praticado voluntariamente e com conexes com os movimentos de educao permanente e com a sade. O psiclogo, nesse caso, atua na primeira linha de anlise do comportamento recreativo de diferentes faixas etrias, classes - scio econmicas e atuaes profissionais em relao a diferentes motivos, interesses e atitudes.

Por fim o esporte de reabilitao desenvolve um trabalho voltado para a preveno e interveno em pessoas portadoras de algum tipo de leso decorrente da prtica esportiva, ou no, e tambm com pessoas portadoras de deficincia fsica e mental. (RUBIO, 1999, p.62)

A literatura sugere que o Brasil tem avanado nos estudos e aplicaes em psicologia do esporte, muito embora em um ritmo lento, comparado a outros pases que so considerados de ponta no mundo esportivo. Nessa perspectiva analisaremos a seguir de que forma o psiclogo do esporte pode atuar no desenvolvimento psquico dos atletas.

2.3 Preparao Psicolgica e o Psiclogo do Esporte

A preparao psicolgica segundo Judadov (1974 apud Goulart, p.2, 2012) definida como o nvel de desenvolvimento do conjunto de qualidades e propriedades psquicas do esportista das quais depende a realizao perfeita e confivel da atividade esportiva nas condies extremas dos treinamentos e das competies . Concebida assim, ela uma parte integrante da preparao geral do atleta. Por muito tempo deu-se 7

nfase a outros tipos de preparao, como a tcnica, a ttica e a fsica, mas, em situaes competitivas nas quais se deve obter o mximo do potencial atltico, as preparaes psicolgica e nutricional so indispensveis e devem ser includas. A preparao psicolgica um processo objetivo que se promove em determinado grau na prtica esportiva. Ela no deve ser feita de modo acidental ou fortuito e, sim, por meio de intervenes sistemticas, realizadas dentro de uma programao que acompanhe e considere a sucesso de acontecimentos esportivos.

A preparao psicolgica para o esportista, ainda de acordo com Judadov (1974), consiste em:

Contribuir para o aperfeioamento de processos psquicos: percepes especializadas, representaes, ateno, memria, pensamento e outros; formar qualidades psquicas da personalidade do esportista que exeram influncia sobre a manifestao estvel dos processos psquicos mencionados, sobre a conservao e a elevao do nvel da capacidade de trabalho e da efetividade das aes motoras nas condies difceis do treinamento e das competies; criar os estados psquicos timos durante o processo do treinamento e das competies; desenvolver a habilidade de controlar os estados psquicos nas condies extremas da atividade; contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos acerca das competies que se iro realizar; criar uma atmosfera psicolgica positiva. (JUDADOV, 1974 apud GOULART, 2012, p.3)

Elliot e Mester (1998, apud Rubio, 2000) apontaram trs importantes grupos de aspectos psicolgicos, que interagem para produzir o mximo no desempenho de um atleta: i) O perfil psicolgico/personalidade do indivduo: em relao a esse aspecto, deparamo-nos com o limitado conhecimento do papel da personalidade e da falta de conhecimento sobre a identificao da personalidade do atleta superior, porm caractersticas pessoais podem ser consideradas como, por exemplo, trao de autoconfiana e trao de ansiedade; ii) Estratgias para o mximo na atuao : trata-se de identificar as mais importantes habilidades psicolgicas da performance mxima a serem ensinadas aos atletas. Entretanto, o seu uso no ir assegurar o sucesso da preparao psicolgica, seno aumentar a probabilidade de xito; iii) Estratgias

psicolgicas para adaptar-se s adversidades: envolvem tcnicas de gerenciamento do estresse e de mecanismos de suporte social. (RUBIO, 2000)

Constata-se, ento, que os programas de preparao psicolgica podem abordar diferentes tpicos, como motivao, ansiedade, coeso do grupo, estabelecimento de objetivos gerais e especficos de performance, concentrao e ateno, auto-regulao psicolgica, etc. Dessa forma, para poder desenvolver o seu trabalho psicolgico, o especialista em psicologia do esporte dever antes compreender quais so as vias de obteno de informao e de influncia psicolgica pertinentes situao a ser trabalhada. Portanto, o psiclogo do esporte, em uma perspectiva mais ampla, toma parte do processo de preparao geral do atleta, criando programas de treinamento psicolgico e adotando medidas de interveno psicolgica, como o aconselhamento psicolgico (counselling) e o acompanhamento psicolgico (coaching). Adicionalmente, o psiclogo do esporte aplica conhecimentos da psicologia em outras reas interligadas ao trabalho de preparao geral do atleta, como, por exemplo, na aprendizagem de habilidades tticas. O aconselhamento psicolgico (counselling) tem como meta ajudar os tcnicos e desportistas a entender e solucionar, da melhor maneira possvel, os seus problemas psicolgicos e sociais. Uma tarefa especfica do psiclogo ajudar emocionalmente as pessoas nas fases de insegurana, a fim de que elas possam encontrar rapidamente a sua segurana e autoconfiana (SAMULSKI, 2001 apud GOULART, 2012).

Segundo

Gabler

(1979

apud

Goulart,

2012),

meta

principal

do

acompanhamento psicolgico (coaching) influenciar atletas como indivduos e equipes, como grupos sociais de tal forma que possam realizar suas possibilidades mximas de rendimento na competio. Nesse contexto, as metas especficas do rendimento esportivo devem orientar e direcionar a regulao psquica na competio. (GOULART, 2012).

A preparao psicolgica, em condies prximas s ideais, deve acompanhar o ciclo de treinamento anual do atleta. Sua estruturao evidencia algumas fases distintas: preparao psicolgica geral, pr-competitiva, especial e de trnsito (que na preparao fsica corresponde ao perodo de transio). Todas essas fases preparatrias devero ter 9

uma descrio detalhada, consequentemente composta por vrios itens detalhados sobre os objetivos especficos, contedos psicolgicos, tarefas do especialista em Psicologia do Esporte, meios e procedimentos, e mtodos de treinamento.

De acordo com Goulart (2012), o psiclogo do esporte tem, portanto, muitas tarefas a cumprir, que basicamente comportam o tratamento, o assessoramento e as questes educacionais e preventivas da comunidade esportista. Principalmente, no que tange ao atleta, este deve ser preparado psicologicamente nos seus diversos nveis de operao psicolgica, que compreendem o nvel personolgico, o social e o psicofisiolgico. Aps a concluso de uma determinada etapa ou finalizao do programa de preparao psicolgica, este deve ser avaliado, procurando-se evidenciar os contedos e os efeitos da interveno psicolgica. Dessa forma, possvel constatar, por exemplo, situaes problemticas que possam estar afetando ou impedindo a eficincia do programa e procurar solucion-las com a maior brevidade possvel.

A resistncia de alguns tcnicos ao trabalho de preparao psicolgica pode estar ligada s experincias de fracasso no emprego de algumas tcnicas psicolgicas realizadas por eles prprios ou por profissionais mal preparados, e, ainda, por uma falta de investimento pessoal ou de tempo maior na execuo destas. Outros tcnicos resistem ao trabalho de preparao psicolgica simplesmente porque no sabem como implement-lo. Existem ainda aqueles treinadores que, presos a uma imagem da sociedade, que os v como super seres humanos que devem dar conta de todos os problemas do time e dos atletas, acabam no permitindo a entrada de outros profissionais em colaborao aos seus trabalhos. (GOULART, 2012).

Ao realizar uma pesquisa sobre a preparao psicolgica de atletas paraolmpicos brasileiros, Samulski e Noce (2002), constataram que a interveno in loco do psiclogo do esporte auxilia a observao e determinao de metodologias mais apropriadas ao contexto do desporto paraolmpico. Baseados nas experincias adquiridas durante o trabalho com os atletas paraolmpicos brasileiros e na convivncia com os tcnicos, os autores apresentaram recomendaes para aes futuras na rea do esporte para pessoas com deficincia, tais como: formar ncleos de treinamento psicolgico em diferentes regies do Brasil; criar uma comisso interdisciplinar 10

permanente de avaliao e acompanhamento cientfico; oferecer cursos de capacitao para os tcnicos na rea de psicologia do esporte e ampliar a oferta de testes psicolgicos. Portanto, os esportes para pessoas com deficincia evidenciam a necessidade de melhoria das condies de treinamento e tambm de melhor suporte para o atleta dedicar-se s atividades esportivas. Nesse contexto, a preparao psicolgica aparece como mais uma ferramenta de auxlio ao atleta com deficincia. (SAMULSKI;NOCE, 2002).

11

3. Esporte Adaptado
O esporte adaptado tem o significado de competio do atleta contra si, contra sua deficincia, contra a vida e contra os outros. Existe uma diferena na atitude em torno da competio entre pessoas com deficincia e sem. No primeiro caso, a competio associa-se superao da deficincia e, no segundo, associa-se motivao externa provocada pelo adversrio ou requerimento da prova atltica. (BRAZUNA; CASTRO, 2001).

De acordo com os autores Brazuna e Castro:

Para alguns atletas, o esporte, embora exponha a diversidade das habilidades comparativamente com os atletas no deficientes, permite a consagrao de um corpo habilidoso. Por exemplo, a sensao de movimento e a percepo da habilidade na gua a mesma que as dos atletas nos esportes regulares. O atleta embora possa ver a esttica de seu corpo, sente que ela imperceptvel na gua por conta do desempenho. Alguns atletas no se percebem com uma deficincia, e sua cadeirade-rodas uma ferramenta ou extenso de sua habilidade. Muitos demonstram sua competncia desafiando seus pares no deficientes nos esportes integrados que utilizam a cadeira-de-rodas. (BRAZUNA; CASTRO, 2001, p.118)

3.1 O Esporte Adaptado no Brasil e no Mundo


A oportunidade da prtica esportiva para pessoas com deficincia de extrema eficcia para a promoo da qualidade de vida das mesmas. Segundo Melo e Lpez 12

(2002 apud Cardoso, 2011), a oportunidade para testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundrias a sua deficincia e promover a integrao social do indivduo. O esporte adaptado surgiu como um importante meio na reabilitao fsica, psicolgica e social para pessoas com deficincia, e consiste na introduo de adaptaes e modificaes nas regras, bem como nos materiais e locais para as atividades esportivas (DUARTE; WERNER, 1995 apud CARDOSO, 2011). O esporte adaptado para deficientes surgiu no comeo do sculo XX, com atividades esportivas para jovens com deficincias auditivas, especialmente em modalidades coletivas. Em 1920, iniciaram-se atividades como natao e atletismo para deficientes visuais, porm, o esporte adaptado para pessoas com deficincias fsicas s comeou a ser utilizado aps a Segunda Guerra Mundial, quando soldados voltaram para os seus pases de origem com mutilaes e outras deficincias fsicas. As primeiras destas modalidades esportivas tiveram origem na Inglaterra e nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, surgiram as primeiras competies de Basquete em Cadeira de Rodas, de Atletismo e de Natao, por iniciativa da Paralyzed Veterans of America.

Na Inglaterra, em 1944, o neurologista e neurocirurgio alemo Ludwig Guttmann inaugurou um centro de traumas medulares dentro do Hospital de Stoke Mandeville, onde a prtica de jogos esportivos era fornecida como uma alternativa de tratamento aos indivduos que sofreram traumas medulares ou amputaes de membros inferiores durante a Segunda Guerra. Em 1948, Guttmann decidiu organizar competies esportivas envolvendo os veteranos da Segunda Guerra; nesse momento da Histria que o desenvolvimento e fomento do esporte paraolmpico ganharia fora; eram os primeiros jogos para atletas com deficincia fsica.

Em 1958, quando a Itlia se preparava para sediar as XVII Olimpadas de Vero, Antonio Maglia, diretor do Centro de Lesionados Medulares de Ostia, props que os Jogos de Mandeville do ano de 1960 se realizassem em Roma, aps as Olimpadas. Aconteceram ento os primeiros Jogos Paraolmpicos, as Paraolimpadas. No Brasil, o esporte adaptado surgiu em 1958 com a fundao de dois clubes esportivos (um no Rio e outro em So Paulo). Atualmente, o Esporte Adaptado no Brasil administrado por 6 grandes instituies: a ABDC (Associao Brasileira de Desporto para Cegos), que 13

cuida dos deficientes visuais; a ANDE (Associao Nacional de Desporto para Excepcionais), que cuida dos paralisados cerebrais e dos lesautres; a ABRADECAR (Associao Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas), que administra as modalidades em cadeira de rodas; a ABDA (Associao Brasileira de Desportos para Amputados), que cuida dos amputados; a ABDEM (Associao Brasileira de Desportos para Deficientes Mentais), que administra os esportes para deficientes mentais e a CBDS (Confederao Brasileira de Desportos para Surdos), que cuida dos deficientes auditivos e no est vinculada ao Comit Paraolmpico Brasileiro (ADD, 2012).

3.2 Aspectos psicossociais do esporte adaptado


A adeso s prticas esportivas regulares traz uma srie de benefcios para as pessoas com deficincia, tais como: melhora na locomoo, equilbrio, percepo espacial, conscientizao corporal, agilidade e amplitude dos movimentos em geral; assim como ajuda a vencer limitaes impostas pela deficincia e tambm pela sociedade. (HEIL, 2008).

O desempenho atltico associado com ganhos significativos no s na capacidade fsica e manuteno de independncia, mas tambm para a sade mental, incluindo a percepo de competncia e identidade pessoal. (BRAZUNA, CASTRO, 2001). Observa-se que o esporte ajuda na reabilitao da pessoa com deficincia, ele proporciona bem-estar fsico e psicolgico, tornando-a mais autoconfiante, com melhor auto-estima, mais otimista e segura, capaz de alcanar seus objetivos (ADD, 2012).

Por sua vez, Brazuna e Castro (2001), esclarece que o indivduo portador de deficincia encorajado a engajar-se no esporte tanto por causa das necessidades teraputicas quanto por consequncias sociais positivas. De forma semelhante, Pedroso (2011), tambm argumenta que a sade do corpo no a nica a receber benefcios da prtica esportiva. Neste sentido, a autora descreve efeitos psicolgicos relevantes do surf adaptado:

A integrao que essas atividades proporcionam representa a aceitao e o fim da excluso, dessa forma, a pessoa com deficincia passa a se sentir igual,

14

respeitada e compreendida pelo o outro. O surf assim como a prtica de qualquer atividade esportiva, representa para essas pessoas a oportunidade de ser visto como um ser completo e digno. O esporte um dos maiores responsveis por melhorar a auto-estima da pessoa com deficincia, o sentimento de pertena, geralmente proporcionado pelas atividades realizadas em conjunto contribuem para que a pessoa com deficincia se dedique cada vez mais prtica de atividades fsicas (PEDROSO, 2011, p.59-60)

importante destacar que os processos psicolgicos no so s observados na prtica de qualquer esporte, mas no esporte adaptado so de maior relevncia. No desenvolvimento desse trabalho iremos examinar cada aspecto psicossocial complementando a discusso feita anteriormente.

3.2.1 Incluso Social

O princpio da incluso consiste na integrao de pessoas que se encontram fora dos padres de normalidade (fsica, fisiolgica, comportamental, social) estipulados por determinado grupo social, e que necessitam de superao e compreenso daqueles inseridos nos padres de normalidade, para serem aceitos. O movimento de incluso uma forma elaborada que procura, atravs de aes articuladas, adaptar a pessoa com deficincia sociedade e vice-versa (DUARTE; SANTOS, 2003).

Maciel (2000) afirma que a estrututura das sociedades sempre inabilitou as pessoas com deficincia, marginalizando-os e privando-os de liberdade; a literatura clssica e a histria do homem refletem o pensar discriminatrio, uma vez que enfatizam as limitaes e, com isso, inibem os potenciais e capacidades dessas pessoas. No Brasil, a autora mostra que:
Nos estados e municpios, no existe uma poltica efetiva de incluso que viabilize planos integrados de urbanizao, de acessibilidade, de sade, educao, esporte, cultura, com metas e aes convergindo para a obteno de um mesmo objetivo: resguardar o direito dos portadores de deficincia. As dificuldades so imensas para sensibilizar executivos de empresas privadas, tcnicos de rgos pblicos e educadores sobre essa questo. Um sentimento de omisso aparece, consciente ou inconscientemente, em tcnicos, executivos e

15

burocratas, quando necessitam decidir sobre o atendimento s necessidades dos portadores de deficincia. (MACIEL, 2000, p. 51-55)

A autora sustenta, ainda, que o princpio fundamental da sociedade inclusiva o de que todas as pessoas com deficincias devem ter suas necessidades especiais atendidas e conclui que:

A prtica da desmarginalizao de portadores de deficincia deve ser parte integrante de planos nacionais de educao, que objetivem atingir educao para todos. A incluso social traz no seu bojo a equiparao de oportunidades, a mtua interao de pessoas com e sem deficincia e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e no apenas com as pessoas portadoras de deficincia. (MACIEL, 2000, p.51-55)

importante observar que segundo Dutra (2008), a proposta de incluso impe atitudes que vo alm do conceito de integrao, pois nessa perspectiva, necessrio que haja mudanas no contexto educacional e consequentemente aumentem as condies de acesso e a formao de profissionais da educao para que se alcance um atendimento educacional especializado. Por sua vez, Heil (2008) aponta que a integrao social na sociedade, embora tenha melhorado est longe de ser inclusiva. Porm, a autora verifica que o esporte adaptado promove uma grande contribuio para a incluso social, uma vez que se ajusta para atender as necessidades da pessoa com deficincia.

Pode-se observar, portanto, que um ponto de interseo entre os autores encontra-se na instatisfao com o panorama atual de incluso social. Por outro lado, h consenso no reconhecimento da promoo da atividade esportiva enquanto importante ferramenta de incluso social e qualidade de vida para pessoas com deficincia.

3.2.2 Auto-Confiana

Santos (2008) afirma que a auto-confiana revela nossa conscincia e preparao para realizar algo. Segundo o autor, quanto mais baixa a auto-confiana do atleta mais 16

importante se torna o sucesso e maior a importncia de determinar metas alcanveis. A auto-confiana ajuda o indivduo a se tornar um atleta melhor, uma vez que, emerge como caracterstica essencial dos atletas para se proteger de disfunes, de pensamentos e de sentimentos negativos. O autor observa que:

A boa forma fsica e a tcnica de jovens reflete-se nos bons nveis de autoconfiana que se adquirem com o empenho nas tarefas e atividades. Num desempenho com sucesso numa tarefa orientada para a mestria espera-se um aumento da autoconfiana porque os indivduos vo percebendo que as suas habilidades se vo reforando e melhorando. (SANTOS, 2008)

Por outro lado, de acordo com Oppermann (2004 apud Pelegrin, 2009), se o atleta possui um baixo nvel de autoconfiana, o mesmo poder desenvolver um maior nmero de falhas e, ento, a ansiedade no diminuir, pois a preocupao ir aumentar, causando uma menor concentrao. Saber direcionar a crena em si mesmo a melhor maneira de administrar uma ansiedade pr-competitiva.

Heil (2008), constatou atravs de um estudo com quatorze atletas com deficincia visual que o esporte adaptado ajuda as pessoas com deficincia visual a vencer barreiras e limitaes impostas pela deficincia e pela sociedade, contribuindo para o aumento da auto-confiana, auto-estima, motivao, autonomia e independncia.

3.2.3 Concentrao Segundo Weinberg e Gould (2001 apud Junior, Miranda e Gattas, 2003), a definio de concentrao no contexto esportivo contm trs partes: foco em sinais relevantes no ambiente, manuteno do foco todo o tempo e conscincia da situao.

Concentrao um aspecto psicolgico relevante no s no momento da competio ou instantes antes, mas tambm no treinamento (por exemplo, na aprendizagem de novas tticas). Os tcnicos tambm precisam estar concentrados, a fim de analisar a conduta ttica de sua equipe, bem como da equipe adversria. Ou seja, eles devem dirigir a ateno para os acontecimentos atuais do jogo. (SAMULSKI, 2002 apud JNIOR, MIRANDA e GATTAS, 2003). 17

Sabe-se que diferentes situaes esportivas, exigncias de treinamento e padres de movimento requerem rpidas mudanas na concentrao dos atletas (capacidade de focalizar a ateno em um objeto ou ao esportiva). Isso significa que a performance e a excelncia esportiva no dependem apenas da habilidade dos atletas em desenvolver altos nveis de concentrao, mas de sua capacidade em alternar o seu foco atencional em funo das exigncias e dos contextos esportivos (NIDEFFER, 1991; SAMULSKI, 2002 apud STEFANELLO, 2007).

Stefanello (2007) aponta as circunstncias esportivas onde as constantes variaes nas condies ambientais e nas estratgias de aes requerem rpidas mudanas sobre a concentrao dos atletas. Neste sentido o autor afirma:

Algumas situaes esportivas exigem que o atleta seja sensvel a vrios sinais presentes no ambiente (ampla capacidade de ateno), enquanto outras requerem que o atleta dirija a sua ateno a um aspecto especfico da situao (ateno mais restrita e focalizada). H, ainda, momentos em que o atleta precisa concentrar-se nos prprios sentimentos e/ou pensamentos para conseguir o autocontrole necessrio a uma atuao eficaz (ateno dirigida a fatores internos). Em outras circunstncias, o atleta deve focalizar sua ateno ao que est acontecendo externamente no ambiente (ateno dirigida a fatores externos) e reagir adequadamente a esses estmulos. Mesmo a execuo de uma nica tarefa obriga o atleta a realizar uma seqncia particular de focos atencionais (avaliar a situao, analisar a estratgia de ao mais adequada, preparar-se mentalmente para a ao e executar a ao programada). (STEFANELLO, 2007)

Ainda segundo a autora, estar concentrado condio fundamental para que o atleta tenha uma tima performance. Manter o foco em sinais relevantes durante a competio e estar consciente da situao proporcionam-lhe um envolvimento tal com a tarefa, que ir perceber elementos importantes. Alm disso, inmeros fatores (internos e externos) podem afetar a capacidade de concentrao dos atletas (capacidade de focalizar sua ateno) durante as competies. importante considerar tambm que a determinao da influncia desses fatores sobre a performance esportiva pode auxiliar atletas, treinadores e profissionais envolvidos no processo de treinamento a 18

desenvolverem estratgias psicolgicas que ajudem os esportistas a alcanar respostas mais eficazes e consistentes diante das inmeras exigncias competitivas que ocorrem durante as partidas. Esse conhecimento pode beneficiar no apenas praticantes de alto rendimento, mas tambm equipes em formao, pois favorece a aprendizagem de competncias psicolgicas que ajudaro os esportistas a aprimorar o autocontrole e a atuao esportiva. (STEFANELLO, 2007).

3.2.4 Auto-Estima

A auto-estima um juzo de valor que se expressa mediante as atitudes que o indivduo mantm em face de si mesmo. uma experincia subjetiva que o indivduo expe aos outros por relatos verbais e expresses pblicas de comportamentos. (COOPERSMITH, 1967). Fundamentado em sua anlise da literatura, Oliveira (2001) esclarece que a auto-estima tem revelado ser a varivel psicolgica mais capaz de traduzir os benefcios psicolgicos da prtica de exerccio fsico.

relevante observar que, de acordo com Brazuna e Castro (2001), para a maioria dos atletas com deficincia o envolvimento e o sucesso da participao no esporte esto associados com a auto-estima positiva e a melhora da imagem corporal, j que o esporte e a superao no mesmo renovam a percepo do individuo. Assim, a auto-estima est relacionada com a busca pelo desempenho mximo: o atleta torna-se hbil para competir no mundo, aprende a derrotar seu oponente com respeito e aprende a perder com dignidade. As autoras afirmam, ainda, que o ambiente esportivo permite ao atleta criar um senso de responsabilidade poltica e que o atleta com deficincia aprende a ajudar outros competidores a superar a deficincia e a baixa auto-estima.

No entanto, Martin (2010) afirma que pessoas com deficincia podem ter baixa auto-estima porque a deficincia pode limitar a capacidade desses indivduos de experenciar o sucesso. Refletindo sobre a questo da baixa auto-estima no contexto da auto-atualizao, Brazuna e Castro (2001) salientam que:

19

Auto-atualizao um termo, segundo Ridgway e Boyd (1994) que tem muitos significados, mas, fundamentalmente inclui: aceitao e expresso dos contedos ntimos de um indivduo, ou seja, constante atualizao das capacidades e potencialidades, funcionamento pleno, disponibilidade da essncia humana e pessoal; o termo tambm refere-se a presena mnima de doenas, neuroses. Segundo estes autores, uma viso otimista sobre a natureza dos seres humanos estudada na psicologia humanista representada por Abraham Maslow.

Ridgway e Boyd (1994) estudaram as caractersticas de auto-atualizao entre atletas portadores de deficincia e observaram que indivduos que usavam o esporte apenas como meio recreacional experimentavam mais dificuldades de relacionamento pessoal e de desenvolvimento de relaes ntimas com os colegas do que os atletas de alto nvel. Tal como atletas e no-atletas no portadores de deficincias, os atletas portadores de deficincia de alto nvel aparentemente j haviam resolvido tais conflitos. (BRAZUNA; CASTRO, 2011, p.119).

Por sua vez, segundo Heil (2008), para se ter alta auto-estima necessrio conhecer os prpios sentimentos e opinies, o que para a pessoa com deficincia uma dificuldade devido a super-proteo de suas famlias, amigos e sociedade. Distanciada da superproteo, a descoberta do esporte adaptado possibilita o aumento da autoestima, uma vez que a pessoa com deficincia comea a se descobrir, a sentir-se autoconfiante e com capacidade para conquistar seus desejos.

3.2.5 Motivao

Segundo Vygotsky (1996 apud Lima, 2012), a motivao, ou o motivo, aquilo que move uma pessoa ou que a pe em ao, ou a faz mudar o curso; a motivao um processo que se d no interior do sujeito, estando, entretanto, intimamente ligado s relaes de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas.

Ainda de acordo com Vygotsky, existem dois tipos claros de motivao: a motivao intrnseca e a motivao extrnseca. A primeira chamada tambm de 20

pessoal ou inconsciente e representa o desejo interior de atingir algum objetivo ou satisfazer determinada necessidade; a fora psquica que todos ns possumos. A motivao extrnseca a motivao caracterizada por fatores predominantemente externos; tambm conhecida como motivao ambiental ou consciente. A motivao intrnseca fundamental porque dela depende todo o processo de aprendizagem. Portanto, como observa Lima (2008), o atleta precisa estar motivado a aprender, embora nem sempre os motivos sejam o aprender em si (Vygotsky, 1991 apud Lima, 2012).

Nessa mesma perspectiva, Lima salienta que:

Fomos acostumados a preencher as expectativas criadas por nossas famlias, escolas, e meio ambiente. s vezes lutamos e alcanamos algo que era o desejo dos nossos pais e demais familiares. Os motivos pessoais nascem e mantm-se por meio de incentivos, ou seja, so os estmulos externos que provocam e mantm os motivos. Estas so as justificativas que uma pessoa tem para atuar, para agir (MASLOW, 1908-1970 apud LIMA, 2012, p.6).

O indivduo motivado tende a consagrar mais tempo e cuidado para a atividade pela qual est motivado, melhorando o seu desempenho. A motivao uma varivel interveniente porque no pode ser vista, ouvida ou tocada: somente pode ser inferida por meio do comportamento. Em outras palavras, somente podemos julgar quo motivada est uma pessoa mediante a observao do seu comportamento. No podemos medir diretamente a motivao, uma vez que ela no passvel de observao. (Bock, 1999 apud Lima, 2012).

Diversos autores enfatizam a importancia da motivao na prtica dos esportes. Samulski (2002, apud Santos, 2008), por exemplo, aponta que a motivao para a prtica esportiva depende da interao entre a personalidade (expectativas, motivos, necessidades, interesses) e fatores do meio ambiente, como facilidades, tarefas atraentes, desafios e influncias sociais. Por sua vez, Santos (2008) afirma que o estudo da motivao tem um papel determinante no conhecimento da formao e da educao dos jovens para a prtica desportiva, j que conduzem a determinados comportamentos para atingir certos objetivos.

21

No contexto do esporte adaptado, Heil (2008), verifica que este desempenha um importante papel na motivao, j que os atletas se realizam por aes internas, que a vontade de praticar o esporte e participar das competies, que so desafios; a partir dessas realizaes, eles encontram incentivos externos, pois conquistam medalhas em competies e so reconhecidos como pessoas capazes e com distintas potencialidades.

3.2.6 Emoo

Os processos emocionais possuem uma funo atuante sobre o comportamento ao lado dos processos cognitivos. O termo emoo usado pela maioria dos psiclogos para denominar todos aqueles fenmenos caracterizados na vida cotidiana como: afetividade (estado de excitao extrema que, muitas vezes, impede um controle racional do desenrolar da ao), excitao (dimenso psicofsica), sentimento (sendo o aspecto fenomenolgico concreto de um estado de excitao), e disposio (estado de sentimento de durao mais prolongada). (THOMAS, 1983.)

O autor aponta o efeito regulador sobre o comportamento que a emoo provoca, esclarecendo que, elevadas tenses emocionais podem induzir um comportamento que no indicado para o individuo enfrentar de forma racional seu meio ambiente, mas que preenche nele uma funo reguladora de seu estado de equilbrio ntimo. Deve-se levar em conta que os processos emocionais s ocorrem em situaes que haja interaes entre vrias pessoas, cujo comportamento pode influenciar a situao.

Considerando-se as expresses da emoo na prtica dos esportes, podem-se distinguir trs formas diferentes, a saber: a forma de vivncia emocional (o atleta vivencia a alegria da vitria ou a decepo da derrota); a forma do comportamento emocional (o atleta comete uma agresso ao adversrio ou abraa o companheiro por ter acertado o gol); e a forma de transformao fisiolgica no corpo (o atleta treme de 22

medo da prova ou das consequncias do fracasso). Ao lado dessas trs formas que exprimem os processos emocionais, podem-se distinguir quatro dimenses dos efeitos da ao e vivncia da emoo, como: a intensidade (o atleta est satisfeito com o resultado esperado - fator de pouca intensidade, ou ento est contente pelo sucesso inesperado fator de bastante intensidade); a tenso (quando o resultado do desempenho no movimento ou na ao iniciada incalculvel, a tenso e o consequente impulso para a ao ficam especialmente grandes); a nuana de prazer ou desprazer (sentimentos de alegria, orgulho, satisfao ou sentimentos de medo, vergonha, raiva, dor); a complexidade (quadro de diversos estados emocionais, onde estes se alternam ou se anulam reciprocamente).

O medo uma emoo que ocorre com frequncia no esporte e podem-se distinguir vrios tipos: o medo do fracasso no desempenho desportivo; medo de contuses; medo do vexame social; medo das consequncias do fracasso no desempenho; e o medo de movimentos estranhos e a sua vivncia incomum. Outros processos emocionais correlacionados ao esporte so: dor, sentimentos de sucesso ou fracasso, orgulho, vergonha, auto-segurana, atrao e recusa sociais, sentimentos estticos e mltiplas formas de disposio.

O autor conclui que os processos emocionais podem acompanhar regular e apoiar a ao desportiva, mas tambm podem perturb-la ou at impedi-la. Por isso, deu-se grande ateno s influencias inibidoras dos processos emocionais sobre a performance, especialmente no esporte de competio de alto nvel. Reconhece-se ainda que, no esporte, as emoes alcanam, muitas vezes, uma intensidade como raro acontecer na vida comum.

3.2.7 Ansiedade

Um dos campos mais abordados pela Psicologia do Esporte a ansiedade e as suas relaes com o rendimento. A experincia de estresse e ansiedade na competio desportiva constitui um problema usual e preocupante para todos aqueles que, direta ou indiretamente, se encontram envolvidos no desporto (CRUZ, 1996 apud PELEGRIN, 2009). 23

A ansiedade uma expresso da personalidade de um indivduo. A extenso na qual a ansiedade se manifesta em uma situao particular deve ser considerada em relao presso imposta, ao nvel de habilidade do atleta e natureza da atividade. A autora ressalta que a ansiedade vivenciada pelo atleta - a sua intensidade - depende de sua personalidade no que se refere ao modo de encarar diversas situaes, bem como de seu preparo psicolgico. Alm disso, o entrosamento, o rendimento e a atuao da equipe no campeonato tambm so fatores que esto relacionados com a ansiedade e dos quais depende o bom desempenho do atleta em quadra/campo. (FABIANI, 2009)

Pelegrin (2009) mostra que:

A ansiedade um sentimento caracterstico do ser humano que se manifesta quando o sistema nervoso central recebe excessiva agitao perante situaes de perigo, medo, tenso e outras. Do ponto de vista normal, a ansiedade surge de forma espontnea e provoca mal-estar epigstrico, inquietao, palpitaes, sudorese, aperto no trax, fadiga, falta de ar, boca seca, tremores, necessidades em urinar, formigamento nas mos e ps e outros (HERNANDEZ; GOMES, 2002 apud PELEGRIN, 2009).

No mundo desportivo, so facilmente observados os clssicos dois tipos de ansiedade: ansiedade-trao e ansiedade-estado. A ansiedade-trao uma caracterstica relativamente estvel do indivduo. Singer (1977 apud Fabiani, 2009) explica que a ansiedade-estado, refere-se a uma reao ou resposta emocional que evocada em um indivduo que percebe uma situao particular como pessoalmente perigosa ou ameaadora. Fabiani (2009) salienta, ainda, que:

3.2.8 Estresse

De acordo com Battison (1998 apud Fabiani, 2009), estresse um termo muito usado para descrever os sintomas produzidos pelo organismo, em resposta 24

tenso crescente. Tem-se, portanto, que certo nvel de estresse normal e serve como meio facilitador para enfrentar os desafios da vida. Contudo, muito estresse faz com que o corpo reaja de forma desagradvel.

Cobra (2003 apud Fabiani, 2009) ressalta tambm a dimenso natural e benfica do estresse, ao afirmar que:

O estresse que costuma ser visto como grande vilo de nossas vidas, nada mais que a presso imposta a cada um de ns no dia-a-dia. Em si, ele altamente positivo. a mola que nos impele a fazer o que necessrio e nos coloca no melhor de nosso desempenho nos momentos em que somos exigidos. Esse estresse natural ao organismo. ele que nos faz agir diante de determinada situao, derramando estimulantes em nossa corrente sangunea. Esse processo de fabricao de hormnios estimulantes, que nos deixa de repente eufricos ou capazes de no sentir dores em uma hora de risco, altamente benfico. Por certo, pouco antes da competio, o esportista se encontra em um estado de intensa carga psquica (estresse psquico), que para alguns autores tem sido denominado como estado pr-competitivo.

E Samulski (1995 apud Fabiani, 2009) complementa:

Esse estado se caracteriza, sob o ponto de vista psicolgico, pela antecipao da competio, e conseqentemente da antecipao das oportunidades, riscos e conseqncias. Nesta fase intervm freqentemente medo e temor. Estes temores no s se manifestam em processos cognitivos, mas tambm podem produzir reaes vegetativas, motoras e emocionais.

Spielberger (1989 apud Pelegrin, 2009) amplia a nossa compreenso do estresse, ao argumentar que este remete a um processo psicobiolgico complexo que consiste numa sequncia de eventos ordenados temporalmente: estressores, percepes ou avaliaes de perigo (ameaas) e reaes emocionais. Segundo o autor, o processo de stress geralmente iniciado com um evento externo ou por estmulos internos percebidos, interpretados ou avaliados como perigosos, potencialmente prejudiciais ou frustrantes. Se um estressor percebido como perigoso ou ameaador, independentemente da presena de um perigo concreto, evocada uma reao emocional (ansiedade). 25

Ao falar em qualidade de vida, necessrio falar em lazer e esporte, sendo assim, no se pode deixar de mencionar o surf, que alm de ser um esporte completo, um estilo de vida que proporciona ao praticante uma vida harmoniosa entre homem e natureza, interagindo de maneira consciente e prazerosa. O contato com a praia, com o mar e com outras pessoas torna o surf, alm de um fator determinante para a qualidade de vida, um importante instrumento na incluso social, permitindo que a sociedade reveja conceitos e perceba a pessoa com deficincia com naturalidade, sem estigmatizla. (ADAPTSURF, 2012) Tendo feito essa anlise podemos concluir que a consequncia desses fatores psicossociais uma melhora na qualidade de vida das pessoas com deficincia que praticam o esporte adaptado. Contudo, analisaremos a seguir o surf adaptado para melhor compreenso do esporte em questo.

3.3 Surf Adaptado O surf adaptado comea a ser praticado no Brasil em 1987, desenvolvido inicialmente por Alcino Neto, um surfista que aos 14 anos, aps sofrer um acidente de moto teve a sua perna esquerda amputada, e foi obrigado a criar estilo e tcnicas prpias para se adaptar a uma nova modalidade de surf, enquanto esporte adaptado. Alcino Pirata tornou-se o primeiro campeo mundial de surf adaptado.

Atualmente no Brasil, o surf adaptado representado por surfistas adaptados considerados referencias no esporte: Alcino Pirata, Robson Careca, Pau e Henrique Saraiva. Robson Careca um grande incentivador do surf adaptado no Brasil, tendo sido o primeiro surfista adaptado a surfar deitado. Ele fundador do clube Mo na Borda que proporciona atividades de surf adaptado. Por sua vez, Pau Aagaard, o primeiro surfista bi-amputado do mundo: triatleta e realiza palestras incentivadoras em eventos sociais. Henrique Saraiva adaptou-se ao surf com uma prancha de Kneeboard, surfa de joelhos em ondas por todo o Brasil e referencia no surf adaptado do Rio de Janeiro. J Fabinho Ano considerado o menor surfista do mundo, demonstrando sua habilidade em ondas grandes no Hawaii. 26

So tambm conhecidos mundialmente, Jesse Billauer, tetraplgico fundador da Life Rolls On e Bethany Hamilton, surfista profissional que teve brao amputado em ataque de tubaro. No que diz respeito s organizaes que desenvolvem o surf adaptado, no Brasil, encontram-se: Escolinha de surf do Pirata (SP), Projeto Surf Especial do Robson Careca (SP) e ADAPTSURF (RJ). Internacionalmente, podemos citar: Life Rolls On (EUA), Accessurf Hawaii e DSA (Austrlia) (ADAPTSURF, 2012).

A primeira competio no Rio de Janeiro que contou com a categoria de surf adaptado foi o Arraial Long Festival realizado em 2010. A competio de longboard foi realizada em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Associao de Surf de Arraial do Cabo (ASAC) e Dody Surf. O campeonato tonornou-se um marco na histria do surf brasileiro, onde surfistas com diferentes tipos de deficincia se enfrentaram em baterias julgadas oficialmente sob os mesmos critrios e formato das categorias tradicionais de surf, em que os juzes credenciados pela Federao de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) avaliaram as ondas surfadas pelos competidores. No cenrio mundial, o nico circuito de surf adaptado para pessoas com deficincia o Circuito ADAPTSURF, sua primeira etapa ocorreu em maio de 2010 no Rio de Janeiro, atualmente o circuito est na sua terceira edio e conta com a participao de atletas de todo o Brasil (ADAPTSURF, 2012).

Em 2011, duas produtoras americanas do grupo Sony Pictures, resolveram roteirizar a trajetria de Bethany Hamilton, o resultado foi o filme Soul Surfer, o longa-metragem retrata o incio de carreira de Bethany, o ataque de tubaro que a deixou deficiente e a luta da atleta para voltar ao mar. No Brasil, foi lanado um documentrio sobre o surf adaptado chamado Aloha, o filme conta com depoimentos e imagens de surfistas adaptados que falam sobre os desafios do esporte (PEDROSO, 2011). Recentemente, no cenrio do surf brasileiro, o surfista adaptado Andrzinho Carioca surfou as ondas da pororoca, fenmeno natural produzido pelo encontro de guas fluviais com guas ocenicas, tornando-se o primeiro surfista adaptado do mundo a encarar este desafio (ACESSAR, 2012).

27

Apresentamos um breve histrico sobre o surf adaptado no Brasil, porm, importante compreender as mudanas estruturais necessrias para que o esporte adaptado em questo possa ser praticado. Neste sentido, so fundamentais para desenvolver o esporte, o uso de instrumentos e materiais especficos, tais como: rampas de acesso faixa de areia, esteiras para circulao, cadeira de rodas anfbia, equipe especializada e infra-extrutura adequada. A prtica do surf adaptado deve ser feita com o apoio de uma equipe especializada em atividades de praia e treinada para o manuseio dos equipamentos, permitindo a segurana dos frequentadores da praia acessvel.

Ademais, para promover a acessibilidade da orla, devem existir faixa de pedestres com sinal sonoro, vagas de estacionamento, sinalizao adequada, piso ttil, guias rebaixadas e rampas de acesso. A orla da praia tambm deve contar com postos de salvamento equipados com chuveiros e banheiros adaptados. Por outro lado, existem praias onde o desnvel entre o calado e a faixa de areia acentuado, sendo necessria a construo de rampas com inclinao, permitindo o acesso seguro de pessoas com deficincia areia. As esteiras para circulao formam passarelas, facilitando a locomoo e melhorando o trnsito das pessoas ao chegar e sair da praia, e podem ser utilizadas tanto por pessoas com deficincia, quanto por crianas, grvidas e idosos. Por sua vez, a cadeira de rodas anfibia especialmente desenvolvida para entrar na gua: feita de materiais resistentes e possui rodas inflveis, que flutuam dentro do mar, podendo ser utilizadas por surfistas adaptados e por pessoas com deficincia para a circulao na areia e mergulho no mar (ADAPTSURF, 2012).

28

4. Estudo de Campo

4.1 Amostra e estratgias

Foi realizada uma pesquisa qualitativa com atletas de surf adaptado com os quais eu j mantinha um relacionamento. A amostra de convenincia foi composta por 8 sujeitos entre homens e mulheres com deficincia, que se encontravam no Rio de Janeiro.

4.2 Instrumentos e procedimentos

Primeiramente, foi feito um contato inicial com os atletas pedindo colaborao para participao na pesquisa, seguindo a orientao do Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo 1), feito isso, a partir da estratgia principal de pesquisa da observao participante, o procedimento que utilizei foi uma entrevista semi-estruturada (Anexo 2), cujo roteiro foi construdo com base na literatura analisada previamente. As entrevistas foram realizadas e gravadas, com o consentimento dos participantes.

4.3. Resultados e Discusso

29

Para investigar os aspectos psicossociais do surf adaptado para pessoas com deficincia, fiz uso do Mtodo de Explicitao do Discurso Subjacente (MEDS), desenvolvido por Nicolaci-da-Costa (1988). O MEDS visa identificar diferentes pontos de vista, reaes, sentimentos e conflitos subjetivos em contexto, priorizando, ainda, a expresso livre e espontnea dos sujeitos em ambientes de investigao que lhes sejam familiares. Por essas caractersticas, tal mtodo de anlise do discurso foi escolhido para trabalhar todas as entrevistas atravs do exame transversal e vertical das respostas dos participantes, a fim de detectar as principais categorias recorrentes no seu discurso.

De acordo com a anlise dos resultados das entrevistas realizadas foi possvel obter o registro sobre as experincias vivenciadas pelas pessoas com deficincia no que diz respeito prtica do surf adaptado. As categorias relativas aos aspectos psicossociais envolvidos na prtica do surf emergiram a partir da manifestao dos entrevistados e seguem descritas logo abaixo. Para facilitar a compreenso, os temas do discurso esto grafados em negrito e as categorias esto sublinhadas.

A primeira questo apresentou como tema a busca pelo esporte. As categorias que emergiram foram empatia com o esporte radical e a influncia social. De maneira menos enftica, surgiu ainda, a categoria de prtica anterior do esporte. As categorias so ilustradas, respectivamente, pelas falas dos participantes:

[...] sempre gostei de esporte radical mas nunca tive a oportunidade e quando eu vi o surf eu vi que poderia estar praticando um esporte radical.

Sempre tive vontade de surfar, pelo convite de um amigo conheci o surf e gostei.

Sempre pratiquei muitos esportes, inclusive surf, [...] mas no me apeguei a nenhum, at que um amigo surfista me incentivou a surfar [...].

Observamos, ainda, que as razes para continuar praticando o surf adaptado se caracterizavam por sentimentos de pertencimento e auto-realizao, indicando uma sensao de acolhimento e superao, confirmadas nos trechos a seguir:

30

Alm da adrenalina que o surf prope, o surf um esporte diferente, a maneira de eu sentir o surf diferente de todas as outras (prticas esportivas). Sem falar da reunio das pessoas que pra mim como se fosse uma famlia.

Eu me sinto livre quando estou no mar, no tenho palavras para te explicar, ao mesmo tempo desafiador, [...] a mesma coisa que eu pegar um gancho pra minha vida e falar [...] se eu consigo fazer no mar eu consigo aqui (a superao).

Assim, confirmando Pedroso (2011), O surf assim representa para essas pessoas a oportunidade de ser visto como um ser completo e digno. O esporte um dos maiores responsveis por melhorar a auto-estima da pessoa com deficincia, o sentimento de pertena, geralmente proporcionado pelas atividades realizadas em conjunto contribuem para que a pessoa com deficincia se dedique cada vez mais prtica de atividades fsicas.

Questionados sobre os benefcios de praticar o surf adaptado , em todas as entrevistas apreciadas notamos que surgiram as categorias relacionadas ao bem-estar psicolgico, destacando-se a concentrao, melhora na auto-estima, maior controle das emoes, confiana elevada, viso prospectiva e o sentimento de transcendncia e paz. Assim como, foram observados categorias vinculadas ao bem-estar fsico, podendo-se salientar a coordenao motora e o equilbrio. Estas consideraes foram possibilitadas atravs dos seguintes trechos:

- Concentrao:

Sem falar da atividade fsica o mental principalmente, o surf muito mental. Saber a hora certa de entrar na onda, respeitar o mar, muita concentrao. Pra mim o principal a parte mental.

- Auto-estima:

O surf melhorou minha auto-estima, pois alm de me ajudar a socializar, me faz sentir menos as limitaes. 31

- Controle das emoes:

Eu me sinto mais solta, uma serenidade maior, consigo manter minha calma em momentos de raiva e de altas emoes [...].

- Confiana:

Melhorar a auto-estima, a confiana e outros ganhos pessoais tambm.

- Viso prospectiva:

[...] eu geralmente falava sempre as mesmas coisas no passado, e agora eu falo que fao surf, [...] voc passa a ter coisas pra contar.

- Transcendncia:

Enquanto estou na gua surfando um momento em que gosto de ficar sozinho e consigo pensar nas coisas de forma mais clara, durante e depois das sesses de surf. Quando estou surfando uma onda, naqueles poucos segundos, quase um momento de meditao, pois tudo to intenso que no penso em absolutamente nada [...].

- Coordenao motora:

O surf melhorou meu andar, minha coordenao motora, e melhoro cada vez mais.

- Equilbrio:

Melhorou o equilbrio, me deu mais segurana.

Os resultados confirmam que o surf adaptado tem se mostrado um importante aliado na reabilitao de pessoas com deficincia, alm de seus benefcios fsicos e 32

mentais capaz de proporcionar momentos de conquistas e desafios como ilustram as falas acima. Neste sentido, de acordo com ADAPTSURF (2012), a participao no esporte adaptado confere ao indivduo a oportunidade de desenvolver seu condicionamento fsico, de se dedicar a atividades de lazer, de se tornar mais ativo, de aprender habilidades para se ocupar nas horas vagas e de colher experincias positivas no grupo e no ambiente social. Por sua vez, Heil (2008) afirma que as prticas esportivas regulares trazem uma srie de benefcios para as pessoas com deficincia, argumentando que alm dos benefcios fsicos o esporte ajuda a vencer limitaes impostas pela deficincia e pela sociedade, argumentando que o esporte contribui para o aumento de auto-confiana, auto-estima, motivao, autonomia e independncia.

Observamos, tambm, que o fator confiana, apontado pelas entrevistas, e corroborado por ADD (2012), que afirma que o esporte ajuda na reabilitao da pessoa com deficincia, proporcionando bem estar fsico e psicolgico, tornando-a mais autoconfiante, com melhor auto-estima, mais otimista e segura, capaz de alcanar seus objetivos. Os resultados obtidos confirmam o estudo de Stefanello (2007), que indicam que estar concentrado condio fundamental para que o atleta tenha uma tima performance, favorecendo a aprendizagem de competncias psicolgicas que o ajudaro a aprimorar o autocontrole e a atuao esportiva. Thomas (1983), reconhece, ainda, que no esporte, as emoes alcanam uma intensidade como raro acontecer na vida comum.

Por outro lado, observamos, ainda, que as dificuldades do surf adaptado se caracterizaram por um sentimento de frustrao em relao a condies desfavorveis no ambiente para o surf, como o mar agitado e eventos climticos. Observamos ainda que a acessibilidade das praias imprescindvel para a prtica do surf adaptado, uma vez que necessria uma infraestrutura adequada prtica do esporte por pessoas com mobilidade reduzida. Isso foi evidenciado nos estudos da ADAPTSURF (2012), em que a prtica do surf adaptado deve ser feita com o uso de materiais especficos, equipe especializada e infraestrutura adequada, confirmadas nos trechos a seguir:

33

Na hora que o mar est grande, eu no consigo fazer o que eu sonho fora dele. Teve uma situao [...] em que o mar estava grande e eu no consegui continuar depois a pegar ondas, eu tive que sair e fiquei muito tensa esse dia.

[...] voc se sente chateado em pedir ao bombeiro pra te colocar na gua por que ele olha e v que eu vou dar trabalho, a estrutura muito ruim.

Em relao s mudanas comportamentais as categorias englobam aspectos antes vistos nos benefcios do surf adaptado tais como bem estar fsico e psicolgico. Nesse contexto h evidncias de uma mudana positiva corroborada na fala de 100% dos entrevistados, onde as pessoas com deficincia passam a se ver e serem vistas em um papel pr-ativo, sendo protagonistas de suas aes. Dessa forma a liberdade de ser, e a integrao social se fazem presentes no discurso dos entrevistados. Heil (2008), afirma que o esporte adaptado promove uma grande contribuio para a incluso social, uma vez que se ajusta para atender as necessidades da pessoa com deficincia. Essas consideraes foram evidenciadas nos seguintes relatos:

O surf mudou a minha auto-estima, a minha comunicao, agora eu no tenho vergonha de me expor, de dizer o que eu penso, o que eu acho. O surf me deu uma nova vida, uma nova liberdade.

Fiz novos amigos, estou em contato com a natureza, minha concentrao melhorou, a auto-estima tambm e o meu bem estar fsico e psicolgico como um todo.

Foi interessante observar que em relao prtica de outros esportes, 90% dos entrevistados realizavam outras atividades esportivas, muitas demonstrando uma empatia com os esportes radicais. Essa assertiva fica explcita neste relato:

Natao, jud e parapente, o surf me deu coragem pra essa nova aventura acho que eu no faria isso (parapente) antes de conhecer o surf.

34

Questionados sobre o relacionamento com os colegas de equipe, as categorias que emergiram foram identificao, parceria e troca. Por outro lado, chama a ateno que 65% dos entrevistados no realiza atividades com os colegas de equipe fora do local de treinamento. Sendo assim, podemos salientar que este tpico seria um recorte interessante para pesquisas futuras na rea. Os seguintes trechos so ilustrativos:

uma relao de confiana, de carinho, de troca. [...].

Muito boa, todos so meus amigos e eles me do dicas pra sempre evoluir no surf.

como se fosse uma famlia, eles passaram a fazer parte da minha vida, a gente sabe um pouco da histria do outro, os problemas, as dificuldades.

Em relao questo da parceria com os colegas de equipe, Brazuna e Castro (2001), afirmam, ainda, que o ambiente esportivo permite ao atleta criar um senso de responsabilidade poltica e que o atleta com deficincia aprende a ajudar outros competidores a superar a deficincia e a baixa auto-estima.

Em relao progresso no esporte, as categorias que emergiram foram o reconhecimento das dificuldades, a adaptao, e a superao como fatores importantes na evoluo da performance no surf adaptado. Isto fica explcito no seguinte trecho:

No comeo eu tinha medo, mas depois da primeira onda que eu peguei me senti muito a vontade, o esporte me conquistou de uma maneira diferente dos outros por que eu nunca esperava praticar e quando eu consegui foi uma experincia incrvel.

Muito boa, foi uma maneira de eu me redescobrir e readaptar minhas condies.

Antes eu tinha medo do mar, de entrar no mar, tinha medo de me afogar, agora eu entro no tenho medo, confio mais em mim e evolui muito. Eu tinha medo de entrar, comecei a fazer manobra e hoje j consigo ficar de joelho.

35

A partir desses resultados, vai se delineando uma perspectiva otimista para o futuro dessas pessoas com deficincia que praticam o surf adaptado. Notamos que as projees para o futuro englobam um sentimento de auto-realizao dentro e fora do esporte, ocasionando, portanto, uma melhora na qualidade de vida das pessoas com deficincia, confirmando a literatura.

Uma grande experincia no surf adaptado. Me vejo pegando onda sozinha, com uma boa qualidade de vida.

Eu pretendo continuar (no esporte) e evoluir ao mximo na minha modalidade. E com certeza vencer uma competio de surf adaptado.

O resultado obtido vem de encontro com Heil (2008), que verifica que o esporte adaptado desempenha um importante papel na motivao, j que os atletas se realizam por aes internas, que a vontade de praticar o esporte e participar de competies, que so desafios, a autora afirma que a partir dessas realizaes, as pessoas com deficincia encontram incentivos externos, pois conquistam medalhas em competies e so reconhecidos como pessoas capazes e com distintas potencialidades.

5. Concluso
O surf adaptado uma modalidade esportiva no olmpica com um nmero crescente de adeptos, praticado por pessoas com diversas deficincias fsicas e intelectuais. Pela anlise aqui realizada, o surf adaptado promove um ambiente favorvel para o desenvolvimento de novas possibilidades e potencialidades da pessoa com deficincia, tornando-se um elemento imprescindvel na qualidade de vida daqueles que praticam o esporte.

36

A presente investigao evidencia o valor incontestvel dos benefcios psicossociais do surf adaptado para pessoas com deficincia, confirmando a literatura pertinente ao tema com depoimentos de pessoas praticantes do esporte. Observamos tambm as importantes mudanas comportamentais que o surf adaptado promove, bem como a melhoria da auto-estima, confiana, concentrao e controle emocional. O ambiente esportivo do surf adaptado estimula um equilbrio entre a mente e o corpo, fundamentais para uma vida melhor. O contato com a natureza e a integrao social de pessoas com deficincia na prtica do surf adaptado possibilitam a liberdade do ser, portanto, a pessoa com deficincia passa a ocupar um papel de protagonista e a ter uma narrativa com novas experincias, temas e interaes. A prtica do surf adaptado viabilizada por Organizaes No-Governamentais, portanto, cabe destacar, as carncias e a necessidade de capacitao profissional em polticas pblicas de sade voltadas para qualidade de vida da pessoa com deficincia. Desse modo, podemos propor a participao multidisciplinar na rea da sade, objetivando um nmero maior de pessoas beneficiadas pela prtica esportiva, proporcionando, tambm, o crescimento e reconhecimento do surf adaptado, com nfase na mudana do estilo de vida das pessoas com deficincia, em especial sua integrao social.

Por fim, essa pesquisa fomentou reflexes fundamentais acerca da temtica proposta, muito embora saibamos que ainda existe a urgente necessidade de novas discusses sobre o assunto, haja vista a escassez de literatura sobre o tema. Sendo assim, sugere-se que sejam realizadas mais pesquisas na rea do surf adaptado para maior compreenso do tema.

6. Referncias
ADAPTSURF. Disponvel em: < http://www.adaptsurf.org.br/>. Acesso em 30 de maro de 2012. ASSOCIAO DESPORTIVA PARA DEFICINTES (ADD), Disponvel em: < http://www.add.org.br/>. Acesso em 11 de junho. 2012.

37

BRANDO, M. R. F. A formao e profissionalizao do Psiclogo do Esporte. In RUBIO, K.(org.). Encontros e desencontros: descobrindo a Psicologia do Esporte. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2000. BRAZUNA, M.; CASTRO, E. A trajetria do atleta portador de deficincia fsica no esporte adaptado de rendimento. Uma reviso da literatura. Motriz, 2001. Disponvel em: <http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/07n2/Brazuna.pdf > Acesso em: 12 de maio de 2012. CARDOSO, V. A reabilitao de pessoas com deficincia atravs do desporto adaptado. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbce/v33n2/17.pdf> Acesso em 30 de maro de 2012. COOPERSMITH, S. The antecedents of self-esteem. San Francisco, California wh Freeman and Co., 1967. 283p. DUARTE, E.; SANTOS, T.P. Adaptao e incluso. In: DUARTE, E.; LIMA, S.M.T. Atividade fsica para pessoas com necessidades especiais: experincias e intervenes pedaggicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. p.93-9. DUARTE, E.; WERNER, T. Conhecendo um pouco mais sobre as decincias. In: Curso de atividade fsica e desportiva para pessoas portadoras de decincia: educao distncia. Rio de Janeiro: UGF, v. 3, 1995. DUTRA, C. Poltica nacional de educao especial na perspectiva da educao inclusiva. Incluso-Revista da Educao Especial, 2008. Braslia, v.4, n.1, p.1-60. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revinclusao5.pdf> Acesso em: 30 de maro de 2012. EPIPHANIO, E. (1999) Psicologia do esporte: desapropriao. Psicologia, cincia e profisso.v.19, n.3, p. 70-73. apropriando a

FABIANI, M. Psicologia do Esporte: a ansiedade e o estresse pr-competitivo. 2009. Disponvel em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0483.pdf> Acesso em: 8 de setembro de 2012. GOULART, A. A importncia da psicologia do esporte para o rendimento do atleta de futsal. Disponvel em: <http://www.futsalgmd.com.br/novo/arquivos_upload/artigos/1.pdf >. Acesso em 30 de maro de 2012. HEIL, E. (2008)A percepo de atletas com deficincia visual sobre o esporte adaptado. Disponvel em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Edineia%20Benvenutti%20Heil.pdf> Acesso em: 8 de setembro de 2012. JUNIOR, G.; MIRANDA, R.; GATTAS, M. Concentrao: aspecto psicolgico relevante para o desempenho desportivo. R. Min. Educ. Fs., Viosa, v. 11, n. 2, p. 4274. 2003. Disponvel em: <http://www.revistamineiradeefi.ufv.br/artigos/arquivos/57a5085c2f388a3a49f3e80874 d7e4cd.pdf> Acesso em: 8 de setembro de 2012. 38

LIMA, L. Fator motivao uma grande aliada na psicologia do esporte para atletas em gerais. Disponvel em: <http://www.fefiso.edu.br/grupoestudo/orientacoes_pdf/08.pdf> Acesso em: 8 de setembro de 2012. MACIEL, M.R. Portadores de deficincia: a questo da incluso social. So Paulo em Perspectiva. 2000, v.14, p.51-56. Disponvel em:< http://www.scielo.br/scielo.php? pid=s0102-88392000000200008&script=sci_arttext> Acesso em: 8 de setembro de 2012. MACHADO, A. A.; Gouvia, F. C. (1996) Psicologia do esporte: discusses preliminares. PSICO-USF, Bragana Paulista, v.1, n.1, p.99-108. MARTIN, J.J. The psychosocial dynamics of youth disability Sport. Sport Science Review, vol. XIX, n.5-6. 2010. MARTINI, L. A. Fundamentos da preparao psicolgica do esportista. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e interveno. Casa do psiclogo, So Paulo, 2000, p. 101112. NICOLACI-DA-COSTA, A. M. (1988). Anlise do discurso e pesquisa qualitativa. Anais da 18Reunio Anual de Psicologia, SPRP, Ribeiro Preto, 501-504. NOBRE, L. Um breve resumo sobre a histria do surf adaptado. Disponvel em: < http://www.adaptsurf.org.br/documentos/hist%C3%B3ria_do_surf_sdaptado.pdf/> Acesso em: 30 de maro de 2012. NCLEO AMAZONICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSAO E TECNOLOGIA (ACESSAR) Disponvel em: < http://www.acessar.ufra.edu.br/tags/cadeirante >. Acesso em 30 de outubro de 2012. OLIVEIRA, S. O impacto do exerccio fsico na Auto-estima, Investimento corporal e sentimentos de Auto-eficcia em estudantes universitrias: estudo exploratrio. 2001. Disponvel em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0010.PDF> Acesso em: 9 de setembro de 2012. PEDROSO, M. (2011) Na onda do surf adaptado. Disponvel em: <http://issuu.com/maripedroso/docs/naondadosurfadaptado> Acesso em: 30 de maro de 2012. PELEGRIN, G. Ansiedade pr-competitiva: uma reviso. 2009. Disponvel em: <http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000041/000041C6.pdf> Acesso em: 8 de setembro de 2012. RUBIO, K. O trajeto da Psicologia do Esporte e a formao de um campo profissional. In RUBIO, Ktia (org.). Psicologia do Esporte: interfaces, pesquisa e interveno. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2000. 170 p.

39

RUBIO, K. Psicologia do Esporte: histrico e reas de atuao e pesquisa. Psicologia, Cincia e Profisso. vol, 19, n 3, p. 60-69, 1999. RUBIO, K. Psicologia do Esporte: Teoria e prtica. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003. Coleo Psicologia do Esporte. SAMULSKI, D. Psicologia do Esporte. Belo Horizonte: Imprensa Universitria/UFMG, 1992. SAMULSKI, D.; ANJOS, D.;PARREIRAS, L. (2006) Contribuio da psicologia do esporte para o desenvolvimento do desporto paraolmpico brasileiro. Revista Mineira de Educao Fsica, Minas Gerais, v.14, n.1, p. 138-148. SAMULSKI, D.; NOCE, F. (2002) Perfil psicolgico de atletas paraolmpicos brasileiros. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1517-86922002000400005> Acesso em: 22 de outubro de 2012. SANTOS, S. O abandono precoce do desporto pelos jovens e a motivao subjacente para continuar. Revista Digital, Buenos Aires, ano 13, n.127. 2008. Disponvel em: < http://www.efdeportes.com/efd127/o-abandono-precoce-do-desporto-pelos-jovens.htm> Acesso em: 8 de setembro de 2012. STEFANELLO, J. Fatores perturbadores de concentrao: um estudo de caso com campees olmpicos no vlei de praia. Rev. Bras. Educ. Fs. Esp., So Paulo, v. 21, n. 2, jun. 2007. Disponvel em < http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v21n2/v21n2a4.pdf >. Acesso em 9 de setembro de 2012. THOMAS, A. Esporte. Introduo Psicologia. Ed. Ao Livro Tcnico AS. Rio de Janeiro. 1983.

7. Anexos
Anexo 1 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

40

CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO


Eu, ___________________________________________________________ abaixo assinado(a), concordo em participar, como sujeito de entrevistas, do projeto de pesquisa intitulado Aspectos psicossociais do surf adaptado para pessoas com deficincia , supervisionado pela professora Eva Gertrudes Jonathan. Fui devidamente informado(a) pela pesquisadora ________________________________________ sobre os procedimentos de pesquisa aos quais serei submetido(a) e de que posso retirar meu consentimento a qualquer momento, sem justificar a minha deciso e sem que isso implique em qualquer penalidade. Estou ciente de que no terei despesas e no serei remunerado(a) por participar da pesquisa. Garanto que a minha participao voluntria, concordo com a gravao da entrevista e estou ciente de que meu nome e demais dados pessoais sero mantidos em sigilo, que as informaes coletadas sero usadas exclusivamente para fins de pesquisa, e que as concluses do trabalho sero de domnio pblico visando o desenvolvimento cientfico. Rio de Janeiro, de de 2012.

Participante

_______________________
O ttulo da pesquisa poder sofrer alteraes

Anexo 2 Entrevista

Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Idade:


41

Deficincia: 1. O que a levou a praticar o surf adaptado? 2. H quanto tempo voc prtica? 3. Quais so as razes para continuar praticando? 4. Para voc, quais so os benefcios do surf adaptado? 5. Para voc, quais so as dificuldades do surf adaptado? 6. Voc percebeu alguma mudana na sua vida, aps a prtica do surf adaptado? (mudanas comportamentais nas reas familiar/social/escolar/trabalho/...) 7. Alm do surf adaptado, voc pratica outros esportes? 8. Como sua relao com seus colegas que praticam o surf adaptado (de equipe)? 9. Voc costuma realizar atividades com eles fora do local de treinamento? 10.Como foi a sua progresso no esporte? 11.Como visualiza seu futuro? / Como voc se v daqui a 10 anos?

42

You might also like