You are on page 1of 7

PRTICA RITUALSTICA

Mdulo Bsico-01 2013

BSICO - MDULO 01: SALA CAPITULAR: ORGANIZAO E CONDUTA. TEXTO DE APROFUNDAMENTO Aconselhamos o estudo atendo das primeiras sees do Ritual dos Trabalhos Secretos para melhor desenvolvimento neste mdulo. A Sala Capitular A Sala Capitular o local fsico em que os irmos se renem. Trata-se de qualquer sala ou salo, de quatro paredes, em que possa haver as disposies necessrias para o posicionamento dos oficiais. Assim, os tios emprestam suas Lojas para que trabalhemos, mas ritualisticamente nada impede que se faa uma reunio em um salo. A Sala Capitular tem quatro lados, cada um representando uma direo. A mesa do mestre conselheiro encontra-se no Oriente. A porta, no Ocidente. As fileiras representam o Sul e o Norte.

Exemplo de templo manico: mais comum sede de reunies DeMolay.

Exemplo de Sala Capitular.

Sala Capitular improvisada: posicionando-se os objetos corretamente, o ambiente tornase apto para receber reunies.

O Altar O altar o local de nossos trabalhos. Tudo que fazemos est em torno dele: As preces e oraes, os juramentos e as promessas. o corao do Captulo, o objetivo de nos reunirmos, pois ali esto contidos todos os conhecimentos de nossa Ordem. O altar fsico dentro de nossas Salas Capitulares no nada mais do que uma representao do verdadeiro altar que est presente dentro de ns. E, o que fazemos sua volta, uma forma de nos ensinar o que devemos fazer no nosso altar interno.

O Altar DeMolay formado por Sete Candelabros com Sete Velas, representando as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay. So dispostos no lado oriental do altar; Uma pequena mesa; Livro Sagrado; Livros Escolares; Os livros escolares so colocados na parte que representaria o Nordeste do altar (em direo ao orador). Alm disso, jamais pode haver nenhum objeto sobre o Livro Sagrado. De tal forma, se houver marcador de pginas, o mesmo colocado sob a Bblia aps ela ter sido aberta. Os Candelabros Em nmero de Sete os Candelabros, na Ordem DeMolay, so representativos das "Sete Virtudes Cardeais" da Ordem: Amor Filial, Reverncias pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Devem ser dispostos em quarto crescente, aludindo borda de um braso. Ressalta-se que no h obrigatoriedade na escolha da cor da vela para os candelabros, devendo apenas haver bom-senso e adequao nas escolhas. Outros aparatos ritualsticos A Sala Capitular o local fsico que comporta os irmos. Entretanto, existem mais alguns aparatos fsicos necessrios, ainda no comentados, para a construo de um Captulo. So eles: os malhetes dos Conselheiros, o gongo e a Coroa da Juventude. O Malhete, manuseado pelos Conselheiros, representa, genericamente, a autoridade e o poder dentro de um Captulo. obrigatrio o uso de DOIS malhetes, um no posto do Mestre Conselheiro e outro no do Primeiro Conselheiro. O gongo um instrumento utilizado em diversas religies e tradies, e sua funo principal anunciar o Sagrado. Quando soado, todos demonstram profunda reverncia e se voltam ao seu interior. Dessa mesma forma, em nossas Iniciaes, o Gongo relembra o ato de entrar em local Sagrado, em que o Sagrado ser revelado. So sete as badaladas do gongo, relembrando as sete virtudes sagradas da Ordem DeMolay. A Coroa da Juventude um dos maiores smbolos da Ordem DeMolay, e deve estar sempre presente numa reunio. Seu lugar no lado direito da mesa do Mestre Conselheiro.

Alm disso, existem os acessrios opcionais para a realizao da reunio. So eles: toalha sobre o altar, estandarte do Captulo, basto do Mestre de Cerimnias, marcador de pginas para a Bblia, malhete para o Segundo Conselheiro, bolsa para o tronco da solidariedade, flores. O basto, carregado pelo Mestre de Cerimnias, deve estar sempre sendo segurado na mo esquerda em uma ponta e sobre o brao esquerdo em outra. Quando for ajoelhar-se, deve apoi-lo sobre a perna direita, por trs do cotovelo direito. A Bolsa, mais conhecida como Tronco da Solidariedade deve ficar sob a gide do Hospitaleiro, e possui a finalidade de colher funda para o setor de filantropia do Captulo. Preparao da Sala Capitular Como mostrado no Ritual do Grau Inicitico, a Sala Capitular deve seguir um dos diagramas abaixo, de acordo com as capacitaes fsicas da Sala.

You might also like