You are on page 1of 4

Entendendo o gerenciamento de cores na sublimao

Andrei Targino de Araujo Fernando Tanielli

Voc j reparou que a cor de uma imagem na tela do computador nunca se coincide com o que sai da impressora? O termo "o que voc v o que obtm" certamente no se aplica em sublimao e, na realidade, todo o caso pode ser muito frustrante quando se tenta criar uma imagem para sublimao ou impresso a jato de tinta. Apesar de que seria otimo ter uma correspondncia exata, no um conceito muito realista, como monitores e impressoras produzem cor, utilizando dois mtodos totalmente diferentes. Os monitores de computador emitem cor RGB (vermelho, verde, azul). Apesar de todas as cores do espectro visvel pode ser produzido atravs da fuso de luz vermelha, verde e azul, monitores so capazes de exibir apenas uma gama limitada ou gama do espectro visvel. Considerando os monitores emitem luz, papel com tinta absorve ou reflete comprimentos de onda especficos. As cores ciano, magenta e amarelo servem como filtros, subtraindo-se graus variados de vermelho, verde e azul da luz branca para produzir uma gama seletiva de cores espectrais Os dois diagramas na Figura 1 mostram o quo bem diferente dos espaos de cor so. Isso tambm ajuda a explicar a dificuldade em converter com preciso a partir de um espao de cor para outro, como monitores so RGB e tintas de impressora so CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). Assim, cada imagem exibida no seu computador tem que passar por um processo de converso antes de chegar fase de impresso.

Fig. 1: Estes dois diagramas mostram o quo bem diferente dos espaos de cor so. Desde monitores so RGB e CMYK so as tintas de impressora, difcil converter com preciso a partir de um espao de cor para outro. Todas as imagens exibidas no seu computador tem que passar por um processo de converso antes de chegar fase de impresso. (Todas as imagens cortesia dos autores)

Tal como monitores, tintas de impresso, tambm produzem uma gama de cores que apenas um subconjunto do espectro visvel, embora o intervalo no o mesmo para ambas. Consequentemente, a mesma arte exibidas em um monitor de computador pode no corresponder em mdia impressa. Alm disso, porque os processos de impresso digital usam tintas CMYK, e arte digital, que RGB, devem ser convertidas para CMYK usada pela impressora. As cores variam de monitor para monitor e de impressora para impressora, assim, a cor gerada na pgina impressa dependente do sistema de cores usado ea impressora especial modelo no pelas cores mostradas no monitor. Correo de cor a arte de ajustar essa transformao de cor, a fim de produzir os melhores resultados de qualidade sobre um substrato particular. Consideraes sobre cores Uma das consideraes mais importantes para o gerenciamento de cores para impresso por sublimao a seleo da impressora e do prprio conjunto de tintas. Hoje, as impressoras podemos citar as Ricoh e Epson para impressoras de mesa e muitas outras marcas de impressoras de grande formato. Impressoras Ricoh esto disponveis em uma configurao de quatro cores (CMYK), enquanto as impressoras Epson esto disponveis em quatro (CMYK), seis (CMYKLcLm), sete (CMYKMkPkR) ou at oito cores (CMYKLcLmLkLLk). Antigamente pensava-se que apenas impressoras de seis ou oito cores poderia ficar at o nvel de cor e preciso exigida pelos olhos dos fotgrafos profissionais. No entanto, com tintas atuais e os softwares de gerenciamento de cores, at mesmo uma impressora domestica pode gerar resultados impressionantes. Existem trs mtodos bsicos de gerenciamento de cores para sublimao: perfis ICC (International Color Consortium), software RIP (processamento de imagem) e drivers de impressora personalizados. Entretanto os trs mtodos so semelhantes, mas possuem diferenas especficas. Um perfil ICC um arquivo de software que garante que quando uma cor especfica selecionada na tela do computador , a cor designada corretamente impressa no substrato. Pense nisso como um programa de correspondncia de cores, como a cor da tela raramente,produz exatamente a mesma cor de sada. Assim, um perfil cria uma ligao entre as cores da tela especficos e sada especfica de cor. Mesmo start-up de impressoras como a Ricoh GXe3300N pode imprimir cores brilhantes e precisas. Isso no muda a cor. Ele garante a sada correta para uma determinada entrada. Um programa de software compatvel com ICC (por exemplo, Photoshop, Corel) necessrio para utilizar este mtodo. O perfil ser colocado na fase de impresso e produo (OEM) driver de impressora do fabricante ser definido como 'nenhum ajuste de cor'. Esta configurao ir cor corrigir a imagem e, em seguida, enviar os dados para a impressora, sem afetar as cores novas.

Perfis de correo de cores para sublimao tm os seus prprios problemas particulares, no entanto, quando uma impressora produz uma amostra de cor para executar a criao do perfil o software profiling sabe como ajustar as cores para imprimir corretamente. Quando a transferncia feita sobre um substrato, a tinta se transforma em gs e, enquanto neste estado, as cores alteram as propriedades. Esta mudana pode ser bastante dramticas (por exemplo, alguns tons azuis parecem verdes no papel) e, portanto, impossvel julgar se a impresso est correta ou no, at que se sublime. Assim, muitos profissionais de sublimao criam perfis personalizados que se correlacionam a cor da tela para a cor final sublimada, ao invs de apenas a cor da tinta.

A gama de cores do seu monitor diferente do que a gama de cores da impressora.

Sophisticated printers can create their own ICC profiles with high-end RIP software.

Usurios mais sofisticados podem optar por usar um software RIP que inclui uma capacidade de criao de perfis ICC para gerenciar cores. Simplificando, software RIP converte a imagem em pontos individuais (rasterizao) e envia os arquivos rasterizados para a impressora. O processo de criao de perfis ICC a partir do zero demorado, exige uma boa compreenso da cincia da cor e uma forma de arte em si. RIP software tambm controla as tarefas de fluxo de trabalho, tais como imagens de nidificao e de lotes ou na fila de arquivos para imprimir. Existem diversos fabricantes de Software RIP como: SAI -Photoprint CADLink, Ergosoft, Wasatch, ONXY e outros. Os preos variam de US $ 800.00 US $ 5,000.00 Drivers de impressora personalizados so programas de software que tm correo de cor embutida no sistema de controle da impressora. A vantagem deste mtodo a possibilidade de usar software no-ICC compatvel (por exemplo, o Paint Shop Pro, Print Shop), bem como software ICCcompliant, como a correo de cores realizada na fase driver da impressora. Alm disso, mais fcil e menos tcnica para usar um driver de impressora personalizado do que est a usar um perfil ICC. Uma dessas inseres do software uma paleta de cores para o programas grficos de modo que um usurio pode selecionar as cores da paleta. Os profissionais de sublimao podero obeservar cor correta "final" aps o processo de sublimao.

Utilizando um perfil ICC personalizado ou um driver de impressora, sugere-se que o usurio imprima e sublime uma escala cores para um substrato branco e guarde esta escala de cores como uma referncia visual. O grfico impresso na figura 2 demonstra a cor exata que criada atravs de sublimao (na configurao RGB), assim o designer grfico tem uma referncia precisa para escolher as cores adequadas aoa trabalho que est sendo desenvolvido. Embora as cores possam no ter a mesma apa rncia na tela como elas so apesentadas produto final, escolher as cores desejadas utilizando a escala, assegura que a sada da impressora vai ser sempre a mesma sem, se preocupar com as cores exibidas no monitor do FIG. 2: A paleta de cores impressa referencia como aimagem vai ficar transferida. Verificar computador.
na escala a que est sendo utilizada para conseguir as cores corretas com preciso .

Controle do aproveitamento
A regra simples mais simples e importante para o corretogerenciamento de cores na impresso na impresso sublimtica a consistncia. Qualquer alterao de variveisno processo como o substrato, o papel de sublimao, a marca da tinta, o tempo,a temperatura e a presso, ir impactar no produto final. Portanto, necessrio experimentar e testar a fim de gerar os resultados desejados e, em seguida estabelecer um conjunto de normas para trabalhar lembrando que uma mudana nos parametros acima podem causar a uma alterao nas cores e consequentemente qualidade do produto final. Apesar de correspondncia e correo de cores ser um desafio para os novos empreendedores no mercado de sublimao, no um processo impossvel de gerenciar .O tempo ir mostrar que as dificuldades so realmente faceis de superar. Pense nisso como traduzir de uma lngua para outra. Nem sempre h uma correspondncia exata para cada palavra, mas contanto que voc entenda como a mensagem final dev ser. Voc pode criar as palavras necessrias para obter o resultado desejado.

You might also like