You are on page 1of 11

02/06/13

FUNDIO

FUNDIO

1 - Introduo
O que : o processo de fabricao de peas metlicas que consiste essencialmente em encher com metal lquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da pea a ser fabricada. A fundio um dos processos mais antigos e tambm um dos mais versteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peas que se pode produzir por esse processo. Vantagens e desvantagens: Sua principal vantagem obter, de maneira econmica, peas de geometria complexa. As fundies podem ser de materiais ferrosos ou no-ferrosos. A fundio um processo de fabricao inicial, porque permite a obteno de peas com formas praticamente definitivas, com mnimas limitaes de tamanho, formato e complexidade, e tambm o processo pelo qual se fabricam os lingotes. a partir do lingote que se realizam os processos de conformao mecnica para a obteno de chapas, placas, perfis, etc. O processo de fundio aplica-se a vrios tipos de metais, tais como aos, ferros fundidos, alumnio, cobre, zinco, magnsio e respectivas ligas. Porm existem tambm desvantagens. Os aos fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tenses residuais, microporosidade, zonamento e variaes de tamanho de gro. Tais fatores resultam em menor resistncia e ductilidade, quando comparados aos aos obtidos por outros processos de fabricao como conformao a quente. Usos: Exemplos de peas fundidas: acessrios de tubulaes, peas de um forno, bloco do motor de automveis e avies, pistes, anis dos pistes, bases de mquina ferramenta, rodas, e eixos de manivela.

2 - Fenmenos que ocorrem durante a solidificao


Esses fenmenos so : cristalizao, contrao de volume, concentrao de impurezas e desprendimento de gases.

2.1 - Cristalizao
Consiste no aparecimento das primeiras clulas cristalinas unitrias, que servem como "ncleos" para o posterior desenvolvimento ou "crescimento" dos cristais, dando, finalmente, origem aos gros definitivos e "estrutura granular" tpica dos metais. Esse crescimento dos cristais no se d, na realidade, de maneira uniforme, originando gros cristalinos com os aspectos representados na Figura 1.

mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm

1/11

02/06/13

FUNDIO

2.2 - Contrao de volume


Os metais, ao solidificarem, sofrem uma contrao. A contrao d origem a uma heterogeneidade conhecida por vazio ou rechupe, ilustrada na Figura 2 Inicialmente, tem-se (a) o metal inteiramente no estado lquido; (b) a solidificao tem incio na periferia, onde a temperatura mais baixa e caminha em direo ao centro; (c) fim da solidificao e (d) contrao slida.

A diferena entre os volumes no estado lquido e no estado slido final d como conseqncia o vazio ou rechupe, indicados nas panes (c) e (d) da figura. A pane (d) d a entender tambm que a contrao slida ocasiona uma diminuio geral das dimenses da pea solidificada. Os vazios citados podem eventualmente ficar localizados na parte interna das peas, prximos da superfcie; porm, invisveis externamente. Alm dessa conseqncia (vazio ou rechupe) a contrao verificada na solidificao pode ocasionar : - aparecimento de trincas a quente (Figura 3) - aparecimento de tenses residuais. As tenses residuais podem ser controladas por um adequado projeto da pea, como se ver, e podem ser eliminadas pelo tratamento trmico de "alvio de tenses". Os vazios ou rechupes que constituem a conseqncia direta da contrao podem tambm ser controlados ou eliminados, mediante recursos adequados, seja no caso
mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm 2/11

02/06/13

FUNDIO

de lingoteiras, seja no caso de moldes para peas fundidas (Figura 4). No caso da fundio de um lingote, o artifcio adotado para controlar o vazio colocar sobre o topo da lingoteira - que feita de material metlico uma pea postia de material refratrio, denominada "cabea quente"ou "massalote"; essa pea, por ser de material refratrio, retm o calor por um tempo mais longo e corresponder seo que solidifica por ltimo; nela, portanto, vai se concentrar o vazio. Resulta assim um lingote so, pela eliminao de sua cabea superior.

No caso de peas fundidas, utiliza-se um "alimentador". No exemplo apresentado na Figura 4, o molde foi projetado de tal maneira que a entrada do metal lquido, atravs de canais, feita na seo mais grossa que alimenta as menos espessas; ao mesmo tempo, o "alimentador" ficar convenientemente suprido de excesso de metal lquido, nele se concentrando o vazio.

2.3 - Concentrao de impurezas


Algumas ligas metlicas contm impurezas normais, que se comportam de modo diferente, conforme a liga esteja no estado lquido ou slido. O caso mais geral o das ligas ferro-carbono que contm, como impurezas normais, o fsforo, o enxofre, o mangans, o silcio e o prprio carbono. Quando essas ligas esto no estado liquido, as impurezas esto totalmente dissolvidas no lquido, formando um todo homogneo. Ao solidificar, entretanto, algumas das impurezas so menos solveis no estado slido. A Figura 5 representa esquematicamente como a segregao (concentrao de impurezas) pode se dispor em peas laminadas e forjadas. O inconveniente dessa segregao que o material acaba apresentando composio qumica no uniforme, conforme a seo considerada, e conseqentes propriedades mecnicas diferentes. Esse inconveniente pode ser evitado pelo controle mais rigoroso da composio qumica das ligas e controle da
mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm 3/11

02/06/13

FUNDIO

prpria velocidade de resfriamento.

2.4 - Desprendimento de gases


Esse fenmeno ocorre, como no caso anterior, principalmente nas ligas ferro-carbono. O oxignio dissolvido no ferro, por exemplo, tende a combinar-se com o carbono dessas ligas, formando os gases CO e CO2 que escapam facilmente atmosfera, enquanto a liga estiver no estado liquido. medida, entretanto, que a viscosidade da massa lquida diminui, devido queda de temperatura, fica mais difcil a fuga desses gases, os quais acabam ficando retidos nas proximidades da superfcie das peas ou lingotes, na forma de bolhas.

3 - Fundio passo-a-passo
A matria-prima metlica para a produo de peas fundidas constituda pelas ligas metlicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e no-ferrosas (ligas de cobre, alumnio, zinco e magnsio). O processo de fabricao dessas peas por meio de fundio pode ser resumido nas seguintes operaes: Confeco do modelo - Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da pea a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construo do molde e suas dimenses devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da pea. Ele feito de madeira, alumnio, ao, resina plstica e at isopor. Confeco do molde - O molde o dispositivo no qual o metal fundido colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia e aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida. Confeco dos machos - Macho um dispositivo, feito tambm de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Eles so colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal lquido. Fuso - Etapa em que acontece a fuso do metal. Vazamento - O vazamento o enchimento do molde com metal lquido.

Desmoldagem - Aps determinado perodo de tempo em que a pea se solidifica dentro do molde, e que
mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm 4/11

02/06/13

FUNDIO

depende do tipo de pea, do tipo de molde e do metal (ou liga metlica), ela retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecnicos. Rebarbao - A rebarbao a retirada dos canais de alimentao, massalotes e rebarbas que se formam durante a fundio. Ela realizada quando a pea atinge temperaturas prximas s do ambiente. Limpeza - A limpeza necessria porque a pea apresenta uma srie de incrustaes da areia usada na confeco do molde. Geralmente ela feita por meio de jatos abrasivos. Essa seqncia de etapas a que normalmente seguida no processo de fundio por gravidade em areia, que o mais utilizado. Um exemplo bem comum de produto fabricado por esse processo o bloco dos motores de automveis e caminhes.

4 - Caractersticas e defeitos das peas fabricadas


A fundio parte diretamente do metal lquido para fabricar uma pea economizando uma srie de etapas dentro do processo de fabricao. Vamos, ento, ver mais algumas vantagens desse processo.

[1] Canais de alimentao so as vias, ou condutos, por onde o metal lquido passa para chegar ao molde. Massalote uma espcie de reserva de metal que preenche os espaos que vo se formando medida que a pea vai solidificando e se contraindo. a) As peas fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples at as bem complicadas, com formatos impossveis de serem obtidos por outros processos. b) As peas fundidas podem apresentar dimenses limitadas somente pelas restries das instalaes onde so produzidas. Isso quer dizer que possvel produzir peas de poucos gramas de peso e com espessura de parede de apenas alguns milmetros ou pesando muitas toneladas. c) A fundio permite um alto grau de automatizao e, com isso, a produo rpida e em srie de grandes quantidades de peas. d) As peas fundidas podem ser produzidas dentro de padres variados de acabamento (mais liso ou mais spero) e tolerncia dimensional[1] (entre 0,2 mm e 6 mm) em funo do processo de fundio usado. Por causa disso, h uma grande economia em operaes de usinagem. e) A pea fundida possibilita grande economia de peso, porque permite a obteno de paredes com espessuras quase ilimitadas.

Defeitos dos produtos fundidos


Como em todo o processo, alguma coisa "sai errado" e aparecem os defeitos. Alguns defeitos comuns das peas fundidas so: incluso da areia do molde nas paredes internas ou externas da pea. Isso causa problemas de
mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm 5/11

02/06/13

FUNDIO

usinagem: os gros de areia so abrasivos e, por isso, estragam a ferramenta. Alm disso, causam defeitos na superfcie da pea usinada. defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de partculas duras indesejveis no material. Isso tambm causa desgaste da ferramenta de usinagem. rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificao, causado por projeto de massalote malfeito. porosidade, ou seja, a existncia de "buraquinhos" dentro de pea. Eles se originam quando os gases que existem dentro do metal lquido no so eliminados durante o processo de vazamento e solidificao. Isso causa fragilidade e defeitos superficiais na pea usinada.

5 - Tipos de fundio
O molde fundamental para a qualidade da pea fundida. A qualidade da pea fundida est diretamente ligada qualidade do molde. usual classificar os processos de fundio quanto ao material ou quanto ao mtodo pelo qual o molde fabricado. Portanto, possvel classificar os processos de fundio em dois grupos: a) Fundio em moldes de areia; b) Fundio em moldes metlicos.

5.1 - Fundio em areia


A fundio em areia a mais usada, no s na produo de peas de ao e ferro fundido, porque os moldes de areia so os que suportam melhor as altas temperaturas de fuso desses dois metais, mas tambm para a produo de peas de ligas de alumnio, lato, bronze e magnsio. O processo em areia, particularmente a moldagem em areia verde o mais simples e mais usado nas empresas do ramo. A preparao do molde, neste caso, consiste em compactar mecnica ou manualmente uma mistura refratria plstica chamada areia de fundio, sobre um modelo montado em uma caixa de moldar.

[ 1 ] Tolerncia dimensional a faixa dentro da qual uma medida qualquer pode variar. Por exemplo, o desenho especifica uma medida de 10 mm,com uma tolerncia dimensional de 1. Isso quer dizer que essa medida pode variar entre 9 e 11 mm.

Esse processo segue as seguintes etapas:

mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm

6/11

02/06/13

FUNDIO

A caixa de moldar colocada sobre uma placa de madeira ou no cho. O modelo, coberto com talco ou grafite
para evitar aderncia da areia, ento colocado no fundo da caixa. A areia compactada sobre o modelo manualmente ou com o auxlio de marteletes pneumticos. Essa caixa, chamada de caixa-fundo, virada de modo que o modelo fique para cima.

Outra caixa de moldar, chamada de caixa-tampa, ento posta sobre a primeira caixa. Em seu interior so
colocados o massalote e o canal de descida. Enche-se a caixa com areia que socada at que a caixa fique completamente cheia.

O canal de descida e o massalote so retirados e as caixas so separadas.


Abre-se o copo de vazamento na caixa-tampa.

mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm

7/11

02/06/13

FUNDIO

Abre-se o canal de distribuio e canal de entrada na caixa-fundo e retira-se o modelo.

Coloca-se a caixa de cima sobre a caixa de baixo. Para prender uma na outra, usam-se presilhas ou grampos.

Depois disso, o metal vazado e aps a solidificao e o resfriamento, a pea desmoldada, com o canal e o massalote retirados. Obtm-se, assim, a pea fundida, que depois limpa e rebarbada. A seqncia da preparao do molde que descrevemos manual. Nos casos de produo de grandes quantidades, usa-se o processo mecanizado com a ajuda de mquinas de moldar conhecidas como automticas ou semi-automticas que permitem a produo macia de moldes em reduzido intervalo de tempo.

Para que um produto fundido tenha a qualidade esperada, os moldes devem apresentar as seguintes caractersticas essenciais: a) resistncia suficiente para suportar a presso do metal lquido. b) resistncia ao erosiva do metal que escoa rapidamente durante o vazamento. c) mnima gerao de gs durante o processo de vazamento e solidificao, a fim de impedir a contaminao do metal e o rompimento do molde. d) permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair durante o vazamento do metal. e) refratariedade que permita suportar as altas temperaturas de fuso dos metais e que facilite a desmoldagem da pea f) possibilidade de contrao da pea, que acontece durante a solidificao. A fundio em moldes de areia verde no tem nada a ver com a cor verde. O processo tem esse nome somente porque a mistura com a qual o molde feito mantm sua umidade original, quer dizer, no passa por um processo de secagem. A matria-prima para esse tipo de moldagem composta basicamente por um agregado granular refratrio chamado de areia-base que pode ser slica, cromita ou zirconita, mais argila (como aglomerante) e gua. Tanto metais ferrosos quanto no-ferrosos podem ser fundidos nesse tipo de molde. Os moldes so preparados, o metal vazado por gravidade, e as peas so desmoldadas durante rpidos ciclos de produo. Aps a utilizao, praticamente toda a areia (98%) pode ser reutilizada. Esse processo de moldagem facilmente mecanizvel, sendo realizado por meio de mquinas automticas.

Vantagens e Desvantagens
Vantagens: 1. A moldagem por areia verde o mais barato dentre os outros mtodos de produo de moldes. 2. H menor distoro de formato do que nos mtodos que usam areia seca, porque no h necessidade de aquecimento. 3. As caixas de moldagem esto prontas para a reutilizao em um mnimo espao de tempo. 4. Boa estabilidade dimensional.
mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm 8/11

02/06/13

FUNDIO

5. Menor possibilidade de surgimento de trincas. Desvantagens: 1. O controle da areia mais crtico do que nos outros processos que tambm usam areia. 2. Maior eroso quando as peas fundidas so de maior tamanho. 3. O acabamento da superfcie piora nas peas de maior peso. 4. A estabilidade dimensional menor nas peas de maior tamanho.

5.2 - Fundio de Preciso ( Cera perdida )


Como voc j sabe, produzir peas por fundio basicamente fazer um modelo, fazer um molde a partir desse modelo, e vazar (despejar) metal lquido dentro do molde O que diferencia um processo do outro tanto o modo como o metal lquido vazado (pode ser por gravidade ou presso) quanto o tipo de moldagem utilizado (em moldes de areia ou em moldes metlicos). Por outro lado, a escolha do processo determinada principalmente pelo tipo de produto final que voc quer obter. Assim, se voc quiser produzir um produto fundido com determinado peso mximo de 5 kg, formato complexo, melhor acabamento de superfcie e tolerncias mais estreitas em suas medidas, ou seja, um produto com caractersticas aliadas qualidade do produto usinado, ser necessrio usar o processo de fundio de preciso. Por esse processo, pode-se fundir ligas de alumnio, de nquel, de magnsio, de cobre, de cobre-berlio, de bronze-silcio, lato ao silcio, ligas resistentes ao calor, alm do ao e do ao inoxidvel para a produo de peas estruturais para a indstria aeronutica, para motores de avio, equipamentos aeroespaciais, de processamento de dados, turbinas a gs, mquinas operatrizes, equipamentos mdicos, odontolgicos, pticos etc. Em qual aspecto a fundio de preciso se diferencia dos outros processos de fundio? Exatamente na confeco dos modelos e dos moldes. Enquanto nos processos por fundio em areia que estudamos na aula anterior o modelo reaproveitado e o molde destrudo aps a produo da pea, na fundio de preciso tanto o modelo quanto o molde so destrudos aps a produo da pea. Em primeiro lugar, devemos saber que os modelos para a confeco dos moldes so produzidos em cera a partir de uma matriz metlica formada por uma cavidade com o formato e dimenses da pea desejada. A cera, que no se assemelha quela que usamos no assoalho da nossa casa, um material que derrete com o calor. E no estado lquido que ela injetada dentro da matriz para formar os modelos. O molde produzido a partir de uma pasta ou lama refratria feita com slica ou zirconita, na forma de areia muito fina, misturada com um aglomerante feito com gua, silicato de sdio e / ou silicato de etila. Esta lama endurece em contato com o ar e nela que o modelo de cera ou plstico mergulhado. Quando a lama endurece em volta do modelo, forma-se um molde rgido. Aps o endurecimento da pasta refratria, o molde aquecido, o modelo derretido, e destrudo. Essa casca endurecida o molde propriamente dito e nele que o metal lquido vazado. Assim que a pea se solidifica, o molde inutilizado. Por causa das caractersticas desse processo, ele tambm pode ser chamado de fundio por moldagem em cera perdida. Resumindo, a fundio por moldagem em cera perdida apresenta as seguintes etapas:

A cera fundida injetada na matriz para a produo do modelo e dos canais de vazamento.

mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm

9/11

02/06/13

FUNDIO

Os modelos de cera endurecida so montados no canal de alimentao ou vazamento. O conjunto mergulhado na lama refratria.

O material do molde endurece e os modelos so derretidos e escoam. O molde aquecido preenchido com metal lquido por gravidade, centrifugao ou a vcuo.

Depois que a pea se solidifica, o material do molde quebrado para que as peas sejam retiradas. As peas so rebarbadas e limpas.
Em muitos casos, as peas obtidas por esse processo chegam a dispensar a usinagem devido qualidade do acabamento de superfcie obtido. Mesmo quando a usinagem faz-se necessria, demanda acabamento mnimo e isso reduz os custos de produo. No se esquea de que, apesar das desvantagens, o que comanda a escolha , em ltima anlise, o produto que se quer produzir. E, no caso da fundio de preciso, seu emprego indicado para aplicaes bem especficas que compensam os altos custos da produo.

5.3 - Molde Permanente ou Coquilha


Manuais ou mecanizados, de preciso, no importa qual o processo de fundio que tenhamos estudado at agora, todos tinham em comum duas coisas: o fato de que o material bsico para a confeco dos moldes era, na maioria dos casos, areia e que aps a produo da pea o molde era destrudo. Acontece que, ao lado de todas as vantagens que a areia apresenta na confeco de moldes, existem sempre os problemas comuns sua utilizao para a fundio: quebras ou deformaes dos moldes, incluses de gros de areia na pea fundida, problemas com os materiais aglomerantes e com as misturas de areia, e assim por diante. . Dependendo do trabalho que se quer realizar, da quantidade de peas a serem fundidas e, principalmente, do tipo de liga metlica que ser fundida, o fabricante tem que fundir suas peas em outro tipo de molde: os moldes permanentes, que dispensam o uso da areia e das misturas para sua confeco. Os processos de fundio por molde permanente usam moldes metlicos para a produo das peas fundidas. Por
mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm 10/11

02/06/13

FUNDIO

esses processos realiza-se a fundio por gravidade ou por presso. Usar um molde permanente significa que no necessrio produzir um novo molde a cada pea que se vai fundir. A vida til de um molde metlico permite a fundio de at 100 mil peas. Um nmero to impressionante deveria possibilitar a extenso de seu uso a todos os processos de fundio. S que no bem assim. A utilizao dos moldes metlicos est restr ita aos metais com temperatura de fuso mais baixas do que o ferro e o ao. Esses metais so representados pelas ligas com chumbo, zinco, alumnio, magnsio, certos bronzes e, excepcionalmente, o ferro fundido. O motivo dessa restrio que as altas temperaturas necessrias fuso do ao, por exemplo, danificariam os moldes de metal. Os moldes permanentes so feitos de ao ou ferro fundido ligado, resistente ao calor e s repetidas mudanas de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para fundir estanho, chumbo e zinco. Os produtos tpicos da fundio em moldes permanentes so: bases de mquinas, blocos de cilindros de compressores, cabeotes, bielas, pistes e cabeotes de cilindros de motores de automveis, coletores de admisso. Esses produtos, se comparados com peas fundidas em moldes de areia, apresentam maior uniformidade, melhor acabamento de superfcie, tolerncias dimensionais mais estreitas e melhores propriedades mecnicas.

Por outro lado, alm de seu emprego estar limitado a peas de tamanho pequeno e produo em grandes quantidades, os moldes permanentes nem sempre se adaptam a todas as ligas metlicas e so mais usados para a fabricao de peas de formatos mais simples, porque uma pea de formas complicadas dificulta no s o projeto do molde, mas tambm a extrao da pea aps o processo de fundio. Para fundir peas em moldes metlicos permanentes, pode-se vazar o metal por gravidade. Nesse caso, o molde consiste em duas ou mais partes unidas por meio de grampos para receber o metal lquido. Isso pode ser feito manualmente. A montagem dos moldes tambm pode ser feita por meio de dispositivos mecnicos movidos por conjuntos hidrulicos, que comandam o ciclo de abertura e fechamento dos moldes. Tanto os moldes quanto os machos so cobertos com uma pasta adesiva rala feita de material refratrio cuja funo, alm de proteger os moldes, impedir que as peas grudem neles, facilitando a desmoldagem. A fundio com moldes metlicos tambm feita sob presso. Nesse caso, o molde chama-se matriz.

5.4 - Fundio sob Presso


Os moldes metlicos tambm so usados no processo de fundio sob presso. Este consiste em forar o metal lquido a penetrar na cavidade do molde, chamado de matriz.

mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm

11/11

You might also like