You are on page 1of 4

1.

Preencha correctamente os espaos em branco: Para alm do movimento de _____________ em torno da Terra, a Lua apresenta tambm movimento de _____________ em torno de si prpria. Os dois movimentos tm aproximadamente a mesma _____________, e por esse motivo a face da Lua visvel a partir da Terra sempre________________. No entanto, a Lua nem sempre vista da ______________ do mesmo modo. Se observarmos a Lua ao longo de ______________ parece-nos que ela tem diferentes formas: as _________________.

2. Ligue correctamente os elementos das duas colunas.

Coluna I
A face visvel da Lua no est iluminada

Coluna II
Quarto Crescente

A face visvel da Lua comea a estar iluminada

Quatro Minguante

A face visvel da Lua est totalmente iluminada

Lua Cheia

A face visvel da Lua comea a no estar iluminada

Lua Nova

3. Explique a origem do dito popular A Lua Mentirosa.

4. Ligue correctamente os elementos das duas colunas:

Coluna I
Eclipse solar

Coluna II
D-se na Lua Nova

Eclipse lunar

A sombra oculta parte do astro

Eclipse total

O astro est totalmente oculto

Eclipse parcial

D-se na Lua Cheia

5. Complete os espaos em branco relativos a um eclipse da Lua: O eclipse da Lua ocorre quando a Terra se encontra perfeitamente ______________ entre o Sol e a _______________, projectando nesta a sua _____________. Se a sombra atingir apenas ______________ da Lua d-se um eclipse ________________; caso a sombra atinja a totalidade da Lua d-se um eclipse ______________.

A intensidade da fora gravitacional em Marte , aproximadamente, trs vezes menor do que na Terra. Supe que uma rapariga, cuja massa 60 kg, pesa na Terra, latitude de 45 e ao nvel do mar, 588 N. Qual o seu peso na superfcie de Marte? 4. Faz corresponder a cada uma das seguintes frases, um dos algarismos 1, 2, 3 de modo a obteres uma afirmao verdadeira.
4.1. Quando 10 kg de batatas so levadas de Setbal para o alto da Serra da Estrela, o seu peso ____. 1 diminui. 2 permanece igual. 3 aumenta.

Indica na tua resposta apenas o algarismo que completa correctamente a frase. 4.2. Quando uma saca com 2 kg de batatas levada da Terra para a Lua, a sua massa ____. 1 diminui. 2 permanece igual. 3 aumenta. Indica na tua resposta apenas o algarismo que completa correctamente a frase. 4.3. Quando um corpo transportado da Terra para a Lua, o seu peso _____. 1 diminui. 2 permanece igual. 3 aumenta. Indica na tua resposta apenas o algarismo que completa correctamente a frase. 4.4. Transportando um corpo do equador para os plos, o seu peso _____. 1 diminui. 2 permanece igual. 3 aumenta. Indica na tua resposta apenas o algarismo que completa correctamente a frase. 4.5. Quando um corpo de 5 kg levado do planeta Terra para um planeta menor, a massa do corpo ___. 1 diminui. 2 permanece igual. 3 aumenta.

Indica na tua resposta apenas o algarismo que completa correctamente a frase. 5. Observa a figura e indica: 5.1. o nome do aparelho representado 5.2. os valores correspondentes s posies X e Y da escala.

6. H uma fora responsvel pelo movimento da Lua volta da Terra.

6.1. Indica qual dos esquemas A, B, C ou D, representa correctamente essa fora. ____________ 6.2. Diz o que aconteceria Lua se essa fora no existisse. 7. Num dia de Lua Nova que tipo de mar teremos? Explica resumidamente porqu.

6.

You might also like