You are on page 1of 9

Paper published in: (1998). Terminologia: questes tericas, mtodos e projectos. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, pp.

59-74 (delivered version for publication).

Neologia e Terminologia Margarita Correia FLUL / SILEX (URA 382 - CNRS)

0. Introduo Uma qualquer lngua apresenta uma multiplicidade de registos distintos, cujas caractersticas so determinadas por factores de natureza histrica, geogrfica e social. De entre esses registos podemos destacar a chamada lngua corrente , isto , o subsistema lingustico mais neutro no que respeita a traos determinados por factores cientficos, tcnicos ou profissionais, e que utilizado na comunicao informal, quotidianamente, pelos falantes de uma mesma comunidade lingustica. A lngua corrente opor-se-, para efeitos do presente trabalho, s linguagens de especialidade , entendidas como subsistemas lingusticos que compreendem o conjunto de meios lingusticos prprios de um domnio particular do saber (disciplina, cincia, tcnica, profisso, etc.), visando a no ambiguidade na informao (cf. BOUTIN-QUESNEL, apud COSTA (1993: 18))1. No que respeita mudana, as linguagens de especialidade tm um comportamento distinto da lngua corrente, pelo que a presente comunicao apresenta uma estrutura tripartida: Num primeiro momento apresentar-se-o os conceitos de neologia e neologismo , bem como os tipos de novidade apresentados pelos neologismos de uma lngua. Falar-se da neologia em geral, enquanto fenmeno que afecta o lxico de uma lngua e, em particular, o vocabulrio da lngua corrente. Num segundo momento, observar-se-o as particularidades da neologia no que respeita s linguagens de especialidade, apresentando-se as novas tarefas atribudas neologia, como resultado das prticas de planeamento lingustico associadas s terminologias cientficas e tcnicas. Sero referidas as designaes neonmia e nenimo. Apresentar-se-o as condies a que os neologismos terminolgicos devero obedecer para terem viabilidade de aceitao. Finalmente, referir-se-o os mecanismos disponveis para a criao de neologismos terminolgicos. Deter-me-ei, em particular, nos tratamentos possveis a atribuir s unidades terminolgicas importadas.

1. Neologia e lngua corrente Uma das caractersticas universais da linguagem humana a mudana. Porm, se verdade que ela afecta todas as componentes do conhecimento lingustico (fonolgica, morfolgica, sintctica, semntica e pragmtica), tambm verdade que essa mudana fundamentalmente visvel ao nvel do lxico. Tal facto acontece por duas razes fundamentais: - por um lado, porque no sendo a componente lexical uma componente to estruturada como, por exemplo, as componentes fonolgica ou sintctica, e sendo o conhecimento lexical mais consciente, porque constitudo no s por regras, mas sobretudo por itens, a
1

Para a discusso dos conceitos de lngua corrente ou lngua geral por oposio a linguagem(ns) de especialidade, cf. CABR (1993) e COSTA (1993).

Paper published in: (1998). Terminologia: questes tericas, mtodos e projectos. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, pp. 59-74 (delivered version for publication).

mudana pode ocorrer de modo mais livre e rpido, afectando unidades e no tanto a estrutura do lxico; - por outro lado, sendo atravs das unidades lexicais que designamos os itens da realidade envolvente e que traduzimos o conhecimento que temos dessa realidade, natural que a componente lexical reflicta de forma mais directa todas as alteraes, toda a evoluo que o meio vai sofrendo. Assim, o lxico de uma lngua a sua componente mais afectada pela mudana lingustica. Essa mudana traduz-se basicamente a dois nveis: i. por um lado, por razes extralingusticas, algumas unidades caem em desuso, tornandose arcasmos 2; ii. por outro, novas unidades lexicais vo entrando no lxico, os neologismos . Mas, afinal, o que so neologismos ? Embora os falantes em geral reconheam com facilidade as unidades da sua lngua que podem ser consideradas novas, o conceito de neologismo to relativo que levou mesmo Rey a questionar-se se se trata de um conceito ou apenas de um pseudo-conceito (cf. Rey 1976 Nologisme: un pseudoconcept?). Efectivamente, uma dada unidade apenas pode ser considerada em relao poca em que surge (e ao estdio imediatamente anterior da lngua), ao significado que actualizado num dado contexto (e que no o era num momento anterior) e ao registo lingustico em que ocorre (em relao ao estado anterior desse registo lingustico). Um neologismo , pois, um item lexical que sentido como novo pela comunidade lingustica3. Guilbert (1976) apresentava o carcter de novidade dos neologismos, critrio de natureza psicolgica, como determinante para a sua identificao, o que suscitou crticas diversas ao seu trabalho.4 Os Observatoires du Franais Contemporain, que basearam os seus trabalhos na obra desse autor, pela necessidade de estabelecimento de critrios mais objectivos, adoptaram o critrio lexicogrfico nos seus trabalhos, considerando como neolgica uma unidade no registada nos dicionrios representativos do estado da lngua em questo5. Cabr (1993) refere ainda a instabilidade formal do neologismo como relevante para a sua classificao enquanto tal (cf. p. 445), isto , uma unidade ser considerada neolgica se, cumulativamente, apresentar sinais de instabilidade de natureza morfolgia, fontica ou ortogrfica.

Se considerarmos o lxico como o repositrio de todas as unidades lexicais de uma lngua (possveis e atestadas, arcaicas e novssimas, correntes e pertencentes a linguagens especializadas), no poderemos, com propriedade, dizer que os arcasmos saem da lngua, desaparecem. De facto, o que acontece que, embora continuando a pertencer ao sistema lingustico, eles deixam de estar disponveis e presentes conscincia dos falantes. Isto leva-nos a pr a questo nos seguintes termos: - de facto, quando falamos em arcasmos e em neologismos, no estamos a falar tanto do lxico, mas do vocabulrio activo dos falantes de uma lngua num determinado momento. Chegamos assim, por outra via, a REY 1976, segundo o qual, o conceito de neologismo apenas pode ser entendido em sincronia e no faz sentido quando perspectivado diacronicamente. 3 Note-se como toda a teorizao sobre neologismos e neologia fundamentada em Saussure, nas suas dicotomias e na sua concepo sociolgica de lngua enquanto sistema de signos pertencente a uma comunidade de falantes. 4 Cf., por exemplo, CORBIN (1987: 55-60). 5 Porm, num caso como o do portugus europeu, em que a actualizao dos dicionrios no to frequente nem sistemtica como seria desejvel, o critrio lexicogrfico no dos mais fiveis.

Paper published in: (1998). Terminologia: questes tericas, mtodos e projectos. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, pp. 59-74 (delivered version for publication).

Porm, apesar do estabelecimento de todos estes critrios, o facto de considerarmos uma unidade como um neologismo tem sempre um carcter subjectivo, dependendo da intuio lingustica de cada falante da comunidade. Rey (1976) define, ento, neologismo do seguinte modo: Neologismo uma unidade de lxico (palavra, lexia ou sintagma), cuja forma significante ou cuja relao significado-significante, caracterizada por um funcionamento efectivo num determinado modelo de comunicao, no se tinha realizado no estdio imediatamente anterior do cdigo da lngua (cf. REY (1976)). Partindo da definio anterior, podemos verificar que os neologismos o podem ser a vrios nveis, isto , podem apresentar tipos de novidade distintos: - formal (a sua forma significante nova): quando o neologismo apresenta uma forma no atestada no estdio anterior do registo de lngua (ex.: derivados e compostos novos, palavras de origem estrangeira); - semntica: quando o neologismo corresponde a uma nova associao significado-significante, isto , uma palavra j existente adquire uma nova acepo; - pragmtica: quando a neologia resulta da passagem de uma palavra previamente usada num dado registo para outro registo da mesma lngua. A novidade pragmtica implica, normalmente, novidade semntica6. Um mesmo neologismo pode evidenciar, ao mesmo tempo, tipos de novidade diferentes, o que acontece com frequncia. Neologia, termo presente no ttulo deste trabalho, tradicionalmente entendida como uma denominao que corresponde a dois conceitos distintos: I. A neologia traduz a capacidade natural de renovao do lxico de uma lngua pela criao e incorporao de unidades novas, os neologismos. Essa introduo pode ser realizada de forma consciente ou inconsciente, pelo recurso aos mecanismos de formao de palavras da lngua. Se atendermos s consideraes anteriores, poder-se subdividir a neologia, em termos genricos, em neologia de forma, neologia de sentido (cf. Dicionrio de Termos Lingusticos, vol. II (1992)), mas tambm em neologia de uso. II. A neologia entendida, ainda, como o estudo (observao, registo e datao, descrio e anlise) dos neologismos que vo surgindo na lngua7. Mais adiante ver-se- que, actualmente, no plano das terminologias cientficas e tcnicas, neologia correspondem outras actividades (cf. 1.2.). Considerando a neologia enquanto demonstrao da criatividade lexical, ela pode, segundo GUILBERT (1975), ser de quatro tipos: a) denominativa: resultando da necessidade de nomear novas realidades (objectos, conceitos), anteriormente inexistentes; b) criao neolgica estilstica: corresponde procura de uma maior expressividade do discurso, para traduzir ideias no originais de uma maneira nova, ou para exprimir de
6

Tal no acontece no caso de, por exemplo, unidades lexicais que passaram da gria dos marginais dos bairros lisboetas para registos menos marcados socialmente, como a linguagem dos jovens e at o registo familiar. Ex.: chavalo , garina, o / a bfia, etc. Estes apresentam, portanto, novidade estritamente pragmtica. 7 Em Portugal, esse trabalho realizado no Observatrio do Portugus Contemporneo, a funcionar na Faculdade de Cincias Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa), sob a direco da Prof. Doutora Teresa Lino.

Paper published in: (1998). Terminologia: questes tericas, mtodos e projectos. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, pp. 59-74 (delivered version for publication).

modo indito certa viso do mundo. Estes neologismos existem, primeiramente, apenas ao nvel do discurso, sendo geralmente formaes efmeras, entrando raramente no sistema da lngua, isto , so unidades que tendem a desaparecer rapidamente. So muito frequentes no discurso humorstico, jornalstico (sobretudo ao nvel dos ttulos, pelos caracteres original e apelativo que estes devem apresentar), bem como na crnica poltica; c) neologia da lngua: unidades lexicais do discurso que, por no se distinguirem das restantes unidades lexicais da lngua (elas correspondem actualizao da competncia derivacional dos falantes), no despertam qualquer sentimento de novidade. So processadas, na comunicao, quer ao nvel da produo, quer ao nvel da percepo, como sintagmas, levando em conta as suas partes constituintes, bem como a sua posio relativa. O que faz destas unidades neologismos o facto de elas no se encontrarem registadas nos dicionrios representativos da lngua em questo8. d) poder gerador de certos elementos constituintes: em certas pocas, por factores extralingusticos, determinados formantes de palavras (j existentes ou novos) "ficam em moda", dando origem a inmeras unidades lexicais novas. Ex.: mini- (sobretudo nas dcadas de 60 e 70); super- e, actualmente, mega- (cf. megaconcerto, megaprograma, mega-espectculo, etc.). Ao nvel da lngua corrente, todos estes tipos de neologia esto presentes, s endo at provvel que o nmero de neologismos denominativos seja bastante menor quando comparado, por exemplo, com os neologismos estilsticos9. Na lngua corrente, os neologismos so, ento, num primeiro momento unidades do discurso, passando para o sistema da lngua apenas aquelas formaes que assumem um carcter permanente e estvel, isto , aquelas que resultam de uma necessidade do sistema, sobretudo as de carcter denominativo. A entrada no sistema lingustico, oficializada pelo registo em dicionrio de lngua, , ao mesmo tempo, o momento em que a formao deixa de ser um neologismo.10

2. Neologia e Terminologia Os neologismos de cariz terminolgico so frequentemente designados por nenimos , e a neologia, neste mbito, por neonmia. Ao nvel das terminologias cientficas e tcnicas, apenas a neologia denominativa se encontra representada. De facto, os neologismos terminolgicos resultam exclusivamente da necessidade de designar novos conceitos, associados a novas teorias, descobertas, produtos ou tecnologias.

De resto, discutvel a pertinncia da sua insero no dicionrio. Se considerarmos, no plano da complementaridade entre dicionrio e gramtica, que o dicionrio deve conter apenas as caractersticas idiossincrticas das unidades lexicais, estas, por no as apresentarem, no necessitam de ser registadas. 9 Pelo facto de no serem sentidos como novos, os neologismos resultantes de neologia da lngua so impossveis de quantificar, tal como as frases de uma lngua. 10 Por esse motivo, considero impertinente a marca neol. usada com frequncia na micro-estrutura dos dicionrios de lngua para assinalar as palavras mais recentes. prefervel, a meu ver, e teoricamente mais correcto, optar pela datao da primeira atestao da unidade registada.

Paper published in: (1998). Terminologia: questes tericas, mtodos e projectos. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, pp. 59-74 (delivered version for publication).

Por esse motivo, as criaes neolgicas terminolgicas so, logo a partir do momento da sua formao, unidades da lngua, mais precisamente, fazem parte do subsistema lingustico que a linguagem de especialidade a que pertencem. A concepo e aplicao de polticas de planeamento lingustico, presentes em vrios estados11, cujo objectivo o de dotar as lnguas em questo dos meios que lhes permitam manter ou adquirir o estatuto de grandes lnguas, capazes de possibilitarem a comunicao em todos os domnios (no s ao nvel do quotidiano, como nas reas cientficas, tcnicas e tecnolgicas), levou a que a neologia adquirisse uma importncia acrescida, transformando-se numa actividade institucionalizada. Por outras palavras, os responsveis pelas polticas lingusticas desses estados tm vindo a reconhecer como bsica a necessidade no apenas de criar neologismos nas vrias reas, como de garantir que esses neologismos respeitam condies mnimas de aceitabilidade no quadro da lngua em que so construdos. Assim, segundo Boulanger (1989: apud Cabr (1993: 444)), o termo neologia serve para denominar, para alm das actividades I. e II. previamente referidas (cf. 1.), pelo menos mais trs actividades distintas: - a actividade institucional organizada sistematicamente para recolher, registar, difundir e implantar os neologismos, no mbito concreto de uma poltica de lngua; - a tarefa de identificao dos sectores especializados novos, ou recentes, ou com lacunas, que necessitam de interveno; - a relao da novidade com os dicionrios, sobretudo em dois aspectos: a utilizao do dicionrio como filtro de reconhecimento dos neologismos e a anlise do tratamento da neologia dentro dos dicionrios. Alm disso, o estudo da neologia (II., cf. 1.) passa a comportar ainda uma dimenso mais pragmtica que se prende com os critrios de reconhecimento, aceitabilidade e difuso dos neologismos, com os aspectos sociais e culturais da neologia, etc. Entendendo-se, ento, a neologia das lnguas especializadas como procedimento institucional, consciente e assumido, de criao de novas unidades com funo denominativa, so estabelecidas condies lingusticas a que um neologismo deve obedecer, de modo a garantir alguma viabilidade de implantao, conforme apresentado em Cabr (1993). Assim, um neologismo terminolgico: - deve denominar um conceito estvel, previamente delimitado de forma explcita e clara, com o qual deve manter uma relao de univocidade; - deve ser breve e conciso; - deve ser construdo de acordo com as regras do prprio sistema lingustico; - deve ser transparente; - deve poder constituir base de sries de palavras derivadas; - deve adaptar-se ao sistema fonolgico e ortogrfico da lngua (cf. Cabr (1993: 451)). Para alm destas, Cabr prope, ainda, as seguintes condies sociolingusticas - o neologismo terminolgico: - deve ser fruto de uma efectiva necessidade denominativa; - no deve apresentar conotaes negativas nem provocar associaes inconvenientes; - deve pertencer a um registo formal de especialidade;

11

Por exemplo, no Quebeque e na Catalunha, pela necessidade poltica de desenvolvimento e promoo das suas lnguas respectivas como factor de identidade nacional.

Paper published in: (1998). Terminologia: questes tericas, mtodos e projectos. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, pp. 59-74 (delivered version for publication).

- deve poder ser memorizado com facilidade (o que resultar forosamente da sua conformidade ao sistema lingustico onde produzido); - no deve contradizer as linhas bsicas da poltica lingustica previamente estabelecida (cf. p. 445). Para conseguir que os neologismos terminolgicos obedeam a todas as condies anteriormente enunciadas, a actividade neolgica deve obedecer, ainda, s condies seguintes: - deve contar com a orientao de especialistas que orientem as propostas neolgicas; - no deve contradizer as regras patentes nos restantes termos do mesmo domnio; - deve assumir que uma forma inaceitvel, mesmo que amplamente consolidada pelo uso, pode ser abolida; - no deve proceder normalizao de um termo sem ter em conta o sistema conceptual e denominativo de que faz parte (cf. Cabr: 1993: 445). Tendo em conta o caso do portugus europeu, dever-se- acrescentar s condies anteriores que a actividade neolgica dever ser praticada ou, pelo menos, assistida por terminlogos com formao lingustica, o que nem sempre acontece. A criao de neologismos cientficos e tcnicos no permite colmatar, por si s, as necessidades da comunicao nestes domnios. To ou mais importante que criar , por um lado, normalizar os termos, isto , institu-los legalmente como os termos a usar no mbito da comunicao cientfica ou tcnica institucional, e, ainda, divulgar essas normas junto dos seus utilizadores mais directos (os cientistas ou tcnicos, os organismos de ensino, os meios d e 12 comunicao, bem como as instituies oficiais) .

3. Mecanismos disponveis para a formao de neologismos terminolgicos Para a criao de neologismos terminolgicos esto disponveis todos os meios de que a lngua a lngua dispe para a renovao do seu lxico. Os neologismos terminolgicos podero ser: a) construdos dentro do prprio sistema lingustico; b) resultar da importao de unidades de outras lnguas. A predominncia de um ou outro tipo de unidade ser determinada, entre outros aspectos: - pelo facto de o estado a que a lngua pertence ser produtor ou importador de cincia e/ou tecnologia; - pela existncia de uma poltica lingustica efectiva e coerente; - pela celeridade com que os organismos responsveis pela criao neolgica agirem; - finalmente, pela eficcia da normalizao e da difuso dos neologismos aprovados. Os neologismos construdos dentro do sistema lingustico apresentam as estruturas morfolgicas prprias do sistema a que pertencem, pelo que no me deterei na sua descrio pormenorizada. Assim, eles podero ser: - palavras derivadas; - palavras compostas, quer se trate de compostos por temas, quer se trate de sintagmas lexicalizados;
12

Em Portugal, o aspecto da divulgao tem sido descurado pelas entidades responsveis, sendo frequente a situao de existirem por vezes normas j aprovadas para determinada rea, mas que so pura e simplesmente desconhecidas dos seus potenciais utilizadores.

Paper published in: (1998). Terminologia: questes tericas, mtodos e projectos. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, pp. 59-74 (delivered version for publication).

- siglas, acrnimos, amlgamas e abreviaes; - palavras que adquirem novas significaes. Estas resultam, em geral, de emprstimos internos, que podem ocorrer em vrios sentidos: da lngua corrente para uma linguagem de especialidade ou de uma linguagem de especialidade para outra13. Se quisermos comparar a produtividade dos mecanismos de formao de palavras nas terminologias com os da lngua corrente, rapidamente verificamos que, no mbito das linguagens cientficas e tcnicas, muito frequente o recurso composio, quer por temas, quer sintagmtica (as tambm chamadas lexias complexas, na terminologia de Pottier), apresentando as unidades lexicalizadas, muitas vezes, uma dimenso bastante superior s da lngua corrente14. Esse o caso das unidades Mecanismo das taxas de cmbio do SME, taxa de cmbio de equilbrio a mdio prazo ou saldo negativo da balana de pagamentos correntes (exemplos retirados de COSTA (1993)), em que a primeira palavra constitui o termo mais genrico, o hipernimo do composto, funcionando os elementos seguintes (adjectivos e sintagmas preposicionais) como restritores progressivos da extenso do hipernimo. Consequentemente, tambm muito frequente o recurso a processos de siglao, acronimizao e abreviao de designaes - os resultados destes processos, embora motivados e, portanto, transparentes para o especialista do domnio cientfico ou tcnico, constituem formaes perfeitamente opacas para o falante comum, que muitas vezes lhes aplica regras de regularizao analgica (a este nvel, significativo o caso de TAC - Tomografia Axial Computadorizada - que, sendo um substantivo feminino - a TAC -, quase sempre usado como substantivo masculino, por regularizao analgica - o TAC - cf. o ataque). O carcter opaco das siglas ainda confirmado pelo facto de ser frequente a substituio da sigla por uma unidade mais motivada, quando o termo se vulgariza e entra na lngua corrente cf. o caso de doena das vacas loucas por EEB (encefalite espongiforme dos bovinos). Os neologismos resultantes de importao devem ser alvo de uma ateno redobrada por parte do terminlogo encarregado de elaborar as suas propostas de normalizao. Se essa ateno no se verificar, estas unidades podero vir a provocar perturbaes no sistema fonolgico, morfolgico ou ortogrfico da lngua de acolhimento, tanto mais graves quanto maior for a divulgao que o termo vier a conhecer. o caso de palavras que hoje pertencem j ao vocabulrio da lngua corrente, mas em relao s quais se verificam ainda enormes hesitaes, como o hambrguer ou hamburguer, a hamburga, o hamburger ou hambrger. Os termos importados podero ser alvo de um dos seguintes procedimentos: - manuteno da sua forma inalterada em relao lngua de partida - ex.: drugstore (tipo de estabelecimento que pratica horrios de funcionamento alargados e comporta uma srie de pequenas lojas onde se vendem presentes sofisticados, produtos farmacuticos, livros, revistas, discos, tabaco e inclui um servio de refeies (conceito europeu)) ou tenant mix (seleco e distribuio do tipo de estabelecimentos comerciais implantados num centro comercial) - (CACHINHO (1991))15;

13

Os movimentos das unidades lexicais podem tambm ocorrer das linguagens de especialidade para a lngua corrente, devido a processos de vulgarizao lexical. Exemplo: micro-ondas (em forno de micro-ondas), centrifugadora (como designao de um electrodomstico) ou computador. 14 Tal facto prende-se, claramente, com a lei do menor esforo que rege as produes lingusticas no formais. 15 Agradeo ao Herculano Cachinho a disponibilidade e o apoio prestado na pesquisa destes termos e no entendimento mais cabal dos conceitos a eles associados.

Paper published in: (1998). Terminologia: questes tericas, mtodos e projectos. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, pp. 59-74 (delivered version for publication).

- adaptao parcial da forma original, de tipo meramente ortogrfico16 - ex.: rguebi - do ingls rugby (cf. COSTA & MELO (1994)), de tipo morfolgico - ex.: consumerismo - do ingls consumerism (Movimento social que defende os direitos dos consumidores face s actuaes das empresas vendedoras, evitando ou reduzindo desta forma a insatisfao do consumidor - CACHINHO (1991)) ou de tipo lexical - ex.: mix comercial (por tenant mix - comunicao pessoal do autor); - a sua substituio por um sintagma explicativo do conceito associado denominao - ex.: Implantao / organizao interna - do ingls layout (Determinao racional dos locais reservados, num estabelecimento de venda a retalho, s seces, circulao das pessoas e s superfcies de passagem. Diz-se, tambm, da repartio dos estabelecimentos de venda a retalho num centro comercial integrado CACHINHO (1991)) ou SOGA: Saltador Operacional de Grande Altitude - do ingls HALO: High Altitude Low Opening (comunicao pessoal de um pra-quedista); - o decalque ou traduo literal do termo , mantendo, quando caso disso, o mecanismo semntico que lhe deu origem, geralmente uma metfora - ex.: rato - do ingls mouse (dispositivo perifrico associado ao computador) ou loja ncora - do ingls anchor tenant (estabelecimento comercial que partida possui uma grande capacidade de atrair consumidores a um centro comercial. De um modo geral, trata-se de grandes estabelecimentos que pertencem a empresas dotadas de imagem de marca CACHINHO (1991)).

3.1. Da necessidade de interveno lingustica na produo neolgica O exemplo, anteriormente referido, de consumerismo um caso claro em que um tratamento no assistido por linguistas leva implantao de um neologismo terminolgico no adequado ao sistema morfolgico da lngua de acolhimento e, consequentemente, dificuldade no seu processamento e memorizao (note-se que a estrutura do termo em ingls consumer (consumidor) + - ism , devendo a forma portuguesa equivalente ser consumidorismo. Trata-se de um caso semelhante ao que aconteceu com o verbo computorizar (do ingls computerise - de computer), que, exibindo uma base no reconhecvel em portugus, conduz s hesitaes frequentes no seu emprego e sua substituio, sempre que possvel, por informatizar.17 O mesmo acontece com a unidade pedestrianismo (do ingls pedestrianism - Esporte que consiste em grandes marchas a p - FERREIRA (1986)), que nos remete para uma base *pedestriano que no existe em portugus (a forma mais adequada seria pedestrismo, embora fosse um caso a considerar em termos de possveis associaes desagradveis, luz das condies sociolingusticas propostas por Cabr (1993) e enunciadas anteriormente18.

4. Concluso

16

Parece-me ser este tipo de adaptao mais especfico da lngua corrente do que das linguagens especializadas. 17 Note-se a estranheza da forma computadorizada (em tomografia axial computadorizada) - cf. 2. 18 Piel (1940) d j conta da palavra pedestrianismo .

Paper published in: (1998). Terminologia: questes tericas, mtodos e projectos. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, pp. 59-74 (delivered version for publication).

Com o presente trabalho pretendeu-se traar uma panormica dos conceitos associados a neologia e neologismo, no que respeita lngua corrente e, em particular, no que respeita s terminologias. Ao faz-lo, voltou a questionar-se o carcter vincadamente intuitivo que o neologismo apresenta (cf. 1.). Pretendeu-se, ainda, vincar o carcter institucional e indispensvel que a neologia terminolgica enquanto actividade consciente assumiu, particularmente em estados com polticas de planeamento lingustico (cf. 2.). Por f im, apresentaram-se sumariamente os mecanismos disponveis para a produo neolgica (cf. 3) e, a partir da anlise de alguns exemplos de termos importados cuja adaptao no foi assistida por linguistas, defender que esta uma necessidade para qualquer actividade neolgica de qualidade.

Referncias bibliogrficas ALVES, I. (1990). Neologismo - Criao lexical. Ed. tica: So Paulo. ALVES, I. (1996). Projeto de poltica neolgica para o portugus do Brasil. In: Revista Internacional de Lngua Portuguesa, n 15, pp. 53-57. CABR, M. Teresa (1993). La terminologa: Teora, metodologa, aplicaciones. Barcelona: Editorial Antrtida / Empries. CACHINHO, H. (1991). Centros comerciais em Lisboa - Os novos espaos de consumo. Dissertao de Mestrado. Lisboa: Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. CORBIN, D. (1987). Morphologie drivationnelle et structuration du lexique, vol I. Tubinga: Max Niemeyer Verlag. COSTA, J. A. & A. S. MELO (1994). Dicionrio da Lngua Portuguesa, 7 edio. Porto: Porto Editora. COSTA, M. R. V. (1993). Terminologia da Economia Monetria: relaes conceptuais e semnticas numa sistemtica terminolgica e lexicogrfica. Dissertao de Mestrado. Lisboa: Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, indita. FERREIRA, A. B. H. (1986). Novo Dicionrio Contemporneo da Lngua Portuguesa, 2 edio revista e aumentada. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. GUILBERT, Louis (1975). La crativit lexicale. Paris: Larousse. LINO, T. (1988). Banco de Neologismos do Portugus Contemporneo - balano de uma experincia. In: Actas do IV Encontro da Associao Portuguesa de Lingustica. Lisboa: APL, 1989, pp. 177-194. PIEL, Joseph (1940). A formao dos substantivos abstractos em portugus. In: Biblos, Vol. XVI, pp. 209-237. REY, Alain (1976). Nologisme: un pseudoconcept?. In: Cahiers de Lexicologie, n 28, pp. 3-17. XAVIER, M. F. & M.H.M. MATEUS (orgs.) (1992). Dicionrio de Termos Lingusticos vol. II. Lisboa: Edies Cosmos.

You might also like