You are on page 1of 2

A Montanha dos Sete Abutres PERCEPES O filme conota a idia da imprensa sensacionalista, atravs de um reprter inescrupuloso que amplia

a tragdia de um homem preso no interior de uma montanha para ter mais e mais notcias. um vigoroso e candente alerta sobre os desvios a que o jornalismo est sujeito. O reprter consegue transformar a luta pela sobrevivncia do pobre homem em tema de uma srie de reportagens. O principal ponto do enredo a importncia do fator tempo, no podendo permitir que o sujeito seja rapidamente salvo porque seno sua fonte de manchetes iria pelo ralo. Precisa fazer a notcia render o que for possvel. Nesse momento a falta de tica e a corrupo entram em cena, aproveitando o sofrimento alheio faz-se amigo do homem e comea tirar fotos, toda a regio atingida pela noticia. PERSONAGENS Participam da trama o famoso reprter, chamado Tatum, a esposa do soterrado, ansiosa por obter dinheiro e sair ela tambm do buraco e o xerife ambicioso que se submete conspirao do reprter para garantir sua reeleio so os atores mais evidentes de um enredo de oportunismo do qual s escapa a pattica figura do pai do aflito aprisionado, uma batalho de reprteres querendo cobrir a emocionante tragdia e um jovem acompanhando o famoso jornalista. PROBLEMAS A Montanha dos Sete Abutres apresenta reflexes to atuais que mal se pode acreditar que tenha sido feito no incio da dcada de 50. A histria do filme relativamente simples. Um jornalista desempregado nos grandes centros por sua conduta questionvel busca refgio em um pequeno jornal. Aps um longo e tedioso ano ele finalmente encontra uma matria que pode lhe trazer fama e reconhecimento: um homem preso em uma caverna. O drama humano, as circunstncias reais ou inventadas pelo reprter para a trama e a abordagem sensacionalista logo chamam a ateno do pblico. Aos poucos o reprter envolve tudo no enredo da sua histria, manipula o xerife para ter acesso exclusivo s runas, controla a esposa da vtima para que ela a contragosto desempenhe um papel teatral como semi-viva e pressionado por temores de conscincia com ela que ele tenta se reconciliar no final do filme. Por fim ele obriga o empreiteiro responsvel pelo resgate a adotar um mtodo de salvamento que demoraria uma semana ao invs de outro que libertaria a vtima em menos de 24 horas, pois precisa prolongar o espetculo ao mximo. Quando est prximo de ser salvo, o soterrado da caverna morre vtima de pneumonia e acaba por provocar um surto de remorso no reprter.

O filme dificilmente seria bem visto pela imprensa, que se veria retratada nele, mas conseguiu retratar o gosto da massa, dos consumidores de notcias ansiosos por uma desgraa ou algo que lhes traga alguma emoo vida. O final dramtico, mostrando uma moral que quase faz perder sentido toda a trama com um sentimento melanclico. Mas , sobretudo, um final otimista porque demonstra alguma esperana de uma renovao tica do jornalismo.

You might also like