You are on page 1of 18

REDAO CORRIGIDA

CARTILHA DE REDAO
A palavra falada um fenmeno natural; a palavra escrita um fenmeno cultural. (Fernando Pessoa)

Podemos considerar como vlidas as palavras de Pessoa, apesar de a fala ser tambm um fenmeno social, pois aprendemos a falar porque estamos inseridos num grupo social. Afinal, ningum nos ensinou a falar portugus, mas tivemos de estudar para aprender a escrever. Esta pequena Cartilha de Redao no tem a pretenso de ensin-los a escrever, mas auxililos a redigir com segurana nos quesitos que impem as bancas examinadoras dos principais concursos vestibulares do pas. Tambm pretendemos, com este trabalho, orient-los sobre a forma como devero ler e entender as intervenes e correes de suas redaes, bem como saber de que modo devem proceder aps o recebimento de seus textos corrigidos. Esperamos que, dessa forma, voc apresente melhor desempenho em habilidade redatora. Bom trabalho. Grupo Vertex LTDA / Redao Corrigida

REDAO CORRIGIDA
Captulo 1 Esclarecendo dvidas pontuais 1.1 O ttulo O ttulo deve ser centralizado, contendo poucas palavras, preferencialmente, frases nominais que antecipem a tese. Tenha a certeza de que seu ttulo ser esclarecido no corpo do texto. Somente a primeira palavra do ttulo deve ser grafada com letra maiscula, salvo os nomes prprios. Apesar de pouco usual, seu ttulo pode ser uma pergunta ou at mesmo conter um verbo, desde que seja absolutamente necessrio para o entendimento da composio. Evite pular linha entre o ttulo e o incio do texto. 1.2 A letra Escreva com letra legvel, pois os avaliadores no tm tempo para decifrar seu texto. A letra pode ser cursiva ou de forma. A nica banca que NO ACEITA letra de forma a da Marinha. Se redigir com letra de forma, diferencie bem as letras maisculas das minsculas. 1.3 O uso de pessoas gramaticais Cuidado para no misturar pessoas gramaticais no texto. Se decidir usar a terceira pessoa, proceda assim o texto todo. Caso opte pela primeira pessoa do plural, mantenha tambm essa escolha. A opo pelo ponto de vista adotado no texto, pelo aluno, depender da proposta de escrita que se apresente na prova. Se a proposta sugere uma viso objetiva do tema, mais adequado que se opte pela terceira pessoa (As autoridades...), pela indeterminao do sujeito (Permitiram que...), pela voz passiva sem referncia ao agente (Diz -se que..., Tudo foi planejado...) afastando a responsabilidade do que se diz do autor do texto , ou pela primeira pessoa do plural (Acreditamos que...) dividindo-se a responsabilidade do que se diz com a coletividade, como se o dito representasse o pensamento da maioria).

REDAO CORRIGIDA
Se a proposta pressupe uma certa subjetividade, ou seja, se o aluno chamado a opinar sobre o tema, abre-se a possibilidade para a primeira pessoa do singular, para que o aluno apresente seus argumentos pessoais, suas crenas, sua ideologia.

1.4 Sobre os pargrafos Para um texto de 30 linhas, voc pode optar por escrever de 4 a 5 pargrafos, nunca mais que isso. Para um texto de 20 linhas, o ideal so 3 pargrafos, nunca menos. O importante que haja equilbrio no texto. No h rigidez para o nmero de linhas de cada pargrafo, mas use o bom senso, pois fica desequilibrada uma redao com pargrafos muito desiguais em tamanho e muito longos. Os pargrafos tm funes bem definidas, ento no basta dividir o texto sem critrios. A correta estruturao da redao apresenta a seguinte diviso: INTRODUO - responsvel por apresentar de forma clara a tese e o argumento principal de defesa. Seja direto, sem fazer rodeios com palavras de efeito, que acabam causando m impresso no examinador. DESENVOLVIMENTO apresenta os argumentos auxiliares e a evidncia de provas que sustentaro a linha de raciocnio da argumentao. Cada pargrafo de desenvolvimento deve ter (1) uma frase introdutria (tpico-frasal), articulando-o ao pargrafo anterior, (2) frases de apoio e (3) concluso, preparando o leitor para a extenso do assunto no pargrafo seguinte. CONCLUSO o objetivo da concluso o encerramento do debate, por isso, na concluso, no se deve apresentar novos argumentos. Aqui, voc apresenta suas consideraes finais, a que concluso o leitor pode chegar depois de ler toda a sua defesa. Se a proposta for uma situao-problema, na concluso, voc dever apresentar uma interveno para solucionar a questo.

REDAO CORRIGIDA

ESPECIFICAMENTE NO CASO DO ENEM, SIGA A SEGUINTE ESTRUTURA: INTRODUO Apresentao do fato-problema apresentado pela banca, discutindo brevemente causa e consequncia. Discusso da proposta de ao social, como se

DESENVOLVIMENTO

implantaria, quem se poderia envolver com o projeto. Apresentao dos resultados e dos benefcios que se pretende alcanar com a proposta feita.

CONCLUSO

IMPORTANTE
Os resultados se ligam ao que se apresentou na causa e os benefcios, ao que se apresentou como consequncia. Veja tabela a seguir para entender melhor o que se expe.

REDAO CORRIGIDA

REDAO CORRIGIDA

PERGUNTA-SE
O aluno que quiser criar um contexto para sua argumentao pode iniciar a redao com uma pequena narrativa para depois lig-la sua tese e, a partir de ento, defend-la? Pode-se no s iniciar, mas apresentar uma sequncia narrativa no decorrer do texto, com o propsito de contribuir para a argumentao. preciso, entretanto, cuidar para que o segmento narrativo no se sobreponha ao argumentativo, em importncia e extenso. Em um texto argumentativo, devem-se priorizar os argumentos e a concluso a que se chega com base neles.

1.5 Margem e espaamento O corpo do seu texto deve encostar tanto na margem direita, quanto na esquerda. Evite grandes espaos no fim da linha, para no prejudicar a imagem geral da redao. O ideal iniciar cada pargrafo com a distncia aproximada de 2 centmetros da margem esquerda. O incio de todos os pargrafos deve obedecer ao mesmo distanciamento. Cuidado ao dividir as slabas das palavras na translineao. Evite deixar uma vogal sozinha na linha e ateno separao de dgrafos, ditongos, hiatos e encontros consonantais.

1.6 Posicionamento do autor Num texto argumentativo, o autor deve deixar clara sua opinio sobre o tema proposto. Cuidado para no escrever apenas os fatos. Apresente logo de incio seu posicionamento crtico a ser defendido sobre a temtica e defenda esse posicionamento com argumentos slidos, pois no se pode defender uma opinio com outra opinio.

REDAO CORRIGIDA
1.7 Quantidade de linhas Sobre a quantidade de linhas de sua redao, voc deve estar atento s instrues iniciais da proposta da banca examinadora. Nunca ultrapasse o limite mximo exigido. Em seus editais, as bancas determinam a quantidade mnima de linhas para que a redao seja considerada e corrigida. Essa quantidade varia de instituio e de ano/ concurso. Portanto, antes de tudo, leia o Edital. 1.8 Rasuras e marcas Quando voc errar alguma palavra ou precisar fazer alguma alterao de ordem gramatical, proceda da seguinte maneira: d um risco sobre a(s) palavras(s) que pretende desconsiderar, sem coloc-la(s) entre parnteses, e reescreva-a(s) da forma correta ao lado. No recomendvel rabiscar, mas apenas riscar. Ex.: caza casa Em hiptese nenhuma use corretivo no seu texto. Isso pode ser considerado como marcao de prova, o que implica grau zero em algumas bancas. NUNCA assine sua redao, ainda que seja uma carta. Neste caso, a banca dar instrues de como voc deve assin-la: um aluno, um admirador, um carioca etc. 1.9 Princpio de autoria De um modo geral, as bancas do valor aos textos originais, fugindo do lugar comum. Elas avaliam a capacidade crticoargumentativa, revelada por meio da subjetividade. Essa subjetividade pode ser demonstrada com elementos modalizadores, topicalizadores e focalizadores. A escolha dos adjetivos tambm marca de autoria. Se a redao mostrar perfeita compreenso da proposta, com a tese bem delineada, obedecendo modalidade padro da lngua escrita, voc poder inovar e surpreender o corretor. Esteja atento s caractersticas do gnero textual solicitado, em geral, a dissertao argumentativa, para inovar com coerncia proposta de persuaso.

REDAO CORRIGIDA
IMPORTANTE O que afasta a redao do aluno do princpio da autoria a obedincia a uma frmula, a um modelo pr-determinado, que aprisiona suas ideias em uma camisa de fora. A redao de vestibular no est obrigada a ter trs pargrafos somente, a comear com Sabe-se que..., notrio que... e a terminar com um pargrafo iniciado pela expresso Por tudo isso... ou Com base no que foi discutido.... Isso torna o texto artificial, e o avaliador tem a ntida impresso de que ele veio pronto, tendo sido somente adaptado ao tema especfico. A presena dessas expresses chamadas carimbo no um problema quando so empregadas em um texto autntico, em um texto que o prprio aluno planejou, no momento da escrita, com base no tema solicitado. Mas preciso no abusar delas.

REDAO CORRIGIDA
Captulo 2 O que no pode faltar? 2.1- Tese na introduo Se o seu texto deve demonstrar claramente qual a posio assumida pelo autor (no caso, voc), ento desejvel que esse posicionamento esteja evidenciado logo no primeiro pargrafo, ou seja, na introduo. Portanto, ir direto ao ponto fundamental. Esse o momento em que voc dar sua contribuio pessoal ao tema.

2.2- Argumentos de defesa Um bom texto deve ter um bom nvel de argumentao. Para isso, voc deve-se preocupar com o raciocnio lgico a respeito da tese que pretende defender. Sua redao no serve para solucionar problemas da sociedade ou dos governos, nem seus argumentos precisam ser provados verdadeiros, mas tm de ser vlidos, respeitveis, lgicos e pertinentes tese que vo defender. No deixe que o assunto a ser discutido assuma uma feio abrangente. Delimite o tema, recorte, selecione os argumentos que melhor defendem sua tese, de forma gradativa, hierrquica. Por exemplo: apresente a tese, relacione causas, consequncias e, depois, solues. Seus argumentos devero ser progressivos, levando o leitor a raciocinar de forma lgica, acompanhando o seu raciocnio. Argumentos bem selecionados so responsveis pela manuteno temtica. Perceba se em cada pargrafo voc reativa a tese. Todos os seus argumentos devem estar diretamente relacionados com a sua defesa.

2.3- Consistncia da argumentao e evidncia de provas Para dar consistncia sua argumentao, voc precisa evidenciar seus argumentos, a fim de que funcionem como provas irrefutveis de sua tese. Use estratgias argumentativas tais como: exemplos, citaes, dados estatsticos, testemunho autorizado, fatos histricos, analogias com a literatura, dilogo com outros textos sobre o mesmo assunto, apresentao de

REDAO CORRIGIDA
causas e consequncias etc. Em provas que contenham coletnea de textos, prefira retirar dessa coletnea as informaes mais especficas, como dados estatsticos, nmeros e valores, nomes de autores, lugares, para que o examinador no duvide da veracidade das informaes. Caso voc saiba informaes relevantes sobre o assunto, retiradas de experincias vividas, textos lidos anteriormente ou da prpria sala de aula, faa uso delas. No se esquea, porm, de verificar a relevncia das informaes apresentadas para a defesa de seu ponto de vista.

2.4- Articulao entre pargrafos Os pargrafos no podem ser pequenos textos isolados e desconexos. Eles servem para dar progresso ao texto, mantendo uma sequncia lgica entre as ideias expostas. Quando mudar de pargrafo? Muitos acham que a mudana de pargrafos est associada mudana de assunto. Efetivamente NO! Se mudar de assunto, mude de redao! Para qu, ento, mudamos de pargrafo? Para dar continuidade ao assunto, progredir as ideias, a fim de ampliar explicaes e defesas. Vejamos um bom exemplo de articulao entre os pargrafos, retirado da redao de um aluno: Ao ingressar no mercado de trabalho, as pessoas deveriam optar por uma profisso em que fizessem aquilo de que gostam realmente e, dessa forma, conseguiriam entender o significado do dito popular Quem fez algo de seu gosto, jamais precisou trabalhar. Muitas vezes, vemos profissionais com um ganho salarial acima da mdia, mas infelizes, porque no esto satisfeitos com sua carreira. Ou vemos profissionais trabalhando muito, ganhando pouco, sem gostar daquilo que fazem. Qualquer uma das duas situaes mostra um quadro de trabalhadores infelizes profissionalmente, gerando desconforto social. [...] Observe que a expresso sublinhada no segundo pargrafo faz a correta articulao entre este e o primeiro pargrafo, garantindo a progresso do tema, a fim de explicar o posicionamento assumido pelo autor. As partes sublinhadas no primeiro pargrafo so retomadas de forma resumitiva no segundo, por meio da palavra situaes. A essa forma de referncia chamamos de encapsulamento anafrico, uma tima estratgia garantidora da sequncia e da progresso textuais.

10

REDAO CORRIGIDA

2.5 Autonomia A sua redao precisa ser autnoma, isto , no pode conter referncias explcitas aos textos da coletnea, j que esta no faz parte do corpo do seu texto. Voc deve imaginar que o corretor no leu a proposta da redao, ento todas as referncias feitas ao material de apoio devem ser acompanhadas de informaes, para garantir a compreenso textual. Para afianar formalmente a autonomia do texto necessrio que voc escolha adequadamente o vocabulrio, moldado ao tema, adequado ao padro exigido pela banca. Quanto mais adequado e pertinente for o vocabulrio, tanto mais autnomo ser o seu texto. Evite, pois, palavras generalizadoras, como coisa. Elas tiram a objetividade do texto e abrem margem a interpretaes indesejadas ou at mesmo promovem desvio da proposta.

11

REDAO CORRIGIDA
Captulo 3 Entendendo a grade de correo do ENEM As redaes do ENEM 2011 devero ser corrigidas com base nas cinco competncias, especficas para redao, expressas na Matriz do ENEM e traduzidas para uma situao especfica de produo de texto. Cada competncia ser avaliada luz de quatro critrios correspondentes aos conceitos insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em nveis: NVEIS 1 INSUFICIENTE 2 REGULAR 3 BOM 4 - EXCELENTE PONTOS 2,5 5,0 7,5 10,0

12

REDAO CORRIGIDA Veja como os critrios so julgados de acordo com os quarto nveis:

13

REDAO CORRIGIDA

14

REDAO CORRIGIDA

15

REDAO CORRIGIDA

16

REDAO CORRIGIDA

17

REDAO CORRIGIDA
Captulo 4

A reescritura To importante quanto a correo, a reescritura do seu texto. Ento, ao receber de volta o texto comentado, vocs devem passar segunda etapa do processo: a retextualizao. De posse das instrues recebidas, com a ajuda da grade de correo, reescreva seu texto, no caderno, praticando escolhas e substituies conscientes, voltadas para a eficincia comunicativa. Assim, voc pode analisar seu texto com vista s escolhas lexicais, s estruturas frasais, aos mecanismos de coeso, ortografia, pontuao e todas as competncias lingusticas necessrias elaborao de um texto claro, coeso, coerente e, portanto, emoldurado pela norma padro. No apenas os textos reescritos atestam a eficincia desta proposta, mas, principalmente, a sua satisfao em ver como ir evoluir na habilidade redacional.

Palavras finais Esperamos que, com esta cartilha, voc compreenda melhor o modo como a correo de seus textos feita e como proceder para melhorar. E, se ainda assim, persistirem os sintomas, o seu professor de Redao dever ser consultado!

BOM TRABALHO!

18

You might also like