You are on page 1of 1

ACULTURADOS OU NO?!

Hoje, dia 21/10/2001, enquanto eu caminhava em direo ao ponto de nibus para vir universidade, no pude deixar de olhar um retrato de Iemanj que estava exposto na porta de uma dessas casas comerciais que vendem produtos afroreligiosos. Algo nele chamou minha ateno. Foi aquela mulher que estava ali retratada: alta, clara, sexy, com longos cabelos negros escorridos que desciam at a cintura. Olhei o quadro ligeiramente e continuei a caminhar. Sentei-me no banco do ponto de nibus, mas aquela imagem no me saa da mente. Algo nela tinha chamado muito minha ateno e ao mesmo tempo me fugia memria. De repente, num relmpago, lembrei das palavras "cultura e aculturao". Comecei a refletir sobre o quanto havia de trao cultural africano naquele quadro de Iemanj. Deuses de diferentes povos so visualizados conforme a cultura e caractersticas de cada povo e por isso so diferentes na aparncia, nos costumes e tambm nos nomes, conforme o idioma de cada cultura. Por exemplo: Buda possui caracterstica asitica, Jesus tem caractersticas indo-europia e os deuses indgenas s poderiam ser imaginados como ndios e jamais negros, asiticos ou europeus. Seria absurdo imaginarmos Jesus com caractersticas asitica ou indgena sem que ele tivesse essas cargas genticas em sua constituio fsica. Seria tambm absurdo imaginarmos Iemanj daquela forma como estava retratada naquele quadro onde todos os traos tnicos africano eram negados atravs da arte plstica, negando sua origem. Me da maioria dos orixs, Iemanj representada como mulher de meia idade e com seios volumosos, que deram origem aos rios e orixs africanos e, lgico, "negra" como uma noite enluarada. Ento pensei o quanto a Europa nos aculturou, a ponto de imaginarmos uma entidade africana nativa de pele clara, sem aquele pigmento to caracterstico da pele dos negros africanos e dos afro-descendentes.

Na condio de babalorix e seguidor da cultura religiosa afro-brasileira no posso ficar calado diante desses fatos. Se antes houve essa necessidade de sincretizao, no porque "antigamente era assim que tem que continuar sendo assim". Devemos valorizar nossa cultura, nossa negritude, dentro dos valores africanos e no dentro do valor da cultura dominante (europia), se quisermos ser autnticos. Chega da farsa daqueles que se auto-intitulam "defensores fervorosos da cultura afro-brasileira" mas o fazem dentro dos valores da cultura dominante (europia). Usam e abusam de ttulos acadmicos (Ms, Dr, Phd...) mas nunca ou em rarssimas excees se expem em pblico como iyalorix, babalorixa, filhos de santo ou frequentadores de cultos afro-brasileiros. Isso fruto da aculturao que os africanos nativos ou ns, afrodescendentes, sofremos durante todo o perodo em que fomos colnias de pases europeus. Essa violncia cultural foi, e to marcante, e tambm deixou uma cicatriz to forte na cultura afro-brasileira que mudou, at mesmo, as caractersticas dos orixs africanos e bem como o ritual litrgico. Por exemplo, o deus africano mensageiro entre a humanidade e o Deus Supremo dos africanos (Olodumare, Zmbi, Zambiapongo, Oxal, Olorum... - tenha ele o nome que tiver dependendo de cada nao - grupo tnico -) foi to aviltado que ainda hoje retratado como o "diabo" catlico, em todas as suas mais horrendas representaes. Ento eu penso aqui com os meus botes: por que Exu no foi, no , ou rarssimamente associado divindades de outras culturas europias que desempenhavam o mesmo papel que ele dentro de suas culturas; como por exemplo: Mercrio dos romanos e Hermes dos gregos? Por que justamente com o diabo catlico? Por que o mal e todos os tipos de energias negativas tm que ser representados pela cor negra e no por outra cor qualquer?

Mas essa uma outra histria que ser comentada outro dia...

Eu tenho as minhas respostas essas perguntas e, certamente, voc tambm tem as suas. No seria essa a hora de babalorixs e Iyalorixs sentarem-se juntos, em grupos de trabalho, para discutirem com seriedade essas questes?

You might also like