You are on page 1of 3

CENTRO EDUCACIONAL CRISTO CEC DATA SRIE: 1 ANO ALUNO PROFESSOR AVALIAO DE FILOSOFIA I) Marque as alternativas corretas 1) Alguns

s dos fatores socioeconmicos e culturais que favoreceram o nascimento da filosofia so: a) O desenvolvimento de contatos culturais com outros povos, decorrentes do comrcio e da navegao, necessidade de encontrar uma linguagem mais rigorosa, etc. b) a expanso do Imprio alexandrino at a sia menor, favorecendo o contato dos gregos com culturas de desenvolvido pensamento abstrato. c) o nascimento das cidades-estados e o concomitante desaparecimento dos mestres da verdade (o poeta, o adivinho e o mago). d) o fim da guerra do Peloponeso, a descentralizao do poder de Atenas e a inveno da escrita, da moeda e do calendrio. 2) Plato foi um dos grandes nomes da Filosofia em todos os tempos.Fortemente influenciado por Scrates, elaborou uma concepo filosfica da realidade e do mundo segundo a qual: a) A realidade consiste apenas no elemento material ou seja, fora da matria no h possibilidades de realidade concreta. Essa postura inaugura a corrente filosfica chamada materialismo. b) O mundo, devido a todos os elementos complexos que o compe, s pode ter sido criado por uma mente divina superior. c) A realidade existente tem como elemento primordial a gua, ou seja, como a gua o nico elemento presente em todos os corpos, tudo que existe, existe a partir da gua. d) O mundo das idias constitui a verdadeira realidade sendo o mundo em que vivemos apenas uma sombra deformada dessa realidade. 3) Com o surgimento da Filosofia na Grcia Antiga, tem-se a necessidade da elaborao de um novo conceito de verdade que pudesse satisfazer as exigncias trazidas pelo pensamento racional. Sobre esse novo conceito de verdade, marque a alternativa INCORRETA. a) Os primeiros filsofos buscaram um novo conceito de verdade. Uma verdade to bem fundamentada que no pudesse ser refutada. b) O surgimento da filosofia traz o fortalecimento da tradio e confirma a autoridade dos sacerdotes e dos orculos, porta vozes dos deuses gregos. c) A verdade procurada teria de ser um conhecimento definitivo, necessrio e absoluto. d) A verdade precisaria ser universal, vlida para todos, acima das particularidades, das raas, das naes, dos mitos regionais. 4) Sobre as diversas teorias sobre o conhecimento, julgue como verdadeiros ou falsos os itens abaixo. a) ( ) Segundo Aristteles, o conhecimento humano intuitivo, imediato e se d exclusivamente a partir do contato do sujeito com objetos singulares, individuais. b) ( ) De acordo com Plato para conhecer algo preciso ir alm das sensaes imediatas. necessrio atingir a essncia do objeto a ser conhecido e conhec-lo tal qual ele .

c) ( ) O conhecimento humano tem dois elementos bsicos, um sujeito e um objeto. O sujeito o homem, o ser racional. O objeto a realidade a ser investigada. Mas, o prprio homem, tambm pode ser o objeto do conhecimento d) ( ) Para Guilherme do Ockham os dados iniciais do conhecimento so originrios dos objetos sensveis que so captados pela capacidade sensitiva da alma. 5) Sobre o pensamento de Scrates INCORRETO afirmar: a) Acreditava no ser possvel encontrar um conceito universa de justia, que por ser igual para todos, seria capaz de resolver as divergncias na assemblia dos cidados. b) Scrates buscou um novo enfoque filosfico, refletindo sobre si mesmo, descobriu que apesar da variedade das coisas, somos capazes de formar conceitos universais. c) Sua metodologia baseava-se no conhecimento prprio, tomando como base o conhece te a ti mesmo ajudava os interlocutores a encontrar a verdade das coisas e dos conceitos. d) Seu mtodo consistia em dois momentos distintos e sucessivos tendo como foco principal os questionamentos: A ironia e a maiutica 6) Sobre as diversas escolas de Filosofia, atuantes na Grcia Antiga, denominadas Pr-socrticas, julgue os itens a seguir. ( Coloque V ou F, verdadeiro ou falso, respectivamente) a) ( ) Os representantes mais ilustres da Escola jnica so Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxmenes e Herclito. b) ( ) Na escola eletica, ensinava-se principalmente, a arte da retrica pois a palavra era muito valorizada naquela poca. c) ( ) O denominador comum das posturas filosficas da Escola pluralista, que no h um princpio nico que explique todo o universo. d) ( ) Os pensadores da Escola pitagrica, manifestaram ao mesmo tempo, tendncias mstico-religiosas, e tendncias cientfico-racionais. II) Nas alternativas abaixo coloque V para verdadeira e F para falso e justifique as falsas a) ( ) O verbo filosofar pode ser usado com trs significados distintos: Como simples sinnimo de pensar, como sinnimo de saber viver virtuosamente e como uma forma de conhecimento baseada no princpio da racionalidade. _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ b) ( ) Com o surgimento da Filosofia na Grcia Antiga, as explicaes mticas foram imediatamente substitudas pelas explicaes racionais caracterstica principal da Filosofia. _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ c) ( ) A Filosofia surge com a tarefa de continuar as explicaes fornecidas pelos mitos, priorizando a linguagem mitolgica e os diversos mitos explicativos da realidade cotidiana. _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ III) Responda:

a) Elabore um esquema comparativo entre Mito e filosofia, ressaltando, principalmente as semelhanas e diferenas entre essas duas modalidades de conhecimento.

You might also like