You are on page 1of 4

EMENTA AO INDENIZATRIA NASCITURO LEGITIMIDA ATIVA Capacidade ativa, de ser parte, estar junto em juzo (representado pelos pais).

s). DANO MORAL Indenizao Valor que merece incremento em virtude da gravidade da conduta do ru e de suas consequncias. DIREITO SOBREPRINCIO DA DIGNIDADE HUMANA LIBERDADE DE EXPRESSO ABUSO Comprometimento Situao que leva ao sopesamento dos direitos envolvidos Precedncia, no caso, da dignidade humana sobre a liberdade de expresso Art. 1, inc. III; 5, inc. IX; 220, 2; e 221, inc. I, todos do CR. Relatrio Trata-se de ao indenizatria ajuizada por WANESSA GODOI CAMARGO BUAIZ, MARCUS BUAIZ E JOSE MARCUS DOUTEL DE CAMARGO BUAIZ, este ultimo nascituro poca da propositura da demanda e atualmente, menor representado por seus pais. Alegam em sntese, que aos 19 de setembro de 2011, o ru RAFAEL BASTOS HOSCSMAN, conhecido como Rafinha Bastos, na condio de apresentador do programa CQC, transmitido pela TV Bandeirantes, proferiu a seguinte frase em relao a Wanessa e Jose Marcus: Eu comeria ela e o beb, no t nem ai! T nem ai!, sendo que esta conduta alm de desrespeitar valores ticos e sociais da pessoa e da famlia, que os programas televisivos devem ter, ofendeu os requerentes pois insinuou que desejaria manter relaes sexuais com a mesma apesar de estar casada e grvida, tornando o caso mais censurvel ainda, pois envolve um nascituro em sua frase, desrespeitando ao prximo e ao pblico. Ainda mostrando que pouco se importava com seu deplorvel comportamento, que nem se quer demonstrou arrependimento, ao contrrio, envaideceu-se do seu feito postando vrias fotos e frases provocativas na internet referentes ao caso. Os autores respeitam e compreendem o direito a liberdade de expresso, mas no admitem que algum possa dizer o que bem pensa e no ser responsabilizado pelos seus ditos, nem tampouco aceitar escudar-se do fato de fazer humor para escapar da responsabilidade de seus atos sabendo que eles ferem a dignidade humana do prximo. Ainda ressaltam mesmo que se sustente a ideia da personalidade jurdica s ser adquirida quando do nascimento com vida, e que antes disso, h to somente a expectativa de direito. Devido aos fatos ocorridos terem abalado o emocional da me grvida o que poderia prejudicar o desenvolvimento normal fetal, defende que o nascituro est envolvido e faz parte do caso tendo, portanto, direitos.

Fundamentao

Inegavelmente,

homicdio doloso

mais

chocante

violao

do

senso moral mdio da humanidade civilizada. Ao dispor sobre os crimes hediondos e equiparados na Constituio de 1988, o legislador originrio determinou que tais delitos tivessem um tratamento mais rigoroso que os demais. Homicdio Qualificado, configurado crime hediondo, onde os acusados cometem homicdio traio, de emboscada ou mediante dissimulao com recursos tornaram impossvel a defesa da vtima (art. 121, 2., IV). Segundo o art. 19 do estatuto da criana e do adolescente ECA, toda criana ou adolescente tem o direito a ser criado e educado no seio de sua famlia... Sendo que, famlia natural, que deriva de casamento civil, originaria de unio estvel, e a formada por qualquer dos genitores e seus filhos, sendo que ao filho da vtima foi lhes foi arrancada a possibilidade de crescer na convivncia do seu genitor (pai). Ora, sabe-se que, de acordo com psiclogos quando algum da famlia de uma criana morre, ainda que se tente omitir ou negar, ela ir perceber por meio das atitudes transformadas dos familiares ao redor e que cedo ou tarde ela descobrir. Isso pode afetar o psquico da criana acarretando possveis problemas futuros. Assim configurase que alm de os rus no medirem as consequncias do cruel assassinato no previram as desgraas provocadas a famlia da vtima. Dispe o art. 5, XLIII da Carta Magna: a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, ... e os definidos como crimes hediondos...

Com base no No que diz respeito

Concluso CONDENAO: Ante ao exposto defende-se Portanto cabe ao acusados serem responsabilizados pelos seus atos, sendo que os mesmos sero condenados (anos de recruso). o parecer, salvo melhor juzo. ABSOLVIO: Faz-se saber que, mesmo que Nestes moldes dada aos acusados a absolvio conforme votos do jri.

Prtica de crime violento. Comprovao com exame criminolgico. EMENTA: Recurso em sentido estrito. Imputao de homicdio triplamente qualificado (por duas vezes), constrangimento ilegal qualificado e formao de quadrilha (art. 121, 2., I, III e IV, por duas vezes, art. 146, 1., e art. 288, pargrafo nico, todos do Cd. Penal). Concesso de liberdade provisria pela origem. Garantia da ordem pblica e da aplicao da lei penal. Crimes, ademais, que requerem a ateno do Judicirio, em conta sua gravidade. Indcios de autoria e provas de materialidade. Priso necessria. Homicdios triplamente qualificados, constrangimento ilegal qualificado e formao de quadrilha, crimes graves, gravssimos, alis. Mais que isso, hediondo. E, independentemente da legislao prever, ou no, a necessidade prisional, o que a impe e a torna obrigatria a gravidade dos delitos, em si, e a seriedade com que tm eles que ser tratados. Da que a situao merece tratamento severo, alis como a prpria legislao processual permite. E havendo, como h, em tese, indcios suficientes, tanto de materialidade, como de autoria, mais que justificada a priso. Inadmissibilidade.
Por infrao ao art. 121, 2o do Cdigo Penal, porque previamente ajustados desferiram golpes, pedradas, socos e pontaps e assim mataram, mediante alegao de sobrevivncia e agindo com emprego de meio cruel a vtima.

Crime hediondo diz respeito ao delito cuja lesividade acentuadamente expressiva, ou seja, crime de extremo potencial ofensivo, ao qual denominamos crime de gravidade acentuada.

O crime hediondo o crime que causa profunda e consensual repugnncia por ofender, de forma acentuadamente grave, valores morais de indiscutvel legitimidade, como o sentimento comum de piedade, de fraternidade, de solidariedade e de respeito dignidade da pessoa humana. Crime hediondo: homicdio quando praticado em atividade tpica de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado (art. 121, pargrafo 2, inciso IV ), que neste caso configura-se traio ao colega de trabalho.

You might also like