You are on page 1of 12

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA

Parte I: Conceitos e Definies

Cap 03 : Proteo Diferencial


Resumo
Este texto apresenta os conceitos de proteo diferencial aplicadas a elementos do sistema eltrico. Quando se dispe de tecnologia digital, possvel a implementao de protees diferenciais, qualquer que seja o comprimento da linha, desde que se disponha de meios de comunicao eficientes. Outra modalidade de proteo diferencial a comparao de fase. Este tipo de proteo tambm pode ser aplicado a linhas de transmisso de qualquer comprimento. A seguir, sero abordados os esquemas mais comuns de proteo diferencial.

1. INTRODUO
O conceito de proteo diferencial constitui uma alternativa simples e eficiente para proteo de linhas de transmisso, tendo em vista sua natural seletividade, isto , s sensibilizada para defeitos no elemento protegido. H vrias formas de implementao de uma proteo diferencial, variando em funo do comprimento da linha e da tecnologia empregada. Para linhas muito curtas, podem ser utilizados os esquemas convencionais onde os TCs das duas extremidades so conectados em paralelo, formando uma malha diferencial. Neste arranjo, o rel diferencial instalado num dos terminais e ligado em paralelo com a malha. No caso de linhas no to curtas, onde a interligao dos TCs se torna invivel, a proteo por fio piloto uma alternativa de aplicao do conceito diferencial.

2. PROTEO DIFERENCIAL CONVENCIONAL


Esta proteo baseia-se na primeira lei de Kirchhoff, ou seja, a somatria das correntes que entram num determinado elemento do sistema (linha, barra etc.) igual somatria das correntes que dele saem. A proteo diferencial, portanto, compara as correntes de entrada com as correntes de sada e eventuais diferenas entre elas so indcios de condies anormais no equipamento protegido. A figura 1 ilustra o conceito bsico da proteo diferencial.

: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

15

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Figura 1. Esquema bsico de proteo diferencial. Em condies normais de operao I d = I1 I 2 = 0 ou de falta externa (falta em F, por (1) exemplo), as correntes I1 e I2 permanecem iguais entre si e, portanto, Na ocorrncia de faltas internas (na I1 ser igual a I2. regio situada entre os dois TCs), as Se o elemento protegido uma correntes de entrada e sada deixam de linha de transmisso, os TCs 1 e 2 tm ser iguais, resultando numa corrente relaes de transformao iguais. Neste diferencial no nula. Neste caso, o rel caso, a corrente diferencial que circula opera e isola o equipamento protegido. A pelo rel 87 nula e ele no opera: figura 2 mostra um exemplo de falta interna, com inverso da corrente I2 (alimentao bilateral).

Figura 2. Circulao de corrente na malha diferencial para falta interna. Este esquema opera corretamente, mesmo no havendo contribuio do terminal da direita para a falta (terminal fraco ou sistema radial). Na prtica, preciso considerar erros prprios dos TCs e curvas de saturao diferentes implicando em correntes I1 e I2 desiguais, o que resultaria em corrente diferencial diferente de zero, podendo provocar a operao do rel para faltas externas. A soluo clssica para este problema a aplicao de rels diferenciais percentuais.

3. PROTEO DIFERENCIAL PERCENTUAL


A exposio acima vlida para condies ideais.

: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

16

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Figura 3. Proteo diferencial percentual. Esta proteo baseia-se no mesmo relao acima por 100 (cem). Assim, para princpio (compara as correntes de que o rel opere, a corrente diferencial entrada e sada do equipamento deve atingir o ajuste de pickup e, protegido e opera em funo da diferena simultaneamente, exceder uma certa entre elas), mas inclui um conjungado percentagem da corrente mdia de de restrio proporcional mdia das restrio. Esta caracterstica pode ser correntes de entrada e sada. O rel representada por uma reta cuja ajustado para operar quando a corrente inclinao dada pelo slope, conforme diferencial alcanar uma determinada mostra a figura 4. percentagem da corrente mdia de restrio. A figura 3 mostra o arranjo tpico dessa proteo. O rel, neste caso, tem dois ajustes: pickup e slope. O ajuste de pickup define a mnima corrente diferencial necessria para operar o rel. O ajuste de slope define a relao entre a corrente diferencial e a corrente mdia de restrio, isto , para uma dada corrente mdia de restrio, o slope determina a Figura 4. Caracterstica do rel diferencial corrente diferencial necessria para percentual. operar o rel. O slope dado pela equao abaixo: A relao entre a ordenada e a abscissa o slope ou declividade da Id I1 I 2 Slope = = caracterstica. Em geral, o slope I1 + I 2 Ir ajustado entre 5% e 20%. Quando se trata de proteo de transformadores, o 2 ajuste situa-se entre 10% e 50%. (2) A figura 5 mostra as ligaes de uma proteo diferencial percentual para Normalmente o slope expresso as trs fases de uma linha de em percentagem, multiplicando-se a transmisso.

: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

17

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Figura 5. Ligao dos rels diferenciais percentuais nas trs fases. Com dois rels, um em cada 4. PROTEO POR FIO PILOTO extremidade da linha de transmisso, possvel proteg-la contra faltas entre A proteo por fio piloto uma fases e faltas fase-terra. Um rel em cada modalidade de proteo diferencial. terminal supervisiona o fio piloto. A idia adequada como alternativa para linhas bsica da proteo mostrada no curtas onde a aplicao de proteo esquema da figura 6. diferencial convencional se torna invivel devido distncia.

Figura 6. Proteo diferencial de linhas, usando fio piloto. As correntes I1 e I2 oriundas dos TCs, aps circular por um transformador, d origem s tenses V1 e V2, proporcionais s correntes e impedncia de transferncia dos transformadores. Estas
: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

tenses so aplicadas s bobinas de restrio e, atravs das bobinas de operao, ao fio piloto, o qual interliga os rels de cada extremidade da linha.

18

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Observando a figura 6, conclui-se que o conjugado de restrio em cada rel proporcional respectiva tenso. O conjugado de operao, entretanto, proporcional diferena entre as tenses V1 e V2. Supondo uma condio normal de operao ou uma falta externa, as tenses sero aproximadamente iguais e opostas. Assim, a restrio ser muito grande e praticamente no haver circulao de corrente nas bobinas de operao. No caso de uma falta interna, V1 e V 2 ficaro diferentes, podendo inclusive ser aditivas (mesmo sentido), se o sistema no for radial. Desse modo, o conjugado de operao ser maior que o conjugado de restrio e os dois rels operaro, desligando a linha de transmisso.

id (k) ir (k) K

= corrente diferencial; = corrente de restrio; = slope da caracterstica diferencial percentual;

5. PROTEO DIGITAL

DIFERENCIAL

A proteo diferencial percentual estudada anteriormente pode ser facilmente implementada graas ao estgio atual da tecnologia digital, com a vantagem de se aplicar a qualquer comprimento de linha de transmisso. Admitindo que amostras da corrente em cada terminal sejam obtidas simultaneamente, uma relao diferencial percentual, amostra por amostra, pode ser calculada para identificar a presena de uma falta. Um rel em cada terminal aquisita a amostra da corrente local e a amostra da corrente do terminal remoto, transmitida, por exemplo, por um canal tico. De posse das amostras local e remota, o rel executa o seguinte algoritmo:

A direo de referncia considerada positiva quando as correntes fluem para dentro da zona protegida, isto , da barra para a linha de transmisso. A corrente de restrio pode ser determinada tambm a partir da mdia das correntes em cada terminal da linha. Se a estimao das correntes diferencial e de restrio feita numa base amostra por amostra, conforme exemplificado acima, necessrio executar o algoritmo com vrias amostras consecutivas para confirmar a ocorrncia de uma falta interna e garantir que a corrente diferencial calculada no foi resultante de uma amostra anormal de uma das correntes. Uma deciso mais segura pode ser obtida se a comparao for feita com fasores estimados a partir de i1 (k) e i2 (k). Para calcular os fasores, utiliza-se algum algoritmo que elimine a influncia da componente CC das correntes de falta. A equao diferencial percentual em termos de fasores semelhante verso amostra por amostra vista acima:

Id = |I1 + I2| Ir = |I1 - I2|

Onde: Id < K Ir , no desliga o disjuntor Id > K Ir , desliga o disjuntor, Esta proteo apresenta algumas vantagens tais como a possibilidade de aplicao a linhas multiterminais, insensibilidade a oscilaes de potncia, impedncias mtuas, compensao srie capacitiva, etc. Por outro lado, muito exigente em termos de comunicao (fibra tica) e requer um esquema eficiente de sincronizao das amostras entre terminais remotos. A figura 7 mostra um exemplo de arranjo da proteo.

id (k) = i1 (k) + i2 (k) ir (k) = i1 (k) - i2 (k) id (k) < K ir (k), no desliga o disjuntor id (k) > K ir (k), desliga o disjuntor,

Onde: i1 (k) e i2 (k) = k-sima amostra das correntes I1 e I2 ;

: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

19

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Figura 7. Proteo diferencial digital.

6. PROTEO POR COMPARAO DE FASE


Esta proteo, semelhante aos esquemas diferenciais, consiste em comparar o ngulo de fase das correntes nos dois terminais da linha de transmisso para identificar a existncia de faltas internas. A figura 8 mostra o conceito de comparao de fase, supondo uma condio normal de operao ou a ocorrncia de uma falta externa.

Observando-se a figura 8, conclui-se que a corrente de carga normal ou de uma falta externa produz correntes secundrias em oposio de fase entre os dois terminais, em razo da ligao dos TCs. Cada uma dessas correntes senoidais transformada em onda quadrada, tendo como nvel de chaveamento o eixo zero, e so transmitidas, via carrier ou outro meio de comunicao, para o terminal remoto, para comparao.

: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

20

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Figura 8. Princpio de comparao de fase: falta externa. Neste estudo inicial, no se considera o tempo de retardo do equipamento de comunicao nem a defasagem produzida pela caracterstica complexa da linha de transmisso. Cada terminal da linha compara, por exemplo, atravs de uma lgica E, a forma de onda local, quadrada, com a onda quadrada recebida do terminal remoto. Na condio mostrada na figura 8 (operao normal ou falta externa), as entradas do comparador esto em oposio de polaridade e a sua sada permanece continuamente em zero, pois no ocorre coincidncia lgica (nvel 1 simultaneamente nas duas entradas). Desse modo, a proteo no produz sada e no desliga a linha, pois se trata de falta externa ou condio normal de operao. A figura 9 ilustra uma condio de falta interna, onde os dois terminais alimentam a falta, de forma que, no terminal da direita, a corrente se inverte em relao ao seu sentido normal de suprimento da carga.

Figura 9. Princpio de comparao de fase: falta interna. Neste caso, as duas correntes Uma proteo de comparao de secundrias ficam em fase e produzem fase convencional conforme descrita ondas quadradas tambm em fase. Como acima no capaz de detectar este tipo resultado, cada terminal obter de falta, pois as correntes dos dois coincidncia (sada 1 na lgica E que terminais da linha possuem amplitudes compara os sinais Local e Remoto), muito diferentes, mas conservam a produzindo a abertura dos dois terminais oposio de fase. Esta proteo faz o da linha. quadramento da senide no eixo zero A figura 10 apresenta uma condio e, assim, v esta falta como se fosse de falta interna que mantm corrente de externa, erroneamente. sada (outfeed) no terminal da direita, Neste caso, portanto, no ocorre devido s caractersticas prprias da falta coincidncia, pois as formas de onda e do sistema eltrico (fonte fraca do lado esto em oposio de fase. direito).

: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

21

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Figura 10. Princpio de comparao de fase: falta interna com outfeed. A condio de falta com outfeed no comum, mas pode surgir principalmente nas seguintes situaes:

linhas radiais de alta potncia; terminais fracos ou de baixa potncia; linhas com mais de dois terminais; faltas monofsicas para a terra, com alta resistncia; rompimento de condutor e falta monofsica para a terra, num dos lados do condutor; linhas paralelas com compensao srie;

7. COMPARAO DE FASE COM CHAVEAMENTO DESLOCADO


A soluo para faltas internas com outfeed e a melhoria da confiabilidade das protees de comparao de fase so obtidas atravs da gerao de ondas quadradas com nveis de chaveamento distintos e deslocados em relao ao eixo zero. Em cada terminal, a proteo gera, por exemplo, os sinais LP e LN (local positivo e local negativo), com deslocamentos negativos, isto , com nveis de chaveamento abaixo do eixo zero da corrente da linha. O
: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA

deslocamento de LN maior que o de LP. Estes sinais so comparados com os sinais recebidos pelo carrier ou outro meio de comunicao adequado. Um terceiro sinal de onda quadrada, IKEY, tambm gerado em cada terminal e transmitido para o terminal remoto. O sinal IKEY tem deslocamento positivo, ou seja, nvel de chaveamento acima do eixo zero, com mdulo maior que LP e menor que LN. O sinal IKEY recebido do terminal remoto d origem a dois sinais: TP e TN (trip positivo e trip negativo). O sinal TP o prprio IKEY, com o retardo de tempo introduzido pelo canal. O sinal TN o inverso de TP, a menos de um retardo de meio milisegundo, para aumento de segurana, quando ambos os sinais possuem nvel lgico zero. Em cada terminal, a proteo incorpora dois comparadores, COMP P e COMP N, que podem ser, cada um deles, uma lgica E. O COMP P compara os sinais LP (local) com TP (remoto). O COMP N compara os sinais LN (local) e TN (remoto). A figura 11 mostra as comparaes realizadas pela proteo nos dois terminais, para uma condio normal ou falta externa. Neste estudo, no esto sendo considerados os retardos de tempo introduzidos pelo canal de comunicao.

CAP 03: Proteo Diferencial

22

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Figura 11. Comparao de fase com chaveamento deslocado: falta externa. Na hiptese de falta externa, as sadas dos comparadores P e N ficam continuamente em zero lgico, pois no ocorre simultaneidade entre os sinais locais e remotos. A gerao dos sinais deslocados do eixo dos zeros aumenta a segurana, pois, nessa condio de falta externa, o deslocamento dispe as entradas dos comparadores da seguinte forma: no COMP P, o sinal TP s vai para 1 um tempo t1 depois de o sinal LP descer para 0; analogamente, no COMP N, o sinal LN s vai para 1 um tempo t 2 depois de TN descer para 0. Em ambas as situaes, as duas entradas ficam em zero durante os respectivos tempos t1 e t2. Isto produz sada lgica "zero". Esses tempos possibilitam a manuteno das sadas em "zero", mesmo em condies extremas de falta externa, aliada defasagem produzida pelas caractersticas complexas da linha, tanto no semiciclo positivo, como no semiciclo negativo. Como se mostra na figura 11, a proteo do terminal da direita, de maneira anloga, mantm a sada dos comparadores em "zero" nos dois semiciclos da senide de corrente, de forma a no produzir abertura para faltas externas ou fluxo normal de carga. A figura 12 mostra a comparao desempenhada pelos dois terminais da linha, na presena de uma falta interna, alimentada pelas duas extremidades. Neste caso, ocorre o alinhamento em fase das duas senides de corrente, isto , a comparao de fase devido inverso do fluxo de corrente no terminal da direita.

: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

23

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Figura 12. Comparao de fase com chaveamento deslocado: falta interna. Pela anlise da figura, observa-se sada nos comparadores P dos dois terminais no semiciclo positivo, bem como sada nos comparadores N dos dois terminais no semiciclo negativo. Assim, cada terminal gera dois pulsos de sada por cada ciclo da senide de corrente. Esse sinal de sada deve produzir abertura (trip), nos dois terminais da linha. A figura 13 mostra a comparao executada pelo terminal da esquerda (terminal forte) e terminal da direita na presena de uma falta interna com outfeed no terminal da direita.

: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

24

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

Figura 13. Comparao de fase com chaveamento deslocado: falta interna com outfeed. Neste exemplo, o terminal da direita Entretanto, mesmo nessas condies no alimenta a falta por se tratar de um raras de falta com outfeed, o terminal terminal fraco, de forma que as correntes fraco poder ser aberto por transferncia continuam em oposio de fase, de de disparo, comandada pelo outro maneira semelhante a uma condio de terminal (terminal forte). carga normal ou de falta externa. Admitindo, inicialmente, que a 8. VANTAGENS DA PROTEO corrente no terminal fraco no ultrapasse POR COMPARAO DE FASE o nvel de LP, IKEY e LN permanecem continuamente em "0" e LP O sistema de comparao de fase continuamente em "1". estudado baseia-se no princpio de No terminal forte (esquerda), deve proteo diferencial. Os ngulos de fase ocorrer coincidncia de nvel lgico "1" relativos das correntes nos terminais de entre LN e TN (contnuo em "1"), no uma linha so comparados para semiciclo negativo. Isto produz sada "1" determinar se a somatria das correntes no COMP N, enquanto LN for nvel lgico que entram na linha de transmisso "1", o suficiente para gerar abertura local. diferente de zero. Um rel diferencial Nessas condies, o terminal fraco real, seguro, exigiria tambm uma produz sada "1" atravs do COMP P, verificao da magnitude da somatria. enquanto TP estiver em "1", tendo em Entretanto, os requisitos de canal de vista que o sinal LP fica continuamente comunicao podem ser mantidos num em "1", pois o nvel de corrente no nvel modesto se apenas a informao de ultrapassa LP. Essa sada do comparador fase trocada. P suficiente para produzir abertura local Um esquema de comparao de (terminal da direita). fase segregado aplica o critrio de Supondo que a corrente de outfeed comparao para cada uma das correntes ultrapasse o nvel de LP, no haver de fase, ao passo que um sistema de coincidncia no terminal da direita (sada comparao de fase combinado usa uma no comparador P) e, portanto, a proteo grandeza CA nica derivada de todas as no produzir comando de abertura local. trs correntes de fase para realizar a
: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

25

PROTEO DE LINHAS DE TRANSMISSO TEORIA E PRTICA


Parte I: Conceitos e Definies

comparao. Obviamente, no ltimo caso os requisitos de comunicao so substancialmente reduzidos. Um sistema de proteo de comparao de fase particularmente adequado no caso de linhas de transmisso com compensao srie capacitiva. Tambm, j que a comparao feita apenas com correntes, nenhuma entrada de tenso necessria para tais sistemas. importante lembrar que, se o sistema de comunicao falhar, a funo de comparao de fase torna-se totalmente inoperante. De uma maneira geral, a proteo por comparao de fase apresenta algumas vantagens, entre as quais se destacam as seguintes:

- no opera por oscilao de potncia, dispensando o uso de rels de bloqueio contra tais oscilaes; - utiliza a corrente tal como ela , permitindo que a componente CC e componentes de freqncia da corrente de falta ajudem na rpida operao; - opera normalmente para faltas trifsicas com tenso nula; - no afetada por corrente reversa, aps a eliminao de falta em linha paralela; - pode ser implementada com tecnologia analgica ou digital.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PHADKE, Arun G., e THORP, James S., Computer Relaying for Power Systems, John Wiley & Sons Inc., EUA, 1993. CEPEL, Curso de Introduo Proteo Digital, RJ, 1995. ROBBA, Ernesto Joo, Introduo a Sistemas Eltricos de Potncia, Edgard Blcher Ltda, SP, 1977. WEEDY, B. M., Sistemas Eltricos de Potencia, Universidade de So Paulo, SP, 1973. CAMINHA, Amadeu C., Introduo Proteo dos Sistemas Eltricos, So Paulo, Editora Edgard Blcher Ltda, 1977. FERREIRA, Antonio Galvo, Esttica, Furnas, 1976. Proteo

a comparao de fase processada a cada meio ciclo, proporcionando um funcionamento em base de tempo real; pode ser aplicada para proteo de qualquer linha de transmisso que requeira alta velocidade de atuao e elevado grau de confiabilidade; no afetada pela freqncia do sistema de potncia; no requer filtros, defasadores, compensadores ou circuitos detectores de componentes simtricas, os quais, alm de introduzirem retardo de tempo, so dimensionados para trabalharem apenas na freqncia fundamental; - opera corretamente tanto em regime permanente como em regime transitrio; - utiliza apenas a corrente da linha para comparao, portanto no precisa de DCPs; - no afetada por tenses reversas, como ocorre em linhas com compensao srie; - no est sujeita operao por falta de tenso, como ocorre em geral com rels de distncia;

FALCUCCI, Francisco Carlos, Apostila de Proteo por Fio Piloto, Furnas, 1987. RODRIGUES, Celso, Apostila de Proteo de Proteo de Sistemas Eltricos, Furnas. BARBOSA, Ivan Jlio, Notas de Aulas.

: ADIMARCO Representaes e Servios LTDA CAP 03: Proteo Diferencial

26

You might also like