You are on page 1of 8

CENTRO UNIVERSITARIO METODISTA IZABELA HENDRIX DISCIPLINA: Ser Humano em Relaes ALUNA: Carolina de Ftima Silva TITULO 01:

A pessoa para o que nasce Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere. O vdeo conta a historia de trs irms cegas, que vivem cantando e tocando em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil e acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratgias de sobrevivncia. Neste vdeo nos mostra que com as dificuldades que as trs irms tem no ficam em momento algum se lamentando pela falta da viso foi substituda, ao contrario elas encontraram o dom da cantoria, o qual elas desempenham muito bem, desde quando eram ainda bem novas para se libertar e lutar a cada dia mais pela sobrevivncia com alegria e sonhos. Podemos citar o poema Mar Adentro que descreve os sonhos e as aspiraes de Sampedro em colocar um fim ao seu sofrimento que ficou tetraplgico aps um mergulho, que relata tica modo de ser, carter e costume que busca estabelecer as maneiras mais convenientes de ser e agir. Como esse vdeo se relaciona com seu curso? Como devemos ver o mundo, as pessoas na sociedade em que vivemos ajudando buscar conhecimentos, habilidades e atitudes necessrias para exercer a nossa profisso com qualidade. Mas o ver citado acima de forma mais completa alm das aparncias para nos tornar um ser humano com boas relaes em nosso ambiente de trabalho, pois a sociedade hoje infestada de gerentes, chefes, encarregados e supervisores cegos incapazes de conversar, desejar um bom dia para seus funcionrios. TITULO 02: O xadrez das cores Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere. Cida, uma mulher negra, vai trabalhar para Maria, viva e sem filhos, que racista. A relao entre as duas mulheres comea tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. PROFESSOR: Manuel Muoz CURSO: Eng. de Produo 2 Semestre Noite

Cida atura a tudo em silncio, por precisar do dinheiro, at que decide se vingar atravs de um jogo de xadrez. Neste vdeo pode ser relacionado com as aulas de NEGRITUDE E ETNIA e O GESTO DE ROSA PARKS A MESTRA DE MARTIM LUTHER KING, que relata a historias de pessoas sofrendo pelo racismo na sociedade. A desigualdade social brasileira um fenmeno histrico onde o racismo um grande pioneiro causando srios transtornos impedindo que eles participem da integrao social. A populao em geral brasileira e dos demais pases esto agindo a cada dia que passa com indiferenas, excluindo- as, desvalorizando-as e violentando-as por ter hbitos, carter e vida social diferente. Em pleno sculo XXI ainda no se conseguiu superar o terrvel mal da excluso. Isto pode ser notado no elevado ndice de analfabetismo, pobreza e marginalidade nesta classe. Como esse vdeo se relaciona com seu curso? Devemos integrar todos os colaboradores de uma empresa de forma eficiente e eficaz para que todos demostre e atenda os objetivos da empresa, alm de tudo demonstrar que ele faz a diferena no setor que atua, deixando de lado o racismo no s com os negros, mas com todas as pessoas que tem cultura, raa, ou deficincia. Pois buscarmos a melhoria continua em um processo devemos visar em primeiro lugar integridade fsica de todos que vo colaborar para um crescimento do grupo de forma limpa sem prejudicar ningum. Pois o cidado luta para ter uma dignidade no so no trabalho mas na sociedade, tendo em vista a experincia dos escravos e o direito de serem respeitados por todos. TITULO 03: As coisas que moram nas coisas Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere . O filme "As coisas que moram nas coisas" retrata um contexto familiar muito comum e a capacidade infantil de criar, sonhar, imaginar interrompida pela incompreenso adulta. O pai das crianas rotula que as crianas so 'desmiolados'. Alm disso, a cooperao, o trabalho em equipe tambm perde espao quando o pai os manda de volta pra casa. Podemos relacionar este vdeo texto ideologia e mercado, que mostra a importncia de cada um criar suas prprias ideias ou pensamentos a partir das realidades seja ela politica, econmicas sociais ou culturais, pois todos nos temos a liberdade para pensar, agir e sonhar. Mas as pessoas nos dias atuais vivem de padres. Com isso crianas, jovens ou ate mesmo adultos pode ter grandes problemas na sua vida social gerando desinteresse no trabalho, dificuldades em se relacionar com seus colegas de trabalhos, de escola na sociedade em geral.

Como esse vdeo se relaciona com seu curso? Ajuda a identificar as dificuldades e problemas de comportamento que as pessoas possuem na sociedade principalmente no local de trabalho. Ao chegar no trabalho na maioria das vezes, a oportunidade de expresso, de criao e criatividade impedida de usar, acarretando bloqueios, desinteresse, baixa autoestima, indisciplina, enfim gerando dificuldades de aprendizagem no servio que a pessoa ir exerce. Este tipo de situao pode causar consequncias desagradveis a curto, mdio ou longo prazo.

TITULO 04: Clandestina Felicidade

Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere.

Fragmentos de infncia, descoberta do mundo pelo olhar curioso, perplexo e profundo da criana-escritora Clarice Lispector. Lembranas e experincias da infncia de Clarice Lispector que conseguiu transmitir atravs do vdeo uma histria atraente, dinmica e empolgante. Apesar de todo momento ser humilhada por conta de um simples livro. Conclusse, portanto, que a felicidade deve ser descoberta a todos os momentos e nas coisas mais simples. Este vdeo refere-se aula teoria da Psicanlise que permitir a compreenso do comportamento humano, visto que o homem no guia sua prpria mente e sim o seu inconsciente, tm sido cada vez mais aperfeioados, ela s ser completamente aceita de uma forma gradativa pela sociedade de todo o mundo. Como esse vdeo se relaciona com seu curso? Mostra que devemos evitar a desigualdade social nos ambientes em que vivemos, pois e na infncia como vimos no vdeo que comea a formao do nosso comportamento que influencia na maneira que agimos com as pessoas seja no trabalho, faculdade ate mesmo no ambiente familiar. Enfim devemos tratar com respeito, tranquilidade e conscincia, afinal devemos viver em harmonia e felizes no dia a dia, mas nem sempre esta felicidade pode ser considerada continua devido s circunstncias da vida como o ditado popular a felicidade bom, mas dura pouco. A felicidade esta acima de tudo, devemos lutar sempre pelos nossos objetivos seja ele pessoal ou profissional mais nunca humilhar as outras pessoas para alcanar o que desejamos.

TITULO 05: Mar Capoeira Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere. Mar o apelido de Joo, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradio familiar que atravessa vrias geraes. Mostrando aspectos da histria e da cultura afro-brasileira que se misturam sua prpria histria de vida. Conta sobre o seu desejo de se tornar um mestre, assim como os homens de sua famlia, demonstrando orgulho e vontade de perpetuar a tradio e a identidade de sua famlia. O vdeo se refere ao texto Ser em construo e o texto Identidade nos mostra que antes de nascermos somos identificados com filhos de algum, membro de uma determinada famlia, ou seja, a famlia e o primeiro grupo que define quem so. Ao longo da vida vamos formando ou construindo nossa identidade a partir das relaes sociais. Pois a definio de cada pessoa e construda a partir de imagens com que aparenta ser, com quem ou com que se parece. Como esse vdeo se relaciona com seu curso? Vdeo retrata a forte identidade cultural dos afrodescendentes com relao capoeira e sua histria. Relaciona-se em como devemos aprimorar e adquirir a socializao e integrao das pessoas no ambiente de trabalho criando um grupo maior e alm de tudo unido, cujos membros se identificam. Mas Devemos ter flexibilidade para aceitar opinies, conhecimento das normas e principalmente respeito para lidar com os demais envolvidos no trabalho ou projeto. TITULO 06: Negcio Fechado Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere. Dois compadres se encontram para um negcio de compra e venda de gado. O interessado em comprar enche de defeitos os animais. O que est vendendo, naturalmente, s tem elogios. Mas alm da qualidade do produto eles precisam tambm acertar o preo. Podemos relacionar este vdeo com o texto Capitalismo que um sistema socioeconmico em que os meios de produo (terras, fbricas, mquinas, edifcios, animais) e o capital (dinheiro) propriedade privada, ou seja, tem um dono e relacionar tambm com o texto Ideologia capitalista visa o lucro e o acumulo de riquezas.

Vivemos em um mundo capitalista, porm muitos ainda no sabem o que significa viver em um mundo capitalista. Pois toda negociao visa o lado do proprietrio e na maioria das vezes esquecem o lado do consumidor que ira se beneficiar com a aquisio do produto. Como esse vdeo se relaciona com seu curso? O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, j que dono de tudo (o capital e a propriedade). Visando sempre o lucro e o progresso, grandes empresas passaram a valorizar seus empregados oferecendo-lhes benefcios no intuito de conseguir extrair deles a vontade de trabalhar. Consequentemente, essa vontade e dedicao ao trabalho levar o empregado a desempenhar o servio com mais capricho e alegria, contribuindo para o sucesso da empresa. Mas infelizmente, muitas empresas no investem em seus operrios e muitos deles trabalham sem a menor motivao, apenas fazem o que preciso para se manterem no emprego e assegurar o bem-estar de sua famlia. TITULO 07: Desirella Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere. O vdeo esta ligado a sociedade de consumo, mdia, padres estticos de beleza feminina e as consequncias desse modelo de sociedade que assumem valores falsos e ilusrios. Vivendo num conto de fadas, a velha Desirella obtm um par de sapatos mgicos que a torna jovem. O vdeo esta relacionado ao texto 04 Teoria das personalidades tpico comportamentalismo relata a sociedade atual que vive impondo padres de comportamento, de vida e de beleza. Isso no de hoje no. As pessoas esto mais preocupadas em padres estticos e coisas fteis e acaba esquecendo as causas que se vale a pena lutar. Enfim, quem cria esses padres o prprio ser humano e ele mesmo acaba por sofrer os males destes padres. Como esse vdeo se relaciona com seu curso? O gestor deve trabalhar da melhor forma o comportamento das pessoas individualmente dentro das organizaes visando motivao, respeitando-as, mas cumprindo as normas estabelecidas pela organizao, buscando melhoria do nvel de satisfao e desempenho das pessoas no trabalho. A nfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional reduzindo a associao de estimulo e resposta.

TITULO 08: 10 Centavos Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere. O filme narra o dia de trabalho de um garoto como guardador de carros em Salvador. Um garoto pobre, que se vira pelas ruas da Bahia olhando e lavando carros. Entre as angstias do jovem, uma em especial: no se tornar um caloteiro e paga as duas dvidas de 10 centavos honestamente. O menino no sossega enquanto no paga o dbito, que se torna um exemplo para a sociedade que representa. Este vdeo esta relacionado a texto Humanismo que trata conjunto de caracterstica que o individuo gostaria de ter como constituinte de si mesmo. Os humanos so considerados nessa teoria como principais, numa escala de importncia definindo suas posturas ticas que atribuem a maior importncia dignidade, aspiraes e capacidades humanas. Buscando aprovao do que fao e aprovao do que sou. Seja atravs de comportamentos saudveis ou no para ela. Como esse vdeo se relaciona com seu curso? Que devemos interferir menos nas funes dos trabalhadores, pois ao contratar constatamos que capaz de executar e cumprir seus deveres como funcionrio, deixando-o desenvolver da melhor forma seu trabalho, mas sempre observar o desenvolvimento, comportamento e agilidade do funcionrio ao executar o servio, para depois questionar ou interferir o sobre o que esta sendo feito, com respeito. Alm de agregar conhecimento em como valorizar o ser humano e a condio humana acima de tudo da cor, raa e principalmente classe social. Est relacionado com generosidade e preocupao em valorizar os atributos e realizaes humanas. TITULO 09: Amigo secreto Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere. Todas as casas do bairro recebem uma carta s vsperas do natal, menos a dona Olga. Inconformado, o carteiro tenta fazer de tudo para que ela receba uma correspondncia tambm. Este vdeo esta relacionado com os contedos da aula teoria da personalidade tpico psicanalise II IMATURAS onde o ser humano e incapaz de se relacionar socialmente por uma realidade transformada ou problemas de imagem prpria. No vdeo mostra claramente o tema dessa

aula traumas vividos, arrogncia e indelicadeza com toda a vizinhana fez com que todos desprezassem e ficasse contra a dona Olga ate mesmo o seu prprio filho. Como esse vdeo se relaciona com seu curso? H atitudes e aes que dignificam e nos tornam Ser Humano este vdeo e uma forma de reflexo sobre o papel social de cada em sua rea de atuao, mostrando como importante ter pessoas como o carteiro, que faz essa mediao social entre as pessoas. Muitas vezes, o ser humano s compreender certas atitudes, com o passar do tempo e a maturidade, quando o destino revelar a identidade desse amigo secreto. Quando jovens, nem sempre entendemos certas palavras e atitudes de pais, professores e supervisores. Mas o tempo far compreendermos, no devido tempo, a importncia de suas palavras e aes. TITULO 10: Ilha das flores Como esse vdeo se relaciona com a disciplina Ser humano em relaes? Voc deve citar os contedos de uma ou mais aulas da disciplina. Informe a(s) aula(s) a que se refere. Um cido e divertido retrato da mecnica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetria de um simples tomate, desde a plantao at ser jogado fora, o curta escancara o processo de gerao de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. O vdeo esta relacionado ao texto capitalismo mostrando o poder sempre gerou desigualdade entre as pessoas, de forma cida e divertida acompanhando a trajetria do tomate. A desigualdade mostrada e vivida por pessoas que s querem sobreviver, causada por aqueles que no ajudam o prximo, que no conseguem enxergar um palmo frente de seus narizes, pessoas que preferem jogar no lixo o que poderia servir de alimentos a seus semelhantes. Como esse vdeo se relaciona com seu curso? Relaciona como tratar, agir com as pessoas na sociedade em geral, pois na maioria das vezes ignoramos ou desprezamos as pessoas pelo simples fato de ter uma classe social baixa. Mostra tambm a como a desigualdade tanto na comunidade com no ambiente de trabalho ocorre debaixo do nosso nariz e no tomos ao nenhuma para evitar ou amenizar a situao que rodeia principalmente no setor em que o gestor e deve batalhar para seus funcionrios direitos e melhoria continua para um ambiente com igualdade e harmonia.

REFERENCIAS
____A pessoa para o que nasce. , disponvel em: http://portacurtas.org.br/filme/? name=a_pessoa_e_para_o_que_nasce, acessado 28/04/13. ____O xadrez das core, disponvel em: http://portacurtas..org.br/filme/?name=o_xadrez_das_cores, acessado 28/04/13. ____As coisas que moram nas coisas, disponvel em: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp? Cod=4798, acessado 28/04/13. ____Clandestina Felicidade, disponvel em: http://portacurtas.org.br/filme/? name=clandestina_felicidade, acessado 28/04/13. ____Mar Capoeira, disponvel em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=mare_capoeira, acessado 28/04/13. ____Negcio fechado, disponvel em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=negocio_fechado3350, acessado 28/04/13. ____Desirella , disponvel em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=desirella, acessado 28/04/13. ____10 Centavos, disponvel em: - http://portacurtas.org.br/filme/?name=10_centavo, acessado 28/04/13. ____Amigo secreto, disponvel em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=amigo_secreto, acessado 28/04/13. ____Ilha das flores, disponvel em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores, acessado 28/04/13. ___SILVA, REGINALDO JOSE, O gesto de rosa Parks A MESTRA de Martim Luther King, P. 01. ____BESSA, DANIELA BORJA, Negritude e Etnia, P. 06. ___MUNOZ, MANUEL, 4 Teoria da Personalidade, P. 5 ____ MUNOZ, MANUEL, Personalidade humana, P. 30. ____ MUNOZ, MANUEL, Ser em construo, P. 5. ____CHAU, MARILENA, O que Ideologia? P. 47. ____BRANDAO, Carlos Rodrigues, Identidade e etnia. So Paulo: Brasiliense, 1986.

You might also like