You are on page 1of 5

Sumrio

Introduo......................................................................................................................2 1. Abordagem behaviorista ou comportamental...........................................................3 1.1.Origem..................................................................................................................3 1.2. As Grandes Figuras do Behaviorismo................................................................3 1.3. Idias Centrais do Behaviorismo........................................................................4 Concluso......................................................................................................................5 Referncias bibliogrficas.............................................................................................5

BEHAVIORISMO
INTRODUO
A oposio escola Clssica sustentada pela escola de Relaes Humanas, evoluiu para um outro estgio, que, embora compartilhasse da maioria das idias desta ltima, no aceitava sua concepo ingnua de que a satisfao do trabalhador gerava por si s a eficincia, dando origem ao Behaviorismo, ou escola Comportamental. Neste momento, criou-se uma outra forma de se ver a organizao. Agora no mais a partir de uma viso meramente formal, mecanicista, do homem quase autmato. A nfase passou a ser o homem, o homem integrante e participante de um grupo. A partir de agora o que ele pensa, sente e sua maneira de se comportar perante a organizao so importantes. preciso, contudo, no confundir o behaviorismo na teoria das organizaes com a corrente homnima na psicologia, embora a nfase no comportamento seja comum a ambas, sendo que a principal preocupao da abordagem comportamental a motivao dos empregados. Levando em considerao esta abordagem principal, entre outras, apresentaremos a seguir um pouco da origem desta nova escola, mostrando um exemplo prtico de como comearam a surgir as preocupaes com o comportamento humano e as necessidades que os empresrios tinham em motivar seus empregados. De uma forma sucinta, mostraremos tambm, as idias bsicas de alguns tericos como representantes do enfoque comportamental, e finalizando, apresentaremos sntese das questes centrais da teoria do comportamento.

1. ABORDAGEM BEHAVIORISTA OU COMPORTAMENTAL 1.1.Origem


O Estudo cientfico do comportamento humano aplicado a Administrao comeou a ganhar importncia a partir do fim da Primeira Guerra Mundial. Preocupados em determinar uma alocao tima do pessoal recrutado nas funes militares, os oficiais do Exrcito americano criaram nesta poca um sistema de seleo baseado em testes de inteligncia. Influenciados pelo conceito de homem de primeira classe, desenvolvidos pelos tericos da Administrao Cientfica, estes oficiais acreditavam que deveriam alocar a cada funo a pessoa que tivesse maior aptido para aprender a realiz-la da melhor maneira possvel. Logo a idia foi levada para os processos de seleo das empresas, onde se desenvolveram diversos testes que visavam medir variveis como inteligncia, aptides especficas e caractersticas da personalidade. Alm de testes escritos, surgiram exerccios situacionais e entrevistas. Na dcada de 1930, a preocupao com o comportamento humano nas empresas foi intensificada por dois acontecimentos: os estudos conduzidos por Elton Mayo em Hawthorne, onde Mayo e sua equipe realizaram experimentos na fbrica da Western Electric, e constataram que as condies fsicas no eram as nicas a afetar a produtividade do trabalhador e a promulgao nos EUA do National Labor Relations Act em 1934, garantindo o direito de associao dos trabalhadores americanos. Estes movimentos levaram os empresrios a se preocupar com tcnicas capazes de motivar os empregados, vrios meios, entre outros, foram implementados na tentativa de agradar aos trabalhadores, como por exemplo, planos de seguros, canais de comunicao com a direo, encontros, festas e competies, etc.. A partir principalmente da dcada de 1960, as intervenes experimentais passam a ter lugar nas empresas, procurando formas de alterar no apenas a descrio de cargos e a estrutura organizacional, mas tambm as relaes entre pessoas e grupos de pessoas. Tratava-se da consolidao do behaviorismo como inspirador de prticas administrativas.

1.2. As Grandes Figuras do Behaviorismo


Surgia, assim, uma nova abordagem do pensamento administrativo de recursos humanos, tendo como principais representantes os tericos: Herbert Simon, talvez o maior expoente da escola behaviorista, vencedor do Prmio Nobel de Economia em 1978. Na sua obra merece especial destaque o tratamento dado ao processo de tomada de deciso e aos limites da racionalidade. Chester Barnard, destaca-se em sua obra o tratamento da tomada de decises como centro da administrao e sua colocao terica ampla e inovadora do conceito de autoridade.

Rensis Likert, teve a virtude de desmistificar um dos princpios mais sagrados da escola de Administrao Cientfica, o da amplitude de controle. Ross Stagner, discute em sua obra os conflitos entre empresas e sindicatos, identificando as percepes individuais como fonte de conflito, Frederick Herzberg, identificou no trabalho fatores higinicos, ou de manuteno (extrnsecos) e motivadores(intrnsecos) como influenciadores do comportamento humano. David McClelland, classificou as necessidades humanas voltadas para a realizao, afiliao e poder, enfatizando a importncia das necessidades adquiridas. Abraham Maslow, desenvolveu a teoria da hierarquia das necessidades, pela qual as carncias humanas eram dispostas numa hierarquia, e as suas insatisfaes motivariam o comportamento. Douglas McGregor, distinguiu duas concepes do ser humano, a teoria X e a teoria Y, a primeira representando os postulados clssicos em administrao sobre a natureza humana e a segunda uma viso mais auto-realizadora. Chris Argyris, que desenvolveu o conceito de organizao que aprende, por meio de aprendizagem de lao duplo, ou seja, parte da existncia de um conflito que pe em dvida as normas organizacionais. Estes tericos concebem a organizao no apenas como um espao de realizao das atividades desejadas pela organizao formal, mas tambm como um lugar onde os indivduos ou grupos procuram satisfazer s suas necessidades particulares.

1.3. Idias Centrais do Behaviorismo


Para os behavioristas, o homem se comporta racionalmente apenas com relao a um conjunto de dados caractersticos de determinada situao, que compreendem, o conhecimento de, eventos futuros, das alternativas de ao possveis e das conseqncias dessas alternativas, alm de um estabelecimento de ordem de preferncia para as conseqncias ou alternativas. Esses quatro conjuntos de dados definem a situao tal como se apresenta ao agente racional. O behaviorismo tambm deu grande nfase no processo de tomada de deciso. Esse processo decisrio envolve a seleo consciente e inconsciente de determinadas aes entre aquelas que so fisicamente possveis para o agente e para aquelas pessoas sobre as quais ele exerce influncia e autoridade. A autoridade , portanto, responsvel pela flexibilidade na diviso da tarefa de tomada de decises. Os behavioristas vem a organizao como um sistema cooperativo racional, dando grande nfase aos aspectos formais e informais desta organizao, fruto que so do desenvolvimento natural da escola de Relaes Humanas.

Outro assunto relevante nesta escola, talvez o mais importante, a questo da Motivao, que para a maioria dos pensadores behavioristas, o problema da motivao desencadeado pela insatisfao das necessidades humanas. Uma necessidade no satisfeita resultaria em frustrao e quando satisfeita o indivduo estaria em equilbrio homeosttico, ou seja, uma necessidade satisfeita no motivaria o comportamento, o homem s seria motivado pelas necessidades no satisfeitas.

CONCLUSO
Percebemos que as preocupaes abordadas pelos tericos behavioristas so ainda hoje tema de muita discusso, pois nota-se uma crescente preocupao das empresas na motivao e bem-estar dos funcionrios dentro desta. Sabe-se hoje que um ambiente de trabalho agradvel, aliado motivao e ao reconhecimento de uma tarefa bem realizada so fundamentais no aumento da qualidade e na produo dos servios. As idias apresentadas pelos tericos desta escola, trouxeram para o Administrador um grande desafio: a interminvel busca pela satisfao do cliente interno e externo, aumento da produtividade, qualidade de produo, etc., tendo portanto, um papel muito importante nas organizaes, visto que empresrios do mundo globalizado ainda os utilizam como parmetro na busca de seus objetivos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PARK, Kil Hyang. Introduo ao Estudo da Administrao. So Paulo: Pioneira,1997 MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da Administrao Uma Introduo. 18 Edio. So Paulo: Pioneira, 1994 BERGAMINI, Ceclia Whitaker. Psicologia aplicada administrao de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 3 edio. So Paulo: Atlas, 1982. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administrao Volume 2. 3 edio. So Paulo: Mec-Graw-Hill-Ltda, 1987 TAYLOR, Cristiane. Teoria Comportamental Behaviorismo. Disponvel na Internet: http://www.humanidades.na-web.net/psicologia/behaviorismo.html. Fevereiro/2001

You might also like