You are on page 1of 3

Cinco motivos para no ser maom

1. Influncia poltica - Poder Ao contrrio do que muitos pensam, a Maonaria - pelo menos a maonaria Regular; e, mesmo quanto Maonaria Liberal, acho que so mais as vozes do que as nozes... - no tem mais influncia junto do Poder Poltico do que qualquer outra instituio social. A nica influncia que a Maonaria pode exercer apenas de ordem moral, pelo exemplo dos seus membros atravs da aplicao dos seus princpios. Engana-se quem pensa que, ao juntar-se Maonaria, ter acesso aos corredores do Poder... Alis, uma das coisas de que o maom rapidamente se d conta, dentro da Ordem, que muito mais abrangente a iluso do Poder, do que este propriamente dito. Ao menos em ambiente democrtico, cada um exerce apenas o Poder que os demais lhe reconhecem e admitam que exeram.Em Loja, o detentor do Poder, o condutor, o decisor, o que detm os smbolos do Poder o Venervel Mestre. Pois bem: como todos os que j se sentaram na Cadeira de Salomo rapidamente verificaram, a funo de Venervel Mestre aquela em que, afinal, no se tem mais direitos do que o mais recente Aprendiz e se tem mais deveres do que os restantes Mestres.Portanto, quem busca o perfume do Poder, procure-o noutro lado, no na Maonaria. Aqui apenas aprender o cumprimento dos seus deveres.

2. Influncia econmica - negcios e dinheiro

Quem pensar que a entrada na Maonaria uma porta aberta para obter contactos e negcios e o propiciar de condies para "subir na vida", pense outra vez, e pense melhor! Se for este o motivo que o faz desejar entrar na Maonaria, poupe-se ao trabalho e s despesas. Dentro da Maonaria far os mesmos negcios que faria fora dela. O que todos lhe pediro na maonaria que d algo de si em prol dos outros. Dos demais receber o que efetivamente necessite e os demais lhe possam dar, no o que deseje ou egoisticamente pense que lhe convenha. Os negcios da Maonaria so de ndole moral e espiritual. Quem deseje entrar no Templo tem que deixar os seus metais porta deste.

3. Influncia social - honrarias e reconhecimento

Na Maonaria usam-se aventais e colares e jias, verdade. Mas o maom considera tudo isso

como meros penduricalhos. A nica diferena entre o mais rico, bonito, bordado e colorido avental de Grande Oficial ou de Altos Graus e o simples avental branco de Aprendiz que quem usa aquele pagou bem mais caro por ele do que o que usa este. Alis, de todos os aventais que um maom possa possuir, aquele que para ele tem significado precisamente o primeiro, o mais simples, o avental branco de aprendiz. Esse o que qualquer maom, qualquer que seja o seu grau ou qualidade, pode sempre usar e simbolicamente deve sempre usar. Esse o adorno que o maom deve cuidar de manter sempre alvo e puro e, portanto, nunca conspurcado por aes censurveis ou indignas.O maom gosta de usar a jia de sua Loja, no porque seja bela ou valiosa, mas apenas e to s porque um dos smbolos de sua Loja e o seu uso demonstra a todos os seus Irmos e o grupo fraterno que se entrega O maom usa colar quando exerce uma funo, no porque lhe fique bem, mas apenas e to s como distintivo de que a est exercendo. Em bom rigor no o maom que usa o colar; o colar de funo que usa o maom... Nem na sociedade profana o estatuto de maom atribui qualquer privilgio que no o reconhecimento das eventuais qualidades de quem o seja, nem no interior da Maonaria o estatuto social, profissional, acadmico ou de fortuna diferencia um maom de outro; o mais jovem aprendiz s tem uma maneira de se dirigir ao Muito Respeitvel Gro-Mestre (apesar de formalmente lhe dar este tratamento): "meu Irmo"! E esse mesmo o tratamento que recebe do Gro-Mestre. Assim, aquele que porventura sonhe ser a maonaria um local ideal para obter ou reforar reconhecimento social, no se engane a ele, nem engane os maons: abstenha-se de pretender ser maom!

4. Beneficncia - ajuda ao prximo O bem intencionado que porventura procure na Maonaria o instrumento para dar largas ao seu anseio de ajudar o prximo, de ser beneficente, se essa a principal razo que o move, se isso que v na Maonaria, tambm est enganado. No que a Solidariedade e a Beneficncia no sejam prosseguidas pela Maonaria. Claro que o so. Mas no essa a razo de existir da Maonaria. No por causa da Solidariedade e da Beneficncia que a Maonaria existe. A Solidariedade e a Beneficncia so simples conseqncias de se ser maom. Em linguagem de "economs", por muito praticadas que sejam, a Solidariedade e a Beneficncia no fazem, no entanto, parte do "core business" (essncia) da Maonaria. Em linguagem de "industrials", por muito importantes que sejam, a Solidariedade e a Beneficncia so simples subprodutos da Maonaria.

Portanto, se so a Solidariedade e a Beneficncia que atraem o bem intencionado, e nada mais, e no essencialmente algo mais, ento o melhor que o bem intencionado tem a fazer dar largas ao seu anseio atravs de outras organizaes especialmente vocacionadas para isso. A Ajuda de Bero uma boa opo. A Cruz Vermelha, tambm. Os Bombeiros, idem. O Banco Alimentar contra a Fome, a mesma coisa. E muitas mais organizaes h que tm na Solidariedade e na beneficncia a sua razo de ser. E , mesmo sem se juntar a qualquer organizao, certamente na sua rua ou na sua localidade encontrar algum que necessita da sua ajuda. D-lha! 5. Curiosidade - conhecer o "segredo manico"

Se a curiosidade que o faz desejar ser maom, no se iluda: naquilo que ela pode ser satisfeita, no precisa de ser maom para o saber. Quer conhecer as palavras de reconhecimento mtuo dos maons? Por quem , no seja por isso, arme-se de um pouco de pacincia, leia uns livros, encontre umas obras onde esto transcritos rituais antigos e faa favor! Nunca ouviu dizer que os maons preservam a Tradio? Ento, basta tirar a conseqncia: o que se fazia antigamente continua vlido agora... Mas, o qu? Ser maom s para tomar conhecimento dessas palavras sem ter de ter o trabalho de procurar? Meu caro, a Preguia um Pecado Mortal... Se s por isso que quer ser maom, os maons no querem preguiosos no seu seio... E - acredite em mim! -, garantolhe que vai ter muito mais trabalho e demorar muito mais tempo para tomar conhecimento dessas palavras, grau por grau, do que se ler nos livros certos. Est tudo publicado! Quer conhecer os sinais secretos dos maons? Mau caro, o You Tube preenche-lhe o anseio! Siga este atalho e ei-los, no ao vivo e a cores, mas em filme e a preto e branco! No lhe garanto que tudo o que vir esteja certo, mas posso afirmar-lhe que algo do que vir o est... Portanto, caro curioso, se a curiosidade que o move a ser maom, esquea! Tem outros meios de a satisfazer! E, afinal, se o que pretende apenas conhecer como pensam, o que fazem, de que tratam, os maons, nem sequer precisa de se incomodar muito: basta-lhe ir lendo o A Partir Pedra...

In Blog "A Partir Pedra" - texto de Rui Bandeira (10.04.07) http://porentreospilares.blogspot.com.br/2011/01/cinco-motivos-para-nao-ser-macom.html

You might also like