You are on page 1of 16

1

Engenharia da Computao
4 / 5 Semestre

RESISTNCIA DOS MATERIAIS AULAS 01


Prof Daniel Hasse

Caractersticas Geomtricas de Figuras Planas

SO JOS DOS CAMPOS, SP

Aula 01 Figuras Planas I

1- FIGURAS PLANAS
Nesta aula iremos estudar as principais caractersticas geomtricas das figuras, como por exemplo, rea, momento esttico e centride.

1.1 rea
O conceito de rea j conhecido de disciplinas anteriores, podemos generalizar o clculo da rea como sendo a integral definida de um elemento de rea em um domnio .

1.1.1 Propriedades da rea


As unidades de rea possuem a forma 2 , como por exemplo, 2, 2 , 2 e 2 ; So sempre positivas; So aditivas, podem-se somar reas diferentes desde que possuam a mesma unidade, como se pode observar na figura a seguir:

= 1 + 2 + 3

1.2 Momento Esttico com relao a um eixo


Ao contrrio da rea, o momento esttico sempre relacionado a um eixo. Tomamos o elemento de rea infinitesimal e multiplicamos pela distncia a este eixo e fazemos a integral em todo domnio . De modo geral estamos mais interessados com relao aos momentos estticos com relao aos eixos de coordenadas, como visto abaixo. Momento esttico com relao ao eixo X = Momento esttico com relao ao eixo Y =

Aula 01 Figuras Planas I

1.2.1 Propriedades do Momento Esttico


As unidades de momento esttico possuem a forma 3 , como por exemplo, 3, 3 , 3 e 3 ; Pode ser positivo, negativo ou nulo, dependendo das coordenadas envolvidas (coordenadas positivas momento esttico positivo, coordenadas negativas momento esttico negativo, coordenadas simtricas momento esttico nulo); aditivo, podem-se somar momentos estticos diferentes desde que possuam o mesmo eixo de referncia, como se pode observar na figura a seguir:

= 1 + 2 + 3

1.3 Centride ou Centro de Gravidade


Defini-se como Centride ou Centro de Gravidade o ponto onde se pode concentrar toda a rea de uma figura, sendo possvel assim definir o momento esttico como sendo o produto da rea pela distncia deste ponto ao eixo a que se refere o momento esttico.

Deste modo as coordenadas do centro de gravidade podem ser calculadas por: = = = =

= =

= =

Utilizando estas expresses podemos calcular a posio do centro de gravidade de figuras elementares. Estes valores normalmente so encontrados em tabelas, como a que se encontra ao final desta aula no Apndice A. Nota: O momento esttico tomado com relao a qualquer eixo que passa pelo centro de gravidade da figura nulo e se o momento esttico for nulo, o eixo passa pelo centro de gravidade da figura.

Aula 01 Figuras Planas I Exemplo Resolvido: Clculo das propriedades geomtricas de um retngulo Clculo da rea y =
0

dy

= | = 0 Clculo do Momento Esttico

= =

x b
Clculo do Centride ou Centro de Gravidade 2 = 2 = = 2

2 2 = = = = 2 0 2 0 2 2 = = = = 2 0 2 0

1.4 Mtodo Prtico para a determinao das propriedades geomtricas


Na maioria das vezes quando lidamos com figuras com formas complicadas torna-se difcil definir uma funo matemtica que descreva esta figura, como o exemplo da figura a seguir:

2 = = 2 = 2

Nesses casos utilizamos um mtodo prtico, baseado nas propriedades aditivas da rea e momentos estticos, este mtodo consiste em dividir a figura em figuras menores com propriedades conhecidas, nesse exemplo iremos dividir a figura em trs outras figuras menores, um retngulo, um semicrculo e um tringulo.

Aula 01 Figuras Planas I

O mtodo prtico consiste em montar uma tabela contendo todas as informaes de cada uma das figuras resultantes da subdiviso, apenas neste caso utilizaremos valores negativos para rea, porm, temos que ter em mente que isto um artifcio para se descontar da figura original uma rea sem material, esta tabela encontra-se a seguir e para todos os casos a serem estudados possuir as mesmas colunas alterando-se apenas as linhas de acordo com a figura original.

Figura

12 3 -3,53

4,67 2,5 ---

1,5 1 0,64 ---

24 14 -8,83 29,17

18 3 -2,26 18,74

Para se determinar o centride ou centro de massa basta dividir o somatrio do produto e pelo somatrio de rea, assim temos: = = 29,17 = = 2,54 11,47

11,47

18,74 = = 1,63 11,47

Aula 01 Figuras Planas I

APNDICE A FORMULRIO DE PROPRIEDADES GEOMTRICAS DAS FIGURAS MAIS COMUNS

Aula 01 Figuras Planas I

Aula 02 Figuras Planas II

1- FIGURAS PLANAS
Nesta aula iremos continuar a estudar as principais caractersticas geomtricas das figuras, como por exemplo, momento de inrcia, momento polar de inrcia e raio de girao.

1.1 Momento de Inrcia com relao a um eixo


Assim como o momento esttico j estudado na aula anterior, o momento de inrcia tambm sempre relacionado a um eixo de referncia. Tomamos o elemento de rea infinitesimal e multiplicamos pelo quadrado da distncia a este eixo e fazemos a integral em todo domnio . Para os eixos cartesianos, os momentos de inrcia podem ser definidos pelas seguintes integrais: Momento de inrcia com relao ao eixo X = 2 Momento de inrcia com relao ao eixo Y = 2

1.1.1 Propriedades do Momento de Inrcia


Normalmente a notao utilizada para representar o momento de inrcia a letra , porm, em algumas bibliografias a letra tambm utilizada, mas esta ltima normalmente refere-se ao momento de inrcia de massa, propriedade esta utilizada em disciplinas como DSF. As unidades de Momento de Inrcia possuem a forma 4 , como por exemplo, 4, 4 , 4 e 4 ; So sempre positivos; So aditivos, podem-se somar momentos de inrcia diferentes desde que possuam o mesmo eixo de referncia, como se pode observar na figura a seguir:

= 1 + 2 + 3

Aula 02 Figuras Planas II Exemplo Resolvido 1: Clculo do momento de inrcia com relao ao eixo de um retngulo com sistema de eixos localizados no centride:

h
dy

3 2 3 = = 2 = 2 = 3 12
2 2

b
Exemplo Resolvido 2: Clculo do momento de inrcia com relao ao eixo de um retngulo com sistema de eixos localizados na base:

dy

3 3 = = = = 3 0 3 0
2 2

x b
Obs.: O momento de inrcia com relao ao eixo ou , possui clculo semelhante ao apresentado acima, portanto, no ser demonstrado.

1.2 Translao de eixos: Teorema de Steiner ou dos Eixos Paralelos para o Momento de Inrcia

Em muitas situaes possumos os momentos de inrcia e que fornecido com relao aos eixos e passam pelo centride, porm, necessitamos do momento de inrcia com relao a outros eixos quaisquer e paralelos a e , para tal faz-se necessrio reescrever as coordenadas fornecidas no sistema referencial no referencial , como pode ser observado a seguir:

= + = +

Aula 02 Figuras Planas II Recalculando o momento de inrcia com relao ao eixo , temos:

Sabe-se que:

+ 2 ) = + 2 + )2 = ( 2 + 2 2 + 2 = 2 = (

2 =

Na aula anterior, quando estudamos as propriedades do momento esttico verificamos que quando o eixo de referncia passa pelo centride, o momento esttico nulo, portanto podemos reescrever o momento de inrcia sob a seguinte forma: = + 2

De forma similar para o momento de inrcia com relao ao eixo , dado por: Exemplo Resolvido 3: Clculo do momento de inrcia com relao ao eixo de um retngulo com sistema de eixos localizados na base, calculado utilizando o Teorema de Steiner: 3 2 3 3 3 + 3 3 3 = + = + = + = = 12 12 4 12 3 2
2 2 = +

1.3 Raio de Girao com relao a um eixo


O raio de girao refere-se sempre a um eixo. Por definio o raio de girao com relao a este eixo raiz quadrada do momento de inrcia dividido pela rea. Se fosse possvel concentrar toda a rea da figura plana em um ponto cuja distncia ao centro de gravidade seja o raio de girao, o momento de inrcia com relao a um eixo que passe pelo CG seria a rea multiplicada pelo quadrado do raio de girao correspondente. Raio de girao com relao ao eixo : = = 2 Raio de girao com relao ao eixo : = = 2

Aula 02 Figuras Planas II

1.3.1 Propriedades do Raio de Girao


Normalmente a notao utilizada para representar o momento de inrcia a letra , porm, em algumas bibliografias a letra tambm utilizada. As unidades do raio de girao possuem a forma , como por exemplo, , , e ;

1.4 Mdulo de resistncia com relao a um eixo central

O mdulo de resistncia uma caracterstica geomtrica da seo que ser utilizada no estudo da flexo. Apesar de podermos definir o mdulo de resistncia com relao a qualquer eixo que passe pelo centro de gravidade da figura plana, neste tpico o mdulo de resistncia ser definido sempre com relao a um dos eixos centrais da figura. Os mdulos de resistncia com relao ao eixo central so dados pelas expresses:

= =

a distncia entre o eixo e o eixo paralelo a ele que tangencia a figura plana no lado superior (caso haja mais de uma tangente, adota-se a que d a maior distncia); mais de uma tangente, adota-se a que d a maior distncia). a distncia entre o eixo u e o eixo paralelo a ele que tangencia a figura plana no lado inferior (caso haja

onde: o momento de inrcia com relao ao eixo ;

1.4.1 Propriedades do Mdulo de Resistncia


As unidades do mdulo de resistncia possuem a forma 3 , como por exemplo, 3, 3 , 3 e 3 ; Os mdulos de resistncia no so aditivos, isto , ao contrrio do clculo feito para o momento de inrcia, o mdulo de resistncia de uma seo tubular no o mdulo da parte de fora menos o mdulo da parte de dentro.

Aula 02 Figuras Planas II

1.5 Momento polar de inrcia com relao a um ponto


O momento polar de inrcia sempre definido com relao a um ponto ou plo. Tomamos o elemento de rea infinitesimal e multiplicamos pelo quadrado da distncia ao polo e fazemos a integral em todo domnio . Momento polar de inrcia com relao ao plo : mas: ento:

= 2 2 = 2 + 2

= ( 2 + 2 ) = 2 + 2 = +

1.5.1 Propriedades do Momento Polar de Inrcia


O momento polar de inrcia sempre constante quando referenciado a um mesmo ponto, isto ocorre devido ao fato da soma dos momentos de inrcia com relao a eixos ortogonais entre si que passam pelo mesmo ponto ser constante, como pode ser demonstrado na seqncia: Definindo novamente 2 , temos: portanto:

2 = 2 + 2 = 2 + 2 = + = +

1.6 Produto de Inrcia com relao a um par de eixos


O produto de inrcia sempre calculado com relao a um par de eixos ortogonais entre si. Neste caso o elemento de rea multiplicado pelas distncias a cada um dos eixos e integrado em toda rea . Geralmente o produto de inrcia calculado com relao aos dois eixos de coordenadas, assim o produto de inrcia com relao aos eixos e definido pela integral: =

Aula 02 Figuras Planas II

1.6.1 Propriedades do Produto de Inrcia


Normalmente a notao utilizada para representar o produto de inrcia a letra , porm, em algumas bibliografias a letra tambm utilizada, mas esta ltima normalmente refere-se ao momento de inrcia de massa, propriedade esta utilizada em disciplinas como DSF. Em alguns livros o produto de inrcia chamado de momento centrfugo de inrcia; As unidades de Produto de Inrcia possuem a forma 4 , como por exemplo, 4, 4 , 4 e 4 ; O Produto de Inrcia pode ser positivo, negativo ou nulo como pode ser observado nas figuras a seguir: Para uma figura contida inteiramente no Para uma figura contida inteiramente nos primeiro ou terceiro quadrantes o produto de segundo e quarto quadrante o produto de inrcia positivo, pois todos os produtos inrcia negativo, pois todos os produtos sero positivos. sero negativos.

> 0

< 0

Os produtos de inrcia so aditivos, podem-se somar produtos de inrcia diferentes desde que possuam os mesmos eixos de referncias, como se pode observar na figura a seguir:

= 1 + 2 + 3

1.7 Translao de eixos: Teorema de Steiner ou dos Eixos Paralelos para o Produto de Inrcia
De forma similar ao demonstrado para o momento de inrcia podemos definir o produto de inrcia com relao a um par de eixos qualquer com base no produto de inrcia com relao ao par de eixos que passa pelo centride, como pode ser observado a seguir:

= +

Aula 03 Figuras Planas III

1- FIGURAS PLANAS
Nesta aula iremos estudar eixos e momentos principais de inrcia e assim finalizar o estudo de figuras planas.

1.1 Eixos e momentos principais de inrcia


Existem diversos eixos que passam pelo CG de uma figura plana, porm, existe um par de eixos que possuem uma maior importncia, so os eixos chamados de eixos principais. Esses eixos so importantes, pois, fornecem o maior e o menor momento de inrcia de uma figura plana. Para se determinar esses eixos faz-se necessrio conhecer os momentos e produtos de inrcia com relao a um par de eixos ortogonais qualquer que passa pelo CG de uma figura plana, a determinao da posio desses eixos, bem como o valor dos momentos de inrcia podem ser determinados pelas expresses a seguir: Assim como o momento esttico j estudado na aula anterior, o momento de inrcia tambm sempre relacionado a um eixo de referncia. Tomamos o elemento de rea infinitesimal e multiplicamos pelo quadrado da distncia a este eixo e fazemos a integral em todo domnio . Para os eixos cartesianos, os momentos de inrcia podem ser definidos pelas seguintes integrais: = ( ) + ( )

v dA v y u x x u

= ( ) ( )

1 = 2 =

+ 2 = + 2 2 2 (1 ) = 1 2

+ 2 = + + 2 2 2

2 = 1 + 90 = 1 +

Aula 03 Figuras Planas III

1.2 Exerccios Figuras Planas


Para as figuras a seguir determine todas as propriedades das figuras planas (rea, , , , , , , , 1 , 2 , 1 e 2 ).
y 1

1 4 x

Aula 03 Figuras Planas III

You might also like