You are on page 1of 3

Michael Faraday nasceu em 22 de setembro de 1791 em Londres.

Seus pais, James Faraday e Margaret Hastwell , j tinham 2 filhos, Elizabeth e Robert.A famlia passava por um momento turbulento, enfrentavam grande dificuldade financeira .O salario de James, que trabalhava como ferreiro, mal dava para sustentar a todos.A situao financeira da famlia ficou pior, quando James faleceu em 1809, vitima de uma doena. Aos 13 anos Faraday havia aprendido o suficiente para ler e escrever e um pouco de matemtica e j trabalhava em uma livraria ajudando no transporte e encadernaes. Este trabalho lhe proporcionou contato com livros e lhe despertou interesse pelas cincias. Ele lia todos os livros que lhe permitiam, tal dedicao chamava a ateno at mesmo dos clientes da livraria. O Contato com Eletromagnetismo: Faraday no havia se dedicado a pesquisas em Fsica at 1820, ano em que Orsted divulgou a descoberta do eletromagnetismo ,impressionando toda a comunidade cientifica da poca. Davy assistente de Faraday ficou entusiasmado com a novidade, e foi atravs dele que Faraday teve seu primeiro contato com eletromagnetismo .Em maio de 1821 Faraday registrou em seu caderno de anotaes sua experincia sobre eletromagnetismo, provavelmente os resultados dessa iniciativa contriburam pra levar Richard Philips , editor de uma importante revista da poca ( Annals of Philosophy),a convida-lo a publicar um artigo de reviso sobre o novo campo de pesquisas eletromagnticas. Para escrever o artigo , Faraday teve que estudar grande parte do que havia sido publicado sobre eletromagnetismo at aquele momento. Nestes estudos repetiu experimentos que os pesquisadores descreveram em seus artigos, e buscou melhores resultados para os mesmos. Essa atividade levou Faraday ao correto entendimento do fenmeno relatado por Orsted (O campo magntico gerado pela corrente eltrica) . Estimulado por estas leituras e pelas controvrsias encontradas nos trabalhos que estudou , Faraday iniciou uma serie de experincias inovadoras sobre rotaes de ims e fios condutores de eletricidade utilizando os efeitos eletromagnticos .Na pratica ,ele conseguiu produzir rotaes continuas de fios e ims em torno um dos outros, ou em outras palavras, conseguiu transformar energia eltrica em energia mecnica .Esse trabalho, conhecido como: as rotaes eletromagnticas ,com certeza foi sua primeira contribuio importante para o desenvolvimento dessa nova rea.O ano de 1821 foi realmente marcante na vida de Faraday, alm dos fatos comentados anteriormente e fez suas primeiras conferncias publicas na Royal Institution ( essas palestras se tornaram semanais a partir de 1826 e acrescidas de conferncias natalinas destinadas aos jovens, ambas foram mantidas aps seu falecimento e so realizadas at os dias atuais), casouse com Sarah Bernard e foi recomendado por Humphry Davy para o suceder na superintendncia do laboratrio.

O primeiro gerador Em 17 de outubro de 1831 Faraday realizou seu experimento mais conhecido, conseguindo induzir corrente eltrica pela variao de um campo magntico.Foi a demonstrao do primeiro gerador( tambm conhecido como dnamo), que transforma a energia mecnica em energia eltrica .So diversas as aplicaes dos geradores em nosso mundo atual, como por exemplo nas usinas hidreltricas que so nossa principal fonte de energia eltrica. Ao final deste ano Faraday anunciou a formulao original que deu a lei da induo eletromagntica. Mas essa lei no foi apresentada atravs de uma equao matemtica.A precria formao de Faraday no lhe permitia tais elaboraes, de forma que a lei da induo s foi escrita em linguagem matemtica posteriormente por James Clark Maxwell e constitui umas das quatro leis fundamentais do eletromagnetismo.Foi tambm Maxwell que deu sequncia a seus estudos sobre as linhas de fora, origem ao conceito de campo. Durante dez anos Faraday investigou as consequncias da induo em diferentes aplicaes.Depois passou um perodo de quatro anos sem se dedicar a fsica (tendo contrado uma doena que o acometeu at sua morte),retomando pesquisas de forma intensa em 1845.Nesse segundo grande perodo de pesquisas , Faraday fez duas grandes contribuies a cincia,investigou com sucesso o fenmeno de diamagnetismo e o efeito de magnetismo sobre a luz polarizada. A possibilidade de utilizar a luz polarizada para investigar o estado dos corpos transparentes j havia sido testada por ele antes(como revela seu caderno de anotaes realizadas em 1822),porm, no havia sido levada adiante.Nessa segunta etapa de sua vida, Faraday utilizou vidros produzidos por ele mesmo e persistiu nas investigaes at descobrir a rotao magnticado plano de polarizao da luz. Essa descoberta foi especialmente valorosa por revelar uma ponte entre o magnetismo e a ptica, ou seja, representar um caminho de unificao entre teorias de diferentes campos. O fim da Carreira Essa ideia de unificao das foras da natureza revela traos de suas crendices pessoais, morais e religiosas, e perseguida ainda hoje por vrios cientistas. A vasta contribuio que Faraday deixou a cincia e a forma com a qual buscou conhecimento da natureza, atravs de um trabalho experimental marcado pelo incessante aperfeioamento dos instrumentos , pela necessidade de partilhar com os outros seus conhecimentos , por sua dedicao aos mais jovens, revelam a correo de carter pela qual foi reconhecido. Durante toda sua vida Faraday nunca se beneficiou industrialmente ou financeiramente de suas descobertas,tendo se mantido na Royal Society at o fim de sua carreira. Faraday se aposentou no vero de 1858, cedendo a doena que o debilitara no decorrer dos anos, comprometendo ,principalmente sua memria, foi morar em uma casa

ofertada pela rainha Vitria em retribuio aos servios prestados ao bem estar publico.Morreu em 25 de Agosto de 1867, em Hampton Court Green e foi enterrado no cemitrio Highgate, em Londres.

You might also like