You are on page 1of 32

AULA 01

ESTUDO DOS FONEMAS


Slaba = um "arranco sonoro".

Palavra = unidade visual

Frase = Uma frase uma linha meldica composta de palavra(s) que, por sua vez, compe(m)-se de "arrancos sonoros", chamados slabas.

Diviso silbica

A. Quais slabas h na seguinte frase? Passar em concurso questo de vontade.


Pas 1 sar 2 em 3 con 4 cur 5 so 6 7 ques 8 to 9 de 10 von 11 ta 12 de . 13

Slaba = arranco sonoro; conjunto de fonema (s).


Voc notou que as slabas so conjuntos de sons mnimos. Esses sons mnimos so os fonemas.

Fonema e Letra

/ r /ato / m /ato / p /ato / f /ato / r /-/ m /-/ p /-/ f / so fonemas

r/ a /to r/ e /to r/ i /to r/ o /to / a /-/ e /-/ i /-/ o / so fonemas

ra/ t /o ra/ l /o ra/ r /o ra/ b /o / t /-/ l /-/ r /-/ b / so fonemas

Chama-se fonema o som mnimo usado na Lngua para distinguir o significado de uma palavra do significado de outras. Fonema no letra. Fonema som; Letra a representao escrita do som.

Exerccios
1 . Marque C(Certo) ou E(Errado): Referente a linha meldica, marque: a . (C) Frase composta de palavra(s). b . (C) Palavra(s) se compe(m) de slaba(s). c . (C) Slaba um arranco sonoro. d . (E) Palavra(s) se compe(m) de frase(s) com linha meldica. e . (E) Palavra a mnima diviso de uma frase. resposta comentada Cuidado! Na alternativa "e" a palavra no a mnima diviso de uma frase. A mnima diviso de uma frase um fonema. 2 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Identifique qual grupo se compe exclusivamente de palavras. a . () Chegou na hora H. b . () Multiplique Y por X. c . () Temos que chegar ao x da questo. d . (x) P, p, pi, p. resposta comentada Muita Ateno! As trs primeiras alternativas so frases porque apresentam um conjunto de palavras que formulam um sentido. A ltima alternativa (letra "d") a correta porque apresenta apenas um conjunto de palavras.

3 . Marque a opo certa conforme o enunciado abaixo: Quantas slabas existem na frase: Vede como ele vende bem. a . () 8 b . () 7 c . (x) 9 d . () 10 e . () 11 resposta comentada A resposta certa a alternativa "C" porque h 9 slabas. Ver a seguir a diviso correta da frase para facilitar a contagem das slabas. /ve/de/co/mo/e/le/ven/de/bem/ 4 . Marque C(Certo) ou E(Errado): Para as afirmaes abaixo, marque: a . (C) Slabas so conjuntos de sons mnimos. b . (C) Os sons mnimos so os fonemas. c . (E) Ento slaba um fonema. resposta comentada Muita ateno! A alternativa "c" est errada porque uma slaba pode ter um ou vrios fonemas.

5 . Marque C(Certo) ou E(Errado), conforme o enunciado abaixo: Dentro da definio de fonema: a . (E) Fonema letra. b . (C) Fonema som. c . (C) Letra a representao escrita do som. resposta comentada Observe que a alternativa "b" est correta porque fonema som que distingue significado; portanto, fonema som, embora no seja apenas isso.

AULA 02
Vogal

Observe que toda slaba tem uma vogal que a apia e que s h um ponto de apoio em cada slaba. Portanto, s h uma vogal em cada slaba.

Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, os exerccios que se seguem, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.

1. Distribua os fonemas nos grficos. Oua como voc os pronuncia para no errar.

2. Compare os grficos e marque C(Certo) ou E(Errado).

( ) Nos dois, o /i/ o apoio da slaba. ( )S em pas o /i/ vogal, porque apia a slaba.

Exerccios
6 . Marque C(Certo) ou E(Errado): Para as afirmaes abaixo, marque: a . (C) A vogal o fonema em que a slaba se apia. b . (E) A vogal a letra em que a slaba se apia. c . (E) Em uma slaba pode existir mais de uma vogal. Ex.: cria. d . (C) O fonema /a/ o apoio da slaba 'mar'. e . (C) S h uma vogal em cada slaba. resposta comentada Ateno ! A alternativa "b" est errada porque a vogal no uma letra. A letra representa fonema. A vogal ento um tipo de fonema.

7 . Marque C(Certo) ou E(Errado), conforme o enunciado abaixo: Compare as palavras pais e pas e marque: a . (E) Nas duas o / i / o apoio da slaba. b . (E) S em pais o / i / o apoio da slaba. c . (C) S em pas o / i / apoio de slaba. d . (C) S em pas o / i / vogal, porque vogal apoio da slaba. resposta comentada a. Em pais, o i se apia no a. b. A mesma explicao.

8 . Marque C(Certo) ou E(Errado), conforme o enunciado abaixo: Compare me e pai, po e pau. Agora marque: a . (C) Em me e pai, as letras /e/ e /i / representam o mesmo som ou fonema /i/. b . (C) Em po e pau, as letras /o/ e /u/ representam o mesmo fonema /u/. c . (E) Em me e pai, o fonema /i/ o apoio da slaba. d . (E) Em po e pau, os fonemas /o/ e /u/ so vogais. e . (C) Em po e pau, as vogais so // e /a/. f . (C) Em me e pai, as vogais so // e /a/. g . (C) Em pas, o /i/ vogal (apoio de slaba) como o /a/. resposta comentada c. Em me e pai, o fonema i se apia nas vogais e a. d. Em po e pau, as letras o e u representam a semivogal i, que se apia nas vogais e a.

AULA 03
Vogais Na escrita, as cinco letras a, e, i, o, u, representam doze vogais da lngua falada:

A vogal nasal pode ser escrita de trs maneiras diferentes: - com til: co, pe, ls, irm, pag; - com m: mbito, sempre, zimbre, pompa, chumbo; - com n: anterior, ente, cintura, conto, junco.

Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, os exerccios que se seguem, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.

Reescreva as vogais que distinguem os significados dos seguintes pares: ( ( ( ( )J leste as notcias do leste europeu? )Vede como ele vende bem. )L se fabrica l de primeira. )Ontem ele no pde; hoje, pode.

EXERCCIOS
11 . Marque a opo certa conforme o enunciado abaixo: As semivogais "i" e "u" tambm podem ser representadas pelas letras: a . ( ) /i/ e /o/. b . ( ) /e/ e /u/. c . ( ) /e/ e /o/. d . ( ) /i/ e /e/. resposta comentada Gab C - As semivogais /i/u/ so os sons /i/u/, que podem ser representados pelas letras "e,i,o,u".

AULA 04
Semivogais
Observe a distribuio nos grficos dos fonemas:

Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, os exerccios que se seguem, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.

Marque C para certo e E para errado: ( ( ( ( ( ( ( ( ) Em cai, i semivogal. ) Em ca, i semivogal. ) Em ca e lua: i e u so vogais. ) Em louro, o u semivogal. ) roupo: duas vogais e duas semivogais. ) pes: uma vogal e uma semivogal. ) Semivogal: sons /i/ e /u/, apoiados em vogal. ) Os sons /i/ /u/, tambm so representados pelas letras e e o (me, po).

AULA 05
Consoantes
Consoante qualquer fonema que se apie em vogal e que no seja semivogal.

Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, os exerccios que se seguem, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.

1. Distribua nos grficos.

M = SEMIVOGAL

Voc sabia que as semivogais / i / / u / podem ser representadas pela letra m?

Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, os exerccios que se seguem, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.

1. Distribua nos grficos a frase: Ela passou bem o vestido.

EXERCCIOS
1. Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Consoante : a . () Qualquer letra. b . () Qualquer fonema. c . (x) Qualquer fonema que se apie em vogal e que no seja semivogal. d . () Qualquer letra que se apie em vogal e que no seja semivogal.

2.Observe a distribuio dos fonemas nos grficos:

Marque C(Certo) ou E(Errado): a . (E) Em ombro, o /om/ consoante nasal. b . (C) Em norte, o /n/ consoante. c . (E) Em Marte e ombro, o /m/ consoante. d . (C) Em Marte, o /m/ consoante. e . (C) Em ombro, /om/ uma vogal nasal. f . (C) Em bonde, /on/ uma vogal nasal. Resposta comentada a. Em ombro, o /om/ vogal nasal, que em outras palavras, pode ser representada por //(pe), ou por /on/(onde). c. J est respondido nas letras d,e.

3 . Escolha a resposta certa, conforme o enunciado abaixo: Quais semivogais podem ser representadas pela letra "m"? a . () /i/ e /o/. b . () /o/ e /e/. c . (x) /i/ e /u/. d . () /a/ e /e/. resposta comentada Apenas a resposta c representa as semivogais. Lembre-se de que em "bom", a pronncia /oum/, onde o "m" representa a semivogal /u/ e a nasalizao da vogal /o/. O mesmo acontece em "bem", cuja pronncia /beim/, mostra o "m" representando a semivogal /i/ e a nasalizao da vogal /e/. 4. Observe a distribuio da frase nos grficos abaixo:

16 . Marque C(Certo) ou E(Errado) conforme enunciado abaixo: Leia a frase "Ela passou bem o vestido", e responda: a . (C) O /ss/ representa um som s, por isso um s fonema, consoante. b . (E) Em bem, o /m/ consoante. c . (C) Em bem, o /m/ semivogal /i/. d . (E) H dez vogais, na frase acima. e . (C) H duas semivogais, na frase acima. f . (E) H nove consoantes. g . (C) H oito consoantes. h . (C) H nove vogais. i . (C) Se h nove vogais, tem que haver nove slabas. resposta comentada b. Em bem, o "m" representa a semivogal /i/ e a nasalizao da vogal /e/. d. J respondido na letra h. f. J respondido na letra g.

AULA 06
Encontros Voclicos
Ditongo Crescente Oral ou nasal

Semivogal + vogal, na mesma slaba. Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, os exerccios que se seguem, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.

1. Distribua nos grficos os ditongos crescentes:

Ditongos Decrescentes
Oral ou nasal

Vogal + semivogal na mesma slaba.

2. Preencha nos grficos os ditongos decrescentes:

EXERCCIOS
17 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Ditongo crescente :

a . () Uma consoante + semivogal + vogal. b . () Uma consoante + vogal + semivogal. c . (x) Semivogal + vogal na mesma slaba.
18 . Escolha a resposta certa, conforme o enunciado abaixo: Escolha o grupo de palavras que possui apenas palavras com ditongos crescentes nasais. a . () Quente, quanta, quantum, quasar. b . () Quo, cinqenta, algum, gua. c . (x) Freqente, quanto, enquanto, quente. d . () Srie, barbrie, ningum, srio. e . () Lua, nua, tua, pua. resposta comentada a. Em quente, o "u" no pronuciado. O "qu" equivale ao som de "k", por isso as duas letras so um s fonema. b. Em algum, o gu tambm representa um s fonema, porque o u no pronuciado. Observao: os ditongos crescentes so: na letra a : quan e qua; na letra b, quen e gua; na letra d, ie e io. e. Em todas as palavras, o /u/ tonico e, por isso, vogal.As palavras tem duas slabas: lu-a, nu-a, tu-a, pu-a. 19 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Ditongo decrescente : a . () Consoante + vogal + semivogal. b . () Semivogal + vogal na mesma slaba. c . (x) Vogal + semivogal na mesma slaba 20 . Escolha a resposta certa, conforme o enunciado abaixo: Escolha o grupo de palavras com ditongos decrescentes: a . () cio, nscio, chpu, cu. b . () Zen, bem, sem, tem, rio, cio. c . (x) Balo, mingau, ento, acm. resposta comentada Os ditongos decrescentes, na alternativa a: /u/; na alternativa b: /ein/ nas palavras "zen, bem, sem, tem.

AULA 07
Tritongo
Oral ou nasal

Semivogal + vogal + semivogal, na mesma slaba:

Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, o exerccio que se segue, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.

1.Preencha nos grficos os tritongos:

EXERCCIO
21 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Tritongo :

a . () Consoante + semivogal + vogal + semivogal. b . () Vogal + semivogal + vogal na mesma slaba. c . (x) Semivogal + vogal + semivogal na mesma slaba.

AULA 08
Hiato

Vogal + vogal, vizinhas.

Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, o exerccio que se segue, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.
Preencha os grficos com hiatos:

EXERCCIO
1 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Hiato : a . () Encontro de duas vogais na mesma slaba. b . (x) Vogal + vogal, vizinhas. c . () Vogal + vogal separadas por uma consoante.

2 . Escolha a resposta certa, conforme o enunciado abaixo: Escolha o grupo de palavras que apresentam hiato: a . () Uruguai, magoa, micuim, timbau. b . () Areia, sereia, amendom, ba. c . (x) Lagoa, ruim, beato, quieto. d . () Macaba, macunama, Paraguai. resposta comentada Os hiatos: na alternativa "a": u-im na alternativa "b": o-im; a- na alternativa "d": a-; a-.

AULA 09

Encontros consonantais . Descontnuos, separveis:

Consoantes vizinhas, mas em slabas diferentes. Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, o exerccio que se segue, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.
1. Separe as slabas e mostre os encontros consonantais separveis: Crosta -

Ilharga -

. Contnuos, Reais Ou Inseparveis


Consoantes juntas na mesma slaba.

Blusa, brao, claro, cruz, drama, flauta, fraco, glten, grosa, prana, atlntico, trena, lavra. Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, o exerccio que se segue, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.
1. Separe as slabas e mostre os encontros consonantais inseparveis: Triatleta Trafalgar-

EXERCCIO
1 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Encontro consonantal descontnuo : a . () Encontro de duas consoantes na mesma slaba. Ex.: acho. b . (x) Encontro de duas consoantes em slabas diferentes, vizinhas. c . () Encontro de consoantes.

2 . Escolha a resposta certa, conforme o enunciado abaixo: Marque o grupo de palavras com Encontro Consonantal descontnuo, separvel: a . () Amostra, echarpe; encosta, corte, prata. b . () Prata, plebe, atlas, plebeu. c . () Encontro, desencontro, plebe. d . (x) Advogado, magnfico, pacto, ritmo. resposta comentada Encontros consonantais separveis: a. s-t, r-p, s-t, r-t b. nenhum c. nenhum

3 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Encontro consonaltal contnuo, real ou inseparvel, so: a . () Consoantes juntas em slabas diferentes. b . () Vogais diferentes mas juntas na mesma slaba. c . (x) Consoantes juntas na mesma slaba.

4 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Escolha o grupo de palavras em que todas possuam Encontros Consonantais Contnuos: a . () Blusa, banco, prana, plano. b . () Triste, tristeza, tristo, Tereza. c . (x) Drama, fraco, grosa, grossa. d . () Occipital, trena, glten, lavra. resposta comentada Encontros consonantais contnuos: a. bl, pr, pl b. tr d. tr, gl, vr

AULA 10
DGRAFO
Dgrafo: duas letras = um s fonema.

jarra, calha, unha, longe, gente, crescer, cresa, excitar, passar, chave, guiso, quilo, nimbo, manga, jumbo...

Aps o estudo acima, resolva, em uma folha de papel, o exerccio que se segue, em seguida , assista explicao do professor na vdeo-aula.

1. Marque os dgrafos

. incitamento . manchete

EXERCCIO
1 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Identifique o grupo que no totalmente de palavras com dgrafo: a . () Gente, sente, mente, semente, ardente. b . (x) Drama, grama, troco, prana, savana, bacana. c . () Passar, assar, guiso, manga, jumbo. d . () Jarra, barro, carro, longe, quilo. e . () Cresa, crescer, descer, excitar.

2 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Escolha o grupo de palavras onde todas possuam dgrafo: a . () Charrete, calhau, unhada, txi. b . () nix, crescente, existncia, charme. c . (x) Mangaba, passamento, grisalho, quilograma. resposta comentada Dgrafos: a. ch, rr, lh, nh b. en, ch

AULA 11
Dfono
Dois fonemas representados por uma letra.

x = nico dfono do Portugus

EXERCCIO
1 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Dfono : a . () Duas letras juntas com o mesmo som. b . (x) Uma letra com dois fonemas. c . () Duas letras com dois fonemas.

2 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Marque o grupo de palavras onde no exista nenhuma com dfono: a . () Sexta, exlio, sexo, prximo; b . (x) Xale, externo, excitar, exemplo; c . () Txi, txico, exportao, fixo. resposta comentada Dfonos:/ks/ a. sexo c. txi, txico, fixo 3 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: No vocbulo brasileirssimo h: a . () 13 fonemas; nenhum encontro consonantal; 1 hiato; 2 dgrafos; 7 vogais; nenhuma semivogal; b . () 14 fonemas; 1 encontro consonantal; 1 ditongo decrescente oral; 1 dgrafo; 7

vogais; nenhuma semivogal; c . (x) 14 fonemas; 1 encontro consonantal; 1 ditongo decrescente oral; 1 dgrafo; 6 vogais; 1 semivogal; d . () 15 fonemas; 1 encontro consonantal; 1 ditongo crescente oral; 1 dgrafo; 3 vogais; 4 semivogais. 4 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Apresentam o mesmo fonema inicial os vocbulos: a . () cheguei; certos; cima; b . () cincia; sossego; cano; c . (x) quem; cultivar; cravei; d . () geologia; grandeza; gente. resposta comentada Os fonemas iniciais so os "sons" iniciais. a. certos e cima comeam com o mesmo som /s/ b. cincia e sossego, idem c. geologia e gente, idem /j/ 4 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Indique a opo em que o fonema / s / se realiza em todas as palavras da srie que est em ordem alfabtica: a . (x) intercessor / intervencionismo / introspeco / introverso; b . () ociosidade / reposio / resciso / represso; c . () ferocssimo / litisconsrcio / hortalia / insucesso; d . () homologao / iseno / fico / fossilizao; e . () cansao / foroso / formoso / fosforescncia. resposta comentada Observao: A nica alternativa em que as palavras se apresentam em ordem alfabtica a letra a.

AULA 12
Passos para classificao de tritongo hiato iode
1. Separe as slabas; 2. Sublinhe as vogais: 3. Classifique o encontro voclico:

ditongo

AULA 13
Diviso silbica
Escanso (separao de slaba): segue a pronncia Observe as seguintes regras: No se separam: a. Ditongos e tritongos: mais, mai-, qua-se, sa-guo, quais.
um

b. Os dgrafos lh nh ch gu qu am an em en im in om on un:

Separam-se: a. As vogais do hiato:

re-u-ni-do,

co-o-pe-rar,

po--ti-co, ru-a, bi-o-lo-gi-a.

b. As letras dos dgrafos rr - ss - sc - s - xc: gar-ro-te, as-ses-sor, sus-ci-tar, cres-a, ex-ce-o. c. Os encontros consonantais descontnuos (antes da ltima consoante): oc-ci-pi-tal, subs-tan-ti-vo, pac-to, felds-pa-to d. Os que contm "s", separam-se aps o "s". abs-tra-to, pers-pi-caz, subs-cre-ver

Ateno: his-t-ri-a ou his-t-ria; s-ri-e ou s-rie.

Em slaba tona final, hiato pode ser lido como ditongo. Mas, na escrita, no se separam: his-t-ria, s-rie. No confunda com: his-to-ri-a , se-ri-e

EXERCCIOS
1 . Marque C(Certo) ou E(Errado), conforme o enunciado abaixo: Dentro de diviso silbica, responda: a . (C) A separao de uma palavra em slabas depende da pronncia. b . (E) Uma semivogal entre duas vogais, apia-se na segunda. c . (C) Uma semivogal entre duas vogais, apia-se na primeira.

2 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Marque o grupo de palavras com correta diviso silbica: a . () Poe - ti - sa, ver - go - nho -sa - men -te; b . () Re - ssen - ti - men - to, sim - ples - men - te ; c . (x) Ma - tri - cu - lou, hu - mi - lha - o;

d . () Subs - cri - tar, u - ru - gu - ai - o; e . () Tran - so - ce - - ni - co, ra - zes. Resposta comentada Ficam corretamente divididas: a. po-e-ti-sa b. res-sen-ti-men-to d. u-ru-guai-o e. ra-zes 3 . Marque C(Certo) ou E(Errado), conforme o enunciado abaixo: Em diviso silbica: a . (C) No se separam ditongos ; b . (E) Separam-se encontros consonantais no incio das palavras; c . (C) No se separam tritongos; 4 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Escolha o grupo de palavras que no est separado corretamente: a . () Subs - tan - ti - vos, psi - c - lo - go; b . (x) A - lho, ma-io, mai - , quei - xa; c . () Psi - co - lo - gi -a, psi - co - gra - fi - a; d . () Gno - mo, gno - se, pneu; e . () Quais, tais, mais, sais. resposta comentada b. a separao correta : mai-o 5 . Marque C(Certo) ou E(Errado), conforme o enunciado abaixo: Conforme a separao silbica dos grupos de palavras: a . (C) Co - o - pe - ra - o, sus - ci -tar, pneu. b . (E) Re - u - ni - do, se - ri -e, ru - a; c . (C) His - t - ria, gno - mo, gar - ro -te. 6 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Assinale a opo em que todas as palavras esto corretamente separadas em slabas: a . () Pa - pe - lei - ro, te - rre - no, re - co - lhe - dor; b . () Ter - ri - t - ri - o, in - dis - pen - s - ve - is, pro - me - ssas; c . () Con - qu - is - tou, au - x - lios, com - pa - nh - ei - ra; d . (x) Des - gre - nha - da, in - sis - ten - te, en - som - bra - do; e . () Ar - mis - t - cio, es - cas - sos, e - xclu - si - vi - da - de. resposta comentada Corrigir: a. ter-re-no b. in-dis-pen-s-veis, pro-mes-sas c. con-quis-tou, com-pa-nhei-ra e. ex-clu-si-vi-da-de 7 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: A alternativa em que h erro na diviso silbica das palavras : a . () tran-so-ce--ni-co; o-bl-quo; pneu-m-ti-co; b . () a-ve-ri-guou; pe-r-o-do; bi-sa-v; c . (x) subs-cri-tar; u-ru-gu-ai-o; su-bli-nhar; d . () es-p-cie; a-pi-o; trans-por-te.

8 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Em qual alternativa se encontra uma palavra errada quanto separao de slabas: a . (x) poe-ti-sa; b . () co-lhe-res; c . () ra--zes; d . () fe-ro-zes; e . () seis-cen-tos. resposta comentada a. po-e-ti-sa 9 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: (AuxJud/TRF/2G/ESAF) Indique a alternativa em que h erro(s) de diviso silbica: a . () res-sur-gir, a-ve-ri-geis, v-o, po-e-ta, quais-quer; b . () ca--ram, co-o-pe-ra-o, pig-meu, op-o, cons-ti-tu-in-tes; c . (x) tu-a, ai-ro-so, e-g-pcio, su-bs-tan-ti-vo, pneu-m-ti-co; d . () ab-di-ca-o, o-ci-den-tal, sor-rin-do, sou-bes-te, mne-m-ni-ca; e . () a-do-les-cen-te, mai-o-res, sub-ju-gar, me-lan-co-li-a, cir-cui-to. resposta comentada Corrigir: c. e-gp-cio, subs-tan-ti-vo 10 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: (PRF/2G/ANP) A diviso silbica no est correta em: a . () car-rei-ra; b . (x) des-i-lu-so; c . () nas-cer; d . () r-dio. resposta comentada Corrigir: b. de-si-lu-so 11 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: (ATCLDF/3G/IDR) Assinale a alternativa que apresenta diviso silbica incorreta: a . () mne-m-ni-ca / t-ni-co / op-o / ab-di-car; b . () fi-lho / ma-nh / cons-ci-en-te / des-cer; c . (x) per-ce-po / a-ni-mais / sa--de / in-ter-st-cio; d . () pres-cin-dir / res-ci-so / e-xr-ci-to / guer-ra. resposta comentada Corrigir: c. per-cep-o, in-ters-t-cio

AULA 14
Translineao

Translineao a diviso de palavras no final de uma linha e comeo de outra. Normalmente, obedece diviso silbica:

Observaes para translineao: Evite-se escrever uma vogal isolada no fim ou incio de uma linha. Evite-se separar as slabas de nomes prprios personativos. Evite-se deixar em uma das linhas uma parte da palavra que possa ser lida como calo ou baixo calo. Ex.: ocu-pado; aps-tolo; vaga-bunda. Evite-se separar o hiato em final de palavra. Para alguns autores, quando a translineao acontece num lugar da palavra em que h hfen, este se repete no incio da linha seguinte:

EXERCCIOS
1 . Marque C(Certo) ou E(Errado), conforme o enunciado abaixo: Conforme a regra de translineao, marque: a . (E) oce-ano; ano-tar; i-lao. b . (E) aman-te; a-notao. c . (C) ani-lina; elei-var; eli-te. d . (E) api-nia; a-bastecer.

e . (C) ba-co; aba-de; aba-desa. 2 . Marque C(Certo) ou E(Errado), conforme o enunciado abaixo: Conforme a regra estudada, marque: a . (E) Jia, apoio, joio, Irinia so exemplos de tritongos. b . (E) Separam-se as slabas assim: j-ia, a-po-io, jo-io, I-ri-n-ia. c . (C) A diviso silbica correta ji-a, a-poi-o, joi-o, I-ri-ni-a. d . (E) Essa mesma diviso silbica pode ser usada para translineao. 3 . Marque a opo certa, conforme o enunciado abaixo: Conforme a regra de translineao estudada, marque a opo correta: a . () Irini-a, j-ia, jib-ia. b . () Roubaram- -lhe, rdi-o. c . () ji-a, apoi-o. d . () giras-sol, fac-o, jibi-a. e . (x) Furtou- -nos, fur-tou. 4 . Marque C(Certo) ou E(Errado), conforme o enunciado abaixo: Considerando a separao silbica para translineao: a . (C) separa-o, se-parao. b . (E) coi-va-ra, dis-puta. c . (E) Jo-s, Eust-quio. d . (E) a-notar, i-lao. resposta comentada b. No se pode deixar parte de palavra que sugira baixo calo: "puta". c. No se devem translinear nome de pessoas. d. No se deve deixar vogal sozinha numa linha.

Prtica Geral

51 . Escolha a opo que a separao silbica foi feita corretamente: a . () tran-sa-tln-ti-co, abs-cis-sa, ba-a. b . () su-bli-nhar, ab-so-lu-to, ruim. c . () fric-cio-nar, ab-rup-to, i-gu-ais. d . () subs-cre-ver, pai-si-nho, flui-do. e . (x) felds-pa-to, pai-zi-nho, su-bu-ma-no. resposta comentada Corrigir: a. ba--a b. ru-im c. i-guais d. flu-i-do 52 . Escolha a opo que a separao silbica est feita corretamente: a . () ge-l-ia. b . (x) per-spi-caz.

c . () sub-scre-ver. d . () con-ta-cto. e . () des-en-con-tro. resposta comentada Corrigir: a. ge-li-a c. subs-cre-ver d. con-tac-to e. de-sen-con-tro 53 . Escolha a opo que a separao silbica est correta em todas: a . () bi-sa-v, ca-a-tin-ga, ga-io-la. b . () t-ni-co, oc-ci-pi-tal, a-ve-ri-guo. c . (x) fri-s-si-mo, u-ru-guai-o, Qu-ops. d . () res-ci-so, sub-ju-gar, des-in-ter-res-se. e . () I-ta-ti-ai-a, ca-os, pe-ro-do. resposta comentada Corrigir; a. gai-o-la b. a-ve-ri-gu-o d. de-sin-te-res-se e. pe-r-o-do 54 . Escolha a opo que a separao silbica est correta: a . () a-bun-dn-ci-a. b . () pon-te-io. c . () v-ri-os. d . () gra-tu-i-to. e . (x) ap-ti-do. resposta comentada Corrigir: a. a-bun-dn-cia b. pon-tei-o c. v-rios d. gra-tui-to 55 . Escolha a opo que a separao silbica est incorreta: a . () fi-is. b . () ja-mais. c . () sa-gues. d . () psi-c-lo-go. e . (x) p-ti-o. resposta comentada Corrigir: e. p-tio 56 . Escolha a opo que a separao silbica est correta: a . () ga-to, mi-ssa. b . () qu-al; ca-i-xo-te. c . () t-cni-ca, teu. d . (x) gai-o-la, gno-se. e . () me-i-o, pai-xo. resposta comentada Corrigir: a. mis-sa b. qual, cai-xo-te c. tc-ni-ca e. mei-o 57 . Escolha a opo que a separao silbica est incorreta: a . (x) car-ros-sel, pro-rro-gar. b . () in-cons-ci-en-te, des-can-sar. c . () pe-chin-char, a-pa-nhar. d . () pros-se-guir, pas-sa-das. e . () ex-ce-o, ex-ce-len-te.

resposta comentada Corrigir: a. pror-ro-gar 58 . Escolha a opo que a separao silbica est correta: a . () ab-rup-o, ab-le-gar, a-dli-gado, sub-lo-ca-do. b . () abrup-te-la, able-ga-o, ad-li-ga-do, su-blo-ca-o. c . () ad-li-gan-te, adli-gar, su-bla-cus-tre, sub-lo-ca-dor. d . () su-ble-nho-so, sub-le-va-o, sub-li-me, sub-lo-car. e . (x) sub-li-ne-ar, sub-lin-gual, ab-rup-to, su-bu-ma-no. resposta comentada Corrigir; a. ad-li-ga-do b. ab-rup-te-la, ab-le-ga-o, sub-lo-ca-o c. ad-li-gar, sub-lacus-tre d. sub-le-nho-so, su-bli-me 59 . Escolha a opo que a separao silbica est correta: a . () or-qu-dea, naf-ta, dia-l-ti-ca, ab-rup-to, gra-tu-i-to, pneu-m-ti-co, ru--do, mui-to, su-blo-car. b . () or-qu-de-a, naf-ta, dia-l-ti-ca, a-brup-to, gra-tu-i-to, pneu-m-ti-co, ru--do, mui-to, su-blo-car. c . () or-qu-dea, naf-ta, dia-l-ti-ca, ab-rup-to, gra-tui-to, pneu-m-ti-co, ru-do, muito, sub-lo-car. d . (x) or-qu-dea, naf-ta, di-a-l-ti-ca, ab-rup-to, gra-tui-to, pneu-m-ti-co, ru--do, mui-to, sub-lo-car. e . () or-qu-de-a, naf-ta, di-a-l-ti-ca, a-brup-to, gra-tui-to, pneu-m-ti-co, ru--do, mu-i-to, sub-lo-car. resposta comentada Corrigir; sub-lo-car 60 . Escolha a opo conforme o enunciado abaixo: Escolha a opo em que a separao silbica est correta: a . () se-qu-ia, i-guai-zi-nhos, qui-e-to, ma-ior, ag-en-tar, ruim, be-a-to, pro-nn-cia, m-ne-m-ni-co. b . () se-qu-ia, i-guai-zi-nhos, quie-to, mai-or, ag-en-tar, ruim, bea-to, pro-nn-cia, m-ne-m-ni-co. c . (x) se-qui-a, i-guai-zi-nhos, qui-e-to, mai-or, a-gen-tar, ru-im, be-a-to, pro-nncia, mne-m-ni-co. d . () se-qui-a, i-gu-ai-zi-nhos, qu-ie-to, mai-or, ag-en-tar, ru-im, be-a-to, pro-nnci-a, mne-m-ni-co. e . () se-qu-ia, iguai-zi-nhos, qui-e-to, ma-i-or, a-gen- tar, ruim, bea-to, pro-nn-cia, m-ne-m-nico. 61 . Escolha a opo que a separao silbica est correta: a . () ex-ces-si-vo, cir-cuns-pec-to, de-lin-qn-ci-a, per-spi-c-ci-a, des-c-sseis, coa-lha-da, subs-tn-ci-a, im-preg-na-re-is. b . () ex-ces-si-vo, cir-cuns-pe-cto, de-lin-qn-cia, pers-pi-c-cia, des-cs-se-is, coalha-da, subs-tn-cia, im-pre-gna-r-eis. c . () e-xces-si-vo, cir-cuns-pec-to, de-lin-qn-ci-a, pers-pi-c-cia, des-cs-seis, co-alha-da, subs-tn-ci-a, im-preg-na-r-eis. d . () ex-ces-si-vo, cir-cuns-pec-to, de-lin-q-n-cia, pers-pi-c-cia, des-cs-se-is, coa-lha-da, subs-tn-cia, im-pre-gna-r-eis.

e . (x) ex-ces-si-vo, cir-cuns-pec-to, de-lin-qn-cia, pers-pi-c-cia, des-cs-seis, coa-lha-da, subs-tn-cia, im-preg-na-r-ei

You might also like