You are on page 1of 4

SABER DIREITO FORMULRIO TTULO DO CURSO No mximo trs palavras; tambm no ttulo das aulas: ambos sero exibidos

s sempre simultaneamente. Exemplo: Curso: Registros Pblicos Aula 1: Pessoas Naturais PROFESSOR Citar o nome por extenso e, se ultrapassar o tamanho de trs palavras, indicar sob a rubrica "para tarja" as abreviaes ou omisses necessrias. QUALIFICAO Citar a qualificao completa e, sob a rubrica "para tarja" apenas as at o limite de quatro palavras. Mas ateno: no incio de cada aula, o professor pode apresentar-se citando todas as qualificaes que considerar relevantes. AULA 01 TTULO Mximo de trs palavras. SINOPSE DA AULA **IMPORTANTE** No escrever em tpico e sim em formato de texto

Processo Civil de Conhecimento

Prof. Dr. Erick Vidigal

Processualista Civil

Processo e procedimento Aula introdutria do curso Processo Civil de Conhecimento, voltada para a identificao das diferenas entre processo e procedimento, bem como para o estudo de suas respectivas espcies. Visa, ainda, a estabelecer um panorama geral acerca das fases do procedimento comum do processo de conhecimento, tanto no rito ordinrio quanto no rito sumrio. * Processo no se confunde com procedimento. * Processo: conjunto de atos encadeados de maneira lgica, que tm a finalidade de solucionar a lide. * Procedimento: modo de realizao do processo. * O processo civil se divide em: a) processo de conhecimento b) processo de execuo c) processo cautelar

ROTEIRO DE ESTUDO o resumo da aula para anotao e utilizao dos telespectadores, como se fosse escrito no quadro da sala de aula. a relao dos principais dispositivos legais e jurisprudncia citados na aula e respectivas matrias por eles normatizados. O roteiro ser lido pelo professor no estdio, nos dois ou trs minutos finais de cada aula.

d) processo sincrtico * Cada espcie processual procedimentos. contempla diversos

* O processo de conhecimento contempla um procedimento comum e diversos procedimentos especiais. * O procedimento comum abrange dois ritos, a saber, o ordinrio e o sumrio. * Fases do procedimento comum: a) postulatria b) ajuste para julgamento (providncias preliminares e/ou saneamento) c) instrutria ou probatria d) decisria AULA 02 TTULO O Autor no processo Mximo de trs palavras. SINOPSE DA AULA Segunda aula do curso Processo Civil de **IMPORTANTE** Conhecimento, voltada para o estudo da atuao do No escrever em tpico e sim em sujeito ativo da relao processual, a saber, o Autor. A formato de texto aula trata de questes relativas s condies para exerccio do direito de ao, pressupostos processuais, requisitos da petio inicial, espcies de pedidos que podem ser formulados, dentre outros. ROTEIRO DE ESTUDO * Definio de Autor o resumo da aula para anotao e utilizao dos telespectadores, como se * Direito de ao e suas condies (legitimidade, fosse escrito no quadro da sala de aula. interesse e possibilidade jurdica do pedido). a relao dos principais dispositivos legais e jurisprudncia citados na aula e * O direito de ao exercido por meio da petio respectivas matrias por eles inicial. normatizados. O roteiro ser lido pelo professor no estdio, nos dois ou trs * PI(o) = (282+283) 295 minutos finais de cada aula. * PI(s) = (282+283+276) 295 * Pressupostos processuais relativos s partes: a) capacidade de ser parte b) capacidade processual c) capacidade postulatria.

* Espcies de pedido cumulativo e cominatrio)

(sucessivo,

alternativo,

* Rplica AULA 03 TTULO O Ru no processo Mximo de trs palavras. SINOPSE DA AULA Terceira aula do curso Processo Civil de **IMPORTANTE** Conhecimento, voltada para o estudo da atuao do No escrever em tpico e sim em sujeito passivo da relao processual, a saber, o Ru. formato de texto A aula trata de questes relativas inrcia do ru (revelia), defesa processual por meio de excees e/ou preliminares de contestao, defesa de mrito direta e indireta e ao contra-ataque por meio de reconveno. ROTEIRO DE ESTUDO * Definio de Ru o resumo da aula para anotao e utilizao dos telespectadores, como se * A vinda do Ru para o processo. fosse escrito no quadro da sala de aula. a relao dos principais dispositivos * As consequncias da inrcia do Ru: revelia legais e jurisprudncia citados na aula e respectivas matrias por eles * Defesa processual por meio de excees normatizados. O roteiro ser lido pelo professor no estdio, nos dois ou trs * Defesa processual por meio de preliminares de minutos finais de cada aula. contestao * Defesa de mrito direta * Defesa de mrito indireta * contra-ataque processual: reconveno AULA 04 TTULO O Juiz no processo Mximo de trs palavras. SINOPSE DA AULA Quarta aula do curso Processo Civil de **IMPORTANTE** Conhecimento, voltada para o estudo da atuao do No escrever em tpico e sim em sujeito imparcial da relao processual, a saber, o formato de texto Juiz. A aula trata de questes relativas atuao do juiz desde o recebimento da petio inicial, a possibilidade de emenda ou indeferimento, a adoo das providncias preliminares, o saneamento do processo, a conduo das audincias, a produo da prova e a prolao da sentena. ROTEIRO DE ESTUDO * Apreciao da petio inicial o resumo da aula para anotao e utilizao dos telespectadores, como se a) recebimento fosse escrito no quadro da sala de aula. a relao dos principais dispositivos b) emenda legais e jurisprudncia citados na aula e respectivas matrias por eles c) indeferimento normatizados. O roteiro ser lido pelo professor no estdio, nos dois ou trs * Pressuposto processual relativo ao juiz: competncia minutos finais de cada aula.

* Declarao de incompetncia pelo juiz. * As providncias preliminares * O saneamento do processo * A produo da prova * A atuao do juiz na audincia * A prolao da sentena AULA 05 TTULO Antecipao dos Efeitos da Tutela Mximo de trs palavras. SINOPSE DA AULA Quinta e ltima aula do curso Processo Civil de **IMPORTANTE** Conhecimento, voltada para o estudo do instituto da No escrever em tpico e sim em antecipao dos efeitos da tutela. A aula trata de formato de texto questes relativas definio da natureza jurdica do referido instituto, bem como da identificao de suas espcies e requisitos, traando um paralelo com as medidas de natureza cautelar, sempre buscando o esclarecimento das questes que induzem constante confuso entre as duas figuras processuais mencionadas. ROTEIRO DE ESTUDO * Classificao das tutelas de urgncia. o resumo da aula para anotao e utilizao dos telespectadores, como se * Natureza jurdica da antecipao dos efeitos da fosse escrito no quadro da sala de aula. tutela. a relao dos principais dispositivos legais e jurisprudncia citados na aula e * Distino com as medidas de natureza cautelar. respectivas matrias por eles normatizados. O roteiro ser lido pelo * A impropriedade tcnica dos termos tutela professor no estdio, nos dois ou trs antecipada e antecipao de tutela minutos finais de cada aula. * Fundamentos e requisitos variados. * Antecipao do art. 273. * Antecipao do art. 461, 3.

You might also like