You are on page 1of 2

Orientaes e Modelo de estrutura para o TRABALHO 2 TRABALHO 2 Dando continuidade elaborao de seu Relatrio de Estgio agora voc ir apresentar

r o Captulo II que trata da Dimenso Pedaggica - Observao da Prtica docente e Planejamento de atividades e atuao do estagirio (Voc dar continuidade no mesmo arquivo do T1) Lembramos que, caso voc no tenha enviado o Trabalho 1 (referente ao Captulo 1 do seu relatrio) , poder inclu-lo neste arquivo do Trabalho 2. Este trabalho ter a nota mxima correspondente a 2 (dois) pontos.

MODELO:

CAPTULO II - DESENVOLVIMENTO E ANLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS

PARTE

MAIS

IMPORTANTE

DO

RELATRIO !

Deve

conter

DESCRIO,

ANLISE/CRITICA E FUNDAMENTAO DO TRABALHO REALIZADO pelo estagirio e pelo professor observado. Lembre-se! Voc realizou o estgio no cenrio apresentado na caracterizao da Escola, do professor e da turma. nessa parte do relatrio que o aluno deve apresentar sua anlise e critica s situaes descritas de forma objetiva na caracterizao. Descreva as prticas pedaggicas a partir do que voc observou e/ou vivenciou, por exemplo, as situaes de ensinar, aprender, elaborar, planejar, executar e avaliar, nas diferentes reas do conhecimento (matemtica, linguagem, cincias, histria, msica, artes, etc.).

Exemplos de situaes:

Relatar a maneira como o professor planejou introduzir a atividade para as crianas (alternativas). Expectativa de como a atividade ir se desenvolver. Quais os aspectos que o professor utilizou no planejamento da atividade (partiu do interesse e vontade do grupo?). Quais as atitudes que o professor costuma tomar quando est em dvida ao planejar uma tarefa?

Relatar situaes de avaliao. A atividade foi apropriada para esse grupo especifico de crianas? O que o professor fez bem e onde falhou? O professor avaliou a atividade junto com o grupo? (a resposta das crianas estava de acordo com a expectativa?).

Relatar situaes sobre a metodologia de trabalho do professor. O professor respeita o tempo pensamento-linguagem das crianas? Como o professor reage quando uma regra combinada com o grupo transgredida? O professor apresenta sensibilidade para perceber as contribuies das crianas (apresenta flexibilidade, aproveita curiosidades, novidades e perguntas das crianas?).O professor consegue despertar entusiasmo nas crianas? O professor respeita o tempo e a forma do olhar de cada criana? O professor conhece as crianas nas suas caractersticas individuais? O professor entusiasmado?

Situaes sobre o trabalho pedaggico da escola. A relao da escola com a famlia contribui com o trabalho do professor? O espao fsico e mobilirio da escola e da sala favorece o desenvolvimento de brincadeiras livres e dirigidas?

Aps cada relato, apresente sua opinio sobre a situao e faa uma analise pedaggica da situao observada a partir das referncias tericas apresentadas na disciplina (Referenciais Curriculares Nacionais e os autores de referncia nas diversas reas). Voc DEVE apresentar esse dilogo a partir de uma citao ou um resumo do conceito do autor que baliza a sua analise critica. Sempre lembrando de colocar a referncia completa de acordo com as normas da ABNT, no final do trabalho.

You might also like