You are on page 1of 5

OS GRUPOS RELIGIOSOS NOS TEMPOS DE JESUS Bibliografia Selecionada: BAXTER, J. Sidlow. Examinai as Escrituras. Perodo Interbblico e os Evangelhos. So Paulo.

Ed. Vida Nova. l985. 336p. SCHUBERT, Kurt. Os Partidos Religiosos Hebraicos da poca Neotestamentria. So Paulo. Ed. Paulinas. l979. 87p. DANIEL-ROPS, Henri. A vida Diria nos Tempos de Jesus. So Paulo. Ed. Vida Nova. 1983. 310p. Quando lemos os evangelhos e Atos dos Apstolos, percebemos alguns grupos al nomeados, que ao serem desconhecidos por muitos, muitas passagens e eventos perdem grandemente a sua compreenso. Por isso necessrio o mnimo de conhecimento a respeito destes grupos, pois foi graas controvrsia que muitas vezes tiveram com Jesus e/ou com os discpulos, que ns conhecemos o pensamento ou a essncia do evangelho. OS ESCRIBAS. 1. A sua origem no sentido neotestamentrio reporta-se ao exlio. Ainda que, um sculo antes , o rei Ezequias os tinha como copiadores, registradores, etc. 2. partir do exlio desenvolveu-se um novo tipo de escriba devido a: 2.1. A converso do povo judeu na meta do do exlio, saindo da idolatria para uma nova e ardente f em sua religio e nas Escrituras; 2.2. A necessidade de professores especiais, sentida pelos exilados, devido separao de sua Ptria, Capital e Templo; 2.3. A mudana do hebraico como lngua falada, para o aramaico, exigindo um especialista no estudo e exposio dos Escrituras; 2.4. O aparecimento e a difuso da sinagoga durante e depois do exlio; 2.5. A interrupo da viva voz da profecia com Malaquias, e o acentuado interesse na palavra escrita. 3. Os escribas foram assumindo um poder de interpretao que trouxe dois desvios: primeiro, a multiplicao das tradies orais; segundo, a introduo de um sistema de interpretao e exposio das Escrituras que destruiu completamente o seu significa e, sob a presso de honr-las, na realidade o seu lugar. (Baxter, pgs. 44 a 46}. Vd. Daniel-Rops, pgs. 250ss e Schubert, pgs. 23-52.

OS FARISEUS. 1. O nome vem da palavra hebraica perusim que, traduzida literalmente, significa separados. A interpretao corrente deste termo provm do ideal de pureza ritual dos fariseus. (Schubert, p.23). 2. Seus antecedentes eram os reformadores dos tempos de Esdras e Neemias. 3. Quando Matatias revoltou-se contra os esforos de Antioco, os Hasidim, os piedosos, o apoiaram e se ligaram com ele. 4. Mais tarde os Hasidim foram denominados perushim, os separados. OS SADUCEUS. Vd. Baxter, pgs. 53-56 e Schubert, p.53sss. 1. O nome possivelmente vem de Zadoque, o sumo-sacerdote dos tempos de Davi (2Sam. 8:17; 15:24); 2. Eles aparecem na histria na mesma poca dos fariseus; 3. Enquanto os fariseus eram nacionalistas, a tendncia dos saduceus era na direoda filosofia grega com a cultura grega; 4. Sendo eles um partido poltico de tendncias sacerdotais e aristocrticas, tinham pouca influncia com o povo comum; 5. Uma comparao entre: Fariseus Saduceus a. Constituram o ncleo da aristocracia religiosa e acadmica; b. Ensinaram que a alma era imortal, que havia uma ressurreio corporal e julgamento futuro com galardo e castigo; c. Acreditavam na existncia de anjos e espritos bons e maus; d. Predestinatrios, mas aceitavam que o homem tinha livre arbtrio e era responsvel moralmente. e. Coordenaram a tradico e a Lei escria. Constituram o ncleo da aristocracia sacerdotal, poltica e social. b. Ensinam que no havia ressur reico, e que no h galardo nem castigo; c. Negaram a existncia de espritos e anjos; d. Enfatizaram a liberdade da vontade humana, rejeitando o determinismo e o azar; e. Mantinham que a Torah era a

II

ta numa massa de regras de f e a prtica evoluindo com os tempos. OS ESSNIOS Vd. Baxter, pgs. 59-90.

nica fonte infalvel de f e prtica.

1. O fundador da comunidade essnica de Qunr um sacerdote que tinha o ttulo de Mestre de Justia e era evidentemente considerado pelos seus seguidores, como o profeta do fim dos tempos. 2. No mencionados no Novo Testamento, mas Filo disse que havia 4000 ou mais; 3. Eram uma seita asctica com sede na beira ocidental do mar morto, 4. Pensa-se que houve muitos deles nas vilas e cidades da Palestina; OS HERODIANOS Vd. Baxter, p.61. 1. Eram um partido poltico no religioso (cf. Mt. 22:18; Mc 3:6, 12:13); 2. Esperavam que Herodes cumprisse a realizao da esperana da Naco. OS SICARIS/ ZELOTES Vd. Baxter, p. 62. 1. Legalistas, pietistas, messianistas nacionalistas, intolerantes dos judeus impiedosos e de Israel na subjugao aos romanos. A ESPERANA MESSINICA DOS JUDEUS No perodo interbblico, especificamente na poca da restaurao e com o desaparecimento dos profetas houve pouca nfase na esperana messinica. O interesse do povo estava mais voltado para a observao da lei (Ne:8:1-3; 9:1316,26,29,34; 13:1-3).

III

Na poca dos macabeus fruto das perseguies intensas houve uma inspirao na esperana dum lder super-humano. Isto acontece especialmente aps a tomada de Jerusalm no ano 63 A.C.. Aqui encontramos o ressurgimento da esperana messinica. Na poca do nascimento de Cristo era fato conhecido que havia uma larga expectativa da vinda do Messias, isto ocorre, especialmente com a morte de Herodes o Grande. Alguns pensadores gentios como Tcito e Sutonio manifestam esta esperana de algum surgir dentre os judeus. A ideia bsica a esperana messinica era que os judeus buscavam algum que os resgatasse. Um Rei que levantaria um reino eterno e julgaria os maus. Esperavam a salvao da Israel e no dos gentios. Eles esperavam algum mais do que um mero homem denominando-o de O Santo e Poderoso Messias, etc. Pode ser que pensavam nele como um anjo poderoso que viesse agir sobrenaturalmente. Ainda existia uma minoria que esperava um Messias sofredor. Estes eram homens espirituais que procuravam nas Escrituras a verdade. Neste grupo podemos encontrar homens como Simeo, Natanael, Ana, Joo o Batista. Elementos na Preparao Para a Vinda de Cristo O texto de Gl:4:4, fala da plenitude dos temposno qual Deus enviou o seu Filho para a redeno da humanidade. Isto significa que Jesus surge no momento certo, no momento do tempo de Deus, para isto Deus dirigia a histria. No mundo em que Jesus nasceu estava sendo preparado para sua vinda e o mundo social do momento teve os seus elementos colaboradorespara a chegada do Filho de Deus. Elementos Judaicos: O judaismo cooperou com um povo divinamente escolhido e preparado para ser testemunha entre as naes. As suas Escrituras profticas prediziam a vinda do Messias. A sua dispora os espalhou por todo o mundo conhecido da poca. Alm doa mais eles possuem as sinagogas onde se estudavam as Escrituras, este locais forneceriam o lugar para a pregao do evangelho. O judasmo era uma religio proselitista o que trouxe muitos gentios para o judasmo. Eles eram um povo que estavam interessado na prtica da religio e na busca da salvao.

IV

Elementos Gregos: A filosofia grega se aproximava do monotesmo e a sua tendncia era para a imortalidade, nfase sobre a conscincia e dignidade humana e liberdade do pensamento. Estes ensino auxiliaram na pregao do evangelho. Ao mesmo tempo a lngua grega se tornou uma lngua universal. Existia a traduo do Antigo Testamento no grego (LXX) o que auxiliou na pregao do evangelho e para a escrita do Novo Testamento, juntamente com os termos adotados por Paulo e outros pregadores do Novo Testamento para explicar o evangelho. A cultura helenstica em geral era possuda por um esprito cosmopolita, transcendendo as barreiras, assim o judeu helenizado serviria como ponte entre o judeu e gentio e a busca da salvao no mundo romano. Elementos Romanos: A unificao do mundo tanto na cultura como na poltica permitia a facilidade de comunicao e locomoo. A Pax Romana facilitou a corrida do evangelho para todo o imprio. A lei romana dava direitos justos aos cidados e tambm a distinta vantagem que era oferecida aos cidado como Paulo foi facilitados na expanso da pregao evanglica. As estradas romanas em bom estado de conservao e vigilncia facilitavam as viagens para qualquer parte do imprio.

Recomendamos a leitura de Gundry, Robert H. Panorama do Novo Testamento. S.Paulo. Ed. Vida Nova. p.37-60

You might also like