You are on page 1of 23

TEORIA LITERRIA NOES BSICAS: O QUE LITERATURA?

Arte literria mimese(imitao); a arte que imita pela palavra. (Aristteles,sc.IV a.c.)
Assim: Literatura como imitao da realidade; Manifestao artstica; A palavra como matria-prima; Manifestao da expressividade humana.

FUNES DA LITERATURA: Funo evasiva fuga da realidade; Funo ldica jogo de experincias sonoras e de relaes surpreendentes;

Funo de Arte pela arte descompromissada das lutas sociais (Parnasianismo) Funo de literatura engajada comprometida com a defesa de certas idias polticas.

Nosso interesse est na literatura dita canonizada conj. de obras escritas e aceitas como artisticamente valiosas e representativas de nossa herana cultural. Ex. Dom Casmurro, de Machado de Assis; Vidas secas, de Graciliano Ramos; A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, dentre outras. LITERATURA A ARTE DA LINGUAGEM ESCRITA, QUE EXPLORA TODAS AS POTENCIALIDADES DE COMUNICAO E EXPRESSO E CAPAZ DE TRANSPOR LIMITES DE TEMPO E ESPAO.

DIFERENAS ENTRE UM TEXTO LITERRIO E UM NO-LITERRIO: Texto Literrio: nfase na expresso; linguagem conotativa; linguagem mais pessoal, emotiva; recriao da realidade; ambigidade recurso criativo.

Texto no-literrio: nfase no contedo; linguagem denotativa; linguagem mais impessoal; realidade apenas traduzida; Normalmente sem ambigidade ou duplas interpretaes.

Quanto disposio grfica, um texto literrio pode ser: Prosa: em linhas corridas. Poesia (verso): a cada linha d-se o nome de verso e ao conjunto deles, estrofe. Estilo individual: o estilo nico de determinado escritor, ou seja, sua viso nica e modo prprio de criao literria. Estilo de poca: caractersticas comuns em obras de autores diferentes,mas contemporneos. Ex. embora Bernardo Guimares e Jos de Alencar tenham estilos diferentes, ambos pertencem ao Romantismo.

Escolas literrias: (ou estilos de poca) Quinhentismo (1500 1601) Barroco (1601 1768) Arcadismo (1768 1836) Romantismo (1836 1881) Realismo/Naturalismo/Parnasianismo ( 1881 1922) Simbolismo (1893 1922) Pr-modernismo (1902 1922) 1 ger. Modernista (1922 1930) 2 ger. Modernista (1930 1945) 3 ger. Modernista (1945 1960) Literatura contempornea (1960 at nossos dias)

GNEROS LITERRIOS: Conjuntos de elementos semnticos, estilsticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com a sua viso da realidade e o pblico a que se destinam. Lrico: sentimental, potico. pico: narrativo. Dramtico: teatro.

TEORIA LTERRIA GNERO LRICO: a manifestao literria em que predominam os aspectos subjetivos do autor. , em geral, a maneira de o autor falar consigo mesmo ou com um interlocutor particular (amigo, amante, fantasia, elemento da natureza, Deus...) No confundir eu-lrico com o autor. O eulrico ou eu-potico uma espcie de personalidade potica criada pelo autor que d vazo a sensaes e/ou impresses.

ELEMENTOS DA VERSIFICAO: Elementos tcnicos que auxiliam a leitura, a interpretao e a anlise de textos poticos. 2. Verso e Estrofe: Cada linha = verso estrofe Conjunto de versos =

Classificao das estrofes: Dsticos = 2 versos


Ex. Cano do exlio (Jos Paulo Paes)

Um dia segui viagem Sem olhar sobre o meu ombro No vi terras de passagem No vi glrias nem escombros. Guardei no fundo da mala Um raminho de alecrim. (...)

Tercetos = estrofes com 3 versos Ex. Os Lrios (Henriqueta Lisboa)

Certa madrugada fria Irei de cabelos soltos Ver como nascem os lrios. Quero saber como crescem Simples e belos perfeitos! Ao abandono dos campos. (...)

Quartetos = 4 versos Ex. Infinito presente (Helena Kolody)

No movimento veloz De nossa viagem, Embala-nos a iluso Da fuga do tempo. Poeira esparsa no vento, Apenas passamos ns. O tempo mar que se alarga Num infinito presente.

Oitavas = 8 versos Ex. Os Lusadas (Canto primeiro) Cames

As armas e os bares assinalados Que, da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda alm da Taprobana, Em perigos e guerras esforados Mais do que prometia a fora humana, E entre gente remota edificaram Novo reino, que tanto sublimaram.

Dcimas = 10 versos Ex. As duas ilhas (Castro Alves)

So eles os dois gigantes No sculo de pigmeus. So eles que a majestade Arrancam da mo de Deus.
- Este concentra na fronte

Mais astros que o horizonte Mais luz do que o sol lanou!...


- Aquele na destra alada

Traz segura sua espada


- Cometa, que ao cu roubou!...

Soneto: composio potica de 14 versos = 2 quartetos e 2 tercetos Ex. Soneto de Fidelidade (Vincius de Moraes)

1. Rimas: coincidncia de sons (total ou parcial) entre palavras no final ou no meio dos versos. Classificao das rimas: Quanto categoria gramatical: POBRES: as palavras que rimam pertencem mesma classe gramatical. Exemplo: ........................situado (adjetivo) ........................cresce (verbo) ........................parece (verbo) ........................quebrado (adjetivo)

RICAS: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais distintas. Exemplo: .....................arde (verbo) .....................distante (advrbio) .....................diamante (substantivo) .....................tarde (substantivo)

Quanto disposio ao longo do poema: ALTERNADAS ou CRUZADAS: Incendeia Corao Passeia Cano A B A B

PARALELAS ou EMPARELHADAS Aniquilar Olhar Montanhas Entranhas A A B B

INTERPOLADAS ou OPOSTAS Espelho Disfarce Disfarar-se Conselho? Versos brancos so os que no apresentam rima. A A

GNERO DRAMTICO: textos para serem representados no palco. Tragdia: fato trgico que provoca reao de medo ou compaixo. Ex. dipo Rei, de Sfocles. Comdia: satirizao dos costumes sociais. Ex. O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Drama: envolve a tragdia e a comdia. Ex. Eles no usam black-tie, de G. Guarnieri. Farsa: pequena pea que critica a sociedade e seus costumes. Ex. A Farsa de Ins Pereira, de Gil Vicente. Auto: pea breve, de tema religioso ou profano, de aspecto moralista. Ex. Auto da

You might also like