You are on page 1of 59

Instituto Educacional do Estado de So Paulo-IESP

FACULDADE HORIZONTES
Curso: Enfermagem

DROGAS LICTAS, ILICITAS E ANABOLIZANTES

So Paulo 2012

Alessandro Ccero Lima Lucindo Fiuza Ronaldo Ricardo Tmara de Cssia

DROGAS LICTAS, ILICITAS E ANABOLIZANTES

Trabalho apresentado a Prof Laura Disciplina: Sade do Adolescente Para obteno de Nota N2 4 Sm Noturno Enfermagem

SUMRIO
1 - Resumo .....................................................................................................4 2 Definio de Drogas, Tipos de Drogas .................................................... 5 3 Drogas Lictas lcool ............................................................................. 6 4 Drogas Lcitas Tabagismo .................................................................... 12 5 Drogas Ilictas Conceitos ...................................................................... 19 6 Como identificar um usurio de Drogas .................................................. 23 7 Sinais e Dicas Especifcas de um usurio Especificao por Droga ... 24 8 Princpios Bsicos de Ao das Drogas .................................................. 26 9 Classificao das Drogas ........................................................................ 28 10 Opiceos e Opiides ............................................................................... 31 11 Cocana ................................................................................................... 32 12 Crack ........................................................................................................34 13 Moon Rock Merla Maconha e Skunk ................................................................................... 36 14 Lsd 25 cido Lisrgico Cola de Sapateiro Exstasy .................................................................................................... 39 15 Ice ............................................................................................................ 41 Cogumelos psicodlicos Dmt Stp Cacto Ch de Ayahuvasca Especial K Ghb Xaropes Jurema Efedrina 16 Esterides Anabolizantes ..........................................................................43 17 Consumo de Drogas na adolescncia , tabelas de dados ........................55

Resumo
O presente estudo tem como objetivo, apontar o consumo de drogas, e as suas consequncias em funo disto, sejam estas drogas licitas ou ilicitas O foco principal do estudo apontar o consumo de drogas na adolescncia, e mostrar que o problema que achamos ser apenas da sociedade, tambm nosso e est cada vez mais prximo dos nossos filhos, e se continuarmos sem entender como o ciclo do consumo de drogas funciona, este poder afetar no futuro nossos netos,bisnetos e assim por diante. Esperamos poder esclarecer dvidas, e passar um pouco do conhecimento adquirido no decorrer desta pesquisa. Entrar no mundo das drogas algo fcil, e de comeo at que excitante, com o passar do tempo percebemos que tudo no passa de iluso, e os problemas vo estendendose, com os familiares, com os amigos, no emprego, no nosso organismo, na nossa mente, entrar fcil, manter comum, o improvvel sair ileso. Fiuza Lucindo

Abstract
The present study aims at pointing out the drug, and its consequences as a result, these drugs are licit or ilictas. The main focus of the study is to point to drug use in adolescence, and showthat the problem that we thought only of society is our one and is getting closer to our children, and if we continue without understanding how the cycle of consumption drug works, it may affectthe future our grandchildren, and so on. We hope to answer questions, and spend a little bit of knowledgeacquired during this survey. Enter the world of drugs is something easy, and exciting start until, over time we realize that it is all illusion,and the problems will be extended, with family, friends, jobs, in ourbody, in mind, entering is easy to maintain is common, is unlikely to escape unscathed. Fiuza lucindo

DEFINIO DE DROGAS considerado como droga, toda substncia que possa causar alterao fisiolgica, psiquica ou do nvel de conscincia de um ser vivo.

DROGAS LICTAS So consideradas drogas lictas, toda susbtncia que possa causar, alterao fisiolgica, psquica ou dependncia de um ser vivo, mas que no tem sua produo e comercializao prevista como crime no cdigo penal, brasileiro ex: lcool, cigarro, Medicamentos dentre outros.

DROGAS ILICTAS So consideradas drogas Ilictas, toda susbtncia que possa causar, alterao fisiolgica, psquica ou dependncia de um ser vivo, que tem sua produo e comercializao prevista como crime no cdigo penal, brasileiro ex: Cocaina, maconha, crack, extase, dentre outros.

DROGAS LICTAS LCOOL

1 ALCOOLISMO ( Pessoa acometida, pela dependncia do lcool )

Esttisticas realziadas em todo o mundo demostram que 90% das pessoas adultas, j usaram ou ainda fazem uso de bebidas alcolicas. Destes , 50% j tiveram, pelo menos uma vez, problemas temporrios por uso excessivo da mesma, e destes 50% pesquisados, 15% desenvolveram problemas graves e persistentes, sendo encaixados no diagnstico de alcoolismo, sendo 10% do sexo masculino e 5% do sexo feminino. O alcoolismo definido como um estado de dependncia fisica ou psquica com ou sem complicaes, resultante do mau uso do lcool etanol. Esse consumo poder ser peridico ou contnuo e a dependncia ir variar de caso para caso. O grau do alcoolismo poder ser leve, quando essas pessoas, sem muito transtorno, se privam do consumo habitual de tomar 2 ou 3 doses dirias, e poder ser grave, quando elas apresentam um impulso irresistvel para ingerir bebidas alcolicas. O alcolatra um doente crnico que consome o lcool etanol sem se saciar, tornando-se cada vez mais tolerante aos efeitos demonstrados pela embriaguez, e quando esse consumo interrompido, essas pessoas mostram os sinais clssicos da abstinncia, que so o resultado da dependncia fisca do lcool etanol. O melhor conceito de alcoolismo , sem dvidas, aquele que define como alcolatra, o ndividuo que consome bebidas alcolicas sem levar em conta o tempo e a quantidade ingerida, mas considerando principalmente os transtornos ocorridos em sua vida, na de seus amigos e de seus familiares. O alcolatra um individuo no qual o lcool apresenta repercusres, do ponto de vista social, fsico e psquico, mas negativas do que positivas. Fig. 1

CONCEITO

Algumas autoridades, na tentativa de definirem com maior exatido, resolveram definir o alcolatra pela quantidade diria de lcool ingerida e resolveram ficar esse nmero em 60 gramas por dia, regularmente, por 6 meses consecutivos. Isso corresponde a esses indivduos beberem 2 garrafas de cerveja por dia, ou 4 latas do mesmo produto, ou ainda 4 dose de usque, vodca, rum, cachaa, conhaque, ou ainda 4 clices de vinho comum.

CARGA GENTICA

Parece haver, mais ainda no est provado, uma forte carga gentica nessas pessoas alcolatras, o que ajudaria a explicar porque umas desenvolvem mais rapidamente a dependncia em bebidas alcolicas e outras permanecem at o fim da vida bebendo socialmente, os fins de semana, se tiverem um bom motivo para tal, e durante a semana nada bebem, nem mesmo durante as refeies.

ORIENTAO FAMILIAR

A orientao familiar, o exemplo que esses indivduos recebem nos ambientes onde se criam,a formao religiosa, o bom encaminhamento nos estudos e no trabalho e a ocupao dos jovens desde a mais tenra idade, com hbitos saudveis, so muito importantes para que no se iniciem no vcio da bebida.

PROIBIO A VENDA

Alm desses fatores, a proibio venda de bebidas alcolicas para menores de 18 anos, fundamental, para que no sejam desencaminhados, pis ningum pode se viciar no que no conhece. Por esse motivo, as autoridades de nossa pas h muitos anos criaram leis proibindo o uso de bebidas alcolicas, at que os indivduos completem 18 anos, quando ai sim j possurem mairo poder de decidir entre o certo e o errado.

VIAS DE ABSORO E ELIMINAO

O lcool (etanol) existente nessas bebidas descritas anteriormente absorvido muito rapidamente, podendo 5 minutos aps sua ingesto ser detectado no sangue circulante. A maior parte dele absorvido pelo estmago (25%) eos restantes (75%) pelo intestino e, essa velocidade ir depender do grau de motilidade intestinal e, se o indviduo estiver sem alimentos no tubo digestivo, ou seja, em jejum,a absoro muito mais rpida. O tipo de bebida ingerida, assim como o seu teor alcolico, ir fazer com que o indivduo se embriague mais rapidamente.

TOLERNCIA E DEPENDNCIA

As reaes obeservadas em pessoas que fazem uso de bebidas alcolicas, dependem de uma srie de fatores,como, por exemplo, o tipo de bebida ingerida, a quantidade da mesma, a velocidade de ingesto, o estado nutricional temporrio e permanente domindivduo, o uso concominante de algum medicamento e a vigncia de doenas hepticas. Com relao ao tipo de bebida escolhida para ser ingerida, obviamente em se tratando de uma com alto teor alcolico, esta tem mais chances de levar a embriguez do que uma bebida mais fraca, mas isso, como dissemos,e est intimamente ligado ao volume ingerido.

DOENAS CAUSADAS EM FUNO DO ALCOOLISMO

Pancreatite Aguda e Crnica :

uma inflamao na glndula pncreas, sendo aguda com leses no rgo de carter reversivel, e a crnica com leses definitivas e irreversveis. Acredita-se que as enzimas ai produzidas, para agir na luz do intestino,s ejam por algum motivo ativadas no interior do pncreas e ai mesmo passam a autodigerir o rgo, causando uma srie de leses. Fig 2.

Hepatite alcolica :

A hepatie alcolica uma sequela grave do alcoolismo tida como a principal precursora da cirrose. Histopatologicamente observamos degenerao e necrose dos hepatcitos, que so as clulas hepticas, com presena de linfctiso e polimorfonucleares em torno desses hepatcitos. Os hepatocitos lesados apresentam em seu interior os corpsculos de mallory, ou hialina alcolica, que so aglomerados de substncias eosinfilas, que se encontram em torno do ncleo das cluas e so altamente sugestivas de hepatite alcolica. frequentemente, mas no necessria, a infiltrao gordurosa, a fibrose distorcendo a arquitetura lobular normal e a disposio do colgeno.

Cirrose alcolica ou cirrose de laennec:

A cirrose alcolica considerada o estgio mais avanado que o alcolatra pode atingir nesta sua escalada de autodestruio. Anatomopatologicamente falanto, essa doena definida por leses crnicas e irreversveis do parnquima heptico, com fibrose extensa do fgado. Essas leses so decorrentes de necrose dos hepatcitos, que sm o as clulas funcionantes do figado, e com a destruio dessas clulas, ocorre a substituio delas por tecido conjuntivo e fibroso, sem funo, que destorce o etio dos vaos sanguineos. Com essa destruio contnua dos hepatcitos, surgem no local os fibroblastos com septos reticulados compostos por tecido conjuntivo, que formam uma fina rede que circunda pequenas massas de hepatcitos remanescentes, que se regeneram e formam ndulos. Com o uso contnuo do lcool e a cnstante destruio dos hepatcitos sua substituio por tecido colgeno, o fgado diminui de tamanho, adquire um aspecto nodular e torna-se duro a mediad que a doena progride. A perda dessa grande massa celular heptica funcionalmente leva a ictercia, edema, alteraes na coagulao e outras alteraes metablicas, enquanto a perda, a afibrose e a destruio da vascularizao acarretam a hipertenso da veia porta, levando hepatoesplenomegalia ( fgado e bao aumentados ), varizes esofagianas, ascite, circulao colateral superficial ( aranhas vasculares ), etc.
9

Sinais e sintimas da cirrose alcolica: Pouca massa muscular, rarefao dos plos corporais, ginecomastia, aranha vacular, varizes esofagianas, ascite, equimoses e hematomas, fraqueza, hepatomegalia inicialmente, fgado pequeno posteriormente, ictercia, eritema palmar, baqueteamento dos dedos, glndulas partidas e lacrimais aumentadas.

Tratamento :

Uma vez intaldas as leses definitivas, ocorre uma transformao do fgado, que possui um tamanho relativamente grande, em comparao com os outros rgos, num rgo queno no e nodular, repleto de fibrose. Nesse momento, no h muito o qu esse fazer, a no ser tratar as complicaes consequentes leso heptica que iro aparecer, frequentemente, como ascite, sangramentos digestivos, etc.

Prognstico :

Essas pessoas apresentam bons prognsticos, principalmente por seu muito difcil abandonar o vcio da ingesto de bebidas alcolicas e por se encontrarem num estgio muito avanado de leso heptica. Quando se tem cosntatada qualquer uma das complicaes da cirrose e essa pessoa ainda assim no abandonou o hbito de beber, apenas na metade dos caos chega a pessoa a atingir mais que 5 anos de vida. Quando a bebida abandonada e essa pessoa possui boas condies para ter um acompanhamento clnico constante, sua perspectiva de vida aumenta bastante. Quando pobre e sem condies de ter acompanhamento mdico, o prognstico passa a ser ruim, pois frequentemente h complicaes e consequentemente o bito.

Sndrome de abstinncia alc na vida, alcolica : O uso contnuo do lcool exerce sobre as cluals, principalmente aquelas localizadas no sistema nervoso central, um efeito depressivo. Assim que o indivduo pra abruptamente de beber, ocorre a sndrome de abstinncia que, como todas as sndromes, no se apresentam sempre com os mesmo sintomas, ou na sua ntegra. Dessa forma possvel que alguns deles no apaream em alguns indivduos em determinados momentos, mas no geral eles ali estaro, caracterizando a sndrome de abstinncia alcolica.

10

Intoxicao alcolica aguda, embriaguez :

Quase todas as pessoas que atingiram a faixa de 18 anos de idade j experimentaram, pelo menos uma vez na vida, uma embriaguez conhecida vulgarmente como porre. Geralmente, quando ocorre nas faixas etrias baixas, so fruto de inexperincia quanto aos efeitos que olcool poderia causar no seu comportamento. Essas experincias normalmente so o suficiente para afastar essas pessoas das bebidas, por longo perodo de tempo.

DROGAS LICTAS CIGARRO


11

TABAGISMO

O hbito de fumar no speculo passado era visto pela sociedade como elegante, e dava s pessoas que fumavam uma conotao de intelgncia. Os governos desses pases auferiram grandes lucros, atravs dos pesados impostos que eram cobrados,e a economia passou a movimentar muito dinheiro. Muitas pessas passaram a trabalhar em uma das etapas do processo, ao ponto de nesta mudana de sculo, termos 2,5 milhe de indivduos que sobrevivem direta ou indiretamente do cultivo do fumo, industrializao, comercializao e marketing do cigarro. Como os efeitos danosos do consumo do cigarro no so imediatos, ou seja, normalmente se leva at 30 anos para comelar a mosxtrar o quanto prejudicialm a sade fumar. Alm disso, inegvel a pssima qualidade de vida que apresentam esas pessoas aps alguns perodos que passaram fumando. A organizao mundial de sade (OMS), alerta que existem hoje no mundo 1 bilho de pessoas fumantes, sendo 30 milhes s no brasil, e que 3 milhes morrem anualmente, vtimas do cigarro em todo o globo terreste, sendo 100 mil delas s no brasil. Esses nmeros so alarmantes e sensibilizaram nossos governantes e legisladores, ao ponto de mobilizaremse para crias leis que desestimulassem a prtica de fumar livremente e impedisse, ou diminusse a adeso de novos adeptos. Para tal, proibiu-se o fumo em recintos fechados como elevadores, avies, txis, nibus, chegando ao ponto de alguns governantes proibirem at nas ruas, deixando apenas alguns becos em que permitido fumar. Eles querem com essas atitudes dar uma conotao de descriminao da sociedade pelo fato de estarem fumando e assim for-lo a abandonar o fumo

CONCEITO

12

O tabagismo corresponde ao hbito de inalar pela boca e de carter voluntrio fumaa proveniente de charutos, cachimbos e cigarros industrializados ou artezanalmente elaborador. A fumaa que tragada do cigarro pode ser separada em 2 componentes: o gasoso e o particulado. o componente gasoso corresponde a 93% do peso total do jato principal total do jato principal de fumaa inalado, e o restante corresponde ao componente particulado (7%). No componente gasoso, notamos que 85% dele composto por oxigncio, nitrognio e gs carbnico. O percentual de 7% corresponde aos componentes particulados e so esses que representam as substncias de importncia clnica e por isso esto descritos no quadro panormico colocado a seguir demonstrando inclusive a exata ao malfica sobre o organismo. O alcatro o componente da fase particulada que sobra aps serem retiradas a gua e a nicotina e composto de inmeras substncias, dentre as quais os hidrocarbonetos aromticos policclicos ( altamente cancergenos ). Esse alcatro contm ainda muitos ionas metlicos e at mesmo substncias radioativas como o plutnio 210, com grandes propriedades cancergenas. A nicotina o componente mais caracterstico do cigarro e trata-se de uma susbtncia txica com ao tanto estimulante, quando com ao depressora das sinapses ganglionares. Sua ao sobre o aparelho cardiovascular particularmente perigosa, principalmente em indivduos com riscos de infartos, pois essa susbtncia age no corao, aumentando os batimentos cardiacos, aumentando a fora de contrao do miocrdio e consequentemente aumentando o consumo de oxigncio pelo mpusculo cardaco. As arteolas da periferia do corpo se contraem ajudando ainda mais a elevar os nveis pressricos. A nicotina parece ser a principal responsvel pelo vcio do tabagismo. O monxido de carbono um gs txico que interfere consideravelmente no transporte e na utilizao do oxignio. Os efeitos adversos desse gs, so dvidos ao monxido de carbono competir com o oxignio, ligando-se hemoglobina e impedindo que esta se ligue ao oxignio e possa transportlo a clula do corpo para ser utilizado. Dessa unio anmala, forma-se acarboxihemoglobina (COHb), em vez da oxihemoglobina que seria o correto. Nos fumantes, os nveis de COHb variam de 3 a 15% dependendo do nmero de cigarros fumados no dia, e essa carboxihemoglobina a responsvel pelo nmero geralmente elevado de hemcias existentes no sangue de indivduos fumantes.

SUBSTNCIAS ENCONTRADAS NO CIGARRO


13

DOENAS CAUSADAS PELO CONSUMO DE TABACO, CIGARRO


14

As doenas cardiovasculares relacionadas ao hbito de fumar incluem as coronariopatias,as doenas vasculares cerebrais e as doenas vasculares perifricas. A arteriosclerose, grande responsvel pelas mortes de causas cardacas, fortemente incentivada nos fumantes pela presena de cidos grxicos livres e lipoprotenas, determinada pela nicotina nesses indivduos.Os enxertos arteriais e as fstulas arteriovenosas, utilizadas em pacientes que fazem dilise renal, tem um tempo de durao bastante reduzido. Cerca de 20% dos bitos de causa coronariana ocorrem com pessoas que fumam , a hipertenso arterial e a hipercolesterolmelia so os 3 principais fatores de risco. O tabagismo age tanto independentemente, quanto em unio com esses 2 fatores de risco. Quando essas pessoas apresentam 2 fatores de risco, suas chances de desenvolver algum problema coronariano elevam-se em 4 vezes, ao passo que os fatores juntos elevam o risco em 8 vezes, de desenvolver um problema coronariano. Estatsticas ralizadas nos Estados Unidos, mostram que nas pessoas do sexo masculino que fumam, as mortes por problemas coronarianos so 70% maiores que nas pessoas no fumantes e, nas mulheres que fumam e usam anticoncecionais orais (plula), o risco de vir a morrer de causa coronariana aumenta em at 10 vezes.

APARELHO RESPIRATRIO

No aparelho respiratrio, o tabagismo a principal causa de doenla pulmonar obstrutiva crnica (DPOC), isto , o enfisema pulmonar e a brinquite crnica. Estatsticas mostraram que, das mortes por DPOC nos Estados Unidos, 80% eram em indivduos fumantes. Dos cnceres de pulmo ocorridos nos Estados Unidos, observou-se que 88% incidiram em pessoas que fumavam. O risco de desenvolver um cncer de pulmo, encontra-se intimamente relacionado a um maior consumo e a um maior perodo de exposio fumaa do cigarro, ou seja, homem que fumam 1 mao por dia, durante longos perodos, apresentam 10 vezes mais chances de desenvolver cncer de pulmo que os no fumantes. Aqueles que fumam 2 maos por dia, apresentam um risco 25 vezes maior. A desctruio do tecido pulmonar no reversvel, entretanto h recuperao da funo ciliar e uma menor produo de escarro, levnado a uma significatvia melhora na funo pulmonar. As prssos que fumam apresntam dependendo do grau de exposio a fumaa, de 5 a 25 vezes mais chances de morrer de DPOC que os no fumantes. Os fumantes
15

apresentam uma tosse crnica, dificuldade repiratria e uma maior produo de escarro que os no fumantes, e ainda uma maior chance de desenvolver infeces respiratrias, gripes e mortes por pneumonias. Abaixo pulmo de uma pessoa fumante e outra no fumante, a diferena nitida.

CNCER EM OUTROS RGOS


16

Os fumantes apresentam uma maior probabilidade de desenvolver o cncer de laringe,d e boca, esfagp, bexiga, rins, pncreas, estmago, colo de tero, etc. Cos e internos, omo vimos anteriormente, tanto nos componentes gasosos, quanto nos particulados, existem uma srie de substncias com propriedades cancergenas que, ao longo de muitos anos, agem livremente ou associadas a outros fatores externos e internos, como as predisposies genticas, levando ao aparecimento dos cnceres.

APARELHO GASTROINTESTINAL

Existe pesquisas que apontam uma maior incidncia de lceras gstricas e duodenais em indivduos fumantes, pois o fumo prejudica bastante o processo de cicatrizao da lcera ptica, que a espontnea, que aquea causada pelo uso de medicamentos e, ainda aumenta a probabilidade de recidivas de ceras duodenais. O fumo impede ainda a inibio da secreo gstrica noturna pelos antagonistas dos receptors de histamina 2, agravando ainda mais o quadro ulcerativo.

O TABAGISMO E A GRAVIDEZ

Observou-se que as pessoas que fumam apresentam menos chances de ter fihos e ainda que os fihos das mes que fumam durante processo de gravidez apresentam maior chance de morrer subitamente ao nascer. Os filhos de fumantes geralmente pesam menos 250 gramas que os filhos de mes que no fumam. Este efeitos talvez seja evido a constrio de vasos, que fazem a circulao placentria, prejudicando a troca de substncias entre a me e o feto. As gestantes que fumam apresentam maior risco de abortamento espontneo, bito fetal, bito neonatalm e ainda ocorrncia da sndrome da morte sbita infantil. O tabagismo durante a gravidez pode alterar negativamente o crescimento fsico a longo prazo, gerando, por isso, crianas mais franzinas e tambm intelectualmente inferiores.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL


17

A nicotina apresenta propriedades estmulantes dos centros do prazer localizado no SNC. A sua absoro rpida e logo em seguida a uma tragada, observa-se ao eletroencefalograma (ECG) um padro da ativao,e notamos tremores nas mos, diminuio do tnus de alguns msculos esquelticos como o quadrceps, e diminuio dos reflexos tendinosos profundos, posivelmente por envolvimento de clulas da medula espinhal. Em algumas pessoas, observamos nuseas e vmitos por estmulos da zona desencadeante quimioreceptora do bulbo e por estmulo dos reflexos vagais. A nicotina melhora a memria, diminui a agressividade, a irritabilidade e o apetite.

18

DROGAS ILCITAS

H algumas dcadas, no tempo de nossos avs, o mundo era diferente e as coisas aconteciam numa velocidade menor do que acontecem nos dias de hoje. Naquela poca, tudo era mais difcil, os meios de comunicao eram os rdios e as cartas, que s vezes levavam meses para chegar s mos do destinatrio. Nessa poca, vivia-se uma vida mais calma e tranquila, voltada ara a familia. As brigas entre marido e mulher existiam, mas tudo se resolvia no apagar das luzes,e a famlia, base de toda uma sociedade, mantinha-se unidad e firme para cumprir o seu grande papel, que era criar os filhos provenientes do casamento, quase sempre indisolvel. Com o passar dos anos, o mundo evoluiu, e junto com as benesses oferecidas pela evoluo tecnolgica surgiram mudanas drsticas nos conceitos de liberdade individuais e coletivas,e muitas regras e tabus foram derrubados e introduzidas novas regras no campo do comportamento humano. As mudanas vieram com muita fora e muito rpidas, pegando muitas famlias desprevenidas para aquela verdadeira guerra de conceitos e interesses. Os filhos antigamente, apesar de pouco dilogo que seus pais mantinham, com eles ainda assim viviam prximos e sempre na mesma cada, com pais e mes presentes, o que dava grande poder de controle sobre eles. Os meios de comunicao de massa vm sendo usados para campanhas anti-drogas, o que dece ser elogiado por todos, mas, na nossa maneira de ver, estas so feitas ainda de forma modesta e sem continuidade. preciso que se trace uma conduta de ao, na qual estaria envolvida toda a sociedade, para que as decises tomadas venham a se transformar em projetos de lei com sanes ainda mais rgidas, e a ento, com um leque de decises, possamos ento deflagar uma guerra sem trgua contra este grande mal social. A cada dia que passa, a faixa etria atingida pelos traficantes diminui. Antes eram jovens de 18 anos e agora j encontramos crianas com 10 anos de idade usando algum tipo de droga e, quase sempre, elas foram aliciadas em escolas. Acreditamos ser a educao e a familia os dois grandes pilares de sustentao de uma sociedade sadia.

19

DROGAS CONCEITO
Para facilitar a compreenso de muitas palavras que aqui sero utilizadas, achamos conveniente definir alguns nomes. Esses conceitos muitas vezes no tero a concordncia de alguns dicionrios e podero ser criticados por alguns colegas ligados a rea da sade, mas aqui usaremos o termo que consagrou popularmente, ou seja, o termo que realmente utilizado e entendido por todos, pois o objetivo falarmos a mesma lngua.

FRMACO
toda susbstncia natural, seja ela proveniente de reino animal ou vegetal, ou ainda um mineral, ou pode ser uma susbtncia sinttica (produzida em laboratrio) utilizada para produzir um mediacamento, com por exemplo o pio em estado natural, que por sua vez de origem vegetal e um frmaco.

MEDICAMENTO
Chamamos de medicamento o produto industrializado em condies de ser usado pelo pblico. Os medicamentos so produzidos atravs do frmaco, embalados e vendidos em farmcias. O medicamento prescrito e usado da forma correta geralmente causa melhoria a quem o utiiza, podendo, entretanto, em raras vezes, causar o mal em seus usurios.

DROGA OU TXICO
Droga no mais puro sentido da palavra, significa toda susbtncia capaz de provocar alteraes no organismo de carter benfico ou no. Txico qualquer substncia que, ao ser introduzida no organismo,d etermina malefcios, podendo, dependento da substncia e quantidade introduzida, levar a pessoa ao bito.

20

ESCALADA DAS DROGAS


Quase a totalidade das pessoas que so dependentes de drogas, cursou essa sequencia que passar a ser descrita e que foi ilustrada na fgura frente.

ESCALADA DAS DROGAS - FASE 1


A primeira fase aquela considerada a fase da experimentao, ou a primeira vez. Quase todas as pessoas so unnimes em afirmar que no gostaram da experincia. No caso do lcool elas vomitam muito; no caso do fumo, tanto o tabaco quanto a maconha, elas relatam nuseas, vmitos, e ardncia dos olhos, e no caso da herona, essas pessoas quase sempre apresentam episdios de vmitos. Ainda bem que os primeiros sintomas so ruins, pois h um desestmulo para se prosseguir nessa escakada at a dependncia. Entretanto, a insistncia dos traficantes, ou mesmo dos amigos, leva a pessoa a repetir esta experincia, que nas vezes seguintes passa a no mais desagradar e sim passa a experimentar as sensae de prazer . O outro resultado que esses principiantes des cobrem nada sentir, o que tambm positivo, para que no voltem a testar as drogas.

ESCALADA DAS DROGAS FASE 2


Esta fase por ns chamada de fase do usurio passivo e aquela em que a pessoa no gosta da primeira vez, ou nada sente e no sai em busca da droga, mas no rejeita, e quando a droga oferecida pelos companheiros, prontamente aceita. Esses individuos so quase sempre jovens, sem personalidade formada, e so, portanto, totalmente inlfuenciveis pelos mais experientes. Por esse motivo, continuam insistindo, mesmo sem experimentarem prazes nessas atitudes, prosseguindo na escalada a dependncia. Essas pessoas nesta faase, consomem droga no mximo uma vez por semana e se ogulham em dizer aos companheiros que as usam quando querem e que, se quiserem, as largam a qualquer momento, quando assim desejar, sem maiores problemas.

21

ESCALADA DAS DROGAS FASE 3


a fase chamada fase do usurio frequente, em que o indivduo espontaneamente busca a droga, indo ao seu encontro e procurando mantere em seu poder o produto, ou seja, ele procura sempre manter estoque da droga. Nessa fase esses indivduos consomem a droga numa frequncia de duas vezes por semana. Quando essas pessoas passam para essa fase, h quse sempre uma motivao no mbito social ou familiar que as incentivam a estarem consumindo a droga.

ESCALADA DAS DROGAS FASE 4


Na fase 4, chamada de fase do dependente, ou, como em tempos atrs, fase viciados, a fase final desta escalada em que todas as barreiras foram quebradas e existe uma intima relao entre a droga e om usurio. Por questo apenas de desestigmatizar os indivduos que j se encontram nessa fase, achamos mais conveniente utilizar o termo dependente, em vez de viciado, pois achamos ser o nome viciado, um tanto pejorativo, no traduzindo a verdadeira situao em que essas pessoas se encontram. Chamando-as de dependentes, passamos uma imagem mais realista do problema, pois desta forma elas so consideradas como doentes, que no conseguem de livrar deste mal, ao passo que como viciadas elas so consideradas como pessoas fracas e at de mau carter. Nessas pessoas, o consumo da droga passa a ser parte inportante de suas vidas, e podemos dizer que a droga at a grande prioridade de suas vidas,ao ponto de se precisarem escolher entre a droga e a comida, escolhero a droga. A seprao delas da droga uma situao muito difcil e sofrida, e, na maioria das vezes, se elas forem colocadas numa situao de ter que escoher entre as drogas e a famlia escolhero as drogas. Ao serem inqueridas sobre o motivo pelo qual elas se separam de suas famlias, quase sempre diro que as mesmas no as compreendem. Os no-usurios, ou seja, as pessoas amigas membros de sua fampilia, no conseguem compreender como as drogas possuem o poder de controlar a mente desses dependentes, por maias inteligentes que possam ser.

22

SAIBA IDENTIFICAR UM USURIO DE DROGAS

Eis alguns sinais gerais, relacionados, possivelmente, ao uso de drogas:

Falta de motivao para estudar ou trabalhar; Mudanas bruscas de comportamento. Troca do dia pela noite; Inquietao, Irritabilidade, ansiedade, cacoetes. Perda de interesse pelas atividades rotineiras. Insnia; Olhos avermelhados, olheiras. Necessidade cada vez maior de dinheiro. Desaparecimento de objetos de valor ou dinheiro, etc. Pertences de valor de dentro de casa ou de amigos e parentes; H alteraes sbitas de humor, uma intensa euforia, alternada com choro ou depresso; H perda de sono ou apetite, insnia, intercalada com perodos de sono demorado, troca do dia pela noite; Comea a se relacionar com amigos diferentes; Fica mais descuidado com a higiene pessoal; Muda o vocabulrio, usando termos mais pesados; Tem atitudes de culpa e reparao: agride os pais, chora, se tranca no quarto; Passa noites fora de casa; Apresenta apetrechos como espelhinhos, fsforos, canudos, usados para cheirar cocana; Aparecem entre os pertences restos de fumo, maconha ou crack; Tem receitas de medicamentos ou caixas de comprimidos de psicotrpicos; As roupas, os lenos ou as mantas tm cheiro forte de solvente; H vestgios de p branco nos bolsos

23

SINAIS E DICAS ESPECFICAS DE UM USURIO DE DROGAS

Importante: As informaes que descreveremos a seguir constituem uma espcie de guia para se descobrir se seu (sua) filho (a), amigo (a) usurio (a) de drogas ou no.

1. MACONHA, MARIJUANA, HAXIXE a) Principais sintomais e sinais de conduta: Tagarelice, excitabilidade, risadas ou depresso e sonolncia. Aumento de apetite (doces principalmente), olhos vermelhos, congestos, alucinaes, distrbios na percepo do tempo e do espao. b) Elementos acessrios: Odor de relva queimada no local, presena de vegetal cinza esverdeado triturado com pequenas sementes lisas, restos de cigarros feitos a mo, dedos manchados e odor nas roupas.

2. ESTIMULANTES, ANFETAMINAS MODERADORES DE APETITES a) Principais sintomas e sinais de conduta:

ou

BOLINHAS,

Inquietao, excitabilidade, tagarelice constante, confuso mental, falta de apetite com emagrecimento, insnia, conduta agressiva, boca seca com irritao das narinas (secas), alucinaes e dilatao das pupilas. b) Elementos acessrios: Presena de comprimidos de diversos tipos, hbito de fumar cigarros constantes, inquietao motora (no pra quieto).

3.DEPRESSORES CENTRAIS, TRANQILIZANTES

BARBITRICOS

(HIPNTICOS)

a) Principais sintomas e sinais de conduta: Sonolncia, apatia, indiferena motora, aparncia de brio, lngua enrolada, depresso. b) Elementos acessrios:

24

Embriaguez sem hbito de lcool, falta de fora muscular, presena de comprimidos ou drgeas de diversas cores.

4. SOLVENTES VOLTIL, COLA DE SAPATEIRO, DE AEROMODELISMO, LIMPA TIPOS, LANA PERFUMES, FLUDOS DE LIMPEZA, TER, CLOROFRMIO, BENZINA a) Principais sintomas e sinais de conduta: Aparncia de brio, excitao, hilaridade, linguagem enrolada, perda de equilbrio, olhos vermelhos, nariz escorrendo (constipado), sonolncia, inconscincia. b) Elementos acessrios: Latas ou bisnagas de cola, frascos de lana-perfumes restos de slidos ou ndoas em panos, sacos de plstico.

5. LSD, DMT, STP, MESCALINA, PSILOCIBINA, CH DE COGUMELO a) Principais sintomas e sinais de conduta: Alucinaes, delrios, confuso mental e dificuldades de raciocnio, risos e choros, atitudes impulsivas e irracionais, calafrios, tremores, sudorese, linguagem incoerente, pupila dilatada, reaes de pnico com sensao de deformao no corpo e em objetos. b) Elementos acessrios: Pequenos comprimidos ou drgeas, cubos de aucar com manchas, restos de cogumelo (com cheiro de esterco), pequenos frascos.

6. COCANA a) Principais sintomas e sinais de conduta: Exitao, aumento da atividade, agressividade, idias delirantes com suspeita de tudo e de todos, palidez acentuada e dilatao da pupila. b) Elementos acessrios: Septo nasal perfurado e com pequenas hemorragias, p branco cristalino, objetos metlicos tipo caixa de rap ou pequenos tubos metlicos.

25

7.PIO, MORFINA, HERONA e NARCTICOS DE SINTESE a) Principais sintomas e sinais de conduta: Estupor, analgesia, lacrimejamento, coriza, sonolncia, pupila como cabea de alfinete. b) Elementos acessrios: P branco cristalino ou escuro, ampolas, frascos, frascos de xarope, seringas hipodrmicas e acessrios, agulhas, manchas de sangue nas roupas, feridas, cicatrizes e abcessos no corpo, dedos queimados.

PRINCPIOS BSICOS DE AO DAS DROGAS


Para uma droga exercer seus efeitos necessrio que seja administrada, absorvida, distribuda aos locais em que ir atuar, metabolizada, para finalmente ser excretada ou eliminada do organismo. Cada droga possui uma peculiaridade, e umas so absorvidas no intestino; outras no estmago; na boca; assim como a metabolizao e a excreo, qu epodem se processar em diferentes rgos. Algumas drogas s podem ter um tipo de administrao, e outras apresentam vrios tipos. A maconha, por exemplo, tem sua administrao restrita s vias ereas, atravs do fumo. A cocana tanto pode ser ingerida, ou inalada, para ser absorvida pela mucosa nasal, e fumada por meio do crack, ou injetada na veia, aps ser diluda em gua.

ADMINISTRAO
A administrao de uma droga a via pela qual ela ser introduzida no organismo, e esta poder ser por via oral, por meio de injeo subcutnea, intramuscular e endovenosa, pela pele e mucosas da boca, nariz, vagina e reto, etc.; por inalao no spulmes, quando se tratar de substncias volteis como gasolina, ter, cloreto de etila (lana perfume ), cola de sapateiro, cigarros e maconha. As vias de administrao quando as drogas permitem vrios locais, podem ser trocadas dependendo da necessidade de se obter um efeito mais rpido ou mais demorado.

26

ABSORO
A absoro a segunda etapa pela qual cursam as drogas, antes de atingirem seu sobjetivos, e a velocidade desta bsoro est intimamanente ligada via pela qual ela foi administrada. Por exemplo, as drogas administradas por infeo so as mais rapidamente absorvidas, e ainda assim, em ordem decrescente de velocidade, podemos distingui-las em endovenosa (ev), intros a inalao amuscular (im) e subcutnea (sc). Na sequncia da capacidade de maior absoro, temos a inalao sob a forma gasosa, atravs dos pulmes. A maconha, por exemplo, no absorvida na forma gasosa, como se pensa, pois as particulas liberadas, na incinerao da erva, so dissolvidas no tecido pulmonar, antes de serem absorvidas, e essa absoro no to rpida. A absoro pelas membrans do nariz, boca vagina e nus so as que vm na sequencia da capacidade absortiva, sendo seguida pelo estmago, intestinos e pele.

DISTRIBUIO
Aps a fase de absoro, a drgoa atinge a corrente sangunea e passa para uma nov a etapa que a de distribuio, que feita rapidamente pelo sangue aos diversos rgos do corpo. Entretanto, existem os lugarews em que ela realmente exerce seus efeitos,e a circulao se incumbir de lev-la a esses receptores especfcos, para que possa agir.

METABOLIZAO
A ao dessas drogas vai at o momento em que a circulao se incubir de lev-las aos rgos responsveis por sua metabolizao ou degradao. A maioria das drogas psicoativas metabolizada no fgado, em que atravs de reaes qumicas e ao de enzimas, so transformads em substncias inativas. A velocidade de degradao dessas drogas no fgado, depende de sua concentrao no sangue e, quanto mais elevada, mais rapidamente ser metabolizada. Existem ainda outros fatores importantes que influenciam na metabolizao das drogas, que so as enzimas estimuladas com o uso de
27

outras drogas. Dessa forma a associao de mais de uma droga, muitas vezes diminui o efeito de outras, por ativar esa enzima e promover mais rapidamente sua degradao. O contrrio acontece quando essas drogas esto circulando muitas vezes na corrente sanguinea, ligadas s protenas,e a introduo de outras drogas faz com que esas protenas se soltem da primeira droga, com a qual estavam ligadas, para se ligarem nesta nova droga, que acabou de ser absorvida. Desta forma, teremos uma maior quantidade da droga orginal livre na circulao, para poder causar seus efeitos. Nesse caso, dizemos que a segunda droga potencializou o efeito da primeira.

ELIMINAO
A fase de eliminao da droga a ltima etapa e ocorro logo aps a mesma ter sido metabolizada, quase sempre pelo fgado. Os rgos que mais comumente as excretam so os rins, que as eliminam atravs da urina. Entretanto, os pulmes,a pele e os intestinos, tambm exercem a funo de excretar as substncias que resultam da metabolizao de drogas.

CLASSIFICAO DAS DROGAS


( ALGUNS EXEMPLOS )

Existem inmeras formas de se classificar as drogas psicotrpicas, ou seja, podemos classific ar segundo seus efeitos sobre o sistema nervoso central, pelas propriedades e agrupamentos farmacolgicos, pela legislao de cada pas, enfim, existem vrias formas de classific-las. Ns aqui adotaremos a classificao pelas suas propriedades farmacolgicas, por acharmos que esta classificao se presta mais para uma compreenso ampla deste grande nmeor de drogas existentes na atualidade. As drogas psicotrpicas envolve todas as substncias existentes no mundo na forma simples ou industrializada, natural ou sinttica, que possuem como o nome diz, um tropismo (atrao) psicolgico e provocam por conseguint, dependncia psicolgica em seus usurios. Existem tambm o lado fisco que a interao orgnica com o sistema nervoso central, modificando por diversos modos a atividade mental, seja excitando-a, seja deprimindo-a, seja lterando esses dois efeitos, ou provocando uma perturbao no psiquismo desses indivduos.
28

As drogas psicotrpicas foram, portanto, divididas em quatro grandes grupos, que so os psicolpticos, os psicoanalpticos, os psicodislpticos e as drogas panpsicotrpicas.

PSICOLPTICOS
As drogas psicolpticas induzem a sedao e promovem a tranquilidade, combatendo os estados de tenso e estresse e afastando os estados de angstia. Essas drogas provocam inibio seletiva da atividade psquica e podem ser hipnticas, anticonvulsivas e at anestsicas, dependendo da dose utilizada. As drogas psicolpticas, conforme poder ser melhor observadi no quadro geral das drogas psicotrpicas, descrito mais adiante, podem ser sedativos hipnticos, neurolpticos e tranquilizantes.

SEDATIVOS HIPNTICOS
Os desativos hipnticos atuam deprimindo o Sistema Nervoso Central, na regio do crtex, alterando o consumo de oxignio por agir em sistema enzimticos. Eles so anticonvulsivantes e antiepilticos, subdivididos em dois subgrupos, o dos barbitricos e o dos no barbitricos.

NEUROLPTICOS
As drogas neurolpticas agem deprimindo o Sistema Nervoso Central, produzindo um aindiferena psicomotora, inibio de reflexos, diminuio a atividade, a emotividade sem no entanto alterar a concincia do individuo. Essas drgoas, na prtica mdica, so usadas para controlar estados psicticos agudos e crnicos, emq eu o paciente se apresenta agitado, ansioso e agressivo. Existem vrios medicamentos no comrciso como o amplictil, doroma, trillafon, prlixim, rautil, haloperidol, etc.

TRANQUILIZANTES
Os tranquilizantes agem no Sistema Nervoso Central, provocando efeitos iguais aos neurolpticos, s que com menos intensidade. Eles no so
29

usados em estados psicticos. Seu uso mdico indicado para pessoas em estado de depresso, ansiedade e medo.

PSICOANALPTICOS
As drogas psicoanalpticas so estimulantes do Sistema Nervoso Central e atravs do bloqueio da manoamino-oxidase, provocam uma recuperao ou reanimao da atividades psicomotoras. Seu uso mdico como moderador do apetite e nas depresses psquicas indesejveis. Os psicoanalpticos se subdivivdem em timolpticos e psicotnicos.

TIMOLPTICOS
Os timolpticos em qualquer dose estimulam o sistema nervoso central, so antidepressivos e colinrgicos. Neste grupo encontramos todos aqueles que no so anfetamnicos. Seu uso restrito e deve ter sempre acompanhamento mcico, devido aos efeitos colaterais indesejveis normalemnte apresentados.

PSICOTNICOS
A esse grupo pertencem as anfetaminas com prorpiedade exatamente oposta aos depressivos do SNC, como os bartbitricos os psicotnicos agem no snc estimulando e co potencial convulsivante. Eles so antiastnicos, energizantes, neuroestimulantes, induzindo a um sintoma oposto ao da fome, fadiga e sosno. Na medicina, podem ser usadas ana doena de Parkinson, na depresso por uso de barbitricos, na senilidade e na menopausa.

30

OPICEOS E OPIIDES MORFINA E HERONA

Em primeiro lugar desejamos definir o que so drogas opiceas e opiides. As drogas opiceas so aquelas produzidas atravs do pio, por meio de reaes qumicas. Opiides so aquelas com caractersticas qumicas muito semelhantes aos opiceos e causadoras de efeitros quase indistinguveis, mas so produzidas sinteticamente em laboratrio, sem depender do prprio pio bruto.

MEIOS DE PRODUO
A Papoula uma planta existente em grandes quantidades em pases do Oriente e seun nome cientifco Papaver Somniferum. O pio obtido das cpsulas de sementes verdes desse vegetal, obtendo-se uma substncia leitosa, que secada e polvilhada para fornecer o pio em p bruto, que contm vrios alcalides. Apenas alguns, que so a morfina,a codena e a papaverina, possuem uso na medicina.

APRESENTAO E FORMAS DE USO

31

As drogas opiceas so todas facilmente absorvidas pelo aparelho gastrointestinal, pulmes e msculos. Desta forma, a droga poder ser inalda, ingerida ou aplicada atravs de infees. O efeito mais rpido obtido quando a droga injetada endovenosamente, ao passo que as aes menos intensas so conseguidas com a ingesto, demorando ento um pouco mais para atingir os receptores, por fora do trajeto e tambm porque parte dea metabolizada, antes de passar circulao geral. A droga quase totalmente metabolizada pelo fgado, atravs de sua ligao com o cido glicurnico pelas fezes e urina. A meia vid aplasmtica, ou seja, o perodo em que eas circulam pelo organismo em torno de 3 horas, para a morfina, e 22 horas, para a metadona. A herona no tem sua fabricao autorizada em nosso pas, e seu uso limitado; portanto, apenas aos toxicmanos que as compram, muitas vezes com vrias impurezas, como leite emp, cafena, antipitina, quinina, lactose e aucares de frutas, colocados intensinalmente, para que o produto aumente e posssar render maiores lucros.

COCANA

A cocana e seus derivados so classificados como drogas psicodislpticas euforizantes. A cocana no usada na prtica mdica, mas ns conhecemos os seus efeitos sobre o organismo, que so de um
32

anestsico local com potentes propriedades vasoconstritoras. Ela causadora de intensa euforia sem eus usurios. Esses sintomas so muito semelhantes em qualidade e intensidade queles causados pelas anfetaminas, anteriormente descritas. Ultimamente seu uso passou a apresentar outro tipo de comportamento, que por meio do fumo da base alcalide bruta, conhecida como crack. Esa forma de uso por causar rpida dependncia e por ter um valor comercial mais acessvel, vem conseguindo um grande nmero de adeptos e aumentando consideravelmentge a criminalidade nas grandes cidades.

EFEITOS DA COCANA
Os efeitos da cocaina no organismo duram em torno de 50 minutos, e quando a droga inalda, estes comeam a a aparecer em 3 a 5 minutos e atingem seu pico mximo em 10 a 20 minutos. Quando a droga injetada, seus efeitos so sentidos imediatamente, e quando fumada, como no caso do crack, a mesma rapidez observada em torno de 8 a 10 segundos aps a tragada. A cocana produs um estmulo e uma melhora do humor, com euforia e reduo do cansao e diminuio da performance, quando o individuo privado de dormir. Esses sintomas sero tanto maiores, quanto maior for a quantidade de droga ingerida. Entretanto muitos usurios de cocana, relatam que quando a euforia comea a diminuir, comeam a sentir uma ansiedade, desconfianas e parania com pseudo-alucinaes visuais num perodo de 24 horas. Entre aqueles que consomem em grande quantidade, ocorrem frequentemente alteraes na percepo e pseudo-alucinaes. Essas pessoas relatam ver luzes de Neve e altera es tteis chamadas por eles bichinhos da cocana na pele. O uso frequente da droga, mesmo em pequenas doses, pode desenvolver uma toxicidade grave que faz surgir, alm das doenas psquicas, doenas somticas com srias repercursses no organismo. O uso atravs de aspirao nasal destri o septo do nariz, provocando sangramentos e at destruio irreversvel dos mesmos. O uso endovenosos responsvel por muitos casos de embolias pulmonares e transmisso de doenas como hepatites e adis, pelo uso comum de seringa e agulhas. A promiscuidade sexual, tambm muito comum em seus usurios, tem sido responsvel pela transmisso de muitas doenas venreas e agora, mais recentemente. A Aids. No aparelho cardiovascular, ela induz o aparecimento de arritmias cardacas, isquemias ou infarto do miocrdio, miocardite e insuficincia cardaca congestiva, aumento da frequncia e da presso arterial. Parece que esses efeitos se devem a potente ao vasoconstritora da cocana.
33

CRACK

O crack uma droga relativamente nova em nosso pas e a cada dia vem conseguindo a adeso de um grande nmero de pessoas, em parte, devido a seu custo ser inferior s demais, em parte por seus efeitos serem sentidos mais rapidamente. O crack, devido ao alto poder e viciar seus usurios, vendo sendo considerado o grande vilo do aumento da criminialidade nas grandes cidades. Seus usurios, mais que os de outras drogas, na tentativa de obt-la no pensam duas vezes em se engajar no mundo do crime para terem a sua disposio algumas pedras de crack. O crack nada mais que a cocana livre bruta, resultante da interrupo no processo de refino da cocana, com um adicionamento de bicarbonato de sdio, da o motivo de ser de custo inferior cocana. O nome crack se originou pelo fato de, ao serem queimadas para o consumo, produzirem um estalido, que produz um som semelhante ao que se escreve, ou seja, crack.

FORMAS DE UTILIZAO
O crack consumido atravs da inalao da fumaa das pedras, que so fumadas em recipiente apropiados, como cachimbos. Entre os usurios existe a ntida preferncia aos cachimbos de vidro, talvez por propagarem
34

menos calor e permitirem a queima do crack em temperaturas menores e, consequentemente, haevr um melhor aproveitamente de suas substncias toxicamente ativas. A queima desta parte em parte facilitada pela presena em sua composio das substncias utilizadas em seu preparo. Quando ela fumada, sua queima produz um aerosol de partculas com 2 a 3 micra de dimetro e uma pequena quantidade de droga vaporizada. Esse material rapidamente absorvido em 8 a 19 segundos aps a tragada e vai para os pulmes numa velocidade e intensidade to grandes, dando uma concentrao plasmtica muito superior a quantidade maiores de cocana usadas por inalao. Par se ter uma idia,50Mg de crack fumada, em poucos minutos, atingem uma concentrao plasmtica igual ao que se obtm ao trmino de 40 minutos aps se ter inaldao 100mg de cocana

O GRANDE PERIGO DO CRACK


O grande perigo que existe no crack, como vimos anteriormente, so as grandes concentraes plasmticas obtidas em doses comparativamente menores cocana inalada e ainda seu aixo preo. Por esses motivos, ela vem obtendo a cada dia um grande nmero de novos adeptos, que se marginalizam e chegam at a matar por uma pedra de droga. Esses usurios podem passar da fase de experimentao dependncia emm pucas semanas, necessitando fum-las na mesma frequncia que fumam os viciados em cigarro. Essas pessoas, alm de se degradarem psicologicamente, ainda correm o grande risco de desenvolver pneumopatias graves, tanto pelos efeitos diretos da droga sobre o tecido pulmonar, quanto pela ao dos solventes aspirados, ali existentes e que foram ontroduzidos durante a fabricao. Existem estudos em andamento relacionando aos efeitos txicos do crack sobre o fgado, causando necroso heptica. O crack ao contrrio da cocana, que uma droga com um valor de revenda alto, quando foi introduzido em nosso pais, por seu baixo custo, atingiu em cheio o pblico humilde, que vive ans ruas, obtendo uma enorme aceitao e disseminando-se rapidamente, ao ponto de encontrarmos hoje pessoas de 10 anos de idade consumindo o produto.

35

MOON ROCK
Moon-Rock, ou em sua traduo para o portugus Pedra da Lua , o resultado da associao da cocana livre com o bicarbonato de sdio, que nada mais que o conhecido crack, com a droga herona. Obtm-se dessa fora uma pedra ligeiramente umedecida, que fumada tal qual o crack. Seus efeitos so muito mais intensos que os obtidos com o crack e so euforizantes.

MERLA
A merla um subproduto da cocana, obtida atravs de resduos durante o processo produtivo, por esta razo possui em sua composio substncias nocivas a sade. Uma de duas caractersticas mais importantes a capacidade de levar o usurio rapidamente ao vcio. Em razo de seu baixo custo, uma droga difundida entre as camadas de baixa renda. Em Brasilis, no Distrito Federal, est um dos maiores consumidores de droga no Brasil. Seus efeitos no organismo, so semelhantes aos do crack, a mesma na maioria das vezes tem este formato mostrado abaixo, o formato de uma moeda.

36

MACONHA E ESKUNK
A maconha uma droga psicodislptica alucingena de origem natural e preparada da planta Cannabis Sativa. Quando seu contedo analisado em laboratrios, observamos que ela apresnta mais de 400 compostos diferentes, alm da substncia psicoativa, que o tetraidrocanabiol (thc). A maconha a droga mais popular de todas, apontada por pesquisas que mostram que grande parte dos jovens (55%), principalmente os nascidos na dcada de 60, j experimentaram a droga, atualmente seu consumo entre os jovens, que so os maiores consumidores, vem diminuindo sensivelmente em nosso pas. A amconha popularmente conhecida por vrios nomes, como gerer, erva, baseado e, nos Estados Unidos, como marijuana. Seu platio universal, principalmente em pases de clima tropical, com grandes exteses territoriais e onde a polcia no dispe de muitos recursos para reprimir essa cultura. O Brasil um grande produtor mundial de maconha, no nordeste e, em especial, no estado do Pernambuco, onde a erva mais encontrada, apesar da eficiente ao repressiva desenvolvida pela Polcia Federal. A questo do plantio dessa droga, alm de um problema policial, um problema social, j que muitos desses plantadores sustentam suas famlias com a renda obtida dessa atividade ilegal, tornando-se, portanto, necessria uma interveno das autoridades para darem a estas famlias, condies de substituir sem necessitarem destas atvidades.

37

EFEITOS DA MACONHA
Os efeitos do uso da maconha dependero em intensidade e no tempo de aparecimento, da forma e do produto que foi fumado. Quando a erva produzida com partes da planta, em que a concentrao de tch grande, e quando a pessoa fumar e reter a fumaa por pelo menos 10 segundos em seus pulmes, os efeitos so mais intensos. Geralmente os efeitos ocorrem 1 a 2 minutos aps a orimeira tragada e sua concentrao plasmtica atinge o pico mximo em 10 minutos. Os efeitos psquicos nunca ultrapassam o perodo de 2 horas.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Existe uma sensao de melhora considervel do humor, uma sensao de bem-estar e euforia, acompanhada de sentimentos de relaxamento e sonolncia, quando a droga fumada sem acompanhante : quando fumada em grupo, o relato de sonolncia desaparece, dando lugar a uma exaltao do nimo, com episdios de risos espontneos. A maioria de fixao e execuo de tarefas que requerem mltiplas etapas mentais fica bastante prejudicada. H uma tendncia a confundir passado, presente e futuro, e esas pessoas sentem-se estranhas, com alucinaes, delris, com um pensamento confuso e desorganizado.

APARELHO CARDIOVASCULAR E RESPIRATRIO


O aumento da frequncia cardaca e da presso arterial associado hipxia produzida pelo fumo, torna coronariopata uma pessoa proibida de utilizar a maconha. Os efeitos da maconha sobre o aparelho cardiovascular j precipitaram em muitos usurios com sintomas de angina pectorisw o infarto agudo do miocrdio e bito. A frequncia respirattia praticamente no se altera, mas existe um tendncia nessas pessoas que fumam maconha e o haxixe,a desenvolverem asma e bronquite, devido a a direta das substncias
38

inaladas sobre o epitlio broncopulmonar. Entretanto, quando a substncia ativa administrada endovenosamente a ttulo experimental, observa-se broncodilatao significatvia e de longa durao.

SKUNK SUPERMACONHA
O Skunk provenitente da holanda e tambm conhecido como supermaconha e nada mais que uma variedade da maconha, transformada geneticamente em laboratrio e cultivada em estufa. O perodo normal de desenvolvimento da maconha comum, e que vai do plantio colheita de 6 meses, e o caso do skunk de apenas 3 meses, o que lhe d uma grande vantagem, pois o tempo de crecimento, sendo menor, faz com que o skunk fique menos exposto e, portanto, com menos chance de ser descoberto pelas autoridades policiais. O principio ativo ( THC ), encontra-se 27 vezes superior que na maconha tradiciona.

LSD 25 CIDO LISRGICO


O Lsd 25 assim chamda porque a sigla do nome, cido lisrgico dietilamido; quando ao numeral 25 no se sabe ao certo, mas existem duas especulaes a respeito. A primeira que ele teria sido finalmente sintetizado em laboratriom, no dia 2 de maio, ou 2 do a5. a outra teoria que seu descobridor, Albert Hoffman, o teria sitetizado na 25 experi~encia realizada na suca, no ano de 1943. O Lsd 25 uma droga psicodislptica despersonalizante que tem seu uso mdico proibido. Sua utilizao j obteve a preferncia entre os toxicmanos, principalmente na dcada de, mas atualmente, apeasr de haver ainda muitos usurios, seu us vem diminuindo, principalmente por ser uma droga de difcil obteno e com valor comercial relativamente alto em nosso pas

COLA DE SAPATEIRO
A cola de sapateiro tem esse nome, pois usada com muita frequncia pelos profissionais que fabricam e fazem reparos em sapatos. A substncia
39

psicoativa enquadrada como psicodislptica o tolueno e um solvente orgnico, que entra na composio desta cola de sapateiro e serve para dar prorpiedades de cola a este material, alpem do tolueno encontramos borrachas sintticas, resinas sintticas e benzina. Apesar de o tolueno possuir propriedades pscioativas importantes e sua utilizao ilegal ser praticada principalmente por crianas de rua, no h um alegislao que permita s autoridades enquadrar essas pessoas por estarem comprando ou cheirando cola.

LANA PERFUME E CHEIRINHO DA LOL


O lana-perfume foi assim denominado por que, h muitos anos, quando foi inventado,a sua finalidade era lanas pelas ruas e sales de carnaval um jato spray de perfume, animando ainda mais a animada festa de carnaval. Vrais modalidades passaram a ser comercializadas livremente, at mesmo entre crianas, at que se descobriu que ela estava sendo usada com outra finalidade. Descobriu que o cloreto de tila, que era o principal elemento de sua composio, possupia a propriedade psicoativa de excitar o Snv e depois deprimir com um efeito extremamente rpido e fugaz. Essa droga classificada como psicodislptica hilariante.

OUTRAS DROGAS ILCITAS DIVERSAS


ECSTASY

O ecstasy, ou mdma, foi sintetizado pela primeira vez em 1914, com o objetivo de ser empregado como moderador de apetite. Em 1960 passou a ser usado em pscoterapia, o aumento do sestado de nimo. O seu uso ilcito tee incio na dcad de 70 nos estados unidos, estendendo-se posteriormente para a Europa. Efeitos do ecstasy, sensao de bem-estar, leveza, aumento do desejo sexual, euforia, estado de alerta, reduo do cansao. Efeitos colaterais, hipertermia, elevaes da atividade motora e da tenso muscular, nuseaas, dores de cabea, insnia, dores na coluna lombar, anorexia, perturbaes visuais, dores de cabea, insnia, dores na coluna lombar, anorexia.

40

ICE

O ice, ou gelo uma metanfetamina, derivada da anfetamina, sintetizada em laboratrio. conhecida tambm como: chalk, speed, meth, glass, etc. apresenta-se como um p cristalino ou um comprimido branco, pode ser fumado ou ingerido.

COGUMELOS PSICODLICOS

Esses cogumelos selvagens so fungos que se desenvolvem em meio a estrumes de gado no pasto. Nas dcads de 60 e 70, foram empregados por estudantes secundaristas e universitrios, para a produo de um ch. Algumas espciesas so servem de alimento, outras so venenosas e outras possuem propriedades narcticas e alucingenas, esto: psilocybe cyanescens, psilocybe semilanceata, psilocybe cubesis, etc.

DMT

uma droga alcingena originria de plantas da Amrica do Sul, mas tambm podendo ser sintetizada em laboratrio. encontrada em forma de cristais ou em p. Pode ser fumada, aspirada, injetada ou ingerida. O princpio ativo o Dimetiltriptamina.

STP-

A droga stp ( Serenidade Tranquilidade e Paz ) de ao alucingena, sendo aproximadamente 30 vezes mais intensa que o lsd.

CACTO

A partir deste cacto que se desenvovle no mexico e na Amrica Central, obtem-se a substncia alucingena mescalina.

CH DE AYAHUASCA

41

Essa droga obtida mediante a produo de um ch com o emprego de plantas da florestaiopsis Amaznica, Banisteriopsis Caapi.

ESPECIAL K

uma drga de ao depressoa do Snc, e ainda uma substncia anestsica de ao sistmica. Seu princpio ativo o hidroclorido de ketamida, encontrado em forma injetvel e p.

GHB

O gamahidroxib que atuaurito uma droga sinttica que atua como depressoa do Snc.

XAROPES

So os xaropes a base de codena ou zipripol, so substncias narcticas capazes de levar o indivduo a dependncia fsica e psquica.

JUREMA

Consiste em um lquido preparado com emprego da planta mimosa hostilis, conhecida popularmente por jurema, preparado um tipo de vinho que empregado por populaoes indigenas e por caboclos brasileiros me rituais religiosos, o principio ativo a dimetiltriptamina.

EFEDRINA

uma substncia estimulante com efeitos semelhantes ao da anfetamina

42

ESTERIDES ANABOLIZANTES
Esterides hormonas do crtex supra-renal e sexuais; classe de frmacos. Anabolizante refere-se a crescimento muscular Andrognico masculinos refere-se ao aparecimento de caracteres sexuais

Esteroide anabolizante (EA) esteroide aparentado com a testosterona, que favorece a produo de proteinas, retendo o azoto e aumentando a actividade do RNA. Esteroides androgenicos anabolizantes (EAA) classe de hormonas esteroides naturais e sintticas que promovem o crescimento e diviso celular com consequente desenvolvimento tecidular, especialmente muscular e sseo (5).

O uso de esterides anabolizantes predominantemente associado aos atletas de alta competio mas o seu uso muito mais alargado, sendo mesmo preocupante o seu consumo inconsciente por parte dos adolescentes. Estas substncias so derivados da hormona masculina, a testosterona, em que o termo anabolizante significa que provoca aumento tecidular, nomeadamente muscular. Mas o incremento da sntese de protenas tambm se verifica a nvel genital, sseo e drmico. Da que, as suas propriedades farmacolgicas os viabilizem em diversos Usos teraputicos como: anemias, osteoporose, doenas do foro ginecolgico ou distrbios do crescimento. No entanto devem-se ter precaues em individuos com complicaes hepticas, em diabticos, na gravidez e aleitamento. Podem ser administrados, principalmente, por via oral ou injectvel. Os efeitos secundrios podem ser eventualmente graves, como a Hepatotoxicidade, que se apresenta com um quadro clnico e histolgico caracterstico e laboratorialmente com aumento significativo das enzimas hepticas (ALT, AST, AP). Porm tambm afectam outros sistemas como endcrino/reprodutivo (onde se destacam os efeitos especficos do sexo), cardiovascular, nervoso, entre outros. No mbito da legislao internacional, destaca-se a World Anti Doping Agency, e a nvel nacional o Conselho Nacional Antidopagem, que visam

43

dotar o sistema desportivo de instrumentos jurdicos mais eficazes na preveno e combate ao doping. importante informar, educar e divulgar sobre o uso destas substncias para optimizar as respostas, face aos futuros problemas de sade que a elas podero estar associados O uso dos esterides anabolizantes predominantemente associado aos atletas de alta competio. So tomados por atletas de todo o tipo de desportos para melhorar o seu rendimento desportivo, nomeadamente, ao nvel da fora explosiva. Sabe-se porm, que o uso destas substncias muito mais alargado, sendo igualmente utilizadas pela populao em geral, no envolvida em qualquer tipo de prtica desportiva. As razes que esto na origem deste consumo encontram-se relacionadas com a vontade de melhorar o rendimento a nvel profissional, ou mesmo a nvel social. No entanto, o consumo dos esterides anabolizantes comea a ser preocupante junto dos utentes dos ginsios e de alguns jovens que pretendem melhorar a sua imagem corporal atravs da obteno de um corpo mais musculado. Em alguns pases desenvolvidos, o uso destas substncias constitui j um problema de sade pblica (1). Por exemplo, nos Estados Unidos da America, estimado que 5 a 12% de rapazes e 0,5 a 2,5% de raparigas de liceus tenham afirmado consumo de andrognios, em que mais de 1/3 no participam em desportos organizados. Mais destes 2/3 comearam a us-los por volta dos 16 anos ou mais novos (2). O uso crescente de anabolizantes artificiais com fins estticos nos Estados Unidos classificado como uma "Epidemia silenciosa". Pesquisas recentes mostram que 7% dos estudantes colegiais americanos j foram ou so usurios de anabolizantes e que 9% dos que freqentam academia os consomem regularmente (3). Um estudo realizado no mbito do programa 2004 Monitoring the Future Survey, fundado pelo Instituto Nacional de Drogas de Abuso e Institutos Nacionais de Sade, e conduzido pelo Instituto Social de Pesquisa da Universidade de Michigan, demonstrou que em 2004, o uso de esterides pelos alunos do 8 ano foi de 1.3%, 2,3% nos de 10 ano e 3,3% nos de 12 ano. Na seguinte tabela pode-se comparar o consumo entre 2003 e 2004 (4).

Uso Esterides Anablicos

de 2003

2004

10

12

10

12
44

Ano Alguma usado Uso no anterior Uso no anterior vez ano ms 2.5 % 1.4 % 0.7 %

Ano 3.0 % 1.7 % 0.8 %

Ano 3.5 % 2.1 % 1.3 %

Ano 1.9 % 1.1 % 0.5 %

Ano 2.4 % 1.5 % 0.8 %

Ano 3.4 % 2.5 % 1.3 %

a droga mais encontrada nos exames antidoping feitos pelo Comit Olmpico Internacional (3). O abuso de esterides caracterizado por doses excessivas de 1 a 100 vezes das doses farmacolgicas de padres de administrao (2). Se, por um lado, o seu uso proporciona resultados rpidos na resposta s exigncias das sociedades actuais, por outro lado, existe um desconhecimento quase total dos efeitos nocivos para a sade.

Aspectos Bioqumicos e Fisiolgicos

Os EA naturais so sintetizados nos testculos, ovrios e glndulas suprarrenais, a partir do colesterol. Os sintticos so baseados na principal hormona masculina, a testosterona, modificada por 3 vias: A esterificao do grupo OH na posio 17; B - alquilao do C17; C modificao do ncleo esteride (6,7). (Figura 1) Nos mamferos, a secreo de testosterona pulstil e regulada por retroalimentao negativa. Quando h deficincia de testosterona, ocorre 45

estmulo do hipotlamo que, atravs da secreo da Gonatropin Releasing Hormone GnRH, estimula a glndula pituitria a libertar hormona luteinizante - LH e hormona foliculo estimulante - FSH, aumentando a sntese de testosterona. O excesso de testosterona suprime a secreo de ambas gonadotrofinas, diminuindo a produo endgena da hormona e da espermatognese e levando, por exemplo, a atrofia testicular (Figura 2). Outras hormonas podem influenciar a sntese da testosterona como prolactina, cortisol, insulina, insulin-like growth factor, estradiol, etc. Outros estmulos tambm podem interferir neste ciclo, podendo desencadear um aumento significativo da testosterona plasmtica, como por exemplo, aps perodos de stress agudo como em competies, no entanto, este aumento no traz implicaes para os testes de urina antidoping. (8, 9, 10, 11).

Mecanismo de Aco
Os EAA so molculas lipofilicas, que so transportados na circulao sistmica por protenas especificas (sex hormone binding globulin SHBG) at aos tecidos alvo. Nestes, atravessam facilmente a membrana plasmtica, atravs de difuso simples, ligando-se a receptores especficos (Figura 3), que podem estar no citoplasma (a maioria) ou no ncleo das clulas. Ao ligarem-se aos receptores proteicos (presentes especialmemte no tecido reprodutor, muscular e lipdico) formam um complexo esteroide-receptor o que desencadeia alteraes na conformao das protenas receptoras (permitindo a formao de dmeros no ncleo com outros complexos do mesmo tipo), de forma que estas conseguem-se ligar a sequncias de DNA altamente especficas, denominadas elementos de resposta hormona (do ingls hormone response element - HRE). Com a ligao do dmero hormonareceptor ao HRE, passa a ocorrer ento a expresso gnica (mecanismo de transcrio de DNA a RNA-m no ncleo, e traduo do RNA-m, por ribossomas, a protenas no citoplasma) dos genes especficos adjacentes ao HRE (Figura 4). Assim, constata-se a interao de EAA com receptores intracelulares, que apresentam vrios domnios funcionais, responsveis pela ligao hormona, ligao esta de alta especificidade e baixa afinidade, ligao a regies de DNA especficas e ativao da expresso gnica. De uma forma geral, os EAA regulam uma variedade de processos envolvidos no desenvolvimento, diferenciao, crescimento e adaptao a mudanas do meio interno e ambientais. (8, 9, 10, 11, 12, 13)

46

AES FISIO FARMACOLGICAS


1)Aces sexuais: produzem efeitos nos rgos sexuais : 1. promove o crescimento do escroto, pnis e glndulas secretoras sexuais 2. aumenta o peso e o crescimento testicular 3. estimula a espermatognese nos tbulos seminferos 4. estimula a maturao dos espermatozides 5. completa as caractersticas do smen, ao estimular a sua constituio no epiddimo e nos ductos deferentes 6. aumenta o desejo sexual ou a lbido e ainda promovem efeitos nas caractersticas sexuais secundrias, tais como: 1. aumenta a massa muscular 2. aumenta o crescimento sseo em altura e unio das placas epifisrias 3. hipertrofia da laringe e engrossamento da voz 4. proliferao das glndulas sebceas com aparecimento de acne 5. aumenta a pilosidade pelo corpo: pbis, tronco, membros e face

47

2)Aces sobre a hipfise : por retroinibio negativa a testosterona inibe a secreo de gonadotrofinas hipofisrias e consequentemente as LH e FSH. 3)Aces metablicas: produzem efeitos anablicos: 1. aumento da sntese proteica 2. aco miotrfica: aumento da massa muscular esqueltica e sua fora 3. aumento da concentrao de hemoglobina 4. aumento do hematcrito 5. aumento da reteno de azoto 6. reduo dos stocks de gordura corporal 7. aumento da remodelao e crescimento sseo 8. reteno de sdio, gua, cloro, fsforo e potssio 9. aumento do apetite 4) Estmulo da eritropoiese: devido a um aumento da produo renal de eritropoietina 5)Efeitos andrognicos: 1. crescimento do pnis e do clitris 2. espessamento das cordas vocais 3. aumento da lbido 4. aumento da secreo nas glndulas sebceas 5. aumento de plos no corpo e na face 6. padro masculino dos plos pubicos 7. supresso da produo de hormonas sexuais endgenas 8. prejudicar a espermatognese 6)Outros efeitos desejveis: 1. diminuio da fadiga 2. aumentar a reteno de glicognio 3. favorecer o metabolismo dos aminocidos 4. inibir a actuao do cortisol (hormona catablica), libertada pelo stress. Tambm torna o organismo mais susceptvel a gripes e constipaes por suprimir os mecanismos imunolgicos 5. promover um balano azotado positivo 48

6. aumento da fora de contratibilidade muscular

Usos Teraputicos 1)Deficincias andrognicas: hipogonadismo, puberdade e crescimento retardados, micropnis neonatal, deficincia andrognica parcial em homens idosos, deficincia andognica secundria a doenas crnicas, na contracepo hormonal masculina e na deficincia endcrina testicular. 2)Hipopituitarismo: (insuficincia global da hipfise anterior) administrao de andrognios juntamente com somatotropina, tiroxina e um corticosteride. 3) Andropausa: tratamento com testosterona devido a uma diminuio da lbido, da produo de smen, da espermatognese, da actividade sexual e da massa muscular, a partir dos 50-60 anos, cujo principal sintoma a impotncia sexual. 4) Osteoporose Ps-menopausa: para tratamento (de modo controlado) pois o balano de azoto torna-se positivo, o que estimula a reteno de fsforo e clcio e assim a formao de osso. 5) Anemia: no tratamento de anemias refratrias pois estimulam a produo de eritropoietina e tambm em anemia por falncia da medula ssea, mielofibrose, anemias associadas a insuficincia renal crnica e anemia aplstica. 6) Carcinoma da mama metastsico: inopervel e onde a radioterapia no tem indicao, foram observados efeitos positivos em 30% dos casos(em mulheres). 7)Angioedema hereditrio: edemas na pele e mucosas. Carecem dum inibidor funcional do primeiro componente do complemento ou concentraes diminutas do inibidor e os andrognios aumentam a concentrao desta protena. 8) Uso no catabolismo: em situaes de desnutrio crnica, balano de azoto negativo, caquexia cancerosa, SIDA e em jovens em puberdade com baixa estatura. 9) Rendimento energtico: utilizados por atletas para melhorar o rendimento fsico, mas de modo controlado.

49

10) Insuficincia renal aguda: por causarem diminuio da produo de ureia, com consequente diminuio das dilises necessrias. 11) Em casos de sarcopenia: relacionada ao HIV em pacientes hipogonadias e eugonadais e da fadiga em pacientes com doena renal crnica submetidos a dilise, associada cirrose alcolica, doena obstrutiva pulmonar crnica e por fim sarcopenia em pacientes com queimaduras graves. 13) Sndrome de Turner: no tratamento da baixa estatura e em crianas com puberdade e crescimento retardados. 14) Distrofia muscular de Duchenne: efeitos benficos no retardo da fraqueza muscular com evidncia de acelerar o crescimento linear. CONTRA INDICAES E INTERAES CONTRA-INDICAES - Cancro da prstata ou da mama, ou Tumores Hipercalcemia ou Gravidez e - Hipersensibilidade aos frmacos EAA PRECAUES Insuficincia cardaca, Hipertenso - Diabetes (12, 14, 17, 21) INTERACES (2, 4, 11, 12, 14, 17, 21) - Potenciar os efeitos dos anticoagulantes orais e os hipoglicemiantes - Frmacos que induzem as enzimas hepticas podem reduzir os efeitos dos EAA - Corticotropinas (ACTH) e corticosterides podem aumentar o risco de edema Alterao de valores laboratoriais: 1- Em testes de diagnstico: - Teste de tolerncia glucose (porque diminui a concentrao da glucose sanguinea) e necessidades de insulina (muito importente nos diabticos);
50

suspeita

dos

mesmos hepticos hipercalciuria aleitamento

renal e

ou

heptica enxaqueca

- Teste da funo da tiride (devido diminuio da hormona estimulante da tiroide - TSH, da tiroxina total e livre, da triiodotironina e da globulina ligada hormona tiroideia TBG) - Hemograma (devido a um aumento da concentrao de hemoglobina e hematcrito) 2 Em testes fisiolgicos, porque h um aumento de: Alanina aminotransferase ALT, Fosfatase alcalina AP, Aspartato aminotransferase AST, Creatina cinase e creatinina Concentraes sricas de bilirrubina, - Concentraes sricas de potssio, sdio, clcio, fosfato, cloro Efeitos Adversos Endcrino/Reprodutivo: Homem: produo de hormonas (testosterona) (F) atrofia testicular (F) - diminuio da produo de espermatozides (azoospermia) e do esperma(F) - supresso da espermatognese e mudanas degenerativas nos tbulos seminferos ginecomastiadesenvolvimento de glndulas mamrias(F) - hipertrofia prosttica com risco aumentado de cancro da prstata priapismo(V) impotncia sexual dor escrotal calvce dificuldade ou dor em urinar infertilidade - desenvolvimento desproporcional do tronco menor

Mulher: masculinizao(V) hirsutismo(V) grave e rouca(V) do clitris(V) mamria(V) menstruais(amenorreia)(V) da libido(V)


51

Voz

mais Hipertrofia Atrofia Irregularidades Aumento

Diminuio das gorduras corporais - Morfologia corporal masculina (ombros largos e tronco muito desenvolvido) - Diminuio da produo de estrogneos e progesterona - Calvcie de padro masculino (V)

Cardiovascular/Hematolgico Aumento do colesterol total Diminuio do colesterol HDL High Density Lipoprotein Aumento do colesterol LDL Low Density Lipoprotein Hipertenso arterial (reteno de gua e sdio) Anormalidades hematolgicas, como aumento da agregao plaquetria, com aumento das protenas de coagulao facilitando a possibilidade de trombose Enfarte do miocrdico Hipertrofia do ventrculo esquerdo Acidente cerebrovascular Aumento do risco de aterosclerose

Heptico Leso heptica(T) Testes de funo heptica alterados(T) Ictercia colesttica(T) Carcinoma hepatocelular (mais de 24 meses de uso)(T) Peliose heptica ( mais de 6 meses de uso) (T) Hematoma, adenoma heptico(T) Hepatites B e C (T) Sangramento de varizes por hipertrofia secundria hiperplasia nodular regenerativa(T)

Renal Aumento Tumor Diminuio da Aumento do dbito urinrio da de produo cretinina(T) Wilms(T) de ureia Uretrite

Dermatolgico Acne severo Pele de e quistos(V) Alopcia(V) oleosa (edema)


52

Reteno

fluidos

Aumento Celulite e abcessos

da

vascularizao

da

pele

Msculo esqueltico Diminuio do crescimento corporal ( em idade de crescimento) Risco aumentado de leso musculotendinosa Necrose vascular da cabea femural Fechamento prematuro das epfises

Psicolgicos Comportamento Aumento/diminuio Flutuaes repentinas da do agressivo(V) lbido humor(T) Dependncia(T) Psicose(T) depressivos(T) suicdio(T) retirada(T) Ansiedade(T) Euforia(T) Irritabilidade(T) Raiva Mania

Episdios manacos Ideao/tentativa Depresso quando

e/ou de da

Alucinaes

Outros Edema

gua)(T) azoto peso Hipercalcemia Espasmomuscular Cefalia Tontura Nusea Transmisso de HIV por compartilhar agulhas Possivelmente maior risco para doenas malignas Podem piorar ou induzir apnia obstrutiva do sono

(reteno Aumento da Ganho

de

sdio reteno de

e de

Adolescentes e crianas: Maturao esqueltica acelerada (prematura fuso das epfises) conduzindo a um crescimento raqutico
53

Puberdade precoce Precocidade contrasexual em raparigas

em

rapazes

(V) - virilizantes

(F) - feminilizantes

(T) txicos

(1, 2, 3, 5, 6, 8, 9, 11, 12, 14, 16, 28, 29, 30, 31)

FORMAS DE MINIMIZAR ESTES EFEITOS

- Sindrome de abstinncia antidepressivos, analgsicos, apoio psicologico (terapias do comportamento) (28). - Aumento do exercicio cardiovascular para minimizar efeitos da hipertrofia do ventriculo esquerdo - Uso de um inibidor da enzima aromatase - ex anastrozol; ou composto que previna a ligao do estrogenio formado ex tamoxifeno (citrato), clomifeno (citrato) - Tentar repor o balano hormonal endogeno, com anti androgenios como o finasteride (5) - Para evitar a hipertrofia testicular e oligospermia uso da gonadrotrofina corinica humana - Para evitar o edema e provocar a diluio da urina furosemida (2, 11)

54

CONSUMO DE DROGAS NA ADOLESCNCIA


Compreendemos por adolescncia, a fase em que a criana comea a sofrer as mudanas, fisiolgicas, psicolgicas mais ou menos aos 10 anos de idade, da por diante podemos afirmar que o jovem esta entrando no perodo da adolescncia, a psicologia explica que este perodo determinado pela idade, mas pode variar diante de fatores, como familia, educao, fatores culturais, e socioeconmicos, dentre outros, abaixo tabelas que mostram o consumo de drogas entre adolescentes.

55

CONSUMO DE DROGAS NA ADOLESCNCIA

56

Abaixo tabela que aponta o consumo de drogas, dos adolescentes que cumprem mediadas scioeducativas, ( Febm ), pergunto ento, se eles utilizam as drogas no cumprimento das medias que deveriam lhes dar um novo rumo, ou uma sada, se isto acontece onde eles deveriam se tratar, como que podemos ter esperana de recuper-los ?

BIBLIOGRAFIA Medicina Toxicolgica Drogas e envenenamento Dr. Marcos Lomba Editora : Grupo Universo

57

58

59

You might also like