You are on page 1of 19

Olimpada Brasileira de Robtica

Manual de Estudos

Matriz de Referncia Modalidade Terica


Verso 1.1 Abril 2013

Manual de Estudos

Modalidade Terica

Centro Universitrio da FEI Universidade Estadual Paulista UNESP Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Universidade Federal de So Joo Del Rei - UFSJ Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal do Espirito Santo UFES Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicao - FAPCOM Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao MCTI Ministrio da Educao MEC Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nivel Superior - CAPES Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico - CNPq Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE RoboCup Brazil Sociedade Brasileira de Computao SBC Sociedade Brasileira de Automtica - SBA

Este documento de propriedade da Olimpada Brasileira de Robtica e pode ser distribudo e reproduzido livremente, sem alterao de seu contedo original.

Olimpada Brasileira de Robtica Manual de Estudos Modalidade Terica / 2013 19 fls Relatrio Tcnico 1. Ensino Fundamental 2. Ensino Mdio 3. Ensino Tcnico

Manual de Estudos

Modalidade Terica

ORGANIZAO OLIMPADA BRASILEIRA DE ROBTICA


COORDENADOR GERAL OBR 2013
Prof. Dr. Flavio Tonidandel - FEI

VICE-COORDENADORA GERAL - OBR 2013


Profa. Dra. Esther Luna Colombini

Coordenador Nacional da Modalidade Prtica OBR 2013


Prof. Dr. Eduardo Bento Pereira - UFSJ

Coordenador Nacional da Modalidade Terica OBR 2013


Prof. Dr. Rafael Vidal Aroca - UFRN

Coordenadora Pedaggica OBR 2013


Prof. Dra. Lucy Fernandes - FAPCOM

CONSELHO SUPERIOR DA OBR


Prof. Dr. Luiz Marcos Garcia Gonalves (UFRN) Prof. Dr. Alexandre da Silva Simes (UNESP) Prof. Dr. Flavio Tonidandel (FEI) Profa. Dra. Silvia Silva da Costa Botelho (FURG) Profa. Dra. Esther Luna Colombini (FEI) Profa. Msc. Carmen Ribeiro Faria Santos (UFES) Prof. Dr. Reinaldo Augusto da Costa Bianchi (FEI) Prof. Dr. Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui (UFRN)

Coordenador OBR 2007: Prof. Dr. Jackson P. Matsuura - ITA Coordenador OBR 2008: Prof. Dr. Luiz Marcos G. Gonalves - UFRN Coordenador OBR 2009: Prof. Dr. Alexandre da S. Simes - UNESP Coordenador OBR 2010: Prof. Dr. Alexandre da S. Simes - UNESP Coordenador OBR 2011: Prof. Dr. Luiz Marcos G. Gonalves - UFRN Coordenador OBR 2012: Prof. Dr. Aquiles M. F. Burlamaqui - UFRN

Manual de Estudos

Modalidade Terica

INTRODUO

Cumprindo seu papel de atuar como instrumento para a melhoria dos ensinos
fundamental e mdio, bem como de instrumento para a identificao de jovens talentosos que podem ser estimulados a seguir carreiras cientfico-tecnolgicas, a OBR, atravs de seu comit pedaggico, desde 2009 norteia suas provas escritas tendo como princpio a robtica como uma ferramenta para ajudar a aprender. Desta forma, a OBR busca oferecer a ele novas possibilidades e estmulos para seu aprendizado, utilizando

Manual de Estudos

Modalidade Terica

a tecnologia como ferramenta para ampliar seu pensamento e estimulando novos mecanismos de aprendizagem. Este documento apresenta uma srie de tpicos para apoiar os alunos do ensino mdio e fundamental no estudo para a Olimpada Brasileira de Robtica (OBR). Este documento servir, tambm, de guia de contedo para elaborao das provas da OBR O documento est organizado em 5 nveis, conforme a seguinte estrutura:

NVEIS E DURAES Nvel 1: Corresponde ao 1o. Ciclo dos parmetros curriculares nacionais. Destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1 e 2 sries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 1o ao 3o ano no regime de 9 anos. Durao desta prova: duas horas; Nvel 2: Corresponde ao 2o. Ciclo dos parmetros curriculares nacionais. Destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3 e 4 sries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos. Durao desta prova: duas horas; Nvel 3: Corresponde ao 3o. Ciclo dos parmetros curriculares nacionais. Destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5 e 6 srie do ensino fundamental. Durao desta prova: duas horas; Nvel 4: Corresponde ao 4o. Ciclo dos parmetros curriculares nacionais. Destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 7 e 8 srie do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 7o ao 9o ano no regime de 9 anos. Durao desta prova: duas horas; Nvel 5: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer srie/ano do ensino mdio. Durao desta prova: quatro horas.

Manual de Estudos

Modalidade Terica

Eixos Cognitivos A OBR atende ao princpio da robtica como estmulo para o aprendizado de tecnologia e preparar o aluno para o futuro. Desta forma, a OBR no s ir cobrar do aluno contedos especficos de robtica, mas tambm oferecer a ele novas possibilidades e estmulos para seu aprendizado, buscando utilizar a tecnologia como ferramenta para ampliar seu pensamento e estimulando novos mecanismos de aprendizagem, exigindo conhecimento de diferentes disciplinas da grade curricular convencional quando aplicados temtica de robtica. Tudo isso, montado sobre 5 eixos cognitivos que espera-se o aluno ter domnio:

Dominar linguagens (DL): As diferentes linguagens sero abordadas em questes unificadas, utilizando a caracterstica integradora inata da robtica para que se possa analisar o domnio de linguagens como: dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens: matemtica, artstica e cientfica e das lnguas espanhola e inglesa de modo compatvel com o desenvolvimento scio-cognitivo do pblico participante. Compreender fenmenos (CF): construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histricogeogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas utilizando a robtica como instrumento. Nesse mbito, a robtica ser apresenta como ferramenta estimuladora de novos mecanismos de aprendizagem e raciocnio sobre esses fenmenos. Enfrentar situaes-problema (SP): os estudantes sero convidados a apresentar suas estratgias de organizao para enfrentar as situaes-problema do mbito da

Manual de Estudos

Modalidade Terica

robtica apresentadas pelo comit da OBR, de modo compatvel com seu desenvolvimento scio-cognitivo. O objetivo que possam ser avaliadas condutas de enfrentar situaes-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para tomar decises elaboradas no contexto da robtica. Construir argumentao (CA): Os estudantes sero convidados a apresentar suas argumentaes para justificar/defender as estratgias de ao escolhidas para o enfrentamento das situaes- problema apresentadas pelo comit da OBR, de modo compatvel com seu desenvolvimento scio-cognitivo. Os estudantes apresentaro suas argumentaes para justificar/defender as estratgias de ao escolhidas para o enfrentamento das situaes-problema apresentadas pelo comit da OBR. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Os estudantes explicitaro um planejamento para resolver as situaes-problema apresentadas pelo comit da OBR, de modo compatvel com o desenvolvimento scio-cognitivo do pblico.

Manual de Estudos

Modalidade Terica

NVEL 1
Competncias Esperadas Prova Terica

Baseado nos Parmetros Curriculares Nacionais - PCN Nvel 1 compreende as sries inicias do ensino fundamental
(1o. Ciclo dos PCNs = 1a. e 2a. srie, ou 1o. ao 3o. ano do novo regime)

Manual de Estudos

Modalidade Terica

Lngua Portuguesa (Volume 02 dos PCNs)

Leitura e compreenso de contos, mitos e lendas populares, instrues e relatos, entrevistas e noticias.

Matemtica (Volume 03 dos PCNs)

Nmeros naturais e sistema de numerao: reconhecimento de nmeros, execuo de operaes simples de adio e subtrao. Utilizao dos sinais +, -, x, e =. Multiplicao e diviso simples.

Espao e forma: Localizao no espao com base em pontos de referncia. Relaes de tamanho e forma.

Grandezas e medidas: unidades de tempo: dia, ms, bimestre, semestre, ano. Reconhecimento de cdulas de moeda em circulao no Brasil. Leitura de horas em relgios digitais e de ponteiros.

Tratamento da informao: interpretao de informaes em imagens, uso de nmeros para organizar informaes (exemplos: linhas de nibus, nmero de telefone, placa de carro, nmero de sapato). Intepretao de tabelas simples de dupla entrada.

Robtica

Saber identificar um rob e suas capacidades gerais.

Manual de Estudos

Modalidade Terica

NVEL 2
Competncias Esperadas Prova Terica

Baseado nos Parmetros Curriculares Nacionais - PCN Nvel 2 compreende as sries intermedirias do ensino fundamental
(2o. Ciclo dos PCNs = 3a. e 4a. srie, ou 4o. ao 5o. ano do novo regime)

10

Manual de Estudos
Lngua Portuguesa (Volume 02 dos PCNs)

Modalidade Terica

Leitura e compreenso de contos, mitos e lendas populares, instru es e relatos, entrevistas e notcias, entrevistas, debates, anncios comerciais, relatos histricos, revistas, classificados, textos normativos, estatutos e declarao de direitos

Matemtica (Volume 03 dos PCNs)

Numerao: reconhecimento de nmeros naturais e racionais. Comparao e ordenao de nmeros racionais. Localizao de nmeros racionais em reta numrica. Representao fracionria de nmeros naturais. Porcentagem.

Operaes: Operaes bsicas com nmeros naturais. Soma e subtrao de nmeros racionais de forma decimal. Clculo simples de porcentagens.

Espao e forma: representao de posio no espao, maquetes,

Grandezas e medidas: comparao de grandezas de mesma natureza, unidades de medida e seus mltiplos como metro, milmetro, centmetro, litro, mililitro. Unidades de tempo e temperatura. Sistema monetrio brasileiro. Clculo de permetro de figuras bsicas.

Tratamento da informao: Interpretao de tabelas e grficos. Mdia aritmtica. Conceito de probabilidade. Identificao de possibilidades de combinar elementos de uma coleo.

Cincias Naturais (Volume 04 dos PCNs)

Reconhecimento e nomeao de fontes de energia, comparao de ferramentas, equipamentos e utenslios. gua, lixo, solo, poluio e saneamento bsico.

Robtica

Identificar e Classificar caractersticas de robs e suas funcionalidades.

11

Manual de Estudos

Modalidade Terica

NVEL 3
Competncias Esperadas Prova Terica

Baseado nos Parmetros Curriculares Nacionais - PCN Nvel 3 compreende as sries intermedirias do ensino fundamental
(3o. Ciclo dos PCNs = 5a. e 6a. srie, ou 6o. ao 7o. ano do novo regime)

12

Manual de Estudos
Lngua Portuguesa (Volume 02 dos PCNs)

Modalidade Terica

Compreenso e interpretao de textos formais de forma individual e relacionada com outros textos

Matemtica (Volume 03 dos PCNs)


Nmeros e Operaes: Reconhecimento de nmeros e explorao de situaes em que indicam falta, diferena, orientao (origem) e deslocamento entre dois pontos. parte/todo, quociente, razo. Localizao de nmeros racionais em reta numrica. Potncia com expoente inteiro positivo ou expoente nulo. Raiz quadrada e raiz cbica. Porcentagens. Variveis e expresses algbrica simples.

Espao e Forma: Sistema de coordenadas cartesiana. Distino de figuras bidimensionais e tri-dimensionais. Classificao de figuras tri-dimensionais e bidimensionais. Verificao que a soma dos ngulos internos de um triangulo 180o.

Grandezas e Medidas: comprimento, massa, capacidade, superfcie, volume, ngulo, tempo, temperatura, velocidade. Memrias de computador: byte, quilobyte, megabyte, gigabyte (uso da potenciao). Uso de rgua. Tratamento da Informao: Intepretao de grficos e tabelas. Mdia aritmtica.

Lngua Estrangeira (Volume 09 dos PCNs)


Compreenso de textos curtos em ingls

Robtica
Contagem de pulsos de encoder (odmetro/odometria), medida de deslocamento, e funcionamento de sensor de toque

13

Manual de Estudos

Modalidade Terica

NVEL 4
Competncias Esperadas Prova Terica

Baseado nos Parmetros Curriculares Nacionais - PCN Nvel 3 compreende as sries intermedirias do ensino fundamental
(4o. Ciclo dos PCNs = 7a. e 8a. srie, ou 8o. e 9o. ano do novo regime)

14

Manual de Estudos

Modalidade Terica

Lngua Portuguesa (Volume 02 dos PCNs)


Compreenso e interpretao de textos formais

Matemtica (Volume 03 dos PCNs)


Nmeros e operaes: Nmeros racionais, irracionais Proporo (inversamente e diretamente proporcional), regra de trs, equaes e inequaes de primeiro grau, equaes de segundo grau, resoluo de problemas com equaes de primeiro e segundo grau;

Espao e forma: Representao de pontos em plano cartesiano, identificao de ngulos congruentes, complementares e suplementares. Teorema de Tales. Teorema de Pitgoras.

Grandezas e medidas: Clculo de rea, permetro e volume. Algarismos duvidoso, significativo e erro de medida.

Tratamento da informao: interpretao de grficos de colunas e histogramas. Compreenso de Mdia, moda e mediana

Lngua Estrangeira (Volume 09 dos PCNs)


Compreenso de textos em ingls

Geografia (Volume 05 dos PCNs)


Cartografia, Pontos cardeais, coordenadas geogrficas.

Robtica
Contagem de pulsos de encoder (odmetro/odometria), medida de deslocamento, sensor de toque

15

Manual de Estudos

Modalidade Terica

NVEL 5 Ensino Mdio


Competncias Esperadas Prova Terica

Todas as sries do Ensino Mdio Contedo baseado na matriz de referncia do ENEM 2009

A lista a seguir apresenta os contedos contemplados na OBR 2013 para o ensino mdio. Como a robtica um assunto multi-disciplinar no se espera do aluno conhecimento aprofundado de cada item dos contedos listados aqui, mas noes de cada um deles que permitam estabelecer relaes entre estes assuntos e elaborar solues para problemas que envolvem vrias reas do conhecimento.

16

Manual de Estudos

Modalidade Terica

Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias Matemtica


Conhecimentos numricos: operaes em conjuntos numricos (na turais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatorao, razes e propores, porcentagem e juros, relaes de dependncia entre grandezas, sequncias e progresses, princpios de contagem.

Conhecimentos geomtricos: caractersticas das figuras geomtricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, reas e volumes; ngulos; posies de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruncia e semelhana de tringulos; teorema de Tales; relaes mtricas nos tringulos; circunferncias; trigonometria do ngulo agudo.

Conhecimentos de estatstica e probabilidade: representao e anlise de dados; medidas de tendncia central (mdias, moda e mediana); desvios e varincia; noes de probabilidade.

Conhecimentos algbricos: grficos e funes; funes algbricas do 1. e do 2. graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logartmicas; equaes e inequaes; relaes no ciclo trigonomtrico e funes trigonomtricas.

Conhecimentos algbricos/geomtricos: plano cartesiano; retas; circunferncias; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equaes.

Fsica
Conhecimentos bsicos e fundamentais - Noes de ordem de grandeza. Notao Cientfica. Sistema Internacional de Unidades. Ferramentas bsicas: grficos e vetores. Conceituao de grandezas vetoriais e escalares. Operaes bsicas com vetores.

Grandezas fundamentais da mecnica: tempo, espao, velocidade e acelerao. Descries do movimento e sua interpretao: quantificao do movimento e sua descrio matemtica e grfica. Noo de sistemas de referncia inerciais e no inerciais. Momento de uma fora (torque).

17

Manual de Estudos

Modalidade Terica

Energia, trabalho e potncia - Conceituao de trabalho, energia e potncia. Conceito de energia potencial e de energia cintica. Conservao de energia mecnica e dissipao de energia. Foras conservativas e dissipativas.

Fenmenos Eltricos e Magnticos: Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistncia eltrica e resistividade. Relaes entre grandezas eltricas: tenso, corrente, potncia e energia. Circuitos eltricos simples. Correntes contnua e alternada. Medidores eltricos. Representao grfica de circuitos. Smbolos convencionais. Potncia e consumo de energia em dispositivos eltricos. Campo magntico. Ims permanentes. Linhas de campo magntico. Campo magntico terrestre.

Oscilaes, ondas, ptica e radiao - Feixes e frentes de ondas. Reflexo e refrao. ptica geomtrica: lentes e espelhos. Formao de imagens. Instrumentos pticos simples. Fenmenos ondulatrios. Pulsos e ondas. Perodo, frequncia, ciclo. Propagao: relao entre velocidade, frequncia e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagao.

Conceitos de calor e de temperatura. Escalas termomtricas . Transferncia de calor e equilbrio trmico. Conduo do calor. Dilatao trmica. Aplicaes e fenmenos trmicos de uso cotidiano.

Qumica
Transformaes qumicas e energia calorfica. Calor de reao. Transformaes qumicas e energia eltrica. Potencial padro de reduo. Pilha. Eletrlise. Leis de Faraday. Transformaes nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reaes de fisso e fuso nuclear.

Energias: Petrleo, gs natural e carvo. Biomassa. Biocombustveis. Impact os ambientais de combustveis fsseis. Energia nuclear. Lixo atmico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.

Biologia
Hereditariedade e diversidade da vida - Princpios bsicos que regem a transmisso de caractersticas hereditrias. Mutaes gnicas e cromossmicas. Fundamentos genticos da evoluo. Aspectos genticos da formao e

manuteno da diversidade biolgica.

18

Manual de Estudos

Modalidade Terica

Cincias Humanas e suas tecnologias


Revoluo Industrial: criao do sistema de fbrica na Europa e transformaes no processo de produo. Formao do espao urbano-industrial. Transformaes na estrutura produtiva no sculo XX: o fordismo, o toyotismo, as novas tcnicas de produo e seus impactos. A globalizao e as novas tecnologias de

telecomunicao e suas consequncias econmicas, polticas e sociais.

Projees cartogrficas; leitura de mapas temticos, fsicos e polticos; tecnologias modernas aplicadas cartografia.

Lngua Estrangeira
Compreenso de textos curtos em ingls

Robtica
Modulao por largura de pulso (PWM), Ponte H, Rels, Contatos normalmente aberto (NA) e normalmente fechado (NF), bit, conceito de encoder, encoder incremental, sensor de luz, sensor de ultrassom (distncia), sensor de toque, sensor de direo (bssola), orientao inercial (Roll, Pitch, Yaw), conceito e diferenas entre: motor de passo, motor de corrente contnua e servo-motor. Medida de distncia e posio com odometria (usando encoders). Noo bsica do e conceito de microcontrolador (Atmega/Arduino ou PIC por exemplo).

19

You might also like