You are on page 1of 4

Linguagem, sociedade e mdia1 Mariza Vieira da Silva Universidade Catlica de Braslia

A atividade que desenvolveremos aqui, nesta IV Semana Universitria da Universidade Catlica de Braslia pode, mais apropriadamente, ser chamada de Sesso Coordenada e no de uma Mesa Redonda, pois no se trata de uma reunio de pessoas j especializadas para discutir um mesmo tema, mas de uma apresentao e discusso de resultados de pesquisas sob minha coordenao, desenvolvidas por alunas de iniciao cientfica do segundo semestre de Letras. Essas jovens pesquisadoras trazem para discusso resultados iniciais mas significativos - de pesquisas que buscam compreender as relaes complexas e contraditrias que se estabelecem entre linguagem e mdia em uma sociedade como a brasileira, tendo como referencial terico e metodolgico a Anlise de Discurso.

No processo de produo do discurso, podemos falar da existncia de trs momentos, que se articulam e se entrecruzam, em que sujeitos e sentidos se constituem, e em que processos de individualizao do sujeito se configuram e reproduzem: o da constituio, o da formulao e o da circulao (Orlandi, 2001) Nosso trabalho de pesquisa, situa-se nos planos da formulao (condies de produo e circunstncias de enunciao especficas) e da circulao em certa conjuntura e segundo certas condies dos discursos. E mais. Situa-se ainda na compreenso do exerccio do sujeito na funo de autor e de leitor, no caso, de autor e de leitor de textos da mdia. Para a Anlise de Discurso, o homem constitui-se em sujeito pela e na linguagem, que se inscreve na histria para significar. Como falante, o homem desde sempre sujeito, submetido ao simblico, a uma ordem significante; ao nascer j encontramos uma lngua estruturada e em funcionamento, que significa o mundo e nos significa, que nos captura e enreda em sua ordem onde o lingstico e o no lingstico se articulam de forma determinada histrica e inconscientemente. Neste sentido, no possvel quantificar ou qualificar o sujeito enquanto posio enunciativa. Para dizer, o sujeito submete-se lngua,

. Comunicao apresentada na IV Semana Universitria da Universidade Catlica de Braslia, em 2003.

2 afetado pelo acontecimento do objeto simblico lngua. O sujeito est condenado, pois, a significar e a se significar, a interpretar. Isto no significa, contudo, que estamos falando de determinismos, de impossibilidade de deslocamentos, de reproduo apenas, pois a lngua no apenas estrutura, mas tambm acontecimento; e a histria o memorvel e tambm o esquecimento, o que muda e o que se mantm. Se como falante o sujeito se constitui em certas posies, que marcam o seu cotidiano, sal vida, h a resistncia desse sujeito, que ir possibilitar as rupturas, o sentido novo. Trabalhamos, na AD, neste entremeio, entre posies e sentidos estabilizados e posies e sentidos novos, entre reproduo e transformao. Como h a histria, as posies de sujeito e os sentidos nem so eternos nem podem ser quaisquer um. Como diz Orlandi (2001): O sujeito moderno - capitalista - ao mesmo tempo livre e submisso, determinado (pela exterioridade) e determinador (do que diz): essa a condio de sua responsabilidade (sujeito jurdico, sujeito a direitos e deveres) e de sua coerncia (no-contradio) que lhe garantem,em conjunto, sua impresso de unidade e controle de (por) sua vontade. No s dos outros mas at de si mesmo. No caso da mdia, uma das instituies do Estado moderno, de uma sociedade capitalista, urbana e fundada na escrita, vemos diferentes discursividades funcionando no processo de individualizao da forma-sujeito na produo de sentidos. O indivduo, o cidado de uma sociedade dada, j sujeito, ter sua forma individualizada pelo submisso e, ao mesmo tempo, pela resistncia a processos de normalizao. Teremos, ento, o sujeito que sabe o que diz e o que pensa, que livre para decidir e responsvel pelos seus atos; um sujeito individualizado, o homem moderno. Gostaria, ainda, de colocar, muito rapidamente, alguns deslocamentos fundamentais para a AD, que possibilitam uma outra leitura e compreenso dos textos, a forma material que os discursos assumem e que constitui o nosso objeto de anlise. O discurso no a fala, no o texto, no o enunciado, o discurso um objeto terico que nos possibilita compreender a interpretao presente nos textos, quer dizer, as filiaes ideolgicas das posies-sujeito e dos sentidos. Assim, a base para a anlise dos processos discursivos a lngua, enquanto um sistema dotado de autonomia relativa porque afetado pela histria.

Linguagem, sociedade e mdia Mariza Vieira da Silva

3 Logo, a linguagem no transparente e o sentido no contedo. O discurso, como parte do funcionamento geral da sociedade, efeito de sentido entre locutores. E, como diz Pcheux (1999), A anlise de discurso no pretende se instituir em especialista da interpretao, dominando o sentido dos textos, mas somente construir procedimentos expondo o olhar-leitor a nveis opacos ao estratgica de um sujeito... E prossegue, citando Marandin: No se trata de uma leitura plural em que o sujeito joga para multiplicar os pontos de vista possveis para melhor a se reconhecer, mas de uma leitura em que o sujeito ao mesmo tempo despossudo e responsvel pelo sentido que l. Assim, o trabalho de Leidimar, Glucia e Edneuza se colocam nesta perspectiva de construir procedimentos de leitura para atravessar a espessura semntica da linguagem, em uma relao necessria com a lngua, o inconsciente e a histria. E o foco de sua reflexo e anlise esse sujeito moderno da sociedade da informao, do conhecimento, da tecnologia, da escrita. Uma sociedade que quanto mais apregoa a emancipao, sublinhando a igualdade de todos perante a lei, cultivando um individualismo exacerbado, mais ela acentua as diferenas, dando, segundo Roudinesco (2000), ao sujeito

... a iluso de uma liberdade irrestrita, de uma independncia sem desejo e de uma historicidade sem histria. [...] A sociedade democrtica moderna quer banir de seu horizonte a realidade do infortnio, da morte e da violncia, ao mesmo tempo procurando integrar num sistema nico as diferenas e as resistncias. Em nome da globalizao e do sucesso econmico, ela tem tentado abolir a idia de conflito social. Este sujeito to livre, to senhor de suas vontades, mas to desgarrado do social, do coletivo, uma posio de sujeito dividida, submetida a instncias internas de controle, encarregadas da vigilncia de seus comportamentos, de sua vontade, de seus impulsos e pensamentos e que desconhece tanto suas determinaes internas como as determinaes externas histrico-sociais que o constituem. Posio esta marcada pela separao entre os indivduos de uma sociedade e pela separao entre cada homem e seu corpo, produzida pelo esquecimento das determinaes histricas de sua constituio como sujeito e como autor e leitor.

Grupo de Estudos Discursivos www.ged/letras/ucb.br

4 Referncias Bibliogrficas ORLANDI, Eni P. (2001). Do sujeito na histria e no simblico. In: Discurso e texto: formulao e circulao dos sentidos. Campinas/SP: Pontes, 99-108. PCHEUX, Michel (1999) Dos contextos epistemolgicos da Anlise de Discurso. Trad. Eni P. Orlandi. In: Escritos, n 4. Campinas/SP: Unicamp/Labeurb, 7-16. ROUDINESCO, Elisabeth (2000) Por que a psicanlise? Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar.

Linguagem, sociedade e mdia Mariza Vieira da Silva

You might also like