You are on page 1of 130

ANLISE E LINGUAGENS DOCUMENTAIS II

ANLISE E LINGUAGENS DOCUMENTAIS - II

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

ANLISE E LINGUAGENS DOCUMENTAIS II INDICE


Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem Tema 1.2 Descrio de Monografias Obras de um s volume .. Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado .. Tema 2.1 Descrio de recursos Impressos (Publicaes em Volumes) .... Tema 2.2 Descrio de recursos Impressos (Partes Componentes) .. Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos .. Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos . Tema 6 O formato UNIMARC . Tema 7 Modelos de Catalogao Bibliogrfica .. Tema 8.1 Parmetros de Catalogao Bibliogrfica em UNIMARC . Tema 8.2 BIBLIOBASE e o UNIMARC Tema 8.3 Functional Requirements for Bibliographic Records FRBR 1 10 15 26 32 36 51 69 84 108 116 120 125

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem

A catalogao uma operao tcnica atravs da qual se descreve um documento, recurso ou objecto e se estabelece um nmero variado de pontos de acesso informao, a fim de que o utilizador encontre, identifique, seleccione e obtenha a informao que necessita. Esta informao pode ser obtida numa unidade documental, num catlogo ou numa base de dados.

A catalogao est relacionada com a organizao, com o acesso e com a recuperao da informao. Estes trs conceitos: organizao, acesso e recuperao

so fundamentais na gesto da informao nas bibliotecas.

O objectivo principal da catalogao servir a convenincia dos utilizadores. Ao problematizar o conceito de catalogao correcto afirmar que esta operao permite organizar a informao em termos de descrio, pontos de acesso e localizao, facilitando as tarefas que devem ser realizadas pelo utilizador: buscar, identificar, seleccionar e obter os recursos de informao

O produto final desta organizao e descrio da informao o catlogo que constitui uma representao dos fundos que existem na biblioteca, integrando tambm actualmente informao a que a biblioteca pode dar acesso ainda que fisicamente no a possua.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem So os documentos electrnicos de acesso remoto: pginas Web, directrios, repositrios, servios em linha, revistas e livros em suporte electrnico, bases de dados de todo o tipo (bibliogrficas, numricas, de imagens) etc.

As distintas ISBDs, as Regras de Catalogao Anglo-Americanas (AACR), o aparecimento de regras nacionais em quase todos os pases, os nmeros normalizados para livros (ISBN) e publicaes peridicas (ISSN), o formato MARC (em todas as suas verses), os Requisitos Funcionais dos Registos Bibliogrficos (FRBR) e tambm os Requisitos Funcionais para os Registos de Autoridade (FRAD), representam o grande esforo realizado pelos profissionais desta rea para globalizar e normalizar o controlo bibliogrfico.

International Standard Bibliographic Description - ISBD O Programa ISBD da IFLA (que foi criado para promover o controlo Bibliogrfico Universal), sujeito h mais de trs dcadas a revises e estudos constantes, com o intuito de acompanhar as mudanas ocorridas na sociedade da informao. Uma das mais significativas mudanas foi o aparecimento de documentos em diversos suportes, nomeadamente os recursos electrnicos e os recursos contnuos (newsletters, etc.).

Para aceder: http://www.ifla.org/VI/3/nd1/isbdlist.htm.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem A ISBD Consolidada um documento que junta num s texto todas as ISBD actuais. Esta norma de descrio dos documentos aplica-se: Texto impresso Recursos cartogrficos Recursos electrnicos Imagens em movimento Recursos multimdia Recursos de msica impressa Imagens fixas Recursos contnuos (publicaes em srie e recursos integrantes).

Existe a verso em ingls: http://www.ifla.org/publications/international-standard-bibliographic-description

Anglo-American Cataloguing Rule AACR O Cdigo de Catalogao Anglo-Amricano (AACR) denominada o AACR2, este cdigo, dado contemplar no s os aspectos da descrio bibliogrfica (zonas ISBD) mas tambm a determinao dos pontos de acesso, foi largamente adoptado como cdigo de catalogao em muitos pases do mundo.

Actualmente o AACR2 encontra-se numa fase de reviso diante das novas exigncias conceptuais e formais da descrio bibliogrfica pois o acesso informao via internet provocou uma mudana de paradigma na maneira de registar, comunicar e difundir a informao bibliogrfica.

inquestionvel o facto dos contedos informacionais se deslocarem cada vez mais dos suportes fsicos e analgicos, expandindo-se para um ambiente cada vez mais digital, os utilizadores esto cada vez mais exigentes nas suas necessidades de informao. Esta procura, ultrapassa a mera descrio bibliogrfica e centra-se cada Pgina vez mais no acesso aos textos e imagens integrais.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem O termo catalogao foi substitudo pelo termo Descrio de recurso e incluram tambm o termo acesso, com o objectivo de criar um esquema flexvel para escrever os recursos tanto analgicos como digitais.

A RDA Resource Description and Access (Descrio e Acesso a Recursos), pretende ser o novo cdigo internacional, pretende fornecer directrizes de ampla aplicao no universo biblioteconmico, tendo sempre o foco centrado no utilizador e nas suas necessidades de informao. O objectivo que o utilizador num nico registo tenha acesso a todos os elementos necessrios para seleccionar e identificar o documento que necessita (publicao prevista para Abril de 2010).

Functional Requirements for Bibliographic Records FRBR As FRBR dividem as entidades em trs grupos e definem as entidades como sendo objectos de interesse para os utilizadores.

O primeiro grupo inclui as entidades que representam os produtos do esforo intelectual ou artstico: obra (criao intelectual ou artstica distinta), expresso (realizao de uma obra intelectual ou artstica), manifestao (materializao fsica de uma expresso de uma obra) item (uma unidade individual de uma manifestao).

As entidades definidas como obra e expresso reflectem o contedo intelectual ou artstico e as entidades manifestao e item definem a forma fsica.

Conteudo intelectual ou artistico

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

A forma fisica

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem

O segundo grupo inclui as entidades que so os responsveis pelo contedo intelectual e artstico (pessoa ou colectividade) e as entidades do terceiro grupo representam o contedo da obra (entidade do primeiro grupo).

As entidades deste terceiro grupo cobrem os aspectos temticos da obra (conceito, objecto, evento e lugar).

Cada uma das entidades dos trs grupos definidas no modelo, tem associado um conjunto de atributos (caractersticas) que permitem aos utilizadores formularem as suas pesquisas e interpretarem os resultados.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem Um catlogo que aplique este modelo conceptual permite que os utilizadores vejam num nico registo as distintas expresses, manifestaes e itens de uma mesma obra.

O objectivo final das FRBR satisfazer as necessidades de informao dos utilizadores, facilitando a execuo de um conjunto de operaes que so por eles efectuadas quando pesquisam os catlogos das bibliotecas.

Estas tarefas so: encontrar os materiais identificar a entidade desejada seleccionar a entidade apropriada s suas necessidades obter acesso entidade descrita

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem Exemplo: Entidade do primeiro grupo: Expresso El Rio triste (expresso em lngua espanhola) Entidade do segundo grupo: Pessoa indivduo - Fernando Namora

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem Exemplo: Entidade do terceiro grupo: conceito romance portugus (subjects). As entidades do terceiro grupo so: conceito, objecto, evento lugar, mas s o so na medida em que constituem o assunto da obra. Fora deste contexto no podem considerar-se entidades do terceiro grupo.

Exemplos: Entidade expresso: Lingua French ; ttulo Fleuve triste Entidade manifestao: meno de responsabilidade : autor - Fernado Namora ; tradutor Catherine Meunier ; Local Paris; Editor Editions de la Difference.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.1 A Catalogao uma nova abordagem Formato Marc O desenvolvimento do formato MARC pela Biblioteca do Congresso nos anos sessenta foi um marco fundamental na informatizao das bibliotecas porque sendo um formato com uma estrutura normalizada, tornou possvel a troca internacional dos registos bibliogrficos num formato legvel por computador.

Este formato composto por um sistema de cdigos internacionais que permitem a legibilidade de dados bibliogrficos registados em suporte magntico e est conforme a norma ISO 2709.

O UNIMARC (criado em 1977 pela IFLA) hoje um formato imprescindvel na produo e gesto dos registos de informao (bibliogrficos e de autoridade) e que est implementado na maior parte das bibliotecas portuguesas.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.2 Descrio de Monografias Obras de um s volume

Catalogar no uma tarefa fcil e nem sempre consensual pois ocorrem com muita frequncia no momento de catalogar situaes que provocam dvidas e por isso necessrio que as bibliotecas definam procedimentos a seguir no que diz respeito catalogao de documentos.

O Manual de Procedimentos da biblioteca uma pea chave para uma boa catalogao dos documentos, pois definem o nvel de descrio bibliogrfica a ser seguido, constituindo por isso um instrumento essencial de normalizao.

A catalogao compreende: A descrio bibliogrfica fundamental que as bibliotecas definam o nvel de descrio e os procedimentos a seguir de forma a garantir a uniformidade no catlogo. Os pontos de acesso - embora existam as regras portuguesas de catalogao e as directivas da Biblioteca Nacional que definem a forma de elaborar os cabealhos, necessrio que as bibliotecas definam algumas regras particulares que garantam o bom funcionamento do servio. Os dados de localizao (a cota) a definio dos elementos da cota da inteira responsabilidade de cada instituio.

Qualquer ISBD e neste caso concreto a ISBD(M) prev para cada zona a descrio de uma srie de elementos e necessrio que cada biblioteca em funo do fundo documental que possui e dos utilizadores que a frequentam determine o nvel de profundidade da catalogao dos documentos.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

10

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.2 Descrio de Monografias Obras de um s volume Em termos de ISBD, nomeadamente aquela que trata as monografias ISBD(M) temos o seguinte: CORPO DE ENTRADA 1 ZONA - Zona do ttulo e da meno de responsabilidade Ttulo prprio o primeiro elemento da descrio bibliogrfica. Regras de transcrio: - transcrito tal como se apresenta ortograficamente na pgina de rosto, mas no necessrio respeitar as maisculas ou a pontuao (ver ISBD(M) p. 29). - Um ttulo prprio muito extenso pode ser abreviado no meio ou no fim tendo o cuidado para no alterar informaes importantes. As omisses so assinaladas com o uso de reticncias ... .

Meno geral do tipo de documento - um elemento facultativo. Cada biblioteca deve determinar se um elemento que deve figurar no registo. Para as monografias existem as designaes: - Texto impresso, - Texto em Braille - Texto poli copiado. colocado entre parnteses rectos [ ].

Ttulos paralelos So ttulos que figuram na folha de rosto em outras lnguas, includos quando necessrios para identificao e a sua incluso podem ser considerada (ou no) importante na poltica de catalogao da instituio. O sinal grfico a usar o sinal de =

Informao de outro ttulo - So considerados os complementos de ttulos

grfico a usar o sinal de :


Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

as obras individuais contidas na publicao. (ver ISBD(M) p. 31-34). O sinal

11

e podem aparecer associados ao ttulo prprio, aos ttulo(s) paralelo(s) ou

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.2 Descrio de Monografias Obras de um s volume Menes de responsabilidade (podem existir vrias menes de responsabilidade) - Podem num mesmo documento existir vrias menes de responsabilidade sendo necessrio atribuir uma meno principal (que podem ser mais do que um autor desde que desempenhem a mesma funo). Os restantes (tradutores, prefaciadores, etc.) enquadram-se na menes de responsabilidade secundrias. O elemento colocado imediatamente a seguir ao ttulo e separado por /.

2 ZONA - Zona da edio Esta zona composta pelos seguintes elementos: 1. Meno de edio 2. Meno paralela de edio (facultativo) 3. Menes de responsabilidade relativas edio. 4. Meno adicional de edio 5. Menes de responsabilidade a seguir a uma meno adicional de edio

3 ZONA (No usada na catalogao de monografias)

4 ZONA - Zona da publicao, distribuio, etc. Consideramos importante referenciar apenas os elementos obrigatrios: 1. o lugar de publicao 2. o nome do editor 3. data da publicao

A data um elemento muito importante na descrio bibliogrfica e deve

Recomenda-se a leitura da ISBD(M) no ponto 4, 4.1, 4.2, 4.4 (p. 47-53)


Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

12

colocar-se sempre que possvel nem que seja uma data aproximada.

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.2 Descrio de Monografias Obras de um s volume 5 ZONA - Zona da descrio fsica Consideramos importante referenciar todos os elementos desta zona: 1. Meno especfica do tipo de documento e extenso 2. Meno de ilustrao 3. Dimenses 4. Meno do material acompanhante

Recomenda-se a leitura da ISBD(M) no ponto 5 (p. 55-60)

6 ZONA - Zona da coleco Consideramos importante referenciar apenas: 1. Ttulo prprio da coleco 2. A designao de uma seco ou subcoleco 3. Numerao dentro da coleco ou subcoleco

7 ZONA - Zona das notas Cada biblioteca deve definir na sua politica de descrio documental as notas obrigatrias (as que considera fundamentais) e as de carcter mais facultativo. Deve procurar tambm normalizar a forma de as referenciar para dar homogeneidade ao catlogo bibliogrfico. No que diz respeito s

monografias as mais usuais dizem respeito s notas sobre o ttulo prprio sobretudo quando se trata de tradues.

8 ZONA - Zona do nmero normalizado e das modalidades de aquisio Os dados referentes modalidade de aquisio so facultativos e so

Recomenda-se a leitura da ISBD(M) no ponto 8 (p. 70-72)


Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

a seguinte: ISBN (qualificao) : preo

13

transcritos se a biblioteca os considerar importantes. A ordem de colocao

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.2 Descrio de Monografias Obras de um s volume EXEMPLO

Zona nmero normalizado e modo aquisio ISBN / ISSN

Zona da publicao, Distribuio, etc.

Zona da Descrio

Zona do Ttulo e e da meno de responsabilidade Zona das Notas

Zona da Coleco

Zona da Edio

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

14

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado

Determinao do cabealho

Introduo Uma das principais funes das bibliotecas consiste em gerir, tratar e disponibilizar informao em funo das necessidades (expressas ou no) dos seus utilizadores.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias e com a diversificao e especializao das necessidades de informao dos utentes das bibliotecas, os servios das bibliotecas deixaram de estar centrados na mera implementao de coleces e o paradigma da quantidade deu lugar a primazia da qualidade.

A eficiente disponibilizao da informao passa pela manuteno de um catlogo informatizado que garanta uma rpida recuperao da informao no momento da pesquisa.

A construo de um catlogo de qualidade deve ser uma preocupao das bibliotecas e esta qualidade caracteriza-se pela fiabilidade dos resultados da pesquisa. Esta fiabilidade caracterizada pela ausncia de rudo ou silncio nas pesquisas e consegue-se pela existncia de vocabulrios controlados tanto a nvel do assunto como da autoria.

fundamental que as bibliotecas definam na sua poltica de gesto de coleces estratgias claras e precisas de tratamento documental e de criao de ficheiros de autoridade de autoria e de assunto.

Um tratamento documental eficaz, pressupem o controlo da consistncia dos pontos de acesso informao.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

15

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado A criao de ficheiros de autoridade de autoria de facto um dos grandes desafios das bibliotecas o qual s possvel concretizar com um conhecimento preciso das regras para a determinao dos cabealhos e uma verificao e reviso constante dos termos criados. Sem a articulao destes dois factores impossvel garantir s bibliotecas a coerncia e uniformizao do catlogo e respectiva informao.

A determinao do cabealho A ficha catalogrfica divide-se basicamente em duas partes distintas: O cabealho o nome, palavra, frase ou expresso que introduz uma entrada bibliogrfica que normalmente utilizada para a ordenao e pesquisa num catlogo. Associada palavra cabealho frequente encontrar expresses como cabealho de pessoa fsica, cabealho de assunto, cabealho de autoridade, cabealho de referncia e cabealho de

autorcolectividade. O corpo de entrada constitudo pelo conjunto de elementos descritivos e informativos da obra, distribudos por zonas de acordo com as diversas ISBDs.

Regras para a determinao do cabealho: Existncia de um autor principal - o cabealho feito por este autor. Existncia de dois ou trs autores principais - o cabealho feito pelo primeiro autor que aparece indicado na folha de rosto. Existncia de mais que trs autores principais - o cabealho feito pelo ttulo Obras annimas - o cabealho feito pelo ttulo Obras sob a responsabilidade de um editor literrio, compilador, organizador - o cabealho feito pelo ttulo Obras de colectividade autor - quando a autoria da responsabilidade de

determinao da forma do cabealho nos nomes de colectividade autor.


Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

Consoante o tipo de instituio em causa, aplicar as regras para a

16

uma instituio/colectividade, a entrada principal feita pelo seu nome.

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado Autor instituio Autor-grupo eventual - quando a autoria da responsabilidade de um grupo eventual (conferncias, simpsios, exposies, seminrios, etc.), a entrada principal feita pelo nome do grupo eventual. Alm do nome do grupo eventual obrigatrio colocar o n do evento (se o 1 colquio ou o 5) , o local onde se realizou o evento e o ano da realizao.

Forma de cabealho de nomes de pessoas fsicas: 1 Palavra de ordem (normalmente o apelido). 2 Restantes elementos do nome (nome prprio e apelidos). 3 Elementos distintivos, quando normalmente associados ao nome (ttulos nobilirquicos, indicao de pseudnimo, locativos, etc.). 4 Datas de nascimento e morte. 5 Outros elementos distintivos que no estejam associados ao nome da pessoa fsica e sejam adicionados pelo catalogador.
TORGA, Miguel, pseud. - (1, 2, 3 regra) VASCONCELOS, Joaquim Pereira Teixeira de, 1877-1952 - (1, 2 e 4 regra)

AMADO, Jorge, 1917-2004 (1, 2 e 4 regra)


MARIA, Infanta de Portugal, 1521-1577 (1, 3 e 4 regra) VICENTE, do Salvador, 1564-1638, S.J. (1, 3, 4 e 5 regra)

As regras portuguesas de catalogao definem alguns critrios para a eleio do cabealho uniforme: 1 - Nome ou forma de nome porque mais frequentemente identificado no

obras.
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

2 Nome mais frequente com que os autores se referenciam nas suas

17

pas a que pertence o ncleo bibliogrfico.

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado 3 Nome indicado nas obras de referncia (este critrio aplica-se normalmente para os autores mais antigos). 4 A forma de nome mais recente, desde que se possa concluir que houve mudana intencional. o caso do nome de solteira e dos nomes adquiridos pelo casamento; normalmente a forma adoptada para a constituio do cabealho a que contm o nome adquirido pelo casamento. 5 Entre a forma mais completa de nome e a menos completa de nome, eleger a mais completa. 6 Os nomes por regra escrevem-se na lngua original e em ortografia actualizada. H no entanto algumas excepes: 6.1 Os nomes dos imperadores, reis, prncipes, papas, santos e autores clssicos gregos e latinos escrevem-se em lngua portuguesa.
Nicolau II, Imperador da Rssia
Eduardo, Prncipe de Gales Horcio (em vez de Quinto Horcio Flaco)

6.2 No caso de nomes de autores poliglotas eleger a forma mais frequentemente utilizada no pas a que pertence o ncleo bibliogrfico.

importante referir que na descrio bibliogrfica o nome do responsvel da obra transcrito na 1 zona tal como aparece na folha de rosto. A uniformizao do nome s existe na constituio do cabealho e das entradas secundrias.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

18

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado Regras especficas para a elaborao da forma do cabealho: Apelidos simples - tm entrada pelo ltimo apelido, se o nome no contm um apelido, mas tem um elemento que identifica a pessoa e funciona como apelido faz-se a entrada por esse elemento. Apelidos compostos - em Portugal os apelidos compostos de portugueses que residem ou trabalhem em Portugal esto devidamente estabelecidos no ficheiro de autoridade, por isso importante consult-lo antes de proceder a elaborao deste tipo de cabealhos. A mesma regra aplica-se aos apelidos ligados por hfen.

Apelidos com partculas de ligao como prefixos de nomes: Quando um apelido inclui um artigo (por exemplo La, Las, Le), uma preposio ( por exemplo vom), ou uma combinao dos dois ( por exemplo De la, della), a entrada faz-se pela parte do apelido que est consagrada no ficheiro de autoridade da agncia bibliogrfica do pas de residncia ou de trabalho da pessoa cuja obra est a ser catalogada. Nomes espanhis o apelido constitudo pelos dois ltimos nomes.
Nome: Manuel Vsquez Montalbn Cabealho: VSQUEZ MONTALBN, Manuel, 1939-

Nomes ingleses - por regra, nos a entrada faz-se sempre pelo prefixo.
Nome: Knightley dAnvers Cabealho: DANVERS, Knightley

Nomes franceses - por regra, se o prefixo consistir num artigo (por ex. Le) ou na contraco de preposio e artigo (por ex. Du), a entrada faz-se pelo prefixo.
Nome: Jacques Le Goff Cabealho: Le Goff, Jacques, 1924-

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

19

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado Nomes alemes - por regra, se o prefixo consiste num artigo por contraco de preposio e artigo ( por exemplo Am, Vom, Zum), a entrada faz-se pelo prefixo.
Nome: Otto Vom Endt Cabealho: Vom Endt, Otto

Nomes italianos - por regra, a entrada faz-se sempre pelo prefixo no caso dos nomes modernos. Para autores medievais e incio da Idade Moderna necessrio confirmar a forma correcta nas obras de referncia.
Nome: Alberto Di Stefano Cabealho: Di Stefano, Alberto

Nomes portugueses - a entrada nunca se faz pelo prefixo.


Nome: Antnio da Silva Cabealho: Silva, Antnio da

Outros nomes estrangeiros: Nomes rabes - os nomes rabes que no estejam compostos por nome prprio e apelido, entram na forma directa, comeando-se pelo elemento mais conhecido. Nomes birmaneses - o nome prprio encontra-se no princpio e Saw, Daw, Naw e Maung so formas de tratamento. No entanto se o autor tiver um nome de origem ocidental este deve ser posposto. Nomes chineses - costumam comear pelo apelido e entram, em geral, na forma directa. Nomes hebreus - a palavra de ordem por Ben, Abi, Ab, Bar, Mar, Ha ou He, unida por hfen ao apelido. Nomes hindus - Os nomes antigos entram na forma directa. A partir da

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

Nomes tailandeses - entram pela ordem directa.

20

segunda metade do sculo XIX, a palavra de ordem pelo apelido.

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado Nomes turcos - os nomes de autores nascidos antes de 1935, entram na forma directa. A partir desta data, a palavra de ordem pelo apelido.

Outras Situaes: Pseudnimos - se a totalidade ou a maioria das obras de um autor figuram sob um pseudnimo, escolhe-se esse pseudnimo para determinar o cabealho. No entanto se uma pessoa usou algumas vezes o seu nome real e tambm em outras obras um ou mais pseudnimos, sem que haja uma distino na tipologia das obras (por exemplo so todas obras literrias), escolhe-se como cabealho o nome real. A escolha pelo nome real ocorre tambm quando a pessoa usou ocasionalmente um pseudnimo.
Nome: Adolfo Correia da Rocha Cabealho: Torga, Miguel, pseud. Cabealho: Pessoa, Fernando Nomes: lvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Bernardo Soares

Nomes seguidos por designao de parentesco


Nome: Antnio de Assis Junior Cabealho: ASSIS JUNIOR, Antnio de, 1877-1960

Nomes de religiosos
Nome: Lucas de Santa Catarina Cabealho: SANTA CATARINA, Lucas de, 1660-1740

Nomes de papas
Nome: Papa Pio IX Cabealho: PIO IX, Papa

Nomes de santos
Nome: So Joo de Brito Cabealho: JOO DE BRITO, Santo, 1647-1693

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

21

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado Nomes de soberanos
Nome: D. Duarte Cabealho: Duarte, Rei de Portugal

Nomes de prncipes no reinantes


Nome: Lus com o ttulo de Delfim de Frana Cabealho: Lus, Delfim de Frana

Ttulo nobilirquicos - a palavra de ordem pelo ttulo nobilirquico, seguido da palavra que designe o grau de nobreza.
Nome: Manuel Francisco de Barros e Sousa Ttulo nobilirquico: Visconde de Santarm 1791-1856 Cabealho: SANTARM, Visconde de, 1791-1856

Nomes seguidos de locativos de origem ou de qualquer outro anlogo


Nome: Pedro Dicono Cabealho: PEDRO Dicono

Forma de cabealho de nomes de colectividade autor As colectividades podem classificar-se em dois grupos: 1 - As colectividades independentes que entram pelo seu nome especfico. A palavra de ordem a primeira do nome seguida das restantes palavras na ordem directa.
Fundao Calouste Gulbenkian

2 - As colectividades dependentes quer por subordinao, quer por coordenao. Entendem-se por colectividades dependentes: 2.1 Aquelas cujo nome inclui o nome do seu subordinante.
Nome: Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministrio da Educao Cabealho: PORTUGAL. Ministrio da Educao. Gabinete de Estudos e Planeamento

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

22

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado 2.2 Aquela cujo nome contm uma palavra (departamento, seco, diviso, etc.) que por definio implica que ela parte componente de outra.
Nome: Micro Photo Division ( uma diviso dentro da organizao Bell and Howell Cabealho: Bell and Howell. Micro Photo Division

2.3 Nomes de faculdades, de institutos de faculdade, etc.


Nome: Instituto de Estudos Clssicos da Universidade de Coimbra Cabealho: UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Faculdade de Letras. Instituto de Estudos Clssicos

2.4 - Os ministrios, rgos legislativos, judiciais, etc. tm que recorrer a nomes geogrficos (nome do pais, estado, provncia, cidade, etc.) como subordinantes.
Nome: Instituto Portugus do Livro e das Bibliotecas Cabealho: PORTUGAL. Ministrio da Cultura. Instituto Portugus do Livro e das Bibliotecas

2.5 Os orgos legislativos, administrativos, judiciais de carcter religioso s se identificam com a incluso do nome da Igreja a que pertencem.
Nome: Conclio Vaticano II Cabealho: IGREJA CATLICA. Conclio Vaticano, 2, 1962-1965

2.6 As embaixadas e consulados tm como palavra de ordem o elemento geogrfico correspondente ao nome do pas que representam, em portugus ou na forma consagrada pelo uso em Portugal.
Nome: Embaixada da Frana em Portugal Cabealho: FRANA. Embaixada (Portugal)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

23

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado 2.7 - As comunicaes de carcter oficial de chefes de estado, membros de governo, membros da igreja tm entrada principal pela designao do cargo por eles desempenhado, precedida da entrada geogrfica ou equivalente.
Nome: Carta encclica Veritatis Splendor /Joo Paulo II Cabealho: Igreja Catlica. Papa, 1978-2005 (Joo Paulo II)

Formas de cabealho de ttulo O ttulo torna-se cabealho da entrada principal nas seguintes situaes: 1 - Quando se trata de obras annimas com ttulo uniforme ou convencional 2 - Em obras de autoria indeterminada. 3 - Em obras com mais de trs autores. 4 - Quando se trata de compilaes com indicao de editores literrios, organizadores, coordenadores, etc. 5 - Em obras de autoria de um grupo sem designao.

Ttulos uniformes Designa-se como ttulo uniforme um ttulo adoptado pela agncia bibliogrfica nacional que sendo muitas vezes distinto da forma com que figura na folha de rosto, permite reunir no mesmo ponto do catlogo determinadas obras. A vantagem de se criarem formas de cabealhos com ttulos uniformes reside no facto de se poder reunir no mesmo ponto do catlogo determinadas obras, cujo elemento de identificao o ttulo e que circularam em vrias pocas ou em vrias lnguas com ttulos diferentes. Uma das situaes mais usuais ocorre na determinao do cabealho dos clssicos annimos. Agrupam-se ainda sob um ttulo convencional os textos bblicos bem como outros textos sagrados (judaicos, budistas, hindus, islmicos, etc.)
Nome: Os Actos dos Apstolos Cabealho: BBLIA. N.T. Actos

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

24

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 1.3 Pontos de Acesso Controlado Obras de teor legislativo Agrupam-se ainda sob um ttulo convencional e uniforme as compilaes totais ou parciais de legislao emanada de uma jurisdio (referencia-se o pas).
Ttulo prprio: Cdigo civil portugus Cabealho. Portugal. Leis, decretos, etc.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

25

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.1 Descrio de recursos Impressos (Publicaes em Volumes)

Publicaes em volumes Entende-se por uma publicao em vrios volumes uma obra que composta por um nmero limitado de unidades fsicas que so distintas entre si (podem at ter ttulos e menes de responsabilidade especficas), mas que foram concebidas e publicadas como um todo. Exceptuam-se as publicaes em fascculos.

Existem vrias opes de catalogao para este tipo de publicaes: Descrio bibliogrfica num nico nvel - a informao descritiva do todo e das partes colocada nas sete zonas da ISBD para monografias. No anexo A da ISBD(M) so referenciadas as vrias opes existentes para este tipo de descrio bibliogrfica. OPO A - Descrio bibliogrfica num nico nvel usando a 7 zona nota de contedo Corresponde a uma descrio em que o ttulo prprio o ttulo comum s partes e em que o ttulo das partes individuais dado numa nota de contedo.
BRAUDEL, Fernand, 1902-1985 Civilizao material, economia e capitalismo : scs XV-XVIII / Fernand Braudel ; trad. Telma Costa. Lisboa : Teorema, D.L. 1992. 3 vol. ; 25 cm. (Teorema. Srie especial; 6; 8; 9). - Tit. Orig. : Civilisation matrielle, conomie et capitalisme. Contm: 1 v. : As estruturas do quotidiano : o possvel e o impossvel. 544 p. - 2 v. : Os jogos das trocas. 600 p. 3 v. : O tempo do mundo. 607 p. (Por vezes, neste tipo de descrio o nico elemento que se coloca em notas o ttulo da parte. Exemplo : Contm: 1 v. : As estruturas do quotidiano : o possvel e o impossvel. 2 v. : Os jogos das trocas. 3 v. : O tempo do mundo. ).

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

26

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.1 Descrio de recursos Impressos (Publicaes em Volumes) Opo B - Descrio bibliogrfica num nico nvel usando a 6 zona zona da coleco Corresponde a uma descrio em que o ttulo prprio o ttulo de cada uma das partes individuais e o ttulo comum dado na 6 zona da ISBD, a zona da coleco.
KIPLING, Rudyard, 1865-1936 Soldiers three ; In black and white ; The story of the Gadsbys ; The phantom rickshaw and other tales ; Wee Willie Winkie and other child stories / Rudyard Kipling. New York : P. F. Collier, [190-]. 300 p. ; 21 cm. (Selected works of Rudyard Kipling ; vol. 1)

KIPLING, Rudyard, 1865-1936 The light that failed ; Plain tales from the hills / Rudyard Kipling. New York : P. F. Collier, [190-]. 280 p. ; 21 cm. (Selected works of Rudyard Kipling ; vol. 2)

Opo C - Descrio bibliogrfica num nico nvel usando a 1 zona zona do ttulo e da meno de responsabilidade Corresponde a uma descrio em que o ttulo prprio uma combinao do ttulo comum s partes e do ttulo de cada parte individual. Nestas situaes, o ttulo prprio consiste num ttulo comum e num ttulo dependente.
COURTILLON, Janine Libre change 3. Livre du professeur / Janine Courtillon, C. Guyot-Clment, enevive-Dominique de Salins. - Paris : Hatier : Didier, 1994. 189 p. : il ; 25 cm. ISBN 2-278-04028-6
(O ttulo Libre change 3 o ttulo comum s partes e o ttulo Livre du professeur o ttulo individual. Chama-se a este ttulo individual ou ttulo dependente porque a sua designao insuficiente para ser o ttulo prprio.)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

27

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.1 Descrio de recursos Impressos (Publicaes em Volumes)

Outras opes Tratando-se de uma obra em volumes em que as partes (cada volume) tm tudo em comum excepto a paginao, frequente elaborar uma descrio a um nico nvel sem referenciar qualquer informao em nota de contedo.
HERCULANO, Alexandre, pseud. Opsculos / Alexandre Herculano ; org., introd. e notas de Jorge Custdio e Jos M. Garcia. - ed. crtica. - Lisboa : Presena, 1982-1987. - 6 vol. : il. ; 24 cm

Descrio bibliogrfica a vrios nveis - baseia-se na diviso da informao descritiva em dois ou mais nveis. O primeiro nvel contm informao comum ao conjunto da publicao. O segundo nvel e os nveis subsequentes contm informaes relativas aos volumes individuais ou outras unidades. Em cada nvel, os elementos da descrio so dados pela mesma ordem e com a mesma pontuao da publicao unitria.
BRAUDEL, Fernand, 1902-1985 Civilizao material, economia e capitalismo : scs XV-XVIII / Fernand Braudel ; trad. Telma Costa. Lisboa : Teorema, D.L. 1992. - . 3 vol. ; 25 cm. Tit. Orig. : Civilisation matrielle, conomie et capitalisme. Vol. 1: As estruturas do quotidiano : o possvel e o impossvel. 544 p. (Teorema. Srie especial; 6) Vol. 2: Os jogos das trocas. 600 p. - (Teorema. Srie especial; 8) Vol. 3: O tempo do mundo. 607 p. - (Teorema. Srie especial; 9)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

28

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.1 Descrio de recursos Impressos (Publicaes em Volumes)

Descrio em aberto Corresponde a descries bibliogrficas em que certos elementos da descrio so deixados em aberto porque a entidade catalogadora no possui todos os volumes da publicao. Esses espaos em aberto so especificamente a data da publicao (na 4 zona) e o nmero de volumes (na 5 zona). Os espaos so deixados em aberto at que sejam descritos todos os volumes.

4 Zona Zona da publicao, distribuio, etc.

Em relao data de publicao pode acontecer que todos os volumes tenham sido publicados no mesmo ano e se assim for s se coloca uma data.
Local : Editor, 1979. 4 vol.

Pode no entanto tambm acontecer que cada volume tenha um ano de publicao diferente. Se tal situao ocorrer, coloca-se a data do primeiro e ltimo volume separados por um hfen
Local : Editor, 1979-1982. 3 vol.

Tratando-se de entradas em aberto, na informao da data, podem ocorrer trs situaes distintas: 1 A biblioteca possui somente o primeiro volume e por isso existe apenas essa data. A informao da data colocada na referncia bibliogrfica e como no existe indicao da data do ltimo volume necessrio deixar esse espao em aberto.
Local : editora, 1980- . - vol. ; 23 cm
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

29

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.1 Descrio de recursos Impressos (Publicaes em Volumes)

2 A biblioteca possui um ou mais volumes do meio, no existindo por isso a data do incio e do fim da publicao. Quando isto acontece as datas tm que ser calculadas pelo prprio catalogador em funo das indicaes que este possui da obra. Entre a primeira data e a ltima, o perodo no pode ser superior a 20 anos.
A biblioteca possui apenas o 5 volume cuja data de 1993. Calculam-se as datas provveis e coloca-se essa informao dentro de parnteses rectos: Local : editora, [1988?]-[1999?]. - v. ; 20 cm

H uma outra forma (mais usual) de elaborar o registo bibliogrfico que calcular apenas a data do primeiro volume.
Local : editora, [1988?]- . - v. ; 20 cm

3 A biblioteca possui apenas o ltimo volume. Nesta situao a data do primeiro volume fica em aberto e inserida somente a data do ltimo volume.
Local : editora, -1985- . - Vol. ; 22 cm

5 Zona Zona da descrio fsica

Em vez da indicao da quantidade de volumes, coloca-se apenas a indicao vol. precedida de dois ou mais espaos para assinalar que h espaos em branco. H bibliotecas que em vez da indicao vol. colocam apenas um v. Pgina
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

30

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.1 Descrio de recursos Impressos (Publicaes em Volumes)

Exemplos de referncias bibliogrficas em aberto: Existe apenas o 1 volume:


PORTUGAL. Ministrio da Educao. Gabinete de Estudos e Planeamento Caracterizao de estruturas formativas : ensino vocacional, tcnico profissional, formao profissional, ensino superior / Gabinete de Estudos e Planeamento [do] Ministrio da Educao ; Joo Cidade Alpiara. - Lisboa : Ministrio da Educao, GEP, 1983- . - v. : il, mapas, grficos ; 21 cm. Contm: 1 vol.: zona norte. - 1983. - 128 p.

Existe apenas o ltimo volume:


PORTUGAL. Ministrio da Educao. Gabinete de Estudos e Planeamento Caracterizao de estruturas formativas: ensino vocacional, tcnico profissional, formao profissional, ensino superior / Gabinete de Estudos e Planeamento [do] Ministrio da Educao ; Joo Cidade Alpiara. - Lisboa : Ministrio da Educao, GEP, 1984. - v. : il, mapas, grficos ; 21 cm. Contm: 2 vol.: zona sul. - 1984. 95 p.

Existem apenas alguns volumes dispersos:


PORTUGAL. Ministrio dos Negcios Estrangeiros Dez anos de poltica externa (1936-1948) : a Nao Portuguesa e a Segunda Guerra Mundial / Ministrio dos Negcios Estrangeiros. - Lisboa : Imprensa Nacional de Lisboa, [1961?]- . - vol. . - A obra est incompleta, s existem os volumes 5 e 6.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

31

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.2 Descrio de recursos Impressos (Partes Componentes)

Partes Componentes Muitas vezes as bibliotecas, com o objectivo de difundir informao que v de encontro satisfao das necessidades dos seus utilizadores, tm necessidade de catalogar uma parte de uma publicao. Pode ser um captulo ou parte de monografia, um artigo de peridico ou ento uma faixa de um documento udio ou de um outro tipo de material no-livro. [*]

No fundo trata-se de referenciar trabalhos dentro de trabalhos.

Utiliza-se a designao de parte componente para a descrio bibliogrfica destes registos.

Independentemente do tipo de documento que estiver a ser descrito, a ISBD para partes componente prev a existncia de quatro campos distintos: A descrio da parte componente compreende o ttulo da parte componente; sub-ttulo; autor da parte. Elemento de unio tem dois objectivos, primeiro de marcar claramente o fim da descrio da parte componente e o princpio da descrio e identificao do item hospedeiro; segundo Identificar a relao de pertena da parte em relao o todo. Para alcanar este objectivo, a descrio usa uma pontuao formal.
identificao da parte // identificao da totalidade da obra ou identificao da parte In: Ttulo do item hospedeiro

[*] artigos individuais dentro de uma publicao sob um determinado tema principal

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

32

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.2 Descrio de recursos Impressos (Partes Componentes) Identificao e descrio do item hospedeiro - estruturada de acordo com o esquema das zonas e elementos da ISBD(G) e vai buscar as suas especificaes s outras ISBDs em funo do tipo de documento a descrever.
1 Zona O ttulo da publicao deve ser sempre includo na identificao do item hospedeiro. A designao genrica do material normalmente excluda da identificao do item hospedeiro. Exceptuam-se duas situaes: Quando a DGM (designao genrica de material) diferente da parte componente Quando o item hospedeiro tem os dados da descrio semelhantes a uma publicao com formato diferente. Os ttulos paralelos so normalmente excludos. A informao de outro ttulo s se inclui quando o ttulo prprio no distintivo. A primeira indicao de responsabilidade inclui-se normalmente na identificao do item hospedeiro. 2 Zona As indicaes de edio incluem-se normalmente na identificao do item hospedeiro. 3 Zona Geralmente no se utiliza nas publicaes em srie, mas pode ser necessria para identificar materiais cartogrficos. 4 Zona O lugar da publicao e o editor incluem-se normalmente nas monografias e por vezes excluem-se nas publicaes peridicas. O ano sempre referenciado. 5 Zona, 6 Zona e 7 Zona So normalmente excludas da identificao do item hospedeiro. 8 Zona Se existir um nmero internacional normalizado deve ser sempre includo na identificao do item hospedeiro.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

33

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.2 Descrio de recursos Impressos (Partes Componentes) Pormenores da localizao da parte dentro do item hospedeiro compreende: o A forma como se referencia esta localizao varia conforme o tipo de documento do item hospedeiro. o Em obras num s volume a localizao expressa atravs da sua paginao ( por exemplo p. 40-78). o Em obras com mais do que um volume acrescenta-se o nmero do volume (por exemplo vol. 4, p. 78-90). o Tratando-se de publicaes peridicas necessrio referir o volume, n, ano e tambm a paginao (por exemplo: Vol. 26, n 2 (1976), p. 302-324. o Tratando-se de material no livro indica-se a localizao da parte componente nos termos adequados ao tipo de material utilizando, quando possvel, a numerao e os termos utilizados na prpria publicao. Os nmeros rabes substituem outro tipo de numerao bem como os nmeros escritos por extenso.

DESCRIO BIBLIOGRFICA DE PARTES DE MOMOGRAFIAS A catalogao de partes ou captulos de monografias deve ser feita com o preenchimento de 5 campos distintos: 1- Encabeamento por autor da parte ou captulo ou ento pelo ttulo da parte. 2- Indicao do ttulo da parte ou captulo seguido da indicao de responsabilidade. 3- Elemento de unio 4- Identificao e descrio do item hospedeiro. 5- Localizao da parte dentro do item hospedeiro.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

34

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 2.2 Descrio de recursos Impressos (Partes Componentes) Exemplo :

RAYNAUD, Pierre La puissance paternelle et lassistance ducative / Pierre Raynaud In: Mlanges offerts Ren Savatier. Paris : Librairie Dalloz, 1985. p. 807820

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

35

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos A actual ISBD consolidada no que diz respeito ao tratamento dos recursos vdeo e sonoros, corrobora os princpios e as directrizes da ISBD (NBM).

Surgiu da necessidade da catalogar documentao no textual, de natureza muito diversificada e cuja descrio no se encontrava enquadrada nas regras de descrio j existentes.

semelhana das outras ISBDs, a ISBD(NBM) especifica as necessidades para a descrio e identificao de um documento no-livro, atribui uma ordem aos elementos da descrio e estipula um sistema de pontuao.

As regras desta ISBD cobrem a descrio: Dos registos sonoros em qualquer suporte Dos filmes e registos de vdeo de todos os tipos e em variados suportes De objectos que podem ir de brinquedos, a jogos, marionetas, fantoches, etc. Dos recursos grficos De material multimdia.

Nesta unidade temtica abordaremos apenas os aspectos gerais da descrio dos registos sonoros, vdeos e grficos.

Os documentos electrnicos, pelas suas caractersticas, distinguem-se na descrio bibliogrfica, no s por serem novos suportes da informao mas tambm pelas implicaes tecnolgicas subjacentes sua leitura.

Os recursos sonoros e vdeos quanto tipologia so normalmente documentos caracterizados por uma grande diversidade na apresentao fsica.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

36

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos So documentos mais perecveis, ficam desactualizados rapidamente (sobretudo os de formato audiovisual) e necessitam de equipamento de leitura para serem consultados.

Em relao ao tratamento documental so documentos mais complexos sobretudo ao nvel da descrio da 1 zona (zona de ttulo e meno de responsabilidade), da 5 Zona (zona da descrio fsica) e da 7 zona (zona das notas).

Um outro aspecto que dificulta a descrio deste tipo de documentos a no existncia de pgina de ttulo ou fonte de informao equivalente. Alm disso, muitos recursos multimdia, gravaes sonoras, imagens fixas e em movimento carecem de uma fonte de informao nica para criar uma descrio bibliogrfica.

Quanto designao genrica do tipo de recurso (tambm denominada meno geral do tipo de documento), elemento pertencente 1 zona ISBD, apesar de ser um elemento facultativo recomendvel indic-lo na descrio dos recursos sonoros, vdeos e grficos. Alertamos para o facto de que o Grupo de Reviso da ISBD est ainda a analisar possibilidades de fazer algumas alteraes quanto nomenclatura a usar.

Apresentamos de seguida um quadro que estabelece a correspondncia entre os termos mais usuais da designao genrica de material (1 Zona) e a respectiva designao especfica do material (5 Zona) dos recursos descritos na ISBD (NBM):

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

37

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos Esquema Comparativo

DESIGNAO GENRICA DO MATERIAL [Registo Sonoro] So documentos em que o registo de som no acompanhado de imagens visuais. [Registo vdeo]

DESIGNAO ESPECFICA DO MATERIAL Bobine sonora Cartucho sonoro Cassete ou Cassete udio Disco sonoro CD ou CD udio Rolos para piano (e outros rolos)

Cassete vdeo So documentos com registo de imagens Cartucho vdeo visuais em movimento e com Disco vdeo acompanhamento sonoro destinadas a DVD ser visionadas num televisor ou ecr. [Filme] So documentos com ou sem pista sonora, magntica ou ptica que contm uma sequncia de imagens que criam a iluso de movimento quando projectadas em sucesso rpida. [Material Grfico] So imagens bidimensionais (individuais ou formando um conjunto), produzidas na sua forma original pela tcnica de desenho, pintura ou fotografia. frequente encontrar a designao [Visual grfico] em vez de [Material grfico]. [Projeco visual] Requer equipamento de leitura [Multimdia] Material composto por dois ou mais elementos, dos quais nenhum considerado de primordial importncia. Em geral destinam-se a ser usados como uma unidade. Filme em bobine Filme em cartucho Filme em cassete Filme loop lbum Carto estereogrfico Cartaz Desenho tcnico Fotografia Gravura Ilustrao Postal Quadro didctico Reproduo de arte, etc. Diapositivos e transparncias

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

38

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos ZONAS PARA A DESCRIO DESTE TIPO DE RECURSOS 1 Zona Zona do ttulo e indicao de responsabilidade Fonte principal da informao para estes registos: o prprio recurso, etiqueta, contentor, material textual acompanhante e outras fontes. Lngua da descrio: a dos elementos que surgem na prpria publicao. Comporta os seguintes elementos: o Ttulo prprio o Designao genrica do tipo de recurso (entre parnteses rectos [] ) o Ttulo paralelo (precedido do sinal grfico = ) o Informao de outro ttulo (precedido do sinal grfico : ) o Meno de responsabilidade (precedido do sinal grfico / ) o Outras menes de responsabilidade (precedido do sinal grfico ; )

Ttulo prprio [Designao genrica do tipo de recurso] = Ttulo paralelo : informao de outro ttulo / Meno de responsabilidade; outras menes de responsabilidade.

O ttulo prprio, pode ser constitudo por um termo genrico indicando um tipo de trabalho ou o seu contedo intelectual ou artstico: Concerto [Registo vdeo] Ar de rock [Registo sonoro] Leitura de poemas [Registo sonoro]

Designao genrica do tipo de recurso, elemento cujo registo na descrio embora sendo facultativo aconselhvel para este tipo de publicaes

Ttulo paralelo, so apresentados na descrio pela ordem da sua sequncia ou segundo o seu relevo topogrfico.

[: .], respeitando a ordem de sucesso ou o relevo topogrfico.


Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

Informao de outro ttulo, 4 elemento desta zona e precedido do sinal grfico

39

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos Meno de responsabilidade, refere-se a qualquer entidade (pessoa ou colectividade) responsvel por ou tendo contribudo para o contedo intelectual ou artstico de uma obra contida no recurso a descrever ou sendo tambm responsvel pela sua realizao (incluindo a representao).

Pode dizer respeito a entidades como: escritores, compositores, artistas, grficos, coregrafos, encenadores, realizadores, produtores, directores, compiladores, ilustradores, compositor de msica, intrpretes, etc.

Para os registos vdeo (sobretudo filmes) normalmente numerosa e complexa dada a multiplicidade de intervenientes na sua realizao. Quando isto acontece, registam-se os nomes das companhias produtoras e os nomes dos indivduos tais como produtores, directores, realizadores ou outros que detm algum grau de responsabilidade global na obra.

O material grfico, transcrevem-se as menes de responsabilidade relativas a pessoas ou colectividades que desempenham as funes mais importantes na criao intelectual ou ainda aqueles que se destacam pela sua participao na criao ou produo deste tipo de recurso. Consideram-se como entidades tambm responsveis: os directores os produtores, os artistas, os desenhadores, os criadores, os patrocinadores, etc.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

40

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos 2 Zona Zona da edio Fonte principal da informao para este tipo de recurso: o prprio recurso, etiqueta, contentor e material textual acompanhante e outras fontes. Lngua da descrio: a dos elementos que surgem na prpria publicao. Comporta os seguintes elementos: o Meno de edio o Meno paralela da edio o Menes de responsabilidade relativas edio o Outra meno de edio o Menes de responsabilidade relativas a outra meno de edio.

. Meno de edio.

3 Zona Zona especfica do material ou tipo de publicao Esta zona no se aplica especificamente aos recursos vdeos, sonoros e grficos. Se um documento em simultneo um destes recursos e outro tipo de material como uma publicao em srie ou um mapa, preenche-se esta zona com a informao prescrita para esta zona. Indicam-se a numerao para as publicaes em srie e os dados matemticos e outras caractersticas para o material cartogrfico.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

41

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos 4 Zona Zona da publicao e da distribuio Fonte principal da informao para este tipo de recursos: o prprio recurso, etiqueta, contentor, material textual acompanhante e outras fontes. Lngua da descrio: a dos elementos que surgem na prpria publicao. As menes da publicao, produo e distribuio para este tipo de material seguem em termos genricos, as regras estipuladas para os recursos impressos. Esta zona comporta os seguintes elementos: o Local de publicao e/ou de distribuio o Nome do editor e/ou de distribuio o Indicao da funo do distribuidor o Datas de publicao e/ou de distribuio o Local de impresso o Nome do impressor o Datas de impresso Para simplificao deste tipo de descrio considera-se importante que seja referenciado, apenas, os seguintes elementos:

. - Local de edio e/ou distribuio: nome do editor e/ou distribuio, data e/ou distribuio. -

Local de publicao e/ou de distribuio, local (cidade ou localidade) onde o recurso foi publicado ou distribudo, regras idnticas s indicadas na ISBD(M). Nome do editor e/ou de distribuio, regras idnticas s indicadas na ISBD(M). Datas de publicao e/ou distribuio, regras idnticas s indicadas na ISBD(M).

rectos, existe data, esta ser a registo sonoro, vdeo, original de arte, fotografias, etc.
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

copyright ou fabrico, ser dada uma data aproximada colocada entre parnteses

42

Quando no for possvel atribuir qualquer data de publicao ou distribuio,

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos 5 Zona Zona da descrio fsica Fonte principal da informao para este tipo de recursos: qualquer fonte. A informao obtida no prprio recurso, quer esteja explcita, quer implcita. Lngua da descrio: a da agncia bibliogrfica, respeitando as abreviaturas e as nomenclaturas normalizadas. Comporta os seguintes elementos: o Designao especfica do material e extenso do recurso o Outros pormenores fsicos o Dimenso do item o Meno do material acompanhante (facultativo)

. Extenso e designao especfica do material : outras indicaes fsicas ; dimenses do item + material acompanhante. -

Designao especfica do material e extenso, cita e numera a(s) unidade(s) fsica(s) que compe(m) o recurso e acrescenta outras caractersticas do recurso quando necessrio. O conceito de extenso significa o nmero de unidades fsicas. A designao especfica do material significa o nome concreto do recurso, classe especfica de material a que este pertence. Marcas registadas e sistemas tcnicos particulares, no caso dos registos vdeos ou filmes, regista-se entre parnteses curvos e depois da designao especfica do tipo de recurso e do nmero de materiais, um nome comercial ou outra indicao de um formato, quando a consulta desse recurso est dependente de um equipamento de leitura. Medidas adicionais de extenso, tempo de leitura, n de folhas, n de fotogramas,

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

43

etc. Esta informao colocada dentro de parnteses curvos.

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos Exemplos: Em relao ao tempo de leitura importa referir o seguinte:
_ Se a indicao do periodo est referenciada no item, regista-se esse periodo conforme est indicado: 1 cassete video (13 min., 30 seg.) 1 cassete video (70 min.) _ Se a indicao do periodo no est referenciada no item, mas esse periodo pode ser bem determinado, deve ser registado: 1 cassete video ( 40 min.) _ Se a indicao do periodo no esta referenciada no item e no pode ser bem determinado, deve ser registado um tempo aproximado: 1 cassete video (ca 40 min.) _ Se um item em vrias unidades de tempo tem referenciado o mesmo periodo de tempo para cada uma das partes, regista-se o tempo de cada unidade, seguido da palavra cada: 3 bobines ( 35 min. cada) _ Se um item em vrias unidades de tempo tem referenciado os vrios periodos de tempo registam-se esses periodos conforme est escrito: 3 CDs audio (50, 43, 49 min.)

Outras indicaes fsicas:


_ No caso dos documentos sonoros as mais relevantes so: o tipo de gravao ( ou seja a maneira como o registo sonoro foi codificado) 1 disco (20 min.) : analg. 1 CD (ca 50 min.) : digital a velocidade de audio (para discos analgicos medida em rotao por minuto - rpm, e para as bobines analgicas a velocidade, medida em centmetro por segundo - cm/seg. 1 disco (20 min.) : analg., 33 1/3 rpm 1 bonine (40 min.) : analg., 20 cm/seg. _No caso dos registos vdeo e filmes as mais relevante so as caractersticas do som e a cor. 1 cassete vdeo (90 min.) : son., color 1 bobine (20 min.) : son., p & b. _No caso dos materiais grficos importa considerar as indicaes relacionadas com o material de que feito o recurso e a indicao da cor. 1 impresso de arte : estampa 1 impresso de arte : gravada em cobre 1 desenho tcnico : fotocpia 2 fotografias : negativo 1 lbum seriado : face dupla Em relao cor: 4 cartazes : p. & b. 20 diapositivos : color. 3 fotografias : spia
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

44

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos

Indicao das dimenses


precedido pelo sinal Grfico [ ;]. pode ser expressa em cm e arredondado pelo cm superior ou ento em milmetros no caso dos filmes (8 mm, 16 mm). Para os documentos bidimensionais indica-se: largura x altura 20 diapositivos : color. ; 7 x 7 cm 1 fotografia : spia ; 12 x 8 cm 1 gravura : p. & b. ; 18 X 27 cm Se as medidas dos cartuchos e cassetes forem diferentes das dimenses padro tambm so registadas. 1 cassete udio (ca 30 min.) ; 12 x 7 cm Para uma folha dobrada indicam-se as dimenses da folha desdobrada seguida da expresso dobr. em ou dobrado em e depois d-se a dimenso da folha dobrada. 1 quadro didctico : color. ; 48 x 90 cm dobrado em 24 x 15 cm Para discos em forma circular regista-se o dimetro 1 disco (20 min.) : analg. ; 30 cm Para os filmes regista-se a medida padro (largura) em milmetros (mm) 1 bobine (15 min.) : son. ; 16 mm 1 filme em loop ( 2 min. 10 seg.) : color. ; super 8 mm

Indicao de material acompanhante


Qualquer parte separada fisicamente do recurso mas que publicada juntamente com ele. Pode estar num suporte diferente do recurso que est a ser catalogado (um recurso electrnico, vdeo, sonoro etc.) ou pode ser apenas a parte menor de um recurso, como por exemplo um folheto explicativo que acompanha um DVD. Exemplos: 1 cassete vdeo (VHS) (30 min) : son., color. + 1 glossrio (10 p.) 1 DVD (45 min.) : son., color. + 1 manual de utilizador 2 cassetes video (VHS) (30, 23 min.) : son., color. + 1 cassete audio (12 min.) O quarto elemento da 5 zona a indicao de material acompanhante e precedido pelo sina grfico [+ .] um elemento facultativo que usado para caracterizar uma parte fisicamente separvel do recurso. Existem outras formas de referenciar o material acompanhante. Pode fazer-se um registo independente. Pode descrever-se numa nota ou ento pode fazer-se uma descrio a vrios nveis.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

45

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos 6 Zona Zona da srie Quando existem elementos para esta zona a sua sequncia e pontuao corresponde aos da ISBD(M).

7 Zona Zona das notas Completam e esclarecem os dados da descrio. Convm no entanto que a

descrio das notas no seja exaustiva para no tornar a descrio demasiado complexa. Seguidamente apresentamos um quadro que especifica para cada zona as notas mais utilizadas na descrio dos recursos vdeo, sonoros e grficos: Zona 1 Zona Notas
Notas relativas lngua da obra, tradues ou adaptaes Dobrado em espanhol Adaptado da obra de Jlio Vernes Notas relativas fonte do ttulo prprio, as variantes de ttulo ou ttulos transliterados Ttulo retirado do contentor Titulo da capa: O homem de negro Notas relativas natureza, mbito, forma artstica ou finalidade do recurso Comdia em dois actos Documentrio Notas relativas aos ttulos paralelos ou complementos e ttulo Notas relativas s menes de responsabilidade. Em relao aos registos sonoros registam-se os intrpretes e em relao aos registos vdeos ou filmes registam-se os actores e outras pessoas que contriburam de forma artstica ou tcnica e que no tenham sido mencionados na meno de responsabilidade. Elenco: Jeremy Irons, John Lone, Barbara Sukowa Narrador: Manuel Antunes Arranjos: Lus Pedro Fonseca, Ro Kyao Adaptao Louis Daquin; msica Jean Wiener; som Lucien Legrand Atribuda a Thomas Dekker

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

46

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos 2 Zona
Notas relativas meno de edio em que se explicitam relaes do documento descrito com outros documentos ou suas edies e reimpresses. Originalmente publicado em 1965 Notas relativas a outros editores comerciais ou distribuidores. Notas relativas a mudanas da publicao e datas adicionais. Cop. 1954, 1957, 1962, 1968 Distribudo em Espanha pela UNED Notas relativas s variaes no formato ou durao Notas relativas a disponibilidade do documento em formatos alternativos. Disponvel na verso de 8mm Informao adicional relativa descrio fsica O postal est rasgado Notas relativas a alguma informao da srie a que o documento pertence. Notas relativas ao contedo: especificao de ttulos individuais, indicao de ndices, bibliografias, etc. Contm: O mar ; A terra. Notas relativas disponibilidade o documento Embalagem para demonstrao limitada Notas ao exemplar em mo Cpia pintada mo Notas fornecendo um sumrio Notas relativas audincia Para maiores de 12 anos

4 Zona

5 Zona

6 Zona Outras Notas

8 Zona Zona do nmero normalizado e das condies de disponibilidade Esta zona, a oitava da descrio bibliogrfica deste tipo de recursos, compreende os seguintes elementos: o Nmero Internacional Normalizado o Condies de disponibilidade e/ou preo (elemento facultativo)

ISBN : Condies de disponibilidade e/ou preo

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ISBN 0-525-56142-X : para aluguer ISBN 0-340-16427-1 : 25 euros ISBN 978-972-9067-38-9 : grtis para os membros da Associao

47

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos Determinao dos cabealhos A determinao dos cabealhos para este tipo de publicaes muito semelhante aos princpios adoptados para as monografias, seguindo na generalidade as normas referidas nas regras portuguesas de catalogao. Particularidade que importa considerar: MATERIAL GRFICO Fotografias A entrada principal feita pelo fotgrafo. Reprodues de arte A entrada principal deve ser feita pelo nome do autor original. Contudo se a reproduo da obra for feita por outro artista (por exemplo uma gravura que reproduz uma pintura), a entrada ser feita pelo artista que fez a reproduo. Cartazes, postais, diapositivos, etc. podem ter como ponto de acesso principal o nome de autor pessoa-fsica ou autor-colectividade.

REGISTO VDEO A entrada principal feita pelo ttulo do exemplar que se tem em mo. Entradas secundrias para pessoas ou entidades com responsabilidade no recurso que est a ser descrito: realizadores, produtores, argumentistas, sonoplastas, etc. O critrio da criao das entradas secundrias fica a cargo da agncia catalogadora.

REGISTO SONORO Enquadram-se nesta tipologia de documentos, as gravaes de msica (dita popular ou erudita), as gravaes de discursos polticos, de entrevistas, ensino de lnguas, livros falados, etc. A entrada principal feita pelo responsvel intelectual e artstico da obra: compositor e/ou interprete. Nas gravaes de som o contedo falado e no cantado ou tocado (poesia, palestras, discursos) a entrada dada pelo autor da poesia, das palestras ou do discurso.
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

48

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos

Exemplo : Tipologia do material [Registo sonoro] Definio Registo de som sem acompanhamento de imagens visuais

BOMTEMPO, Joo Domingos, 1775-1842 Concerto n 2 e n 4 para piano e orquestra [Registo sonoro] / Bomtempo. [Lisboa] : Portugalsom, 1988. 1 CD audio (51 min., 23 seg.) : stereo Pianista: Nella Maissa Orquestra Sinfnica de Nurenberg, sob a direco de Klauspeter Seibel I-Tit. Poder-se- tambm fazer entradas secundrias pelos nomes dados em zona de notas.

Tipologia do material [Registo video] Definio Registo de imagens visuais geralmente em movimento e geralmente com acompanhamento de som destinadas a ser visionadas num televisor ou cran.
PORQUE MORREMOS Porque morremos? [Registo video] / realizado por John Basset, Nancy Archibald, Heather Cook. So Joo da Madeira : Ecofilme [distrib.], 1990. 1 cassete vdeo (VHS) (52 min.) : color. (Planeta terra; 7) Vdeo documental Locuo em portugus Para maiores de 12 anos I - BASSET, John, real. II - ACHIBALD, Nancy, real. III - COOK, Heather,real.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

49

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 3 Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos Tipologia do material [Material grfico] ou [Visual grfico] Definio So imagens bidimensionais (individuais ou formando um conjunto), produzidas na sua forma original pela tcnica de desenho, pintura ou fotografia.
Exemplo n 1 Postal ilustrado IDLIO NA FONTE Idlio na fonte [Material grfico] = Idyll at the fountain. Porto : Lifer, [194-]. 1 postal ilustrado : color. ; 8 x 12 cm. (Minho) Data manuscrita: 20/7/1949 Exemplo n 2 Diapositivos SANTOS, Henrique Casa alentejana [Projeco visual] / Henrique Santos. Lisboa : [s.n.], 1970. 24 diapositivos : color ; 5 x 5 cm. I-Tit. Exemplo n 3 Diapositivos PORTUGAL. Instituto de Tecnologia Educativa. Grupo de trabalho para o Ensino da Biologia Grandes ecossistemas terrestres [Projeco visual] : diapositivos de inqurito com guia de professor / Instituto de Tecnologia Educativa, Grupo de trabalho para o Ensino da Biologia. Lisboa : I.T.E., 1981. 12 diapositivos : color. ; 35x25cm + 1 brochura com 25 p. (Sequncia F) I-Tit. Exemplo n 4 Cartaz LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO Ajude [Material grfico] : precisamos de si! / Liga portuguesa contra o cancro. Lisboa : L.P.C.C., [198-]. 1 cartaz : color. ; 64x 25 cm I-Tit. Exemplo n 5 Reproduo de obra de arte PAISAGEM FANTSTICA [Paisagem fantstica] [Material grfico]. Lisboa : C. Rodrigues, D.L. 1988. 1 reproduo de arte : color ; 64 X 25 cm Reproduo de uma pintura no assinada Paisagem fantstica, com sugesto de figura humana

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

50

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos Nos ltimos anos tem-se assistido ao aumento considervel da comunicao acadmica e cientfica em formato electrnico. So: as verses digitais das teses e dissertaes de mestrado e doutoramento os repositrios as verses electrnicas das revistas acadmicas e profissionais as actas de congressos e seminrios a publicao de recursos editados apenas em formato electrnico

Paralelamente a este processo, tambm algumas editoras comearam a colocar no mercado editorial verses digitais de monografias (e-books) e na prpria Web existem numerosos recursos de referncia e com valor informativo. As bibliotecas comearam j h alguns anos a integrar nas suas coleces documentos em outros formatos que no as tradicionais monografias e publicaes peridicas impressas. Primeiramente: os registos sonoros vdeos e grficos alguns recursos electrnicos como os CD-ROMs as publicaes em srie em formato electrnico

H todo um conjunto vasto de documentos electrnicos e recursos contnuos que contm grande volume de informao e que necessrio que as bibliotecas gradualmente os integrem nos seus acervos. Estes recursos no so fceis de catalogar pela dificuldade em encontrar nas fontes de informao prescrita os elementos para a sua descrio, muitos deles so contnuos e esto sujeitos a frequentes actualizaes. A ISBD (NBM) foi a primeira norma da IFLA a introduzir a questo dos ficheiros e dados do computador e a usar a designao geral de documentos legveis por mquina. Em 1988 surgiu a ISBD (CF) que designou estes materiais por ficheiros de
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

51

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos computador. Em 1997 o termo ficheiro de computador foi substitudo pela designao de documento electrnico. A designao documento electrnico permite identificar tanto os produtos como os conceitos associados s tecnologias informticas. A ISBD (ER) International Standard Bibliographic Description (Electronic Resources) foi a norma imanada pela IFLA para a descrio documental dos recursos electrnicos e veio substituir a ISBD (CF), estabelece e ordena os elementos da descrio deste tipo de publicaes e prescreve tambm um sistema adequado de pontuao, aplicada sobre os recursos electrnicos, entendendo-se estes como os documentos (dados e/ou programas) legveis por computador, incluindo aqueles que requerem o uso de um perifrico ligado ao computador, os recursos contnuos, estes, integram as publicaes em srie impressas e em formato electrnico e tambm os recursos integrantes que podem ser tambm em formato electrnico (pginas Web, etc.).

RECURSOS ELECTRNICOS

Consideram-se como recursos electrnicos os: DADOS Informao representando nmeros, texto, grficos, imagens, mapas, imagens em movimento, msica, som, etc. PROGRAMAS Informao contida em sistemas utilitrios com instrues ou rotinas para o desempenho de certas tarefas incluindo o processamento de dados. DADOS E PROGRAMAS - Conjugao de dados e programas como os servios em linha ou os multimdias interactivos.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

52

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos ISBD (ER), na sua edio de 1997, apresenta uma larga lista de designaes que se podiam incluir nesta zona da descrio: dados, dados numricos, dados textuais, programa CAD, Programa de sistema operativo, jogo interactivo, etc.

Outro aspecto importante que diz respeito catalogao dos recursos electrnicos que a questo da acessibilidade do recurso, so as diferentes formas de acessibilidade ao documento que determinam alguns aspectos da descrio bibliogrfica.

ACESSIBILIDADE - os documentos electrnicos so tratados de formas distintas, conforme seja: acesso local consideram-se os documentos que possuem um suporte fsico que pode ser descrito e que inserido num computador ou num perifrico a ele associado (disquete, disco ptico (CD-ROM, DVD). acesso remoto no existe um suporte fsico manusevel e o utilizador no pode manipular o suporte. O acesso s pode ser feito atravs da utilizao de um dispositivo de entrada/sada (stios Web, directrios de bibliotecas, obras monogrficas, bases de dados, publicaes em srie, listas de discusso, etc.).

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

53

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos FONTES DE INFORMAO - principal fonte de informao dos documentos electrnicos o prprio documento, assim temos as fontes internas: Ecr de ttulo Menu principal Ficheiro principal Pgina de acolhimento Outra informao apresentada de forma destacada

Bem como as fontes externas: Etiquetas afixadas ou impressas no suporte fsico do documento Documentao, invlucro ou outros materiais acompanhantes Qualquer outra descrio mencionada no documento

Quando o recurso que se est a descrever composto por duas ou mais unidades fsicas separadas, (um documento multimdia interactivo que contm um CD-ROM e um DVD), e cada parte tem as suas prprias fontes de informao, considera-se o elemento unificador (a caixa, invlucro ou etiquetas afixadas) como a fonte principal de informao, se as fontes anteriormente mencionadas no proporcionam a informao necessria, d-se preferncia as seguintes fontes pela ordem em que aparecem mencionadas.

LINGUA DA DESCRIO zonas: 1, 2, 4 e 6 A transcrio feita na lngua original do prprio documento, excepto na designao genrica do tipo de recurso. 5, 7 e 8 A transcrio feita na lngua da agncia catalogrfica, excepto nas transcries (quando se indica o nome do Tit. orig.).

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

54

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos OUTROS ASPECTOS alguns documentos electrnicos podem partilhar

caractersticas com outros tipos de documentos, h necessidade de consultar as outras ISBDs, para as publicaes em srie em formato electrnico necessrio consultar a ISBD (CR), dever ter-se em ateno as particularidades dos vrios tipos de recursos mencionados na ISBD consolidada. Na catalogao dos recursos integrantes, aqueles que esto sujeitos a actualizaes constantes, as fontes prescritas de informao so as actualizaes correntes. Actualmente os recursos electrnicos aparecem cada vez com maior frequncia em diferentes edies. Considera-se uma nova edio quando se verificou existirem diferenas significativas no contedo intelectual e artstico do recurso, nestes casos deve criar-se um novo registo bibliogrfico, as diferenas pouco significativas no justificam a criao de um novo registo. No optando por criar um registo parte, a 2 zona deve ser omitida e deve dar-se indicao na 7 zona.

ZONAS PARA A DESCRIO DESTE TIPO DE PUBLICAES 1 Zona Zona do ttulo e meno de responsabilidade informao para estes registos: fontes internas etiquetas do suporte fsico documentao caixas ou outros materiais acompanhantes fonte principal da

Lngua da descrio: a dos elementos que surgem na prpria publicao, excepto para a designao genrica do tipo de recurso, so: Ttulo prprio - indicao de responsabilidade, de edio, de srie, de publicao ou outros elementos que no a informao do ttulo. transcrito tal como aparece na fonte prescrita de informao mas sem necessidade de respeitar a pontuao e as maisculas. Pode ter as mesmas formas que os outros tipos de recursos. frequente, sobretudo nos documentos
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

55

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos electrnicos de acesso remoto encontrar recursos com mais do que um ttulo prprio (escritos na mesma lngua) a escolha feita em funo da

tipografia dos ttulos na fonte de informao prescrita e se no existir distino tipogrfica (ISBD consolidada ponto 1.1.4.1.1), elege-se o ttulo mais completo. obrigatrio indicar em zona de notas donde extrado o ttulo: Tit. obtido do contentor Tit. obtido do ecr do ttulo Tit. retirado da pgina de acolhimento

Designao genrica do tipo de recurso (entre parnteses rectos) aconselhvel para este tipo de publicaes. dada logo a seguir ao ttulo prprio entre parnteses rectos. Podem usar-se as designaes: [Documento electrnico] ou [Recurso electrnico]

Ttulo paralelo (precedido do sinal grfico = ) - ttulo prprios noutra lngua, escolhe-se como ttulo prprio o ttulo que coincide com a lngua do contedo do recurso que normalmente o primeiro da sequncia. Quando no se pode aplicar este critrio, a escolha recai sobre o primeiro dos ttulos apresentados sequencialmente. Cada entidade catalogadora deve definir se inclui todos os ttulos paralelos ou se estabelece um limite para a descrio. Devem incluir-se quando so necessrios para a identificao do recurso ou porque se consideram importantes para os utilizadores do catlogo (ISBD consolidada ponto 1.3.2). A porta do Oriente [Documento electrnico] = La porta dOriente La Suisse vue vol doiseau [Documento electrnico] = La Svizzera a volo ducello = A birds eye view of Switzerland Podem fazer-se entradas secundrias para os restantes ttulos paralelos se a entidade catalogadora assim o entender.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

56

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos Informao de outro ttulo (precedido do sinal grfico : ) o 4 elemento desta zona e precedido do sinal grfico : . Est subordinada ao ttulo prprio e/ou ttulos paralelos, transcrita respeitando a ordem de sucesso ou o relevo topogrfico. O universo [Documento electrnico] : o sistema solar Os princpios da determinao da informao de outro ttulo so semelhantes aos prescritos para a ISBD (M). Meno de responsabilidade (precedido do sinal grfico / ) o quinto elemento da zona de ttulo e da indicao de responsabilidade e segue em termos genricos as regras estipuladas para a descrio das monografias, qualquer entidade (pessoa ou colectividade) responsvel por ou tendo contribudo para o contedo intelectual ou artstico de uma obra contida no recurso a descrever. Pode tambm ser o responsvel pela sua realizao. A indicao de responsabilidade pode dizer respeito a entidades como: escritores, programadores, grafistas, compositores, realizadores, produtores, web designers, responsveis pelo desenvolvimento dos contedos, etc. Qualquer entidade e/ou pessoa fsica com uma participao menor desde que mencionado na fonte prescrita de informao. Podem tambm registarse algumas menes de responsabilidade na zona das notas. Outras menes de responsabilidade (precedido do sinal grfico ; ) Os rpteis [Documento electrnico] / Maria Jos Arajo Notas: Guia do utilizador: Antnio Bidarra.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

57

Ttulo prprio [Designao genrica do tipo de recurso] = Ttulo paralelo : informao de outro ttulo / Meno de responsabilidade ; outras menes de responsabilidade.

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos 2 Zona Zona da edio fonte principal da informao para os documentos electrnicos: fontes internas, etiquetas do suporte fsico, documentao, caixas ou outros materiais acompanhantes.

Lngua da descrio: a dos elementos que surgem na prpria publicao. Comporta: o Meno de edio o Meno paralela da edio (=) o Menes de responsabilidade relativas edio (/) o Outra meno de edio Meno de edio = Meno paralela de edio Meno de edio / Meno de responsabilidade Meno de edio / Meno de responsabilidade ; meno de responsabilidade Meno de edio , outra meno de edio. Optamos apenas por apresentar explicaes relativas ao primeiro elemento desta zona: a meno da edio. H uma nova edio quando se verificam alteraes significativas no contedo intelectual ou artstico de um documento, quer o documento contenha ou no referncia a esse facto. Estas alteraes incluem adies e supresses de contedo, diferenas de linguagens de programao e modificaes no sistema operativo. Uma actualizao deve dar-se apenas a indicao em notas. No caso de dvida sobre se uma meno constitui ou no uma meno de edio, pode considerar-se a presena de palavras como edio, publicado, verso, nvel. Verso 1.2 2 ed. rev. Interactive ed. Version 2.4 Quando no se tem a certeza prefervel omitir esta zona ISBD.
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

58

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos 3 Zona Zona do tipo e extenso do recurso (temporariamente suspensa)

4 Zona Zona da publicao e da distribuio todos os documentos electrnicos de acesso local ou remoto so considerados publicados. Nem sempre fcil determinar os elementos desta zona da descrio. Fonte principal da informao para os documentos electrnicos: fontes internas etiquetas do suporte fsico documentao caixas ou outros materiais acompanhantes

Lngua da descrio: a dos elementos que surgem na prpria publicao. As menes da publicao e distribuio para este tipo de material seguem em termos genricos, as regras estipuladas para as monografias. Comporta: Local de publicao e/ou de distribuio - cidade ou localidade onde o recurso foi publicado ou distribudo. Nome do editor e/ou de distribuio - Se aparecerem vrios editores na fonte prescrita de informao, escolhe-se o que tem maior relevncia visual ou tipogrfica ou o que aparece em primeiro lugar Indicao da funo do distribuidor Datas de publicao e/ou de distribuio - Quando um documento electrnico de acesso remoto, indicao de ano, ms e dia, regista-se o ano nesta zona e a restante datao (ms e dia) pode ser dada na 7 zona (notas).

parnteses rectos.
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

copyright ou fabrico, ser dada uma data aproximada colocada entre

59

Quando no for possvel atribuir qualquer data de publicao ou distribuio,

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos Local de impresso Nome do impressor Datas de impresso

. - Local de edio e/ou distribuio: nome do editor e/ou distribuio, data e/ou distribuio. -

5 Zona Zona da descrio fsica fonte principal da informao para os documentos electrnicos: qualquer fonte. As regras enunciadas na 5 zona por norma no se aplicam aos documentos em acesso remoto. Pode indicar-se a medida total do arquivo utilizando os termos bytes, kilobytes, megabytes, etc. A dar-se esta indicao, esta coloca-se entre parnteses curvos. Podem tambm indicar-se o nmero de pginas em documentos de acesso remoto que esto paginados como o caso de alguns documentos em PDF.

Lngua da descrio: a da agncia bibliogrfica, respeitando as abreviaturas e as nomenclaturas normalizadas. Comporta: Designao especfica do documento e extenso do item - primeiro elemento desta zona cita e numera a(s) unidade(s) fsica(s) que compe(m) o recurso e acrescenta outras medidas do recurso quando necessrio, identifica a classe especfica de material de suporte que contm a informao: disquete, DVD, CD-ROM, etc. O nmero de unidades fsicas dado antes da indicao especfica do tipo de material. 4 disquetes 1 DVD1 CD-ROM 2 CDs 1 bobine para computador 1 disco ptico (CD-ROM)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

60

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos Outros pormenores fsicos - o segundo elemento da 5 zona a indicao de outras indicaes fsicas e precedido do sinal grfico : . Se o recurso tem som regista-se: son. 1 DVD : son. Se o recurso tem duas ou mais cores, regista-se: color. 1 DVD : son., color.

Dimenso do item - terceiro elemento da 5 zona a indicao das dimenses, precedido pelo sinal grfico ; . Pode ser expressa em cm e

arredondado pelo cm superior. A principal dimenso a descrever a do prprio recurso independentemente das dimenses externas do invlucro que o acompanha. Aconselha a utilizao da palavra caixa/invlucro (ou outra palavra equivalente) a acompanhar as dimenses (ISBD consolidada 5.3.1.3).

Meno do acompanhante (facultativo) - quarto elemento da 5 zona a indicao de material acompanhante e precedido pelo sinal grfico + . Breve descrio fsica do material acompanhante depois da palavra ou frase que caracteriza o material. Colocada dentro de parnteses rectos. 1 DVD : son., color. + 1 guia do utilizador (23 p.) 2 CD-ROMs : son., color. + 1 manual ( 10 p. : il. ; 30 cm)

. Extenso e designao especfica do material : outras indicaes fsicas ; dimenses do item + material acompanhante. -

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

61

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos 6 Zona Zona da srie utiliza-se quando o recurso electrnico est publicado numa srie ou subsrie. Fonte principal da informao para os documentos electrnicos: Acesso local: fontes internas, etiquetas do suporte fsico, documentao, caixas ou outros materiais acompanhantes ou seja o recurso em si mesmo. Acesso remoto: ttulo de ecr, menu principal, menes do programa ou outra informao identificativa que aparea destacada. Lngua da descrio: a dos elementos que surgem na prpria publicao. Comporta: Ttulo prprio da coleco ou sub-coleco Ttulo paralelo da coleco ou sub-coleco Complemento de ttulo da coleco ou sub-coleco Menes de responsabilidade da coleco ou sub-coleco ISSN Nmero de volume

A meno da coleco dada entre parnteses curvos ( ), pontuao corresponde aos da ISBD (M).

7 Zona Zona das notas completam e esclarecem os dados da descrio. Para os documentos electrnicos existem notas de carcter obrigatrio e notas facultativas. Nota obrigatria para documentos electrnicos de acesso local: requisitos do sistema Nota obrigatria para documentos electrnicos de acesso remoto: modo de acesso Nota obrigatria para todos os recursos electrnicos: informao de onde retirado o ttulo prprio. Pgina
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

62

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos Nas notas de carcter obrigatrio esto as notas relativas aos documentos electrnicos de acesso local: Requisitos do sistema a primeira nota a ser descrita e iniciada com o termo requisitos do sistema : seguido das caractersticas descritas no prprio recurso. Inclui informao sobre marca, modelo ou nome da mquina, capacidade de memria necessria, nome do sistema operativo que necessrio para poder ler o programa, caractersticas do software, perifricos, etc. Excepto a primeira, cada caracterstica deve ser antecedida de ponto e vrgula.

. - Requisitos do sistema: 16 Mb de RAM; Placa grfica SVGA (milhares de cores 640x480); Placa de som (16 bit). . Requisitos do sistema : 18 Mb de Ram; Internet Explorer 5.0 ou superior; CD-ROM 4x; placa grfica; monitor; rato

Modo de acesso - uma nota obrigatria para os documentos electrnicos de acesso remoto, so sempre precedidas pela expresso: Modo de acesso: . - Modo de acesso: FTP via Internet . Modo de acesso: World Wide Web . Modo de acesso: Internet A direco electrnica (http://) no se regista. Nota de carcter obrigatrio fonte de ttulo prprio informao de onde foi retirado o ttulo prprio da obra que est a ser descrita. Tit. obtido do contentor Tit. atribudo pelo catalogador Tit. da pgina inicial Tit. obtido do ecr do ttulo Tit. retirado da pgina de acolhimento

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

63

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos Outros tipos de notas: Notas sobre a lngua e a escrita (lngua da obra, tradues ou adaptaes): Obra bilingue Notas sobre as variantes de ttulo: Segundo tit. do ecran: La adoracin de los pastores Notas sobre a natureza, mbito, forma artstica ou finalidade do documento: Documentrio Destinado aos trabalhadores dos CTT Notas sobre os ttulos paralelos e informaes de outro ttulo: No contentor aparece tambm como informao de outro ttulo: relatrio anual de 2003 Notas sobre as menes de responsabilidade que no tenham lugar na 1 zona: Guia do utilizador: Richard Strauss Notas sobre a meno de edio (alteraes menores, histria da prpria edio,algumas datas consideradas importantes para a apreenso do contedo, relaes do documento descrito com outros documentos): Realizado originalmente em 1995 Notas sobre informao adicional sobre o tipo de extenso dos recursos: Extenso mxima de cada registo: 2000 bytes Notas relativas 4 zona (outros editores, datas no registadas na zona 4): Em Portugal distribudo pela Livraria Portugal Notas relativas descrio fsica (alguma informao adicional): Apresentao no ecr em verde, amarelo e vermelho Nota relativa srie a que o documento pertence: A primeira verso foi publicada na coleco: descoberta do universo Notas de contedo: Contm: Lado 1: Somos meninos do mundo; Lado 2: Meninos de todas as cores Contm: Aqui em vora / Manuel Silva; Barco Negro em Goa / Tiago Pereira; A frica revisitada / Ana Costa e Jos Fontes
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

64

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos Notas relativas a dissertaes ou teses: Tese de Doutoramento em Lingustica, apresentada Universidade Nova de Lisboa Notas relativas ao uso/audincia: Maiores de 12 anos Resumo: O esturio do Rio Sado, suas caractersticas e localizao geogrfica. O impacto da flora e da fauna nas actividades econmicas da regio.

8 Zona Zona do nmero normalizado e das condies de disponibilidade - fonte principal da informao para os documentos electrnicos: fontes internas, etiquetas do suporte fsico, documentao, caixas ou outros materiais acompanhantes. Lngua da descrio: a da agncia bibliogrfica, respeitando as abreviaturas e as nomenclaturas normalizadas. Regista-se o ISBN ou ISSN. As modalidades de aquisio e/ou preo so facultativas ISBN 0-87490-399-8 : 35 euros ISSN 0021-8871 = Journal of applied chemistry : oferta

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

65

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos Documentos de Acesso Local
HISTRIA DA FOTOGRAFIA Histria da fotografia [Documento electrnico] : 1840-1960 / ed. Marcos Lepscopo, Thales Trigo. So Paulo : Senac, 1997. 1 CD-ROM : color. Requisitos do sistema: Windows 95; 16 Mb RAM; Super VGA 640x480, milhares de cores Tit. retirado do contentor. Ed. trilingue: portugus, ingls e castelhano. I- LEPSCOPO, Marcos, ed. II- TRIGO, Thales, ed.

Documentos de Acesso Remoto

ANALES DE DOCUMENTACON, Murcia, 1998 Anales de documentacin [Documento electrnico] : revista de biblioteconomia y documentacin / Facultad de Comunicacin y Documentacin. Murcia : Universidad de Murcia, [1998]- . Modo de acesso: World Wide Web. Tit. retirado do ecr do ttulo. Resumo: contm apenas os ttulos, resumos e palavras-chaves em ingls. Para aceder ao texto integral precisa de assinatura. ISSN 1697-7904 I- UNIVERSIDAD DE MURCIA. Facultad de Comunicacin y Documentacin

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

66

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos ANEXO A 3 Zona ISBD para a catalogao de recursos electrnicos Foi obrigatrio at h pouco tempo o preenchimento desta zona, nomeadamente a indicao do tipo de documento. O quadro que a seguir estabelece a correspondncia que existia entre a designao do tipo de documento com a estrutura dos documentos: Designaes do tipo de recursos

Tipos de Documentos
Fontes Imagens Dados numricos: - Dados censitrios -Dados de inquritos Dados sonoros Dados representacionais /com imagem: -Dados cartogrficos Dados textuais: -Documentos -Bases de dados bibliogrficos -Jornais / revistas -Boletins

DADOS

PROGRAMAS

Programas de aplicao: - Programas CAD -Programas de bases de dados - Programas de edio - Jogos - Folhas de clculo -Prog.de processamento de texto Programas de sistema: - Prog. de sistemas operativos -Prog. de linguagens de programao - Programa de recuperao Programa utilitrio

DADOS E PROGRAMAS

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

Multimdia interactive Servio em linha: - Bulletins boards - Grupos de discusso -Sites de www

67

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 4 Catalogao de recursos electrnicos A dimenso e extenso do recurso facultativa.

Entende-se por extenso do recurso a indicao por exemplo do nmero de ficheiros que compem os dados ou programas. A indicao da extenso d-se sempre em numerao rabe. Dados ( 4 ficheiros) Programas ( 12 ficheiros) A dimenso e extenso do recurso podem tambm ser dadas em bytes. Dados (2 ficheiros, ca 20000 bytes cada)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

68

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos A Descrio Bibliogrfica Internacional Normalizada das Publicaes em Srie, ISBD (S) que durante muitos anos serviu para o tratamento catalogrfico das publicaes em srie, foi substituda em 2002 pela ISBD (CR). O alargar do domnio da aplicao da norma para incluir para alm da publicao peridica, (em papel ou electrnica), os recursos integrantes, deu origem a um novo conceito, o recurso contnuo, recurso bibliogrfico que publicado ao longo do tempo sem concluso predeterminada e que incluem: Publicao em srie - recurso contnuo publicado numa sucesso de fascculos ou partes separadas e sucessivas, tendo normalmente uma numerao e no tendo uma previso de concluso predeterminada (revistas impressas ou electrnicas, directrios publicados em partes sucessivas, relatrios anuais, jornais e sries monogrficas). Recurso integrante - recurso bibliogrfico que se completa ou modifica por meio de actualizaes que no permanecem separadas mas que se integram no todo (folhas mveis actualizadas, bases de dados actualizadas e sites da Web actualizados). A ISBD (CR) composta por um conjunto de regras aplicveis ao tipo de recurso bibliogrfico a que se destina, mas quando esse recurso apresenta caractersticas de outros tipos de materiais pode-se recorrer ISBD respectiva (premissa importante introduzida dando a possibilidade da interaco entre as vrias ISBDs) . No caso das publicaes em srie, estas so descritas segundo a ISBD (CR) para os elementos respeitantes periodicidade, mas no que diz respeito indicao geral da natureza do recurso (1 zona) e descrio fsica (5 zona), deve-se recorrer s ISBDs especficas em funo do tipo de recurso bibliogrfico que est a ser catalogado.
se o recurso que est a ser catalogado for um recurso electrnico, tem de haver uma combinao entre as determinaes da ISBD (CR) e da ISBD (ER). Estas determinaes podem tambm ser encontradas na ISBD consolidada. Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

69

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos FONTES DE INFORMAO Base de descrio para este tipo de recursos: Publicaes em srie impressas ou electrnicas - feita a partir do primeiro nmero publicado ou do nmero mais antigo que a biblioteca possui. Consideram-se como fontes de informao para a 1, 2, 3 e 4 zona o primeiro ou o mais antigo nmero ou parte publicados, para a 5, 6, 7 e 8 zona todos os nmeros ou partes publicados, e para a 7 e 8 zona pode tambm recorrer-se a qualquer outra fonte. So publicaes no numeradas as que no tm indicao de vol./n/Ano/etc. Recursos integrantes baseamo-nos na actualizao corrente do recurso, excepto da data de incio da publicao. Consideram-se como fontes de informao para a 1, 2, 4 (excepto a data, quando mencionada a primeira data do recurso), 5, 6, 7 e 8 zona, a actualizao corrente, e para a 7 e 8 zona pode tambm recorrer-se a qualquer outra fonte.

Fonte principal da informao: Recursos impressos - pgina de rosto ou a pgina de rosto substituta (pgina com o ttulo no sumrio, capa, cabealho, ficha tcnica, colofo e outras pginas), sempre que esta se usar para a descrio dever-se- indicar uma nota com a indicao da fonte usada (titulo obtido da capa; ttulo obtido retirado da ficha tcnica). Recursos no impressos - a ISBD (CR) remete para a ISBD relativa ao tipo documento que se est a catalogar.
no caso dos recursos contnuos electrnicos so vlidas as prescries estabelecidas na ISBD (ER). Se estivermos a catalogar uma publicao em srie em formato electrnico, tomaremos as fontes associadas ao primeiro nmero ou ao primeiro nmero disponvel e se estivermos a catalogar um recurso electrnico integrante, tomamos como fonte de descrio a ltima actualizao disponvel.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

70

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos Alteraes ao ttulo prprio, aspecto inovador da ISBD (CR) relativamente s publicaes em srie (impressas e electrnicas) e aos recursos integrantes, est relacionado com as alteraes de ttulo e quando estas alteraes do origem a um novo registo bibliogrfico (alteraes maiores). Estas determinaes podem tambm ser encontradas na ISBD consolidada. Assim temos: So alteraes maiores para publicaes em srie (electrnicas ou impressas), nas seguintes situaes: A Adio, supresso ou reordenao das primeiras cinco palavras do ttulo (ou seis palavras se o ttulo comea com um artigo) A mudana tem lugar aps as primeiras cinco palavras mas altera o sentido do ttulo ou aborda uma temtica diferente Muda a entidade citada no ttulo (h nestes casos algumas excepes ver ponto 0.2.5.1.5 da ISBD consolidada) Muda a meno de edio e essa mudana representa uma alterao significativa no alcance e cobertura da publicao Muda o suporte fsico Quando um ttulo dependente se converte em independente Outras situaes ( quando a publicao em srie o resultado da fuso de duas ou mais publicaes; quando a publicao em srie d origem a duas publicaes distintas) So alteraes menores para publicaes em srie (electrnicas ou impressas), as que no requerem a elaborao de um novo registo no catlogo, por regra registam-se em nota e se a entidade catalogadora considerar conveniente, pode elaborar-se uma entrada secundria de variante de ttulo com a indicao deste ttulo. A ISBD (CR) considera como menores as seguintes alteraes ao ttulo prprio: Mudanas de ortografia, sinais, smbolos. Palavras abreviadas que se apresentam de forma desenvolvida (inclui abreviaturas e acrnimos). Nmeros rabes alterados para romano (ou vice versa).
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

71

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos Mudana de uma palavra de plural para singular (ou vice versa). Supresso ou adio de artigos ou preposies em qualquer lugar do ttulo. Adio ou supresso em qualquer lugar do ttulo de palavras que indiquem o tipo de recursos, como boletim, revista e os seus equivalentes noutras lnguas. So alteraes maiores no ttulo prprio para recursos integrantes, exigem tambm a criao de um novo registo no catlogo para o recurso com este novo ttulo. A ISBD (CR) e a ISBD consolidada consideram como maiores ou significativas, as seguintes alteraes de ttulo: Muda a meno de edio, indicando uma mudana significativa no alcance ou cobertura do recurso. Muda o suporte fsico. O recurso o resultado da fuso de dois ou mais recursos. O recurso d origem a dois ou mais recursos. So alteraes menores no ttulo prprio para recursos integrantes, qualquer alterao ao ttulo prprio que no seja uma das alteraes maiores especificadas anteriormente para os recursos integrantes, e no exigem nova descrio no catlogo. No podemos esquecer que a fonte prescrita de informao para os recursos integrantes e a actualizao corrente, faz modificar a descrio existente no registo. O ttulo anterior d lugar ao novo ttulo.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

72

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos DESCRIO DOS RECURSOS CONTNUOS Zonas para a descrio deste tipo de publicaes: 1 Zona Zona do ttulo e meno de responsabilidade - fonte principal da informao para as fontes impressas pgina de rosto ou o seu substituto, dever ter-se em ateno o tipo de publicao que se est a catalogar e de acordo com a tipologia, seguir a fonte de informao prescrita para esta zona. Comporta os seguintes elementos: Ttulo prprio - primeiro elemento da descrio bibliogrfica, se for impresso retira-se do rosto ou do seu substituto, se for no impresso colhe-se da fonte de informao prescrita para a tipologia do recurso, o ttulo prprio pode ser constitudo por um termo genrico (boletim; boletim informativo; anais; arquivo), se for um conjunto de iniciais ou num acrnimo e na mesma pgina tambm est presente a forma desdobrada, as iniciais ou o acrnimo so dados como ttulo prprio e a forma desdobrada dada como complemento de ttulo (P.M.L.A : publications of the Modern Language Association of America), se for uma meno de responsabilidade e faz parte integrante do ttulo prprio transcrita como tal (Boletim da Casa do Pessoal da RTP; Bulletin de la Societ dAnthropologie), quando for o nome do autor, este dado como ttulo prprio (Syndicat National des Fabricants de Bronzes). Designao genrica do tipo de recurso (entre parnteses rectos) - facultativo e regista-se imediatamente a seguir ao ttulo prprio e a designao varia de acordo com a tipologia de recurso que se est a catalogar (Boletim de informao documental [Documento electrnico]; Jornal da noite [Registo vdeo]). Ttulo paralelo (precedido do sinal grfico = ) - apresentado na

descrio pela ordem da sua sequncia ou segundo o seu relevo

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

73

topogrfico (Anurio estatstico = Annuaire statistique).

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos Informao de outro ttulo (precedido do sinal grfico : ) - o 4 elemento desta zona e precedido do sinal grfico [:] (S.L.B. : Sport Lisboa e Benfica). Meno de Responsabilidade (precedido do sinal grfico / ) - elemento da zona de ttulo e da meno de responsabilidade, refere-se a pessoas ou colectividades que contriburam para o contedo intelectual ou artstico do recurso. Por norma nas publicaes em srie a meno de

responsabilidade principal pertence ao proprietrio, que quase sempre uma entidade colectiva, Nas publicaes em srie no se registam como meno de responsabilidade pessoas que aparecem referenciadas como editores, tem origem no facto de serem frequentes as alteraes de editores literrios no percurso de vida de uma publicao em srie (/ prop. da Comisso de Coordenao da Regio do Algarve). Outras menes de responsabilidade (precedido do sinal grfico ; ) - fica ao critrio da entidade catalogadora a sua indicao, se a meno de responsabilidade acrescentada, alterada ou desaparece numa actualizao subsequente, altera-se a zona de ttulo e meno de responsabilidade para dar a indicao da meno que aparece na actualizao corrente. 2 Zona Zona da edio - pgina de rosto ou o seu substituto, dever ter-se em ateno o tipo de publicao que se est a catalogar e de acordo com a tipologia do recurso, seguir a fonte de informao prescrita para esta zona. Comporta os seguintes elementos: Meno de edio - Esta uma zona que muitas vezes no se preenche na descrio de publicaes em srie, 0ptando-se por referenci-la, os dados na meno da edio so inscritos nos termos em que se

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

numerais so apresentados em algarismos.

74

apresentam na publicao, mas usam-se abreviaturas normalizadas e os

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos Meno paralela da edio Menes de responsabilidade relativas edio Outra meno de edio Menes de responsabilidade relativas a outra meno de edio
. Meno de edio. Reprintd. ed. 2 ed. rev. Edio para determinado pblico . Ed. para o aluno Edio de aspecto fsico particular . Ed. Braille Edio em determinada lngua, quando existe em vrias . Ed. em espanhol Edio locais . Ed. do Porto

3 Zona Zona da numerao - utiliza-se esta zona para publicaes em srie quando se cataloga a partir do primeiro nmero ou parte do recurso, no geralmente utilizada na catalogao dos recursos integrantes pgina de rosto ou o seu substituto, outras preliminares e colofo. Dever ter-se em ateno o tipo de publicao que se est a catalogar e de acordo com a tipologia seguir a fonte de informao prescrita para esta zona.
. - Numerao referente ao incio da publicao-numerao referente ao fim da publicao. A 3 zona s preenchida quando a biblioteca esta a fazer a catalogao da publicao em srie a partir do seu primeiro nmero. Quando a descrio feita a partir de outro nmero que no o primeiro (o nmero mais antigo que a biblioteca possui), esta zona omitida e indica-se numa nota o vol., n e ano do exemplar de onde feita a descrio. Esta nota precedida pela expresso - Descrio baseada em: Descrio baseada em: S.3, vol. 3, n 1 (Jan. 1985)

esta zona e indica-se na zona das notas


Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

Quando a descrio no feita a partir do primeiro nmero, no se preenche

75

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos 4 Zona Zona da publicao e da distribuio - pgina de rosto ou o seu substituto, outras preliminares e colofo. Para simplificao deste tipo de descrio consideramos apenas importantes que sejam referenciados os seguintes elementos:
. - Local de edio : nome do editor, data do incio da publicao - data do fim da publicao. -

Local de publicao e de distribuio - o local (cidade ou localidade) onde a publicao em srie publicada, tal como designado no nmero descrito. Nome do editor e de distribuidor - pode ser dado numa forma abreviada, desde que possa ser entendido e identificado sem ambiguidade, mesmo internacionalmente, compreende as publicaes em srie e os recursos integrantes Indicao da funo do distribuidor Datas de publicao da publicaes em srie, o quarto elemento desta zona, o limite cronolgico da publicao que abrange as datas extremas do primeiro ao ltimo nmero (1980-1991 ou 1980- ), se for necessrio fazer um clculo manual necessrio termos em ateno a periodicidade da publicao e tambm a sua numerao (indicaes de ano, volume e nmero), normalmente a indicao de ano (A. 4) e de volume (Vol. 4) corresponde ao ano civil, em muitas situaes necessrio ter tambm em conta o n da revista e a sua periodicidade. Dos recursos integrantes elege-se como data de comeo da publicao, (se conhecida), o ano em que o recurso integrante esteve disponvel pela primeira vez. Local de impresso Nome do impressor Datas de impresso
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

76

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos 5 Zona Zona da descrio fsica - comporta os seguintes elementos: Designao especfica do documento e extenso do recurso Indicao de ilustraes Dimenso do item Indicao do material acompanhante Para um recurso contnuo que est em publicao registam-se os aspectos especficos do tipo de recurso que se est a catalogar, nas publicaes em srie impressas frequente referir apenas a dimenso do recurso. A dimenso expressa em centmetros (cm).
30 vol. 2 vol. (folhas actualizveis)

6 Zona Zona da srie - quando existem elementos para esta zona a sua sequncia e pontuao corresponde aos da ISBD(M). 7 Zona Zona das notas - constituem a stima zona da descrio bibliogrfica completam e esclarecem os dados da descrio, para as publicaes em srie: As notas relativas periodicidade As notas que ligam a publicao que se descreve com outras publicaes em srie As notas que referem alteraes que ocorrem no decurso da publicao Notas que podem dar informaes peculiares sobre determinado exemplar. semelhana da ISBD (M), cada nota separada da nota seguinte por um ponto, espao, trao, espao (. - )

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

77

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos NOTAS OBRIGATRIAS Nota de periodicidade - primeira nota a ser registada, obrigatria na descrio dos recursos contnuos sempre que no conste da zona de ttulo e da meno de responsabilidade. A periodicidade diz respeito frequncia das publicaes em srie ou frequncia das actualizaes dos recursos integrantes.
Publicaes em srie Estudos contemporneos Nota: Trimestral Recursos integrantes Tcnicas de auditoria Nota: Actualizaes semestrais

Periodicidade das publicaes em srie aplicada tambm aos restantes recursos contnuos:

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

irregular

78

Se a periodicidade no constante, indica-se em nota que a periodicidade

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos Notas publicao escrita - obrigatria quando a descrio no feita a partir do primeiro nmero publicado.
Descrio baseada em: a. 47, vol. 3 (1960) Descrio baseada em: vol. 3, n 3 (Jun. 1989) Descrio baseada em: 1966

Notas sobre as caractersticas do sistema - obrigatria se o recurso contnuo for em formato electrnico de acesso local.

Notas sobre o modo de acesso - obrigatria se o recurso contnuo for em formato electrnico de acesso remoto. Notas ao ttulo prprio - obrigatria se o recurso contnuo for em formato electrnico, para os recursos impressos, regista-se uma nota rela tiva fon te do ttulo prprio quando a descrio no feita a partir da fonte principal de informao.
Publicaes em srie Revista portuguesa de histria Nota: Revista portuguesa da histria (nmeros entre 1990 e1993) Recursos integrantes Normas da fiscalidade em Portugal Nota: Tit. anterior: Regras da fiscalidade em Portugal

Notas zona da edio e histria bibliogrfica da publicao em srie - dizem respeito vida dos recursos e que ligam o recurso que se descreve com outros recursos, referindo as alteraes que ocorreram no decurso da vida da publicao. As mais frequentes so: 1. Continuao de - regista-se uma nota (obrigatria) do ttulo (e tambm quando possvel do ttulo chave e do ISSN). Esta informao precedida do termo: Nota: Continuao de: Revista catlica 2. Continuado por - o recurso cessou a publicao e foi continuado por

Nota: Continuado por: Glasgow Corporation = ISSN 0308-4140


Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

79

outro recurso. tambm uma nota obrigatria precedida do termo:

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos 3. Fuso de - o recurso continuado o resultado da fuso de dois ou mais recursos editados anteriormente, d-se uma nota obrigatria com os ttulos (e se possvel com os ttulos chaves e respectivos ISSN). Esta informao precedida do termo: Nota: Fuso de Dirio da manh e A voz 4. Fundido com ...; para formar: - quando o recurso contnuo que se descreve se funde com dois ou mais recursos para dar lugar a um novo recurso continuado, d-se uma nota obrigatria com o(s) ttulo(s) dos recurso(s) que se fundiram e tambm com o ttulo do novo recurso. Se possvel, devem indicar-se os ttulos chave e os ISSNs. Esta informao descrita da seguinte forma: Nota: Fundido com: Gran via ; para formar: Revista Gran via de actualidades, artes y letras 5. Absorveu: - se um recurso absorve um outro recurso mas conserva o seu ttulo prprio, o ttulo do recurso absorvido dado em notas. tambm uma nota obrigatria, sendo facultativo dar-se a data em que se deu a absoro. Esta informao precedida do termo: Nota: Absorveu: Jornal de agricultura 6. Absorvido por: - Se um recurso contnuo absorvido por outro recurso contnuo, regista-se numa nota (tambm obrigatria), o ttulo do recurso que o absorveu. facultativo dar-se tambm a data em que se deu a absoro, precedida do termo: Nota: Absorvido em 1975 por: Museu literrio

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

80

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos 8 Zona Zona do nmero normalizado e das condies de disponibilidade a oitava da descrio bibliogrfica dos recursos contnuos, compreende os seguintes elementos: Nmero normalizado (ISSN ou ISBN) Ttulo-chave Condies de disponibilidade e/ou preo (elemento facultativo)
Publicaes em srie ISSN = Ttulo-chave : Condies de disponibilidade e/ou preo Outros recursos contnuos que no publicaes em srie ISBN : Condies de disponibilidade e/ou preo

ISSN 0021-8871 = Journal of applied chemistry

DETERMINAO DOS CABEALHOS Publicaes em srie: Entrada principal - das publicaes em srie faz-se pelo ttulo prprio, seguido da indicao do local da publicao e da data do incio da mesma. Entradas secundrias - ao nvel dos elementos descritos na 1 zona, so feitas pelos nomes das entidades responsveis pela publicao e, facultativamente, pelos ttulos paralelos, quando os houver

Recursos Integrantes: Entrada principal - dos recursos contnuos faz-se de acordo com o estipulado nas Regras Portuguesas de Catalogao, tendo em ateno a tipologia do recurso que se est a descrever.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

81

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos EXEMPLOS Publicaes em srie: Recursos impressos Catalogao feita a partir do primeiro nmero da publicao
INOVAO. Lisboa, 1988 Inovao : revista do Instituto de Inovao Educacional. - Vol. 1, n1 (1988)- . - Lisboa : Instituto de Inovao Educacional, 1988- . - Trimestral ISSN 0871-2212 PORTUGAL. Instituto de Inovao Educacional

Catalogao feita a partir de um nmero da publicao (sempre o mais antigo)


COMPARATIVE STUDIES IN SOCIETY AND HISTORY. Cambridge, 1958 Comparative studies in society and history / Society for Comparative Study of Society and History. - Cambridge : Cambridge University Press, [1958?]- . - Trimestral. - Descrio baseada em: vol 29, n 2 (Abr. 1987). ISSN 0010-4175 I - Society for Comparative Study of Society and History

Recursos electrnicos
ANALES DE DOCUMENTATION, Mrcia, 1998 Anales de documentacin [Documento electrnico] : revista de biblioteconomia y documentacin / Facultad de Comunicacin y Documentacin. V.1 (1998) - . [Mrcia] : Universidad de Murcia. Facultad de Comunicacin y Documentacin, 1998- . Anual. Modalidade de acesso: World Wide Web. Tit. obtido da pgina de sumrio ISSN 1697-7909 = Anales de documentacin I Universidad de Mrcia. Facultad de Comunicacin y Documentacin

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

82

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 5 Descrio de Recursos Contnuos Recursos integrantes


LVARO MUTIS lvaro Mutis [Documento electrnico] : pgina oficial. [S.l.] : ClubCultura.com, cop. 2001- . Requisitos do sistema: utiliza Flash; resoluo mnima do monitor 800x600. Modo de acesso: Wordl Wide Web. Ttulo retirado da pgina inicial. Resumo: Esta pgina Web inclui informao bibliogrfica detalhada sobre este autor, com uma lista das suas obras e com resumos dos seus ensaios e poesias I- FNAC. ClubCultura.com

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

83

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC O termo MARC, abreviatura de Machine Readable Catalogue or Cataloguing, no define um mtodo de catalogao mas sim um formato com uma estrutura normalizada que permite a troca internacional de registos bibliogrficos em formato legvel por computador.

Evoluo cronolgica do formato MARC: 1965-66 - Primeiro projecto, designado por MARC I, criado pela Biblioteca do Congresso; paralelamente um trabalho semelhante, designado por Projecto BNB MARC, foi desenvolvido no Reino Unido pelo Council of the Bristish National Bibliography. 1968 - resultante da cooperao anglo-americana, foi criado o projecto MARC II, pretendia abranger todos os tipos de materiais para poder ser usado num vasto nmero de sistemas automatizados. Anos 70 - resultado de prticas nacionais de catalogao, em muitos pases as respectivas agncias bibliogrficas, desenvolveram o seu prprio formato MARC (foram criados mais de vinte formatos MARC diferentes, como o MARC21, UKMARC, INTERMARC, etc.), pela sua diversidade torna-se necessria a criao de um formato universal, sem o qual as trocas entre os diversos pases levanta alguns problemas. 1977 - primeira verso do UNIMARC criada pela IFLA, pretendia permitir no momento da troca de registos que os registos de uma agncia bibliogrfica estando num determinado formato MARC fossem convertidos para UNIMARC e depois convertidos para outro formato MARC, o seu grande objectivo era ter um formato flexvel e ajustvel que no momento da troca de registos entre diferentes pases, constitusse o formato nico internacional.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

84

1980 - publicou-se a 2 edio do manual UNIMARC.

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC 1983 publica-se o formato UNIMARC Handbook, ainda nesta dcada expandiu-se de forma a abranger outro tipo de documentos alm de monografias e publicaes em srie. 1985 - na Conferncia da IFLA em Chicago, o UNIMARC foi adoptado definitivamente como o nico formato internacional para a troca de registos e tambm recomendado como base para formatos nacionais em pases onde no existia um formato MARC prprio. 1987 - publicado um novo manual UNIMARC, tendo sido no final desta dcada o perodo da consolidao a adopo deste formato por um grande nmero de agncias bibliogrficas. 1991 - os desenvolvimentos deste formato ultrapassaram as fronteiras da descrio bibliogrfica, publica-se o UNIMARC autoridades, criou-se uma entrada nica do nome, (com referncias Ver, Ver tambm e Notas) que permitiu a uniformizar as entradas principais e secundrias. A cooperao em catlogos colectivos e a necessidade de partilhar no s a descrio bibliogrfica mas tambm os contedos dos documentos, tem dado origem a estudos para a definio de um formato UNIMARC de classificao e indexao, criado o Comit Permanente do UNIMARC (PUC) com o objectivo de supervisionar os desenvolvimentos do formato. EM PORTUGAL (1986) a Biblioteca Nacional lanou o projecto de criao de uma base de dados colectiva e adoptou o UNIMARC como formato nacional portugus. O Catlogo Colectivo das Bibliotecas Portuguesas, o PORBASE, uma base de dados cooperativa resultante da contribuio de mais de 170 catlogos de bibliotecas espalhadas por todo o pas, o Manual de operaes UNIMARC, em folhas mveis actualizveis, foi fundamental para normalizar a prtica da catalogao portuguesa.

abreviada em formato digital do Manual.


Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

Manual UNIMARC publicado pela Biblioteca Nacional, que disponibilizou uma edio

85

No final de 1987 foi aprovada pela IFLA UBCIM Programme a edio oficial do

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC http://www.porbase.org/referencias/unimarc-bibliografico.html

OBJECTIVOS E AMBITOS DO UNIMARC Como j foi referido, um dos principais objectivos do formato UNIMARC facilitar entre as agncias bibliogrficas, a troca de registos bibliogrficos em formato legvel por computador.

A sua estrutura permite a descrio dos documentos nos seus mais variados suportes: monografias publicaes em srie material cartogrfico msica impressa registos sonoros registos grficos materiais de projeco e vdeo descrio de recursos electrnicos

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

86

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC A estrutura do formato UNIMARC, composta por trs elementos: Etiqueta de registo dados relativos estrutura, definidos na norma ISO2709. Directoria os dados contidos na directoria permitem identificar todos os campos (etiquetas numricas de trs dgitos) que compem o registo, a sua posio e dimenso. Campos de dados conjunto de caracteres identificadores para uma etiqueta e que contm sub-campos, um ou mais, de comprimento fixo ou varivel.

Todos os campos excepo do 001 (identificador do registo) so compostos por indicadores (instruo dada ao computador, para formar um ponto de acesso, varivel de campo para campo) e por sub campos (unidades de informao definidas dentro de um campo), delimitadas pelo carcter [^] (chamado dlar- $) seguido de caracteres numricos ou alfanumricos.

^a, ^b, ^4

BLOCOS DE CAMPOS UNIMARC(*) Campos identificados por etiquetas numricas organizados por blocos,

parametrizados em conformidade com as RPC e ISBDs, contm etiquetas devidamente identificadas com as zonas da descrio bibliogrfica e os pontos de acesso, com pontuao e outros sinais grficos automatizados que tornam a tarefa da catalogao mais rpida.

(*) Descritos em pormenor mais frente Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

87

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Entre o UNIMARC e as ISBD existem correspondencias, que permitem desenvolvimento de programas de converso da informao

ISBD UNIMARC

UNIMARC ISBD

Tabela de correspondencia:

Dos blocos de campos destacam-se os seguiuntes para ENTRADAS PRINCIPAIS e SECUNDRIAS BLOCO 5 Ttulos relacionados BLOCO 6 Assuntos BLOCO 7 Responsabilidade intelectual

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

88

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC ESQUEMA DOS BLOCOS, CAMPOS E SUBCAMPOS DO FORMATO UNIMARC MAIS USADOS NA CATALOGAO DE DOCUMENTOS

BLOCO 0xx BLOCO DE IDENTIFICAO Campos 8 ZONA 010 Nmero Internacional Normalizado dos Livros Sub campo ^a ISBN ^b Qualificao ^d Modalidades de aquisio e/ou preo 011 - Nmero Internacional Normalizado das publicaes em srie Sub campo ^a ISSN ^b Qualificao ^d Modalidades de aquisio e/ou preo

BLOCO 1xx BLOCO DE INFORMAO CODIFICADA Campos 100 Dados gerais de processamento Sub campo ^a Dados gerais de processamento. (Em alguns softwares o preenchimento automtico).

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

89

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC 101 Lngua da publicao Sub campo ^a Lngua do texto, banda sonora, etc. (existem cdigos para cada lngua). ^c Lngua do texto no original 102 Pas de publicao Sub campo ^a Pas de publicao (existem cdigos para cada pas)

Todos os restantes campos do bloco 1xx so tambm campos de dados codificados relativos s diversas tipologias de documentos e seus atributos fsicos.

BLOCO 2xx BLOCO DE INFORMAO DESCRITIVA Campos 200 Ttulo e meno de responsabilidade 1 ZONA Sub campo ^a Ttulo prprio ^b Indicao geral da natureza do documento

^d Ttulo paralelo
^e Informao de outro ttulo ^f Primeira meno de responsabilidade ^g Outras menes de responsabilidade 205 Meno de edio 2 ZONA Sub campo

^a Meno de edio
^b Outras menes de edio ^f Meno de responsabilidade relativa edio
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

90

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC 206 Campo especfico de alguns tipos de materiais: Material cartogrfico dados Matemticos Sub campo ^a Meno dos dados matemticos (normalmente a escala)

207 Campo especfico de alguns tipos de materiais: Publicaes em srie Numerao 3 ZONA Sub campo ^a Indicao de datas e volumes ^z Fonte de informao de numerao

208 Campo especfico de alguns tipos de materiais: Msica impressa Sub campo ^a - Indicao especfica da msica impressa

210 Publicao, distribuio, etc. 4 ZONA Sub campo ^a Lugar da edio, distribuio, etc.

^c Nome do editor, distribuidor, etc.


^d Data da publicao, distribuio, etc. ^e Lugar da impresso ^g Nome do impressor ^h - Data da impresso

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

91

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC 215 Descrio fsica 5 ZONA Sub campo ^a Indicao especfica da natureza do documento e extenso ^c Outras indicaes fsicas ^d Dimenses ^e Material acompanhante

225 Coleco 6 ZONA Sub campo ^a Ttulo prprio da coleco ^i Nome de uma parte ou seco ^v Indicao do volume

BLOCO 3xx BLOCO DE NOTAS Campos 7 ZONA 300 Notas gerais 301 Notas relativas a nmeros de identificao 302 Notas relativas a informao codificada 303 - Notas gerais relativas a informao descritiva 304 - Notas relativas a ttulo e meno de responsabilidade 305 Notas relativas a edio e histria bibliogrfica da publicao 306 Notas relativas a publicao, distribuio, etc. 307 - Notas relativas descrio fsica 308 - Notas relativas coleco 310 Notas relativas encadernao e modalidades de aquisio 311 - Notas relativas a entradas relacionadas 312 - Notas relativas a ttulos relacionados 313 - Notas relativas a acesso por assunto 314 - Notas relativas a responsabilidade intelectual
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

92

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC 315 - Notas relativas a informao especfica sobre alguns tipos de materiais (ou tipo de publicao) 320 - Notas relativas a bibliografias e ndicas internos 321 Nota relativa a ndices, resumos de autor e referncias externas 322 Nota aos responsveis artsticos e tcnicos (registos vdeo e registos udio) 323 Nota ao elenco (registos vdeo e registos udio) 324 Nota de facsimile 326 Nota de periodicidade (publicaes em srie) 327 Nota de contedo 328 Nota de dissertao ou tese 330 Sumrio ou resumo 332 Citao preferencial dos materiais descritos 333 Nota relativa aos potenciais utilizadores 336 e 337 Notas relativas a especificidades dos ficheiros de computador (nota provisria) 345 Nota informativa sobre aquisies

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

93

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC EXEMPLOS DE FOLHAS DE RECOLHA DE DADOS USADAS NA CATALOGAO DE RECURSOS Exemplo de uma folha de recolha de dados do Bloco 0 - Bloco de identificao 8 Zona Campos 01X

Exemplo de uma folha de recolha de dados do Bloco 1 Bloco de informao codificada (pas e lngua de publicao)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

94

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados do - Bloco 1 Bloco de informao descritiva 1 Zona Campos 200 2 Zona Campos 205 4 Zona Campos 210 5 Zona Campos 215

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

95

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados do - Bloco 1 Bloco de informao descritiva 1 Zona Campos 200 2 Zona Campos 205 4 Zona Campos 210 5 Zona Campos 215

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

96

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados - Bloco 3 Bloco de notas 7 Zona campos 3xx (exemplo da algumas notas)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

97

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC PONTOS DE ACESSO Bloco 5 Ttulos relacionados Exemplo de uma folha de recolha de dados em que foram recuperados para pesquisa os ttulos individuais de cada volume

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

98

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados em que foi recuperado para pesquisa o ttulo paralelo

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

99

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados em que foi recuperado para pesquisa o ttulo da capa

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

100

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Bloco 6 Assuntos Campo 600 Nome pessoa Campo 606 Nome comum Campo 607 Nome geogrfico Exemplo de uma folha de recolha de dados em que so recuperados como ponto de acesso os assuntos: nome de pessoa, nome comum, nome geogrfico

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

101

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Bloco 7 Responsabilidade intelectual Campo 700 Nome de autor - pessoa fsica (responsabilidade intelectual principal) Campo 701 Nome de autor - pessoa fsica (co-responsabilidade intelectual principal) Campo 702 Nome de autor - pessoa fsica (responsabilidade intelectual secundria) Campo 710 Nome de colectividade - autor (responsabilidade intelectual principal) Campo 711 Nome de colectividade - autor (co-responsabilidade intelectual principal Campo 712 Nome de colectividade - autor (responsabilidade intelectual secundria) Existem ainda os campos 720, 721 e 722 para os nomes de famlia enquanto responsabilidade intelectual principal (720 e 721) ou secundria (722). Os mais utilizados so: 700, 701, 702, 710, 711 e 712 De acordo com a parametrizao do formato UNIMARC os campos 700 e 710 permitem formar cabealho/ entrada principal. Num registo no possvel preencher estes dois campos em simultneo pois s pode haver uma entrada principal em cada recurso. fundamental conhecer as regras de determinao de cabealhos para o correcto preenchimento destes campos do Bloco 7. Quando os campos 700 e 710 no so preenchidos, o cabealho automaticamente feito pelo ttulo.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

102

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados em que so recuperados como ponto de acesso o nome de autorpessoa fsica principal (700), coresponsabilidade principal (701) e nome da responsabilidade secundria (702)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

103

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados em que so recuperados como pontos de acesso os dos editores literrios e os tradutores. Nenhum dos editores literrios ocupa o campo 700 porque de acordo com a regra o cabealho feito pelo ttulo.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

104

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados em que so recuperados como ponto de acesso principal o nome da colectividade autor com responsabilidade principal

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

105

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados em que so recuperados como ponto de acesso principal uma entidade eventual e como ponto de acesso secundrio o nome de uma colectividade com responsabilidade secundria

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

106

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 6 O formato UNIMARC Exemplo de uma folha de recolha de dados em que so recuperados como ponto de acesso principal uma colectividade - autor que uma entidade dependente por subordinao.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

107

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 7 Modelos de Catalogao Bibliogrfica Descrio de monografias Obras de um s volume

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

108

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 7 Modelos de Catalogao Bibliogrfica Descrio de monografias Publicaes em volumes Descrio a um nico nvel
BRAUDEL, Fernand, 1902-1985 Civilizao material, economia e capitalismo : scs XV-XVIII / Fernand Braudel ; trad. Telma Costa. Lisboa : Teorema, D.L. 1992. 3 vol. ; 25 cm. (Teorema. Srie especial; 6; 8; 9). - Tit. Orig. : Civilisation matrielle, conomie et capitalisme. Contm: 1 v. : As estruturas do quotidiano : o possvel e o impossvel. 544 p. - 2 v. : Os jogos das trocas. 600 p. 3 v. : O tempo do mundo. 607 p. (Por vezes, neste tipo de descrio o nico elemento que se coloca em notas o ttulo da parte. Exemplo : Contm: 1 v. : As estruturas do quotidiano : o possvel e o impossvel. 2 v. : Os jogos das trocas. 3 v. : O tempo do mundo. ).

KIPLING, Rudyard, 1865-1936 Soldiers three ; In black and white ; The story of the Gadsbys ; The phantom rickshaw and other tales ; Wee Willie Winkie and other child stories / Rudyard Kipling. New York : P. F. Collier, [190-]. 300 p. ; 21 cm. (Selected works of Rudyard Kipling ; vol. 1)

KIPLING, Rudyard, 1865-1936 The light that failed ; Plain tales from the hills / Rudyard Kipling. New York : P. F. Collier, [190-]. 280 p. ; 21 cm. (Selected works of Rudyard Kipling ; vol. 2)

HERCULANO, Alexandre, pseud. Opsculos / Alexandre Herculano ; org., introd. e notas de Jorge Custdio e Jos M. Garcia. - ed. crtica. - Lisboa : Presena, 1982-1987. - 6 vol. : il. ; 24 cm

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

109

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 7 Modelos de Catalogao Bibliogrfica

Descrio a vrios nveis


BRAUDEL, Fernand, 1902-1985 Civilizao material, economia e capitalismo : scs XV-XVIII / Fernand Braudel ; trad. Telma Costa. Lisboa : Teorema, D.L. 1992. - . 3 vol. ; 25 cm. Tit. Orig. : Civilisation matrielle, conomie et capitalisme. Vol. 1: As estruturas do quotidiano : o possvel e o impossvel. 544 p. (Teorema. Srie especial; 6) Vol. 2: Os jogos das trocas. 600 p. - (Teorema. Srie especial; 8) Vol. 3: O tempo do mundo. 607 p. - (Teorema. Srie especial; 9)

Descries bibliogrficas em aberto Existe apenas o 1 volume:


PORTUGAL. Ministrio da Educao. Gabinete de Estudos e Planeamento Caracterizao de estruturas formativas : ensino vocacional, tcnico profissional, formao profissional, ensino superior / Gabinete de Estudos e Planeamento [do] Ministrio da Educao ; Joo Cidade Alpiara. - Lisboa : Ministrio da Educao, GEP, 1983- . - v. : il, mapas, grficos ; 21 cm. Contm: 1 vol.: zona norte. - 1983. - 128 p.

Existe apenas o ltimo volume:


PORTUGAL. Ministrio da Educao. Gabinete de Estudos e Planeamento
Caracterizao de estruturas formativas: ensino vocacional, tcnico profissional, formao profissional, ensino superior / Gabinete de Estudos e Planeamento [do] Ministrio da Educao ; Joo Cidade Alpiara. - Lisboa : Ministrio da Educao, GEP, -1984. - v. : il, mapas, grficos ; 21 cm. Contm: 2 vol.: zona sul. - 1984. 95 p.

Existem apenas alguns volumes dispersos:


PORTUGAL. Ministrio dos Negcios Estrangeiros Dez anos de poltica externa (1936-1948) : a Nao Portuguesa e a Segunda Guerra Mundial / Ministrio dos Negcios Estrangeiros. - Lisboa : Imprensa Nacional de Lisboa, [1961?]- . - vol. . - A obra est incompleta, s existem os volumes 5 e 6.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

110

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 7 Modelos de Catalogao Bibliogrfica Partes componentes


RAYNAUD, Pierre La puissance paternelle et lassistance ducative / Pierre Raynaud In: Mlanges offerts Ren Savatier. Paris : Librairie Dalloz, 1985. p. 807820

Catalogao de recursos vdeo, sonoros e grficos


Ttulo prprio [Designao genrica do tipo de recurso] = Ttulo paralelo : informao de outro ttulo / Meno de responsabilidade; outras menes de responsabilidade. . Meno de edio. . - Local de edio e/ou distribuio: nome do editor e/ou distribuio, data e/ou distribuio. . Extenso e designao especfica do material : outras indicaes fsicas ; dimenses do item + material acompanhante. ISBN : Condies de disponibilidade e/ou preo

Registo sonoro
BOMTEMPO, Joo Domingos, 1775-1842 Concerto n 2 e n 4 para piano e orquestra [Registo sonoro] / Bomtempo. [Lisboa] : Portugalsom, 1988. 1 CD audio (51 min., 23 seg.) : stereo Pianista: Nella Maissa Orquestra Sinfnica de Nurenberg, sob a direco de Klauspeter Seibel I-Tit. Poder-se- tambm fazer entradas secundrias pelos nomes dados em zona de notas.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

111

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 7 Modelos de Catalogao Bibliogrfica Registo vdeo


PORQUE MORREMOS Porque morremos? [Registo video] / realizado por John Basset, Nancy Archibald, Heather Cook. So Joo da Madeira : Ecofilme [distrib.], 1990. 1 cassete vdeo (VHS) (52 min.) : color. (Planeta terra; 7) Vdeo documental Locuo em portugus Para maiores de 12 anos I - BASSET, John, real. II - ACHIBALD, Nancy, real. III - COOK, Heather,real.

Material grfico ou Visual grfico


Exemplo n 1 Postal ilustrado IDLIO NA FONTE Idlio na fonte [Material grfico] = Idyll at the fountain. Porto : Lifer, [194-]. 1 postal ilustrado : color. ; 8 x 12 cm. (Minho) Data manuscrita: 20/7/1949 Exemplo n 2 Diapositivos PORTUGAL. Instituto de Tecnologia Educativa. Grupo de trabalho para o Ensino da Biologia Grandes ecossistemas terrestres [Projeco visual] : diapositivos de inqurito com guia de professor / Instituto de Tecnologia Educativa, Grupo de trabalho para o Ensino da Biologia. Lisboa : I.T.E., 1981. 12 diapositivos : color. ; 35x25cm + 1 brochura com 25 p. (Sequncia F) I-Tit. Exemplo n 3 Diapositivos SANTOS, Henrique Casa alentejana [Projeco visual] / Henrique Santos. Lisboa : [s.n.], 1970. 24 diapositivos : color ; 5 x 5 cm. I-Tit. Exemplo n 4 Cartaz LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO Ajude [Material grfico] : precisamos de si! / Liga portuguesa contra o cancro. Lisboa : L.P.C.C., [198-]. 1 cartaz : color. ; 64x 25 cm I-Tit. Exemplo n 5 Reproduo de obra de arte PAISAGEM FANTSTICA [Paisagem fantstica] [Material grfico]. Lisboa : C. Rodrigues, D.L. 1988. 1 reproduo de arte : color ; 64 X 25 cm Reproduo de uma pintura no assinada Paisagem fantstica, com sugesto de figura humana

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

112

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 7 Modelos de Catalogao Bibliogrfica Catalogao de recursos electrnicos
Ttulo prprio [Designao genrica do tipo de recurso] = Ttulo paralelo : informao de outro ttulo / Meno de responsabilidade ; outras menes de responsabilidade. . - Local de edio e/ou distribuio: nome do editor e/ou distribuio, data e/ou distribuio. . Extenso e designao especfica do material : outras indicaes fsicas ; dimenses do item + material acompanhante. . - Requisitos do sistema: 16 Mb de RAM; Placa grfica SVGA (milhares de cores 640x480); Placa de som (16 bit). ou . Requisitos do sistema : 18 Mb de Ram; Internet Explorer 5.0 ou superior; CD-ROM 4x; placa grfica; monitor; rato
ISBN 0-87490-399-8 : 35 euros ISSN 0021-8871 = Journal of applied chemistry : oferta

Documentos de acesso local


HISTRIA DA FOTOGRAFIA Histria da fotografia [Documento electrnico] : 1840-1960 / ed. Marcos Lepscopo, Thales Trigo. So Paulo : Senac, 1997. 1 CD-ROM : color. Requisitos do sistema: Windows 95; 16 Mb RAM; Super VGA 640x480, milhares de cores Tit. retirado do contentor. Ed. trilingue: portugus, ingls e castelhano.

I- LEPSCOPO, Marcos, ed. II- TRIGO, Thales, ed.

Documentos de acesso remoto


ANALES DE DOCUMENTACON, Murcia, 1998 Anales de documentacin [Documento electrnico] : revista de biblioteconomia y documentacin / Facultad de Comunicacin y Documentacin. Murcia : Universidad de Murcia, [1998]- . Modo de acesso: World Wide Web. Tit. retirado do ecr do ttulo. Resumo: contm apenas os ttulos, resumos e palavras-chaves em ingls. Para aceder ao texto integral precisa de assinatura. ISSN 1697-7904 I- UNIVERSIDAD DE MURCIA. Facultad de Comunicacin y Documentacin

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

113

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 7 Modelos de Catalogao Bibliogrfica Descrio de recursos contnuos Recursos impressos Catalogao feita a partir do primeiro nmero da publicao
INOVAO. Lisboa, 1988 Inovao : revista do Instituto de Inovao Educacional. - Vol. 1, n1 (1988)- . - Lisboa : Instituto de Inovao Educacional, 1988- . - Trimestral ISSN 0871-2212 PORTUGAL. Instituto de Inovao Educacional

Catalogao feita a partir de um nmero da publicao (sempre o mais antigo)


COMPARATIVE STUDIES IN SOCIETY AND HISTORY. Cambridge, 1958 Comparative studies in society and history / Society for Comparative Study of Society and History. - Cambridge : Cambridge University Press, [1958?]- . - Trimestral. - Descrio baseada em: vol 29, n 2 (Abr. 1987). ISSN 0010-4175 I - Society for Comparative Study of Society and History

Recursos electrnicos
ANALES DE DOCUMENTATION, Mrcia, 1998 Anales de documentacin [Documento electrnico] : revista de biblioteconomia y documentacin / Facultad de Comunicacin y Documentacin. V.1 (1998) - . [Mrcia] : Universidad de Murcia. Facultad de Comunicacin y Documentacin, 1998- . Anual. Modalidade de acesso: World Wide Web. Tit. obtido da pgina de sumrio ISSN 1697-7909 = Anales de documentacin I Universidad de Mrcia. Facultad de Comunicacin y Documentacin

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

114

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 7 Modelos de Catalogao Bibliogrfica Recursos integrantes


LVARO MUTIS lvaro Mutis [Documento electrnico] : pgina oficial. [S.l.] : ClubCultura.com, cop. 2001- . Requisitos do sistema: utiliza Flash; resoluo mnima do monitor 800x600. Modo de acesso: Wordl Wide Web. Ttulo retirado da pgina inicial. Resumo: Esta pgina Web inclui informao bibliogrfica detalhada sobre este autor, com uma lista das suas obras e com resumos dos seus ensaios e poesias

I- FNAC. ClubCultura.com

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

115

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.1 Parmetros de Catalogao Bibliogrfica em UNIMARC Dos blocos de campos destacam-se os seguintes para ENTRADAS PRINCIPAIS e SECUNDRIAS BLOCO 5 Ttulos relacionados BLOCO 6 Assuntos BLOCO 7 Responsabilidade intelectual

Tabela de correspondncia:

BLOCO 0xx BLOCO DE IDENTIFICAO - 8 ZONA 010 Nmero Internacional Normalizado dos Livros ^a ISBN ^b Qualificao ^d Modalidades de aquisio e/ou preo 011 - Nmero Internacional Normalizado das publicaes em srie

^b Qualificao ^d Modalidades de aquisio e/ou preo

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

116

^a ISSN

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.1 Parmetros de Catalogao Bibliogrfica em UNIMARC

BLOCO 1xx BLOCO DE INFORMAO CODIFICADA 100 Dados gerais de processamento ^a Dados gerais de processamento. (Em alguns softwares o preenchimento automtico). 101 Lngua da publicao ^a Lngua do texto, banda sonora, etc. (existem cdigos para cada lngua). ^c Lngua do texto no original 102 Pas de publicao ^a Pas de publicao (existem cdigos para cada pas)

BLOCO 2xx BLOCO DE INFORMAO DESCRITIVA 200 Ttulo e meno de responsabilidade 1 ZONA ^a Ttulo prprio ^b Indicao geral da natureza do documento ^d Ttulo paralelo

^e Informao de outro ttulo


^f Primeira meno de responsabilidade ^g Outras menes de responsabilidade 205 Meno de edio 2 ZONA ^a Meno de edio ^b Outras menes de edio ^f Meno de responsabilidade relativa edio

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

117

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.1 Parmetros de Catalogao Bibliogrfica em UNIMARC 206 Campo especfico de alguns tipos de materiais: Material cartogrfico dados Matemticos ^a Meno dos dados matemticos (normalmente a escala)

207 Campo especfico de alguns tipos de materiais: Publicaes em srie Numerao 3 ZONA ^a Indicao de datas e volumes ^z Fonte de informao de numerao 208 Campo especfico de alguns tipos de materiais: Msica impressa ^a - Indicao especfica da msica impressa 210 Publicao, distribuio, etc. 4 ZONA ^a Lugar da edio, distribuio, etc. ^c Nome do editor, distribuidor, etc. ^d Data da publicao, distribuio, etc. ^e Lugar da impresso ^g Nome do impressor ^h - Data da impresso 215 Descrio fsica 5 ZONA ^a Indicao especfica da natureza do documento e extenso ^c Outras indicaes fsicas ^d Dimenses ^e Material acompanhante 225 Coleco 6 ZONA ^a Ttulo prprio da coleco

^v Indicao do volume

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

118

^i Nome de uma parte ou seco

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.1 Parmetros de Catalogao Bibliogrfica em UNIMARC BLOCO 3xx BLOCO DE NOTAS - 7 ZONA 300 Notas gerais 301 Notas relativas a nmeros de identificao 302 Notas relativas a informao codificada 303 - Notas gerais relativas a informao descritiva 304 - Notas relativas a ttulo e meno de responsabilidade 305 Notas relativas a edio e histria bibliogrfica da publicao 306 Notas relativas a publicao, distribuio, etc. 307 - Notas relativas descrio fsica 308 - Notas relativas coleco 310 Notas relativas encadernao e modalidades de aquisio 311 - Notas relativas a entradas relacionadas 312 - Notas relativas a ttulos relacionados 313 - Notas relativas a acesso por assunto 314 - Notas relativas a responsabilidade intelectual 315 - Notas relativas a informao especfica sobre alguns tipos de materiais (ou tipo de publicao) 320 - Notas relativas a bibliografias e ndicas internos 321 Nota relativa a ndices, resumos de autor e referncias externas 322 Nota aos responsveis artsticos e tcnicos (registos vdeo e registos udio) 323 Nota ao elenco (registos vdeo e registos udio) 324 Nota de facsimile 326 Nota de periodicidade (publicaes em srie) 327 Nota de contedo 328 Nota de dissertao ou tese 330 Sumrio ou resumo 332 Citao preferencial dos materiais descritos 333 Nota relativa aos potenciais utilizadores 336 e 337 Notas relativas a especificidades dos ficheiros de computador (nota provisria) 345 Nota informativa sobre aquisies
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

119

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.2 BIBLIOBASE e o UNIMARC FOLHAS DE RECOLHA DE DADOS

8 Zona Campos 01X - Bloco 0 - Bloco de identificao

Bloco 1 Bloco de informao codificada (pas e lngua de publicao)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

120

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.2 BIBLIOBASE e o UNIMARC Bloco 1 Bloco de informao descritiva-1 Zona Campos 200; 2 Zona Campos 205; 4 Zona Campos 210; 5 Zona Campos 215

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

121

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.2 BIBLIOBASE e o UNIMARC 7 Zona campos 3xx - Bloco 3 Bloco de notas

PONTOS DE ACESSO Bloco 5 Ttulos relacionados

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

122

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.2 BIBLIOBASE e o UNIMARC Bloco 6 Assuntos - Campo 600 Nome pessoa; Campo 606 Nome comum; Campo 607 Nome geogrfico

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

123

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.2 BIBLIOBASE e o UNIMARC Bloco 7 Responsabilidade intelectual - Campo 700 Nome de autor - pessoa fsica (responsabilidade intelectual principal); Campo 701 Nome de autor - pessoa fsica (co-responsabilidade intelectual principal); Campo 702 Nome de autor - pessoa fsica (responsabilidade intelectual secundria); Campo 710 Nome de colectividade - autor (responsabilidade intelectual principal); Campo 711 Nome de colectividade - autor (co-responsabilidade intelectual principal); Campo 712 Nome de colectividade - autor (responsabilidade intelectual secundria); Campos 720, 721 e 722 para os nomes de famlia enquanto responsabilidade intelectual principal (720 e 721) ou secundria (722)

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

124

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.3 Functional Requirements for Bibliographic Records FRBR

As FRBR dividem as entidades em trs grupos e definem as entidades como sendo objectos de interesse para os utilizadores.

O primeiro grupo inclui as entidades que representam os produtos do esforo intelectual ou artstico: obra (criao intelectual ou artstica distinta), expresso (realizao de uma obra intelectual ou artstica), manifestao (materializao fsica de uma expresso de uma obra) item (uma unidade individual de uma manifestao).

As entidades definidas como obra e expresso reflectem o contedo intelectual ou artstico e as entidades manifestao e item definem a forma fsica.

Conteudo intelectual ou artistico

A forma fisica

O segundo grupo inclui as entidades que so os responsveis pelo contedo intelectual e artstico (pessoa ou colectividade) e as entidades do terceiro grupo representam o contedo da obra (entidade do primeiro grupo).

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

125

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.3 Functional Requirements for Bibliographic Records FRBR

As entidades deste terceiro grupo cobrem os aspectos temticos da obra (conceito, objecto, evento e lugar).

Cada uma das entidades dos trs grupos definidas no modelo, tem associado um conjunto de atributos (caractersticas) que permitem aos utilizadores formularem as suas pesquisas e interpretarem os resultados.

Um catlogo que aplique este modelo conceptual permite que os utilizadores vejam num nico registo as distintas expresses, manifestaes e itens de uma mesma obra.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

126

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.3 Functional Requirements for Bibliographic Records FRBR Entidade do primeiro grupo: Expresso El Rio triste (expresso em lngua espanhola) Entidade do segundo grupo: Pessoa indivduo - Fernando Namora

Entidade do terceiro grupo: conceito romance portugus (subjects). As entidades do terceiro grupo so: conceito, objecto, evento lugar, mas s o so na medida em que constituem o assunto da obra. Fora deste contexto no podem considerar-se entidades do terceiro grupo.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

127

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS II Tema 8.3 Functional Requirements for Bibliographic Records FRBR

Entidade expresso: Lingua French ; ttulo Fleuve triste Entidade manifestao: meno de responsabilidade : autor - Fernado Namora ; tradutor Catherine Meunier ; Local Paris; Editor Editions de la Difference.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

128

You might also like