You are on page 1of 71

SENAI-PE

Eletricista de Automveis I

SENAI-PE

Federao das Indstrias do Estado de Pernambuco Presidente Jorge Wicks Crte Real Departamento Regional do SENAI de Pernambuco Diretor Regional Antnio Carlos Maranho de Aguiar Diretor Tcnico Uaci Edvaldo Matias Diretor Administrativo e Financeiro Heinz Dieter Loges

Ficha Catalogrfica 656.13 S474e SENAI DR/PE. Eletricista de automveis I Recife, SENAI/DITEC/DET, 2001 72p.il. 1. 2. 3. 4. 5. 6. I. ELETRICIDADE ELETRICISTA AUTOMVEIS ELETRICISTA DE AUTOMVEIS CORRENTE ELTRICA RESISTORES Ttulo

Direitos autorais exclusivos do SENAI. Proibida a reproduo parcial ou total, fora do Sistema, sem a expressa autorizao do seu Departamento Regional.

Reformulado em abril/2001.

SENAI Departamento Regional de Pernambuco Rua Frei Cassimiro, 88 Santo Amaro 50100-260 Recife PE Tel.: (81) 3416-9300 Fax: (81)222-3837 3

SENAI-PE

SUMRIO

A Eletricidade Grandezas Eltricas Instrumentos de Medidas Eltricas O Multmetro Lei de Ohm Circuito Eltrico Tipos de Circuito Smbolos Principais Nmeros de Ligaes do Sistema Eltrico Identificao dos Fusveis Eletricidade Veicular Resistores Tipos de Resistores Anexos - Circuitos Folhas para Anotaes Bibliografia

5 9 14 16 24 26 28 31 39 43 44 49 52 55 70 71

SENAI-PE

A ELETRICIDADE

Por se tratar de uma fora invisvel, o princpio bsico de eletricidade explicado na Teoria Atmica. Torna-se difcil ento visualizar a natureza da fora eltrica, mas facilmente notvel os seus efeitos. A eletricidade produz resultados e efeitos perfeitamente previsveis. Para que possamos compreender a eletricidade, observemos as seguintes definies: Matria toda a substncia, slida, lquida ou gasosa que ocupa lugar no espao. a menor partcula, a qual podemos dividir uma matria, sem que esta perca suas propriedades bsicas. Ex.: Quando dividimos um p de giz at o momento em que ele ainda conserve suas propriedades de p de giz, tornando-se invisvel a olho nu, mas visvel com microscpios, temos ento uma molcula. So as partculas que constituem a molcula. Podemos assim afirmar que um conjunto de tomos constitui uma molcula, que determina uma parte da matria. no tomo que se d o movimento eletrnico (corrente eltrica). O tomo composto por um ncleo e partculas que giram a seu redor, em rbitas concntricas, muito parecido com a configurao dos planetas em torno do sol. TOMO
Eltron Ncleo (Prtons e Neutrons) H2O MOLCULA DA GUA

Molcula

tomo

SENAI-PE

O ncleo constitudo de Prtons e Nutrons, convencionando-se a Prtons com carga eltrica positiva (+) e os Nutrons com carga eltrica nula (0). As partculas que giram ao redor do ncleo so denominadas Eltrons, com carga eltrica negativa (-). Podemos admitir que num tomo, na condio de equilbrio, o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. Se ele perde um eltron torna-se eletricamente positivo (on positivo), se ele ganha um eltron torna-se negativo (on negativo). A este desequilbrio que chamamos carga eltrica. O conjunto dos fenmenos que envolvem estas cargas eltricas que foi definido como eletricidade. A eletricidade se apresenta de duas maneiras. Eletricidade Esttica o tipo de eletricidade que envolve cargas eltricas paradas. gerada por atrito, pela perda de eltrons durante o friccionamento. Por exemplo um basto de vidro e l de carneiro, choque ao descer de um veculo, etc.

Eletricidade Dinmica ou Corrente Eltrica o fluxo de cargas eltricas que se desloca atravs de um condutor. Desta forma como a eletricidade se apresenta que nos interessa estudar. E para que este fenmeno ocorra necessrio, no mnimo, uma fonte de energia, um consumidor e condutores fechando o circuito.

FONTE DE ENRGIA

CONSUMIDOR

CONDUTORES

SENAI-PE

Corrente Eltrica Obs.: A corrente eltrica pode se apresentar de duas maneiras: Alternada Quando o fluxo de eltrons alterna de tempo em tempo (perodo) o seu sentido. Em termos prticos o tipo de corrente utilizada pelos sistemas eltricos de residncias, indstrias, etc. Limitaremos, no nosso caso, aprofundarmos somente em corrente contnua.

I (A)

I = Corrente em Ampre (A) Amplitude T (S) T + Unidade de Tempo em Segundos (S)

Perodo

Contnua Quando o fluxo de eltrons mantm constante o seu sentido ao longo do tempo. Os sistemas eltricos dos automveis utilizam corrente contnua para luzes, acessrios, etc., por este motivo voltaremos nossa ateno para corrente contnua.

SENAI-PE

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS

Os materiais so classificados em trs classes: condutores, isolantes e semicondutores. Condutores so materiais que conduzem bem a corrente eltrica, possuindo geralmente de um a dois elementos na ltima camada de equivalncia. Exemplo: ouro, prata, cobre e alumnio. Isolantes so materiais que no conduzem bem a corrente eltrica, at um determinado limite, e possuem geralmente, mais de trs elementos na ltima camada de equivalncia. Exemplo: borracha, plstico(PVC), vidro, porcelana e baquelite Semicondutores so materiais que possuem caractersticas dos materiais condutores e isolantes. Exemplo: silcio, magnsio e selnio. NTC Coeficiente de Temperatura Negativa PTC Coeficiente de Temperatura Positivo.

SENAI-PE

GRANDEZAS ELTRICAS

Grandezas

tudo aquilo que pode ser medido.

Ex.: Comprimento (metro, quilmetro) rea (metro quadrado, quilmetro quadrado) Grandezas Eltricas So grandezas que provocam ou so provocadas por efeitos, ou ainda que contribuem ou interferem nestes efeitos. 1a GRANDEZA ELTRICA Corrente Eltrica o movimento ordenado de eltrons dentro de um material condutor. A unidade da corrente eltrica o ampre, abreviado pela letra A. Mltiplos do AMPRE: QUILOAMPRE, abreviado pela letra KA 1000A 1KA = 1000A Para converter KA para AMPRE (A), segue-se o seguinte processo: Pega-se o valor em KA e multiplica-se por 1000 (mil), o resultado desta multiplicao ser em AMPRE. Exemplos: a) Converte-se 2,5 KA para ampre. 2,5 x 1000 = 2500A b) Converter 5,5 KA para ampre. 5,5 x 1000 = 5500A Um quiloampre igual a

SENAI-PE

Para converter AMPRE para KA. Divide o valor em AMPRE por 1000 (mil). Exemplo: Converter 2000 ampre em KA 2000 / 1000 = 2 KA

Submltiplos do AMPRE MILIAMPRE, abreviado pelas letras mA 0,001A 1mA = 0.001A Para converter miliampres (mA) em ampres deve-se dividir o valor dado em miliampres por 1000 (mil), o resultado desta diviso ser em ampres. Exemplo: Converter 2000 mA em ampres 2000 / 1000 = 2A Um miliampre eqivale a

O instrumento que se utiliza para medir a Corrente Eltrica o AMPERMETRO. A

2a GRANDEZA ELTRICA Tenso Eltrica a fora que movimenta os eltrons. Tambm chamada de diferena de potencial (d.d.p), fora eletromotriz (F.E.M.), voltagem. A unidade de medida da d.d.p Volt, abreviado pela letra V. Mltiplos dos VOLT: QUILOVOLT, abreviada por KV 1 KV = 1000 V Um quilovolt equivale a 1000V.

10

SENAI-PE

Para converter quilovolt em volt, deve-se multiplicar o valor em quilovolt por 1000 (mil), o resultado desta multiplicao ser dado em volts. Exemplo: Converter 13,8 KV em volts (V) 13.8 x 1000 = 13800V Para converter volts (V) em quilovolts (KV), deve-se dividir o valor dado em volts por mil.

Submltiplos do VOLT: MILIVOLT, abreviada por mV 1mV = 0,001V Para converter milivolts em volts deve-se dividir o valor dado em milivolts (mV) por 1000 (mil), o resultado desta diviso ser dado em volts. Exemplo: Converter 400mV em V 400 / 1000 = 0,4V Para converter volts em milivolts deve-se multiplicar o valor dado em volts (V) por 1000 (mil), o resultado desta multiplicao ser dado em milivolts. Exemplo: Converter 2V em mV 2 x 1000V = 2000V Um milivolt equivale a 0,001V.

O instrumento utilizado para medir a diferena de Potencial (DDP) o VOLTMETRO. V

3a GRANDEZA ELTRICA Resistncia Eltrica a dificuldade oferecida a passagem da corrente eltrica por um material condutor de eletricidade. Sua unidade o Ohm, simbolizado pela letra grega mega .

11

SENAI-PE

Mltiplos do OHM: QUILOHM, abreviada por K 1K = 1000 Para transformar quilohm em ohms, deve-se multiplicar o valor em quilohms por mil, o resultado ser em ohms. Exemplo: Transformar 2K em ohms. 2 x 1000 = 2000 ohms onde um quilohm eqivale a 1000 ohms.

O instrumento utilizado para medir a resistncia eltrica o OHMMETRO.

4a GRANDEZA ELTRICA Potncia Eltrica a capacidade dos eltrons de realizar trabalho. Sua unidade de medida o Watt. Mltiplos do WATT: QUILOWATT, abreviado por KW 1KW = 1000W MEGAWATT, abreviado por MW 1000.000W. 1MW = 1000 000W onde 1 megawatt equivale a onde um quilowatt equivale a 1000W.

12

SENAI-PE

Submltiplos do WATT: MILIWATT, abreviado por mW 1mW = 0,001W O instrumento utilizado para medir a Potncia Eltrica o WATTMETRO. W onde 1mW equivale a 0,001W.

TABELA DAS PRINCIPAIS GRANDEZAS, SUAS UNIDADES, MLTIPLOS E SUBMLTIPLOS

GRANDEZAS

UNIDADES

MLTIPLOS

SUBMLTIPLOS

CORRENTE TENSO RESISTNCIA POTNCIA

AMPRE (A) VOLT (V) OHM () WATT (W)

QUILOAMPRES (KA) QUILOVOLT (KV) QUILOOHM (K) QUILOWATT (KW)

MILIAMPRE (mA) MILIVOLT (mV) MILIOHMS (m) MILIWATT (mW)

13

SENAI-PE

INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELTRICAS

LIGAES E SMBOLOS Tenso 01 O instrumento que mede a tenso o Voltmetro e sua ligao feita em paralelo.

Bateria Lmpada

Corrente 02 O instrumento que mede a corrente eltrica o Ampermetro e sua ligao em srie.

Bateria

Lmpada

14

SENAI-PE

Potncia 03 O instrumento que mede a potncia o Wattmetro e ligado em srieparalelo.

Bateria

Lmpada

Resistncia 04 O instrumento que mede a resistncia eltrica o Ohmmetro. Para se medir a resistncia de um dispositivo, ele deve estar desligado.

Lmpada Bateria

Ohmmetro

15

SENAI-PE

O MULTMETRO

Agora que conhecemos os conceitos bsicos de corrente (A), Tenso (V) e Resistncia (), vamos ver como devemos operar o nosso multmetro de forma a obter as medidas desejadas. O multmetro uma ferramenta indispensvel ao eletricista, que o permite diagnosticar defeitos de maneira direta. Ele rene basicamente: um Voltmetro, um Ampermetro e um Ohmmetro.
Medida de Resistncia Medida de Tenso Medida de Corrente Ohmmetro () Voltmetro (V) Ampermetro (A)

Multmetro

At algum tempo atrs, os mostradores dos multmetros eram somente analgicos (ponteiro), com a evoluo eletrnica foram incorporados mostradores digitais (display). As vantagens dos aparelhos digitais sobre os analgicos so: a preciso, a facilidade de leitura e a proteo de seu circuito interno. Ao efetuarmos uma leitura em um aparelho analgico (ponteiro) devemos nos posicionar de maneira que coincida o ponteiro com sua imagem refletida no espelho do mostrador, evitando assim um erro de leitura (Erro de Paralaxe).

Erro

Leitura Correta

16

SENAI-PE

Caso o ponteiro do instrumento esteja deslocado do zero (0) existe um parafuso que possibilita aferir.

Ateno: Antes de iniciarmos qualquer medio, devemos conhecer O QU vamos medir e qual a GRANDEZA da medida.

Para Medir Resistncia () Quando desejamos conhecer o valor da resistncia hmica de um componente qualquer (ex.: bobina, rotor, etc.) devemos: Introduzir os terminais de prova, preta no ( - ) e vermelho na posio () e posicionar o seletor na funo ().

ou

Vermelho Preto

Preto Vermelho

17

SENAI-PE

Selecionar a escala conveniente com a grandeza a ser medida. Ex.: A resistncia hmica do primrio da bobina de ignio inferior a 5, devemos ento selecionar uma escala mais prxima ao valor da medida (10). No caso do secundrio da bobina inferior a 10.000 (10K) ento a escala mais conveniente seria a 10K (10.000). Aps selecionarmos a escala, no caso do multmetro analgico, necessrio ajustar o ponteiro antes de ler a medida. O ajuste feito atravs de um boto de ajuste de zero com os terminais de prova curto-circuitados.

Boto de Ajuste do Zero

18

SENAI-PE

Para Medir Corrente (A) Quando desejamos conhecer o consumo de corrente no circuito, inserimos em srie, nosso multmetro na condio de ampermetro. As mesmas precaues adotadas nas medidas anteriores devem ser tomadas na medio de corrente. Devemos conhecer se a corrente que circula contnua (DC) ou alternada (AC). Devemos ento selecionar os terminais de prova (Preto e Vermelho) e o seletor de escala nas posies devidas, de forma que o valor a ser medido no ultrapasse o maior valor da escala selecionada. Os multmetros analgicos, geralmente s oferecem condies de se medir corrente DC (contnua) e possuem um borne extra para medir correntes maiores (6A, 10A, etc.). A ligao do ampermetro deve ser feita em srie no circuito. Ex.: Para medirmos o consumo de corrente de uma lmpada de 60 watts em 12 volts (DC).

19

SENAI-PE

Uma utilizao eficaz do ampermetro o diagnstico de fuga de corrente (disperso). Isto ocorre quando todo o circuito est desligado (chave de ignio fora do contanto) a bateria se descarrega rapidamente. A causa desta anormalidade algum contato anormal que faz circular uma corrente. Para verificar a intensidade da disperso (fuga) devemos inserir o nosso multmetro na condio de ampermetro, em srie com o circuito, com o terminal positivo (vermelho) no polo positivo da bateria e o terminal negativo (preto) no cabo destacado do plo positivo da bateria. Deve-se selecionar o ampermetro para corrente mxima (DC) e adaptar a escala depois de conhecer, aproximadamente, o valor da corrente de disperso.

Para medir a tenso de uma bateria. V = 13,8 (Contnua)

20

SENAI-PE

Como se pode observar, as medidas so efetuadas em paralelo com o componente o qual deseja conhecer sua D.D.P. (Diferena de Potencial) ou tenso. Uma outra utilizao do voltmetro a verificao da qualidade do circuito de massa, observando que a queda de tenso entre o plo negativo da bateria e os diversos pontos de massa dever ser a mais baixa possvel (0,5V).

Notas: Em circuitos de corrente contnua (DC), devemos nos preocupar com a polaridade: Polo negativo (massa) preto (-); Plo positivo vermelho (+). No utilizar seu voltmetro no circuito de alta tenso da ignio. 1 mV 10 mV 100 mV 1 KV 0.001 V 0.010 V 0.100 V 1.000 V

DC (Do ingls: Direct Current) Corrente Contnua AC (Do ingls: Alternate Current) Corrente Alternada

21

SENAI-PE

Agora podemos efetuar a leitura, observando que a medida deve ser tomada com o circuito desligado (aberto).

Nota: 1 K 10 K 100 K 1.000 K 1.000 10.000 100.000 1.000.000

O multmetro na condio de ohmmetro tambm utilizado para testar continuidade de chicotes, fusveis, enrolamento, e possveis curtos. Para Medir Tenso Como j foi dito anteriormente, antes de iniciarmos qualquer medio devemos conhecer O QU vamos medir e QUANTO aproximadamente valer esta medida. No caso da utilizao do multmetro na condio de voltmetro (para medio de tenso) devemos saber se trata de Tenso Alternada (AC) ou Tenso Contnua (DC). Em alguns multmetros existe somente uma posio para se conectar o terminal de prova vermelho (independente de se tratar de alternada ou contnua).

22

SENAI-PE

O terminal de prova preto dever ser inserido na indicao (-). O prximo passo posicionar o seletor para a posio correta. Para medir a tenso da Rede Pblica V = 220 V (Alternada)

23

SENAI-PE

LEI DE OHM

O fsico alemo George Simon Ohm, realizou vrios estudos sobre as grandezas, e estabeleceu uma relao matemtica entre elas, chamada Lei de Ohm, que fundamental para o eletricista, conhec-la e aplic-la. Tenso representada pela letra E Corrente representada pela letra I Potncia representada pela letra P Resistncia representada pela letra R Temos as frmulas:

A lei de ohm uma lei que relaciona as trs grandezas eltricas bsicas entre si. E expressa pelo seguinte enunciado: A corrente eltrica num circuito diretamente proporcional a tenso eltrica aplicada e inversamente proporcional a resistncia eltrica dos elementos que o compem.

24

SENAI-PE

Esta lei expressa matematicamente desta forma: I = E R Ex.: Calcular a corrente eltrica do circuito abaixo:

Tringulo das Dedues

Lei de Ohm / Associao, Tenso, Potncia, Corrente e Resistncia

25

SENAI-PE

CIRCUITO ELTRICO

O circuito eltrico, um caminho fechado pelo qual circula corrente eltrica. Assim, so exemplos de circuitos eltricos: uma lanterna, uma instalao eltrica de uma resistncia, uma instalao eltrica de um automvel. Todo e qualquer circuito eltrico composto de quatro componentes, sendo trs fundamentais e um auxiliar: a) b) c) d) Fonte geradora de energia; Aparelho consumidor de energia; Condutor eltrico; Dispositivo de manobra.

a) Fonte geradora de energia ela que fornece a fora para impulsionar os eltrons, atravs da transformao de outro tipo de energia em energia eltrica. SEM FONTE GERADORA NO TEREMOS CORRENTE ELTRICA. So exemplos: pilha, bateria, gerador. A bateria fonte geradora no automvel enquanto o gerador no estiver funcionando.

26

SENAI-PE

b) Aparelho consumidor de energia Recebe energia eltrica da fonte geradora e a transforma em outro tipo de energia. So exemplos: A televiso: transforma energia eltrica em energia luminosa, sonora e trmica. A lmpada: transforma energia eltrica em energia trmica e luminosa. O motor eltrico: transforma energia eltrica em energia cintica (mecnica). c) Condutor eltrico o meio de ligao entre o aparelho consumidor e a fonte geradora, sem condutor no teremos caminho fechado para a corrente eltrica. Os condutores podem ser: isolados ou nus, rgidos ou flexveis entre outros. d) Dispositivo de manobra A funo do dispositivo de manobra desligar ou ligar o circuito eltrico, sendo um meio de interrupo da corrente eltrica. Os dispositivos de manobra agem como ponte, fechando ou abrindo o caminho para a corrente eltrica. So exemplos: O platinado do automvel, o boto do limpador de pra-brisa, a chave de ligao dos faris, dentre outros.

27

SENAI-PE

TIPOS DE CIRCUITO

Normalmente so ligadas mais de uma carga em um circuito eltrico. Existem trs maneiras de associ-las: 1. Circuito Srie 2. Circuito Paralelo 3. Circuito Misto 1. Circuito Srie Resumo: A corrente tem apenas um caminho; As cargas so ligadas uma aps outra; O funcionamento de uma carga depende da outra; A corrente igual em qualquer ponto do circuito; A soma das tenses dos consumidores igual a da fonte.

28

SENAI-PE

2. Circuito Paralelo Resumo: A corrente tem mais de um caminho; As cargas so ligadas uma ao lado da outra; As cargas tm funcionamento independente; Haver diferentes correntes para diferentes consumidores; A tenso igual em qualquer ponto do circuito.

Observao: Nas instalaes eltricas, sejam prediais ou automotivas as cargas (lmpadas, eletrodomsticos, motores, etc) so ligadas rede de alimentao (fonte geradora de eletricidade) em PARALELO. 3. Circuito Misto Exemplo:

Observando os circuitos acima chegaremos a concluso que o circuito misto rene as caractersticas do circuito srie e paralelo.

29

SENAI-PE

Exerccios 1) Analise os circuitos seguintes e registre se so circuitos em srie, paralelo ou mistos.

30

SENAI-PE

SMBOLOS

Smbolos para Identificao dos Instrumentos e Controles (painel) No painel de instrumentos, bem como nas teclas de acionamento, existem smbolos para identificar o componente que est sendo usado ou para alertar sobre eventuais problemas. Mostramos a seguir esses smbolos:

Luz Alta

Luz Baixa

Lanternas

Luz Interna

Indicadores de Direo

Luzes de advertncia

Combustvel

Presso do leo do motor

Carga do dnamo/alternador

Temperatura do Motor

Afogador

Limpador do pra-brisa

Alta tenso

Sistema de Freio

Lavador do pra-brisa

Indicador cond funcionamento vec c/ ignio

Ventilao forada Distribuio do ar (ventilafor) para o pra-brisa

Desembaraador de vidro traseiro

Acendedor de cigarros

31

SENAI-PE

Smbolos Utilizados nos Esquemas Eltricos Nos esquemas eltricos aparecem vrios smbolos que representam componentes que fazem parte dos mesmos.

Bateria

Auto-falante Alternador com regulador de tenso incorporado Comando eletrnico Motor do limpador de pra-brisa Interruptor manual Motor de Partida Distribuidor eletrnico

Bobina de ignio

32

SENAI-PE

Apresentamos a seguir a simbologia usada em nossos esquemas, para facilitar seu trabalho, quando da consulta do Manual de Reparaes:

Condensador Rel temporizador eletrnico Antena mecnica Acendedor de cigarros

Buzina

Conector Reostato Indicador de consumo Motor Rel

Vlvula solenide Medidor de combustvel Vidro traseiro com desembaraador Conector Lmpada Led Indicador Lmpada Lmpada de duplo filamento lanterna Lmpada de duplo filamento farol Sensor Interruptor trmico Interruptor de presso

Interruptor mecnico

33

SENAI-PE

Resitor

Cruzamento de fios

Relgio de Horas Ligao de fios (desconectveis) Relgio eletrnico digital Terminal Seo transversal do fio ou condutor Lmpada do interior Fio eltrico ou condutor Rdio toca-fitas Ligao de fios (ponto de solda)

Fusvel

Antena eltrica Diodo

34

SENAI-PE

Interruptor das Luzes Fusca Tipo II

Ligaes 30 56 58 58b Positivo permanente Alimentao dos faris Alimentao das lanternas Alimentao das luzes do painel

Posio do Interruptor 0 1 2

Linhas Alimentadas 58 e 58b 58 58b e 56

Circuitos Alimentados Lanternas e painel (via potencimetro) Lanternas Painel Faris

Ligaes Santana Passat Famlia BX Positivo permanente Positivo interruptor de ignio Alimentao dos faris Alimentao da iluminao do porta-luvas Alimentao da iluminao do painel Alimentao das lanternas esquerda Alimentao das lanternas direita

30 X 56 58 58b 58L 58R

35

SENAI-PE

Posio do Interruptor 0 1

Linhas Alimentadas 58 58L 58R 58b

Circuitos Alimentados Lanternas Painel (via reostato) Porta-luvas Lanternas Painel Porta-luvas Faris

58 58L 58R 58b x do 56

Apollo
Comutador alto/baixo Comutador alto/baixo

36

SENAI-PE

Posio do Interruptor 0 1

Linhas Alimentadas 58 58L 58R 58b

58 58L 58R 58b 56b 56a

Circuitos Lanternas Painel Farol de neblina Porta-luvas Reostato Lanternas Painel Farol de neblina Porta-luvas Faris Reostato

Apollo
Posio das Chaves Direo (vilante) Travada Linhas Alimentadas Circuitos Alimentados -

Destravada

Rdio

Destravada

R e 15

Rdio e ignio

Destravada

15 e 50

Ignio e partida

37

SENAI-PE

Santana Passat e famlia BX (com Linha X)

Posio das Chaves

Direo (vilante) Travada

Linhas Alimentadas -

Circuitos Alimentados -

Destravada

15 e X

Ignio e acessrios

Destravada

15 e 50

Ignio e partida

Famlia BX (sem Linha X)


Posio das Chaves Direo (vilante) Travada Linhas Alimentadas Circuitos Alimentados -

Destravada

15

Ignio

Destravada

15 e 50

Ignio e partida

38

SENAI-PE

PRINCIPAIS NMEROS DE LIGAES DO SISTEMA ELTRICO

1 4 15 30 30a 31 49 49a L ou BIL

Negativo do primrio da bobina de ignio Secundrio da bobina de ignio Positivo alimentado pelo interruptor de ignio Positivo direto da bateria Positivo protegido pelo fusvel Negativo massa Alimentao do rel dos indicadores de direo Sada do rel dos indicadores de direo Indicadores de direo esquerdo

R ou BIR Indicadores de direo direto 50 53 Alimentao do automtico do motor de partida Alimentao do motor de limpador de pra-brisa, primeira velocidade 53a 53b 53e I ou T P ou W 54 56 Alimentao do motor de limpador de pra-brisa Alimentao da 2 velocidade do motor do limpador do pra-brisa Parada automtica do motor do limpador do pra-brisa Temporizador Bomba ejetora do lavador do pra-brisa Alimentao da luz do freio Alimentao dos faris
a

39

SENAI-PE

56a 56b 58 58b 58R 58L 81 85 86 87 G X RF OL TG D+ DB+ DF H S

Alimentao do farol alto Alimentao do farol baixo Lanternas Iluminao dos instrumentos do painel Lanternas direita Lanternas esquerda Luz de alerta do sistema de freio Alimentao da bobina dos rels universais Negativo da bobina dos rels universais Sada positiva linha de trabalho dos rels universais Indicador do nvel de combustvel Alimentao dos acessrios Alimentao das luzes de marcha-a-r Luz da presso do leo Sensor do indicador de temperatura Sada positiva do gerador Massa do gerador Sada positiva do sistema de carga para a bateria Campo do gerador Interruptor da buzina sistema sem rel Interruptor da buzina sistema com rel

40

SENAI-PE

Tabela de Caractersticas de Fios Eltricos


Seco Nominal mm
2

Resistncia por metro corrido 20C 10 /m


3

Dimetro do condutor medida mxima mm

Dimetro do fio medida mxima mm

Corrente permanente admissvel (Valor aproximado)

25C A

50C A

0,5 0,75 1 1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 70 95 120

37,1 24,7 18,5 12,7 7,6 4,71 3,14 1,82 1,16 0,743 0,527 0,368 0,259 0,196 0,153

1,0 1,2 1,4 1,6 2,1 2,7 3,4 4,3 6,0 7,5 8,8 10,3 12,0 14,7 16,5

2,3 2,5 2,7 3,0 3,7 4,5 5,2 6,6 8,1 10,2 11,5 13,2 15,5 18,0 19,8

12 16 20 25 34 45 57 78 104 137 168 210 260 310 340

8,0 10,6 13,3 16,6 22,6 30 38 52 69 91 112 140 173 206 226

41

SENAI-PE

Clculo de Condutores sob Tenso de 12 volts

Exemplo: Encontrar a bitola do condutor que deve ser utilizado para alimentar um consumo de 50 watts em 12 volts e que possua um comprimento de fiao de 5 metros. Resposta = linha pontilhada condutor n 16.

42

SENAI-PE

IDENTIFICAO DOS FUSVEIS

Os fusveis da central possuem maior diversificao de capacidade de corrente e, por serem do tipo FACA, garante contato precisos eliminando os riscos de falhas no sistema. Cor de Fusvel 3 AMPRES 5 AMPRES 7,5 AMPRES 10 AMPRES 15 AMPRES 20 AMPRES 25 AMPRES 30 AMPRES Identificao dos Fios VM AM AZCL/BR AZCL/VD AXCL/PR PR PR/VM PR/BR PR/VD PR/AM BR BR/PR AZEC CI CI/VD CI/VM CI/PR VDEC MR MR/BR VI/BR

Violeta Laranja Marrom Vermelho Azul Amarelo Incolor ou branco Verde

Vermelho Amarelo Azul claro / branco Azul claro / verde Azul claro / preto Preto Preto / vermelho Preto / branco Preto / verde Preto / amarelo Branco Branco / preto Azul escuro Cinza Cinza / verde Cinza / vermelho Cinza / preto Verde escuro Marrom Marrom / branco Violeta / branco 43

SENAI-PE

ELETRICIDADE VEICULAR

Queda de Tenso Sempre que h circulao de corrente atravs de um circuito resistivo (que apresenta resistncia), provocada uma queda de tenso. Calcula-se a queda de tenso da seguinte forma: Queda de tenso provocada no resistor 1 E 1 = R1 x 1 E 2 = R2 x 1

No resistor 2

Como decorrncia, um condutor ideal no deve apresentar resistncia, ou seja, a resistncia do condutor deve ser nula. Caso contrrio, haver queda da tenso para o consumidor e da o mesmo no fornecer toda a potncia para a qual est dimensionado. Considera-se como normal em consumidores comuns uma queda de tenso mxima de 4% da tenso nominal. Assim, num veculo com instalao de 12V, a queda de tenso mxima (ERmax) de: 12 x 4 100 = 48 100 = 0,48 0,5V.

ERmax = 0,5V

44

SENAI-PE

Num veculo com sistema de 24V ser: 24 x 4 100 = 96 100 = 0,96 1,0V.

ERmax = 1,0V Caso os valores verificados sejam maiores podemos encontrar deficincia na instalao como sejam: fios com bitolas menores, contatos mal feitos, pontos de solda defeituosas, etc. Usando-se um voltmetro sensvel com escala apropriada, podemos localizar a falha. Num circuito em srie, a resistncia total igual a soma das resistncias instaladas. Vejamos: Exemplo: Se tivermos duas lmpadas ligadas em srie, uma delas com 2 e outra com 3, a resistncia total ser: Rt = R1 + R2 = 2 + 3 = 5 Rt = 5

45

SENAI-PE

No circuito em paralelo, a resistncia total calculada pela frmula: Rt = R1 x R2 R1 + R2

Por exemplo, liguemos as duas resistncias de 2 e 3 em paralelo e calculemos a resistncia total. Rt = 2 x 3 2 + 3 = 6 5 = 1,2

Rt

= 1,2

Fusveis So componentes importantes num sistema eltrico. Protegem a instalao e impedem um possvel incndio do veculo. Fundem-se quando a corrente circulante atinge um limite acima do tolervel, interrompendo o circuito. Ao dimensionar-se um fusvel, deve-se conhecer a corrente que circular pelo circuito e da instalar um com capacidade de 25 a 50% maior.

46

SENAI-PE

Exemplo: Qual fusvel instalar no circuito abaixo?

Em primeiro lugar, devemos conhecer a corrente que circular em cada lmpada. P E x I I = P E = 48 12 = 4A

Em cada lmpada circula uma corrente de 4A. Pelas duas circular uma corrente total de: It = 4 + 4 = 8A No fusvel circula ento uma corrente de 8A 25% de 8 8 + 2 50% de 8 8 + 4 = = = = 2 10 4 12

Devemos, ento, instalar um fusvel de 10 a 12A.

47

SENAI-PE

Tabela de Queda de Tenso


Queda de Tenso Admissvel no Fio de Queda de Tenso Admissvel em Todo Circuito (valor de teste) Uvg

Tipo do Fio

Cobre como Isolante Uvg

Fios para luz Do interruptor Borne 30 At lmpada < 15 W ou at a tomada de corrente e da tomada de corrente at as lmpadas. Do interruptor Borne 30. At lmpadas > 15 W ou at a tomada de corrente. Do interruptor Borne 30, at o farol. Fio para carga da bateria Do alternador Borne B+, at a bateria. Fios para alternador Do Alternador Borne D+, D-, DF, at o regulador. Fios princpios do motor de partida. Fio para comando do motor de partida para rel de acionamento com enrolamento simples, do interruptor de partida at o Borne de partida 50. Para rel de acionamento com enrolamento de alimentao e de reteno, do interruptor de partida, at o borne de partida 50. Outros fios Do interruptor at rel, buzina, limpador de par-brisas, etc.

0,1 V

0,6V

0,5 V

0,9 V

0,3 V 0,4 V p/12 V 0,8 V p/24 V 0,1 V p/12 V 0,2 V p/24 V 0,5 V p/ 12 V 1,0 V p/ 24 V 1,4 V p/ 12 V 2,0 V p/ 24 V

0,6 V 1,7 p/ 12 V 2,5 p/ 24 V

2,4 V p/ 12 V 2,8 V p/ 24 V

2,8 V p/ 12 V 3,5 V p/ 24 V

0,5 V p/ 12 V 1,0 V p/ 24 V

1,5 V p/ 12 V 2,0 V p/ 24 V

48

SENAI-PE

RESISTORES

Os resistores so componentes fabricados com a finalidade de apresentar uma pr-determinada resistncia eltrica. Os resistores so representados nos circuitos em uma das formas seguintes:

ou

Especificao dos Resistores *O valor hmico do resistor o valor resistivo desse componente medido em OHMS ou seus mltiplos: MEGAOHM, QUILOHM e submltiplos: MILIOHM, MICROHM. *Preciso ou limite do erro do valor do componente normalmente especificado junto com o valor do componente e indica a variao tolervel no seu valor hmico. Exemplo: Resitor de 1K Preciso de + ou 5%

Valor mnimo de 950 Valor mximo de 1050

So normalmente fabricados resistores com os seguintes valores de tolerncia: 20%, 10%, 5%, 2%, 1%. *O valor hmico do resistor, bem como sua tolerncia, so indicados diretamente impressos no corpo do componente ou atravs de um cdigo de cores.

49

SENAI-PE

Exemplos:

Cor Preto Marrom Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Violeta Cinza Branco Ouro Prata Sem cor

Digitos Significativos 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Multiplicador 1X 10 X 100 X 1000 X 10.000 X 100.000 X 1.000.000 X

Tolerncia + - 1% + - 2%

0,1 X 0,01 X

+ - 5% + - 10% + - 20%

50

SENAI-PE

Exemplo: 1) 1 cor _______________________ Valor ________________ 2 cor _______________________ Valor ________________ 3 cor _______________________ Valor ________________ 4 cor _______________________ Valor ________________ Valor total ______________________ 2) 1 cor _______________________ Valor ________________ 2 cor _______________________ Valor ________________ 3 cor _______________________ Valor ________________ 4 cor _______________________ Valor ________________ Valor total ______________________ 3) 1 cor _______________________ Valor ________________ 2 cor _______________________ Valor ________________ 3 cor _______________________ Valor ________________ 4 cor _______________________ Valor ________________ 5 cor _______________________ Valor ________________ Valor total ______________________

*Os resistores tem um limite de potncia eltrica que pode dissipar. So fabricados resistores de 1/8, 1/4, 1/2, 1, 3, 50 WATTS, dentre outros valores. Normalmente quanto maior o tamanho do resistor, maior seu limite de potncia dissipada.

Exemplo: 120; + - 10%; 2 WATTS.

51

SENAI-PE

TIPOS DE RESISTORES

Resistor Fixo o resistor com dois terminais, de valor hmico fixo, dentro do seu limite de tolerncia. Resistor Ajustvel Possui trs terminais, sendo o central (CURSOR) mvel, permitindo seu ajuste atravs da fixao do referido cursor por parafuso ou dispositivo semelhante. Pode ser do tipo resistor ajustvel de fio ou trimpot. Este tipo de resistor utilizado quando o valor ajustado no resistor no freqentemente modificado. Resistor Varivel Resistor de trs terminais, onde o cursor (terminal central) pode ser deslocado continuamente por ao sobre um eixo. conhecido normalmente por POTENCIMETRO. So construdos potencimetros de pelcula de carbono ou de fio. Os potencimetros de fio suportam uma maior dissipao de potncia. Os potencimetros dividem-se em: LINEAR: a variao do seu valor hmico linear com o movimento do cursor. LOGARTIMICA: Mudanas bruscas no valor hmico com o movimento do cursor.

52

SENAI-PE

Veja grficos abaixo:

ngulo de Rotao do Eixo

Resistncia entre cursor e extremo de referncia GRFICO PARA POTNCIOMETRO LINEAR ngulo de Rotao do Eixo

Resistncia entre cursor e extremo de referncia GRFICO PARA POTNCIOMETRO LOGARTMICO

53

SENAI-PE

Simbologia para Resistores Ajustveis e Potencimetros


SIMBOLOGIA SIGNIFICADO

Resistores Ajustveis

Potencimetros

Os sistemas eletrnicos de injeo de combustvel tipo EFI e MPFI trabalham com um potencimetro linear indicando a posio da borboleta de acelerao, por meio de um divisor de tenso.

54

SENAI-PE

ANEXOS CIRCUITOS
Circuito de Luz de Estacionamento (lateral) com Luz de Placa

CENTRAL ELTRICA

58L CI LINHA 30 CI/VD

58R CI/BR

30

X 56 58

CI/AM CHAVE DE LUZ

LUZ DO PAINEL MR

LANTERNA ESQUERDA

LANTERNA DIREITA

LUZ DE PLACA

LINHA 31

58

LUZ DE LANTERNA 5W LUZ DE PLACA 5W LUZ SDO PAINEL 5W

55

SENAI-PE

Circuito de Lmpada de Freio

LINHA 54
CENTRAL ELTRICA

LINHA 30 OU 15

INTERRUPTOR DA LUZ DE FREIO

VM / PR

VM / AM

54 L

54 R

LUZ DE FREIO 21W

MR LINMHA 31

56

SENAI-PE

Circuito do Farol de Marcha--r

LINHA RF
CENTRAL ELTRICA

LINHA 15

INTERRUPTOR DO FAROL DE MARCHA--R

PR

PR/AZ

RF-L

RF-R

LUZ DE R

MR LINHA

57

SENAI-PE

Circuito de Buzina Simples com Rel

CENTRAL ELTRICA

REL UNIVERSAL

MR / BR VM / A M

VM LINHA 30 PR / A M LINHA 15

BUZINA CONTATO ENTRE A DIREO E O INTERRUPTOR

INTERRUPTOR DE BUZINA

MR LINHA 31

58

SENAI-PE

Circuito de Buzina Dupla com Rel

59

SENAI-PE

Circuito de Farol de Milha

60

SENAI-PE

Circuito do Eletroventilador, Sistema de Arrefecimento

61

SENAI-PE

Circuito Indicador de Direo (pisca-pisca) com Luz de Advertncia

CENTRAL ELTRICA

REL DE PISCA

LINHA 15

LINHA 30

PR / BR
VD / BR

PR / VR R

PR / BR / VD
L R

LMPADA DE CONTROLE DE DIREO LIGADA NA LINHA 49

CHAVE DE ALERTA

VD / PR PR / AM

LINHA 31

62

SENAI-PE

Circuito de Farol Alto e Baixo com Rel

63

SENAI-PE

Circuito de Farol Alto e Baixo Comutao pela Chave

64

SENAI-PE

Circuito de Acionamento Eltrico dos Vidros da Porta do Carona

65

SENAI-PE

Circuito de Acionamento Eltrico dos Vidros das Portas

CENTRAL ELTRICA

Disjuntor PR

VM VM /PR

Cabo ligado a linha 15

Int da porta dianteira esquerda PR


VD / PR

Motor da porta dianteira VM AM / PR

AM

Motor da porta dianteira

Int de bloqueio do acionamento das portas traseiras Motor da porta dianteira

66

SENAI-PE

Circuito do Limpador de Pra-brisa Simples

CENTRAL ELTRICA

PR

53 a

53 e

Cabo ligado na linha 15


53 a

PR

PR / VM

PR / AM

53 b

53

Interruptor do limpador de pra-brisa Linha 31 massa

MR

MR

Motor do limpador do pra-brisa

67

SENAI-PE

Rel Universal ou Auxiliar Tipos

68

15

Chave de ignio

53A 2.1 1.0 538 PR / BR 0.5 AZ ESC 1.5 53 53C

Interruptor do limpador do pra-brisa

Fusvel M2 15A

SENAI-PE

PR / VW 0.75 BR 1.5 AM 1.5 VI / BR 1.5

53E

53C

69
Mtor do lavador do pra-brisa
VD 1.5 538 53A 31 MR 0.75 MR 1.5 53 53A

318

15

31

Rel temporizador do limpador de pra-brisa

Mtor do limpador do pra-brisa

VI / BR 1.5

MR 0.75

LIMPADOR DO PRA-BRISA

SENAI-PE

FOLHAS PARA ANOTAES

70

SENAI-PE

BIBLIOGRAFIA

Informaes Tcnicas Bosch. Informaes Tcnicas Mercedes Benz do Brasil S.A SENAI-DR/PE Mecnico de Automveis I. Recife 1998.

71

SENAI-PE

Elaborao Inaldo Caetano de Farias Digitao Danielle Ribeiro de Souza Diagramao Anna Daniella C. Teixeira Editorao Diviso de Educao e Tecnologia DET.

72

You might also like