You are on page 1of 16

RESUMO DA NBR 5410

(INSTALAES ELTRICAS DE BAIXA TENSO) A NBR 5410 aplica-se aos circuitos eltricos de baixa tenso, em corrente alternada (at 1.000V com frequncias inferiores a 400 HZ) ou corrente continua (at 1.500V). NBR 5410: FONTE PRIMRIA DO QUADRO TERICO A norma ANBT 5410 delibera que em nenhuma hiptese a proteo pode ser dispensada se as consequncias trouxerem riscos direto ou indireto segurana e a sade das pessoas. Regras Gerais da Instalao Eltrica A norma fornece uma relao de documentos a ser providenciada pelo projetista de instalaes eltricas, de tal forma que cada instalao deve ser executada a partir de projeto especfico, o qual que deve conter, no mnimo, os seguintes: a) plantas; b) esquemas unifilares e outros, quando aplicveis; c) detalhes de montagem, quando necessrios; d) memorial descritivo da instalao; e) especificao dos componentes (descrio, caractersticas nominais e normas que devem atender); f) parmetros de projeto (correntes de curto-circuito, queda de tenso, fatores de demanda considerados, temperatura ambiente etc.).

Aps concluda a instalao, a documentao deve ser revisada e atualizada de forma a corresponder fielmente ao que foi executado. Este conjunto final de documentos chamado de as built. Alm do as built, as instalaes para as quais no prevista equipe permanente de operao, superviso e/ou manuteno, composta por pessoal advertido ou qualificado, devem ser entregues acompanhadas de um manual do usurio, redigido em linguagem acessvel a leigos, que contenha, no mnimo, os seguintes elementos:

a) esquema(s) do(s) quadro(s) de distribuio com indicao dos circuitos e respectivas finalidades, incluindo relao dos pontos alimentados, no caso de circuitos terminais; b) potncias mximas que podem ser ligadas em cada circuito terminal efetivamente disponvel; c) potncias mximas previstas nos circuitos terminais deixados como reserva, quando for o caso;

d) recomendao explcita para que no sejam trocados, por tipos com caractersticas diferentes, os dispositivos de proteo existentes no(s) quadro(s).

Diviso da instalao A instalao elttrica deve ser dividida em tantos circuitos quantos necessrios, e cada circuito deve ser concebido de forma a poder ser seccionado sem risco de realimentao inadvertida atravs de outro circuito. necessrio que a diviso da instalao em circuitos atenda s exigncias. a) De segurana - por exemplo, evitando que a falha em um circuito prive de alimentao toda uma rea; b) De conservao de energia - por exemplo, possibilitando que cargas de iluminao e/ou de climatizao sejam acionadas na justa medida das necessidades; c) Funcionais - por exemplo, viabilizando a criao de diferentes ambientes; d) De produo - por exemplo, minimizando as paralisaes resultantes de uma ocorrncia; e) De manuteno - por exemplo, facilitando ou possibilitando aes de inspeo e de reparo.

Na diviso de instalao devem ser consideradas tambm as necessidades futuras. As ampliaes previsveis devem se refletir no s na potncia de alimentao, como tambm na taxa de ocupao dos condutos e dos quadros

de distribuio. Os circuitos terminais tm que ser individualizados pela funo dos equipamentos de ultilizao que alimentan. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminao e para pontos de tomada e as cargas devem ser distribuidas entre as fases, de modo a obterse o maior equilibrio possvel.

Instalao eltrica e Proximidade de linhas no-eltricas

Em edificaes, todos os condutores devem ser de cobre e providos de isolao. Os condutores isolados com isolao de PVC de acordo com a NBR NM 247-3 (ABNT/2002) devem ser no-propagantes de chama, livres de halognio e com baixa emisso de fumaa e gases txicos devem atender NBR 13248 (ABNT/2000), podendo ser condutores isolados, cabos unipolares e cabos multipolares. Quando as linhas eltricas se situarem nas proximidades de linhas no eltricas, o afastamento entre as superfcies externas de ambas deve garantir que a interveno em uma delas no represente risco de danificao outra. As linhas eltricas no devem ser dispostas nas proximidades de canalizaes que produzam calor, fumaa ou vapores, cujos efeitos podem ser prejudiciais instalao, a menos que as linhas sejam protegidas contra esses efeitos, como, por exemplo, interpondo-se um anteparo adequado entre a linha eltrica e aquelas canalizaes; bem como, no passarem pelo interior de dutos de exausto de fumaa ou de dutos de ventilao. Quando a linha eltrica, no todo ou em parte, seguir o mesmo percurso de canalizaes que possam gerar condensaes (tais como tubulaes de gua e de vapor), ela no deve ser disposta abaixo dessas canalizaes, a menos que sejam tomadas precaues para proteg-la dos efeitos da condensao. S so admitidos em instalao embutida os eletrodutos que suportem os esforos de deformao caractersticos da tcnica construtiva utilizada, assim como, as solicitaes mecnicas, qumicas, eltricas e trmicas a que forem

submetidos nas condies da instalao. Nesses eletrodutos s devem ser instalados condutores isolados, cabos unipolares ou cabos multipolares.

Identificao dos Componentes e Acessibilidade

Os componentes, inclusive as linhas eltricas, devem ser dispostos de modo a facilitar sua operao, inspeo, manuteno e o acesso a suas conexes. O acesso no deve ser significativamente reduzido pela montagem dos componentes em invlucros ou compartimentos. Os conjuntos, em especial os quadros de distribuio, devem ser providos de identificao do lado externo, legvel e no facilmente removvel. Todos os componentes destes conjuntos tambm devem ser identificados, e de tal forma que a correspondncia entre componente e respectivo circuito possa ser prontamente reconhecida. Essa identificao deve ser legvel, indelvel, posicionada de forma a evitar qualquer risco de confuso e, alm disso, corresponder notao adotada no projeto (esquemas e demais documentos). Placas, etiquetas e outros meios adequados de identificao devem permitir identificar a finalidade dos dispositivos de comando, manobra e/ou proteo, a menos que no exista nenhuma possibilidade de confuso. Se a atuao de um dispositivo de comando, manobra e/ou proteo no puder ser observada pelo operador e disso puder resultar perigo, deve ser provida alguma sinalizao vista do operador. As linhas eltricas devem ser dispostas ou marcadas de modo a permitir sua identificao quando da realizao de verificaes, ensaios, reparos ou modificaes na instalao.

Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro deve ser identificado conforme essa funo. Em caso de identificao por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolao do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar. Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteo (PE) deve ser identificado de acordo com essa funo. Em caso de identificao por cor, deve ser usada a dupla colorao verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da funo de proteo), na isolao do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar. Por razes de segurana, no deve ser usada a cor de isolao exclusivamente amarela onde existir o risco de confuso com a dupla colorao verde-amarela, cores exclusivas do condutor de proteo.

Compatibilidade

Devem ser tomadas medidas apropriadas quando quaisquer caractersticas dos componentes da instalao forem suscetveis de produzir efeitos prejudiciais em outros componentes, em outros servios ou ao bom funcionamento da fonte de alimentao. Essas caractersticas dizem respeito, por exemplo, a:

- sobretenses transitrias (surtos); - variaes rpidas de potncia; - correntes de partida; - correntes harmnicas, que so distores na onda, no qual a resultante afeta os efeitos da mesma. O resultado de distores harmnicas na rede eltrica pode causar diversos efeitos, mas, o mais preocupante, a sobrecarga dos circuitos eltricos, principalmente do condutor neutro; - componentes contnuas; - oscilaes de alta freqncia; - correntes de fuga.

Os componentes devem ser escolhidos e dispostos de modo a impedir qualquer influncia prejudicial entre as instalaes eltricas e as instalaes no- eltricas, bem como entre as instalaes eltricas de energia e de sinal da edificao.

Quando os componentes a serem agrupados num quadro de distribuio, compuserem partes sob diferentes tenses ou percorridas por correntes de natureza distinta, deve ser observada, entre os componentes desses diferentes subsistemas, uma separao capaz de evitar qualquer influncia mtua prejudicial.

Seccionamento

Todos os condutores vivos, em todos os circuitos, devem poder ser seccionados, com exceo do condutor de proteo, pois qualquer que seja o esquema de aterramento, o condutor de proteo no deve ser seccionado. Um conjunto de circuitos pode compartilhar um dispositivo de

seccionamento comum, que pode ser ou no adicional aos meios de seccionamento de que cada circuito for individualmente provido, desde que as condies de servio permitam o seccionamento comum.

Princpios fundamentais da Norma 5410 Os princpios que orientam os objetivos e as prescries da Norma 5410 so relacionados a seguir: 1) Proteo contra choques eltricos: As pessoas e os animais devem ser protegidos contra choques eltricos, seja o risco associado a contato acidental com parte viva perigosa, seja a falhas que possam colocar uma massa acidentalmente sob tenso.

2) Proteo contra efeitos trmicos: A instalao eltrica deve ser concebida e construda de maneira a excluir qualquer risco de incndio de materiais inflamveis, devido a temperaturas elevadas ou arcos eltricos. Alm disso, em servio normal, no deve haver riscos de queimaduras para os usurios. 3) Proteo contra sobrecorrentes: Os usurios e os bens devem ser protegidos contra os efeitos negativos de temperaturas ou solicitaes eletromecnicas excessivas resultantes de sobrecorrentes a que os condutores vivos possam ser submetidos. 4) Circulao de correntes de falta: Condutores que no os condutores vivos e outras partes destinadas a escoar correntes de falta devem poder suportar essas correntes sem atingir temperaturas excessivas. 5) Proteo contra sobretenses: Os usurios e os bens devem ser protegidos contra as consequncias prejudiciais de ocorrncias que possam resultar em sobretenses, como faltas entre partes vivas de circuitos sob diferentes tenses, fenmenos atmosfricos e manobras. 6) Servios de segurana: Equipamentos destinados a funcionar em situaes de emergncia, como incndios, devem ter seu funcionamento assegurado a tempo e pelo tempo julgado necessrio. 7) Desligamento de emergncia:

Sempre que forem previstas situaes de perigo em que se faa necessrio desenergizar um circuito, devem ser providos dispositivos de desligamento de emergncia, facilmente identificveis e rapidamente manobrveis. 8) Seccionamento: A alimentao da instalao eltrica, de seus circuitos e de seus equipamentos deve poder ser seccionada para fins de manuteno, verificao, localizao de defeitos e reparos.

9) Independncia da instalao eltrica: A instalao eltrica deve ser concebida e construda livre de qualquer influncia mtua prejudicial entre instalaes eltricas e no eltricas. 10) Acessibilidade dos componentes: Os componentes da instalao eltrica devem ser dispostos de modo a permitir espao suficiente tanto para a instalao inicial quanto para a substituio posterior de partes, bem como acessibilidade para fins de operao, verificao, manuteno e reparos. 11) Seleo dos componentes: Os componentes da instalao eltrica devem ser conforme as normas tcnicas aplicveis e possuir caractersticas compatveis com as condies eltricas, operacionais e ambientais a que forem submetidos. Se o componente selecionado no reunir, originalmente, essas caractersticas, devem ser providas medidas compensatrias, capazes de compatibiliz-las com as exigncias da aplicao 12) Preveno de efeitos danosos ou indesejados: Na seleo dos componentes, devem ser levados em considerao os efeitos danosos ou indesejados que o componente possa apresentar, em servio normal sobre outros componentes ou na rede de alimentao. Entre as caractersticas e fenmenos suscetveis de gerar perturbaes ou comprometer o desempenho satisfatrio da instalao podem ser citados: - o fator de potncia, que a relao entre a potncia ativa e a potncia aparente consumidas por um dispositivo ou equipamento; - as correntes iniciais ou de energizao; - o desequilbrio de fases; - as harmnicas. 13) Instalao dos componentes: Toda instalao eltrica requer uma cuidadosa execuo por pessoas qualificadas, de forma a assegurar, entre outros objetivos, que: -as caractersticas dos componentes sejam comprometidas durante sua montagem; da instalao, no

- os componentes da instalao, e os condutores em particular, fiquem adequadamente identificados; - nas conexes, o contato seja seguro e confivel;

- os componentes sejam instalados preservando-se as condies de resfriamento previstas. 14) Verificao da instalao:

As instalaes eltricas devem ser inspecionadas e ensaiadas antes de sua entrada em funcionamento, bem como aps cada reforma, com vista a assegurar que elas foram executadas de acordo com esta Norma. 15) Qualificao profissional: O projeto, a execuo, a verificao e a manuteno das instalaes eltricas devem ser confiados somente a pessoas qualificadas a conceber e executar os trabalhos em conformidade com esta Norma. Tipos de medidas de proteo A seguir sero abordadas as prescries fundamentais destinadas segurana dos usurios das instalaes eltricas contra possveis riscos resultantes da utilizao destas instalaes. Proteo contra choque eltrico A proteo contra choque eltrico visa impedir que o usurio estabelea contato involuntrio com alguma parte da instalao eltrica que esteja em potencial que seja perigoso para a sua integridade fsica. Este potencial pode ser originado tanto de uma parte da instalao que est energizada para o seu funcionamento normal, quanto de uma parte que foi acidentalmente energizada. O princpio que fundamenta as medidas de proteo contra choques especificadas na Norma NBR 5410 pode ser assim resumido: - partes vivas perigosas no devem ser acessveis; e - massas ou partes condutivas acessveis no devem oferecer perigo, seja em condies normais, seja, em particular, em caso de alguma ocorrncia que as tornem acidentalmente vivas. A proteo contra choques eltricos compreende, em carter geral, dois tipos de proteo: proteo bsica (que corresponde ao conceito de proteo contra contatos diretos), e proteo supletiva (que corresponde ao conceito de proteo contra contatos indiretos). A regra geral da proteo contra choques eltricos que as medidas de proteo sejam asseguradas, no mnimo, pelo provimento conjunto de proteo bsica e de proteo supletiva, mediante combinao de meios independentes ou mediante aplicao de uma medida capaz de prover ambas as protees, simultaneamente.

Proteo contra choque eltrico por contato direto. A proteo contra choque eltrico por contato direto visa impedir um contato involuntrio com uma parte condutora destinada a ser submetida a uma tenso, no havendo defeito. Esta regra se aplica igualmente ao condutor neutro. A maneira de impedir este acesso constitui as medidas de proteo. Cada uma das medidas tem caractersticas especficas. A proteo contra contatos diretos deve ser assegurada por meio de: - proteo por isolao das partes vivas; - proteo por meio de barreiras ou invlucros; - proteo por limitao da tenso Proteo contra choque eltrico por contato indireto. A proteo que visa impedir o choque eltrico a partir de parte condutora da instalao que normalmente no esta energizada, mas que se tornou energizada com um potencial perigoso, devido a um defeito na isolao bsica de um componente, conhecida como proteo contra choque por contato indireto. a) A proteo contra contatos indiretos deve ser assegurada por meio de: -proteo por equipotencializao e seccionamento automtico da alimentao; - isolao suplementar; - separao eltrica. Proteo adicional A proteo adicional contra choques eltricos o meio destinado a garantir a proteo contra choques eltricos em situao de risco de perda ou anulao das medidas normalmente aplicveis, de dificuldade no atendimento pleno das condies de segurana associadas a determinada medida de proteo e/ou, ainda, em situaes e locais em que os perigos do choque eltrico so particularmente graves.

A proteo adicional contra choques eltricos deve ser assegurada por meio de: - proteo por equipotencializao suplementar; - proteo diferencial-residual de alta sensibilidade.

Proteo contra efeitos trmicos Os usurios, bem como os equipamentos e materiais fixos adjacentes a componentes da instalao eltrica, devem ser protegidos contra os efeitos trmicos prejudiciais que possam ser produzidos por esses componentes, tais como: - risco de queimaduras; - combusto ou degradao dos materiais; - comprometimento da segurana de funcionamento dos componentes instalados. Proteo contra incndio Os componentes da instalao no devem representar perigo de incndio para os materiais adjacentes. Devem ser observadas, alm das prescries da Norma NBR 5410, as respectivas instrues dos fabricantes. Proteo contra sobrecorrentes Os condutores vivos devem ser protegidos, por um ou mais dispositivos de seccionamento automtico contra sobrecargas e contra curtos-circuitos, antes que elas se tornem perigosas, devido aos seus efeitos trmicos e mecnicos, ou resultem em uma elevao de temperatura prejudicial isolao, s conexes, s terminaes e circunvizinhana dos condutores. A proteo dos condutores realizada no garante necessariamente a proteo dos equipamentos ligados a esses condutores. Proteo contra sobretenses transitrias em linhas de sinal Toda linha externa de sinal, seja de telefonia, de comunicao de dados, de vdeo ou qualquer outro sinal eletrnico, deve ser provida de proteo contra surtos (sobretenses transitrias) nos pontos de entrada e/ou sada da edificao. Tais pontos de entrada e/ou sada da edificao correspondem ao conceito de PTR (ponto de terminao de rede) especificado nas NBR 13300 (ABNT/1995) e NBR 14306 (ABNT/1999). Esta prescrio aplicvel a linhas metlicas e abrange no apenas as linhas que se conectam a uma rede pblica, como, por exemplo, as de telefonia ou de TV por assinatura, mas tambm as linhas associadas a antenas externas e as linhas de interligao com edificaes vizinhas. Alm dos pontos de entrada/sada, pode ser necessrio prover proteo contra surtos tambm em outros pontos, ao longo da instalao interna e, em particular, junto aos equipamentos mais sensveis, quando no possurem proteo incorporada.

Medidas de proteo A expresso "medida de proteo" usada para designar as providncias que atendem regra geral de proteo para os usurios das instalaes eltricas. Entre tais medidas de proteo, temos: Medida de proteo contra choques eltricos As providncias que atendem a proteo contra choques so capazes de prover o correspondente a proteo bsica mais proteo supletiva, pelo menos. Diferentes medidas de proteo contra choques eltricos podem ser aplicadas e coexistir numa mesma instalao. Se, na aplicao de uma medida de proteo, certas condies a ela associadas no puderem ser satisfeitas, devem ser adotadas providncias suplementares para garantir, no conjunto, uma segurana equivalente obtida caso a medida original seja integralmente aplicada. Deve-se assegurar que no haja qualquer influncia mtua prejudicial entre diferentes medidas de proteo aplicadas numa mesma instalao, parte ou componente da instalao. A medida de carter geral a ser utilizada na proteo contra choques eltricos a eqipotencializao e seccionamento automtico da alimentao. Seccionamento automtico da alimentao Um dispositivo de proteo deve seccionar automaticamente a alimentao do circuito ou equipamento por ele protegido sempre que uma falta (entre parte viva e massa ou entre parte viva e condutor de proteo) no circuito ou equipamento der origem a uma tenso de contato superior ao valor pertinente da tenso de contato limite UL. Isolao dupla ou reforada A isolao dupla ou reforada uma medida em que: a) a proteo bsica provida por uma isolao bsica e a proteo supletiva por uma isolao suplementar; ou b) as protees bsica e supletiva, simultaneamente, so providas por uma isolao reforada entre partes vivas e partes acessveis. A aplicao desta medida como nica medida de proteo (por exemplo, na forma de circuitos ou partes da instalao constitudas inteiramente de componentes com dupla isolao ou com isolao reforada) s admitida se forem tomadas todas as providncias para garantir que eventuais alteraes posteriores no venham a colocar em risco a efetividade da medida. Alm disso, no se admite, em nenhuma circunstncia, a aplicao da isolao dupla

ou reforada como nica medida de proteo em linhas que incluam pontos de tomada. No uso da isolao dupla ou reforada como medida de proteo, distinguemse duas possibilidades: a) componentes j providos de origem com isolao dupla ou reforada; b) componentes aos quais a isolao dupla ou reforada provida durante a execuo da instalao. Barreiras ou invlucros Quando a isolao das partes vivas for invivel ou no for conveniente para o funcionamento adequado da instalao. Estas partes devem estar protegidas contra o contato por barreiras ou invlucros. Estas barreiras ou invlucros devem satisfazer a NBR IEC 60529(1) (ABNT/2005), norma que define condies exigveis aos graus de proteo providos por invlucros de equipamentos eltricos e especifica os ensaios de tipo para verificao das vrias classes de invlucros. As barreiras e invlucros devem ser fixados de forma segura e possuir robustez e durabilidade suficientes para manter os graus de proteo e a apropriada separao das partes vivas nas condies normais de servio, levando- se em conta as condies de influncias externas relevantes. A supresso das barreiras, a abertura dos invlucros ou coberturas ou a retirada de partes dos invlucros ou coberturas no deve ser possvel a no ser: - com a utilizao de uma chave ou de uma ferramenta; - aps a desenergizao das partes vivas protegidas por essas barreiras, invlucros ou coberturas, no podendo ser restabelecida a tenso enquanto no forem recolocadas as barreiras, invlucros ou coberturas; - que haja interposta uma segunda barreira ou isolao que no possa ser retirada sem a desenergizao das partes vivas protegidas por essas barreiras, e que impea qualquer contato com as partes vivas. Ligaes terra e condutor de proteo O sistema de aterramento do presente o TN-S, onde os condutores de neutro e de proteo so interligados e aterrados na malha de terra principal da edificao, junto proteo geral de entrada que tambm, quando for o caso, deve contemplar proteo diferencial residual. Para que a proteo diferencial residual no perca a seletividade entre os diversos disjuntores com funo diferencial ao longo do sistema eltrico da unidade consumidora, o condutor de neutro no deve ser aterrado em outros

pontos jusante do primeiro e nico ponto de aterramento permitido, que o ponto junto a proteo geral de entrada (o primeiro ponto de proteo geral). O neutro tambm no pode ser interligado ao condutor de proteo em outros pontos diferentes do ponto junto a proteo geral de entrada, todavia o condutor de proteo pode ser multiaterrado a outras malhas existentes na edificao, sem nenhum prejuzo para o sistema de proteo diferencial residual. O condutor de proteo deve ser em cobre, isolado na cor verde ou verde e amarela , devendo percorrer toda a instalao interna e ao qual devem ser conectadas todas as partes metlicas (carcaas) no energizadas dos aparelhos eltricos existentes, bem como o terceiro pino (terra) das tomadas dos equipamentos eltricos. Dispositivos de proteo A escolha do componente adequado e sua instalao devem obedecer s medidas de proteo, bem como, garantir um funcionamento adequado da instalao. Dispositivos de proteo contra surtos (DPS) A ocorrncia de sobretenses em instalaes de energia eltrica no deve comprometer a segurana de pessoas e a integridade de sistemas eltricos e equipamentos. Os Dispositivos de Proteo Contra Surtos (DPS) so destinados a prover proteo contra sobretenses transitrias nas instalaes de edificaes, cobrindo tanto as linhas de energia quanto as linhas de sinal. Quando da utilizao de DPSs, estes devem ser eletricamente conectados a jusante (aps) da medio e do disjuntor de proteo geral da entrada de energia eltrica, preferencialmente na entrada do Quadro de Distribuio Geral QDG interno edificao. Nos casos em que for necessrio o uso de DPS, e nos casos em que esse uso for especificado, a disposio dos DPS deve respeitar os seguintes critrios a) quando o objetivo for a proteo contra sobre tenses de origem atmosfrica transmitidas pela linha externa de alimentao, bem como a proteo contra sobre tenses de manobra, os DPS devem ser instalados junto ao ponto de entrada da linha na edificao ou no quadro de distribuio principal, localizado o mais prximo possvel do ponto de entrada; ou b) quando o objetivo for a proteo contra sobre tenses provocadas por descargas atmosfricas diretas sobre a edificao ou em suas proximidades, os DPS devem ser instalados no ponto de entrada da linha na edificao.

Excepcionalmente no caso de instalaes existentes de unidades consumidoras em edificaes de uso individual, atendidas pela rede pblica de distribuio em baixa tenso, admite-se que os DPS sejam dispostos junto caixa de medio, desde que a barra PE (condutor de proteo) a usada para conexo dos DPS seja interligada ao barramento de eqipotencializao principal da edificao (BEP), e desde que a caixa de medio no diste mais de 10 m do ponto de entrada na edificao. Podem ser necessrios DPS adicionais, para a proteo de equipamentos sensveis. Estes DPS devem ser coordenados com os DPS de montante e de jusante. Quando os DPS fizerem parte da instalao fixa, mas no estiverem alojados em quadros de distribuio (por exemplo, incorporados a tomadas de corrente), sua presena deve ser indicada por meio de etiqueta, ou algum tipo de identificador similar, na origem ou o mais prximo possvel da origem do circuito no qual se encontra inserido. Proteo contra choques eltricos e compatibilidade entre os DPS e dispositivos DR Devem ser atendidas as prescries a seguir: a) nenhuma falha do DPS, ainda que eventual, deve comprometer a efetividade da proteo contra choques provida a um circuito ou instalao; b) quando os DPS forem instalados, junto ao ponto de entrada da linha eltrica na edificao ou no quadro de distribuio principal, o mais prximo possvel do ponto de entrada, e a instalao for a dotada de um ou mais dispositivos DR, os DPS podem ser posicionados a montante ou a jusante do(s) dispositivo(s) DR. Tomadas de corrente e extenses Consoante a NBR 5410 todas as tomadas de corrente fixas das instalaes devem ser do tipo com contato de aterramento (PE). As tomadas de uso residencial e anlogo devem ser conforme NBR 6147 (ABNT/2000) (Plugues e tomadas para uso domstico e anlogo Especificao) e NBR 14136 (ABNT/2002) (Plugues e tomadas para uso domstico e anlogo at 20 A/250 V em corrente alternada - Padronizao). Devem ser tomados cuidados para prevenir conexes indevidas entre plugues e tomadas que no sejam compatveis. Em particular, quando houver circuitos de tomadas com diferentes tenses, as tomadas fixas dos circuitos de tenso mais elevada, pelo menos, devem ser claramente marcadas com a tenso a elas provida. Essa marcao pode ser feita por placa ou adesivo, fixado no espelho da tomada.

You might also like