You are on page 1of 5

Inventrio

Processo de Inventario Passo passo . O artigo em seguir suas dvidas sobre o processo de inventrio, inclusive a abertura do inventrio, os documentos necessrios, prazos, os direitos e deveres do inventariante, o procedimento do inventrio e o inventrio via cartrio. PROCESSO DE INVENTRIO PASSO PASSO

A PRELIMINAR INVENTRIO JUDICIAL OU VIA CARTRIO Recomendao: O Inventrio via cartrio se realiza em prazo muito mais curto e de forma menos burocrtica se comparado ao inventrio pela via judicial. Sempre que possvel, as partes devem optar pelo inventrio via cartrio: Regra: Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se- obrigatoriamente ao inventrio judicial. Se todos forem capazes e concordes, poder se realizar o inventrio via cartrio.

B - INVENTRIO JUDICIAL INFORMAES GERAIS B 1 - Do Foro Competente Como a sucesso se abre no lugar do ltimo domiclio do falecido, nesse domiclio que deve ser ajuizado o inventrio. Se o de cujus, ou seja, o falecido, o morto, o autor da herana teve mais de um domiclio, competente o ltimo, segundo a lei. B - 2 - A Abertura do Inventrio Para abrir o processo de inventrio, o interessado, em primeiro lugar, dever contratar um advogado, pois, neste caso, as partes no podem agir em juzo sem a assistncia de um profissional legalmente habilitado para tanto. B 2 -1 - Prazo O processo de inventrio e partilha deve ser aberto dentro de 60 (sessenta) dias a contar da abertura da sucesso. B 2 -2 - Quem pode requerer a Abertura do inventario Tem, contudo, legitimidade concorrente (entre outros): I - o cnjuge suprstite; II - o herdeiro; III - o legatrio.

Dos Documentos Necessrios Para a abertura de um inventrio so necessrios vrios documentos, dentre eles, as seguintes documentos: - Certides de bito, de Casamento e de Nascimento, acrescidos de RG e CPF/MF do falecido; - RG e CPF/MF do cnjuge do falecido (caso este possusse cnjuge ),e de seus herdeiros e respectivos cnjuges; - Escritura ou Compromisso de venda e compra de todos os imveis; - Certido de propriedade de bens imveis, requerida no Cartrio de Registro de Imveis; - Cpia do IPTU atual e daquele referente ao ano do bito, quando distintos; - Documentos referentes eventuais veculos; - Conta telefnica recente, quando houver; - Extrato de conta bancria, conta-poupana ou comprovante (Extrato) de aplicaes financeiras, conforme o caso; - Certido negativa de dbitos fiscais das Fazendas Municipal, Estadual e Federal respectivamente. Exige-se, ainda, que seja comprovada por documento a qualidade da pessoa que se apresenta com legitimidade para o pedido de abertura de inventrio.

C - DO INVENTARIANTE O esplio ser representado aps a nomeao e compromisso do inventariante no processo. No entanto, at que este seja escolhido, ser nomeado um administrador provisrio at que aquele preste compromisso. Intimado da nomeao, o inventariante prestar, dentro de 05 dias, o compromisso de desempenhar o cargo. C 1 - Quem ser o inventariante? O juiz nomear inventariante I - o cnjuge sobrevivente casado sob o regime de comunho, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; II - o herdeiro que se achar na posse e administrao do esplio, se no houver cnjuge suprstite ou este no puder ser nomeado; III - qualquer herdeiro, nenhum estando na posse e administrao do esplio (ou outros). O inventariante, intimado da nomeao, prestar, dentro de 5 (cinco) dias, o compromisso de bem e fielmente desempenhar o cargo. C 2 - Quais so os direitos e deveres do inventariante? Direitos e Obrigaes: O inventariante deve (entre outros): - representar o esplio ativa e passivamente; - administrar o esplio, velando-lhe os bens com a mesma diligncia como se seus fossem; - prestar as primeiras e ltimas declaraes; - exibir em cartrio, a qualquer tempo, para exame das partes, os documentos relativos ao esplio;

- juntar aos autos certido do testamento, se houver; - prestar contas de sua gesto ao deixar o cargo ou sempre que o juiz Ihe determinar. O inventariante pode, ouvidos os interessados e com autorizao do juiz: alienar bens de qualquer espcie; transigir em juzo ou fora dele; pagar dvidas do esplio;fazer as despesas necessrias. Primeiras declaraes De suma importncia so tambm as primeiras declaraes, que o inventariante prestar no prazo de 20 dias, contados da data de seu compromisso. O Contedo das primeiras declaraes: - identificao do morto e as circunstncias (data, local, hora) em que ocorreu o bito; - nomeao e identificao do herdeiros e do cnjuge sobrevivente, e a indicao do regime matrimonial de bens; - relao completa e individualizada de todos os bens que formam a herana, com discriminao de seus respectivos valores. C 3 Como remover o inventariante Recomendao: Caso o(s) interessado(s) percebam que a administrao do inventariante vem prejudicando a defesa de seus interesses ou de outros envolvidos, deve-se o quanto antes requerer a REMOO do referido INVENTARIANTE. A remoo do inventariante se faz em procedimento especial, que dever ser processado em apenso aos autos do inventrio. A remoo provocada a requerimento do interessado, mas pode ser de iniciativa do juiz. Razes que justificam a remoo do inventariante: - se no prestar, no prazo legal, as primeiras e as ltimas declaraes; - se no der ao inventrio andamento regular, suscitando dvidas infundadas ou praticando atos meramente protelatrios; - se , por culpa sua, os bens do esplio se deteriorarem, ou sofrerem dano bens do esplio; - se no defender o esplio nas aes em que for citado, deixar de cobrar dvidas ativas ou no promover as medidas necessrias para evitar o perecimento de direitos; - se no prestar contas ou as que prestar no forem julgadas boas; - se sonegar, ocultar ou desviar bens do esplio. O juiz, o Ministrio Pblico e os interessados podem, a qualquer tempo, exigir que o inventariante apresente os documentos relativos ao esplio. Sua omisso em cumprir este dever pode eventualmente caracterizar causa de remoo de inventariante.

D - PROCEDIMENTO DO INVENTRIO

D 1 - A Abertura do Inventrio (veja ponto B) D -2 - Nomeao e Compromisso do Inventariante (veja ponto C) D 3 - Primeiras Declaraes (veja ponto C.2) D 4 - Citao dos interessados Aps as primeiras declaraes, o juiz mandar citar: o cnjuge ou companheiro, os legatrios, a Fazenda Pblica, o Ministrio Pblico - se houver testamento ou herdeiro incapaz - e o testamenteiro. Art. 999/CPC. Feitas as primeiras declaraes, o juiz mandar citar, para os termos do inventrio e partilha, o cnjuge, os herdeiros, os legatrios, a Fazenda Pblica, o Ministrio Pblico, se houver herdeiro incapaz ou ausente, e o testamenteiro, se o finado deixou testamento. D - 5 - Eventualmente - Impugnao das Primeiras declaraes Os interessados tm 10 dias, partir da citao, para impugnar as primeiras declaraes feitas pelo Inventariante. Seguintes erros justificam a Impugnao: -erro do Inventariante em relao aos bens, direitos ou obrigaes do esplio; -reclamao quanto escolha do Inventariante; -contestao qualidade de quem foi includo no ttulo de herdeiro. Importante: Impugnao - questes de direito ou provas documentais As impugnaes devem se referir questes de direito ou ter como fundamento provas documentais. No haver prova oral no procedimento do inventrio. Questes que requisitem provas orais devem ser debatidos em vias ordinrias. Herdeiro omitido nas declaraes do Inventariante pode demandar a sua admisso diretamente ao juiz do inventrio, desde que a partilha no tenha sido realizada. Se a partilha j foi realizada, o prejudicado dever procurar os seus direitos em ao prpria. Importante: Herdeiro omitido nas declaraes do Inventariante Herdeiro omitido nas declaraes do Inventariante pode demandar a sua admisso diretamente ao juiz do inventrio, desde a partilha no tenha sido feita. Se a partilha j foi realizada, o prejudicada dever procurar os seus direito em ao prpria.

D 6 - Nomeao de perito para avaliao dos bens Se no houver ou aps havida deciso sobre a Impugnao, o juiz nomear um perito para avaliar os bens do esplio. DISPENSA DA AVALIAO DOS BENS DO ESPLIO A percia poder ser dispensada, se todas as partes forem capazes e a Fazenda Pblica concordar com o valor atribudo aos bens do esplio nas primeiras declaraes D 7 - Termo de ltimas declaraes

Nas ltimas declaraes, o inventariante poder emendar, aditar ou completar as primeiras. Nelas, podero ser emendadas ou complementadas as declaraes inicias, por ocorrerem fatos novos ou por erros cometidos pelo Inventariante. Sobre estas declaraes finais, sero ouvidas as partes em 10 dias. D 8 Clculo dos impostos Feito o clculo sobre os impostos, todas as partes e em seguida a Fazenda Pblica sero ouvidas. Se no houver impugnao por parte da Fazenda - Fim do inventrio = Pagamento das dvidas Antes da partilha, podero os credores do esplio requerer ao juzo competente do inventrio o pagamento das dvidas vencidas e exigveis. Se houver impugnao por parte da fazenda 1 - Os autos so remetidos ao contador para a retificao dos clculos; 2 - Ter o julgamento do clculo de impostos pelo juiz; 3 - Pagamento das dvidas; Antes da partilha, podero os credores do esplio requerer ao juzo do inventrio o pagamento das dvidas vencidas e exigveis." (Art.1.017 CPC). Concluso/ Encerramento do inventrio: Terminado o inventrio e decididas todas as questes pendentes sobre o esplio, o acervo encontra-se pronto para ser partilhado.

You might also like