You are on page 1of 4

Arte contempornea

A arte contempornea um perodo artstico que surgiu na segunda metade do sculo XX e se prolonga at aos dias de hoje. Aps a Segunda Guerra Mundial, sobrepe-se aos costumes a necessidade da produo em massa. Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda, no cinema, e em tantas outras artes to diferentes. Sendo a arte transcendente, para um determinado movimento surgir muito provvel que surja antes na sociedade. A arte comea a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas. Este perodo evivencia-se fulminantemente na dcada de 60, com o aviso de uma viagem ao espao. As formas dos objecto tornam-se, quase subitamente, aerodinmicas, alusivas ao espao, com forte recorrncia ao brilho do vinil. Na dcada de 70 a arte comtempornea um conceito a ter em conta. Surge, enfim a Op Art, baseada na geometrizao da arte, Pop Art, (principais artistas: Andy Warhol e Roy Liechtenstein)baseada nos cones da poca, no mundo festivo dos setentas, uma arte comercial, que mais tarde se tornaria uma arte erudita. A partir de meados das dcadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele perodo j no mais correspondia Arte Moderna do incio do sculo XX. A arte contempornea entra em cena a partir dos anos 70, quando as importantes mudanas no mundo e na nossa relao de tempo e espao transformam globalmente os seres humanos. Entre os movimentos mais clebres esto a Op Art, a Pop Art, o Expressionismo Abstracto, a Arte conceptual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art e a Street Art, a arte das ruas, baseada na cultura do grafiti e inspirada faccionalmente na gerao hip-hop, tida muitas vezes como vandalismo.

Videoarte
A videoarte uma forma de expresso artstica que utiliza a tecnologia do Video em artes visuais. Desde os anos 1960, a videoarte est associada a correntes de vanguarda. Alguns dos principais representantes deste tipo de arte so Nam June Paik, Bill Viola e, no Brasil, Eder Santos, Paulo Bruscky, Fernando Cocchiarale entre diversos outros.

Histria
A data simblica para o nascimento da vdeo-arte no ano de 1965, atravs do trabalho do coreano Nam June Paik, sendo um de seus percursores*video junto com o alemo Wolf Vostell. 1

Os artistas usam diferentes mdias, mas o videotape foi o mais utilizado nos tempos iniciais.Hoje com avano da tecnologia o uso de Flash, Final Cut entre outros faz do meio um desafio.

Arte de instalaes
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

(Redirecionado de Instalao) Ir para: navegao, pesquisa Arte de instalaes (krafts) uma manifestao artstica onde a obra composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposio de elementos no espao tem a inteno de criar uma relao com o espectador. Uma das possibilidades da instalao provocar sensaes: frio, calor, odores, som ou coisas que simplesmente chamem a ateno do pblico ao redor.

Artistas

Marina Abramovic Artur Barrio Vanessa Beecroft Lee Bul Christo e Jeanne-Claude Maurizio Collini Wim Delvoye Norman Dilworth Gary Hill Ruediger John Anish Kapoor Barbara Kruger Misha Kuball Ange Leccia Sol LeWitt Richard Long Diller + Scofidio Massimo Taccon Spencer Tunick Joana Vasconcelos Bill Viola Wolf Vostell Wela, Elisabeth Wierzbicka Chen Zhen

Arte conceitual
A Arte conceptual (ou arte conceitual), define-se como o movimento artstico moderno ou contemporneo que defende a superioridade das idias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para a criar em lugar secundrio. O artista Sol LeWitt definiu-a como: Em arte conceptual, a idia ou conceito o aspecto mais importante da obra. Quando um artista usa uma forma conceptual de arte, significa que todo o planejamento e decises so tomadas antecipadamente, sendo a execuo um assunto secundrio. A ideia torna-se na mquina que origina a arte. Esta perspectiva artstica teve os seus incios em meados da dcada de 1960, parcialmente em reao ao formalismo, sendo depois sistematizada pelo crtico novaiorquino Clement Greenberg. Contudo, j a obra do artista francs Marcel Duchamp, nas dcadas de 1910 e 1920 tinha prenunciado o movimento conceitualista, ao propor vrios exemplos de trabalhos que se tornariam o prottipo das obras conceptuais, como os readymades, ao desafiar qualquer tipo de categorizao, colocando-se mesmo a questo de no serem objetos artsticos. A arte conceitual recorre frequentemente ao uso de fotografias, mapas e textos escritos (como definies de dicionrio). Em alguns casos, como no de Sol Lewitt, Yoko Ono e Lawrence Weiner, reduz-se a um conjunto de instrues escritas que descrevem a obra, sem que esta se realize de fato, dando nfase ideia no lugar do artefato. Alguns artistas tentam, tambm, desta forma, mostrar a sua recusa em produzir objectos de luxo funo geralmente ligada ideia tradicional de arte - como os que podemos ver em museus. O movimento estendeu-se, aproximadamente, de 1967 a 1978. Foi muito influente, contudo, na obra de artistas subsequentes, como no caso de Mike Kelley ou Tracy Emin que so por vezes referidos como conceptualistas da segunda ou terceira gerao, ou ps-conceptualistas.

Arquitetura contempornea
Arquitetura contempornea abarca todos os movimentos, tendncias e tcnicas arquitetnicos utilizados nos tempos atuais, sucedendo arquitetura moderna. Diversos arquitetos compem as manifestaes da esttica contempornea, dentre os quais os principais so Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Jacobus Johannes Pieter Oud, Oscar Niemeyer e outros. A Arquitetura ps-moderna uma das mais recentes manifestaes contemporneas, assim como a high-tech, a sustentvel e a vernacular.

You might also like