You are on page 1of 5

Sumrio

1. Descrio geral do transtorno...................................................................................2 2. Sintomas....................................................................................................................2 3. Sensao/ Percepo...............................................................................................3 4. Ateno/ Conscincia................................................................................................3 5. Aprendizagem...........................................................................................................4 6. Memria.....................................................................................................................4 7. Emoo/ Motivao...................................................................................................4 Referncias bibliogrficas.............................................................................................5

TRANSTORNOS FBICOS 1. Descrio geral do transtorno


Os transtornos fbicos caracterizam-se por medos intensos e irracionais, por situaes, objetos ou animais que objetivamente no oferecem ao individuo perigo real e proporcional intensidade de tal medo. Existem trs tipos de fobias: Agorafobia: o medo e a angustia relacionam-se a espaos amplos ou com muitas pessoas, possibilidade de estar em locais de onde possa ser difcil escapar ou onde o auxilio ou a presena de pessoas prximas no seja rapidamente acessvel. Fobia simples ou especifica: caracteriza-se por medo intenso, persistente, desproporcional e irracional, como medo de animais (barata, sapo) medo de ver objetos (seringas, sangue). Fobia social: caracteriza-se por um medo intenso e persistente de situaes sociais que envolvam expor-se ao contato interpessoal, demonstrar certo desempenho ou situaes competitivas e de cobrana. O individuo sente intensa angustia ao ter de falar em publico ou fazer uma palestra. O individuo tenta evitar tais situaes e reconhece o carter absurdo de seus temores.

2. Sintomas
- Fisiolgicos: batimentos cardacos rpidos, sudorese, tremores, respirao acelerada, tenso ou enfraquecimento muscular, nusea e falta de ar - Comportamentais: fuga ou imobilidade, evitao, desmaio, grito por socorro. - Subjetivos: devem obviamente ser inferidos nos relatos verbais e comportamentos dos pacientes, e incluem pensamentos como aquilo poderia ter me matado, alm de emoes como vergonha, constrangimento, raiva e medo. Ocorrncia em grupos da populao: As fobias leves so muito comuns, acontecendo um em cada nove adultos. So especialmente comuns na primeira infncia, apesar de muito desses medos desaparecerem aos seis anos de idade. Nos adultos, as mulheres so um pouco mais acometidas por fobias que os homens, aproximadamente 80% dos agorofbicos so mulheres, entretanto, homens e mulheres so igualmente acometidos de fobia social.

3. Sensao/ Percepo
As alteraes da percepo e sensao ocasionadas pelos transtornos fbicos podem variar desde um desconforto causado pelo confronto das situaes temidas passando por alguma alterao da percepo que faz com que o individuo encare determinada ocasio como uma situao de extremo perigo chegando at ataques de pnico. O individuo portador de patologias fbicas passa a evitar determinados estmulos ambientais que segundo ele poderiam desencadear uma crise fbica. Com o passar do tempo o desconforto perante situaes ou objetos temidos aumenta e o individuo passa a encarar o convvio social ou o foco de sua fobia com extrema cautela e muitas vezes prefere estar acompanhado para se sentir de alguma maneira seguro. O individuo portador de algum transtorno fbico passa a entrar em um estado de choque, como se tivesse percebido algum perigo que ameaasse sua integridade quando posto de frente com a o tema de sua fobia. A reao diante de um estmulo como algo muito mais perigoso e ameaador do que realmente , pode ser causado por uma alterao na percepo do portador do transtorno fbico que passa a perceber os estmulos relacionados ao foco da fobia como extremamente agressivos a sua integridade fsica e respondendo fisiologicamente como se estivesse diante de tal situao. Perante o estmulo temido as principais sensaes somticas so palpitaes, tremor, suor, tenso muscular, boca seca, nusea, mal estar no estmago, respostas somticas arrepio de frio, ondas de calor, enrubescimento e contraes musculares. Com o passar do tempo qualquer possibilidade de confronto com o foco da fobia pode desencadear essas respostas e o paciente passa a evitar qualquer mnima chance de contato com o medo.

4. Ateno/ Conscincia
Em alguns casos, os pacientes que sofrem de determinadas fobias tem conscincia de que seu medo irracional, porm no conseguem control-lo. Algumas fobias, em especial a fobia de sangue e ferimentos, apresentam maior tendncia perda de conscincia quando o fbico apresentado ao estmulo aversivo. Os pacientes apresentam resposta bifsica em relao freqncia cardaca e presso arterial. Na fase inicial, de at quatro minutos, h aumento da freqncia cardaca e presso arterial, seguida por queda importante de pulso e presso arterial, acompanhada de sudorese, nusea, palidez e, freqentemente, sncope. Os pacientes de fobia social pensam que corre constante risco de uma avaliao negativa, e por isto concentram sua ateno para a auto-observao detalhada. Ao invs de prestar ateno nos comportamentos que os outros fazem, prestam mais ateno nos prprios comportamentos, avaliam os prprios comportamentos. Sendo assim, a pessoa pode acreditar que as pessoas com quem tem contato esto percebendo todos os comportamentos que ela apresenta, ligados ao desconforto com a situao, sendo que a pessoa, s vezes, nem percebe.

5. Aprendizagem
As fobias so geralmente vistas como medos aprendidos, adquiridos atravs do condicionamento direto, do condicionamento indireto (quando o medo aprendido ao se observar o medo de outros) ou da transmisso de informaes ou instrues. O condicionamento uma forma de aprendizado durante o qual se desenvolve uma nova associao entre um estmulo e as respostas a estes estmulos. Os tratamentos psicoterpicos tm o objetivo de mostrar que os estmulos aversivos no so perigosos da maneira ou nas projees que o fbico pensa que sejam. Se a tendncia de fuga, retraimento ou simples evitao for retida, o individuo tem a oportunidade de aprender que a situao no apresenta perigo de fato, e reaprende a lidar com elas de maneira efetiva.

6. Memria
Os fbicos, quando pensam a respeito de uma situao ou objeto que lhes causa medo, evocam memrias anteriores. Essa lembrana gera um desconforto que os leva a evitarem o estmulo fbico. Aps afastarem-se do estmulo, caso no consigam evit-lo, os fbicos revisam todo o evento ocorrido, processando e armazenando na memria os sentimentos de ansiedade, medo, ou a viso negativa de si mesmos. Ocorre, posteriormente, uma avaliao da experincia ocorrida como sendo mais negativa do que na realidade. Esta avaliao adicionada memria, observando-se, assim, um vis: a pessoa se recorda do objeto ou da situao como sendo mais ameaadores do que, de fato, foram. importante notar que as memrias associadas com as fobias se formam rapidamente e so de longa durao. Acredita-se que a amgdala est envolvida na insero de teor emocional s memrias.

7. Emoo/ Motivao
Os transtornos fbicos tm grande relao na ativao de certos comportamentos emocionais como a ansiedade e o medo. Sendo estes ativados quando a pessoas se v diante a algo ou a certa situao considerada por ela como um grande perigo ou ameaa. As pessoas com fobia tm uma grande motivao para evitar tudo que lhe traga a sensao de medo, mesmo sabendo que esse medo excessivo e despropositado. Quando a pessoa pensa a respeito da ansiedade e do medo diante de uma situao repulsiva julgada por ela, faz com que ela se recorde da resposta dramtica que a diviso simptica do seu Sistema Nervoso Visceral pode evocar.

5 Mesmo antes da pessoa apresentar uma resposta comportamental , seu hipotlamo manipula uma resposta no Sistema Nervoso Visceral, que afeta parte do corpo , causando desde um aumento da freqncia cardaca e respiratria, taquicardia, tremores, perda de flego, sudorese e dores abdominais, gerando um grande desconforto para a pessoa, alm de gerar manifestao de fuga, imobilidade, defesa agressiva e agresso. Sendo o nvel de ansiedade e a resposta do organismo proporcionais ao grau de perigo percebido. A amgdala situada no plo do lobo temporal tem grande participao no transtorno fbico, pois ela a responsvel pelo contedo emocional s memrias. Como exemplo, podemos citar uma pessoa que tenha tido uma experincia ruim com uma aranha, toda vez que esta pessoa estiver diante de tal animal, a amgdala responder a este estmulo como sendo algo perigoso e que deve ser evitado. Podemos chamar essa situao como medo aprendido. evidente que o medo seja uma resposta adaptativa a situaes de perigo, mas no em todas as circunstncias, expresses inapropriadas de medo juntamente com a ansiedade caracterizam os transtornos fbicos.

Referncias bibliogrficas
PSICOTERAPIAS COGNITIVO - COMPORTAMENTAIS - Um dilogo com a psiquiatria. Organizado por Bernard Rang. Porto Alegre - Artmed Editora, 2001. BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. NEUROCINCIAS DESVENDANDO O SISTEMA NERVOSO. Porto Alegre 2 Ed, Artmed Editora, 2002. DALGALARRONDO, Paulo. PSICOPATOLOGIA E SEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS. Artmed Editora, 2008. KNAPP, Paulo. TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL - NA PRATICA PSIQUITRICA. Artmed Editora. GAZZANIGA. CINCIA PSICOLOGICA MENTE CEREBRO E COMPORTAMENTO. Artmed Editora, 2005.

You might also like