You are on page 1of 53

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Na aula de hoje, darei

continuidade ao estudo sobre a sintaxe da orao e do perodo, agora com o foco voltado para as relaes existentes entre as oraes do perodo. Ser preciso lanar mo de conceitos sobre o que uma orao e o que um perodo. Lembra-se de que na aula anterior iniciei minhas explicaes esclarecendo o que uma orao e o que um perodo? Se voc ainda tem dvidas de reconhec-los, deve reler o material do nosso ltimo encontro. Tenho notado que muitos alunos sentem dificuldades de responder s questes de provas sobre oraes porque no compreendem seus valores semnticos, muita vezes explicitados logo pela conjuno introdutria, e suas corretas nomenclaturas. Mas devo dizer que sou contra aquele tipo de decoreba a que normalmente nos sujeitamos durante os tempos escolares. possvel, por exemplo, que uma conjuno tipicamente adversativa introduza uma orao de valor semntico aditivo, e vice-versa o que mudar, obviamente, a classificao da conjuno e, por consequncia, da prpria orao. Admito, porm, que h significativa importncia nos estudos cartesianos das oraes. Alguns professores tornam esse assunto mais difcil de ser compreendido porque partem do princpio de que seus alunos j vo para a sala de aula sabendo classificar cada orao, reconhecendo suas caractersticas e valores semnticos. No pretendo incorrer em equvoco semelhante, por isso iniciarei explicando cada uma delas separada e detalhadamente. De incio, voc deve observar que as oraes surgem organizadas em perodos. Um perodo pode ser classificado em simples ou composto. Ser simples quando contiver apenas uma orao (um verbo ou uma locuo verbal), caso em que a orao ser dita orao absoluta. Vive-se um momento social delicado. Os alunos continuam estudando.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 1

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Ser composto quando nele houver mais de uma orao, caso em que as oraes estaro articuladas em uma relao de igualdade (coordenao) ou dependncia (subordinao) sintticas. Eu vou escola; voc, praia. A primeira observao a ser feita sobre o exemplo acima que o verbo da segunda orao voc, praia foi substitudo pela vrgula, j que esta uma das funes desse sinal de pontuao. A segunda, perceba, que as oraes se equivalem sintaticamente, o que caracteriza a coordenao entre elas. Note que na palavra coordenao existe o elemento co-, que traduz a ideia de igualdade, nivelamento. Em outras palavras, no h o exerccio de uma funo sinttica (sujeito, objeto, adjunto adnominal, adjunto adverbial etc.) por qualquer das oraes do perodo. necessrio que vocs estudem. A respeito da frase anterior, podemos dividi-la em duas oraes: necessrio e que vocs estudem. Voc j deve ter percebido que a primeira orao constituda por um verbo de ligao () e por um termo (necessrio) que confere um atributo ao sujeito desse verbo. Mas onde est o sujeito dele? Se voc percebeu que o sujeito a segunda orao (que vocs estudem) est de parabns! Caso contrrio, sugiro que coloque a frase na ordem direta: Que vocs estudem necessrio. Ficou melhor? No?! Tente usar um velho e bom artifcio: substitua a orao Que vocs estudem pelo pronome ISSO, assim:

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Isso necessrio. Notou agora a funo sinttica de sujeito sendo exercida pela orao Que vocs estudem? Pois , quando uma orao desempenha alguma funo sinttica na outra, dizemos que a relao entre elas de subordinao. Note que no vocbulo subordinao existe o prefixo sub-, tradutor da noo de posio abaixo, dependncia. s vezes, em um mesmo perodo, as oraes que o compem articulam-se de forma coordenada e, tambm, subordinada. Eu disse que trabalho e estudo. As duas ltimas oraes (que trabalho e estudo)

subordinam-se sintaticamente primeira (Eu disse), complementando o significado do verbo disse (o que?), exercendo a funo sinttica de objeto direto (isso). No obstante, entre si mesmas, as duas ltimas oraes estabelecem uma relao sinttica coordenada. A terceira orao soma-se segunda para, juntas, indicarem o que foi dito. Logo, o perodo misto, ou seja, composto por subordinao e coordenao ao mesmo tempo. Bem, j que falamos na relao coordenada entre oraes, precisamos agora estudar as classificaes e os valores semnticos de cada uma delas. Alm disso, devemos notar se essa articulao coordenada se d por meio de um conectivo ou no. Sendo a resposta afirmativa, teremos uma coordenao sindtica (o vocbulo sndeto significa conjuno) entre oraes. Caso a resposta seja negativa, estaremos de uma coordenao assindtica (sem conjuno). Averiguemos! Oraes Coordenadas Assindticas e Sindticas As oraes coordenadas que se ligam uma s outras sem conjuno so chamadas assindticas. Diferentemente, as oraes coordenadas sindticas so conectadas por uma conjuno que recebe nome semelhante ao da orao.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 3

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA L estava, l fiquei. (coordenada assindtica, sem conjuno) Sentou e olhou ao redor. (coordenada sindtica, com conjuno) Estudou, mas no passou. (coordenada sindtica, com conjuno) ATENO! 1 Costuma-se chamar coordenada inicial a primeira orao de um perodo composto por coordenao. 2 O mesmo perodo pode ser composto por oraes coordenadas assindticas e sindticas. Vi, vim e venci. (a segunda orao vim coordena-se primeira sem conjuno; a terceira e venci articula-se por meio da conjuno e). CLASSIFICAO DAS ORAES COORDENADAS SINDTICAS a) Aditivas indicam fatos sequenciais, dando a ideia de soma, de acrescentamento ao que j foi dito. Ela falava, e eu ouvia. Nossas crianas no fumam nem bebem. Ele no s passou no concurso, mas tambm tirou o primeiro lugar. (esta uma estrutura aditiva enftica) b) Adversativas exprimem fatos com valores semnticos de oposio, ressalva, adversidade em relao ao que se declarou antes; a ideia de contraste. Apressou-se, contudo no chegou a tempo. Principais conjunes e locues: mas, porm, todavia, entretanto, no entanto, no obstante, contudo. c) Alternativas exprimem fatos que se alternam ou se excluem mutuamente. Ora respondia, ora ficava mudo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 4

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Estarei l, quer voc permita, quer voc no permita. ATENO! Embora a conjuno aparea na orao coordenada inicial, ela no classificada como sindtica alternativa. Principais conjunes: ou... ou...; ora... ora...; j... j...; quer... quer...; seja... seja...

d)

Conclusivas expressam uma concluso lgica que obtida a partir dos fatos expressos na orao anterior. Ele estuda; passar, pois.

ATENO! A conjuno pois tem valor semntico conclusivo quando aparece aps o verbo da orao em que surge. Antes dele, porm, ela integra orao de cunho explicativo. Principais conjunes e locues: logo, pois, portanto, por conseguinte, por isso, de modo que, em vista disso.

e)

Explicativa expressam a justificativa de uma ordem, suposio, sugesto etc. Fique calmo, pois ele j vem. Choveu durante a noite, porque as ruas esto molhadas.

ATENO! No devemos confundir explicao com causa, isto , oraes coordenadas sindticas explicativas com oraes subordinadas adverbiais causais. Uma explicao sempre posterior ao fato que a gerou; uma causa sempre anterior consequncia gerada. Alm disso, as oraes explicativas normalmente aparecem aps frases imperativas ou optativas. Principais conjunes: que, porque, porquanto, pois (antes do verbo da orao explicativa). OBSERVAES 1 No se deve classificar uma orao considerando apenas a conjuno que a introduz.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 5

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Pediu-lhe a filha em casamento, e logo se arrependeu. Apesar da conjuno e ser normalmente aditiva, percebese que a segunda orao coordenada sindtica adversativa; pois, nesse contexto, a conjuno e apresenta valor de contraste, de oposio. (Joo Domingues Maia) 2 Para a Nomenclatura Gramatical Brasileira, no entanto, vale a forma. A conjuno e aditiva e fim. (...) felizmente, essa viso limitada j est fora de moda. A classificao leva em conta o sentido efetivo. (Ulisses Infante e Pasquale Cipro Neto) 3 H oraes coordenadas assindticas que possuem claramente valor de sindticas, porque apresentam um conectivo subentendido. Fiz o possvel para previnir-lhes o perigo; ningum me ouviu. Fale baixo: no sou surdo. A terceira orao do primeiro perodo (ningum me ouviu) e a segunda do segundo perodo (no sou surdo), apesar de formalmente assindticas, j que no apresentam conjuno, tm sentidos bem marcados: a primeira tem valor semntico adversativo (equivale a mas ningum me ouviu); a segunda, explicativo (equivale a pois no sou surdo). Por isso convm insistir em que voc se preocupe mais com o uso efetivo das estruturas lingusticas do que com discusses s vezes interminveis sobre questes de mera nomenclatura. (Ulisses Infante e Pasquale Cipro Neto, com adaptaes) Antes de passar adiante e tratar das oraes subordinadas, quero exemplificar o que foi dito anteriormente com um exerccio.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 1. Marque a alternativa em que se observa a mesma relao de sentido de adio que se verifica entre as oraes coordenadas em No nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal. (A) (B) (C) (D) Tem olhos, e no v. Tem boca, e no fala. Voc pode viajar sozinha, mas apenas por uma semana. Qualquer passo em falso, e voc colocar tudo a perder! A nova secretria era competente, mas principalmente responsvel.

Comentrio Na alternativa A, as oraes coordenadas introduzidas pela conjuno e possuem claro valor semntico adversativo. Em B, a orao mas apenas por uma semana expressa a condio para que o fato mencionado anteriormente seja levado a efeito. A terceira alternativa apresenta orao coordenada que traduz a consequncia imediata da realizao do fato mencionado antes. Finalmente, na ltima alternativa em que encontramos orao coordenada (mas principalmente responsvel) com a mesma relao de sentido aditivo existente tambm na orao mas livrainos do mal, no comando da questo. Resposta D

Como voc pode perceber, no devemos nos limitar anlise fria e tradicional das conjunes durante o processo de classificao das oraes. fundamental, antes, perceber a relao semntica existente entre elas. Mas bom trazer na mente os sentidos mais frequentes de alguns conectivos. CONECTIVOS COORDENATIVOS adio e, nem, mas, tambm, mas ainda, como tambm, bem como, alm disso, alm do mais, ademais etc. e, mas, porm, todavia, contudo, entretanto, seno, ao passo que, antes (= pelo contrrio), no entanto, no
www.pontodosconcursos.com.br 7

adversidade

Prof. Albert Iglsia

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA obstante, apesar disso, em todo caso etc. alternncia concluso explicao ou, ou... ou, ora... ora, j... j, quer... quer logo, portanto, por conseguinte, pois (aps verbo), por isso que, porque, porquanto, pois (antes de verbo) agora das oraes subordinadas, que podem

Trataremos

exercer funes tpicas de substantivos, advrbios e adjetivos. Antes de estudarmos suas caractersticas e valores semnticos, apresentarei um quadro-resumo delas. Oraes Subordinadas

Substantivas 1 Subjetiva 2 Predicativa 3 Objetiva Direta 4 Objetiva Indireta 5 Completiva Nominal 6 - Apositiva

Adverbiais 1 Causal 2 Consecutiva 3 Condicional 4 Concessiva 5 Comparativa 6 Conformativa 7 Temporal 8 Proporcional 9 Final

Adjetivas 1 Explicativa 2 Restritiva

Oraes Subordinadas Substantivas So aquelas que desempenham funes tpicas de substantivos no perodo simples. Elas podem surgir em duas formas:

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 1. desenvolvidas ligam-se orao principal por meio das conjunes subordinativas integrantes que e se, ou ainda por meio de um pronome ou advrbio interrogativo. importante que estudemos com afinco. (conjuno integrante) Perguntamos se voltar hoje. (conjuno integrante) Ele quer saber que horas so. (pronome interrogativo) Ele indagou quando ser a prova. (advrbio interrogativo) 2. reduzidas apresentam verbo no infinitivo e podem ser introduzidas por preposio. importante estudar com afinco. Pensou em omitir o fato, mas se arrependeu. Subjetiva (equivale-se ao sujeito da orao principal) fundamental a sua opinio sobre o assunto. fundamental que voc opine sobre o assunto. fundamental voc opinar sobre o assunto. O primeiro exemplo constitui-se de perodo simples. Nele h apenas uma orao (um s verbo), cujo sujeito a expresso a sua opinio sobre o assunto. Colocando-se a frase na ordem direta, mais fcil perceber isso: A sua opinio sobre o assunto fundamental. Nos dois ltimos exemplos, h perodos compostos, pois a expresso inicial foi transformada em duas oraes: uma na forma desenvolvida (com a conjuno integrante que); outra na forma reduzida (verbo opinar no infinitivo).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA ATENO! Quando ocorre orao subordinada substantiva subjetiva, o verbo da orao principal sempre fica na terceira pessoa do singular.

Estruturas tpicas da orao principal nesse caso so: 1. verbo de ligao + predicativo bom...; conveniente...; claro...; est comprovado...; parece certo ...; fica evidente... etc. preciso que se adotem providncias eficazes.. Parece estar provado que solues mgicas no funcionam.. 2. verbo na voz passiva sinttica ou analtica sabe-se...; soube-se...; comenta-se...; dir-se-ia...; foi anunciando...; foi dito... etc. Sabe-se que a prova est prxima. Foi dito que a prova ser adiada. 3. verbos como cumprir, convir, acontecer, importar, ocorrer, suceder, parecer, constar, urgir etc. conjugados na terceira pessoa do singular. Convm estarmos aqui. Urge que tomemos uma deciso. Objetiva Direta Complementa o valor semntico do verbo transitivo direto da orao principal, articulando-se com ela sem o intermdio de preposio obrigatria. Ressalte-se que, nas frases interrogativas indiretas, as oraes subordinadas substantivas objetivas diretas podem ser introduzidas pelas

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

10

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA conjunes subordinativas integrantes se ou que e, ainda, por pronomes ou advrbios interrogativos. Tome cuidado porque as bancas examinadoras podem perguntar, por exemplo, se as palavras em destaque nos trechos abaixo possuem a mesma classificao gramatical e sublinhar, maliciosamente, dois vocbulos introdutores de oraes subordinadas substantivas objetivas diretas. Partindo da ideia comum de que elas so iniciadas por conjunes integrantes, possvel que algum candidato mais afoito diga sim, sem se dar conta de que pode estar diante de uma conjuno integrante e um pronome interrogativo. Todos sabemos que ele aceitar o convite. como as coisas funcionam aqui. onde fica a farmcia. quanto custa o remdio. quando acabam as aulas. qual a matria da prova.

ATENO! Com os verbos deixar, mandar fazer (causativos), ver, sentir e ouvir (sensitivos), ocorre um tipo especial de orao subordinada substantiva objetiva direta: Ouvi-os bater. Deixe-me entrar. As oraes em destaque so reduzidas de infinitivo. E o mais interessante que os pronomes oblquos tonos os e me so os sujeitos dos verbos no infinitivo. Na Lngua Portuguesa, esse o nico caso em que tais pronomes desempenham tal funo sinttica.

Objetiva Indireta

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

11

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Completa o sentido de um verbo transitivo indireto da orao principal. Normalmente vem introduzida por preposio, mas esta pode ser omitida. Lembro-me de que fizemos muitas visitas. (Mrio Donato) Meu Deus, s agora me lembrei que a gente morre. (Clarice Lispector) Completiva Nominal Liga-se preposio (como a um todo nome (substantivo abstrato, Aqui, o adjetivo emprego ou da

advrbio) da orao principal completando seu significado. introduzida por complemento nominal). preposio no facultativo. A omisso dela implica erro de regncia e revela falta de coeso. Tenho a impresso de estar sempre no mesmo lugar.
substantivo

A nova metodologia til para diminuir a margem de erro.


adjetivo

Est perto de fazermos a prova.


advrbio

Predicativa Funciona como um predicativo do sujeito da orao principal; seu

valor semntico caracteriza, especifica, determina o sujeito dela. de se notar tambm a presena de um verbo de ligao na orao principal. Nosso desejo era encontrares o teu caminho.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 12

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA O triste que no era uma planta qualquer. Apositiva Atua como aposto de um termo da orao principal e marcada pela pontuao (vrgula, dois pontos). Seu significado amplia, explica, desenvolve, resume o contedo da orao principal. O boato, de que o presidente renunciaria, espalhou-se

rapidamente. S resta uma alternativa: encontrar o culpado. Oraes Subordinadas Adverbiais

Caractersticas Tm valor semntico de advrbio (causa, tempo, condio,

I.

finalidade etc.) e exercem funo de adjunto adverbial em relao orao principal; II. Desenvolvidas: possuem verbo no modo indicativo ou subjuntivo e

so introduzidas por conjuno; III. Reduzidas: possuem verbo na forma nominal (infinitivo, gerndio,

particpio).

Classificaes Causal: expressa a causa do que se diz na orao principal. Como no haviam combinado, uns cantavam em ingls e outros em portugus. (Clarice Lispector)

I.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

13

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA II. Consecutiva: apresenta a consequncia do que se diz na orao

principal. Fiquei to alegre com esta ideia que ainda agora me treme a pena na mo. (Machado de Assis)

III.

Condicional: estabelece uma condio para que o fato expresso na

orao principal se realize. Eu cantarei, se as Musas me ajudarem, a verdadeira histria de Elpenor. (Augusto Meyer) IV. Concessiva: expressa um fato que deveria impedir o acontecimento

do que se declara na orao principal. (...) descobri-me, embora estivessem muitas pessoas na sala. (Graciliano Ramos) V. Comparativa: indica o segundo elemento de uma comparao. Ele saiu da vida como quem sai de uma festa. (Cassiano Ricardo)

Ateno! Muitas vezes, o verbo da orao subordinada adverbial comparativa est oculto. As ideias marinhavam-lhe no crebro, como em hora de temporal (...). (Machado de Assis) Alm disso, a orao qual se subordina a orao comparativa pode apresentar expresses como: mais, menos, pior, tal, tanto.

VI.

Conformativa: a ideia expressa nela est de acordo com a que dita

na orao principal.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 14

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Conforme nos mandara o sargento, ficamos passando um pelo outro. (Mrio Donato) VII. Proporcional: expressa um fato que se realiza proporcionalmente ao

que se diz na orao principal. Quanto mais uma civilizao artista, mais ela se afasta da natureza. (Graa Aranha)

VIII. Final: indica a finalidade do que se diz na orao principal. O fuzil foi passado de mo em mo, para que todos aprendessem os quatro movimentos. IX. Temporal: expressa o tempo em que ocorre o que se diz na orao Quando o semforo abriu, ele tentou arrancar na bicicleta (...). (Loureno Diafria) Observe que as trs oraes subordinadas abaixo apresentam estruturas diferentes das anteriores. Nelas no h verbos desenvolvidos (conjugados no modo indicativo ou subjuntivo) nem conjunes. Agora, os verbos assumem uma das formas nominais (gerndio, infinitivo e particpio). Ao abrir o semforo, ele tentou arrancar na bicicleta. (infinitivo) Aberto o semforo, ele tentou arrancar na bicicleta. (particpio) Abrindo o semforo, ele tentou arrancar na bicicleta. (gerndio) Uma vez estudadas as caractersticas e os valores semnticos das oraes subordinadas adverbiais, convm agora apontar as principais conjunes que fazem a articulao entre elas e sua principal.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 15

principal.

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Porque; como; que; pois; porquanto; visto que; dado que; j que; uma vez que; na medida em que; etc. Que, de forma que, de maneira que, de modo que etc. Que; (do) que; quanto; como; assim como; bem como; etc. Ainda que; embora; mesmo que; posto que; por mais Concessivas que; se bem que; por pouco que; nem que; conquanto etc. Condicionais Conformativas Finais Proporcionais Se; caso; sem que; contanto que; salvo se; desde que; a menos que; a no ser que; que; etc. Conforme; como; segundo; consoante; etc. Para que; a fim de que; que; etc. medida que; proporo que; ao passo que; quanto mais... mais; quanto menos... menos; quanto maior... maior; etc. Quando; enquanto; antes que; depois que; desde que; Tempo logo que; assim que; at que; que; apenas; mal; sempre que; tanto que; etc. Dizem que se conselho fosse bom ningum daria, mesmo assim eu arrisco um: no confunda as locues conjuntivas medida que e na medida em que. A primeira introduz orao subordinada tradutora de valor semntico de proporcionalidade; a segunda inicia orao subordinada que expressa a causa de um fato. J vi muito candidato bom derrapar por falta de ateno a esse detalhe. Quer outro conselho? No confunda orao subordinada adverbial causal com orao coordenada sindtica explicativa! Em alguns momentos, elas podem apresentar semelhanas que dificultam a anlise correta. Por exemplo, ambas admitem as conjunes pois, que,

Causais Consecutivas Comparativas

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

16

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA porque, porquanto. Porm, um pouco de ateno para os aspectos que vou assinalar pode ser de grande utilidade: [Ele 1. pegou uma a doena] de [porque [No causa e 1. ande h para descalo,] relao apenas que eliminar voc vai de no a [porque causa dado se e o

andava descalo.] H relao consequncia entre as duas oraes.

voc vai pegar uma doena.] No consequncia: motivo descalo.

ande

2.

conjuno

que

introduz

a 2.

Pode-se

conjuno uma

orao causal no pode ser eliminada. coordenativa explicativa: No ande descalo, doena. 3. A orao adverbial pode ser 3. No se pode transformar a orao transformada em orao reduzida de coordenada em orao reduzida. infinitivo: Ele pegou a doena por andar descalo. 4. O verbo da orao principal no 4. A orao anterior explicativa possui verbo no expressa dvida ou hiptese. geralmente pegar

imperativo ou tem carter hipottico. De outro modo, poderamos dizer: Ele deve ter andado descalo, pois pegou uma doena. Oraes Subordinadas Adjetivas As semanticamente, oraes a subordinadas ou adjetivas podem um equivaler-se, substantivo,

adjetivos,

seja,

caracterizar

atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Sintaticamente, podem exercer a funo de adjunto adnominal de um termo da orao principal. Observem:
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 17

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Deve-se investir em solues definitivas. Deve-se investir em solues que resolvam definitivamente os problemas. Comparando os dois exemplos acima, fcil perceber que, no segundo, a orao que resolvam definitivamente os problemas discrimina o substantivo solues e restringe o seu alcance semntico. Alm disso, exerce funo idntica do adjetivo definitivas no primeiro exemplo: ambas as expresses so adjuntos adnominais do substantivo solues, que ncleo do objeto indireto. ORAES ADJETIVAS RESTRITIVAS E EXPLICATIVAS Na relao que estabelecem com o termo a que se referem, as oraes subordinadas adjetivas podem atuar de duas maneiras distintas: restringindo e individualizando esse termo ou simplesmente explicando, realando, amplificando uma informao sobre ele. O jovem que estuda passa. O homem que luta vence.
Ora. Subord. Adj. Restritivas

O homem, que mortal, almeja a vida eterna. Cristo, que filho de Deus, morreu por ns.

Ora. Subord. Adj. Explicativas

No primeiro caso, as oraes adjetivas equiparam-se a verdadeiros adjetivos restritivos (aqueles cujos valores semnticos no constituem um atributo inerente a todo e qualquer ser de mesma natureza): nem todo jovem passa (apenas o que estuda); nem todo homem vence (somente o que luta). Elas funcionam como adjuntos adnominais e no podem ser separadas do substantivo por vrgulas.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 18

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA No segundo caso, as oraes adjetivas tm valor semntico explicativo, pois expressam uma caracterstica intrnseca, essencial ao termo a que se referem: todo homem mortal; Cristo filho de Deus. Por no influenciarem o significado do termo a que se referem, podem ser retiradas da frase ou ficarem separadas do substantivo pela pontuao sem implicar alterao semntica. Sendo assim, elas se assemelham a um aposto explicativo. Note que as conexes entre as oraes subordinadas adjetivas apresentadas at aqui e suas oraes principais so feitas pelo pronome relativo que. Esse pronome, alm de conectar (ou relacionar da o nome relativo) os dois tipos de oraes, tambm desempenha uma funo sinttica na orao subordinada que introduz. No desempenho dessa funo, o pronome relativo ocupa o papel que seria exercido pelo termo que ele substitui (o antecedente). Deve-se investir em solues. Essas solues devem resolver
sujeito

definitivamente os problemas. Deve-se investir em solues [que resolvam definitivamente os problemas.]


sujeito

Quando as oraes subordinadas adjetivas so introduzidas por um pronome relativo e apresentam verbo no modo indicativo ou subjuntivo (forma finita), elas so chamadas de desenvolvidas. E quando no so introduzidas por um pronome relativo (podem ser introduzidas por preposio) e apresentam verbo numa das formas nominais (infinitivo, gerndio e particpio), elas so chamadas de reduzidas. Essas so as ideias to valorizadas por ele. Via-se um cartaz comunicando a falncia.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 19

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Nosso argumento foi o primeiro a cair.

Fique agora com algumas questes de provas sobre o assunto.

1.

(FCC/TCE-PR/ANALISTA DE CONTROLE ATUARIAL/2011) A orao sublinhada exerce a funo de sujeito dentro do seguinte perodo:

(A) Montesquieu preferiu guiar-se pelos valores civis, em vez de se deixar levar pelo finalismo religioso. (B) A um esprito sensvel e religioso no convm ler um filsofo como Montesquieu buscando apoio espiritual. (C) Um estudo srio da histria das cincias jurdicas no pode prescindir dos mtodos de que se vale Montesquieu em O esprito das leis. (D) As cincias humanas deveriam libertar-se da religio, assim como ocorreu com as cincias naturais. (E) O mtodo de Montesquieu valorizou as instituies humanas e solapou o finalismo teolgico e moral. Comentrio Orao que funciona sintaticamente como sujeito orao subordinada substantiva subjetiva. Alternativa A: a orao complemento direto do verbo preferi, por isso classificada como orao subordinada substantiva objetiva direta. Alternativa B: aqui est a resposta. A orao sujeito do verbo convm. Talvez a dificuldade esteja em diferenci-la de um possvel objeto direto. A confuso geralmente ocorre quando o sujeito aparece depois do verbo, posio caracterstica do objeto. Mas repare bem: ... convm ISSO... = ...ISSO convm...

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

20

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa C: a orao subordinada adjetiva restritiva e qualifica o substantivo mtodos.O que pronome relativo e substitui o antecedente mtodos. Alternativa D: aqui a ideia de comparao entre o que ocorreu com as cincias naturais e o que deveria ocorrer com as cincias humanas. Portanto a orao sublinhada classifica-se como subordinada adverbial comparativa. Alternativa E: orao coordenada no exerce funo sinttica. Por isso descabido pensar que a orao destacada pudesse ser sujeito. Na verdade, ela simples orao coordenada aditiva. Resposta B

2.

(FCC/TCE-AM/ASSISTENTE DE CONTROLE EXTERNO/2008) O petrleo, no entanto, pode ser trocado por outras fontes de energia. J a gua insubstituvel. O sentido introduzido no contexto pela frase sublinhada acima de

(A) causa. (B) concluso. (C) explicao. (D) oposio. (E) temporalidade. Comentrio O sentido produzido de oposio, contraste, adversidade. Se, por um lado, o petrleo uma fonte substituvel de energia; por outro, a gua no o . Resposta D

3.

(FCC/PREFEITURA AQUTICO/2008)

DE

SALVADOR/AGENTE

DE

SALVAMENTO
21

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (...) A ao benfica do sol um fato, mas, paradoxalmente, ele nunca foi to perigoso. Isso por causa dos rombos na camada de oznio. Localizada entre 25 e 35 quilmetros da superfcie da Terra, ela filtra dois tipos de raios ultravioleta. Um deles o tipo A, que acelera o envelhecimento da pele, por penetrar em camadas mais profundas. (...) A frase grifada acima introduz, no contexto, noo de (A) causa. (B) condio. (C) consequncia. (D) finalidade. (E) temporalidade. Comentrio Na verdade, uma orao que est grifada (orao subordinada adverbial reduzida de infinitivo). Ela expressa a causa ou o motivo que faz o tipo A acelerar o envelhecimento da pele. Resposta A

4.

(FCC/TCE-AL/ANALISTA DE SISTEMAS/2008) O elemento sublinhado tem valor causal em:

(A) Os propsitos nos devolvem a autoria da vida. (B) Liberdade seria, portanto, sinnimo de deciso. (C) Talvez seja isso que torna to difcil cumprir propsitos de Ano Novo. (D) Sem histria e sem passado, quem seramos? (E) Somos livres quando, ao agir, recomeamos. Comentrio Alternativa A: objeto direto do verbo (devolver algo a algum). Alternativa B: predicativo do sujeito (note o verbo de ligao seria).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

22

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa C: o elemento sublinhado objeto direto oracional (note a presena do verbo cumprir) do verbo torna. Observe tambm que o predicativo do objeto (o adjetivo difcil) veio entre o prprio objeto e o verbo. Alternativa D: a bem da verdade, o pronome interrogativo quem funciona como sujeito do verbo seramos. Alternativa E: temos uma orao reduzida de infinitivo que exprime motivo, causa ou o que desencadeia o nosso recomeo. Resposta E

5.

(FCC/TRT-18R/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2008) Pensador consequente, a Ccero no importavam as questes secundrias; interessavam-lhe os valores essenciais da conduta humana. O sentido da frase acima permanecer inalterado caso ela seja introduzida por:

(A) Conquanto fosse. (B) Muito embora sendo. (C) Ainda quando fosse. (D) Por ter sido. (E) Mesmo que tenha sido. Comentrio Analisando a frase pelo aspecto semntico, entende-se que Ccero atribua importncia aos valores essenciais da conduta humana em detrimento das questes secundrias por que ele era um pensador consequente. Tem-se, portanto, uma relao de causa e consequncia que pode ser expressa, em seu incio, por uma orao subordina adverbial causal (reduzida de infinitivo): Por ter sido pensador consequente... As demais opes imprimiriam ao enunciado uma ideia de ressalva, concesso. Resposta D
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 23

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA

6.

(FCC/TCE-AM/ASSISTENTE DE CONTROLE EXTERNO/2008) Identifica-se relao de causa e consequncia, respectivamente, no segmento:

(A

... embora dois teros da Terra sejam cobertos de gua, uma em cada trs pessoas no dispe desse lquido em quantidade suficiente para atender s suas necessidades bsicas.

(B) Se o padro atual de aumento do consumo for mantido, calcula-se que essa proporo subir para dois teros da populao mundial em 2050. (C) Em certas regies, como o norte da China, o oeste dos Estados Unidos e o Lago Chade, na frica, a gua vem sendo consumida em ritmo mais rpido do que pode ser renovada. (D) Nos ltimos 100 anos, a populao mundial quadruplicou, enquanto a demanda por gua se multiplicou por oito. (E) Como se gasta mais na irrigao do que nas fbricas, em proporo ao valor final do produto, pode valer mais a pena para um pas importar alimentos... Comentrio Alternativa A: a conjuno embora anuncia a ideia de concesso. Alternativa B: a conjuno Se transmite j a noo de condio presente no perodo. Alternativa C: existe uma comparao entre o ritmo de consumo da gua o de sua renovao. Alternativa D: a conjuno enquanto expressa ideia de tempo. Alternativa E: a conjuno Como (que pode ser substituda por j que, visto que etc.) introduz a causa da possibilidade de valer mais a pena importar alimentos esta, ento, a consequncia do que foi dito. Resposta E

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

24

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 7. (FCC/METR-SP/ADVOGADO TRAINEE/2008) (...) Malgrado existam estes exemplos, dentre outros, assusta a resposta colhida em pesquisa feita (...). O segmento grifado acima aparece, com outras palavras, mas sem alterar o sentido original, em: (A) Se existissem... (B) Apesar de existirem... (C) Enquanto existirem... (D) Visto que existem... (E) medida que existem... Comentrio Note que o questionamento do examinador sobre o sentido original. Malgrado equivalente a no obstante, apesar de, embora; possui valor semntico concessivo. As demais alternativas exprimem, respectivamente, as seguintes ideias: condio (letra A), tempo (letra C), causa (letra D) e proporo (letra E). Resposta B

8.

(FCC/TJ-SE/ANALISTA DE SISTEMAS/2009) Na frase possvel at mesmo identificar tradies de inovao, sustentadas ao longo de dcadas, o elemento sublinhado pode ser substitudo, sem prejuzo para a correo e o sentido do contexto, por:

(A) Ainda assim, possvel identificar. (B) Conquanto seja possvel identificar. (C) possvel, inclusive, identificar. (D) possvel, apesar disso, identificar. (E) No obstante, possvel identificar. Comentrio Se voc percebeu que em todas as alternativas, com exceo da opo C, h elementos carregados de valor semntico concessivo (Ainda
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 25

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA assim, Conquanto, apesar disso, No obstante), certamente no teve dificuldade para assinalar a letra C. Esta, na verdade, exprime uma ideia de incluso, ou seja, entre as identificaes possveis est tambm a das tradies de inovao. Resposta C

9.

(FCC/TJ-AP/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2009) Quanto mais chocarem o pensamento corrente (...), mais ganharo em originalidade, leitura e cartas de protesto. A relao estabelecida pelos dois elementos sublinhados na frase acima mantm-se na que travam os elementos sublinhados em:

(A) Ora voc parece conservador, ora faz pose de revolucionrio. (B) J dizia um desses velhos provrbios: maior a altura, maior o tombo. (C) Ele to mais otimista que seus companheiros de gerao... (D) Seja por excesso de escrpulos, seja por falta deles, ela sempre age de modo estranho. (E) Assim como h pessimistas empedernidos, assim tambm no faltam otimistas ingnuos. Comentrio A ideia existente entre as oraes do perodo de

proporcionalidade, o que se confirma por meio da relao entre os elementos sublinhados. O mesmo sentido est presente tambm na alternativa B: proporo que a altura aumenta, aumenta o risco ou a consequncia do tombo. Alternativa A: a relao de alternncia: h um revezamento entre os tipos de personalidades apresentadas. Alternativa C: a relao de comparao entre o otimismo das seguintes pessoas do discurso: Ele e seus companheiros de gerao. Alternativa D: a relao de alternncia: ela sempre age por causa do excesso ou da falta de escrpulos.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 26

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa E: a ideia de comparao entre a existncia de pessimistas empedernidos e a de otimistas ingnuos. Como esse deve ter sido o caso mais difcil para voc, eis abaixo mais dois exemplos em que a mesma ideia se encontra presente: Como a flor se abre ao Sol, assim minha alma se abriu luz daquele olhar. Nos Estados Unidos h universidades para todas as inteligncias como h hotis para todas as bolsas. Resposta B

10. (FCC/INFRAERO/2009) Est inteiramente correta a redao da seguinte frase: (A) preciso convir de que a lua ficou mais perto de casa. (B) H metforas em cujo primitivo sentido sofreu certo esvaziamento. (C) O prestgio de cujo os mitos se revestiam no esmoreceu por completo. (D) So vultosos os recursos de que esse setor j no pode abrir mo. (E) sugestivo o perfil de ave de rapina no qual se celebrizou o Concorde. Comentrio Convir, no sentido de estar de acordo; admitir; concordar, dispensa a preposio de. Nessa acepo, h registros desse verbo como transitivo indireto regendo preposio em: Conveio em tudo que se lhe props; Conviria comigo (em) que estava errado. Pode ocorrer elipse da preposio em na sequncia verbo + em que. A preposio em antes do pronome relativo cujo no tem justificativa. Aps ele no h termo (nome ou verbo) que requeira tal preposio o que poderia justific-la, caso contrrio. Vejam o exemplo: O livro em cujo autor me apoio superou as expectativas de venda. (quem se apoia, apoia-se em algo/algum)

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

27

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Nunca haver artigo depois de cujo, nunca! Nem antes dele: ...os/as cujos/cujas... Ento, podemos deduzir que o acento grave indicativo de crase jamais ser empregado diante dele. O a que porventura surgir diante dele ser simplesmente uma preposio (sem outro a, no h condies para o surgimento da crase) Chegou a moa a cuja me me referi. (quem se refere, refere-se a algo/algum.) A quarta alternativa est correta. Destaque para o termo vultosos que significa de grande importncia, de valor considervel. E tambm para o emprego da preposio de antes do pronome relativo que. Sem ela, o segmento ficaria sem coeso (e com grave erro de regncia), pois quem abre mo, abre mo de algo/algum. Finalmente, o problema da alternativa E encontra-se no uso inadequado da preposio em (no qual = em + no qual). Do jeito que foi escrita, a frase indica que o famoso avio se afamou no (exprime situao; ausncia de movimento; lugar) sugestivo perfil de ave de rapina. Na verdade, isso aconteceu por causa da associao do contorno daquela aeronave ao delineamento de uma ave de rapina, o que torna apropriado o emprego da preposio com. Resposta D

11. (FCC/INFRAERO/2009) da frase:

verbo

indicado

entre

parnteses

dever

flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna

(A) A recorrncia de trocadilhos ...... (costumar) soar como demonstrao de um gosto no mnimo duvidoso. (B) Os xtases e devaneios a que nos ...... (levar) a linguagem metafrica podem conviver com a objetividade do discurso cientfico.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 28

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) No ...... (dever) incluir-se entre os hbitos modernos o menosprezo pelo que representavam os mitos antigos. (D) ...... (caber) esperar, a partir de investimentos altssimos como esse, por avanos cada vez mais expressivos na cincia da navegao. (E) A pouca gente, no passado, ...... (poder) convencer argumentos em favor da necessidade desses altssimos investimentos. Comentrio A flexo de um verbo envolve tempo e modo; nmero e pessoa; voz. H tambm o estudo dos aspectos verbais, que sero tratados na aula especfica deste curso. Aqui, a FCC apontou para a flexo de nmero. Portanto de grande importncia identificarmos o sujeito da forma verbal. Tambm deve nos chamar a ateno o uso da expresso dever flexionar-se numa forma do plural. Ela exige que o candidato descarte os casos facultativos de flexo verbal e se detenha nos casos de flexo obrigatria. Precisamos ento verificar se h algum termo que funcione como sujeito de algum desses verbos. Observe a ltima opo. Nela h a locuo verbal poder convencer, cujo sujeito que no ocupa sua posio natural antes do verbo e, por isso, complica a nossa anlise a expresso argumentos em favor da necessidade desses altssimos investimentos. O ncleo argumentos note o plural obriga o verbo auxiliar da referida locuo (poder) a flexionar-se em nmero e pessoa: podem. Resposta E

12. (FCC/INFRAERO/2009) preciso CORRIGIR a redao do seguinte comentrio sobre o texto: (A) Alude-se ao mito de caro por que ele representou, como nenhum outro, o anseio que tinham os homens em voar.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

29

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (B) Alm de quase sempre prazerosas, as viagens areas so um recurso com o qual, atualmente, no se pode deixar de contar. (C) A simples emisso de um bilhete areo implica, hoje em dia, a mobilizao de sofisticados recursos de informtica. (D) Nos tempos hericos da aviao civil, os pioneiros corriam riscos que a modernizao do setor lograria eliminar. (E) Efetivamente, a lua no est mais perto que antes, mas ningum mais a contempla com o olhar antigo, que a supunha inacessvel. Comentrio O problema encontra-se na primeira alternativa e diz respeito ao emprego do por que. Essa expresso ser escrita separadamente e sem acento quando: a) for empregada em frases interrogativas diretas ou indiretas: Por que voc fez aquilo? / Diga-me por que voc fez aquilo?); b) ou for equivalente a pelo qual (preposio por/per + pronome relativo o qual): Diga-me o motivo por que voc fez aquilo. Caso indique uma justificativa ou explicao do que foi dito (como surgiu na alternativa sob anlise), ser grafada juntamente. Quero destacar ainda o emprego do verbo implicar. Utilizado informalmente como transitivo indireto (com preposio em) nas acepes de ter como consequncia; acarretar; provocar, esse verbo, em um desses sentidos, transitivo direto. Por isso foi corretamente usado na alternativa C. Resposta A

13. (FCC/INFRAERO/2009) Porm, escapando da morte na queda do avio, pilotos e mecnicos tinham de lutar pela vida na caminhada em busca de socorro.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 30

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Reescrevendo o trecho acima, de modo a inici-lo com o segmento Pilotos e mecnicos tinham de lutar pela vida na caminhada em busca de socorro, uma complementao correta e coerente ser: (A) ainda assim quando no morressem queda do avio. (B) uma vez escapes da morte na queda do avio. (C) embora viessem a escapar da morte na queda do avio. (D) porquanto no tivessem morrido na queda do avio. (E) medida que no morressem com a queda do avio. Comentrio Antes de tudo, necessrio entender adequadamente a mensagem transmitida por meio do perodo destacado. Nele se contrapem as ideias de sobrevivncia e risco de morte. Mesmo no tendo morrido na queda do avio, os tripulantes precisavam achar socorro para se manterem vivos. Essa relao muito bem evidenciada j no incio do perodo, onde figura a conjuno adversativa Porm. A conjuno concessiva embora resguarda o valor semntico da informao. A possibilidade de os tripulantes escaparem da morte causada pela queda da aeronave no os isentaria de lutar pela sobrevivncia. Pilotos e mecnicos, embora sobreviventes, no estariam livres de perigo. Nas demais alternativas, h problemas quanto correo e coerncia, causados por truncamentos sintticos: - Pilotos e mecnicos tinham de lutar pela vida na caminhada em busca de socorro ainda assim quando no morressem queda do avio. (a locuo ainda assim equivale a apesar disso; seu emprego em substituio a mesmo e ao lado da conjuno temporal quando causou truncamento sinttico). - Pilotos e mecnicos tinham de lutar pela vida na caminhada em busca de socorro uma vez escapes da morte na queda do avio. (h truncamento sinttico causado pelo uso de uma vez escapes)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 31

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA - Pilotos e mecnicos tinham de lutar pela vida na caminhada em busca de socorro porquanto no tivessem morrido na queda do avio. (a conjuno porquanto bem empregada para indicar explicao ou causa, o que no o caso aqui). - Pilotos e mecnicos tinham de lutar pela vida na caminhada em busca de socorro medida que no morressem com a queda do avio. ( medida que imprime ideia de proporcionalidade e divorcia-se do sentido original) Resposta C

14. (FGV/CODESP/ADMINISTRADOR/2010) (...) So numerosas oportunidades perdidas que se multiplicaro, se a economia brasileira continuar com seu impulso de crescimento e a qualidade da educao continuar baixa.(...) A respeito da composio do perodo acima, analise as afirmativas a seguir: I. II. H uma orao principal. H duas oraes subordinadas adverbiais.

III. O perodo composto por coordenao e subordinao. Assinale: (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas (C) se todas as afirmativas estiverem corretas (D) se nenhuma alternativa estiver correta (E) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas Comentrio Sugiro que voc sublinhe ou circule os verbos, pois eles representam a quantidade de oraes: So, multiplicaro, continuar e

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

32

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA continuar (ele se repete mesmo). Temos, portanto, quatro oraes, assim constitudas: 1 So numerosas oportunidades perdidas 2 que se multiplicaro 3 se a economia brasileira continuar com seu impulso de crescimento 4 e a qualidade da educao continuar baixa. Agora temos que analisar a relao existente entre elas. A primeira orao principal em relao segunda. Esta subordinada (adjetiva) primeira porque funciona como adjunto adnominal restritivo (o que pronome relativo e substitui a expresso numerosas oportunidades perdidas). Mas a segunda orao tambm principal em relao terceira e quarta. Repare que estas exprimem as condies para que as numerosas oportunidades perdidas se multipliquem. Sendo assim, a terceira e a quarta orao equivalem-se a adjuntos adverbiais condicionais e so verdadeiras oraes subordinadas adverbiais. Finalmente, a relao entre as duas ltimas oraes de coordenao; ambas so independentes sintaticamente falando. Note que as ideias expressas por elas se somam e no dependem uma da outra (a conjuno coordenativa e ajuda a evidenciar essa relao). Conclui-se, ento, que existem duas oraes principais, duas oraes subordinadas adverbiais e que o perodo composto por subordinao e coordenao (perodo misto). Resposta E

15. (FGV/PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS-RJ/FISCAL DE RENDAS/2010) (...) Da mesma forma, diarreias epidmicas, parasitoses intestinais e outras enfermidades transmissveis por meio da gua contaminada tm sua incidncia aumentada, tanto por causa das dificuldades de

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

33

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA saneamento nas secas, quanto por contaminao com esgotos, lixo e dejetos de animais durante as enchentes.(...) O perodo acima (A) composto por coordenao. (B) composto por subordinao. (C) composto por coordenao e subordinao. (D) simples. (E) apresenta oraes reduzidas. Comentrio Esta questo bem mais simples, no mesmo? Porm possvel que algum se impressione por causa do tamanho do enunciado. Saiba que tamanho no documento! Conte quantos verbos ou locues verbais aparecem no perodo. E a? S um: tm, conjugado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo! Ento s existe uma orao, que chamada de absoluta, e o perodo simples. Resposta D

16. (FGV/TRE-PA/TCNICO JUDICIRIO/2011) Minha proposta a de que o fundo partidrio seja composto por uma quantia mnima para o partido manter uma estrutura bsica. (L.29-31) A respeito do perodo acima, analise as afirmativas a seguir: I. O perodo poderia ser redigido, sem incorrer em inadequao gramatical ou semntica, da seguinte maneira: Minha proposta que o fundo partidrio seja composto por uma quantia mnima para o partido manter uma estrutura bsica. II. O perodo composto por trs oraes. III. No perodo h uma orao reduzida de particpio. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 34

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se nenhuma afirmativa estiver correta. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas Comentrio Afirmativa I: correta, pois a retirada da expresso a de no prejudica a correo gramatical nem o sentido da frase. Em questes semelhantes, a melhor maneira de averiguarmos a veracidade do que o examinador diz reescrever a passagem do jeito proposto o que a banca j fez! Voc notou algum problema? Nem eu. Afirmativa II: correta. O nmero de verbos (ou de locues verbais) igual ao nmero de oraes. No perodo, temos: (= orao 1); seja composto (= orao 2 esta estrutura uma locuo verbal); manter (= orao 3). Afirmativa III: incorreta. Voc sentiu dificuldade para analisar este item? natural, pois ainda no expliquei as diferenas entre orao desenvolvida e orao reduzida. Por favor, leia o que est escrito na seo destinada s oraes subordinadas adverbiais, a partir da pgina 30. Ento, ficou fcil agora? Pois , o verbo manter est no infinitivo, o que caracteriza uma orao reduzida de infinitivo, e no de particpio. Sabe qual foi a maldade da banca? Ela se aproveitou da locuo verbal seja composto, em que o verbo principal encontra-se no particpio. Mas aqui vais uma dica importantssima: nas locues verbais, voc precisa olhar para o verbo auxiliar para notar o tempo e o modo. O principal sempre estar numa forma nominal (infinitivo, particpio ou gerndio), mas o auxiliar sofrer as flexes de tempo e modo. o auxiliar que determina se a orao reduzida ou desenvolvida subjuntivo). Resposta E (o verbo seja est desenvolvido, conjugado no modo

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

35

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 17. (FGV/CAERN/ADMINISTRADOR/2010) Ademais, como o mundo obra de um arquiteto universal (no exatamente o Deus judaico-cristo, mas uma divindade criadora mesmo assim), desvendar os segredos do mundo equivale a desvendar a "mente de Deus". O termo destacado no trecho acima pode ser substitudo, sem prejuzo de sentido, por (A) (B) (C) (D) (E) Alm do mais Entretanto Conquanto Portanto Consequentemente

Comentrio H correspondncia entre os conectivos aditivos ademais e alm do mais. Os outros comunicam as seguintes ideias: entretanto: oposio, ressalva, adversidade; conquanto: concesso; portanto, concluso consequentemente: consequncia. Resposta A

18. (FGV/CODESP/ADMINISTRADOR/2010) (...) Mas, simultaneamente a essa premncia de curto prazo, espera-se que a cadeia de ensino no pas, da pr-escola universidade, acelere ou implante programas que possibilitem um substancial salto de qualidade.(...) Assinale a alternativa que NO pode substituir o termo grifado no perodo acima, sob pena de alterao de sentido. (A) No obstante (B) Entretanto (C) Porquanto
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 36

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (D) Contudo (E) No entanto Comentrio O conectivo Mas imprime ao segmento o sentido de adversidade. Entre as conjunes relacionadas nas alternativas, somente porquanto no capaz de comunicar a mesma ideia. Porquanto pode exprimir causa ou explicao. Resposta C

19. (FGV/SENADO

FEDERAL/TCNICO

LEGISLATIVO

ADMINISTRAO/2008) Aqueles com aptido a ajud-los, se no estimulados por cenrios competitivos, estaro fadados a no encontrar motivao para o exerccio de suas funes. A respeito do perodo acima, analise os itens a seguir: I. II. O perodo composto por quatro oraes. H trs oraes reduzidas.

III. H uma orao coordenada. Assinale: (A) se todos os itens estiverem corretos. (B) se somente o item II estiver correto. (C) se somente o item III estiver correto. (D) se somente o item I estiver correto. (E) se nenhum item estiver correto. Comentrio Item I: certo. Para saber a quantidade de oraes preciso contar quantos verbos e locues verbais existem no perodo. So eles: ajudar (em ajud-los), ser (em se no [forem] estimulados) note que ele foi ocultado, mas pode ser facilmente entendido no contexto , estar (estaro fadados e encontrar (em encontrar motivao).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

37

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Item II: errado. De fato, apenas dois verbos esto na forma nominal: ajudar e encontrar (infinitivo), os outros esto flexionados no futuro do subjuntivo (se no [forem] estimulados) e no futuro do presente do indicativo (estaro). Item III: errado. No h orao coordenada no perodo. Resposta D

20. (FGV/TCM-PA/AUDITOR/2008) Como foi a primeira perda desde o lanamento de suas aes na Bolsa, em 1994, o resultado teve efeito de um terremoto financeiro, nos j violentamente traumatizados EUA. Assinale a alternativa em que o termo indicado no poderia substituir o termo destacado no trecho acima sob pena de provocar alterao gramatical e semntica. (A) J que (B) Uma vez que (C) Por que (D) Dado que (E) Visto que Comentrio A conjuno destacada possui valor semntico causal (ela integra segmento que traduz a razo ou o motivo do efeito do resultado), assim como j que, uma vez que, dado que e visto que. O detalhe fica por conta da expresso Por que, escrita separadamente. Sendo conjuno causal, a escrita correta no permite separao: Porque. Resposta C

21. (FGV/SENADO

FEDERAL/TCNICO

LEGISLATIVO

ADMINISTRAO/2008) Isso tem sua lgica, na medida em que essas sociedades se preocupam tambm com os custos, mas se acostumaram a
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 38

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA lidar com dados sobre os quais quase nada debatido por parte de nossos mandatrios da esfera poltica. Assinale a alternativa que poderia substituir a estrutura grifada, sem incorrer em alterao semntica. (A) proporo que (B) j que (C) medida que (D) conforme (E) ao ponto em que Comentrio Repare que, traioeiramente, o examinador relacionou nas alternativas as locues conjuntivas proporcionais proporo que e medida que. A locuo conjuntiva na medida em que bem caracterstica de circunstncia adverbial de causa, assim como a locuo j que. Conforme exprime circunstncia de conformidade; e ao ponto em que pode traduzir consequncia: As universidades pblicas federais foram sucateadas ao ponto em que faltou dinheiro at mesmo para pagar as contas de luz, como foi o caso na UFRJ. Resposta B

22. (FGV/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS/2007) Observe atentamente o trecho a seguir: (...) A reflexo jurdica sobre o assunto, contudo, no se tem mostrado to farta quanto aquela encontrada na economia. Isso se deve, talvez, associao feita ao tema dos efeitos na utilizao de recursos entre geraes especificamente na dcada de 70, quando o movimento ambientalista passou a formular um discurso jurdico mais slido, angariando adeptos das mais variadas formaes, em diversas partes do planeta (...)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 39

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Analise sua estrutura sinttica e avalie as afirmativas a seguir: I. II. O primeiro perodo composto por trs oraes. No segundo perodo encontram-se oraes reduzidas de particpio e de gerndio. III. No segundo perodo ocorrem dois casos de orao coordenada. IV. A orao quando o movimento ambientalista passou a formular um discurso jurdico mais slido classifica-se como subordinada adjetiva. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentrio Item I: certo. Eis o primeiro perodo, encerrado pelo ponto: A reflexo jurdica sobre o assunto, contudo, no se tem mostrado to farta quanto aquela encontrada na economia. Observe bem: a primeira orao se constitui em torno da locuo verbal se tem mostrado, que tempo composto do verbo mostrar; a segunda orao subordinada adverbial comparativa e foi apresentada com o verbo oculto, como de costume: quanto aquela... (se tem mostrado); finalmente, a terceira orao subordinada adjetiva restritiva reduzida de particpio: encontrada na economia (= que se encontra na economia). Item II: item certo. A orao (subordinada adjetiva) reduzida de particpio a seguinte: feita ao tema dos efeitos na utilizao de recursos entre geraes especificamente na dcada de 70, que restringe o significado do substantivo associao. A orao reduzida de gerndio : angariando adeptos das mais variadas formaes, em diversas partes do planeta. Item III: errado. No se verifica nenhuma orao coordenada no segundo perodo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 40

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Item IV: certo. Se voc respondeu com base apenas na classificao tradicional da conjuno quando (conjuno subordinativa adverbial temporal), deve ter errado. A orao quando o movimento ambientalista passou a formular um discurso jurdico mais slido constitui uma explicao, um esclarecimento a respeito da dcada de 70, que foi representada semanticamente pelo vocbulo quando, um pronome-advrbio relativo. Veja a transformao: na dcada de 70 (quando) o movimento ambientalista passou a formular um discurso jurdico mais slido. Podem ser utilizadas como pronomes relativos as palavras: - como (= pelo qual): No me parece correto o modo como voc agiu semana passada. - quando (= em que, nas indicaes de tempo): Bons eram os tempos quando podamos jogar videogame. Sinto saudades da poca em que (quando) morvamos no exterior. - onde (= em que, nas indicaes de lugar): A casa onde eu morava foi assaltada. Resposta D

Por hoje s, prezado aluno. Sugiro que intensifique os estudos. No esmorea por causa dessa ou daquela disciplina. Sempre haver dificuldades a serem superadas em qualquer rea de nossas vidas, principalmente quando estivermos diante de grandes conquistas. Meu conselho que voc esteja realmente decidido a passar nesse concurso e, por isso mesmo, faa o que for preciso. O que muda a nossa histria o que decidimos e fazemos, e no o que pensamos e falamos. Se voc quer mesmo trabalhar TJ-RJ, v em frente! Bons estudos e que Deus o abenoe!

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

41

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Lista das Questes Comentadas 1. (FCC/TCE-PR/ANALISTA DE CONTROLE ATUARIAL/2011) A orao sublinhada exerce a funo de sujeito dentro do seguinte perodo: (A) Montesquieu preferiu guiar-se pelos valores civis, em vez de se deixar levar pelo finalismo religioso. (B) A um esprito sensvel e religioso no convm ler um filsofo como Montesquieu buscando apoio espiritual. (C) Um estudo srio da histria das cincias jurdicas no pode prescindir dos mtodos de que se vale Montesquieu em O esprito das leis. (D) As cincias humanas deveriam libertar-se da religio, assim como ocorreu com as cincias naturais. (E) O mtodo de Montesquieu valorizou as instituies humanas e solapou o finalismo teolgico e moral.

2.

(FCC/TCE-AM/ASSISTENTE DE CONTROLE EXTERNO/2008) O petrleo, no entanto, pode ser trocado por outras fontes de energia. J a gua insubstituvel. O sentido introduzido no contexto pela frase sublinhada acima de

(A) causa. (B) concluso. (C) explicao. (D) oposio. (E) temporalidade.

3.

(FCC/PREFEITURA AQUTICO/2008)

DE

SALVADOR/AGENTE

DE

SALVAMENTO

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

42

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (...) A ao benfica do sol um fato, mas, paradoxalmente, ele nunca foi to perigoso. Isso por causa dos rombos na camada de oznio. Localizada entre 25 e 35 quilmetros da superfcie da Terra, ela filtra dois tipos de raios ultravioleta. Um deles o tipo A, que acelera o envelhecimento da pele, por penetrar em camadas mais profundas. (...) A frase grifada acima introduz, no contexto, noo de (A) causa. (B) condio. (C) consequncia. (D) finalidade. (E) temporalidade.

4.

(FCC/TCE-AL/ANALISTA DE SISTEMAS/2008) O elemento sublinhado tem valor causal em:

(A) Os propsitos nos devolvem a autoria da vida. (B) Liberdade seria, portanto, sinnimo de deciso. (C) Talvez seja isso que torna to difcil cumprir propsitos de Ano Novo. (D) Sem histria e sem passado, quem seramos? (E) Somos livres quando, ao agir, recomeamos.

5.

(FCC/TRT-18R/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2008) Pensador consequente, a Ccero no importavam as questes secundrias; interessavam-lhe os valores essenciais da conduta humana. O sentido da frase acima permanecer inalterado caso ela seja introduzida por:

(A) Conquanto fosse. (B) Muito embora sendo. (C) Ainda quando fosse.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 43

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (D) Por ter sido. (E) Mesmo que tenha sido.

6.

(FCC/TCE-AM/ASSISTENTE DE CONTROLE EXTERNO/2008) Identifica-se relao de causa e consequncia, respectivamente, no segmento:

(A) ... embora dois teros da Terra sejam cobertos de gua, uma em cada trs pessoas no dispe desse lquido em quantidade suficiente para atender s suas necessidades bsicas. (B) Se o padro atual de aumento do consumo for mantido, calcula-se que essa proporo subir para dois teros da populao mundial em 2050. (C) Em certas regies, como o norte da China, o oeste dos Estados Unidos e o Lago Chade, na frica, a gua vem sendo consumida em ritmo mais rpido do que pode ser renovada. (D) Nos ltimos 100 anos, a populao mundial quadruplicou, enquanto a demanda por gua se multiplicou por oito. (E) Como se gasta mais na irrigao do que nas fbricas, em proporo ao valor final do produto, pode valer mais a pena para um pas importar alimentos...

7.

(FCC/METR-SP/ADVOGADO TRAINEE/2008) (...) Malgrado existam estes exemplos, dentre outros, assusta a resposta colhida em pesquisa feita (...). O segmento grifado acima aparece, com outras palavras, mas sem alterar o sentido original, em:

(A) Se existissem... (B) Apesar de existirem... (C) Enquanto existirem... (D) Visto que existem...
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 44

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (E) medida que existem...

8.

(FCC/TJ-SE/ANALISTA DE SISTEMAS/2009) Na frase possvel at mesmo identificar tradies de inovao, sustentadas ao longo de dcadas, o elemento sublinhado pode ser substitudo, sem prejuzo para a correo e o sentido do contexto, por:

(A) Ainda assim, possvel identificar. (B) Conquanto seja possvel identificar. (C) possvel, inclusive, identificar. (D) possvel, apesar disso, identificar. (E) No obstante, possvel identificar.

9.

(FCC/TJ-AP/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2009) Quanto mais chocarem o pensamento corrente (...), mais ganharo em originalidade, leitura e cartas de protesto. A relao estabelecida pelos dois elementos sublinhados na frase acima mantm-se na que travam os elementos sublinhados em:

(A) Ora voc parece conservador, ora faz pose de revolucionrio. (B) J dizia um desses velhos provrbios: maior a altura, maior o tombo. (C) Ele to mais otimista que seus companheiros de gerao... (D) Seja por excesso de escrpulos, seja por falta deles, ela sempre age de modo estranho. (E) Assim como h pessimistas empedernidos, assim tambm no faltam otimistas ingnuos.

10. (FCC/INFRAERO/2009) Est inteiramente correta a redao da seguinte frase:


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 45

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (A) preciso convir de que a lua ficou mais perto de casa. (B) H metforas em cujo primitivo sentido sofreu certo esvaziamento. (C) O prestgio de cujo os mitos se revestiam no esmoreceu por completo. (D) So vultosos os recursos de que esse setor j no pode abrir mo. (E) sugestivo o perfil de ave de rapina no qual se celebrizou o Concorde.

11. (FCC/INFRAERO/2009) da frase:

verbo

indicado

entre

parnteses

dever

flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna

(A) A recorrncia de trocadilhos ...... (costumar) soar como demonstrao de um gosto no mnimo duvidoso. (B) Os xtases e devaneios a que nos ...... (levar) a linguagem metafrica podem conviver com a objetividade do discurso cientfico. (C) No ...... (dever) incluir-se entre os hbitos modernos o menosprezo pelo que representavam os mitos antigos. (D) ...... (caber) esperar, a partir de investimentos altssimos como esse, por avanos cada vez mais expressivos na cincia da navegao. (E) A pouca gente, no passado, ...... (poder) convencer argumentos em favor da necessidade desses altssimos investimentos.

12. (FCC/INFRAERO/2009) preciso CORRIGIR a redao do seguinte comentrio sobre o texto: (A) Alude-se ao mito de caro por que ele representou, como nenhum outro, o anseio que tinham os homens em voar. (B) Alm de quase sempre prazerosas, as viagens areas so um recurso com o qual, atualmente, no se pode deixar de contar. (C) A simples emisso de um bilhete areo implica, hoje em dia, a mobilizao de sofisticados recursos de informtica.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 46

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (D) Nos tempos hericos da aviao civil, os pioneiros corriam riscos que a modernizao do setor lograria eliminar. (E) Efetivamente, a lua no est mais perto que antes, mas ningum mais a contempla com o olhar antigo, que a supunha inacessvel.

13. (FCC/INFRAERO/2009) Porm, escapando da morte na queda do avio, pilotos e mecnicos tinham de lutar pela vida na caminhada em busca de socorro. Reescrevendo o trecho acima, de modo a inici-lo com o segmento Pilotos e mecnicos tinham de lutar pela vida na caminhada em busca de socorro, uma complementao correta e coerente ser: (A) ainda assim quando no morressem queda do avio. (B) uma vez escapes da morte na queda do avio. (C) embora viessem a escapar da morte na queda do avio. (D) porquanto no tivessem morrido na queda do avio. (E) medida que no morressem com a queda do avio.

14. (FGV/CODESP/ADMINISTRADOR/2010) (...) So numerosas oportunidades perdidas que se multiplicaro, se a economia brasileira continuar com seu impulso de crescimento e a qualidade da educao continuar baixa. (...) A respeito da composio do perodo acima, analise as afirmativas a seguir: I. II. H uma orao principal. H duas oraes subordinadas adverbiais.

III. O perodo composto por coordenao e subordinao. Assinale:


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 47

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas (C) se todas as afirmativas estiverem corretas (D) se nenhuma alternativa estiver correta (E) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas

15. (FGV/PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS-RJ/FISCAL DE RENDAS/2010) (...) Da mesma forma, diarreias epidmicas, parasitoses intestinais e outras enfermidades transmissveis por meio da gua contaminada tm sua incidncia aumentada, tanto por causa das dificuldades de saneamento nas secas, quanto por contaminao com esgotos, lixo e dejetos de animais durante as enchentes.(...) O perodo acima (A) composto por coordenao. (B) composto por subordinao. (C) composto por coordenao e subordinao. (D) simples. (E) apresenta oraes reduzidas.

16. (FGV/TRE-PA/TCNICO JUDICIRIO/2011) Minha proposta a de que o fundo partidrio seja composto por uma quantia mnima para o partido manter uma estrutura bsica. (L.29-31) A respeito do perodo acima, analise as afirmativas a seguir: I. O perodo poderia ser redigido, sem incorrer em inadequao gramatical ou semntica, da seguinte maneira: Minha proposta que o fundo partidrio seja composto por uma quantia mnima para o partido manter uma estrutura bsica. II. O perodo composto por trs oraes.
www.pontodosconcursos.com.br 48 Prof. Albert Iglsia

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA III. No perodo h uma orao reduzida de particpio. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se nenhuma afirmativa estiver correta. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas

17. (FGV/CAERN/ADMINISTRADOR/2010) Ademais, como o mundo obra de um arquiteto universal (no exatamente o Deus judaico-cristo, mas uma divindade criadora mesmo assim), desvendar os segredos do mundo equivale a desvendar a "mente de Deus". O termo destacado no trecho acima pode ser substitudo, sem prejuzo de sentido, por (A) (B) (C) (D) (E) Alm do mais Entretanto Conquanto Portanto Consequentemente

18. (FGV/CODESP/ADMINISTRADOR/2010) (...) Mas, simultaneamente a essa premncia de curto prazo, espera-se que a cadeia de ensino no pas, da pr-escola universidade, acelere ou implante programas que possibilitem um substancial salto de qualidade.(...) Assinale a alternativa que NO pode substituir o termo grifado no perodo acima, sob pena de alterao de sentido. (A) No obstante (B) Entretanto
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 49

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) Porquanto (D) Contudo (E) No entanto

19. (FGV/SENADO FEDERAL/TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO/2008) Aqueles com aptido a ajud-los, se no estimulados por cenrios competitivos, estaro fadados a no encontrar motivao para o exerccio de suas funes. A respeito do perodo acima, analise os itens a seguir: I. II. O perodo composto por quatro oraes. H trs oraes reduzidas.

III. H uma orao coordenada. Assinale: (A) se todos os itens estiverem corretos. (B) se somente o item II estiver correto. (C) se somente o item III estiver correto. (D) se somente o item I estiver correto. (E) se nenhum item estiver correto.

20. (FGV/TCM-PA/AUDITOR/2008) Como foi a primeira perda desde o lanamento de suas aes na Bolsa, em 1994, o resultado teve efeito de um terremoto financeiro, nos j violentamente traumatizados EUA. Assinale a alternativa em que o termo indicado no poderia substituir o termo destacado no trecho acima sob pena de provocar alterao gramatical e semntica. (A) J que (B) Uma vez que
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 50

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) Por que (D) Dado que (E) Visto que

21. (FGV/SENADO FEDERAL/TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO/2008) Isso tem sua lgica, na medida em que essas sociedades se preocupam tambm com os custos, mas se acostumaram a lidar com dados sobre os quais quase nada debatido por parte de nossos mandatrios da esfera poltica. Assinale a alternativa que poderia substituir a estrutura grifada, sem incorrer em alterao semntica. (A) proporo que (B) j que (C) medida que (D) conforme (E) ao ponto em que

22. (FGV/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS/2007) Observe atentamente o trecho a seguir: (...) A reflexo jurdica sobre o assunto, contudo, no se tem mostrado to farta quanto aquela encontrada na economia. Isso se deve, talvez, associao feita ao tema dos efeitos na utilizao de recursos entre geraes especificamente na dcada de 70, quando o movimento ambientalista passou a formular um discurso jurdico mais slido, angariando adeptos das mais variadas formaes, em diversas partes do planeta (...) Analise sua estrutura sinttica e avalie as afirmativas a seguir: I. O primeiro perodo composto por trs oraes.
www.pontodosconcursos.com.br 51

Prof. Albert Iglsia

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA II. No segundo perodo encontram-se oraes reduzidas de particpio e de gerndio. III. No segundo perodo ocorrem dois casos de orao coordenada. IV. A orao quando o movimento ambientalista passou a formular um discurso jurdico mais slido classifica-se como subordinada adjetiva. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

52

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Gabarito das Questes Comentadas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. D A E D E B C B D

10. E 11. A 12. C 13. B 14. E 15. D 16. E 17. A 18. C 19. D 20. C 21. B 22. D

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

53

You might also like