You are on page 1of 7

Metodologia Cientfica

O que levantamento bibliogrfico? a atividade de busca dos trabalhos, sobre diversos formatos (livros, peridicos, CDs, arquivos digitais etc.), sobre determinado assunto, possibilitando ao pesquisador conhecimento sobre o estado da arte do tema a ser pesquisado. Quais as fases do levantamento bibliogrfico? Fase preparatria e fase de execuo. Fase preparatria dividida nas seguintes etapas: Estudo do Assunto; Delimitaes; Estabelecimento das palavras-chave; Traduo dos Termos e Estudos das Fontes. Fase de execuo, a qual compreende trs etapas bsicas, a saber: Identificao, Localizao e Obteno.

Estratgia de busca - o meio pelo qual o pesquisador se comunica com o sistema, e muitas vezes a chave para uma busca bem sucedida. Envolve basicamente os seguintes passos: Definio clara da necessidade de informao do usurio (Qual a questo?); Estabelecimento dos parmetros de busca, considerando as necessidades de informao; Traduo da questo de busca para a linguagem do sistema; Execuo da busca; Obteno da resposta.
Fichamento: Assunto: expresso atravs de palavras-chave que identifiquem o contedo do documento; Referncia: A Unopar adota as Normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas); Contedo: Para descrio do contedo, o pesquisador poder utilizar-se de resumos, de citaes ou de outras formas de anotaes. Os resumos podero ser livres ou de acordo com tipos de resumos existentes na literatura; Local: anotar o nome da instituio e/ou site onde se obteve o documento, evitando-se o trabalho de localiz-lo novamente, caso necessrio. Resumo: resumo a apresentao concisa e seletiva de um texto, ressaltando de forma clara e sinttica a natureza do trabalho, seus resultados e concluses mais importantes, seu valor e originalidade. importante para os investigadores, sobretudo por auxiliar na seleo de leituras. Localizaes do Resumo: Teses, dissertaes e monografias, precede o texto no idioma do documento e em ingls. Em artigos de peridicos, colocado antes do texto no idioma do peridico e, no final do artigo, em outros idiomas de difuso internacional, geralmente o ingls. Extenso dos resumos: At 100 palavras para notas e comunicaes breves; At 250 palavras para monografias e artigos de peridicos; At 500 palavras para livros, teses e relatrios de pesquisa; Extenso livre para resenhas ou resumos crticos. Tipos de Resumos: Indicativos - indica apenas os pontos principais do texto e no apresenta dados qualitativos e quantitativos. um resumo sumrio e menos profundo; Informativo - Inclui os objetivos, o processo metodolgico utilizado, o desenvolvimento da pesquisa, os resultados obtidos, as concluses e as recomendaes do texto resumido. Pode dispensar a leitura do original; Crtico - Formula julgamento sobre o trabalho resumido e, em geral, s elaborado por especialistas no assunto. Tambm denominado resenha crtica ou, simplesmente, resenha. RESENHA Resenha um tipo de trabalho que exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparao com outras obras da mesma rea e maturidade intelectual para fazer avaliao e emitir juzo de valor. Descreve as propriedades da obra (descrio fsica da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas concluses e metodologia empregada, bem como expe um quadro de referncias em que o autor se apoiou (narrao) e, finalmente, apresenta uma avaliao da obra e diz a quem a obra se destina (dissertao).

Fundamentos para a prtica de resenhas cientficas: Referncia Bibliogrfica; Credenciais do Autor; Resumo da Obra (digesto); Concluses da Autoria; Metodologia da Autoria; Quadro de referncia do autor; Crtica do Resenhista (apreciao); Indicaes do resenhista. A resenha no um resumo. Este apenas um elemento da estrutura da resenha. Alm disso, acrescente-se: se, por um lado, o resumo no admite o juzo valorativo, o comentrio, a crtica; a resenha, por outro, exige tais elementos. Se bem redigida, a resenha um valioso instrumento de pesquisa; se, no entanto, a crtica apresentada impressionista (gosto/ no gosto), a resenha deixa de ter interesse para o pesquisador. As resenhas no tm limite de palavras. * O pesquisador precisa buscar na literatura as informaes necessrias para desenvolver o contedo do trabalho. Mas, alm dessa etapa, necessrio tambm que o pesquisador se preocupe com a apresentao formal. * A classificao de um trabalho cientfico, no meio acadmico, pode ser expressa atravs do trabalho de concluso de curso, monografia, dissertao, tese, artigos cientficos, que podem ser relatos do resultado de pesquisa, artigos originais e/ou reviso de literatura, resumos, resenhas. A configurao das margens do trabalho deve obedecer ao seguinte padro: Superior - 3,0cm Inferior - 2,0cm Esquerda - 3,0cm Direita - 2,0cm O espacejamento entre linhas de 1,5 cm para o texto, e espao simples para o resumo e para as citaes longas. Escrita - Utilizar margem justificada para o corpo do trabalho e alinhamento esquerdo para as referncias. A NBR 14724 (2005, p.7) recomenda: A utilizao de fonte tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme. Numerao das pginas - A NBR 14724 (2005, p.8) indica que: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da pgina, a 2 cm da borda direita da folha.

Elementos pr-textuais
So considerados elementos pr-textuais todas as partes do trabalho que antecedem introduo. So elas:

Capa A capa serve para a proteo externa do trabalho e identificao da obra. As informaes devem ser descritas na seguinte ordem: nome da instituio, nome do autor, ttulo, subttulo, quando houver, o local da instituio onde deve ser apresentado e o ano. Folha de rosto a que contm os elementos essenciais identificao da obra. A folha de rosto deve conter os dados da capa, mais uma nota explicativa a respeito da natureza do trabalho, seu objetivo acadmico e a orientao do mesmo.

Folha de aprovao A folha de aprovao deve constar nas Teses, Dissertaes, Monografias e Trabalhos de Concluso de Curso. A figura 3 uma sugesto, porm deve ser seguida a orientao da coordenao do curso. Dedicatria Apresenta o oferecimento da obra a determinada pessoa ou pessoas. Agradecimentos Contm nome de pessoas e instituies que contriburam de modo relevante para o autor. Devem ser expressos de maneira simples e sbria. Resumo em lngua verncula O resumo a sntese dos pontos relevantes do texto. Deve apresentar uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho. Resumo em lngua estrangeira um elemento obrigatrio, onde figura uma verso do resumo, em lngua estrangeira, que pode ser em: ingls (ABSTRACT); em espanhol (RESUMEN) ou em francs (RSUM), seguido das palavras-chave. Listas de tabelas a relao das tabelas, na mesma ordem em que aparecem no texto, devendo figurar em pgina distinta, com apresentao semelhante a do sumrio, onde deve constar o nmero da tabela, seguida do ttulo e da pgina onde se encontra. Sumrio a numerao das principais divises, sees e outras partes de um trabalho, na mesma ordem e grafia em que est no referido trabalho

Elementos Textuais
Constituem-se elementos textuais de um trabalho acadmico a introduo, o desenvolvimento e a concluso. Os ttulos dos itens principais, em primeiro nvel, devem ser numerados consecutivamente e grafados em caixa alta e em negrito. Ex. 1 INTRODUO; 2 JUSTIFICATIVA; 3 REVISO DE LITERATURA; 4 OBJETIVOS; 5 METODOLOGIA; 6 RESULTADOS; 7 DISCUSSO e 8 CONCLUSES. Os ttulos dos itens secundrios ou subitens, em segundo nvel, devem ser grafados com as iniciais em letras maisculas e em negrito. Ex.: 1.1 Objetivos especficos; 1.2 Coleta de dados. Se houver um subitem em terceiro nvel, este ser grafado em negrito e com letras minsculas, com exceo da primeira letra do ttulo e dos nomes prprios. *O texto de quaisquer dos nveis (primeiro, segundo, terceiro etc.) dever ser grafado em igual padro de tipo e tamanho de letra, porm, sem negritar. *Quanto ao espaamento, recomenda-se que, entre o item e o texto referente a ele, haja um espao de pargrafo em branco. Esta mesma recomendao aplica-se tambm ao espaamento entre o ltimo pargrafo de um item e o(s) seu(s) subitem (ns) subsequente(s), quando houver um espao de pargrafo em branco. Terminado o item (e seus subitens, se houver), recomendam-se dois pargrafos em branco para separ-lo do item principal seguinte.

Elementos Ps-textuais So elementos que, como o nome informa, aparecem aps o texto propriamente dito, ou seja, aps as concluses ou consideraes ou recomendaes finais.
Nesta parte, so colocados os seguintes elementos: Referncia (obrigatrio) Apndice (opcional) Anexo (opcional) Glossrio (opcional)

Referncias
a listagem dos documentos efetivamente citados no texto, ou seja, consiste em um conjunto de elementos padronizados de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificao individual (NBR 14724, 2005, p.2).

Apndice Refere-se a todo material elaborado pelo prprio autor, como tabelas, grficos, desenhos, mapas e outras figuras ilustrativas; tcnica de pesquisa utilizada (questionrio, formulrio, entrevista, histria de vida e semelhantes); organogramas, fluxogramas e cronogramas. Os mesmos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelo ttulo. Anexo Engloba todo documento auxiliar no elaborado pelo autor, quadro e tabela estatstica, legislao, estatutos, regimentos, ilustraes etc. Glossrio Glossrio um elemento opcional do trabalho acadmico e consiste em uma relao de palavras ou expresses tcnicas que tm sentido especfico no corpo do texto e que, portanto, devem ser listadas acompanhadas dos respectivos significados utilizados no trabalho em questo. Citaes Segundo a ABNT (NBR10520, 2002), citao a meno, no texto, de uma informao colhida em outra fonte. Tem por objetivo: Dar sustentao ao texto; Apoiar a anlise dos dados; Situar o trabalho na respectiva temtica; Situar o problema na perspectiva histrica; Obter credibilidade na defesa de ideias, demonstrao de fatos, etc.; Conferir informaes, dados, fatos etc.; Dar sustentao anlise e discusso dos achados. * O uso correto das citaes, por parte do pesquisador, garante o respeito aos direitos autorais e de propriedade intelectual dos autores citados. Esse cuidado muito importante, pois preserva o pesquisador de ser acusado de plgio. Citao pode ser: Direta (literal ou textual) - a transcrio de palavras ou trechos de outro autor e podem ser apresentadas de duas formas; At trs linhas - Inseridas entre aspas duplas, no meio do texto normal. Quando for uma citao longa (acima de trs linhas), deve estar em um pargrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, grafada com letra menor que a do texto (tamanho 10) e com espacejamento simples entre as linhas e sem aspas (Fierli et al., 2005). Indireta - Consiste na reproduo das ideias de outro autor, sem transcrio literal. Citao de citao - Quando se transcreve palavras textuais ou conceitos de um autor ditos por um segundo autor, utiliza-se a expresso latina apud, que significa citado por. Citaes com dois autores - Nas citaes onde so mencionados dois autores, separar por ponto e vrgula quando estiverem citados dentro dos parnteses. Quando os autores estiverem includos na sentena, utilizar o (e). Citaes com trs autores - Dentro dos parnteses, separar por ponto e vrgula. Includos na sentena, utilizar vrgula para os dois primeiros autores e e para separar o segundo do terceiro. Citaes com mais de trs autores Indicar o primeiro autor, seguido da expresso et al. Referncias Referncias, segundo a ABNT (2002, p.2) so: "conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite a sua identificao individual" (NBR 6023). * Devem aparecer, sempre, alinhadas somente margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separadas entre si por espao duplo. *A entrada padro de uma referncia, independente do tipo de documento, o AUTOR da publicao, seja ele pessoa fsica ou uma entidade coletiva. Na ausncia de autor, a entrada dever ser o ttulo. Exemplo: podem ser citados os editoriais de revistas cientficas; e os autores devem ser listados na ordem em que aparecem na publicao.

* Existem ainda outras publicaes, cuja responsabilidade editorial pode estar a cargo de um organizador, de um compilador, de um coordenador ou de um editor. Neste caso, entra-se com os nomes destes (igualmente at seis; quando mais de seis, citam-se os seis primeiros e o termo latino et al.), seguidos das expresses: organizadores, compiladores, coordenadores, editores, conforme o caso, na lngua da publicao. * Outra possibilidade de autoria so as coletivas, ou seja, entidades, instituies, organismos nacionais e internacionais, empresas etc., como responsveis pelo documento, os quais so referidos neste livro, como: organizao como autor. Quando no h nem autor fsico nem autoria coletiva deve-se entrar pelo ttulo da publicao. Localizao das referncias - As referncias podem estar localizadas em nota de rodap; em lista de referncias, no final do texto ou do captulo; antecedendo resumos, resenhas e recenses. Ttulo e subttulo O ttulo deve ser reproduzido tal como aparece na obra, devendo ser destacado dos demais elementos da referncia (negrito, itlico ou sublinhado). Indica-se o subttulo aps o ttulo, precedido por dois pontos (:). O subttulo no deve ser destacado. Edio indicada a partir da segunda edio e deve ser transcrita utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais, na lngua do documento. Local O local deve figurar na referncia, tal como aparece na publicao. Quando houver mais de um local, indica-se o que estiver em destaque ou que aparecer em primeiro lugar. Quando no for mencionado, utilizar-se a expresso [S.l.].

Ordem dos elementos na referncia


Livros considerados no todo - AUTOR DA OBRA. Ttulo da obra: subttulo. Nmero da edio. Local de Publicao: Editor, ano de publicao. Nmero de pginas ou volume. Captulo de livro Com autoria especial (autor do captulo diferente do autor do livro) SOBRENOME, Nome. Ttulo do captulo. In: SOBRENOME, Nome. Ttulo do livro. edio. Local: Editora, ano. p.inicial-final. Sem autoria especial (quando o autor do livro for o mesmo do captulo). SOBRENOME, Nome. Ttulo do captulo. In: ______.Ttulo do livro. edio.Local: Editora, ano.p.inicial-final. Artigo de peridico AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo da Revista, (abreviado ou no) Local de Publicao, Nmero do Volume, Nmero do Fascculo, Pginas inicial-final, ms e ano. Artigo de jornal AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Jornal, Local de Publicao, dia, ms e ano. Nmero ou Ttulo do Caderno, seo ou suplemento e, pginas inicial e final do artigo. Documentos extrados em meio eletrnico Pginas da Internet AUTOR. Ttulo. Informaes complementares (Coordenao, desenvolvida por, apresenta..., quando houver etc...). Disponvel em:. . Acesso em: data. Artigos de peridicos (Internet) SOBRENOME, Nome.Ttulo do artigo. Nome da Revista, Local, v., n. , ms ano. Disponvel em: <http:/www.editora.com.br> . Acesso em: 23 maio 2001. E-mail SOBRENOME, Nome (autor da mensagem). Ttulo da mensagem. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por data.

O que uma Pesquisa? Meio cientfico para obter conhecimento da realidade emprica; Tudo que existe pode ser conhecido pela experincia; Processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico; Pesquisa o conjunto de atividades intelectuais que leva a descoberta de novos conhecimentos. Tipos de Conhecimento: Emprico, Filosfico, Teolgico e Cientfico. Pesquisa Cientfica a realizao concreta de uma investigao planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas consagradas pela cincia. um conjunto de procedimentos sistemticos, baseados no raciocnio lgico, tem por objetivo encontrar solues para os problemas propostos mediante o emprego de mtodos cientficos. (Problema respondido atravs da pesquisa). Projeto de Pesquisa uma das etapas componentes do processo de elaborao, execuo e apresentao da pesquisa. Necessita ser planejado com extremo rigor, caso contrrio o investigador, em determinada altura, se encontrar num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos. Levantamento e estudos das fontes - deve-se identificar e escolher as fontes mais adequadas em termos de cobertura do assunto a ser pesquisado. As fontes podem estar disponveis em: Formato impresso, Eletrnico e Digital. Fatores condicionantes do Estudo Motivao e autodisciplina. Virtudes requeridas: constncia; pacincia; perseverana; senso de realismo e aceitao de crticas. METODOLOGIA ACADMICA Qual a relao entre ler estudar? A leitura constitui a mola mestre do ato de estudar. Leitura reconhecimento global das fontes; detectar ideias chave do texto; armazenamento de dados. PESQUISA procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos; Designa o conjunto de atividades que tm como finalidade descobrir novos conhecimentos, seja em que rea ou em que nvel for; o que fazemos quando nos ocupamos de estudar de forma sistemtica um objeto, mas fazemos isso sempre tendo uma meta a ser alcanada. (Pesquisar o problema e chegar resposta). Lgica da Pesquisa Elaborao do projeto de pesquisa (TCC, Portflio); Coleta de Dados; Anlise de dados; elaborao da escrita. Projeto de Pesquisa: um documento elaborado pelo investigador no qual ele apresenta os fundamentos temticos em forma de reviso bibliogrfica, a justificativa da pesquisa, seus objetivos, especifica e recorta o tema com clareza,formula problemas a serem respondidos ao longo do procedimento investigativo e estabelece um roteiro. um documento que contm as linhas bsicas, as ideias principais da pesquisa que se pretende realizar. o documento explicitado das aes a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa. Por que elaborar um projeto de pesquisa? Conferir maior eficincia; Alcanar metas estabelecidas em prazos determinados; Permite o acompanhamento das etapas tanto para o pesquisador quanto para o orientador. Metodologia Hiptese Cronograma Bibliografia Anexos Sumrio do Trabalho. Coleta de Dados tem por finalidade reunir dados pertinentes ao problema a ser investigado. Podendo utilizar: Pesquisa bibliogrfica; experimental; documental; entrevistas; questionrios e formulrios; observao sistemtica; estudos de casos. Anlise de Dados - Exige criatividade e envolve: Classificao e organizao das informaes coletadas; Estabelecimento das relaes existentes entre os dados: Ponto de divergncia. Pontos de convergncia. Possibilidade de generalizao. Metodologia elemento facilitador da produo de conhecimento capaz de auxiliar e entender o processo de busca de respostas e o prprio processo de posicionar-se adequadamente diante de perguntas importantes. Projeto de Pesquisa documento contendo informaes acerca de uma pesquisa, visando a anlise de sua relevncia, viabilidade e o estabelecimento das aes a serem seguidas para que tal pesquisa atinja seus objetivos. Conceito de Mtodo o conjunto das atividades sistemticas e racionais que com maior segurana e economia permite alcanar os objetivos. o conjunto de procedimentos sistemticos, baseado no raciocnio lgico, que tem por objetivo encontrar solues para problemas propostos, mediante a utilizao de mtodos cientficos. O PLANEJAMENTO DA PESQUISA depende de trs fases: fase decisria; fase construtiva e fase redacional. Projeto de Pesquisa uma parte fundamental para a escrita de trabalhos acadmicos; Seus passos devem ser seguidos de uma maneira flexvel; a importncia do estudo para conseguir seus objetivos.

PR-PROJETO Construo do referencial terico de sua pesquisa; Eixo: Pr-Projeto, estgio e o TCC; Teoria e Prtica.

You might also like