You are on page 1of 22

COOPERATIVA

I - INTRODUO
Como veremos neste modesto trabalho, as cooperativas tm por objetivo aglutinar pessoas que, atravs do seu trabalho, da sua produo ou da sua renda, atuando de forma coletiva e organizada, adquirem condies de conquistar espaos dentro da economia globalizada. Vale dizer que caso essas pessoas agissem individualmente, dificilmente conseguiriam atingir suas metas. Para melhor compreenso do tema, abordaremos as caractersticas fundamentais dessas sociedades, sua estrutura organizacional e sua constituio jurdica. Outrossim, em virtude da complexidade do assunto, sugerimos que voc tambm consulte o SEBRAE-SP , que poder orient-lo atravs de consultorias, seminrios e palestras em seus Escritrios Regionais e Postos de Atendimento ao Empreendedor, instalados na capital, litoral e interior do Estado de So Paulo.

II - LEGISLAO APLICVEL
A sociedade cooperativa regulada pela Lei n 5.764, de 16 de dezembro de 1971, modificada parcialmente pela Lei n 6.981, de 30/03/82, que define a poltica nacional de cooperativismo e institui o regime jurdico das sociedades cooperativas. Vale dizer que a legislao cooperativista tem respaldo em vrios dispositivos de nossa Constituio Federal e Estadual.

III - CONCEITO
O artigo 3, da Lei n 5.764/71, conceitua a cooperativa como sendo o tipo de sociedade celebrada por pessoas que se obrigam reciprocamente a contribuir com bens e servios para o exerccio de uma atividade econmica, de proveito comum e sem objetivo de lucro. Tambm podemos conceituar a sociedade cooperativa como a sociedade de pessoas (e no de capitais) com capital varivel, que se prope, mediante a cooperao de todos os seus associados (cooperados), ao exerccio de atividades ou execuo de negcios em proveito deles prprios. A caracterstica principal da sociedade cooperativa a sua finalidade, que oferecer aos seus cooperados melhores condies econmicas e sociais, j que a sociedade (em si) no possui finalidade lucrativa. Desta forma, a sociedade serve como instrumento de promoo dos interesses de seus membros.
Ateno: O cooperado ao mesmo tempo dono e usurio da cooperativa: enquanto dono ele administra a empresa, e enquanto usurio utilizar os seus servios.

IV - CARACTERSTICAS DA SOCIEDADE COOPERATIVA


As cooperativas se distinguem das demais sociedades pelas seguintes caractersticas: 1 - nmero ilimitado de associados; 2 - variabilidade do capital social, representado por quotas-partes; 3 - limitao do nmero de quotas-partes do capital social para cada associado (facultado o critrio da proporcionalidade); 4 - impossibilidade de cesso de quotas-partes do capital social a terceiros, estranhos sociedade; 5 - singularidade de voto; 6 - quorum para realizao da assemblia geral; 7 - retorno das sobras lquidas do exerccio, proporcionalmente s operaes realizadas pelo associado;

8 - existncia de fundos de reserva para assistncia tcnica educacional e social; 9 - neutralidade poltica e indiscriminao religiosa, racial, social e de gnero; 10 -prestao de assistncia aos associados e, se previsto no estatuto, extensvel aos empregados; 11 -rea de admisso de associados limitada s possibilidades de reunio, controle, operaes e prestao de servios.

V - DIFERENAS ENTRE SOCIEDADES COOPERATIVAS E OUTRAS EMPRESAS


SOCIEDADE COOPERATIVA
Sociedade de pessoas. Gerar condies de produo e trabalho aos cooperados. Deliberaes: 1 voto por cooperado. Participao democrtica. Quorum nas assemblias: com base no n de cooperados. Retorno proporcional das operaes realizadas pelo cooperado. Nmero ilimitado de scios. As quotas-partes so intransferveis a no-cooperados. O objetivo social exercido pelos cooperados. Relao trabalhista entre cooperativa e seus empregados. Relao civil entre cooperativa e cooperados. No sujeita-se falncia. A sociedade no possui fins lucrativos.

SOCIEDADE EMPRESRIA
Sociedade de capital. Gerar lucro aos acionistas/cotistas. Voto proporcional ao n de aes/cotas. O scio majoritrio quem decide. Quorum com base no capital social. Dividendos proporcionais participao no capital. Regra: nmero limitado de cotistas. As cotas podem ser transferidas aos scios ou terceiros. Em regra, o trabalho executado pelos empregados. Relao trabalhista entre empresa e empregados. Relao civil entre empresa e scios/acionistas. Sujeita-se falncia. Possui fins lucrativos.

VI - PRINCPIOS DO COOPERATIVISMO
Princpios do cooperativismo so linhas orientadoras atravs das quais as cooperativas pem seus objetivos em prtica, cujas regras devem nortear o relacionamento entre cooperados e cooperativa, uma vez que sinalizam o verdadeiro esprito do cooperativismo, distinguindo-a de outros tipos de empreendimentos econmicos. Pela Aliana Cooperativa Internacional - ACI, os princpios cooperativos passaram a ter o seguinte entendimento: 1 - Adeso voluntria e livre: as cooperativas so organizaes voluntrias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizarem seus servios e assumirem as responsabilidades como membros, sem quaisquer discriminaes de nenhuma natureza; 2 - Gesto democrtica pelos membros: as cooperativas so organizaes democrticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulao das suas polticas e na tomada de decises. Os cooperados, eleitos como representantes dos demais membros, so responsveis perante estes; 3 - Participao econmica dos membros: Os cooperados contribuem eqitativamente para o capital da sociedade, controlando-o democraticamente. Este patrimnio passa a fazer parte da sociedade e destinado aos seus objetivos sociais; 4 - Autonomia e independncia da cooperativa: A cooperativa uma organizao autnoma de ajuda mtua, controlada pelos seus membros. Em suas relaes com terceiros deve atuar com total independncia, sem qualquer interferncia em sua autonomia e administrao; 5 - Educao, formao e informao: As cooperativas promovem a educao e a formao dos seus membros, dos representantes eleitos e dos traba-

lhadores, de forma que estes possam contribuir cada vez mais eficazmente para o desenvolvimento da cooperativa; 6 - Intercooperao: As cooperativas servem de forma mais eficaz os seus membros e do mais fora ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, atravs das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais; 7 - Interesse pela comunidade: As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades atravs de polticas aprovadas pelos membros.

VII - CLASSIFICAO DAS COOPERATIVAS


Quanto classificao, as cooperativas se dividem:

Singulares: constitudas pelo nmero mnimo de 20 (vinte) pessoas fsicas e, excepcionalmente, por pessoas jurdicas. Caracterizam-se pela associao de pessoas que se organizam para satisfazer suas necessidades econmicas, sociais e culturais, mediante a cooperao mtua destes na execuo dos negcios. Cooperativas Centrais ou Federaes de Cooperativas: constitudas por, no mnimo, 3 (trs) Cooperativas Singulares. Visam a organizao em comum e em maior escala das atividades econmicas e assistenciais das filiadas (cooperativas singulares). Confederaes de Cooperativas: constitudas por, no mnimo, 3 (trs) Federaes de Cooperativas ou Cooperativas Centrais, e tm por objetivo a coordenao das atividades das respectivas filiadas, ainda que de diferentes ramos.

VIII - RAMOS DO COOPERATIVISMO


Os 13 ramos do cooperativismo foram definidos, em 04 de maio de 1993, com base em modelos da Aliana Cooperativa Internacional - ACI e da Organizao das Cooperativas da Amrica - OCA. - AGROPECURIO: A agricultura brasileira tem se desenvolvido e conquistado posio de destaque internacional. As cooperativas agropecurias que renem milhares de agricultores em todo o pas acompanham a evoluo desse setor que alavanca a economia.

Com um contingente superior a um milho de agropecuaristas, as cooperativas agrcolas so responsveis por boa parte da produo de trigo, leite, carne, mel, hortifrutigranjeiros, aguardente, milho, soja e seus derivados. Tambm investem em pesquisas e experimentao para garantia do desenvolvimento e aumento da produo. - CONSUMO: As cooperativas de consumo esto relacionadas compra em comum de artigos de consumo para seus associados. Ao longo da dcada de 90, o nmero de cooperativas desse segmento ficou estvel. Isto demonstra o esforo realizado para manter os espaos j ocupados e competir com as grandes redes de super e hipermercados. Tendo em vista a integrao com outros ramos, o cooperativismo de consumo vem realizando estudos e promovendo encontros visando a ocupao de seu espao no contexto cooperativista nacional. - CRDITO: As cooperativas de crdito esto fortalecidas dentro do sistema financeiro. Os bancos cooperativos passaram por um processo de consolidao, desde a criao e regulamentao do Bansicredi, em 1996, e a autorizao para funcionamento do Bancoob pelo Banco Central em 1997, ficando assim estabelecido, efetivamente, um sistema de crdito exclusivo do cooperativismo, promovendo um grande salto para o seu desenvolvimento. O cooperativismo de crdito surgiu em 1902. Seu desenvolvimento foi caracterizado por vrios obstculos e chegou dcada de 90 com uma forte credibilidade, se mantendo estvel e conquistando seu espao dentro do mercado financeiro. A procura dos servios prestados pelas cooperativas de crdito vem aumentando significativamente, principalmente pelo fato de oferecerem taxas de juros e custos de servios sensivelmente mais baixos, chegando atualmente prestao de servios bancrios completos. Nesse ramo, destacamos as cooperativas de crditos rurais (constitudas por produtores rurais); de economia e crdito mtuo (constitudas por trabalhadores de empresas pblicas e privadas) e recentemente atravs da Resoluo 3.106, de 25/06/2003 e 3.140, de 27/11/2003 do Banco Central abriu-se a possibilidade da

constituio de cooperativas constitudas por micro e pequenas empresas, de empresrios associados a entidades representativas de classe patronal (sindicato ou associaes) e as de Livre Admisso de Associados (sistema Luzzatti). - EDUCACIONAL: Este ramo do cooperativismo espelha bem a realidade do ensino brasileiro, tendo em vista que as instituies tradicionais no atendem s necessidades bsicas da populao, ou seja, qualidade educacional com um preo justo. As cooperativas educacionais, por serem entidades sem fins lucrativos, passaram a constituir uma alternativa para a soluo do problema do ensino no pas. Alm de cobrar mensalidades mais baixas, as cooperativas permitem que os pais participem de forma mais efetiva da vida escolar de seus filhos. Os pais, alm do contato direto com os professores, tm a oportunidade de participar de um conselho pedaggico ligado diretoria da cooperativa e ao corpo docente. Alm das cooperativas constitudas por pais e professores, encontramos tambm outras constitudas somente por professores, as quais prestam servios a escolas, aulas particulares, cursos extra-curriculares etc. - ESPECIAL: A Lei n 9.867, de 10 de novembro de 1999, criou a possibilidade de se constiturem cooperativas sociais para a organizao e gesto de servios sociossanitrios e educativos, mediante atividades agrcolas, industriais, comerciais e de servios, contemplando as seguintes pessoas: deficientes fsicos, sensoriais, psquicos e mentais, dependentes de acompanhamento psiquitrico permanente, dependentes qumicos, pessoas egressas de prises, os condenados a penas alternativas deteno e aos adolescentes em idade adequada ao trabalho e situao familiar difcil do ponto de vista econmico, social ou afetivo. A condio de pessoa em desvantagem deve ser atestada por documentao proveniente de rgo da administrao pblica, ressalvando-se o direito privacidade. O estatuto da cooperativa social poder prever uma ou mais categorias de scios voluntrios que lhe prestem servios gratuitamente, e no estejam includos na definio de pessoas em desvantagem. Nesse ramo, tambm esto as cooperativas constitudas por pessoas de menor idade ou por pessoas incapazes de assumir plenamente suas responsabilidades como cidado.

- HABITACIONAL: Com o objetivo de solucionar o problema da casa prpria, ainda muito difcil para a maioria da populao, uma das solues tem sido a constituio das cooperativas habitacionais, as quais vm procurando utilizar o autofinanciamento visando a aquisio do imvel pretendido. So os integrantes das classes de mdia e baixa renda, os maiores beneficirios desse ramo, uma vez que as linhas de crdito faltando, face aos altos juros praticados pelas instituies financeiras. - INFRA-ESTRUTURA: So as cooperativas que prestam servios de eletrificao, saneamento e telecomunicaes. Buscam atender da melhor forma possvel uma grande parcela da populao que vive isolada e excluda dos servios de infra-estrutura. Com as privatizaes, fuses, aquisies e as novas empresas que esto surgindo no mercado, vrios profissionais qualificados podero aderir ao cooperativismo, propiciando com que o setor se desenvolva mais. promissor o desenvolvimento desse ramo. - MINERAL: As cooperativas minerais, atravs de regras claras e orientao adequada, tm contribudo para conscientizar os micromineradores sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, que trabalhado de maneira correta rende resultados satisfatrios para os cooperados e para a comunidade, sem danos natureza. Incluem-se nesse ramo as cooperativas constitudas por garimpeiros, quebradores de pedras, trabalhadores na extrao de areia, pedra e pedregulho, entre outros. Garantem a disseminao de tcnicas mais atualizadas e racionais de explorao, fortalecendo o setor e gerando vantagens para todos. - PRODUO: So cooperativas dedicadas produo de um ou mais tipos de bens e mercadorias, sendo os meios de produo, propriedade coletiva, atravs da pessoa jurdica. Para os empregados, cuja empresa entra em falncia, a cooperativa de produo geralmente uma alternativa vivel para manter postos de trabalho.

10

Atualmente, cada vez mais os empregados esto descobrindo as vantagens de constituir o prprio negcio, deixando de ser assalariados para tornarem-se donos de sua empresa - a cooperativa. - SADE: As cooperativas de sade esto subdivididas em quatro reas bsicas: atendimento mdico/hospitalar, odontolgico, psicolgico e na organizao dos usurios desses servios. Com atendimento rpido e confivel, as cooperativas de sade so para os usurios, sinnimo de qualidade e credibilidade. Para os profissionais da rea a vantagem tambm grande, possibilitando condies favorveis para o exerccio da profisso e visando uma remunerao mais justa. Aos seus cooperados oferecem condies propcias de trabalho, investindo na capacitao profissional e cooperativista por meio de treinamentos e especializaes complementares formao acadmica. - TRABALHO: Os trabalhadores numa cooperativa de trabalho so, ao mesmo tempo, usurios (utilizam-se da cooperativa para, atravs dela, buscar e/ou manter postos de trabalho) e donos do prprio negcio (ingressam com capital para constituir a empresa cooperativa). Eles so a prpria mo-de-obra, no h empregados na atividade fim, uma autntica cooperativa autogestionria: todos participam, ao mesmo tempo, na gesto e prestao de servios. Possuem uma relevncia social e consistem na promoo socioeconmica de seus associados. So destaques nesse ramo as cooperativas constitudas por: carregadores, vigilantes, trabalhadores da construo civil, garons, garis, cabeleireiros, artistas de teatro, costureiras, coletores de materiais reciclveis, auditores, consultores etc. - TRANSPORTE: Com a criao em abril de 2002 esse ramo passou a congregar as cooperativas que atuam no transporte de passageiros, cargas (lquidas e secas), escolares, motos-boy, transportes de veculos etc. At a data acima essas cooperativas pertenciam ao ramo trabalho, mas que pelas suas atividades e necessidades na resoluo de problemas cruciais, ineren-

11

tes rea, a Organizao das Cooperativas Brasileiras - OCB, atravs de Assemblia Geral, aprovou a criao desse ramo. - TURISMO e LAZER: Criado a partir de abril de 2000, composto por cooperativas que atuam no setor de turismo e lazer. Este ramo est surgindo com boas perspectivas de crescimento, pois todos os estados brasileiros tm grande potencial para o turismo cooperativo, que visa organizar as comunidades para disponibilizarem o seu potencial turstico, hospedando os turistas e prestando-lhes toda ordem de servios, e simultaneamente, organizar os turistas para usufrurem desse novo processo, mais econmico, mais educativo e mais prazeroso. O ramo do turismo e lazer pode contribuir significativamente para a gerao de oportunidades de trabalho, distribuio da renda e preservao do meio ambiente. - OUTROS: Ramos no-contemplados nos acima mencionados.

IX - ASSOCIADOS (COOPERADOS)
Em princpio, so pessoas fsicas que aderem aos propsitos sociais, que desejam participar dos servios prestados pela sociedade, desde que preencham as condies previstas no estatuto, o qual pode restringir o ingresso na cooperativa a determinadas atividades, profisses ou qualificaes. A relao entre cooperado e cooperativa regula-se da seguinte forma: a. adeso voluntria e pode ser em nmero mximo ilimitado, sendo 20 (vinte) pessoas o nmero mnimo de associados nas Cooperativas Singulares; b. no podero os associados ser agentes do comrcio ou empresrios que operem no mesmo campo econmico da sociedade cooperativa; c. s sero demitidos da sociedade a seu prprio pedido, podendo, entretanto, ser eliminados em virtude de infrao legal ou estatutria; d. a excluso do cooperado se d pela dissoluo da sociedade, morte, incapacidade civil, e por deixar de atender os requisitos estatutrios; e. no tm vnculo empregatcio com a cooperativa, sendo o trabalho dos associados prestado em carter autnomo, o que o torna um trabalhador indepen-

12

dente. Entretanto, a sociedade pode contratar empregados, caso necessite de pessoal para trabalhar em sua administrao, por exemplo, hiptese em que estes trabalhadores tero os mesmos direitos de um trabalhador comum; f. tm singularidade de voto, e caso aceitem estabelecer qualquer vnculo empregatcio com a sociedade, os associados perdero o direito de votarem e de serem votados; g. a admisso dos associados limitada rea das possibilidades de reunio, controle, operaes e prestaes de servios; h. nas cooperativas singulares, o associado no pode exercer seu direito ao voto nas assemblias gerais atravs de representao por meio de mandatrios, salvo o direito de delegao quando o nmero de associados exceder a 3.000 (trs mil), ou desde que haja filiados residindo a mais de 50 Km da sede onde se realizar a assemblia; i. tm direito ao retorno das sobras lquidas do exerccio, proporcionalmente s operaes realizadas pelo associado, salvo deliberao em contrrio da assemblia geral; j. podero ter a sua responsabilidade social determinada como limitada ou ilimitada, mas terceiros s podero invoc-la depois de juridicamente exigida da cooperativa. No caso das obrigaes de herdeiros de associado falecido, tero suas obrigaes para com a cooperativa prescritas em um ano a partir da abertura da sucesso. A filiao cumpre-se pela assinatura do interessado ficha de matrcula, conjuntamente com o presidente, atravs da qual a pessoa se transforma em cooperado, subscrevendo as cotas-partes e sujeitando-se s normas legais e estatutrias.

X - CAPITAL SOCIAL
Para a constituio e incio de suas atividades fins, vital que a cooperativa possua capital social suficiente para manter suas instalaes, equipamentos etc. A seguir, as principais caractersticas do capital social: a. varivel e pode ser constitudo com bens e servios; b. dividido em quotas-partes, cujo valor unitrio no pode ser superior ao salrio mnimo vigente;

13

c. as quotas-partes so intransferveis a terceiros estranhos sociedade; d. nenhum dos associados poder subscrever* mais de 1/3 (um tero) do total das quotas-partes, salvo excees previstas em lei e ligadas ao contexto financeiro, quantitativo de produtos, rea e tipo de produo; e. obrigatria a constituio de um Fundo de Reserva* de at 10% (dez por cento) e do Fundo de Assistncia Tcnica, Educacional e Social* (FATES).
(*1) Subscrio, na terminologia comercial, o meio legal admitido para que se obtenha a adeso de pessoas interessadas constituio das sociedades, as quais assumem o compromisso de concorrer com um certo nmero de cotas-partes para a formao do Capital Social. (*2) Fundo de Reserva, destinado a reparar perdas e atender ao desenvolvimento de atividades, constitudo com 10% (dez por cento), pelo menos, das sobras lquidas do exerccio. (*3) Fundo de Assistncia Tcnica, Educacional e Social, destinado prestao de assistncia aos associados, seus familiares e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa, constitudo de 5% (cinco por cento), pelo menos, das sobras lquidas apuradas no exerccio.

XI - RGOS SOCIAIS
a) Assemblia Geral:

Atribuies: A Assemblia Geral dos Associados o rgo supremo da sociedade, dentro dos limites legais e estatutrios, tendo poderes para decidir os negcios relativos ao objeto da sociedade e tomar as resolues convenientes ao desenvolvimento e defesa desta, e suas deliberaes vinculam a todos, ainda que ausentes e discordantes (art. 38). Convocao: As Assemblias Gerais sero convocadas com antecedncia mnima de 10 dias, em primeira convocao, mediante editais afixados em locais apropriados das dependncias comumente mais freqentadas pelos associados, publicao em jornal e comunicao aos associados por intermdio de circulares. No havendo, no horrio estabelecido, quorum de instalao, as assemblias podero ser realizadas em segunda ou terceira convocaes desde que assim permitam os estatutos e conste do respectivo edital, quando ento ser observado o intervalo mnimo de 1 (uma) hora entre a realizao por uma ou outra convocao ( 1 art. 38).

14

A convocao ser feita pelo presidente, ou por qualquer dos rgos de administrao, pelo Conselho Fiscal, ou aps solicitao no-atendida por 1/5 (um quinto) dos associados em pleno gozo dos seus direitos ( 2 art. 38). Quorum de Instalao: Nas Assemblias Gerais o quorum de instalao ser o seguinte: I - 2/3 (dois teros) do nmero de associados, em primeira convocao; II - metade mais 1 (um) dos associados em segunda convocao; III - mnimo de 10 (dez) associados na terceira convocao, ressalvado o caso de cooperativas centrais e federaes e confederaes de cooperativas, que se instalaram com qualquer nmero (art. 40). Quorum das Deliberaes: As deliberaes nas Assemblias Gerais sero tomadas por maioria de voto dos associados presentes com direito de votar ( 3 art. 38). a.1) Assemblia Geral Ordinria: A Assemblia Geral Ordinria, que ser realizada anualmente nos 3 (trs) primeiros meses aps o trmino do exerccio social, deliberar sobre os seguintes assuntos que devero constar da ordem do dia: I - prestao de contas dos rgos de administrao acompanhada de parecer do Conselho Fiscal, compreendendo: a) relatrio da gesto; b) balano; c) demonstrativo das sobras apuradas ou das perdas decorrentes da insuficincia das contribuies para cobertura das despesas da sociedade e o parecer do Conselho Fiscal. II - destinao das sobras apuradas ou rateio das perdas decorrentes da insuficincia das contribuies para a cobertura das despesas da sociedade, deduzindo-se, no primeiro caso, as parcelas para os Fundos Obrigatrios; III - eleio dos componentes dos rgos da administrao, do Conselho Fiscal e de outros, quando for o caso; IV - quando previsto, a fixao do valor dos honorrios, gratificaes e cdula de presena dos membros do Conselho de Administrao ou da Diretoria e do Conselho Fiscal;

15

V - quaisquer assuntos de interesse social, excludos os do art. 46, de competncia da assemblia extraordinria (art. 44). a.2) Assemblia Geral Extraordinria: A Assemblia Geral Extraordinria realizar-se- sempre que necessrio e poder deliberar sobre qualquer assunto de interesse da sociedade, desde que mencionado no edital de convocao (art. 45). de competncia exclusiva da Assemblia Geral Extraordinria deliberar sobre os seguintes assuntos: I - reforma do estatuto; II - fuso, incorporao ou desmembramento; III - mudana do objeto da sociedade; IV - dissoluo voluntria da sociedade e nomeao de liqidantes; V - contas do liqidante. So necessrios os votos de 2/3 (dois teros) dos associados presentes, para que sejam vlidas as deliberaes mencionadas (art. 46 e pargrafo nico).
b) Conselho de Administrao ou Diretoria:

A sociedade ser administrada por uma Diretoria ou por Conselho de Administrao, composto exclusivamente de associados eleitos pela Assemblia Geral, com mandato nunca superior a 4 (quatro) anos, sendo obrigatria a renovao de, no mnimo, 1/3 (um tero) do Conselho de Administrao (art. 47). Nada impede, porm, que a cooperativa contrate terceiros para atuarem como gerentes tcnicos ou comercias na condio de empregados ou colaboradores.
c) Conselho Fiscal:

A cooperativa ser fiscalizada por um Conselho Fiscal, composto por 3 (trs) membros efetivos e 3 (trs) suplentes, todos cooperados. A eleio ocorrer anualmente, sendo permitida a reeleio de 1/3 (um tero) de seus componentes.

16

XII - CONSTITUIO DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS


1- CONSTITUIO:

A cooperativa se constitui por meio de assemblia dos associados fundadores, por instrumento pblico ou particular; seus atos constitutivos devem ser arquivados na Junta Comercial do Estado da sede da cooperativa, para que adquira personalidade jurdica. Acompanhe os passos que os interessados devero percorrer at a legalizao da cooperativa com os registros nos rgos competentes: a - Reunio do grupo de interessados: Definio dos objetivos; Escolha de uma comisso de constituio. b - Realizao de reunies com os interessados: Determinao de viabilidade econmica; Elaborao de uma minuta do estatuto. c - Realizao da Assemblia Geral de Constituio: Aprovao do estatuto; Eleio da Diretoria e Conselho Fiscal; Encaminhamento de documentos para legalizao.
2- ESTATUTO E ATA DE CONSTITUIO

2.1. Aspectos Formais do Estatuto: O estatuto social dever ser feito em trs vias de igual teor e, aps aprovao em assemblia, dever ser registrado na Junta Comercial do Estado. As formalidades do Estatuto da cooperativa esto dispostas no artigo 21 da Lei n 5.764/71. a. a denominao da entidade, a sede, o prazo de durao, a rea de ao, o objetivo da sociedade, a fixao do exerccio social e a data do levantamento do balano geral; b. os direitos e deveres dos associados, a natureza de suas responsabilidades e as condies de admisso, demisso, eliminao e excluso e as normas para a sua representao nas assemblias gerais;

17

c. o capital mnimo, o valor da quota-parte, o mnimo de quotas-partes a ser subscrito pelo associado, o modo de integralizao das quotas-partes, bem como as condies de sua retirada nos casos de demisso, eliminao ou excluso do associado; d. a forma de devoluo das sobras aos associados ou do rateio das perdas apuradas por insuficincia de contribuio para cobertura das despesas da sociedade; e. o modo de administrao e fiscalizao, estabelecendo os respectivos rgos, com a definio de suas atribuies, poderes e funcionamento, a representao ativa e passiva da sociedade em juzo ou fora dele, o prazo do mandato, bem como o processo de substituio dos administradores e conselheiros fiscais; f. as formalidades de convocao das assemblias gerais e a maioria requerida para a sua instalao e validade de suas deliberaes, vedado o direito de voto aos que nelas tiverem interesse particular, sem priv-los nos debates; g. os casos de dissoluo voluntria da sociedade; h. o modo e o processo de alienao ou onerao dos bens imveis da sociedade; i. o modo de reforma do estatuto; e j. o nmero mnimo de associados. 2.2. Ata da Assemblia Geral de Constituio: A sociedade cooperativa constitui-se por deliberao da assemblia geral dos fundadores, constantes na respectiva ata. A ata dever relatar todos os fatos e deliberaes ocorridas em assemblia. Deve ser lavrada em trs vias de igual teor e ser arquivada, juntamente com o estatuto, na Junta Comercial do Estado. A Ata de Assemblia Geral dever declarar, sob pena de nulidade, os seguintes requisitos: a. a denominao da entidade, endereo da sede e objeto de funcionamento; b. o nome, a nacionalidade, a idade, o estado civil, a profisso e a residncia dos associados fundadores que assinaram o ato constitutivo, bem como o valor e o nmero de quotas-partes de cada um; c. aprovao do estatuto da sociedade; d. o nome, a nacionalidade, o estado civil, a profisso e a residncia dos associados eleitos para os rgos de administrao, fiscalizao e outros.

18

As formalidades da Ata da Assemblia de Constituio da Cooperativa esto dispostas nos artigos 14 e 15 da Lei n 5.764/71. A Ata da Assemblia Constitutiva ser lavrada em livro prprio, sendo que o texto do estatuto pode estar contido no prprio texto da ata de constituio, como tambm pode constituir anexo a esta ata, caso em que deve ser rubricado e assinado pelo presidente eleito e por todos os fundadores da cooperativa presentes na assemblia e por advogado com registro na OAB. Quando o estatuto no estiver transcrito na ata de constituio, ou seja, quando corporificar documento apartado, dever ser assinado pelos associados fundadores. 2.3. Modelo de Convocao de Assemblia de Constituio

MODELO DE CONVOCAO

Convocam-se todos os interessados em criar a Cooperativa ........................................................................... para a Assemblia de sua Constituio, a realizar-se em: ............................................................... Data:___/____/2004, s ......... horas. Endereo: ............................................. ..................................................................................., com os seguintes Assuntos: 1. Anlise e aprovao do Estatuto Social; 2. Eleio do Conselho de Administrao (ou Diretoria) e do Conselho Fiscal; 3. Assuntos Gerais. Local .............................................................. (nome da localidade). Data _______ / _______ / _______ Comisso: ............................ (assinaturas)

19

3 - REGISTROS

3.1. Registro na Junta Comercial do Estado de So Paulo - JUCESP: Com o registro na junta comercial, a cooperativa passar a ter personalidade jurdica e, posteriormente, dever requerer sua inscrio na Receita Federal para obteno do Cadastro Nacional das Pessoas Jurdicas - CNPJ. Documentos exigidos: a. 3 (trs) vias do estatuto, na forma indicada acima; b. 3 (trs) vias da Ata de Assemblia Geral de Constituio; c. requerimento padro da JUCESP; d. na hiptese de constituio por escritura pblica, dever ser apresentada, em substituio s 3 (trs) vias do estatuto e da Ata da Assemblia de Constituio, a Certido de Inteiro Teor da Escritura Pblica de Constituio; e. cpia do CPF e do RG dos diretores eleitos da cooperativa; Ficha de Cadastro - FC em 2 (duas) vias, modelos 1 e 2; f. guia de recolhimento de custas e emolumentos - GARE, de acordo com as tabelas de valores divulgadas pela JUCESP; g. Lista dos associados. 3.2. Receita Federal: a. Ficha Cadastral de Pessoa Jurdica (FCPJ) e Ficha Complementar (FC) - para os procedimentos de inscrio no CNPJ; b. cpia do CPF, RG e comprovante de residncia (contas de gua, luz etc., ou extrato bancrio acompanhado de declarao de residncia) de todos os diretores eleitos; c. outros documentos que as autoridades competentes pela autorizao de funcionamento da cooperativa acharem necessrios; d. Lista dos associados. Consulte o site: www.receita.fazenda.gov.br 3.3. Secretaria da Fazenda do Estado Caso a sociedade cooperativa seja contribuinte do ICMS, dever obter inscrio estadual a fim de que possa comercializar seus produtos ou prestar servios.

20

O registro na Secretaria da Fazenda para obteno da Inscrio Estadual, destinada aos contribuintes do ICMS, deve ser feito junto ao Posto Fiscal Eletrnico da Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo, na internet, atravs do endereo www.pfe.fazenda.sp.gov.br Servios Eletrnicos - Abertura: Deca Inicial - (Deca: Declarao Cadastral do ICMS). Caso voc tenha dvidas sobre o procedimento, clique em Treinamento que o sistema ir simular o preenchimento das guias necessrias ao registro. Conforme dispe o Regulamento do ICMS do Estado de So Paulo, contribuinte do imposto qualquer pessoa, natural ou jurdica, que de modo habitual ou em volume que caracterize intuito comercial, realize operaes relativas circulao de mercadorias ou preste servios de transporte interestadual ou intermunicipal ou de comunicao (art. 9 do RICMS). Alm desses, o regulamento tambm estabelece outras condies especiais. 3.4. Previdncia Social A cooperativa e os cooperados devero se inscrever na Previdncia Social. Consulte o site: www.inss.gov.br 3.5. Prefeitura Municipal A cooperativa dever tambm se inscrever na prefeitura local de sua sede, onde solicitar o alvar de funcionamento e, se for o caso (se prestar algum tipo de servio), obter o Cadastro de Contribuinte Mobilirio - CCM. Consulte a Prefeitura local. 3.6. Registro na OCESP As cooperativas devem se registrar na Organizao das Cooperativas do Estado de So Paulo - OCESP , mediante requerimento e apresentao dos atos, estatutos sociais e alteraes posteriores, para usufrurem os servios prestados pela entidade, bem como pelo Servio Nacional de Aprendizagem em Cooperativismo (SESCOOP).
OCESP - Rua Correia Dias, 185 - Cep: 04104-000 - So Paulo - SP Tel.: (11) 5576-5955

Consulte o site: www.ocesp.org.br

21

3.7. Outros registros e autorizaes: Vale esclarecer que as cooperativas no esto isentas de efetuarem o registro nos Conselhos Regionais que regulamentam profisses (CRM, CREA, CRA etc.) ou mesmo de obterem autorizaes exigidas em funo das atividades que desenvolvem (IBAMA, CETESB, BACEN, Secretaria da Educao, MEC etc.).

XIII - AUTORIZAO PARA FUNCIONAMENTO, CONTROLE E FISCALIZAO


Apesar de a Lei n 5.764/71 ter submetido as cooperativas ao controle, fiscalizao e condicionado o funcionamento de determinados rgos, a Constituio Federal de 1988, no artigo 5, inciso XVII, declarou que a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas, independe de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento. Em face de tal dispositivo constitucional, entende-se que ficaram parcialmente derrogadas as disposies contidas na Lei n 5.764/71 (arts. 17 e 92). A exceo quanto s cooperativas de crdito que dependem de autorizao do Banco Central do Brasil (BACEN). Os atos de constituio, reforma estatutria, incorporao, fuso e desmembramento das cooperativas, devem, apenas, ser apresentados diretamente na Junta Comercial do Estado de sua constituio, sem necessidade de aviso prvio ou controle de qualquer outro rgo.

XIV - ESCRITURAO DAS COOPERATIVAS


As cooperativas devem manter os seguintes livros:

a. Livro de Matrcula; b. Livro de Atas das Assemblias Gerais; c. Livro de Atas dos rgos de Administrao; d. Livro de Atas do Conselho Fiscal; e. Livro de Presena dos Cooperados nas Assemblias Gerais; f. Outros livros fiscais e contbeis obrigatrios.

22

FONTE

BRASIL. Leis, Decretos, etc. Lei n 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Poltica Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurdico das sociedades cooperativas e da outras providncias (site: www.planalto.gov.br); BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988 (site: www.planalto.gov.br). HIRIART, Maria Magdalena Matte. Cooperativismo - Primeiros Passos. Instituto de Cooperativismo e Associativismo - ICA; JUVNCIO, Fernanda de C.; Andrade, Geraldo V. de; Panzutti, Ralph. Cooperativismos ao Alcance de Todos. N 1/2000. Entidades: Organizao das Cooperativas do Estado de So Paulo - OCESP e Servio Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP; BENATO, Joo Vitorino Azolin. O ABC do Cooperativismo. 7 Edio. Entidades: Organizao das Cooperativas do Estado de So Paulo - OCESP e Servio Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP; Orientao Jurdica - Gerncia Jurdica Nasce - SEBRAE-SP; MELCHOR, Paulo. Parecer Jurdico: Cooperativa. UO Orientao Empresarial.

23

You might also like