You are on page 1of 141

ndice

Biologia Animal: - Esqueleto - Sistema Circulatrio - Sistema Digestrio - Sistema Excretor - Sistema Hormonal - Sistema Muscular - Sistema Nervoso - Sistema Respiratrio - Tegumento Biologia Vegetal: - Angiospermas - Clulas Vegetais - Os Seres Vivos - Ciclos Reprodutores - Fotossntese - Lquenes - Influncia Hormonal - Osmose e Absoro - Reino Plantae - Reproduo de Fanerganos - Tecidos Vegetais - Tendncias Evolutivas - Transpirao e Gutao - Transporte de Nutrientes - Vegetais Intermedirios: Criptgramas - Vegetais Superiores: Fanerganos Citologia: - Ciclo Celular - Mitose - Citoplasma - Ncleo - Grupos Sangneos - Meiose - Membrana Plasmtica - Organizao e Composio Qumica dos - Seres Vivos - Organizao Estrutural dos Seres Vivos Ecologia: - As Populaes - Biomas Aquticos - Poluio - Biomas Terrestres - Cadeia Alimentar - Ciclo Biogeoqumico - Anfbios - Aneldeos - Aracndeos e Miripodes - Asquielmintos - Aves - Celenterados e Cnidrios - Insetos - Mamferos - Moluscos - Protistas - Onicforos e Crustceos - Peixes - Platielmintos - Porferos e Espongirios - Protocordados - Rpteis - Reproduo - Sistema de Taxonomia - Fatores Biticos - Fatores Ecolgicos - Noes Gerais de Ecologia - Sucesses Ecolgicas Embriologia: - Anexos Embrionrios - Anfioxo - Classificao Embriolgia dos Animais - Evoluo dos Folhetos Germinativos - Sndrome da Imuno Deficincia Adquirida (AIDS) - Tipos de Ovos e Clivagem - Viroses e Bacterioses Gentica: - Determinao do Sexo e Herana Relacionada ao Sexo - Engenharia Gentica - Equilbrio Gentico - Gentica Molecular - Interao Gnica e Herana Quantitativa - Linkage e Crossing-Over - Mendelismo - Mutaes - Polialelia - Imunologia - Origem da Vida e Evoluo Zoologia:

Biologia
Biologia Animal
Assunto: Esqueleto 01. Aneldeos, platelmintos e asquelmintos no possuem esqueleto. Nos artrpodos (exemplo: formiga) ele externo e denominado exoesqueleto. Alguns animais apresentam esqueleto interno, ou seja, endoesqueleto. Pergunta-se: Quais so os filos de animais que apresentam esqueleto interno? D exemplos 02. Leia as alternativas abaixo e assinale a FALSA: a) Na poliomielite o vrus lesa a medula espinhal; b) O Csio-137 pode lesa a medula ssea, ocasionando leucemia, ou seja, cncer de sangue; c) A medula espinhal constituda por tecido nervoso; d) Hematopoese a produo de clulas sangneas e ocorre na medula ssea vermelha; e) Uma fratura na coluna vertebral pode ocasionar tetraplegia (paralisia dos quatro membros) porque no seu interior h a medula ssea. 03. Medula a denominao da regio mais interna de um determinado rgo. A medula ssea localiza-se no interior dos ossos. A medula espinhal ou raquidiana um componente do sistema nervoso central e localiza-se no interior da coluna vertebral. Pergunta-se: Qual a diferena fisiolgica entre as medulas ssea e espinhal? 04. Ourio-do-mar, estrela-do-mar, lrio-do-mar, bolacha-de-praia so invertebrados pertencentes ao filo dos equinodermas. Pergunta-se: Esses animais possuem esqueleto interno ou externo? Justifique sua resposta.

05. As esponjas apresentam endoesqueleto orgnico ou inorgnico. O esqueleto inorgnico caracteriza-se pela presena de espculas calcreas ou silicosas. O esqueleto orgnico apresenta uma substncia qumica, denominada espongina. Pergunta-se: Qual a natureza qumica da espongina?

06. Cite trs filos de animais que possuem exoesqueleto.

07. Assinale a alternativa que representa, corretamente, o crescimento de um artrpode.

08. (FUVEST) Em acidente em que h suspeita do comprometimento da coluna vertebral, a vtima deve ser cuidadosamente transportada ao hospital, em posio deitada e, de preferncia, imobilizada. Este procedimento visa preservar a integridade da coluna, pois em seu interior passa: a) o ramo descendente da aorta, cuja leso pode ocasionar hemorragias; b) a medula ssea, cuja leso pode levar leucemia; c) a medula espinhal, cuja leso pode levar paralisia; d) o conjunto de nervos cranianos, cuja leso pode levar paralisia; e) a medula ssea, cuja leso pode levar paralisia. 09. Em relao ao tipo de desenvolvimento dos animais abaixo, pergunta-se:

a) Qual ametbolo? Justifique. b) Qual o hemimetbolo? Justifique. c) Qual homometbolo? Justifique.

10. O que neotenina? Assunto: Sistema Circulatrio 01. (FUVEST) Compare a circulao sangnea em um mamfero e em um peixe sseo. O que acontece com a presso sangnea em cada um dos casos?

02. (FUVEST) No corao dos mamferos h passagem de sangue: a) b) c) d) e) do trio esquerdo para o ventrculo esquerdo; do ventrculo direito para o trio direito; do ventrculo direito para o ventrculo esquerdo; do trio direito para o trio esquerdo; do trio direito para o ventrculo esquerdo.

03. (UNESP) O esquema abaixo representa o corao de um mamfero:

Baseando-se no esquema, responda: a) Quais os nomes dos vasos representados pelos nmeros I e II? b) Qual o destino do sangue que percorre estes vasos?

04. (PUC) O esquema ao lado representa o corao de um mamfero:

a) Que nmeros indicam artrias e veias? b) Que nmeros indicam vasos por onde circulam sangue arterial e sangue venoso? c) Que nmeros indicam vasos que participam da circulao pulmonar e da circulao sistmica?

05. Relacione circulao completa com homeotermia.

06. (Fund. CARLOS CHAGAS) A funo das vlvulas existentes nas veias : a) retardar o fluxo sangneo; b) impedir o refluxo de sangue; c) acelerar os batimentos cardacos; d) retardar as pulsaes; e) reforar as paredes dos vasos.

07. (FUVEST) A figura abaixo representa vrios padres de corao de vertebrados. Qual seqncia indica a ordem crescente da eficincia circulatria, com relao ao transporte de gases, conferida pelos trs coraes?

a) 1, 2, 3 b) 1, 3, 2 c) 3, 2, 1 d) 2, 1, 3 e) 3, 1, 2 08. Em caso de hemorragia, o sangue, para se coagular, depende da presena de: a) protrombina e fibrinognio; b) profibrinolisina e heparina; c) heparina e histamina; d) fibrina e linfostenina; e) heparina, fibrina e clcio.

09. Clulas de trevo-doce em deteriorao liberam uma substncia denominada dicumarol. a) O que pode ocorrer com um boi que ingeriu tal substncia? b) Por qu? c) O fgado secreta a heparina. Qual a sua funo?

10. (UFPB) A vlvula, localizada no orifcio trio ventricular direito, para impedir o refluxo de sangue no corao dos mamferos, chama-se: a) bicspide b) artica c) mitral d) pulmonar e) tricspide Assunto: Sistema Digestrio 01. (FUVEST) Enzimas que atuam em pH alcalino sobre gorduras, em pH neutro sobre carboidratos e em pH cido sobre protenas podem ser encontradas, respectivamente: a) no pncreas, na boca e no estmago; b) no pncreas, na vescula biliar e no estmago; c) na vescula biliar, na boca e no duodeno; d) na boca, no pncreas e no estmago; e) no pncreas, na boca e no duodeno. 02.O fgado humano um rgo que realiza uma grande quantidade de funes diferentes. Trata-se de um rgo vital. Ele armazena o excesso de glicose, formando um polissacardeo denominado glicognio, fonte primria de energia utilizada na contrao muscular. O fgado, usando a vitamina K, produz protrombina, composto que atua na coagulao sangnea. Ele tambm produz a protena denominada fibrinognio, que se transforma em fibrina, facilitando a formao dos cogulos. Para dificultar a formao anormal de cogulos internos, ele produz a heparina, composto anticoagulante. O fgado realiza uma grande quantidade de reaes metablicas, que facilitam a destruio de substncias txicas, como, por exemplo, o lcool. Ele tambm produz vrios aminocidos indispensveis vida, alm de transformar a amnia, substncia muito txica, em uria, que menos txica e pode ser excretada com menor consumo de gua. Pergunta-se: Qual a funo do fgado na digesto humana?

03. Catalisadores orgnicos so compostos qumicos que interferem na velocidade das reaes metablicas do organismo. Pergunta-se: O que pepsina? Qual a sua funo?

04. (FUVEST) O esquema a seguir representa o percurso do sangue no corpo humano:

Assinale a alternativa que indica corretamente as regies desse percurso onde se espera encontrar as maiores concentraes de oxignio, glicose e uria:
oxignio a) b) c) d) e) I II II I II glicose III III III IV IV uria VI VII VII VII VI

05. (UFRJ) Desde a Antigidade, o salgamento foi usado como recurso para evitar a putrefao dos alimentos. Em algumas regies tal prtica ainda usada para a preservao da carne de boi, de porco ou de peixe. Explique o mecanismo por meio do qual o salgamento preserva os alimentos.

06. D exemplos de mamferos ruminantes.

07. O homem no capaz de digerir a celulose ingerida na alimentao. No entanto, os ruminantes so capazes de digerir os vegetais ingeridos porque: a) no rmen existem glndulas capazes de produzir enzimas que hidrolisam a celulose; b) a celulose digerida exclusivamente por enzimas existentes na saliva desses animais, com as quais a celulose entra em contato durante os perodos prolongados de ruminao; c) a digesto da celulose conseqncia exclusiva da macerao das folhas, devido a sua permanncia prolongada nas cmaras gstricas; d) os alimentos so misturados com bactrias simbiticas produtoras de enzimas que hidrolisam a celulose; e) a digesto conseqncia, exclusivamente, da ao das enzimas produzidas por helmintos que parasitam geralmente o intestino dos ruminantes.

08. (FUVEST) Descreva a sucesso de eventos que ocorrem com o alimento no estmago de mamferos ruminantes.

09. Por que o boi produz uma saliva abundante?

10. (FUVEST) Um antibitico que atua nos ribossomos mata: a) bactrias por interferir na sntese de protenas; b) bactrias por provocar plasmlise; c) fungos por interferir na sntese de lipdeos; d) vrus por afetar DNA; e) vrus por impedir recombinao gnica.

Assunto: Sistema Excretor 01. (UNISA) Qual das expresses abaixo melhor traduz a idia de homeostase? a) Composio do meio interno; b) Crescimento constante; c) Crescimento exponencial; d) Equilbrio dinmico; e) Equilbrio esttico.

10

02. (LONDRINA) Considere os seguintes catablitos animais: I. uria II. amnia III. cido rico Assinale a alternativa que contm a seqncia desde o que necessita de menos at o que necessita de mais gua para ser excretado: a) I II III b) I III II c) II III I d) III I II e) III II I

03. (UFRJ) Um casal tem quatro filhos: Joo, Maria, Paulo e Luza. Dois dos filhos do casal so gmeos monozigticos e os outros dois so gmeos dizigticos. Joo, um dos gmeos monozigticos, precisa de transplante de um rgo. Qual seria a pessoa da famlia mais indicada para ser o doador? Justifique sua resposta.

04. (BELAS ARTES) Os animais que na fase adulta excretam cido rico so: a) aves e mamferos; b) peixes e aves; c) aves e rpteis; d) rpteis e mamferos.

05. (UNIP) So conhecidos diferentes tipos de sistema excretor nos invertebrados, os quais esto numerados abaixo. Verifique a sua ocorrncia no quadro a seguir: I solencitos II tubos de Malpighi III nefrdeos IV glndulas verdes
I a) b) c) d) e) insetos platielmintes platielmintes insetos platielmintes II platielmintes insetos aneldeos aneldeos insetos III crustceos aneldeos crustceos platielmintes crustceos IV aneldeos crustceos insetos crustceos aneldeos

11

06. Na figura que segue, est esquematizada a unidade fisiolgica do sistema excretor de um mamfero.

As setas 1, 2, 3 e 4 indicam, respectivamente: a)glomrulo, tbulo renal, tubo coletor e ala de Henle; b)cpsula de Bowman, tbulo contornado proximal, ala de Henle e ducto coletor; c)ala de Henle, tbulo renal, cpsula de Bowman e tubo coletor; d)cpsula de Bowman, tubo coletor, ala de Henle e tbulo renal; e)glomrulo, cpsula de Bowman, tubo coletor e ala de Henle.

07. (PUC) No homem, vrias substncias presentes no sangue chegam ao nfron, atravessam a cpsula de Bowman e atingem o tbulo renal. Vrias dessas substncias so, normalmente, reabsorvidas, isto , do nfron elas so lanadas novamente ao sangue, retornando a outras partes do corpo. Entre essas substncias normalmente reabsorvidas, no nvel do nfron, podem ser citadas: a) gua e uria; b) gua e glicose; c) glicose e uria; d) gua e cido rico; e) aminocidos e uria.

08. O que nfron?

12

09. (FUVEST) Para exercerem suas funes de reabsoro, as clulas epiteliais dos tbulos renais apresentam: a) vilosidades e muitas mitocndrias; b) superfcie lisa e muitas mitocndrias; c) vilosidades e poucas mitocndrias; d) superfcie lisa e poucas mitocndrias; e) grandes vacolos.

10. (FUVEST) Em condies normais, a placenta humana tem por funes: a) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemcias do feto; b) permitir o fluxo direto de sangue entre me e filho e a eliminao de catablitos fetais dissolvidos; c) permitir a troca de gases e nutrientes e a eliminao dos catablitos fetais dissolvidos; d) permitir o fluxo direto de sangue do filho para a me, responsvel pela eliminao da gs carbnico e de catablitos fetais. e) N.D.A. Assunto: Sistema Hormonal 1. Onde se localiza a glndula pituitria humana?

02. (UF UBERLNDIA) Observe a figura abaixo.Supondo que a diferena de tamanho entre os dois indivduos se deva somente ao de hormnios, podese afirmar que a responsabilidade da disfuno hormonal, no caso, cabe glndula:

a) b) c) d) e)

hipfise; pncreas; paratireide; supra-renal; timo.

13

03. Quais so as partes da hipfise?

04. (PUCC) A figura esquematiza a ovognese humana. Os nmeros 1, 2, 3 e 4 referem-se a hormnios hipofisrios e ovarianos. A legenda adequada seria:

a) 1. FSH 2. LH 3. estrgeno 4. progesterona; b) 1. estrgeno 2. FSH 3. progesterona 4. LH; c) 1. FSH 2. progesterona 3. LH 4. estrgeno; d) 1. LH 2. FSH 3. progesterona 4. estrgeno; e) 1. FSH 2. LH 3. progesterona 4. estrgeno.

05. (UNESP) Nos testes de gravidez, a substncia cuja presena pesquisada na urina : a) o hormnio folculo estimulante; b) o hormnio luteinizante; c) a gonadotrofina corinica; d) o estrgeno; e) a progesterona.

14

06. No calendrio abaixo, um crculo marca o primeiro dia de um ciclo menstrual normal de 28 dias: Se houver fecundao, esta a mais provvel entre os dias:

a) 2 e 6 b) 6 e 10 c) 10 e 14 d) 14 e 18 e) 26 e 30

07. (UNICAMP) Considerando a anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, explique por que cada um dos seguintes mtodos contraceptivo: vasectomia, ligao de trompa e plulas anticoncepcionais.

08. Como atua a miniplula?

09. No que se baseia a curva trmica?

10. O que cndon? Assunto: Sistema Muscular 01. (FUVEST) Caracterize o msculo cardaco quanto estrutura e quanto ao movimento.

02. No funo dos msculos: a) fornecimento de calor ao organismo; b) locomoo; c) impulsionar o sangue; d) realizar trabalho mecnico; e) a filtrao do sangue.

15

03. (PUCC) Em vertebrados, a musculatura lisa: a) no est em conexo com o esqueleto, no est sob o controle nervoso voluntrio e contrai-se lentamente; b) est em conexo com o esqueleto, no est sob o controle voluntrio e contrai-se lentamente; c) no est em conexo com o esqueleto, est sob o controle nervoso voluntrio, contrai-se lentamente; d) no est em conexo com o esqueleto, est sob o controle nervoso voluntrio, contrai-se rapidamente; e) no est em conexo com o esqueleto, est sob o controle nervoso voluntrio, contrai-se rapidamente.

04. O que sarcmero?

05. (FUVEST) Qual o msculo que executa os movimentos voluntrios do corpo humano?

06. (MED. ABC) Qual grfico, dentre os abaixo apresentados, melhor mostra o grau de concentrao (X) de uma fibra individualizada em funo de intensidade do estmulo (Y) a ela aplicado?

07. O que um bloqueador natural?

16

08. (MED. CATANDUVA) As miofibrilas, responsveis pela contrao muscular, so constitudas de: a) fosfocreatina e glicognio; b) actina e miosina; c) fosfolpide e creatina; d) globulina e insulina; e) queratina e cido glutmico.

09. (CESGRANRIO) A energia imediata que supre o processo de contrao muscular derivada de ligaes ricas em energia proveniente de: a) trifosfato de adenosina; b) creatina fosfato; c) cido fosfoenolpirvico; d) difosfato de adenosina; e) acilmercaptanas. 10. Qual a importncia do clcio na contrao muscular? Assunto: Sistema Nervoso 01. O fato de que os neurnios no se reproduzem pode ser generalizado para outras clulas, explicando-se corretamente, neste caso, porque: a) as clulas eucariticas no se reproduzem; b) quanto mais diferenciada for uma clula, menor ser sua capacidade reprodutiva; c) somente as clulas gmicas so capazes de reproduo; d) as clulas lbeis so dotadas de alta capacidade de reproduo; e) clulas alongadas nunca se reproduzem.

02. O que cromatlise?

17

03. (UFF) A evoluo das clulas nervosas, durante o desenvolvimento do feto de um mamfero e nos seus primeiros meses de vida ps-natal, est representada no grfico abaixo:

Pode-se afirmar que os cuidados necessrios ao perfeito desenvolvimento deste mamfero devem se dar, fundamentalmente: a) no perodo pr-natal; b) no perodo perinatal; c) no perodo ps-natal; d) entre o ltimo ms de gestao e o 2 ms aps o nascimento; e) nos primeiros 2 meses aps o nascimento.

04. A figura abaixo mostra dois neurnios:

Terminaes axnicas esto representadas em: a) I e II; b) I e III; c) II e III; d) II e IV; e) III e IV.

18

05. O que substncia tigride do neurnio?

06. Quais so as cargas eltricas das faces interna e externa da plasmalema de um neurnio em repouso?

07. O que potencial de repouso?

08. O que potencial de ao?

09. Qual o mecanismo que permite plasmalema originar um potencial de ao? 10. O neurnio obedece ou no a Lei do Tudo ou Nada? Justifique. Assunto: Sistema Respiratrio 01. (UECE) Nos mamferos, incluindo o homem, o percurso do ar inspirado, nos pulmes : a) bronquolos brnquios alvolos; b) brnquios bronquolos alvolos; c) alvolos brnquios bronquolos; d) bronquolos alvolos brnquios. e) n.d.a.

02. Qual a diferena entre o sangue venoso e o arterial?

03. (UNESP) Vrios atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competio de atletismo na cidade do Rio de Janeiro. Assim que os atletas desembarcaram no Aeroporto Internacional, eram submetidos a vrios testes e exames, um dos quais o hemograma. Um determinado atleta tendo perdido seu passaporte durante a viagem, alegou ser mexicano e que morava na Cidade do Mxico. a) Qual o elemento figurado do sangue que, analisado atravs do hemograma deste atleta, possibilita acreditar na sua origem? b) Justifique sua resposta.

19

04. (FUVEST) Jogadores de futebol que vive em altitudes prximas ao nvel do mar sofrem adaptaes quando jogam em cidades de grande altitude. Algumas adaptaes so imediatas, outras s ocorrem aps uma permanncia de pelo menos trs semanas. Qual alternativa inclui as realizaes imediatas e as que podem ocorrer em longo prazo? a) aumentam a freqncia respiratria, os batimentos cardacos e a presso arterial, em longo prazo diminui o nmero de hemcias; b) diminuem a freqncia respiratria e os batimentos cardacos; diminui a presso arterial, em longo prazo aumenta o nmero de hemcias c) aumentam a freqncia respiratria e os batimentos cardacos; diminui a presso arterial em longo prazo diminui o nmero de hemcias; d) aumentam a freqncia respiratria, os batimentos cardacos e a presso arterial, em longo prazo aumenta o nmero de hemcias; e) diminuem a freqncia respiratria, os batimentos cardacos e a presso arterial, em longo prazo aumenta o nmero de hemcias. 05. Por que a inalao do monxido de carbono pode ocasionar at a morte?

06. O que fosforilao oxidativa?

07. Quais so os processos bsicos da respirao aerbia de uma molcula de glicose?

08. Qual a equao geral da respirao aerbia de uma molcula de glicose?

09.Quem o aceptor final de hidrognio na respirao celular?

10. Onde ocorre o ciclo do cido ctrico?

20

Assunto: Tegumento 01. (FUVEST) O grfico abaixo representa duas curvas que indicam o que acontece com o metabolismo de animais: uma para animais que mantm constante temperatura do corpo e outra para animais cuja temperatura do corpo igual do ambiente.

Que animais tm curva do tipo Y? a) camundongo, canrio e r; b) caranguejo, lula e pescada; c) elefante, baleia e avestruz; d) gaivota, pescada e jacar; e) baleia, tubaro e pescada.

02. Como so classificados, em relao temperatura corporal, os animais desenhados abaixo?

21

03. Analise o desenho abaixo e assinale a alternativa FALSA:

a) a epiderme avascular, possui tecido epitelial pavimentoso e origina-se do ectoderma do embrio; b) a glndula sudorpara ocorre nas aves e nos mamferos e est relacionada homeotermia; c) a derme possui tecido conjuntivo fibroso, rico em material intercelular, colgeno e elastina; d) a hipoderme possui tecido conjuntivo adiposo e origina-se do mesoderma do embrio; e) a derma vascular, possui terminaes nervosas e origina-se do mesoderma do embrio.

04. (UNICAMP) Em relao ao peixe-boi, o padre Ferno Cardim escreveu, por volta de 1625 ...este peixe nestas partes real, estimado sobre todos os demais peixes... tem carne toda de fibras, como a da vaca... e tambm tem toucinho... sua cabea toda de boi com couro e cabelos... olhos e lngua.. . No trecho citado, identifique a nica palavra que permite reconhecer, sem dvida, o peixe-boi como sendo um mamfero.

22

05. (CESGRANRIO) A queratinizao das clulas do tegumento nos vertebrados tem por funo: a) originar, por invaginaes da epiderme, os diferentes tipos de glndulas que lubrificam o organismo; b) proteger as clulas vivas subjacentes da epiderme contra a ao de agentes externos; c) estabelecer uma zona de recepo sensorial, controle e regulao dos estmulos internos do corpo; d) formar a derme, cuja misso principal dar firmeza e flexibilidade epiderme; e) produzir depsitos de substncias calcreas, como os ossos chatos do crnio de muitos vertebrados e as escamas dos peixes telesteos.

06. (FUVEST) Cite trs mecanismos que permitem a manuteno de temperatura relativamente constante nos animais homeotermos em repouso.

07. Considere os quatro mecanismos seguintes, relacionados com a regulao da temperatura do corpo dos mamferos: I. dilatao dos vasos sangneos superficiais; II. eriamento dos plos; III. aumento da secreo de suor; IV. tremor do corpo. Em um mamfero que esteja em um ambiente frio e mido ocorrero apenas: a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) II e IV

08. O que so melancitos?

09. O que homocromia?

23

10. No homem, a funo principal da sudorese : a) nutrir as clulas epidrmicas desprovidas de irrigao sangnea; b) dissolver e remover o produto das glndulas sebceas que se acumula sobre a pele; c) acelerar a perda de calor, provocando, pela evaporao, um abaixamento da temperatura na superfcie da pele; d) eliminar o excesso de gua do tecido celular subcutneo, sem a perda de substncias que normalmente seriam eliminadas pelos rins; e) evitar a morte das clulas superficiais da epiderme por dessecao.

Biologia Vegetal
Assunto: Angiospermas 01. A figura abaixo representa a seco transversal de um rgo vegetal em estrutura primria.

Baseando-se nesta figura responda: a) Que rgo este? b) Qual o nome das estruturas numeradas I a V?

24

02. Na estrutura primria da raiz, representada no esquema, os nmeros 1, 2, 3, 4, 5, 6 indicam, nessa ordem:

a) epiderme, crtex, endoderma, xilema, floema, cmbio; b) epiderme, crtex, endoderma, xilema, floema, periciclo; c) periderme, cmbio, raio parenquimtico, xilema, floema, periciclo; d) periderme, crtex, endoderma, xilema, floema, cmbio; e) crtex, epiderme, periderme, floema, xilema, periciclo

03. A zona de crescimento da raiz fica situada: a) entre a zona pilfera e a zona de ramificao; b) entre a coifa e a zona pilfera; c) entre a coifa e a zona de ramificao; d) entre a zona de ramificao e a zona pilfera; e) distribuda ao longo de toda a extenso do rgo.

04. Nas razes, comum observar-se: I. Floema e xilema formando feixes separados e alternados; II. Endoderma sempre com estria de Caspary. III. Epiderme produzindo plos absorventes. Responda: a) So corretas as afirmaes I e II; b) So corretas as afirmaes I e III; c) So corretas as afirmaes II e III; d) Todas as afirmativas so corretas; e) Todas as afirmativas so erradas.

25

05. A figura abaixo representa uma plntula germinando:

As regies de multiplicao celular e distenso celular esto representadas, respectivamente, em: a) I e II b) I e III c) II e III d) III e IV e) II e IV

06. Qual das alternativas completa corretamente o perodo abaixo: Com relao anatomia vegetal, podemos afirmar que a funo do periciclo ____________ enquanto a do cmbio ______________________. a) formar razes secundrias formar vasos liberianos para fora e lenhosos para dentro; b) formar a epiderme da casca permitir o crescimento secundrio do caule e da raiz; c) formar a endoderme na raiz formar o feloderma do caule e da raiz; d) formar a casca do caule permitir o crescimento secundrio do caule; e) proteger o interior do caule formar vasos lenhosos para fora e vasos liberianos para dentro.

07. Numa refeio constituda por palmito, nabo, batata-doce, gengibre, batatainglesa, cenoura e mandioca, quais so as estruturas de origem exclusivamente radicular?

08. Quais so os tipos radiculares encontrados, com freqncia, nas angiospermas dicotiledneas e angiospermas monodicotiledneas?

26

09. Um casal de namorados, numa prtica condenvel, gravou os seus nomes a um metro do solo, em uma rvore de dois metros de altura. Anos depois, voltando ao local, verificaram que a mesma rvore media agora quatro metros de altura. vlido procurar a antiga inscrio: a) a 1 metro do solo; b) a 2 metros do solo; c) a 3 metros do solo; d) a qualquer altura, pois nada se pode prever; e) acima de 1 metro do solo.

10. (FUVEST) A ramificao de caule origina-se de gemas axilares, cuja natureza histolgica : a) parnquima b) xilema c) colnquima d) meristema e) esclernquima Assunto: Clulas Vegetais 01. (UNICAMP) A figura abaixo mostra o esquema do corte de uma clula, observada ao microscpio eletrnico.

a) A clula proveniente de tecido animal ou vegetal? Justifique. b) Se esta clula estivesse em intensa atividade de sntese protica, que organelas estariam mais desenvolvidas ou presentes em maior quantidade? Por qu?

27

02. (PUC SP) Nas clulas vegetais so encontrados orgnulos citoplasmticos exclusivos, os plastos, que apresentam estrutura e funes especficas. a) Em que diferem, quanto funo, leucoplastos e cromoplastos? b) D um exemplo de leucoplasto e um de cromoplasto, citando a principal substncia presente em cada um deles.

03. (FEI) A ausncia de cloroplastos nas clulas das razes subterrneas e nas clulas mais internas dos vegetais justificada pelo fato de que: a) a presena de gua e dos nutrientes orgnicos e inorgnicos do solo so fatores desencadeantes da sntese de todos os plastos, independentemente do fator luz. b) rgos subterrneos em hiptese alguma conseguem formar plastos e proplastos. c) a presena da luz fundamental para que se forme a clorofila e para a organizao dos plastos. d) a aerao do solo interfere diretamente na diferenciao dos cloroplastos, mas no no processo da tomada de gua pelas razes. e) a temperatura do solo no interfere no mecanismo de absoro de gua pela raiz, mas apenas na produo de clorofila e dos cloroplastos.

04. (FUVEST) Clulas de certos organismos possuem organelas que produzem ATPs e os utilizam da sntese de substncia orgnica a partir de dixido de carbono. Essas organelas so: a) os lisossomos b) os mitocndrios c) os cloroplastos d) o sistema de Golgi e) os nuclolos

05. Em relao aos cloroplastos, assinale a alternativa que expressa um conceito incorreto: a) so responsveis pela sntese de substncias orgnicas. b) todos os vegetais apresentam cloroplastos com exceo de fungos, algas azuis, bactrias. c) so providos de clorofila, caroteno, xantofilas e cidos nuclicos. d) so responsveis pelas oxidaes celulares. e) libertam oxignio quando expostos luz branca do sol.

28

Analise a figura abaixo e responda as questes 6 e 7

06. A clula acima tem organelas cujas funes so importantes no metabolismo da vida. A organela responsvel pela equao 6 CO2 + 12 H2O C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 a de nmero: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

07. Ainda de acordo com o esquema acima, determine a organela responsvel pela obteno de energia pela clula, sendo armazenada por ATP. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

08. Qual das alternativas apresenta dois elementos qumicos que fazem parte das molculas de clorofila? a) Nitrognio e magnsio b) Ferro e enxofre c) Cobalto e nitrognio d) Cobalto e clcio e) Enxofre e magnsio

29

09. (PUCC) Sabe-se que a membrana externa das clulas vegetais tem a celulose como componente principal. Eis a razo ou razes provveis: a) a extrema resistncia qumica da celulose, que se decompe com dificuldade; b) poucos seres so capazes de digeri-la; c) a capacidade de suportar grande tenso e trao; d) as alternativas a, b e c so corretas; e) permitir a grande elasticidade.

10. (UFAL) Numa clula vegetal em diferenciao, observa-se que a parede secundria forma-se: a) externamente parede primria, aumentando o lmen celular, e deposita-se intensamente nas pontuaes; b) externamente parede primria, reduzindo o lmen celular, e deposita-se intensamente nas pontuaes; c) internamente parede primria, reduzindo o lmen celular, e no se deposita nas pontuaes; d) internamente parede primria, aumentando o lmen celular, e deposita-se intensamente nas pontuaes; e) em camadas alternantes com a parede primria, no afetando o lmen celular nem as pontuaes. Assunto: Os Seres Vivos 01. Qual a estrutura de uma clula procarionte?

02. As clulas de bactrias e as de cianofceas apresentam estruturas comuns e algumas diferentes. Quais so essas estruturas?

03. (UNICAMP) Cite dois exemplos de fungos e discuta a sua importncia.

04. (UFGO) As bactrias so seres procariontes porque: a) podem apresentar formas de resistncia que so os esporos; b) possuem uma parede celular espessa, constituda de polissacardeos, protenas e lipdeos; c) no possuem ncleo organizado envolto pela carioteca; d) possuem estrutura locomotoras denominadas flagelos; e) podem-se reproduzir sexuadamente por conjugao.

30

05. (PUCC) A nica organela citoplasmtica da clula procarionte : a) mitocndria b) ribossomo c) lisossomo d) dictiossomo e) mesossomo

06. (UEL) H maior nmero de lactobacilos por unidade de volume de leite: a) pasteurizado cru b) pasteurizado fervido c) recm-ordenhado d) em p e) coalhado

07. (UFPA) Organismos auttrofos, cujas clulas possuem clorofila, mas no possuem plastos, pertencem ao grupo: a) das bactrias decompositoras b) das cianofceas c) das algas verdes d) dos protozorios e) dos fungos

08. (FUVEST) O nico grupo de plantas do qual no se conhece nenhum mtodo de reproduo sexuada o das: a) bactrias b) cianofceas c) clorofceas d) rodofceas e) feofceas

09. (FUVEST) As mars vermelhas, fenmenos que podem trazer srios problemas para organismos marinhos e mesmo para o homem, so devidas: a) grande concentrao de rodofceas bentnicas na zona das mars; b) ao vazamento de petrleo, o qual estimula a proliferao de diatomceas marinhas; c) presena de poluentes qumicos provenientes de esgotos industriais; d) reao de certos poluentes com o oxignio produzido pelas algas marinhas; e) proliferao excessiva de certas algas planctnicas que liberam toxinas na gua.

31

10. (PUC SP) Analise as seguintes frases: I. As diatomceas so algas microscpicas constituintes do fitoplncton. II. As diatomceas so produtores primrios de ecossistemas marinhos. III. As diatomceas realizam fotossntese liberando oxignio para a atmosfera. Pode-se considerar: a) apenas I verdadeira b) apenas II verdadeira c) apenas III verdadeira d) I, II e III so verdadeiras e) I, II e III so falsas

Assunto: Ciclos Reprodutores 01. (UNICAMP) O esquema abaixo se refere ao processo de reproduo da alga filamentosa Ulothrix sp.

a) Que tipo de ciclo de vida esta alga apresenta? b) Considerando o esquema, identifique atravs das letras: - um gameta e um esporo - as estruturas haplides e as diplides - onde ocorre a meiose

02. O esquema abaixo representa o ciclo de vida de uma alga haplide.

32

Analisando o esquema, chega-se concluso de que a meiose ocorre durante: a) a formao dos gametas b) a germinao do zigoto c) o crescimento da alga d) a formao do zigoto e) a germinao dos esporos

03. Diz-se que um vegetal apresenta metagnese quando: a) A meiose ocorrer na formao dos gametas. b) Aparecem dois organismos adultos haplides. c) A meiose ocorrer no interior dos esporngios. d) O vegetal diplide produzir gametas, por meiose. e) O vegetal haplide produzir gametas, por meiose. 04. Considere o ciclo de vida abaixo:

No esquema so diplides: a) Esporo e esporfito b) Gametfito e gameta c) Gameta e zigoto d) Zigoto e esporfito e) Zigoto e gametfito

33

05. Analise o ciclo de vida abaixo esquematizado:

A meiose ocorreu na passagem: a) I b) II c) III d) IV e) V

06. O esquema abaixo representa o processo reprodutivo denominado:

a) Partenognese b) Pedognese c) Metagnese d) Neotenia e) Reproduo sexuada

07. A alternncia de reprodues assexuada e sexuada chama-se: a) metameria; b) pedognese; c) metagnese; d) ciclomeria; e) ontogenia

34

08. Para ocorrer metagnese basta a existncia de: a) fecundao cruzada; b) esporos; c) reproduo sexuada; d) autofecundao; e) meiose esprica. Assunto: Fotossntese 01. Escrevendo-se que durante a etapa fotoqumica da fotossntese houve: I. fotlise da gua II. reduo do NADP a NADPH III. fotofosforilao do ATP que passa a ADP IV. desprendimento de oxignio Foi cometido erro: a) na I e na II b) na III apenas c) na II e na III d) na II, na III e na IV e) na II apenas 02. A equao que melhor representa a etapa fotoqumica da fotossntese : a) CO2 + H2O (CH2O) + O2 b) 6 CO2 + H2O C6H12O6 + 6 O2 c) 2 H2O + 2 X 2 H2X + O2 (X aceptor de hidrognio) d) C6H12O6 + 6 O2 6 CO2 + 6 H2O e) CO2 + 2 H2O (CH2O) + H2O + O2 03. (CESGRANRIO) O esquema representa um cloroplasto. A propsito desse esquema so feitas trs afirmaes:

I. nas lamelas que se processa a fase luminosa da fotossntese. II. no estroma que se processa a sntese final da glicose. III. A seta 1 indica gs carbnico e a seta 2, oxignio.

35

Assinale: a) se somente I for verdadeira b) se somente I e II forem verdadeiras c) se somente II e III forem verdadeiras d) se somente I e III forem verdadeiras e) se I, II e III forem verdadeiras

04. Na fotossntese, h separao da gua em seus componentes (oxignio e hidrognio) e posterior formao de carboidratos, por ligao do hidrognio com o dixido de carbono. Sabe-se que a cada molcula de carboidrato que se forma, libertam-se 6 molculas do oxignio. Sabe-se, tambm, que todo o oxignio libertado provm da gua. Diante disso, diga qual a equao que representa a fotossntese: a) 6 CO2 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2 b) C6H12O6 + 6 O2 6 CO2 + 6 H2O c) 6 CO2 + 12 H2O C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 d) C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 6 CO2 + 12 H2O e) C6H12O6 + 6 O2 2 C6H12O6 + 2 CO2

05. A fotossntese libera para a atmosfera: a) o oxignio oriundo da gua; b) o oxignio proveniente do gs carbnico; c) o gs carbnico proveniente da respirao; d) o vapor dgua absorvido pela luz; e) o gs carbnico e o oxignio provenientes da respirao.

06. Em uma experincia sobre fotossntese, acrescentou-se ao meio onde viviam clorofceas unicelulares, uma substncia que inibe a reduo das coenzimas NADP. Que letra da tabela indica os resultados provveis dessa experincia? CONSUMO DE CO2 inalterado diminui cessa inalterado cessa LIBERAO DE O2 inalterado aumenta cessa cessa inalterado

a) b) c) d) e)

36

07. Durante a fase fotoqumica da fotossntese formam-se duas substncias transportadoras de energia: NADPH2 e ATP. A energia desses compostos ser utilizada na fase qumica do processo, para formao do acar a partir do dixido de carbono. A produo de ATP e NADPH2 ocorre por processo, respectivamente, de: a) fotlise e hidrlise b) oxidao e reduo c) transaminao e descarboxilao d) oxirreduo e oxirreduo e) fotofosforilao e reduo

08. (UFGO) Na fotossntese, ocorrem vrios fenmenos importantes, com exceo de: a) absoro de luz pelas clorofilas e converso de energia luminosa em energia qumica; b) reduo de CO2 pelos hidrognios provenientes da gua; c) libertao de O2 proveniente da lise do dixido de carbono; d) sntese de ATP, utilizando-se luz; e) fotofosforilao e reduo.

09. (FUVEST) O gs carbnico e o oxignio esto envolvidos no metabolismo energtico das plantas. Acerca desses gases pode-se dizer que: a) o oxignio produzido apenas noite; b) o oxignio produzido apenas durante o dia; c) o gs carbnico produzido apenas noite; d) o gs carbnico produzido apenas durante o dia; e) o oxignio e o gs carbnico so produzidos dia e noite.

10. (FUND. CARLOS CHAGAS) Considere as seguintes etapas da fotossntese: I. reduo do NADP II. fotlise da gua III. sntese de glicose IV. participao do CO2 na fase puramente qumica. A ordem em que ocorrem essas etapas : a) b) c) d) e) I II III IV II I IV III II IV I III II I III IV IV III II I

37

Assunto: Lquens
01. PUC-SP) Sobre os liquens, pode-se afirmar que eles so resultantes de uma associao biolgica. Pergunta-se: a) Como denominada essa associao? b) Que tipos de organismos formam um lquen? c) Qual a vantagem dessa associao para esses organismos?

02. (FUVEST) Os liquens so formados pela associao de dois tipos de organismos. a) Quais so eles? b) Explique o tipo de interao entre esses dois organismos.

03. (UBERABA) Na constituio dos liquens podemos observar que entram: a) somente fungos e algas verdes; b) fungos e algas verdes pluricelulares; c) fungos e algas verdes e azuis unicelulares; d) fungos e algas vermelhas; e) fungos e algas pardas.

04. (FUVEST) Os primeiros organismos que se fixam numa rocha nua so: a) cianofceas b) lquenes c) fungos d) mixomicetos e) procariontes

05. Quais os organismos que formam um lquen? a) brifita e pteridfita b) alga e fungo c) bactria e fungo d) alga azul e bactria e) fungo e alga azul

38

Assunto: Influncia Hormonal

01. (FUVEST) Quando se poda uma roseira observa-se um rpido crescimento das gemas laterais para a formao de ramos vegetativos. Isto ocorre porque as gemas laterais: a) passam a produzir menos auxinas; b) intensificam a produo de etileno e giberelinas; c) recebem menos citocininas; d) passam a receber mais auxinas; e) recebem menos auxinas.

02. (UnB) As figuras I, II e III representam um experimento realizado por C. Darwin e seu filho Francis sobre o crescimento das plantas e publicado em 1881. Analise-as e julgue os itens abaixo:

(0) preciso iluminar a extremidade da planta para que ela cresa em direo luz. (1) Alguma influncia transmitida da parte superior para a parte inferior da planta, provocando a curvatura da mesma. (2) A curvatura da planta ocorre porque o lado iluminado cresce mais do que o lado no iluminado. (3) As experincias de Darwin referem-se ao fototropismo positivo dos caules. (4) As plantas no crescem em ausncia de luz. (5) A partir destes experimentos, Charles Darwin descobriu a auxina.

39

03. A figura a seguir representa trs lotes de coleptiles tratadas diferentemente:

Horas depois de preparada a experincia, comparam-se as coleptiles dos lotes I e II s do lote III. Que letra da tabela abaixo indica corretamente os provveis resultados obtidos? Lote I a) cessa o crescimento b) cessa o crescimento c) cresce e curva-se para direita d) cresce e curva-se para direita e) crescimento igual ao do lote III Lote II crescimento igual ao do lote III cessa o crescimento cresce e curva-se para a direita crescimento igual ao do lote III cresce e curva-se para direita

04. (UFCE) Considere o seguinte esquema, que representa um experimento em que se colocaram blocos de gar-gar, contendo a mesma concentrao de hormnios de crescimento, sobre pedaos de caule e raiz de um planta, da qual foram retiradas as regies apicais:

O experimento permite concluir que, na concentrao usada, o hormnio: a) inibe o crescimento da raiz e do caule; b) estimula o crescimento da raiz e do caule; c) estimula o crescimento da raiz e inibe o crescimento do caule; d) estimula o crescimento do caule e inibe o crescimento da raiz; e) no tem efeito sobre o crescimento da raiz.

40

05. (UFBA) As coleptiles so folhas modificadas que recobrem o caulculo do embrio das gramneas, com funo de proteo. Foi observado que a ponta da coleptile produz auxinas (cido indolilactico) e que este hormnio acelera o crescimento das clulas da regio inferior da coleptile.

A ponta de uma coleptile foi retirada e depois colocada unilateralmente, conforme a figura acima. O que voc espera que acontea com o crescimento da coleptile? a) continua o crescimento para cima; b) cessa o crescimento; c) cresce no flanco esquerdo e curva-se para a direita; d) cresce no flanco direito e curva-se para a esquerda; e) nada do que foi dito verdadeiro.

06. Quando se elimina a gema apical de uma roseira, geralmente esta: a) continua a crescer normalmente para cima; b) pra completamente de crescer; c) forma gemas laterais que regridem; d) desenvolve as gemas laterais e ramifica-se; e) forma uma nova gema apical em lugar da eliminada.

07. (UFRN) Quando o nvel de auxina de uma folha, baixa acentuadamente pode pressupor que esta folha esteja: a) em plena atividade fotossinttica; b) em estgio de primrdio; c) em plena maturao; d) entrando na fase de distenso; e) atingindo a fase senescente.

41

08. As camadas de absciso constituem estratos de clulas com paredes celulares delgadas e em desintegrao. A formao destas camadas leva separao progressiva dos frutos, permitindo a sua queda. A formao destas camadas est relacionada, pelo menos em parte, com: a) o desenvolvimento das gemas laterais; b) a diminuio na taxa de auxinas nos frutos; c) o aumento da quantidade de protenas; d) o aumento na absoro inica pelas razes; e) a eliminao das gemas apicais do caule.

09. (PUC) Aps o amadurecimento de um fruto, geralmente, ocorre: a) aumento do seu teor auxnico e desaparecimento da camada de absciso; b) queda de seu teor auxnico e desaparecimento da camada de absciso; c) inalterao de seu teor auxnico e formao da camada de absciso; d) aumento do seu teor auxnico e formao da camada de absciso; e) queda do seu teor auxnico e formao da camada de absciso.

10. (UFPA) Quando Fritz Went verificou que as coleptiles de aveia decapitadas s cresciam quando sobre elas eram recolocados os pices, ou quando se aplicavam sobre elas cubos de gelatina que estiveram em contato com os pices por algum tempo, pde concluir que: a) as coleptiles decapitadas precisavam de gelatina para crescer; b) o estmulo ao crescimento, proveniente dos pices, era de natureza eltrica, afetando o potencial das membranas; c) os aminocidos da gelatina eram capazes de estimular a sntese de protoplasma nas clulas da coleptile e assim todo o crescimento; d) os pices das coleptiles produziam alguma substncia estimuladora do crescimento, difusvel para a gelatina; e) os pices das coleptiles eram capazes de destruir algum inibidor de crescimento presente na gelatina.

42

Assunto: Osmose e Absoro 01. (PUC SP) O esquema abaixo mostra o comportamento da clula vegetal submetida a duas condies osmticas diferentes:

a) Como so denominadas as clulas A e B? b) Considere Sc = suco celular; Si = suco vacuolar e M = resistncia da membrana celulsica. Se, no caso da clula A, o valor de Si de 10 atmosferas, qual o valor esperado, em atmosferas, de Sc e M para essa clula?

02. (FUVEST) Sabendo-se que o dficit de presso de difuso de uma clula (DPD) a diferena entre a presso osmtica (PO) e a presso de turgor (PT), qual das seguintes alternativas representa a situao de uma clula trgida? a) DPD = PT b) DPD = PO c) PT = 1 d) PO = 1 e) DPD = 0

03. (VUNESP) Um estudante colocou dois pedaos recm-cortados de um tecido vegetal em dois recipientes, I e II, contendo soluo salina. Depois de algumas horas, verificou que no recipiente I as clulas do tecido vegetal estavam plasmolisadas. No recipiente II, as clulas mantiveram o tamanho normal. Qual a concluso do estudante quanto: a) a concentrao das solues salinas nos recipientes I e II, em relao ao suco celular desse tecido? b) O que significa dizer que em I as clulas estavam plasmolisadas?

43

04. (FEI) Uma clula vegetal plasmolisada poder voltar situao normal desde que seja colocada em uma soluo: a) hipotnica, em relao concentrao do seu suco celular; b) hipertnica, em relao concentrao de seu vacolo; c) isotnica, em relao concentrao de seu suco celular; d) de concentrao maior do que a existente no seu interior; e) de concentrao igual existente no suco vacuolar.

05. (UERJ) O esquema abaixo demonstra o fenmeno da osmose. No incio do experimento, h uma soluo de glicose a 50% dentro de um recipiente envolvido por uma membrana que impermevel glicose mas no gua.

A variao da taxa osmtica em funo do tempo, no sistema envolvido por membrana, est apresentada precisamente pelo seguinte grfico:

a)

b)

c)

d)

e)

44

06. (FUVEST) Clulas vegetais, como as representadas na figura A, foram colocadas em uma determinada soluo e, no fim do experimento, tinham aspecto semelhante ao da figura B. Comparando-se as concentraes do interior da clula na situao inicial (I), da soluo externa (II) e do interior da clula na situao final (III), podemos dizer que:

a) I maior que II b) I maior que III c) I menor que II d) I igual a III e) III maior que II

07. (UFPA) O comportamento de hemcias e clulas vegetais, quando colocadas em meios hipotnicos, diferente em virtude da: a) diferena de funcionamento da membrana plasmtica; b) existncia de vacolos nas clulas vegetais; c) existncia de parede celulsica nas clulas vegetais; d) porosidade da membrana celulsica; e) inexistncia de ncleo das hemcias.

08. (UEL) Numa clula vegetal encontrou-se um valor de 25 atm para presso osmtica do vacolo, sendo que igual valor foi encontrado para presso de turgescncia. Conclui-se que a clula est: a) murcha b) trgida c) plasmolisada d) em plasmlise incipiente e) com turgor negativo

45

09. (UFMG) O esquema representa uma clula turgescente de parnquima aclorofilado. O comprimento das setas, que indicam movimento de substncia, proporcional s quantidades de substncias que fluem:

Satisfazem as situaes I, II e III do esquema, as seguintes substncias, respectivamente: a) glicose, gua e amido b) glicose, amido e gua c) gua, glicose e amido d) gua, amido e glicose e) amido, glicose e gua

10. (UEMT) O diagrama abaixo representa as variaes de volume em clulas vegetais em relao s condies hdricas:

As clulas na posio A esto _______; para atingir o ponto A foram mergulhadas em _______. a) murchas meio hipertnico b) plasmolisadas meio hipertnico c) murchas meio isotnico d) trgidas meio hipotnico e) trgidas meio isotnico

46

Assunto: Ncleo 01. Uma clula que apresenta grande quantidade de sntese protica tende a apresentar, em geral, um grande nuclolo. Explique esta relao.

02. (UNICAMP) Em rs, um espermatozide apresenta de zero a trs complexos de poro por mm2 de envoltrio nuclear (carioteca) e ausncia de nuclolo, enquanto um ocito apresenta ao redor de 60 complexos de poro por mm2 de envoltrio e um grande nuclolo. A que se deve a diferena entre os dois tipos celulares? Explique.

03. Podemos afirmar que o nuclolo uma estrutura: a) intranuclear, visvel apenas ao microscpio eletrnico, presente em clulas em anfase; b) intranuclear, rica em RNA mensageiro, presente em alguns vrus; c) intranuclear, rica me RNA ribossmico, presente em clulas em anfase; d) citoplasmtica, presente em alguns protozorios; e) citoplasmtica, rica em RNA ribossmico, com funo de sintetizar enzimas do ciclo respiratrio.

04. k, ou relao nucleoplasmtica, o seguinte:

Assinalar a alternativa correta sobre o que acontece com k durante o ciclo celular: a) k permanece constante; b) k aumenta, porque, enquanto o volume citoplasmtico fica inalterado, o volume nuclear, pelo menos, duplica; c) k diminui, porque, enquanto o volume citoplasmtico fica inalterado, o volume nuclear, pelo menos, reduz-se metade; d) ao atingir certo valor mximo, a clula se divide; e) ao atingir um certo valor mnimo, a clula se divide.

05. (PUC) A cromatina, sob o aspecto morfolgico, classificada em eucromatina e heterocromatina. Elas se distinguem porque: a) a eucromatina se apresenta condensada durante a mitose e a heterocromatina j se encontra condensada na interfase; b) a eucromatina se apresenta condensada na interfase e a heterocromatina, durante a mitose; c) s a heterocromatina se condensa e a eucromatina no;

47

d) a eucromatina Feulgen positivo e a heterocromatina Feulgen negativo; e) a eucromatina a que ocorre no ncleo a e heterocromatina a que ocorre no citoplasma.

06. Considerando o ncleo interfsico, diferenciar a eucromatina de heterocromatina.

07. O material gentico envolvido por uma membrana, a carioteca. Qual o aspecto e a origem de tal membrana?

08. Como so classificados os cromossomos, em relao posio do centrmero?

09. Associe as colunas I e II: COLUNA I 1. Filamento unitrio, desespirilizado e distendido que constitui o cromossomo. 2. Estrutura relacionada com a formao do nuclolo. 3. Cada um dos elementos duplicados de um mesmo cromossomo, e que se encontram unidos pelo centrmero. 4. Estrutura situada na constrio primria do cromossomo, atravs da qual este se prende s fibrilas do fuso acromtico. COLUNA II A. Centrmero B. Cromonema C. Satlite D. Cromtides

10. (FUND. CARLOS CHAGAS) A cromatina presente no ncleo interfsico aparece durante a diviso celular com uma organizao estrutural diferente, transformando-se nos: a) crommetros b) cromossomos c) centrmeros d) cromocentros e) cromonema

48

Assunto: Grupos Sanguneos


01. Na presena de aglutinina correspondente, as hemcias que contm o aglutinognio se aglutinam. Pode-se dessa forma, determinar o grupo sangneo do sistema ABO a que pertencem os indivduos. Foi testado o sangue de dois indivduos (I e II) com os soros-padro anti-A e anti-B, obtendo-se os seguintes resultados:

A que grupos sangneos pertencem, respectivamente, os indivduos I e II?

02. Por que o indivduo do grupo O pode doar seu sangue a qualquer pessoa? Por que uma pessoa do grupo AB pode receber sangue de qualquer tipo?

03. (FUVEST) Um homem do grupo sangneo AB casado com uma mulher cujos avs paternos e maternos pertencem ao grupo sangneo O. Esse casal poder ter apenas descendentes: a) do grupo O; b) do grupo AB; c) dos grupos AB e O; d) dos grupos A e B; e) dos grupos A, B e AB.

04. (FUVEST) Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfuses em indivduos dos tipos O, A, B e AB esto disponveis, respectivamente: a) 2, 5, 10 e 18 litros; b) 2, 3, 5 e 8 litros; c) 2, 3, 8 e 16 litros; d) 18, 8, 13 e 5 litros; e) 7, 5, 10 e 11 litros.

05. (PUC) Dois caracteres com segregao independente foram analisados em uma famlia: grupos sangneos do sistema ABO e miopia. A partir dessa anlise,

49

obtiveram os seguintes dados: I 1, 2 e 3 pertencem ao grupo O. II 4 pertence ao grupo AB. III 4 e 5 so mopes.

Qual a probabilidade de o casal 5 e 6 ter uma criana do grupo sangneo O e mope? a) 1 / 16 b) 1 / 8 c) 1 / 4 d) 1 / 2 e) 3 / 4

06. Como se forma o anti-Rh no corpo humano?

07. Uma mulher que nunca recebeu transfuso sangnea teve trs filhos. O primeiro e o terceiro nasceram normais e o segundo, com eritroblastose fetal. Quais so os fentipos e os gentipos para o fator Rh dos indivduos acima citados?

08. (FEI) Para que haja possibilidade de ocorrncia de eritroblastose fetal (doena hemoltica do recm-nascido), preciso que o pai, a me e o filho tenham, respectivamente, os tipos sangneos: a) Rh+, Rh-, Rh+ b) Rh+, Rh-, Rhc) Rh+, Rh+, Rh+ d) Rh+, Rh+, Rhe) Rh-, Rh+, Rh+

09. (MACK) Um indivduo de tipo sangneo O, Rh-, filho de pais tipo sangneo A, Rh+, pretende se casar com uma jovem de tipo sangneo A, Rh-, filha de pai de tipo sangneo O, Rh- e me AB, Rh+. A probabilidade de o casal ter filhos com o mesmo fentipo do pai ser:

50

a) 1/4 b) 1/2 c) 1/3 d) 1/8 e) 1/16 10. (FATEC) Um casal cujo filho do grupo sangneo A, com fator Rh positivo, pode ter os seguintes gentipos: a) |A|B Rhrh e |B|B rhrh b) |A|A rhrh e |B|B RhRh c) |B| Rhrh e ii rhrh d) |B|B rhrh e |A|B RhRh e) |A|B rhrh e ii Rhrh Assunto: Meiose 01. (FUVEST) Considere os processos de mitose e meiose. a) Qual o nmero de cromossomos das clulas originadas, respectivamente, pelos dois processos, na espcie humana? b) Qual a importncia biolgica da meiose? 02. Em que tipos celulares acontece a meiose? 03.

a) Temos meiose em A, B e C. b) Temos mitose em A e meiose em B e C. c) Temos meiose em A e mitose em B e C. d) Temos meiose em A e B e mitose em C. e) Temos mitose em A e B e meiose em C. 04. O esquema ao lado apresenta um ciclo vital:

51

Os nmeros I, II e III representam, respectivamente: a) mitose, fecundao, meiose; b) meiose, fecundao, mitose; c) mitose, meiose, fecundao; d) meiose, mitose, fecundao; e) fecundao, mitose, meiose. 05. Uma clula com 8 cromossomos sofre meiose e origina: a) 2 clulas com 4 cromossomos; b) 2 clulas com 8 cromossomos; c) 4 clulas com 2 cromossomos; d) 4 clulas com 4 cromossomos; e) 4 clulas com 8 cromossomos;

06. Que fenmenos celulares ocorrem nas quatro fases da espermatognese? 07. O esquema abaixo mostra uma das etapas da ovognese:

Pergunta-se: a) Qual o nome da fase representada? b) Quais so as clulas haplides? c) Como se chamam, respectivamente, as clulas 1, 3 e 4?

08. Sabe-se que a seqncia da espermatognese a seguinte: espermatognia espermatcitos I espermatcitos II espermtides espermatozides. Perguntase: Quantos espermatozides sero produzidos, respectivamente, a partir de 100 espermtides e 100 espermatcitos I? a) 400 e 400 b) 400 e 100 c) 100 e 800 d) 200 e 400

52

e) 100 e 400

09. Analise as afirmativas abaixo, relacionadas com a gametognese: I - Todas as clulas que se originam do espermatcito I convertem-se em gametas. II - Todas as clulas que se originam do ovcito I convertem-se em gametas. III - Somente uma das quatro clulas que se originam do ovcito I converte-se em gameta. Assinale: a) se somente I e II forem corretas; b) se somente I e III forem corretas; c) se somente II e III forem corretas; d) se apenas uma delas for correta; e) se todas forem corretas.

10. A partir de cada ovognia obtm-se, geralmente: a) dois vulos e dois corpsculos polares; b) trs corpsculos polares e um vulo; c) trs vulos e um corpsculo polar; d) quatro corpsculos polares; e) quatro vulos.

Assunto: Membrana Plasmtica


01. Descreva o modelo de mosaico fludo proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmtica.

02. Em relao s especialidades da membrana, conhecidas como microvilosidades, responda: a) No que consistem? b) Para que servem? c) Onde aparecem? 03. No esquema abaixo aparecem clulas epiteliais da mucosa 1 designadas por 2.

1 a) bucal b) intestinal

2 microvilosidades microvilosidades

53

c) intestinal d) gstrica e) gstrica

microfilamentos desmossomos clios

04. Em relao s clulas animais, denominam-se glicoclix: a) os microvilos das clulas que revestem o intestino delgado; b) todas as clulas acinosas de glndulas secretoras; c) o colo do espermatozide; d) a estrutura lipoprotica das membranas celulares; e) uma camada com protenas e carboidratos que recobre a membrana plasmtica.

05. Na figura abaixo, a estrutura apontada pela seta 1 representa uma formao:

a) importante para a movimentao celular; b) importante para aumentar a superfcie celular, facilitando a absoro de substncias do meio externo; c) denominada vescula pinocittica; d) importante para manter a aderncia entre uma clula e outra; e) que contm grande quantidade de enzimas.

06. A membrana plasmtica apresenta uma propriedade tpica: a permeabilidade seletiva. No que consiste essa propriedade?

07. (VUNESP) A membrana plasmtica que delimita a clula permite a passagem seletiva de substncias do meio externo para o meio interno da clula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difuso facilitada?

08. Todas as clulas possuem uma membrana plasmtica, ou plasmalema, que separa o contedo protoplasmtico, ou meio intracelular, do meio ambiente. A existncia e integridade dessa estrutura so importantes, porque a membrana: a) regula as trocas entre a clula e o meio, s permitindo a passagem de molculas de fora para dentro da clula e impedindo a passagem em sentido inverso;

54

b) possibilita clula manter a composio intracelular diversa do meio ambiente; c) impede a penetrao de substncias existentes em excesso no meio ambiente; d) torna desnecessrio o consumo energtico para captao de metablitos do meio externo; e) impede a sada de gua do citoplasma.

09. Sobre o mecanismo de transporte ativo, atravs da membrana celular, so feitas as seguintes afirmaes: I - Para que molculas sejam transportadas a partir de uma soluo mais concentrada para uma menos concentrada, atravs da membrana celular, a clula deve despender energia, e isto denominado transporte ativo. II - Dentre as diferentes substncias que so, com freqncia, transportadas ativamente atravs da membrana celular esto:aminocidos, ons sdio, ons potssio, ons hidrognio e vrios monossacardeos. III - O mecanismo bsico envolvido no transporte ativo depende de transportadores especficos, que reagem de maneira reversvel com as substncias transportadas, sob a ao de enzimas e com consumo de energia. Escreveu-se corretamente em: a) I e II apenas b) I e III apenas c) II e III apenas d) I, II e III e) nenhuma delas 10. O que acontece quando as hemcias so colocadas em: a) gua destilada. b) Soluo hipertnica

Assunto: Organizao e Composio Qumica dos Seres Vivos


01. Quais so os quatro compostos orgnicos fundamentais encontrados nos seres vivos?

02. A histologia divide os tecidos animais e quatro grupos bsicos. Quais so eles?

03. Qual foi a estrutura celular observada por Robert Hooke?

04. Assinale a afirmao que no faz parte da teoria celular: a) Os seres vivos so formados por clulas. b) Os fenmenos fundamentais da vida ocorrem em nvel celular.

55

c) Toda clula resulta da diviso ou fuso de clulas pr-existentes. d) Em todos os seres vivos as clulas realizam o mesmo tipo de ciclo celular. e) As clulas-me transmitem suas caractersticas s clulas-filhas.

05. So organismos procariontes: a) vrus e bactrias; b) vrus e cianofceas; c) bactrias e cianofceas; d) bactrias e fungos; e) todos os unicelulares. 06. (UF - PA) As clulas variam em tamanho, desde grandes algas unicelulares, vitelo de ovos de aves, at minsculas bactrias com dimenses da ordem de 0,0001 mm. Com relao s dimenses da grande maioria das clulas e de suas estruturas, podemos dizer que: a) a maior parte das clulas medida em mm, suas estruturas microscpicas, em nm, e as estruturas submicroscpicas, em ; b) a grande maioria das clulas medida em , suas estruturas microscpicas, em nm, e as estruturas submicroscpicas em em mm; c) a grande maioria das clulas medida em e suas estruturas microscpicas, em nm; d) todas as clulas s podem ser medidas em ; e) s as clulas microscpicas so medidas em mm. 07. O material gentico das clulas : a) a glicose b) uma protena c) o colesterol d) o cido desoxirribonuclico. e) um aminocido

08. Na composio qumica de uma clula existem componentes orgnicos e inorgnicos. Quais so esses componentes?

09. Por que as clulas de intensa atividade possuem maior quantidade de gua do que as clulas de pequenaatividade metablica?

10. A taxa de gua varia em funo de trs fatores bsicos: atividade metablica,

56

idade e espcie. Baseado nesses dados, a alternativa que apresenta um conjunto de maior taxa hdrica : a) corao, ancio, cogumelo; b) estmago, criana, abacateiro; c) msculo da perna, recm-nascido, medusa; d) ossos da perna, adulto, "orelha-de-pau"; e) pele, adolescente, coral.

Assunto: Organizao Estrutural dos Seres Vivos


01. Qual a funo associada com cada uma das seguintes estruturas celulares? a) membrana plasmtica b) ribossomos c) lisossomos d) mitocndrias

02. Qual a importncia do ncleo para a clula?

03. (UNAERP) Numa clula especializada na produo de energia espera-se encontrar grande nmero de: a) clios b) mitocndrias c) nuclolos d) ribossomos e) corpos de Golgi

04. (PUCC) Nas clulas, a funo de secreo est reservada: a) ao aparelho de Golgi b) s mitocndrias c) ao retculo endoplasmtico d) aos ribossomos e) aos lisossomos

05. Relacione as organelas celulares e suas funes: (1) ncleo (A) secreo celular (2) mitocndrias (B) transporte intracelular (3) lisossomos (C) respirao celular (4) Complexo de Golgi (D) digesto celular (5) retculo endoplasmtico (E) controle das atividades celulares a) 1A, 2B, 3C, 4D e 5E b) 1E, 2C, 3D, 4A e 5B c) 1C, 2E, 3D, 4B e 5A

57

d) 1D, 2A, 3C, 4B e 5E e) 1E, 2C, 3A, 4D e 5B

Ecologia
Assunto: Populaes
01. Qual a diferena existente entre populao e comunidade? 02. Quais so os quatro fatores bsicos que determinam o tamanho de uma populao? 03. Qual a importncia da resistncia ambiental no crescimento populacional? 04. (PUC) O grfico abaixo representa o crescimento da populao:

No grfico, o que representa as curvas A e C e o espao B? 05. (UNICAMP) Censo realizado em regio tropical sobre a atividade de caa de lagartos nas dunas de uma restinga, em diferentes horrios, apresentou os seguintes dados: 08h00 8 indivduos de uma nica espcie 10h00 32 indivduos de duas espcies 12h00 48 indivduos de quatro espcies 14h00 128 indivduos de oito espcies 16h00 32 indivduos de oito espcies 18h00 16 indivduos de quatro espcies 20h00 4 indivduos de uma nica espcie a) Elabore grfico ilustrando os dados acima. b) Comente a possibilidade da influncia de um determinado fator abitico na atividade de caa dos lagartos.

06. Os fatores influem na densidade de uma populao: I. Natalidade II. Mortalidade III. Imigrao IV. Emigrao

58

Em uma populao em declnio, sobrepujam os outros fatores as taxas de: a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

07. Suponha que um bilogo estudou uma populao de pombos de uma determinada rea durante 10 anos. Verificou que a taxa mdia de natalidade foi de 40 por ano, a de mortalidade de 30 por ano, a de imigrao 3 por ano, a de emigrao 8 por ano. A populao estava aumentando ou diminuindo? a) Qual a modificao mdia anual devido migrao? b) Se a populao inicial fosse de 15 pombos, qual seria a populao no fim de 10 anos?

08. Em uma comunidade, o predador pode ser regulador quando: a) contribui para diminuir a densidade da populao de presas; b) determina a extino das presas; c) contribui para a manuteno da densidade populacional das presas; d) mantm e contribui para elevar a taxa de densidade populacional; e) influi na progressiva extino das presas. 09. (OSEC) A expresso equilbrio populacional significa que, na natureza h: a) Um dinamismo devido a constantes alteraes no tamanho das populaes. b) Equivalncia entre os consumidores dos vrios nveis ecolgicos. c) Igualdade entre as taxas de natalidade e de mortalidade. d) Constncia no nmero de indivduos que constituem as populaes. e) Igualdade entre o nmero de produtores e o de consumidores primrios.

10. Num determinado meio de cultura, todas as condies iniciais so favorveis ao desenvolvimento de certo tipo de bactria, que se reproduz a cada 20 minutos. Admitindo ausncia de seleo natural e de mutao e levando em conta que, em cada gerao, a partir da terceira, mantenha-se uma taxa de mortalidade constante de 50%, causada por bacterifagos introduzidos na cultura, qual a quantidade de bactrias ali existente, a partir de uma nica clula bacteriana, aps 6 horas de incio da experincia? a) duas bactrias b) quatro bactrias c) oito bactrias d) 24 bactrias e) nenhuma bactria

59

Assunto: Biomas Aquticos 01. Quais os principais fatores abiticos no talassociclo?

02. Quais so as zonas em que se pode dividir o ambiente marinho quanto luz?

03. Qual a importncia ecolgica das algas que constituem o fitoplncton marinho?

04. Como dividido o Limnociclo?

05. Pertencem ao ncton: a) todos os habitantes dos mares que nadam ativamente; b) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato abissal; c) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato litorneo; d) todos os habitantes dos mares que vivem flutuando no oceano; e) todos os animais microscpicos do substrato abissal ou litorneo.

06. No mar, o nmero de consumidores primrios maior na profundidade de: a) 0 a 400 metros b) 400 a 800 metros c) 800 a 1 200 metros d) 1 200 a 1 600 metros e) mais de 1 600 metros

07. Dos biociclos que integram a Biosfera, qual o que diz respeito flora e fauna marinhas? a) talassociclo b) limnociclo c) epinociclo d) limnobiose e) biociclo

60

08.

Os conjuntos de organismos I, II e III, da tabela acima, podem fazer parte, respectivamente, do: a) ncton, bentos e plncton b) ncton, ncton e bentos c) plncton, bentos e ncton d) bentos, ncton e plncton e) bentos, plncton e ncton

09. Entre as comunidades marinhas encontramos a categoria chamada de NCTON, que corresponde ao conjunto de seres vivos: a) que se deslocam passivamente na gua, arrastados pelas ondas e correntes marinhas; b) conhecidos por algas responsveis pela renovao da maior parte do oxignio do planeta; c) dotados de movimentos ativos, capazes de nadar e vencer as correntes; d) vivem no leito do mar, fixos, rastejantes ou nadadores e pouco se afastam do fundo; e) conhecidos por anmonas-do-mar, estrelas-do-mar, ourios-do-mar e protozorios.

10. (FATEC) Associe as colunas abaixo e marque a alternativa que contm a associao correta: COLUNA A I. Plncton II. Ncton III. Bentos COLUNA B 1. Organismos capazes de nadar ativamente contra as correntes marinhas. 2. Organismos caractersticos do fundo do mar. 3. Organismos flutuantes incapazes de nadar contra as correntes marinhas. a) I - 2; II - 3; III - 1 b) I - 3; II - 1; III - 2 c) I - 1; II - 3; III - 2 d) I - 2; II -1; III - 3 e) I - 3; II - 2; III - 1

61

Assunto: Poluio
01. Qual o conceito de poluio?

02. Como o lanamento de esgotos nos rios provoca a morte dos seres aerbios?

03. No que consiste o processo de eutrofizao?

04. Quais so os danos provocados pela poluio do petrleo no mar?

05. (FUVEST) a) Indique a seqncia em que ocorrem os acontecimentos abaixo, causados pelo lanamento, numa represa, de grande quantidade de esgoto com resduos orgnicos. (1) (2) (3) (4) (5) proliferao de seres anaerbios. proliferao intensa de microorganismos. aumento de matria orgnica disponvel. diminuio da quantidade de oxignio disponvel na gua. morte dos seres aerbios.

b) Qual desses acontecimentos conhecido como eutrofizao?

06. (FUVEST) Dentre as vrias formas de interferncia do homem moderno no ambiente natural podem ser citados o efeito-estufa e a destruio da camada de oznio. Escolha um desses dois fenmenos e explique: a) como ele provocado; b) uma das conseqncias previsveis advindas desse fenmeno para a humanidade.

07. (FUVEST) A concentrao de gs na atmosfera vem aumentando de modo significativo desde meados do sculo XIX; estima-se que se quadruplicou no ano 2000. Qual dos fatores abaixo o principal responsvel por esse aumento? a) ampliao da rea de terras cultivadas; b) utilizao crescente de combustveis fsseis; c) crescimento demogrfico das populaes humanas; d) maior extrao de alimentos do mar; e) extino de muitas espcies de seres fotossintetizantes.

08. Considere os seguintes itens: I. agrotxicos que destroem ovos; II. agrotxicos que matam larvas;

62

III. vrus que atacam larvas. O controle biolgico de pragas pode ser feito atravs de, apenas: a) I b) II c) III d) I e III e) II e III

09. O poluente atmosfrico que se liga permanentemente s molculas de hemoglobina impossibilitando-as de transportar oxignio s clulas o: a) oznio b) hidrocarbonato c) dixido de enxofre d) dixido de carbono e) monxido de carbono

10. Entre os poluentes encontram-se: I. Substncias j existentes nos ecossistemas naturais, cuja quantidade aumentou devido s atividades humanas. II. Substncias que normalmente no esto presentes nos ecossistemas naturais. Pertencem, respectivamente, aos grupos I e II: a) DDT e estrncio-90 b) DDT e monxido de carbono c) tetracloreto de etila e esgoto domstico d) monxido de carbono e dixido de carbono e) dixido de carbono e estrncio-90

Assunto: Biomas Terrestres


01. O que so biociclos? 02. O biociclo terrestre pode ser dividido em seis Biomas. Quais so eles? 03. Qual localizao da Tundra? Que caractersticas climticas apresenta? 04. Que tipo de vegetao predomina na Tundra? 05. Por que a vegetao rasteira reduzida na Taiga? 06. Qual a razo do nome Floresta Caduciflia? 07. A regio do nosso planeta ocupada pelos seres vivos constitui a(o):

63

a) Biosfera b) Biocora c) Biologia

d) Bioma e) Nicho Ecolgico

08. Um grande ecossistema, onde esto presentes clima, vegetao e animais da regio, conhecido por: a) Bioma b) Biocenose c) Biosfera d) Bitipo e) Biomassa

09. A energia radiante que chega Terra indispensvel vida. As regies que recebem mais energia no nosso planeta so prximas do: a) Crculo Polar rtico b) Trpico de Cncer c) Crculo Polar Antrtico 10. Complete as lacunas da frase abaixo: Bioma constitudo principalmente por liquens e musgos que vegetam num perodo muito curto do ano localiza-se no ___________ e conhecido por ___________. a) Plo rtico - Taiga b) Plo Austral - Tundra c) Plo Antrtico - Floresta de Conferas d) Plo rtico - Tundra e) Equador - Floresta Latifoliada d) Trpico de Capricrnio e) Equador

Assunto: Cadeia Alimentar 01. (USP) Analisando-se as trocas efetuadas entre o meio e cada nvel trfico de uma cadeia alimentar, nota-se: a) devoluo de energia, de CO2 e de O2 para o meio. A energia no pode ser reutilizada. O CO2 utilizado pelos produtores e o O2 pelos seres vivos em geral; b) devoluo de energia e de CO2 para o meio. A energia e o CO2 s podero ser reutilizados pelos produtores; c) devoluo de energia e de CO2 para o meio. A energia pode ser reaproveitada. O CO2 pode ser reutilizado pelos produtores; d) aproveitamento total da energia incorporada e desprendimento de O2, que poder ser utilizada na respirao dos seres vivos; e) aproveitamento total da energia incorporada e desprendimento de CO2, que poder ser utilizado pelos produtores.

02. (USP) Seja a pirmide alimentar da seqncia seguinte:

64

plantas fotossintetizantes pequenos animais herbvoros pequenos carnvoros e onvoros maiores a) o contedo energtico, a massa de protoplasma e o nmero de espcies aumentam a ordem dada para a seqncia; b) os trs parmetros dados diminuem na ordem da seqncia; c) o contedo energtico aumenta e os dois outros parmetros diminuem; d) o contedo energtico e a massa de protoplasma aumentam na ordem dada e o nmero de espcies diminui; e) na ordem dada para seqncia aumentam a massa dos protoplasmas e o nmero de espcies, diminuindo o outro parmetro.

03. O que so decompositores? Exemplifique.

04. (USP) As alternativas apresentam os constituintes de uma cadeia alimentar de uma lagoa, onde foi aplicado DDT, sabendo-se que o DDT tem efeito cumulativo, em qual dos elementos da cadeia alimentar haver maior concentrao deste inseticida? a) guaru-guarus b) fitoplcton c) larvas de mosquitos d) cgados e) zooplncton

05. (USP) O esquema abaixo representa uma teia alimentar em uma comunidade de lagos.

Sabendo-se que os peixes dessa comunidade servem de alimento para uma ave, podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave comporta-se, exclusivamente, como:

65

a) consumidor de primeira ordem b) consumidor de segunda ordem c) consumidor de terceira ordem d) consumidor de segunda e terceira ordens e) consumidor de terceira e de quarta ordem.

06. (USP) Qual a importncia das algas planctnicas nos ecossistemas?

07. (FUVEST) Qual o significado dos decompositores num ecossistema?

08. Quais so as diferenas existentes entre as cadeias de predadores e de parasitas?

09. (FUVEST) O esquema ao lado representa uma teia alimentar. Dentre as mltiplas relaes ecolgicasmostradas pelas setas, destaque uma cadeia alimentar com cinco nveis trficos. Classifique os elementos destacados de acordo com seu papel na cadeia.

10. Numa cadeia alimentar constituda por vegetais, gavies, gafanhotos, rs e cobras, qual dos organismos ocupa o nvel trfico mais alto e qual ocupa o nvel mais baixo?

66

Assunto: Fatores Biticos


01. (USP) No ciclo do carbono em ambientes aquticos, esquematizado abaixo:

A etapa A representa a respirao A etapa B representa a fotossntese O fitoplncton realiza A e B a) o zooplncton responsvel pela etapa A b) o fitoplncton participa apenas na etapa A c) o fitoplncton participa apenas na etapa B d) o zooplncton participa das etapas A e B e) o fitoplncton participa das etapas A e B

02. O que plncton?

03. (USP) A quantidade de nitrognio atmosfrico, fixada industrialmente, vem dobrando a cada 6 anos. As atuais culturas de leguminosas fixam, anualmente, mais nitrognio (cerca de 10% que todos os processos naturais somados). O crescimento da populao humana e das populaes de animais domsticos aumenta a quantidade de excretas nitrogenados. Esta interferncia do homem no ciclo do nitrognio: a) poder causar um desequilbrio entre a fixao desse elemento e a desnitrificao, que s feita por certas bactrias anaerbicas; b) poder ser contrabalanada por tcnicas que aumentam o teor de oxignio no solo, favorecendo a ao das bactrias desnitrificantes; c) no alterar em nada o equilbrio entre reaes que levam fixao de nitrognio e s reaes de desnitrificao, uma vez que elas obedecem a uma seqncia cclica; d) no alterar em nada o ciclo, mas levar a um melhor rendimento dos compostos nitrogenados; e) no alterar em nada o ciclo, mas deslocar seu equilbrio para um outro ponto.

04. O que fazem as bactrias desnitrificantes?

67

05. (SO LEOPOLDO) Assinale a alternativa incorreta: a) os consumidores so hetertrofos b) os hetertrofos dependem dos auttrofos c) os decompositores decompem a matria orgnica d) todos os vegetais so auttrofos, produtores e) os herbvoros so hetertrofos

06. No ciclo da gua, abaixo esquematizado, indique quais so os fenmenos fisiolgicos representados pelos algarismos romanos.

07. Cite os principais processos responsveis pela perda de gua nos animais.

08. O ciclo da gua pode ocorrer na ausncia dos seres vivos? Justifique.

09. (UF - Uberlndia) Todos os seres vivos participam de alguma forma do ciclo da gua na natureza porque consomem gua do meio abitico e liberam-na em decorrncia do seu metabolismo vital. Assinale: a) se a afirmao e a razo estiverem corretas; b) se a afirmao estiver correta e a razo incorreta; c) se a afirmao estiver incorreta e a razo correta; d) se a afirmao e a razo estiverem incorretas; e) se a afirmao e a razo estiverem corretas, mas a razo no justificar a afirmao.

10. No esquema anexo, que representa o ciclo do carbono na natureza, identifique os

68

fenmenos numerados de 1 a 5.

Assunto: Fatores Ecolgicos


01. O que se entende por fator ecolgico?

02. Em que condies um fator ecolgico desempenha o papel de fator limitante?

03. A mosca domstica uma espcie euricia. Qual o significado de tal expresso?

04. Qual o significado de valncia ecolgica?

05. De que maneira os fatores ecolgicos agem sobre a densidade populacional?

06. Em que condies uma espcie classificada como estenotpica?

07. Qual o enunciado da Lei de tolerncia?

08. A ao do clima mais pronunciada sobre os seres pecilotermos. Por qu?

09. Os organismos de meio areo reduzem a perda de gua atravs de vrios processos. Cite dois deles.

10. Sabe-se que a gua um fator abitico essencial para todos os seres vivos. Contudo, existem animais, como o caso do rato canguru, que jamais bebem tal lquido. De que maneira tais seres satisfazem suas necessidades hdricas?

69

Assunto: Noes Gerais de Ecologia


01. Distinguimos em ecologia trs grandes subdivises: a auto-ecologia, a sinecologia e a demoecologia. Qual o objeto de estudo de cada uma delas? 02. Quais so os nveis de organizao especificamente estudados em ecologia? 03. Defina os seguintes termos: a) Populao b) Comunidade 04. Qual conceito de ecossistema? 05. Os diversos nveis de organizao biolgica so: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) ecossistema clula indivduo sistema tecido comunidade rgo populao

A seqncia correta : a) 2 5 7 4 3 8 6 1 b) 2 5 7 4 8 3 1 6 c) 2 5 7 4 3 6 8 1 d) 5 7 2 4 3 6 8 1 e) 7 5 6 3 4 8 1 2

06. Qual dos termos abaixo refere-se aos fatores biticos e abiticos que interagem em determinada rea? a) comunidade b) ecossistema c) nicho ecolgico d) populao e) habitat

07. Relacione a 2 coluna de acordo com a 1 e indique a seqncia correta: 1 COLUNA (1) Populao (2) Comunidade (3) Biosfera (4) Ecossistema 2 COLUNA ( ) Comunidade associada s condies fsicas e qumicas de uma regio geogrfica.

70

( ( (

) Populaes existentes numa determinada rea. ) Grupos de indivduos de uma determinada espcie ocupando determinada rea. ) Ambiente habitvel pelos seres vivos. c) 4 - 2 - 1 - 3 d) 4 - 3 - 1 - 2

a) 4 - 2 - 3 - 1 b) 3 - 2 - 4 - 1

08. Quando relacionamos o meio abitico estamos estudando: a) um ecossistema b) uma populao c) uma comunidade d) um nicho ecolgico e) um habitat 09. (CESGRANRIO) Um ecossistema tanto terrestre como aqutico se define: a) exclusivamente por todas as associaes de seres vivos; b) pelos fatores ambientais, especialmente climticos; c) pela interao de todos os seres vivos; d) pela interao dos fatores fsicos e qumicos; e) pela interao dos fatores abiticos e biticos.

10. O conjunto de seres vivos que habita uma determinada regio constitui: a) sua populao b) sua comunidade c) seu ecossistema d) seu habitat e) seu bitopo

Assunto: Sucesso Ecolgica


01. Em relao ao desenvolvimento de uma comunidade conceitue: a) ao b) reao c) coao 02. No desenvolvimento de uma comunidade o que significa ecesis? O que so seres? 03. Que relao existe entre as atividades autotrficas e heterotrficas nos estgios iniciais e climcicos de uma sucesso? 04. O que so sucesses destrutivas? 05. (FUVEST) Um grande rochedo nu comea a ser colonizado por seres vivos. Os primeiros organismos a se instalarem so: a) gramneas b) liquens

71

c) fungos d) brifitas e) pteridfitas 06. Com relao ao nmero de nichos ecolgicos (I) e taxa de respirao (II), numa sucesso ecolgica correto afirmar que: a) I aumenta e II diminui b) I diminui e II aumenta c) I aumenta e II permanece constante d) ambos aumentam e) ambos diminuem 07. Os organismos pioneiros na sucesso que ocorre em uma infuso so: a) amebas b) bactrias c) crustceos d) flagelados e) paramcios

08. No processo de sucesso de um ecossistema h comumente: a) aumento da eficincia no uso da energia e minerais do ambiente; b) diminuio da eficincia no uso de energia e minerais do ambiente; c) diminuio de eficincia no uso da energia e aumento da eficincia no uso de minerais do ambiente; d) aumento da eficincia no uso da energia e aumento da eficincia no uso de minerais do ambiente; e) manuteno do mesmo padro de eficincia no uso de minerais e energia do ambiente. 09. Considere dois ecossistemas fluviais, ambos em estgio inicial de sucesso, sendo um deles (I) altamente poludo por detritos orgnicos biodegradveis e o outro (II) totalmente livre de qualquer tipo de poluio. A relao P/R (P = produo primria bruta e R = respirao) da comunidade , provavelmente: a) igual a 1 em ambos os ecossistemas; b) menor que 1 em ambos os ecossistemas; c) maior que 1 em ambos os ecossistemas; d) menor e maior que 1 em (I) e (II), respectivamente; e) maior e menor que 1 em (I) e (II), respectivamente. 10. (UNESP) Considere as afirmativas: 1. Sucesso ecolgica o nome que se d ao processo de transformaes graduais na constituio das comunidades de organismos. 2. Quando se atinge um estgio de estabilidade em uma sucesso, a comunidade correspondente a comunidade clmax. 3. Numa sucesso ecolgica, a diversidade de espcies aumenta inicialmente,

72

atingindo o ponto mais alto nno clmax estabilizando-se ento. 4. Numa sucesso ecolgica ocorre aumento de biomassa. Assinale: a) se todas as afirmativas estiverem incorretas; b) se todas as afirmativas estiverem corretas; c) se somente as afirmativas 1 e 4 estiverem corretas; d) se somente as afirmativas 1 e 4 estiverem incorretas; e) se somente a afirmativa 4 estiver correta.

Embriologia
Assunto: Anexos Embrionrios
01. Animais terrestres desenvolveram anexos embrionrios que realizam vrias funes. Aquele que protege o embrio contra o dessecamento : a) o alantide b) o mnion c) a placenta d) o saco vitelino e) o crion

02. O nico anexo embrionrio que ocorre nos anfbios : a) o alantide b) o mnion c) o crion d) a placenta e) o saco vitelino

03. Quais so as funes realizadas pelo alantide das aves?

04. Quais so os anexos embrionrios que ocorrem nos rpteis?

05. Como o saco vitelino dos mamferos?

06. Em condies normais, a placenta humana tem por funes: a) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemcias do feto;

73

b) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar os leuccitos do feto; c) permitir o fluxo de direto de sangue entre me e filho e a eliminao dos excretas dissolvidos; d) permitir a troca de gases e nutrientes e eliminao dos excretas fetais dissolvidos; e) permitir o fluxo direto de sangue do filho para a me, responsvel pela eliminao de gs carbnico e de excretas fetais.

07. A figura mostra um esquema do tero humano e algumas de suas estruturas.

Em relao a este esquema, responda: a) Que nome recebe a estrutura indicada por I? b) A seta II refere-se ao lquido amnitico. Qual a sua funo?

08. Considere as frases abaixo: I. A placenta o anexo embrionrio responsvel pela nutrio do embrio de qualquer mamfero. II. A alantide uma vescula que, em vertebrados ovparos terrestres, armazena os excretas nitrogenados do embrio. III. A notocorda um cilindro cartilaginoso que ocorre somente nos vertebrados. Assinale: a) se somente a afirmativa I for correta; b) se todas as afirmativas forem corretas; c) se as afirmativas I e III forem corretas; d) se somente a afirmativa III for correta; e) se somente a afirmativa II for correta.

74

09. Considerando-se a placenta e o cordo umbilical nos primatas, pode-se dizer corretamente que, exceto: a) as veias umbilicais transportam O2 e alimento; b) a placenta produz hormnios; c) as artrias umbilicais carregam CO2 e uria; d) em parte, a placenta formada pelo endomtrio do tero; e) nos primatas, a placenta zonria.

10. Prototrios (ornitorrinco e equidna) so mamferos ovparos. Metatrios so mamferos que no possuem placenta verdadeira. Apresentam uma bolsa, denominada marspio (exs.: canguru, gamb, cuca). Eutrios so mamferos que possuem placenta verdadeira. Pergunta-se: Quais so as estruturas que participam na formao da placenta humana?

Assunto: Desenvolvimento Embrionrio dos Animais


01. Considere os trs eventos de desenvolvimento embrionrio de animais, indicados abaixo: I. O vitelo acumula-se no centro do ovo e circundado por uma fina camada de citoplasma. II. O ovo divide-se completamente originando clulas-filhas de tamanhos diferentes. III. H uma multiplicao ativa dos micrmeros do plo animal que acabam envolvendo os macrmeros do plo vegetativo, os quais se tornam internos. Em relao a esses eventos, correto afirmarmos que: a) nas aves, ocorrem I e II; b) nos insetos, ocorrem I e III; c) no anfioxo, ocorrem I e II; d) nos anfbios, ocorrem II e III; e) no ourio-do-mar, ocorrem I, II e III

02. As clulas do plo vegetativo achatam-se a migram para o interior da blastocela, ficando, agora, o embrio com dois folhetos germinativos e um orifcio aberto para o meio ambiente. O fenmeno descrito chama-se: a) morulao b) blastulao c) gastrulao d) invaginao e) neurulao

03. Logo aps a fecundao, inicia-se o desenvolvimento embrionrio nos animais, passando, na ordem, pelas seguintes fases: a) organognese gastrulao segmentao b) organognese segmentao gastrulao

75

c) segmentao gastrulao organognese d) segmentao organognese gastrulao e) gastrulao segmentao organognese

04. (ENG. SANTOS) Assinale a seqncia correta no processo de desenvolvimento do zigoto: a) blstula mrula gstrula b) gstrula blstula mrula c) mrula blstula gstrula d) gstrula mrula blstula e) mrula gstrula blstula 05. (PUC) Considere os seguintes fenmenos: I. Clivagem II. Organognese III. Gastrulao Qual a ordem correta em que ocorrem os fenmenos acima, aps a fertilizao? a) I II III b) I III II c) II III I d) III II I e) III I II 06. (PUC) A figura abaixo representa um corte transversal de cordado. A notocorda apontada pela seta:

a) I b) II c) III d) IV e) V 07. (ENG - SANTOS) Assinale a seqncia correta no processo de desenvolvimento do zigoto:

76

a) blstula - mrula - gstrula b) gstrula - blstula - mrula c) mrula - blstula - gstrula 08. (PUC) Considere os seguintes fenmenos: I. Clivagem II. Organognese III. Gastrulao

d) gstrula - mrula - blstula e) mrula - gstrula - blstula

Qual a ordem correta em que ocorrem os fenmenos acima, aps a fertilizao? a) I - II - III b) I - III - II c) II - III - I d) III - II - I e) III - I - II

09. (MAU) O esquema ao lado refere-se ao processo de formao do embrio do anfioxo.

Indique o nome das fases A, B, C em sua ordem correta, completando o texto a seguir: "... a segmentao holoblstica, formando-se por mitoses sucessivas uma massa celular denominada A. A seguir, a arrumao das clulas d origem a uma estrutura globosa e cavitria chamada B. Por invaginao do plo negativo para dentro da blastocela, contendo a cavidade do futuro tubo digestrio, surge a fase denominada C". 10. (FUND. Carlos Chagas) Durante o desenvolvimento embrionrio, a formao do blastporo ocorre na fase de: a) segmentao b) mrula c) blstula d) gstrula e) nurula

77

Assunto: Classificao Embriolgica dos Animais 01. Como so classificados os animais em relao ao nmero de folhetos germinativos? Exemplifique.

02. O que so animais pseudocelomados? Exemplifique.

03. I. Trs tecidos embrionrios. II. Celoma e deuterostomia. III. Simetria bilateral o adulto. IV. Notocorda e sistema circulatrio fechado. Das afirmaes acima, mamferos e equinodermas tm em comum: a) b) c) d) e) I e III, somente; I, II e IV, somente; I, III e IV, somente; I e II, somente; I, II, III e IV.

04. Para cada um dos 4 animais da tabela abaixo, assinale com um X as caselas correspondestes s caractersticas citadas:

05. Se o blastporo de uma gstrula originar o nus do futuro animal, este poder ser: a) um ourio-do-mar b) um gafanhoto c) uma minhoca d) um coral e) uma esponja

06. Sobre os aneldeos, podemos afirmar que so animais: a) triblsticos, acelomados, com tubo digestrio incompleto; b) triblsticos, pseudocelomados, com tubo digestrio incompleto; c) triblsticos, celomados, com tubo digestrio incompleto; d) triblsticos, celomados, com tubo digestrio completo;

78

e) triblsticos, pseudocelomados, com tubo digestrio completo.

07. Associao: I. Animal acelomado II. Animal pseudocelomado III. Animal celomado I a) planria b) planria c) lombriga d) minhoca e) lombriga II minhoca lombriga planria lombriga minhoca III lombriga minhoca minhoca planria planria

08. A figura abaixo representa um corte transversal de anfioxo, na qual esto indicadas quatro estruturas:

Esse animal diblstico ou triblstico? Responda relacionando s quatro estruturas indicadas na figura.

09. Por que os cordados so considerados animais deuterostmios e que outro filo animal apresenta a mesma particularidade?

10. O esquema que segue mostra um corte transversal do embrio de um animal cordado ou no-cordado? Justifique.

79

Assunto: Evoluo dos Folhetos Germinativos


01. (FATEC) A organognese o processo de formao dos diferentes rgos de um animal, a partir dos folhetos embrionrios e semelhante em todos os vertebrados. Sobre este processo, podemos afirmar que o ectoderme, o mesoderme e o endoderme originam, respectivamente, num animal adulto, as seguintes estruturas: a) cristalinos, tubo digestrio e msculos; b) epiderme, derme e rins; c) glndulas anexas do tubo digestrio, msculos estriados e anexos da epiderme; d) crebro, esqueleto e pulmes; e) medula espinhal, fendas branquiais e corao. 02. (ALFENAS - MG) So derivados do folheto embrionrio mesoderma: a) epitlios do trato digestrio, fgado e pncreas; b) sistema nervoso, epiderme e anexos da pele; c) epitlios do aparelho respiratrio e neuroipfise; d) tecido nervoso, glndulas mamrias e epitlio bucal; e) tecido sseo, sangue e tecidos conjuntivos. 03. (FATEC) Durante o processo embrionrio, o endoderma e o ectoderma formam-se: a) na fase blstula; b) na fase gstrula; c) nas fases blstulas e gstrula, respectivamente; d) nas fases gstrula e blstula, respectivamente; e) na fase nurula. 04. (FUVEST) Nos vertebrados, derme, pulmo e crebro so, respectivamente, de origem: a) mesodrmica, enodrmica e ectodrmica; b) ectodrmica, endodrmica e mesodrmica; c) mesodrmica, ectodrmica e endodrmica; d) endodrmica, ectodrmica e mesodrmica; e) ectodrmica, mesodrmica e endodrmica. 05. O chamado blastporo d origem a uma cloaca ou abertura anal, enquanto a boca propriamente dita forma-se a partir de uma invaginao do ectoderma na regio ceflica. O texto acima envolve animais genericamente designados por: a) acelomados b) protostmios c) prototrios d) deuterostmios e) metatrios

80

06. (ALFENAS - MG) Qual a caracterstica que permite colocar planrias, aranhas, polvos e estrelas-do-mar em um mesmo grupo taxonmico? a) presena de celoma b) tipo de celoma c) nmero de folhetos embrionrios d) origem da boca e do nus e) uma nica abertura como boca e nus

07. Para essa questo, assinale a alternativa incorreta: Num embrio de sapo: a) na fase de blstula, encontramos maior nmero de clulas pequenas num plo e pequeno nmero de clulas grandes no plo oposto; b) a mesoderma ser responsvel pela formao do tecido muscular; c) a clivagem se deu de maneira total, desigual e radial; d) a notocorda responsvel pela formao de medula nervosa; e) na fase nurula, a organizao do corpo semelhante de nurula dos demais cordados.

08. Assinale a alternativa correta: a) Todos os tecidos conjuntivos de revestimento so de origem ectodrmica. b) Todos os tecidos so de origem endodrmica. c) Os tecidos nervosos so de origem endodrmica. d) Todos os tecidos musculares so de origem ectodrmica. e) O sangue de origem mesodrmica.

09. (FUND. Carlos Chagas) Tm a mesma origem embrionria: a) as escamas dos peixes sseos e os plos dos mamferos; b) a notocorda e o sistema nervoso dos cordados; c) a blastocela e o celoma dos vertebrados; d) os arcos branquiais dos peixes e as costelas dos vertebrados terrestres; e) a bexiga natatria dos peixes e os pulmes dos vertebrados terrestres.

10. Os tecidos conjuntivos derivam-se do: a) ectoderma b) mesnquima c) endoderma d) hipoblasto e) trofoblasto

81

Assunto: AIDS
01. (FATEC) Qual agente etiolgico da AIDS (Sndrome da Imunodeficincia Adquirida)?

02. O que significa o termo sndrome?

03. Qual o material gentico do vrus da imunodeficincia humana?

04. O HIV uma clula? Justifique.

05. Por que o HIV denominado retrovrus?

06. O que Pneumocystis carini?

07. O que transmisso vertical da AIDS?

08. O que representa o desenho que segue?

09. (UNICAMP) AIDS uma doena que, sem dvida, ameaa a humanidade. As tentativas para o desenvolvimento de uma vacina tm sido infrutferas. Explique, do ponto de vista gentico, qual a causa desse insucesso.

82

10. Em relao AIDS, assinale a alternativa falsa: a) Ao contrrio do que muitos pensam, o HIV tem a capacidade de penetrar atravs das mucosas, mesmo quando esto intactas. b) Das mucosas, a retal uma que pequena resistncia oferece ao HIV, explicando os altos ndices de AIDS entre os homossexuais. c) As mulheres que praticam relaes anais, desprotegidas, devem ser consideradas como "grupo de risco". d) O elevado nmero de parceiros sexuais contribui muito na disseminao do vrus. e) O HIV insere seu DNA nas clulas infectadas. Nessa situao intranuclear, fica "desprotegido" da ao do sistema imunolgico humano.

Assunto: Tipos de Ovos e Clivagens 01. (CESGRANRIO) So megalcitos os ovos de: a) peixes e anfbios b) anfbios e aves c) aves e rpteis d) rpteis e ourios e) ourios e anfioxos

02. (UF Uberlndia) De acordo com seus conhecimentos em embriologia, explique: Qual a influncia do vitelo no tipo de segmentao do ovo? Exemplifique.

03. (UNISA) Considere os seguintes dados:


Nmeros de ovos produzidos sapo 1 000 2 000 perdiz gato 8 - 16 4 direto direto Tipos de desenvolvimento indireto Local onde o ovo se desenvolve fora do corpo materno fora do corpo materno no corpo materno

Quais dos animais da tabela acima tero, respectivamente, ovos com a maior e a menor quantidade de vitelo? a) Perdiz gato b) Gato perdiz c) Perdiz sapo d) Sapo perdiz e) Sapo gato

83

04. (FUND. CARLOS CHAGAS) Um vulo com quantidade mdia de vitelo distribuda irregularmente, ficando o ncleo deslocado para um dos plos da clula, pode ser de: a) anfbios e sofreria clivagem meroblstica; b) anfbios e sofreria clivagem holoblstica desigual; c) ave e sofreria clivagem, holoblstica desigual; d) anfioxo e sofreria clivagem holoblstica igual; e) equinoderma e sofreria clivagem holoblstica igual. 05. (LONDRINA) Entre a formao do zigoto e a dos dois primeiros blastmeros, houve: a) unio do vulo ao espermatozide; b) uma diviso mittica; c) uma diviso mittica; d) diferenciao celular; e) diferenciao do celoma. 06. (PUCC) Com relao quantidade de reservas nutritivas, encontram-se os seguintes tipos de ovos: oligolcitos, telolcitos com a diferenciao polar incompleta, telolcitos com a diferenciao polar completa e centrolcitos. Leia com ateno a descrio a seguir: "Ovo onde o vitelo tende a ficar e um dos plos, no caso plo vegetativo ou nutritivo; enquanto o ncleo fica deslocado para o plo oposto, isto , o plo animal. Esse tipo de ovo ocorre nos platelmintos, moluscos e aneldeos". Pergunta-se: Qual o tipo de ovo descrito no texto acima? 07. (SANTA CASA) Quando se escreve o seguinte sobre a evoluo dos processos embrionrios dos vertebrados:

medida que se caminha para a direita: a) estamos descendo a escala animal; b) vai diminuindo a quantidade de anexos embrionrios; c) aumenta a quantidade de vitelo no ovo; d) diminui o tempo do perodo embrionrio; e) o nmero de gametas formados pelos adultos aumenta.

84

08. (SANTA CASA) Usando o mesmo enunciado da questo anterior, I, II e III representam, respectivamente: a) anfbios, rpteis, mamferos; b) anfioxos, aves, mamferos; c) rpteis, aves, mamferos; d) anfioxos, anfbios, aves; e) anfbios, rpteis, aves.

09. (MED. - Santos) Assinale a correlao correta: a) ovos heterolcitos razoavelmente providos de vitelo, ocorrem no ourio-domar; b) ovos heterolcitos razoavelmente providos de vitelo, ocorrem nos insetos; c) ovos oligolcitos, pobres em vitelo, ocorrem no ourio-do-mar; d) ovos oligolcitos, pobres em vitelo, ocorrem em anfbios; e) ovos telolcitos, muito ricos em vitelo, ocorrem em insetos.

10. (SANTA CASA) Os termos: zona pelcida, trofoblasto e blastocisto pertencem, todos, embriologia: a) dos anfbios b) dos peixes c) das aves d) dos mamferos e) dos rpteis Assunto: Viroses e Bacterioses
01. (UNESP) Considerando-se as doenas: gripe, paralisia infantil, gonorria, doena de Chagas, amarelo, clera, tuberculose e febre amarela, pergunta-se: a) Quais delas so passveis de tratamento com antibiticos? Por qu? b) Quais delas teriam sua incidncia diminuda pela dedetizao?

02. (FUVEST) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: As bactrias no tm ncleo nem DNA. Voc concorda com o estudante? Justifique.

03. O herpes uma doena, de origem viral, que se caracteriza por pequenas vesculas formadas nas mucosas ou na pele. Tais vesculas ocorrem com freqncia nos lbios (herpes simples) e tambm nos rgos genitais (herpes genital). No entanto, a molstia pode manifestar-se em qualquer regio do corpo. Em relao a essa doena, assinale a(s) proposio(es) verdadeira(s): (01) As leses produzidas cicatrizam em poucos dias, mas deixam seqelas gravssimas.

85

(02) O vrus do herpes simples transmite-se por contato direto. (04) A profilaxia dessa doena bastante simples, com a ingesto de remdios facilmente comercializados. (08) O vrus do herpes simples encontrado, por exemplo, na saliva de muitas pessoas. (16) O herpes genital deve ser considerado doena venrea, uma vez que sua transmisso se faz, principalmente, pelo contato sexual. (32) O vrus do herpes encontra-se latente nos tecidos, sendo encontrado em porcentagem alta na espcie humana.

04. (MED. VASSOURAS) Numa placa de Petri com meio de cultura foram semeadas bactrias causadoras de pneumonia. Por um acaso, um esporo de fungo caiu dentro da placa, resultando numa colnia, enquanto as bactrias desenvolveram outras colnias na periferia, conforme o esquema a seguir: No espao entre a colnia de fungos e a de bactrias, foram evidenciadas substncias produzidas pelo fungo.

Podemos perceber que a relao entre as duas populaes em questo do tipo: a) predatismo, sendo o fungo predador das bactrias; b) comensalismo, porque a bactria se alimenta das substncias produzidas pelo fungo; c) competio, uma vez que ambos competem pelo mesmo nicho ecolgico; d) parasitismo, porque o fungo utiliza as bactrias sem mat-las; e) amensalismo, sendo a populao bacteriana contida pelas substncias produzidas pelo fungo.

05. Nosso organismo produz uma srie de substncias imunolgicas, em resposta substncias ou agentes estranhos que nele penetram. a) Como so comumente denominadas essas substncias imunolgicas? O que so quimicamente essas substncias? b) Um estudante afirmou que essas substncias imunolgicas esto normalmente presentes em uma vacina. Voc concorda? Justifique sua resposta.

86

06. (UFRJ) Um grande nmero de doenas do homem provocado por infeces bacterianas. Para combater essas infeces, comum o uso de antibiticos. O exame antibiograma usado para escolher o antibitico correto para cada infeco. O exame pode ser resumido da seguinte maneira: uma amostra do material infectado do paciente semeada numa placa contendo nutrientes necessrios para o crescimento das bactrias. Pequenos discos contendo, cada um deles, um tipo diferente de antibitico so ento colocados na placa. Decorrido o tempo necessrio para que as bactrias se multipliquem, a placa analisada. Na figura abaixo, que representa uma dessas placas, os discos com letras representam os diferentes antibiticos e a zona escura representa a rea de crescimento das bactrias.

Analisando essa placa, que antibiticos voc receitaria ao paciente? Justifique.

07. (UNEBE) Certas infeces hospitalares podem ser de difcil combate por meio de antibiticos comumente utilizados. Este feito deve-se : a) induo, nas bactrias, de resistncia aos antibiticos; b) convivncia de portadores de diversos tipos de infeco; c) seleo de linhagens de bactrias resistentes aos antibiticos; d) rejeio de antibiticos pelo organismo humano; e) tendncia da bactria a se habituar aos antibiticos.

08. O que DTP?

09. Muitas doenas que atingem o ser humano poderiam ser evitadas com alguns cuidados. So medidas profilticas: 01. A participao, principalmente de crianas, em programas de vacinao. 02. Ateno e procedimentos de higiene pessoal. 04. A fervura da gua que ser ingerida, em localidades onde no existe tratamento. 08. O combate a moscas e outros insetos, bem como a outros animais transmissores. 16. A esterilizao cuidadosa de seringas, agulhas e outros instrumentos de uso comum. 32. A utilizao de preservativos, no caso de doenas sexualmente transmissveis. Comente sobre as proposies falsas.

87

10. O que leptospirose?

Gentica
Assunto: Determinao do Sexo e Herana Relacionada ao Sexo
01. Na espcie humana o sexo masculino denominado heterogamtico. Por qu?

02. A anlise do caritipo de certa espcie animal revelou a existncia de 24 cromossomos nas clulas somticas da fmea, enquanto o macho apresentava sempre 23. a) Que tipo de determinao do sexo ocorre em tal espcie? b) Quais as frmulas cromossmicas?

03. (FUND. CARLOS CHAGAS) Qual o nmero de autossomos existentes em um vulo de um animal que tem 14 pares de cromossomos? a) 28 b) 26 c) 14 d) 13 e) 1

04. (PUC) O sexo feminino, quanto aos cromossomos sexuais, chamado: a) homogamtico b) heterogamtico c) diplide d) haplide e) genoma

05. O corpsculo de Barr, tambm chamado de cromatina sexual, encontrado: a) nas clulas sexuais do homem; b) nas clulas sexuais da mulher; c) ligado ao nuclolo nas clulas somticas da mulher; d) junto membrana nuclear nas clulas somticas da mulher. e) junto membrana plasmtica nas clulas somticas da mulher.

06. (FUVEST) Em uma certa espcie de abelha, as clulas somticas das fmeas apresentam 32 cromossomos, enquanto as dos machos apresentam 16 cromossomos. Explique a origem das fmeas e dos machos com esse nmero de cromossomos.

88

07. Em drosfila, segundo a teoria do "balano gnico", qual o sexo esperado de cada uma das seguintes combinaes de autossomos (A) e de heterocrossomossomos? a) 3A, 2X b) 3A, XY c) 2A, 3X d) 2A, 2XY e) 2A, XY f) 2A, 2X

08. As abelhas constituem exemplo de himenpteros sociais, cujas fmeas monogamticas pem, em "clulas" distintas dos favos, ovos no-fecundados (vulos). Estes ltimos: a) so estreis, no se desenvolvendo; b) desenvolvem-se em larvas estreis, origem das operrias; c) possuem o cromossomo sexual; d) desenvolvem-se, por partenognese, nos machos (zanges); e) do origem s rainhas haplides, novamente monogamticas.

09. Indivduos que formam um mosaico de caracteres sexuais masculinos e femininos, com equipamento cromossmico de ambos os sexos em reas distintas do corpo, so: a) pseudo-hermafroditas b) ginandromorfos c) assexuados d) hermafroditas e) partenogenticos

10. Em drosfila, a relao entre o nmero de cromossomos X e o nmero de lotes de autossomos (A) denominada "ndice sexual" e determina o fentipo sexual. Calcule o fenmeno sexual dos seguintes indivduos: I. AAXY II. AAAXX III. AAXXX IV. AAAXY V. AAAXXX Assinale a alternativa correta: Superfmea Intersexo Macho Supermacho Fmea Triplide a) b) c) d) e) I I III V V III II II II II II II I III I V IV IV I IV IV V V IV III

89

Assunto: Engenharia Gentica


01. a) Quais so as duas enzimas usadas na obteno do DNA recombinante? b) Como atuam nesse processo?

02. O que clonagem molecular?

03. (FUVEST) Enzimas de restrio so fundamentais Engenharia Gentica porque permitem: a) a passagem de DNA atravs da membrana celular; b) inibir a sntese de RNA a partir de DNA; c) inibir a sntese de DNA a partir de RNA; d) cortar DNA onde ocorrem seqncias especficas de bases; e) modificar seqncias de bases do DNA.

04. As enzimas de restrio so sintetizadas: a) apenas pelas bactrias; b) apenas pelos vrus; c) por vrus e bactrias; d) por todas as clulas procariticas; e) por qualquer tipo de clula.

05. (FATEC) A Engenharia Gentica consiste numa tcnica de manipular genes, que permite, entre outras coisas, a fabricao de produtos farmacuticos em bactrias transformadas pela tecnologia do DNA recombinante. Assim, j possvel introduzir em bactrias o gene humano que codifica insulina, as quais passam a fabricar sistematicamente essa substncia. Isto s possvel porque: a) o cromossomo bacteriano totalmente substitudo pelo DNA recombinante; b) as bactrias so seres eucariontes; c) os ribossomos bacterianos podem incorporar o gene humano que codifica insulina, passando-o para as futuras linhagens; d) as bactrias possuem pequenas molculas de DNA circulares (plasmdeos), nas quais podem ser incorporados genes estranhos a elas, experimentalmente; e) as bactrias so seres muito simples, constitudos por um nico tipo de cido nuclico (DNA).

06. O que so organismos transgnicos?

07. Para que serve a luciferase?

90

08. (MACKENZIE) Atualmente deixou de ser novidade a criao de plantas transgnicas, capazes de produzir hemoglobina. Para que isso seja possvel, essas plantas recebem: a) o fragmento de DNA, cuja seqncia de nucleotdeos determina a seqncia de aminocidos da hemoglobina; b) o RNAm que carrega os aminocidos usados na sntese de hemoglobina; c) somente os aminocidos usados nessa protena; d) os anticdons que determinam a seqncia de aminocidos nessa protena; e) os ribossomos utilizados na produo dessa protena.

09. A clonagem molecular : a) a tcnica que emprega bactrias como multiplicadores de um fragmento de DNA; b) o mecanismo para se obter resistncia a antibiticos; c) a fabricao de produtos farmacuticos; d) o processo utilizado para cortar o DNA; e) a enzima utilizada na Geneterapia.

10. Os avanos de Engenharia Gentica permitem que um ser vivo fornea genes a outro de espcie diferente, sem alterar as principais caractersticas que os diferenciam. O seu que recebe o gene denominado: a) clone b) parasitado c) mutante d) transgnico e) mutagnico

Assunto: Equilbrio Gentico


01. Em uma seqncia geneticamente equilibrada, a freqncia de indivduos de olhos azuis (carter recessivo) de 9%. Determine: a) a freqncia dos alelos A e a; b) a freqncia de indivduos com olhos castanhos homozigotos (AA) e heterozigotos (Aa).

02. Em uma populao, a freqncia do gene r, que em homozigose determina indivduos Rh negativos, 0,4. a) Calcule a porcentagem esperada de indivduos Rh negativos nessa populao. b) Qual a porcentagem esperada de indivduos Rh positivos nessa populao? Qual a porcentagem de homozigotos para essa caracterstica? Qual a de heterozigotos?

91

03. (PUC) Suponha que, em uma populao fechada, em que os cruzamentos se do ao acaso, a freqncia de um gene recessivo seja de 0,50. Qual ser a provvel freqncia do mesmo gene aps duas geraes? a) 1,00 b) 0,75 c) 0,50 d) 0,25 e) zero

04. (FATEC) Numa populao infinitamente grande, em que os cruzamentos ocorrem ao acaso, a freqncia do alelo recessivo autossmico de 0,6. A freqncia dos indivduos heterozigotos (Aa) para esse gene, nesta populao, de: a) 0,60 b) 0,12 c) 0,36 d) 0,48 e) 0,72

05. Certa populao apresenta as seguintes freqncias para os genes que determinam os grupos sangneos do sistema ABO: IA = 30% IB = 10% i = 60%

O gentipo mais freqente nessa populao : a) IAIA b) IBIB c) IAi d) IBi e) IAIB

06. (MACKENZIE) Admitindo-se que, numa populao em equilbrio de HardyWeinberg, as freqncias dos genes que condicionaram o tipo de sangue sejam: IA = 40%; IB = 40%; r = 20%, a probabilidade de nascerem crianas com sangue tipo ABRh positivo heterozigotas : a) 10,24% b) 0,16% c) 0,32% d) 1,28% e) 75%

92

07. (FUND. Carlos Chagas) Verificou-se que, e, certa populao, 0,001% dos homens apresentadaltonismo, carter recessivo determinado por um gene ligado ao sexo. A freqncia desse gene na populao : a) 1% b) 0,1% c) 0,001% d) 10% e) 0%

08. Considere os casos de herana numerados abaixo: I. Alelos mltiplos. II. Herana de caractersticas determinadas por um par de genes. III. Herana ligada ao sexo. As frmulas p + q = 1 e (p x q)2 = 1 permitem calcular, respectivamente, a freqncia dos genes envolvidos e a freqncia dos indivduos que exibem caractersticas contrastantes apenas em: a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

09. Assinale a alternativa cujos fatores modificam as populaes mendelianas (mudanas na freqncia gentica): a) seleo, mutao, migrao e isolamento; b) seleo, mortalidade, natalidade e isolamento; c) seleo, mutao, natalidade e isolamento; d) mutao, migrao, mortalidade e natalidade; e) natalidade, migrao, mortalidade e seleo.

10. As freqncias gnicas permanecem constantes nas populaes de acordo com o equilbrio de Hardy-Weinberg e dentro de certos critrios. Quantos, dos critrios citados abaixo, prejudicam o equilbrio? - Consanginidade muito freqente - Migraes - Oscilao gnica - Mutaes a) 4 b) 3 c) 2 d) 1 e) nenhum

93

Assunto: Gentica Molecular


01. De que maneira os genes determinam o fentipo de um organismo? 02. Defina os seguintes termos, usados em gentica molecular: a) cistron b) cdon 03. Considere um segmento de molcula de DNA com a seguinte seqncia de bases: AAT CAA AGA TTT CCG. Quantos aminocidos poder ter, no mximo, uma molcula de protena formada pelo segmento considerado? a) 15 b) 10 c) 5 d) 3 e) 1 04. Analise as alternativas abaixo, relacionadas com o cdigo gentico: I. Um mesmo cdon pode codificar mais de um aminocido. II. Um aminocido pode ser codificado por diferentes cdons. III. O cdigo usado na espcie humana o mesmo dos vrus. Esto corretas: a) I e II b) I e III c) II e III d) Apenas II e) I, II e III 05. Uma protena constituda por 350 aminocidos. Quantos nucleotdeos apresenta a cadeia do ADN que codificou tal protena? a) 150 b) 350 c) 450 d) 700 e) 1 050

06. (FUVEST) Qual o papel do RNA mensageiro e do RNA transportador na sntese de protenas?

07. Uma clula terminou de sintetizar uma enzima constituda por uma cadeia de 56

94

aminocidos. Quantas molculas de RNA-m e de RNA-t foram usadas na biossntese?

08. Em relao sntese protica errado afirmar que: a) Uma das fitas do DNA transcrita, formando-se uma molcula de RNA mensageiro. b) A traduo da fita do RNA mensageiro feita nos ribossomos. c) Os ribossomos originam-se do nuclolo. d) Cada RNA mensageiro codifica uma cadeia polipeptdica. e) Cada RNA de transferncia possui um anticdon especfico, que se prende ao aminocido que ir transportar at o ribossomo.

09. (UF - Sergipe) A seleo de cada aminocido que entra na composio de cadeia polipeptdica determinada por uma seqncia de: a) 2 nucleotdeos do DNA; b) 2 nucleotdeos do RNA; c) 3 nucleotdeos do RNA; d) 3 desoxirriboses do DNA; e) 3 riboses do RNA mensageiro.

10. Considerando o seguinte esquema:

as etapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, os processos de: a) replicao, transcrio e traduo; b) replicao, traduo e transcrio; c) transcrio, replicao e traduo; d) transcrio, traduo e replicao; e) traduo, replicao e transcrio.

Assunto: Interao Gnica e Herana Quantitativa Informaes para as questes 1 e 2 Em galinhas, o tipo de crista um caso de interao gnica em que temos:
GENTIPOS R-ee rrER-Erree FENTIPOS Rosa Ervilha Noz Simples

95

01. Em 80 descendentes, qual ser o esperado para o seguinte cruzamento: Rree X rrEe? 02. Um galo de crista noz, cruzado com uma galinha crista rosa, produziu a seguinte gerao: 3/8 noz, 3/8 rosa, 1/ 8 ervilha e 1/8 simples. Quais os gentipos dos pais? 03. Na galinhas, um gene C produz plumagem colorida, enquanto o alelo c condiciona plumagem branca. O gene C inibido na presena do gene I, produzindo-se ento plumagem branca.

Uma galinha branca, cruzada com macho colorido nmero 1, produz 100% de descendentes coloridos. A mesma galinha, cruzada com um macho nmero 2, tambm colorido, produz 50% de descendentes coloridos e 50% de descendentes brancos. Quais so os gentipos da galinha e dos dois galos? Informao para as questes 4 e 5 Em ratos, a colorao da pelagem determinada por dois genes, C e A, e seus respectivos recessivos, c e a. O gene c em dose dupla tem efeito episttico, inibindo a ao dos genes produtores de pigmento e determinando a formao de albinos. Neste tipo de herana encontramos os seguintes gentipos e fentipos, colocando-se entre parnteses o gene que pode ser indiferentemente recessivo ou dominante. Gentipos Fentipos

C(c) A(a) ................................... cinzento C(c) aa ...................................... preto Cc A(a) .................................... albino cc aa ......................................... albino 04. Um rato preto, quando cruzado com uma fmea cinzenta, produziu uma gerao na qual foram evidenciadas as seguintes propores fenotpicas: 3/8 cinzento, 3/8 preto e 2/8 albino. Os gentipos parentais so: a) Ccaa X CcAa b) CcAA X ccAa c) Ccaa X CCAa d) CcAa X CcAa e) ccAA X ccAa

96

05. Um rato albino, cruzado com uma fmea preta produziu a seguinte gerao: aguti, preto e albino. Os gentipos parentais so: a) ccAa X Ccaa b) ccAA X Ccaa c) ccAa X CCaa d) CcAa X CcAA e) ccAa X ccAA

06. Uma mulata, filha de pai branco e me negra, casa-se com um homem branco. Quanto cor da pele, como podero ser seus filhos?

07. Um mulato escuro casou-se com uma mulher branca. Quais as probabilidades de esse casal ter um filho mulato claro do sexo masculino?

08. Sabendo-se que do casamento entre um mulato mdio e uma mulher mulata clara nasceram crianas brancas e mulatas, assinale a alternativa que apresenta a seqncia de gentipos do pai e da me respectivamente: a) AAbb b) aaBB c) AAbb d) AaBb e) aaBB Aabb aaBb aaBb Aabb Aabb

09. (CESGRANRIO) Supondo que a cor da pele humana seja condicionada por apenas dois pares de genes autossmicos (A e B) contribuintes, qual a probabilidade de um casal de mulatos, ambos com gentipo AaBb, ter um filho branco? a) 1/16 b) 4/16 c) 5/16 d) 6/16 e) 8/16 10. Um casal tem 12 filhos, todos mulatos mdios. Provavelmente este casal ser constitudo por: a) dois mulatos mdios b) um mulato mdio e um negro c) um branco e um mulato mdio d) um negro e um branco e) um mulato claro e um escuro

97

Assunto: Linkage Crossing Over 01. (PUC) O indivduo heterozigoto para dois pares de genes AaBb que no esto em linkage produz gametas nas seguintes propores: a) 9 AB : 3 Ab : 3 aB : 1 ab b) 3 A : 1 a : 3 b : 1 b c) 1 A : 1 a : 1 B : 1 b d) 1 AB : 1 Ab : 1 ab : 1 ab e) 1 AB : 1 ab 02. (USP) Sabendo-se que a distncia entre dois locos A e B de 10 unidades, um indivduo A b dever produzir os seguintes tipos de gametas, com as respectivas propores: a B AB a) b) c) d) 1 9 1 9 Ab 1 3 9 1 Ab 1 3 9 1 1 1 1 9 ab

03. Justifique sua resposta. 04. Sabendo-se que a distncia entre os genes P e Q de 9 unidades de recombinao, qual o resultado esperado para 600 descendentes do cruzamento de um hbrido cis com um birrecessivo?
PQ / pq Pq / pq pQ / pq pq / pq

a) b) c) d) e)

150 300 273 27 273

150 27 273 273

150 27 273 27

150 300 273 27 27

05. Justifique sua resposta. 06. Determine os tipos de gametas produzidos pelas clulas germinativas abaixo esquematizadas, considerando ausncia de crossing-over.

98

07. (PUC) Considerando o cruzamento AaBb x aabb, demonstre o resultado genotpico com as respectivas freqncias, supondo a ocorrncia de: a) segregao independente; b) ligao completa (linkage), considerando os genes A e B localizados no mesmo cromossomo.

08. (FUND. Carlos Chagas) Cruzando-se indivduos AaBb e aabb obtiveram-se descendentes de apenas dois gentipos diferentes. Podemos concluir que: a) esto em ligao; b) sofreram recombinao; c) esto interagindo; d) formam um conjunto de alelos mltiplos; e) esto nos cromossomos sexuais.

09. (FUND. Carlos Chagas) Em tomate, fruto vermelho (V) dominante sobre fruto amarelo (v). Planta alta (A) dominante sobre planta baixa (a). Os dois genes esto localizados no mesmo cromossomo e no apresentam crossingover. Quais os gentipos esperados para os descendentes de dois indivduos com o seguinte gentipo?

a) Apenas altos e vermelhos. b) Apenas amarelos e baixos. c) Altos e vermelhos e amarelos e baixos. d) Baixos e vermelhos e altos e amarelos. e) Altos e vermelhos, amarelos e baixos, baixos e vermelhos e altos e amarelos. 10. No esquema abaixo identificamos 4 cromtides:

O crossing-over ocorre entre: a) 1 e 2 b) 3 e 4 c) 1 e 4 d) 2 e 3 e) 1 e 3

99

Assunto: Mendelismo
01. O que so genes? 02. Explique a relao existente entre gentipo e fentipo. 03. O termo gentipo refere-se ao: a) conjunto de todos os caracteres de um organismo; b) conjunto de caracteres externos de um organismo; c) conjunto de caracteres internos de um organismo; d) conjunto de cromossomos de um organismo; e) conjunto de genes de um organismo. 04. O fentipo de um indivduo : a) herdado dos pais; b) independente do gentipo; c) independente do ambiente; d) o resultado da interao do gentipo com o ambiente; e) o conjunto de cromossomos. 05. No milho, um gene produz gros vermelhos se a espiga for exposta luz, mas, se as espigas ficarem cobertas, os gros permanecem brancos. O fenmeno descrito ilustra: a) a atuao do meio das mutaes; b) o processo da seleo natural; c) a influncia do ambiente na alterao do gentipo; d) a interao do gentipo com o meio ambiente; e) a transmisso dos caracteres adquiridos. 06. Nas ervilhas, a cor vermelha da flor condicionada por um gene dominante B e a cor branca, pelo seu alelo recessivo b. Que tipos de gametas produzem as plantas BB, bb e Bb? 07. Nas cobaias, o gene B para pelagem preta dominante sobre b, que condiciona pelagem branca. Duas cobaias pretas heterozigotas so cruzadas. Calcule: a) a proporo genotpica; b) proporo fenotpica 08. Que porcentagem dos espermatozides de um macho Aa conter o gene recessivo? a) 25% b) 30% c) 50% d) 75% e) 100%

100

09. A pelagem das cobaias pode ser arrepiada ou lisa, dependendo da presena do gene dominante L e do gene recessivo l. O resultado do cruzamento entre um macho liso com uma fmea arrepiada heterozigota : a) 50% lisos e 50% arrepiados heterozigotos; b) 50% arrepiados e 50% lisos heterozigotos; c) 100% arrepiados; d) 100% lisos; e) 25% arrepiados, 25% lisos e 50% arrepiados heterozigotos.

10. Em uma raa bovina, animais mochos (M) so dominantes a animais com cornos (m). Um touro mocho foi cruzado com duas vacas. Com a vaca I, que tem cornos, produziu um bezerro mocho. Com a vaca II, que mocha, produziu um bezerro com cornos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os gentipos dos animais citados: TOURO Mm Mm MM MM Mm VACA I mm Mm mm Mm mm VACA II Mm Mm Mm MM MM

a) b) c) d) e)

Assunto: Mutaes
01. Por que a mutao um dos mais importantes fatores evolutivos?

02. Quais so os fenmenos biolgicos responsveis pela formao de organismos adultos haplides? D exemplos.

03. O gnero vegetal Spartina composto de vrias espcies que apresentam o seguinte nmero de cromossomos em suas clulas meristemticas: I. S. stricta 56 II. S. alterniflora 70 III. S. townsendii 126 A espcie S. townsendii , provavelmente: a) um poliplide de I; b) um aneuplide de II; c) descendente de espcie diferente de I e II; d) apenas um gbrido de I e II; e) um hbrido poliplide de I e II. 04. A aveia abissnia (Avena abyssinica) um tetraplide com 28 cromossomos. A aveia comumente cultivada (Avena sativa) um hexaplide desta mesma srie. Da conclumos que na aveia comum o nmero cromossmico igual a:

101

a) 14 b) 21 c) 28 d) 35 e) 42 05. Uma espcie de planta A (2n = 10) foi cruzada com uma outra espcie B (2n = 14), originando um hbrido C. Apenas alguns gros de plen no-reduzidos foram produzidos pelo hbrido, sendo usados para fertilizar vulos da espcie. O ltimo cruzamento produziu plantas com: a) 10 cromossomos b) 14 cromossomos c) 19 cromossomos d) 24 cromossomos e) 32 cromossomos 06. Qual a origem dos organismos aneuplides? 07. O daltonismo tem herana ligada ao X. Um indivduo anormal, com caritipo 47, XXY, era daltnico. Seus genitores tinham viso normal para cores. a) Qual genitor formou o gameta com 24 cromossomos? Explique. b) O erro correu na primeira ou na segunda diviso da meiose? Explique. 08. A clula cujo ncleo est representado abaixo, :

a) aneuplide b) haplide c) diplide d) triplide e) tetraplide 09. Uma aneuploidia freqente na espcie humana a sndrome de Down, tambm chamada de mongolismo, que se caracteriza pela: a) no-disjuno de cromossomos sexuais durante a gametognese; b) ausncia de um cromossomo sexual; c) trissomia do cromossomo 21; d) monossomia do cromossomo 21; e) trissomia de um cromossomo sexual.

102

10. (UF - Cear) Qual das seguintes sndromes humanas devida a uma monossomia? a) Sndrome de Down b) Sndrome de Turner c) Sndrome de Klinefelter d) Sndrome de Kernicterus e) Sndrome da imunodeficincia adquirida.

Assunto: Polialelia Considere os dados abaixo para responder as questes 1 e 2 No coelho domstico, os genes para a cor da pelagem evidenciam a relao de dominncia C>cch>ch>ca, bem como as seguintes relaes gentipo/fentipo: C pelagem normal (aguti) cch pelagem toda cinza-claro (chinchila) ch pelagem branca e colorao nas pontas das orelhas, focinho, patas e cauda (himalaia) ca pelagem Albina (sem pigmentao)

01. Uma caixa de coelhos continha uma fmea himalaia , um macho albino e um macho chinchila. A fmea teve oito descendentes: dois himalaias, quatro chinchilas e dois albinos. Qual o coelho foi o pai e quais eram os gentipos da fmea, do macho e de seus descendentes? 02. O cruzamento de um coelho chinchila com um outro himalaia produziu descendentes da seguinte proporo: chinchila, himalaia e albino. Quais so os gentipos parentais? 03. Uma planta apresenta trs fentipos diferentes quanto cor de suas flores: brancas, azuis e amarelas. Realizando-se cruzamentos dirigidos, a partir de plantas puras, os resultados na F1 e na F2 foram:
brancas X amarelas F1 F2 100% amarelas 25% brancas e 75% amarelas brancas X azuis 100% azuis 25% brancas e 75% azuis amarelas X azuis 100% azuis 25% amarelas e 75% azuis

Qual deve ser a relao de dominncia? a) amarelas > azuis > brancas b) amarelas > brancas > azuis c) azuis > brancas > amarelas d) azuis > amarelas > brancas e) brancas > amarelas > azuis

103

04. (FUVEST) Suponha que numa certa populao exista um carter relacionado com uma srie de cinco alelos (alelos mltiplos). Nessa populao, o nmero de gentipos possveis, relacionados ao carter em questo, ser igual a: a) 5 b) 10 c) 12 d) 14 e) 15

05. Numa srie de alelos mltiplos, onde existem quatro alelos: a) os quatro alelos podem estar presentes num gameta; b) os quatro alelos podem estar presentes num indivduo normal; c) apenas dois alelos podem estar presentes num gameta; d) apenas dois alelos podem estar presentes num indivduo normal; e) o nmero de alelos presentes num indivduo normal pode variar de um a quatro.

06. (FUVEST) Uma criana sofreu um ferimento profundo e tomou soro antitetnico. Por que recebeu soro e no vacina? Qual a diferena entre soro e vacina?

07. (FUVEST) Se quisermos provocar uma imunizao especfica e duradoura em uma pessoa, em relao a um determinado antgeno, qual dos dois procedimentos abaixo o mais adequado? a) Injeo do prprio antgeno do indivduo a ser imunizado. b) Injeo de soro sangneo de um animal previamente inoculado com o antgeno. Justifique sua RESOLUO.

08. Nos acidentes com picadas de cobra, o ideal ver ou matar a cobra, para poder identific-la. Este procedimento importante, porque, se a cobra em questo for a cascavel, deve-se administrar vtima o soro: a) polivalente b) anticrotlico c) antibotrpico d) antielapdico e) misto

09. Extraiu-se sangue de uma criana que havia sofrido caxumba, mas que j se encontrava restabelecida. Observou-se que em seu sangue havia certas protenas capazes de inativar os vrus causadores dessa doena. Estas protenas foram ento adicionadas a um extrato de vrus da gripe, mas este no foram inativados. Pergunta 1: No texto, o que voc identificaria como anticorpo?

104

Resposta 1: Certas protenas capazes de inativar os vrus causadores da caxumba. Pergunta 2: No texto, o que voc identificaria como antgeno? Resposta 2: Vrus da caxumba. Pergunta 3: Por que os vrus da gripe no foram inativados pelas protenas da criana? Resposta 3: Porque so especficos para caxumba. Que perguntas, das numeradas de 1 a 3, esto respondidas corretamente? a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e II e) todas

10. Um paciente, quando picado por uma cobra venenosa, cuja espcie seja corretamente identificada, deve receber: a) antibitico de amplo espectro, que elimina qualquer tipo de bactria; b) soro bacterioltico, que produz a degradao do antgeno com que foi preparado; c) vacina especfica que neutralize os vrus inoculados; d) soro especfico, que age eficazmente sobre o antgeno conhecido; e) soro polivalente, que elimina ampla gama de antgenos. Assunto: Origem da Vida e Evoluo
01. De acordo com a hiptese heterotrfica da origem da vida, qual seria a composio qumica da Terra primitiva?

02. Qual foi a hiptese bsica das experincias de Sidney Fox em relao origem da vida?

03. Um pesquisador cortou as cauda de camundongos e cruzou estes animais entre si. Quando os filhotes nasceram, o pesquisador cortou-lhes as caudas e novamente cruzou-os entre si. Continuou a experincia por 20 geraes e na 21 gerao os camundongos apresentavam caudas to longas quanto as da primeira. Este experimento demonstrou que: a) A hiptese de Lamarck sobre a herana dos caracteres adquiridos est correta. b) Os caracteres adquiridos no so transmitidos descendncia. c) A teoria mendeliana est errada. d) No existe evoluo, pois os ratos no se modificam. e) Este experimento no pode ter dado esse resultado, pois j a partir da 2 gerao os ratos nasceriam sem cauda.

105

04. Sobre a teoria de Darwin, pode-se considerar que, para que ela fosse completa: a) teria de explicar como as caractersticas adquiridas so transmitidas; b) no poderia considerar que todos os animais da Ordem Primata, incluindo a espcie humana, tivessem uma origem comum; c) deveria mencionar o fato de que a evoluo tem como causa exclusiva a mutao; d) teria de explicar a origem das variaes nas espcies; e) deveria dizer que as variaes so impostas pelo meio ambiente.

05. So princpios aplicados no lamarckismo, exceto: a) Em uma regio, havendo competio, sobreviver o mais bem adaptado. b) O desenvolvimento do rgo proporcional ao uso. c) Um novo rgo poder ser formado no organismo quando se cria uma nova necessidade. d) Um rgo que, com o tempo, tem pouca atividade ser extinto. e) Todas as novas aquisies de um organismo sero transmitidas aos descendentes.

06. Segundo a moderna teoria sinttica da evoluo, cite as duas principais fontes da variabilidade gentica.

07. (FUVEST) Qual a relao existente entre a mutao gentica e a seleo natural na evoluo dos organismos?

08. (UF - Sergipe) Em qual dos processos abaixo resultam, obrigatoriamente, indivduos com patrimnios genticos diferentes? a) poliembrionia b) brotamento c) fisso transversal d) ovulao mltipla e) regenerao de partes perdidas

09. Os principais fatores evolutivos que constituem a teoria sinttica da evoluo ou neodarwinismo so: a) fluxo gnico, oscilao gentica e seleo natural; b) mutao, recombinao gnica e oscilao gentica; c) recombinao gnica, mutao e fluxo gnico; d) seleo natural, recombinao gnica e mutao; e) oscilao gentica, fluxo gnico e recombinao gnica.

106

10. O processo de especiao inicia-se quando: a) ocorre a troca de genes entre duas espcies, antes isoladas geograficamente; b) ocorre a troca de genes entre duas populaes, antes isoladas geograficamente; c) a troca de genes entre duas espcies torna-se restrita devido, geralmente, a um isolamento geogrfico; d) a troca de genes entre duas espcies torna-se restrita devido, geralmente, segregao independente; e) ocorre a troca de genes entre duas espcies, independentemente do isolamento geogrfico.

Zoologia
Assunto: Anfbios
01. (FUVEST) No vertebrados, o centro responsvel pela coordenao muscular situase no cerebelo. Esta parte do encfalo mais desenvolvida em animais que se locomovem muito bem nas trs dimenses do espao e necessitam ter o sentido do equilbrio bem desenvolvido. De acordo com estes dados, o animal cujo cerebelo menos desenvolvido : a) o gavio b) o tubaro c) o sapo d) o macaco e) a sardinha

02. Nos anfbios, a respirao cutnea compensa a: a) falta de hemoglobina no sangue; b) falta de irrigao sangnea na pele; c) falta de respirao pulmonar; d) pequena superfcie dos pulmes; e) mistura de sangue arterial e venoso nos trios. 03. (PUCC) Se tomarmos um sapo como prottipo dos vertebrados, podemos afirmar que: a) eles, apresentam, na fase embrionria, sistema nervoso dorsal, porm ganglionar; b) eles apresentam o nus formado a partir do blastporo; c) eles no apresentam, em nenhuma fase de sua vida, a notocorda; d) eles no apresentam fendas branquiais; e) n.d.a. 04. No corao dos anfbios adultos: a) circula apenas sangue venoso; b) circula apenas sangue arterial; c) circulam, separadamente, sangue venoso e arterial; d) misturam-se no ventrculo sangue arterial; e) misturam-se no trio os sangues arterial e venoso.

107

05. (MED. MARLIA) Referindo-se aos anfbios, pode-se afirmar que: a) apresentam respirao cutnea; b) so homeotrmicos; c) possuem corao com quatro cavidades; d) no apresentam fase larval; e) todos apresentam quatro patas. 06. Os anfbios podem apresentar respirao: a) s pulmonar; b) cutnea, traqueal e pulmonar; c) traqueal, branquial e pulmonar; d) cutnea, branquial e pulmonar; e) cutnea, branquial e pulmonar.

07. O sistema excretor dos anfbios , na fase adulta: a) pronefros sem bexiga urinria; b) profenos com bexiga urinria; c) mesofrenos com bexiga urinria; d) mesofrenos sem bexiga urinria; e) metanefros com bexiga urinria. 08. (UBERABA) Apresentam uma nica vrtebra cervical denominada atlas, os(as): a) anfbios b) rpteis c) anfbios e rpteis d) aves e) n.d.a. 09. (FUVEST) Assinale a alternativa que contm um vertebrado em cujo ciclo de vida ocorre um estgio larval: a) tubaro d) galinha b) sapo e) cachorro c) tartaruga 10. (VUNESP) Vertebrados anamniotas, tetrpodos, poiquilotermos, de respirao branquial durante a vida larvriae pulmonar na fase adulta so: a) rpteis b) mamferos c) anfbios d) aves e) peixes

108

Assunto: Aneldeos
01. (FUVEST) Um animal com tubo digestrio completo, sistema circulatrio fechado, sangue com hemoglobina e hermafrodita pode ser: a) uma minhoca b) uma planria c) uma barata d) um caramujo e) uma lombriga

02. (UNESP) Um determinado animal monico apresenta clitelo, moela, nefrdeos, cerdas, circulao fechada e respirao cutnea. Utilizando estas informaes, responda: a) Qual o nome deste animal e a que filo pertence? b) Cite um exemplo de outro animal do mesmo filo, mas de diferente classe.

03. (FAAP) Num passado no muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticrios para fazer a sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande srie de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual filo pertence? a) lesma, do filo Molusca; b) minhoca, do filo Anelida; c) lesma, do filo Artropoda; d) sanguessuga, do filo Anelida; e) amarelo, do filo Asquielminte.

04. (UNISA) O intestino da minhoca apresenta internamente, na sua parte posterior, uma dobra denominada tiflossole, cuja funo : a) aumentar a superfcie de absoro dos nutrientes; b) excretar os detritos vegetais ingeridos; c) triturar os detritos vegetais; d) armazenar o alimento triturado; e) produzir enzimas digestrias. 05. (MACKENZIE) Indivduos hermafroditas costumam garantir a variabilidade gentica atravs de: a) brotamento b) partenognese c) autofecundao d) estrobilizao e) fecundao cruzada

06. (MACKENZIE) Tiflossole e cecos intestinais so estruturas presentes no tubo digestrio de alguns animais. Nos seres humanos, suas funes so desempenhadas: a) pelo esfago b) pelo estmago c) pelo fgado d) pela mucosa gstrica e) pelas vilosidades e microvilosidades intestinais

109

07. (MED. - Taubat) Vermes segmentados marinhos, lmnicos e terrestres, triblsticos, celomados, com segmentao metamrica e aparentados com os artrpodes. Trata-se de: a) nematides b) cestides c) aneldeos d) platielmintes e) celenterados

08. (UNISA) Nas minhocas a fecundao _____________ e o desenvolvimento _____________. a) interna; direto; b) externa; direto; c) interna; indireto; d) externa; indireto; e) interna; indireto com larva trocfora.

09. (FUND. Carlos Chagas) A hemoglobina um pigmento vermelho dissolvido no plasma sangneo das minhocas. Sua funo o(a): a) transporte de gases b) transporte de alimentos c) fagocitose d) digesto e) defesa

10. (FUND. Carlos Chagas) O sistema circulatrio de platelmintos, nematides, moluscos e aneldeos , respectivamente: a) aberto, aberto, fechado e fechado; b) ausente, ausente, fechado e fechado; c) ausente, ausente, aberto e fechado; d) aberto, fechado, ausente e aberto; e) ausente, fechado, aberto e fechado.

Assunto: Aracndeos e Miripodes


01. (MED Taubat) Artrpodes aquticos primitivos, conhecidos apenas de fsseis, com um par de antenas e apndices em forma de pernas, que viveram durante a era Paleozica: a) Xifosorus b) Trilobites c) Onicforos d) Pedipalpos e) Branquipodes

02. (OSEC) Respirao principalmente traqueal, cefalotrax, quelceras, 5 pares de apndices torcicos (4 geralmente para a locomoo), nus e orifcio genital superados, caracterizam entre os Artrpodes a classe: a) Insecta b) Crustcea c) Aracndea d) Asteridea e) Diplpode

110

03. A maior parte do sistema nervoso de um artrpode encontra-se: a) sobre o tubo digestivo b) abaixo do tubo digestivo c) em torno do tubo digestivo d) lateralmente ao tubo digestivo e) na parte anterior do tubo digestivo 04. So principalmente aquticos os artrpodes da classe dos: a) aracndeos b) crustceos c) quilpodes d) insetos e) diplpodes 05. (PUCC) As glndulas hepticas encontradas nos crustceos esto relacionadas : a) produo de enzimas b) absoro de alimentos c) produo de gametas d) absoro de excrees e) produo de hormnios

06. (MED Taubat) um subfilo extinto dos Artrpodes: a) Chelicerata b) Trilobita c) Mandibulata d) Onycophora e) Todos os citados

07. (USP) O esquema abaixo representa uma seco transversal do abdome de: a) um escorpio b) uma aranha c) uma abelha d) um camaro e) uma barata

08. (SANTA CASA) Um zologo escolheu, dentre as caractersticas relacionadas a seguir, as que so comuns Aneldeos e Artrpodes: I. corpo segmentado II. presena de cutcula secretada pela epiderme III. formao de mesoderme a partir de clulas embrionrias especiais IV. presena de celoma V. presena de trs estgios larvais Identifique a alternativa correta: a) todas, exceto a I b) apenas III e IV c) apenas a V d) I, II e III apenas e) Apenas a III, a IV e a V.

111

09. (CESGRANRIO) O que diferencia os termos infeco e infestao? a) Infestao ataque de agentes vivos sobre metazorios e infeco sobre protozorios. b) Infestao doena causada por organismos grandes e tambm se chama parasitose, e infeco doena causada por bactrias; c) Infestao termo referente clulas eucariontes e infeco clulas procariontes; d) Infestao ataque por invaso macia de agentes e infeco ataque por agentes isolados; e) Infestao doena de origem microbiolgica e infeco estgio de cura das doenas alrgicas. 10. (CESCEM) As alternativas apresentam cinco associaes entre organismos e estruturas ou fenmenos neles encontrados. Qual delas est errada? a) esponjas digesto intracelular b) celenterados respirao pela superfcie do corpo c) platielmintos excreo de cido rico d) nematides ausncia de clios e flagelos e) artrpodes musculatura estriada

Assunto: Asquelmintos 01. (PUC) No quadro abaixo, voc via encontrar importantes caractersticas animais. Escolha as que se aplicam aos asquelmintos:

Aparelho Excretor a) clula-flama b) glndula verde c) canais excretores

Aparelho Circulatrio ausente ausente ausente ausente aberto

Aparelho Respiratrio ausente ausente ausente traqueal branquial

Sistema Digestrio muito ramificado; sem nus. ausente completo; com boca e nus completo; com cecos gstricos completo; com boca, nus e glndulas digestrias

d) nefrdeo e) glndula verde

112

02. (UNISA) Um nematide, como a lombriga, no possui: a) sistema circulatrio b) intestino c) boca d) nus e) sistema excretor duplo, em forma de "H"

03. Qual a estrutura da lombriga que anloga ao rim humano?

04. Como os asquielmintos parasitas obtm energia?

05. Porferos e celenterados no possuem mesoderma, so diblsticos. Platielmintos so triblsticos acelomados. Asquielmintos so triblsticos pseudocelomados. Pergunta-se: O que pseudoceloma?

06. A adaptao parasitria provoca imensas e visveis modificaes no parasita. Em qual dos seguintes grupos esse fenmeno ocorre com maior freqncia? a) ectoparasitas b) parasitas intracelulares c) parasitas intravasculares d) parasitas intranucleares e) parasitas intestinais

07. (MACKENZIE) Conforme o ciclo evolutivo, os parasitas so classificados em monogenticos e digenticos. No primeiro caso, quando seu ciclo se passa num nico hospedeiro e, no segundo caso, quando se desenvolvem em dois hospedeiros, o intermedirio e o definitivo. Um parasita considerado monogentico : a) Ascaris lumbricoides b) Taenia Solium c) Trypanosoma cruzi d) Leishmania brasiliensis e) Wecheria bancrofti

08. (UNISA) Em locais onde no se utilizam instalaes sanitrias para defecao, as pessoas que andam descalas podem adquirir uma parasitose intestinal que as deixa fracas e anmicas, devido a diarrias e sangramentos da parede do intestino provocados pelas cerdas existentes na cabea do verme parasita. Esse verme : a) o esquistossomo b) a lombriga c) o ancilstomo d) o sanguessuga e) a tnia

113

09. (FUND. Carlos Chagas) Quanto lombriga, podemos afirmar: a) o macho maior do que a fmea; b) o macho no apresenta espculas; c) ntido o dimorfismo sexual; d) apresenta musculatura circular e longitudinal; e) n.d.a. 10. (UNIVEST) Associe: 1. Oxiurose 2. Bicho geogrfico 3. Elefantase 4. Lombriga 5. Amarelo Assinale: a) 2, 1, 3, 5, 4 b) 1, 2, 3, 4, 5 c) 5, 4, 3, 2, 1 Assunto: Aves
01. (LONDRINA) Tanto o tegumento das aves quanto o dos mamferos contribuem para o seguinte mecanismo homeosttico: a) regulao da taxa respiratria; b) regulao da temperatura do corpo; c) regulao do teor de acar no sangue; d) regulao do teor de uria no sangue; e) regulao do teor de gua no organismo.

( ( ( ( (

) Ascaris lumbricoides ) Ancylostoma duodenale ) Wechereria bancrofti ) Enterobius vermicularis ) Ancylostoma brasiliensis

d) 4, 5, 3, 1, 2 e) 5, 4, 3, 2, 1

02. (FUND. CARLOS CHAGAS) Em muitos vertebrados, os msculos que agem sobre o cristalino dos olhos so lisos, mas em alguns essa musculatura estriada e essa caracterstica pode ser considerada uma importante adaptao relacionada aos hbitos alimentares do animal. Para qual dos vertebrados abaixo mais vantajosa essa caracterstica? a) animais herbvoros; b) animais insetvoros; c) aves de rapina; d) aves granvoras; e) mamferos.

114

03. (UNISA) A ausncia de bexiga urinria e a eliminao continua de fezes pode ser considerada (em aves) uma adaptao (ao): a) homeotermia b) heterotermia c) vida arborcola d) postura de ovos e) vo

04. Assinale a alternativa que no correta em relao s aves: a) o rgo do canto denominado siringe; b) a glndula uropigiana a nica presente na pele, produzindo secreo oleosa; c) o esterno pode ou no ter uma quilha, cuja funo auxiliar no vo; d) sob as duas plpebras h uma fina e quase transparente membrana denominada nictitante que protege os olhos durante o vo; e) as hemcias so anucleadas. 05. (MED. ABC) Quais anexos embrionrios das aves tm parte de suas funes exercidas pela placenta, nos embries de mamferos? a) alantide e mnion; b) saco vitelino e casca; c) alantide e saco vitelino; d) casca e alantide; e) mnion e saco vitelino.

06. (FUVEST) No Egito, muitos artefatos de pedra vendidos como provenientes dos tempos dos faras so falsificados. O processo de falsificao consiste em esculpir pequenas pedras e mistur-las com a comida oferecida s galinhas. As pedras atravessam todo o tubo digestrio da galinha, tendo depois o aspecto de objetos antigos e desgastados pelo uso. Este processo de "envelhecimento mecnico" devese ao: a) do bico b) do papo c) do estmago qumico d) da moela e) do intestino

07. (UEMT) A diminuio de peso um fator importante na evoluo das aves. Com ela podem ser relacionadas as seguintes caractersticas das aves atuais, exceto: a) ausncia de dentes; b) corpo coberto de penas; c) excretos nitrogenados insolveis; d) ausncia de bexiga urinria; e) presena de sacos areos. 08. (UBERABA) Qual das alternativas abaixo apresenta caracterstica que no prpria das aves? a) aps a ecloso, os pais continuam a cuidar da prole; b) movimentos e reflexos rpidos; c) possuem corao formado por quatro cmaras separadas; d) desenvolvimento da viso; e) fecundao interna e desenvolvimento interno.

115

09. (FEI) A moela encontrada nas aves est relacionada (ao): a) armazenamento de alimento; b) armazenamento de excretas; c) triturao dos alimentos; d) digesto das protenas; e) absoro dos acares simples

10. (UBERABA) A estrela-do-mar, o jacar, o peixe e o pato podem ser reunidos em um grupo porque apresentam em comum a seguinte caracterstica: a) a boca originada do blastporo; b) so pseudocelomados; c) so diblsticos; d) so deuterostmios; e) so amniotas.

Assunto: Celenterados e Cnidrios


01. Em uma praia h: anmonas, cracas e mexilhes (fixos s rochas); medusas, camares e peixes (nadando); esponjas formando recifes (dificultando a navegao). Quais so os cnidrios ou celenterados presentes nessa praia?

02. (MED. TAUBAT) Em Hydrozoa, ocorre um fenmeno de "Alternncia de Geraes" com as formas plipo e medusa, que correspondem, respectivamente, s formas de reproduo: a) ambas assexuadas; b) assexuada e sexuada; c) ambas sexuadas; d) sexuada e assexuada; e) ambas, simultaneamente sexuada e assexuada.

03. Estrobilizao comum nas: a) esponjas calcreas; b) nos cifozorios entre as medusas; c) em todos os celenterados; d) nos plipos dos cifozorios; e) apenas entre os antozorios.

04. O que estrobilizao?

05. (MED. TAUBAT) Assinale a alternativa que se refere a uma medusa modificada, adaptada flutuao, encontrada em algumas colnias polimrficas de hidrozorios: a) Gastrozide b) Dactilozide; c) Gonozide; d) Pneumatforo; e) Nectforo.

116

06. (MED. TAUBAT) O sistema sensrio-neuromotor estabelece uma capacidade de resposta a estmulos nos celenterados. A seqncia correta dos elementos que participam do processo : a) estmulo - clula nervosa - clula sensorial - crebro - clula epitlio-muscular resposta; b) estmulo - clula sensorial - clula nervosa - crebro - clula epitlio-muscular resposta; c) estmulo - clula epitlio-muscular - clula nervosa - clula sensorial - resposta; d) estmulo - clula nervosa - clula neuro-muscular - resposta; e) estmulo - clula sensorial - clula nervosa - clula epitlio-muscular - resposta;

07. (UnG) Quais dos seguintes organismos abaixo apresentam um tubo digestrio completo? a) cupim, coral, polvo e baleia; b) esponja, barata, polvo e tubaro; c) minhoca, barata, polvo e tubaro; d) coral, formiga, estrela-do-mar e baleia; e) planria, minhoca, gua-viva e tubaro.

08. (UNISA) Nos _________ que apresentam ciclo metagentico, o estgio ________ representa o ciclo sexuado e o estgio ___________ representa a gerao assexuada. a) protozorios, esporognico, esquizognico; b) cifozorios, plipo, medusa; c) celenterados, medusa, plipo; d) porferos, scon, lucon; e) celenterados, plipo, medusa.

09. (MED. SANTOS) A "gua-viva", por exemplo, do gnero Aurelia, dentro da sistemtica zoolgica se relaciona mais intimamente: a) s anmonas-do-mar (Anthozoa); b) s esponjas-do-mar (Demospongiae); c) aos briozorios (Bryozoa); d) aos equinodermas (Echinodermata); e) aos moluscos (Mollusca)] 10. (PUC) As clulas de defesa, denominadas cnidoblastos ou cnidcitos, so observadas nos animais: a) espongirios b) protozorios c) moluscos d) equinodermas e) n.d.a

117

Assunto: Insetos
01. (UEPB) As estruturas sensoriais microscpicas que realizam funo ttil e olfativa nos insetos esto localizadas: a) nas antenas; b) nas quelceras; c) nos ocelos; d) nos pedipalpos; e) no aparelho bucal.

02. (MED. SANTOS) As alternativas apresentam estruturas encontradas nos insetos. Assinale a relao que est correta: a) traquia - espirculo; b) peas bucais - ferro; c) olho composto - omatdeo; d) tubos de Malpighi - trato digestrio; e) asas - trax.

03. (PUCC) Os insetos vulgarmente chamados de "traas-dos-livros" so: a) sifonpteros b) metbolos c) odonatas d) ametbolos e) n.d.a.

04. (FUND. CARLOS CHAGAS) Dos seguintes animais, o que perderia menor quantidade de gua pela superfcie do corpo, quando exposto ao ar, seria: a) a minhoca b) o sapo c) a barata d) o homem e) a lesma

05. (MED. UBERLNDIA) So caractersticas de insetos e aracndeos, respectivamente: a) 2 quelceras - 4 quelceras; b) diviso do corpo em: cabea, trax e abdmen - diviso em: cefalotrax e abdmen; c) 2 antenas - 4 antenas; d) 2 antenas e seis patas - 2 antenas e 8 patas; e) n.d.a.

118

06. (POUSO ALEGRE) Estudos feitos com certos animais, principalmente insetos sociais, permitiram evidenciar a presena de certas substncias que agiam como mensageiros qumicos entre o indivduos. As substncias em questo so designadas pelo nome de: a) gelia real b) hormnio c) ferormnio d) odor animal e) erudina

07. (FUND. CARLOS CHAGAS) A abertura anal acrescenta s suas funes especficas as funes de um nefridiporo nos: a) platielmintos b) nematides c) moluscos d) crustceos e) insetos

08. (FUVEST) Os artrpodos apresentam, entre outras caractersticas, pernas articuladas. Dentre eles, os que tm o corpo dividido em: cabea, trax e abdmen, e trs pares de patas, so os: a) crustceos b) aracndeos c) insetos d) escorpies e) miripodes

09. O gafanhoto, a aranha e o camaro tm em comum: a) um par de antenas; b) o corpo dividido em cabea, trax e abdmen; c) a respirao traqueal; d) pertencerem ao filo dos artrpodos; e) possurem 3 pares de patas articuladas. 10. (MED. ABC) Artrpodos e aneldeos possuem como caractersticas comuns: a) metamerismo do corpo e tipo de sistema nervoso; b) tipo de sistema nervoso e sistema vascular sangneo aberto; c) sistema vascular sangneo aberto e celoma reduzido; d) celoma reduzido e metamerismo do corpo; e) celoma reduzido e tipo de sistema nervoso.

Assunto: Mamferos
01. (UnB) Qual das alternativas que seguem apresenta animais com fecundao interna? a) gafanhotos e mamferos b) sapos e gafanhotos c) baratas e rs d) peixes e sapos e) mamferos e salamandras

119

02. (ENG. ITAJUB) Qual a afirmao incorreta? a) Existem marsupiais na fauna brasileira. b) O ornitorrinco o nico mamfero ovparo. c) H peixes que respiram pela bexiga natatria. d) Nos peixes, o pncreas no um rgo bem definido. e) No anfioxo, as trocas gasosas processam-se principalmente nas fendas branquiais. 03. (FAAP) Dos animais abaixo, os nicos que apresentam respirao pulmonar so: a) minhoca, sapo e peixe; b) golfinho, barata e cobra; c) peixe-boi, jacar e pato; d) baleia, aranha e peixe; e) tartaruga, jacar e tubaro.

04. (FATEC) Comparando-se evolutivamente, o animal mais prximo do homem : a) o lagarto b) o pingim c) o sapo 05. (MED. CATANDUVA) Associe: ( ( ( ( ( ) preguia ) elefante-marinho ) paca ) peixe-boi ) gamb 1. xenarto 2. roedor 3. sirnio 4. marsupial 5. carnvoro d) 3, 5, 2, 1, 4 e) 1, 5, 2, 3, 4 d) o rato e) o cao

a) 2, 3, 4, 5, 1 b) 4, 2, 3, 5, 1 c) 1, 5, 2, 3, 4

06. (MED. ABC) A seguinte afirmao: "O aumento da superfcie respiratria dos pulmes acompanhou a evoluo dos vertebrados com respirao area" est: a) correta, pois os anfbios apresentam os pulmes mais complexos dentre os vertebrados; b) errada, pois os rpteis menos evoludos que os mamferos possuem pulmes mais desenvolvidos; c) correta, pois os vertebrados mais evoludos, como as aves e os mamferos, apresentam pulmes mais desenvolvidos; d) errada, pois os anfbios respiram to bem quanto os mamferos; e) correta, pois os rpteis so os vertebrados mais evoludos.

120

07. (FUND. CARLOS CHAGAS) Tegumento com glndulas sudorparas e sebceas pode ser encontrado: a) em todos os vertebrados; b) em todos os vertebrados terrestres; c) somente nos mamferos e nas aves; d) somente nas aves; e) somente nos mamferos.

08. (MED. ITAJUB) O ornitorrinco fmea: a) tem fecundao interna; d) tem marspio; b) ovovivparo; e) tem ovo alectico. c) tem placenta; 09. (UNISA) De grande importncia para rpteis, aves e mamferos libertarem-se do ambiente aqutico, na sua reproduo, : a) a heterotermia e a homeotermia; b) o aparecimento de mnion e alantide; c) a ocorrncia de uma casca protetora no ovo; d) o fato de eles serem amniotas; e) a existncia de quatro extremidades. 10. (UFMG) O corao est completamente dividido em dois ventrculos e dois trios: a) apenas nas aves e nos mamferos; b) s nos mamferos; c) em anfbios, rpteis, aves e mamferos; d) em anfbios e rpteis; e) em rpteis crocodilianos, aves e mamferos.

Assunto: Moluscos
01. (UEL) Na escala zoolgica, os primeiros animais que apresentam estruturas especializadas para a respirao so os: a) espongirios b) cnidrios c) platielmintos d) moluscos e) nematelmintos

02. (MED. ABC) encontrada apenas entre os moluscos, a estrutura: a) esqueleto calcreo; b) tentculos; c) sifo exalante; d) rdula; e) tubo digestrio completo.

03. (MED. TAUBAT) Nos gastrpodes, a excreo feita por:

121

a) tubos de Malpighi; b) nefrdeos transformados em "rins"; c) nfrons; d) solencitos; e) glndulas verdes. Para as questes 04 e 05 Responda de acordo com o cdigo: a) se somente as afirmativas I e II forem corretas; b) se somente as afirmativas II e III forem corretas; c) se somente as afirmativas I e III forem corretas; d) se existir apenas uma afirmativa correta; e) se todas forem corretas ou todas forem erradas.

04. I. Os moluscos podem ser monicos ou diicos. II. H moluscos com desenvolvimento direto. III. Em alguns moluscos existe uma forma larval ciliada, a plnula.

05. I. Todos os moluscos tm fecundao interna. II. O ovotestis uma glndula hermafrodita existente no caracol. III. A bolsa de tinta, encontrada em lulas, spias e polvos, uma estrutura defensiva.

06. (UFMG) Nos pelecpodes, o alimento obtido graas a uma camada de muco que recobre: a) o p; b) a boca; c) as brnquias; d) a concha; e) o intestino.

07. (VUNESP) Tricfora e vliger so larvas de: a) aneldeos b) moluscos c) equinodermos 08. (PUCC) O ovotestis existe no caramujo: a) armazena espermatozides e vulos; b) armazena apenas vulos, durante um curto intervalo de tempo; c) produz tanto vulos quanto espermatozides; d) produz apenas vulos; e) produz apenas espermatozides. d) insetos e) n.d.a.

122

09. (UNISA) A respirao dos moluscos : a) exclusivamente branquial; b) cutnea, branquial e pulmonar; c) traqueal e pulmonar; d) apenas cutnea e branquial; e) apenas cutnea. 10. (PUCC) A rdula um rgo ralador dos alimentos nos moluscos. ausente nos representantes da classe: a) Anphineura b) Gastropoda c) Cephalopoda d) Pelecypoda e) Scaphopoda

Assunto: Protistas
01. Assinale a alternativa incorreta, com relao aos protistas: a) todos os protistas so aerbios e vivem em meio rico de oxignio livre; b) a reproduo dos protistas pode ser assexuada ou sexuada; c) nem todos os protistas so microscpicos; d) todos os protistas possuem uma membrana, mais ou menos delgada, que os envolve; e) nem todos os protistas tm um s ncleo. 02. (UNISA) A definio "abertura permanente da membrana, permitindo a ingesto de partculas alimentares" aplica-se a: a) citopgeo b) citofaringe c) citoprocto d) citstoma e) peristoma

03. Indique a correspondncia falsa entre rgos de animais superiores e organelas de protistas: a) vacolo digestivo - estmago; b) vacolo pulstil - corao; c) vacolo contrctil - rim; d) citstoma - boca; e) citopgeo - nus.

04. (UNISA) Quando um _________ est se dividindo por ________ h formao de _______ clulas-filhas. a) ciliado - conjugao - duas; b) rizpode - cissiparidade - quatro; c) esporozorio - esquizogonia - muitas; d) esporozorio - esquizogonia - duas; e) ciliado - esporogonia - duas.

123

05. A malria provocada por um protista do gnero: a) Entamoeba b) Plasmodium c) Trypanosoma d) Amoeba e) Leishmania

06. (FAAP) Se um indivduo com a malria coabitar com pessoas sadias, a transmisso da doena poder ocorrer atravs: a) do uso de instalaes sanitrias; b) do contgio direto; c) das picadas de algumas espcies de mosquito; d) da ingesto de alimentos contaminados pelo doente; e) das fezes de algumas espcies de insetos (como a mosca domstica, por exemplo). 07. (FMU / FIAM) A preveno da malria e da doena de Chagas envolve, respectivamente: a) destruir mosquitos e ces vadios; b) evitar banhar-se em lagoas e eliminar mosquitos; c) destruir mosquitos e barbeiros; d) no comer carne de porco mal cozida e no habitar em casas de barro; e) no comer verduras e frutas mal lavadas. 08. Pseudpode(s) (so): a) invlucros resistentes que envolvem as clulas dos protistas marinhos; b) bastonete rgido que percorre longitudinalmente o corpo celular; c) expanses protoplasmticas transitrias que permitem locomoo e apreenso do alimento; d) estruturas em forma de bastonetes que aparecem nos ciliados, situando-se entre as pores basais dos clios; e) espcie de taa quitinosa. 09. (AGRONOMIA) Determinados indivduos, quando so picados por um inseto do gnero Anopheles, em seguida apresentam uma doena conhecida vulgarmente pelos nomes de: malria, maleita, impaludismo ou febre intermitente. Conclui-se que este indivduo apresenta um parasita chamado: a) Plasmodium b) Trypanosoma c) Leishmania d) Paramecium e) n.d.a. 10. (UNIP) Qual das seguintes estruturas comum s amebas de gua doce e falta nas amebas marinhas? a) vacolo contrtil; b) vacolo digestivo; c) endoplasma;

124

d) ncleo individualizado; e) pseudpode.

Assunto: Onicforos e Crustceos


01. Num jantar, havia: lagosta, camaro, polvo, cao, lula, mexilho, siri e esturjo. Essa refeio continha, portanto: a) somente crustceos; b) somente moluscos; c) somente crustceos e moluscos; d) somente peixes e crustceos; e) crustceos, moluscos e peixes. 02. (PUC) Os crustceos so economicamente importantes porque: a) so todos herbvoros; b) so parasitas de animais nocivos ao homem; c) so predadores de peixes; d) so comestveis pelo homem; e) so hospedeiros intermedirios de vrios parasitas humanos.

03. (MED. TAUBAT) No caracterstica dos crustceos: a) simetria bilateral; b) triploblsticos; c) segmentao metamrica; d) respirao por brnquias; e) pseudocelomados.

04. A maior parte do sistema nervoso de um artrpode encontra-se: a) sobre o tubo digestrio; b) abaixo do tubo digestrio; c) em torno do tubo digestrio; d) lateralmente ao tubo digestrio; e) na parte anterior do tubo digestrio. 05. (MED. SANTOS) No se pode afirmar que todos os artrpodes: a) so celomados; b) tm respirao do tipo traqueal; c) tm exoesqueleto quitinoso; d) tm circulao aberta; e) n.d.a.

06. (PUC) Possuem funes comparveis: a) os tubos de Malpighi; b) os tubos de Malpighi e os ovidutos; c) os cnidoblastos e os ovidutos;

125

d) os cnidoblastos e as clulas-flama; e) o vacolo pulstil e o estigma. 07. I. A principal caracterstica dos crustceos a presena de 4 pares de antenas. II. Os crustceos tm sistema circulatrio aberto ou lacunar, com hemocianina como pigmento respiratrio. III. A excreo dos crustceos feita pelas glndulas verdes. So corretas:

a) todas as frases; b) apenas as frases I e II; c) apenas as frases II e III; d) apenas a frase III; e) apenas as frases I e III.

08. (PUC) O aparelho excretor do camaro representado: a) pela clula-flama; d) pela glndula verde; b) pelo nefrdeo; e) pelo bacinete. c) pelo tbulo de Malpighi;

09. (MED. ABC) Considere o seguinte texto: "Aumento rpido do tamanho segue cada ecdise ou muda e, paradoxalmente, quase todo o crescimento dos tecidos ou aumento da biomassa individual ocorre durante o perodo de intermuda, quando nenhuma modificao de tamanho pode ser percebida externamente." O autor desse texto deve estar se referindo ao padro caracterstico de crescimento dos: a) equinodermas b) aneldeos c) lacertlios d) ofdios e) artrpodos

10. So principalmente aquticos, os artrpodes da classe dos: a) aracndeos b) crustceos c) quilpodes d) insetos e) diplpodes.

126

Assunto: Peixes
01. (SANTA CASA) A principal estrutura responsvel pela propulso dos peixes : a) bexiga natatria; b) nadadeira peitoral; c) nadadeira dorsal; d) nadadeira ventral; e) nadadeira caudal.

02. (USP) As escamas dos peixes cartilaginosos (tubaro) so homlogas: a) s escamas dos outros peixes; b) aos dentes dos outros cordados; c) aos pelos dos mamferos; d) s escamas dos rpteis; e) s penas das aves. 03. Qual dos grupos que seguem apresenta somente peixes cartilaginosos? a) tubaro, sardinha, salmo e truta; b) raia, pirambia, bacalhau e linguado; c) cao, tubaro, raia e piranha; d) quimera, cao, pirambia e lampria; e) tubaro, cao, quimera e raia. 04. (PUCC) Os peixes marinhos sempre absorvem gua e sal em quantidade. O excesso de sais excretado: a) pela pele; b) pelas brnquias; c) pelos rins; d) pelo intestino; e) pelo nus. 05. (UBERABA) Peixes que migram da gua doce para o mar para desovar so: a) dldromos b) catdromos c) saldromos d) andromos e) pinticos 06. (PUC) No corao dos peixes telesteos adultos: a) circulam, separadamente, sangue arterial e venoso; b) circula s sangue venoso; c) circula s sangue arterial; d) misturam-se sangue venoso e arterial; e) no trio passa sangue venoso e no ventrculo sangue arterial.

127

07. (FATEC) Nos peixes cartilaginosos encontramos a tiflosolis, dobra intestinal tambm encontrada em: a) porferos b) platielmintes c) asquielmintes d) aneldeos e) moluscos 08. Alguns peixes marinhos no tm glomrulos nos tbulos renais. Em conseqncia: a) h, obrigatoriamente, grande perda de gua na secreo; b) a amnia passa diretamente das clulas para o sangue; c) no h filtrao do sangue ao nvel das cpsulas de Bowman; d) no h reabsoro de materiais no sistema excretor; e) os rins no so utilizados para a excreo da uria.

09. Das alternativas abaixo, referentes ao aparelho circulatrio, assinale a nica que no vlida para todos os vertebrados: a) circulao fechada; b) hemoglobina em glbulos sangneos; c) dupla circulao (geral e respiratria); d) propulso por um motor central (corao) e no por vasos com pulsaes peristlticas; e) presso arterial maior que a presso venosa. 10. (UMC) Todos os animais abaixo pertencem fauna ictiolgica brasileira, exceto: a) peixe-espada b) cavalo-marinho c) pirambia d) pirarucu e) peixe-boi

Assunto:Platelmintos
01. (FUVEST) Existem animais que no possuem rgo ou sistema especializado em realizar trocas gasosas. Na respirao, a absoro do oxignio e a eliminao do gs carbnico ocorrem por difuso, atravs da superfcie epidrmica. o caso da: a) planria b) ostra c) drosfila d) barata e) aranha

128

02. Dugesia tigrina um verme que possui o corpo achatado dorsoventralmente. Apesar de inferior, ele apresenta uma caracterstica evoluda. Trata-se da(o): a) simetria bilateral; d) corpo segmentado; b) hermafroditismo; e) sistema digestrio completo. c) ausncia de celoma; 03. (FUVEST) Os platielmintos parasitas Schistosoma mansoni (esquistossomo) e Taenia solium (tnia) apresentam: a) a espcie humana como hospedeiro intermedirio; b) um invertebrado como hospedeiro intermedirio; c) dois tipos de hospedeiro, um intermedirio e um definitivo; d) dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados; e) um nico tipo de hospedeiro, que pode ser um vertebrado ou um invertebrado. 04. (UFES) Para no se contrair doenas como cisticercose e tenase, deve-se evitar, respectivamente: a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suna mal passada; b) comer carne bovina ou suna mal passada e nadar em lagoas desconhecidas; c) comer carne com cisticerco e comer carne bovina ou suna mal passada; d) nadas em lagoas desconhecidas e andar descalo; e) andar descalo e comer verduras mal lavadas. 05. (PUC) O doente que apresenta cisticercose: a) foi picado por triatoma; b) nadou em gua com caramujo contaminado; c) ingeriu ovos de tnia; d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tnia; e) andou descalo em terras contaminadas.

06. (MED. SANTA CASA) Das caractersticas abaixo, qual no serve para mostrar que os platielmintos so mais adiantados que os celenterados: a) simetria bilateral, com diferenciao antero-posterior e dorsoventral; b) presena de clulas nervosas; c) mesoderma como um terceiro folheto germinativo; d) camadas e feixes de msculos, possibilitando movimentos variados; e) gnadas internas, com ductos reprodutores permanentes e rgos copuladores. 07. (MED. SANTOS) Devido ao seu modo de vida, certos animais so inteiramente desprovidos de sistema digestrio, como, por exemplo: a) Schistosoma mansoni b) Dugesia tigrina c) Lumbricus terrestris d) Hydra sp e) Taenia soliu

129

08. (FUVEST) Qual das doenas abaixo no transmitida por um inseto: a) Doena de Chagas; b) Malria; c) Filarase; d) Esquistossomose; e) lcera de Bauru.

09. (FUVEST) Dos parasitas do homem, comuns no Brasil, o que transmitido por um caramujo : a) Ascaris b) Taenia c) Plasmodium d) Schistosoma e) Trypanosoma 10. (FUVEST) Nos cisticercose, o homem pode fazer o papel de hospedeiro intermedirio no ciclo evolutivo da Taenia solium (tnia). Isto acontece porque: a) ingeriu ovos de tnia; b) andou descalo em terras contaminadas; c) foi picado por "barbeiro"; d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tnia; e) nadou em gua com caramujo contaminado.

Assunto:Porferos
01. (MED. TAUBAT) Coancitos so: a) clulas caractersticas dos espongirios (porferos); b) clulas caractersticas dos celenterados; c) clulas reprodutivas; d) formas jovens dos porferos; e) o mesmo que cnidoblastos.

02. (OMEC) A gemulao ocorre principalmente entre: a) porferos dulaqcolas; b) celenterados marinhos; c) porferos e celenterados; d) celenterados dulaqcolas; e) porferos marinhos.

130

03. Em relao ao desenho que segue, pergunta-se:

a) O que so arquecitos? b) O que so anfidiscos?

04. Como denominada e qual a funo da estrutura 1, assinalada a seguir? Em que filo animal ela ocorre?

05. (UNISA) Espongirios so animais: a) exclusivamente marinhos; b) pseudocelomados; c) diblsticos; d) triblsticos; e) com metagnese. 06. (MED. TAUBAT) Invertebrados fixos, diploblsticos, sem rgos, com digesto exclusivamente intracelular, com larva ciliada livre-natante. Trata-se de: a) Protozorios b) Espongirios c) Equinodermas d) Nematelmintos e) Celenterados

131

07. (PUC) Responda ao teste a seguir, de acordo com o cdigo: a) Se todas esto corretas. b) Se apenas I e III esto corretas. c) Se apenas I e II esto corretas. d) Se apenas I e IV esto corretas. e) Se todas esto erradas. I. A alta capacidade de regenerao das esponjas, mostra pequena interdependncia e diferenciao de suas clulas. II. As esponjas so diblsticas, porque possuem apenas dois folhetos embrionrios. III. As esponjas de banho podem ter esqueleto orgnico. 08. (FUND. CARLOS CHAGAS) Clulas que revestem externamente as esponjas e as que revestem a espongiocela so, respectivamente: a) amebcitos e espculas; b) pinaccitos e coancitos; c) coancitos e pinaccitos; d) arquecitos e espculas; e) pinaccitos e amebcitos. 09. O desenho que segue representa seres vivos do reino animal:

No apresenta(m) tecido(s) verdadeiro(s): a) apenas o 1; b) apenas o 2; c) apenas o 3; d) apenas o 1 e o 4; e) apenas 2, 3 e 4. 10. So sedentrios, bentnicos, possuem gmulas para a reproduo, coancitos para a digesto, espculas para a sustentao, os: a) espongirios b) celenterados c) moluscos d) aneldeos e) nematides

132

Assunto: Protocordados
01. (FUVEST) No desenvolvimento dos cordados, trs caracteres gerais salientam-se, distinguindo-os de outros animais. Assinale a alternativa que inclui estes trs caracteres: a) notocorda, trs folhetos germinativos, tubo nervoso dorsal; b) corpo segmentado, tubo digestrio completo, tubo nervoso dorsal; c) simetria bilateral, corpo segmentado; d) simetria bilateral, trs folhetos germinativos, notocorda; e) tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas branquiais na faringe.

02. O estudo dos protocordados muito importante, porque: a) eles so, ecologicamente, muito expressivos; b) eles so transmissores de doenas; c) eles so parasitas de vertebrados; d) eles so ancestrais dos vertebrados; e) eles so todos terrestres.

03. (UEPB) Nos Chordata, a notocorda dispe-se, pelo menos na fase embrionria: a) ventralmente aorta; b) dorsalmente ao tubo neural; c) dorsalmente ao intestino; d) ventralmente coluna vertebral; e) anteriormente ao intestino.

04. (FGV) O filo dos cordados compreende quatro subfilos: hemicordados, urocordados, cefalocordados e vertebrados. Os trs primeiros so, costumeiramente, agrupados sob designao de protocordados. A notocorda existe: a) somente na fase embrionria dos vertebrados e durante toda a vida dos protocordados; b) na fase adulta dos vertebrados e na vida embrionria dos protocordados; c) nos embries de todos os cordados e no estgio adulto de apenas alguns protocordados; d) durante toda a vida dos cordados; e) somente na fase embrionria.

05. Determinado animal constitui tipo de transio entre os vertebrados e os invertebrados. No possui esqueleto sseo e sim apenas notocorda. Assinale: a) batrquios b) amebas c) protocordados d) insetos e) celenterados

133

06. Analise a frase incorreta a respeito das ascdias: a) pertencem ao grupo dos urocordados; b) possuem corao capaz de bombear sangue invertendo o sentido da corrente; c) possuem sifo bucal inalante; d) podem ser chamados de "tunicados"; e) so animais de sexos separados.

07. (MED. TAUBAT) Entre os vrios caracteres gerais dos cordados, salientam-se trs, que os distinguem de outros animais. Com relao a esse particular, assinale a alternativa correta: a) Simetria bilateral, tubo nervoso dorsal e notocorda. b) Trs folhetos embrionrios, notocorda e fendas branquiais na faringe. c) Tubo nervoso dorsal, trato digestrio completo e celoma bem desenvolvido. d) Tubo nervoso dorsal, notocorda e fendas branquiais na faringe. e) Trato digestrio completo, celoma bem desenvolvido e trs folhetos embrionrios.

08. Assinale a frase incorreta a respeito das ascdias: a) pertencem ao grupo dos urocordados; b) possuem corao capaz de bombear sangue invertendo o sentido da corrente; c) possuem sifo bucal inalante; d) podem ser chamados de "tunicados"; e) so animais de sexos separados.

09. A semelhana evolutiva entre equinodermas e hemicordados reside: a) na forma dos adultos; b) no tipo de alimento; c) no hbitat em que vivem; d) no tipo de simetria; e) nas formas larvais de ambos.

10. (MED - ABC) A notocorda: a) ocorre apenas na fase adulta dos cordados; b) desaparece nos vertebrados adultos; c) vai dar origem ao sistema nervoso; d) ocorre em todos os cordados, apenas na fase embrionria; e) tem origem ecto e endodrmica.

134

Assunto: Rpteis
01. (FUVEST) Qual das estruturas abaixo a melhor explicao para a expanso e domnio dos rpteis durante a era mesozica, incluindo o aparecimento dos dinossauros e sua ampla distribuio em diversos nichos do ambiente terrestre? a) prolongado cuidado com a prole, garantindo proteo contra os predadores naturais; b) aparecimento de ovo com casca, capaz de evitar o dessecamento; c) vantagens sobre os anfbios na competio pelo alimento; d) extino dos predadores naturais e conseqente exploso populacional; e) abundncia de alimento nos ambientes aquticos abandonados pelos anfbios.

02. (FUVEST) Os vertebrados conquistaram o ambiente terrestre atravs da formao de um tipo de ovo capaz de se desenvolver fora da gua. Esta conquista aparece na primeira vez em:

135

a) mamferos b) aves c) rpteis d) anfbios e) peixe 03. (PUC) Assinale a afirmao correta em relao aos rpteis: a) so os primeiros animais amniotas na escala animal; b) algumas ordens apresentam fecundao externa; c) apresentam sempre o corao incompletamente dividido em 4 cmaras: 2 trios distintos e 2 parcialmente separados; d) no fazem parte do ecossistema marinho; e) so animais agressivos, mas s entre os ofdios encontramos indivduos peonhentos. 04. (POUSO ALEGRE) A cobra-cega, a cobra-de-duas-cabeas e a cobra-de-vidro pertencem: a) todas aos lacertlios; b) aos anfbios, lacertlios e lacertlios, respectivamente; c) todas aos ofdios; d) aos lacertlios, anfbios e anfbios, respectivamente; e) aos lacertlios, anfbios e lacertlios, respectivamente. 05. (MED. TAUBAT) Por apresentar um sulco anterior nos dentes inoculadores de veneno, que se localizam na regio anterior da boca, a coral verdadeira classifica-se como: a) proteroglifodonte b) solenoglifodonte c) opistoglifodonte d) aglifodonte e) n.d.a. 06. (MED. ABC) As cobras glifas so: a) possuidoras de dentes de veneno sulcados na parte anterior da boca; b) destitudas de dentes de veneno; c) possuidoras de dentes de veneno sulcados na parte posterior da boca; d) possuidoras de dentes de veneno canaliculados na parte anterior da boca; e) possuidoras de dentes de veneno canaliculados na parte posterior da boca.

07. (PUCC) Quatro indivduos foram picados por 4 cobras peonhentas distintas. O primeiro por uma cobra venenosa, no identificada, mas que no era coral; o segundo por uma cobra coral verdadeira; o terceiro por uma cascavel; e o quarto por uma jararaca. O soro que deve ser aplicado em cada caso, respectivamente, : a) antiofdico - antibotrpico - anticrotlico - antielapdico; b) antibotrpico - antielapdico - anticrotlico - antiofdico;

136

c) antiofdico - antielapdico - anticrotlico - antibotrpico; d) antielapdico - antiofdico - anticrotlico - antibotrpico; e) n.d.a.

08. (FATEC) Se voc fosse picado por uma serpente peonhenta, procuraria recursos atravs de: a) soro, porque contm antgenos especficos; b) vacina, pois adiciona ao organismo substncias de defesa; c) soro, porque contm anticorpos; d) vacina, para eliminar o veneno; e) soro, porque provoca a formao de anticorpos.

09. (PUC) Dos caracteres abaixo, o que melhor permite determinar um animal como rptil? a) so as escamas; b) so os poros femurais do macho; c) a ausncia de glndulas na pele; d) a capacidade de autonomia e regenerao; e) a presena da cauda.

10. Possuem cloaca: a) Osteichthyes, anfbios, rpteis e aves; b) Condrichthyes, anfbios, rpteis e aves; c) Ciclstomos, Osteichthyes e mamferos; d) Mamferos, aves e ciclstomos; e) Rpteis, Osteichthyes e aves, apenas.

Assunto: Reproduo
01. O padro reprodutivo mais freqente entre os protozorios o assexuado. Abaixo, temos exemplo de: a) cissiparidade ou bipartio; b) diviso mltipla; c) conjugao; d) esporogonia; e) brotamento ou gemiparidade.

02. (UNIV. CAT. DE SALVADOR) A rainha da abelha Apis Mellifera possui 32 cromossomos em suas clulas somticas. Nas operrias e nos zanges, o nmero de cromossomos nessas clulas , respectivamente:

137

a) 16 e 8; b) 32 e 8; c) 16 e 32; d) 32 e 16; e) 32 e 32.

03. Em relao ao ditado popular mencionado abaixo, assinale a alternativa que pode explicar o fenmeno correspondente. "Ai, ai, ai, carrapato no tem pai." a) neotenia b) partenognese c) conjugao d) poliembrionia e) cariogamia

04. (PUCC) vulos partenogenticos, que originam apenas machos, constituem um caso de partenognese: a) arrentoca b) teltoca c) deutertoca d) artificial e) facultativa

05. (PUC) Logo aps a penetrao do espermatozide, o vulo se torna impenetrvel para outros espermatozides. Quando isto acontece, deve-se formao: a) do cone de atrao; b) da membrana de fecundao; c) da membrana vitelina; d) de fina pelcula de celulose; e) do incio da epiderme.

06. (UNIP) Os gmeos univitelinos originam-se: a) de um vulo fecundado por 2 ou mais espermatozides; b) de um vulo fecundado por 1 espermatozide e o ovo resultante desencadeia posteriormente 2 embries; c) da fecundao de um vulo onde ocorrem duas cariogamias; d) sempre e exclusivamente da polispermia; e) de vulos com o nmero de cromossomos (2n).

07. (UFG) Em uma sociedade de abelhas, a casta operria constituda de indivduos do sexo: a) masculino adulto

138

b) masculino e feminino c) feminino d) masculino e jovem e) no determinado.

08. (UFG) Um tatu fmea sempre produz uma ninhada de filhotes do mesmo sexo. Este fenmeno denomina-se: a) poliovulao b) poliembrionia c) conjugao d) pedognese e) ovulao

09. (CESGRANRIO) Quando um vulo se desenvolve e chega a produzir um animal, na ausncia de fertilizao, temos o que se chama de: a) hermafroditismo b) partenognese c) metamorfose d) fecundao interna e) malformao congnita

10. (UNIP) Habitualmente, o vulo fecundado por um nico espermatozide. Quando vrios espermatozides penetram no mesmo vulo, denomina-se: a) protospermia b) polispermia c) espermiognese d) partenognese e) multiplospermia

Assunto: Taxonomia
01. (ANPOLIS) Dois seres vivos pertencentes mesma ordem so necessariamente: a) da mesma raa; b) da mesma espcie; c) do mesmo gnero; d) da mesma classe; e) da mesma famlia.

02. (PUC-SP) So rgos homlogos: a) nadadeiras de peixes e parpodes de poliquetas; b) nadadeiras anteriores de uma baleia e asa de morcego; c) brnquias de camaro e brnquias de peixes;

139

d) nadadeiras peitorais de peixes e braos de polvo; e) asas de aves e asas de insetos.

03. (CESGRANRIO) Se reunirmos as famlias Canidae (ces), Ursidae (ursos), Hienidae (hienas) e Felidae (lees), veremos que todos so carnvoros, portanto, pertencem (ao) mesma(o): a) espcie b) ordem c) subespcie d) famlia e) gnero

04. (FUND. CARLOS CHAGAS) Qual dos seguintes grupos inclui organismos mais relacionados entre si? a) filo b) famlia c) gnero d) espcie e) raa

05. (FIUBE) O nome cientfico do leo Felis leo, do gato Felis domesticus. Os dois animais pertencem a diferentes: a) filos b) famlias c) ordens d) espcies e) reinos

06. (UNISA) Com base nas regras de nomenclatura, indique a alternativa incorreta: a) Homo sapiens sapiens; b) Trypanosoma Cruzi; c) Rana esculenta marmorata; d) Rhea americana americana; e) Anopheles Nyssurhynchus darlingi.

07. Em termos da classificao de animais e de plantas, o nvel correspondente ao filo entre animais corresponde, entre vegetais, a: a) superfamlia

140

b) famlia c) diviso d) classe e) ordem

08. (GOINIA) Os organismos eucariontes, unicelulares, auttrofos ou hetertrofos so classificados como: a) monera b) protistas c) metazorios d) metfitos e) vrus

09. (UNIP) A seqncia hierrquica das categorias taxonmicas : a) filo, classe, ordem, famlia, gnero; b) gnero, famlia, ordem, filo, classe; c) filo, classe, famlia, ordem, gnero; d) classe, filo, gnero, famlia, ordem; e) ordem, classe, filo, gnero, famlia.

10. O homem e o gorila pertencem mesma ordem. So primatas. Pertencem tambm, obrigatoriamente: a) mesma espcie; b) ao mesmo gnero; c) mesma espcie e ao mesmo gnero; d) ao mesmo: reino, filo e classe; e) ao mesmo reino e mesma espcie.

141

You might also like