You are on page 1of 5

O que transformao? O que transformaes? A matria e a energia no podem ser criadas ou destrudas , podem apenas ser transformadas.

s. Para voc notar se houve uma transformao precisar analisar a matria em dois momentos diferentes, em um estado inicial e em um estado final. Transformao qumica altera as espcies de matria envolvidas. As transformaes qumicas ocorrem, quando existe a formao de novas substncias, isto , substncias com propriedades diferentes das substncias iniciais. So exemplos de transformaes qumicas, muitas das situaes que te rodeiam no dia-a-dia, tais como: Quando grelhas um bife. A fruta que amadurece na fruteira. Um fsforo que arde. A fotossntese realizada pelas plantas. O enferrujamento do ferro. No decurso das transformaes qumicas ou reaes qumicas em que se formam as novas substncias, existem algumas evidncias facilmente observveis que permitem verificar a ocorrencia dessas transformaes. Por exemplo: Uma mudana de cor. A libertao de um gs. A formao de um slido. A formao de uma chama. O aparecimento de um cheiro caracterstico. O desaparecimento das substncias iniciais. Numa transformao qumica, as substncias iniciais chamam-se reagentes e as novas substncias que se formam chamamse produtos de reao. As transformaes qumicas podem ocorrer por:

Ao do calor
Combusto a queima das substncias qumicas, produzindo novas substncias e liberando calor Isto ocorreu porque todo o oxignio que havia dentro do vidro foi consumido na queima da vela. Atravs de observaes desta experincia, pode-se afirmar que para ocorrer uma combusto so necessrios: um combustvel, substncia que sofre a queima, no caso o pavio da vela e a parafina: um comburente, substncia que alimenta a queima, que o oxignio; uma energia para iniciar a combusto, que pode ser uma fasca eltrica ou a chama de um palito de fsforo. Em toda combusto h liberao de calor. Calor energia e voc j sabe que a energia no pode ser criada ou destruda. E a energia trmica liberada nas combustes, de onde vem? As substncias qumicas tm uma energia prpria acumulada nas partculas que as formam, que a energia qumica. Ao sofrer uma transformao qumica, essas substncias so transformadas em outras substncias que tambm tm uma energia qumica acumulada. Quando a energia acumulada nos produtos da combusto menor que a energia acumulada nos reagentes, essa diferena de energia ser liberada na forma de energia trmica e, nesse caso, tem-se uma transformao exotrmica.

Ao da luz A fotossntese realizada pelos vegetais um processo endotrmico. Os vegetais retiram calor do ambiente para realizar a fotossntese, por isso a temperatura sob uma rvore mais amena Muitas transformaes fsicas e qumicas ocorrem com absoro de calor. Isto acontece porque as espcies qumicas que sofrero a transformao tm uma energia qumica acumulada menor que a dos produtos da transformao. necessrio fornecer calor aos reagentes para que seja atingida a energia qumica acumulada nos produtos. Estas transformaes so chamadas de endotrmicas. Ao mecnica

Ao da corrente elctrica A energia eltrica pode ser utilizada para decomposio das substncias qumicas, dando origem novas substncias. A esse processo damos o nome de eletrlise. O alumnio que utilizado na construo de antenas para televiso, fabricao de utenslios domsticos, obtido por eletrlise gnea de um minrio chamado bauxita Juno de substncias

O prego e a palhinha de ao so constitudas de ferro, na presena de gua e do ar atmosfrico os dois enferrujam. Ocorre uma transformao fsica ou qumica? Qual deles enferruja mais rpido e por qu?

Como elaborar um relatrio cientfico

importante saberes como deves fazer um relatrio ! Existem alguns tipos de relatrios cientficos, e podem ser apresentados em vrias instituies e a vrios nveis. Nesta seco, as atenes sero dirigidas aos alunos do ensino bsico, para apresentao de relatrios simples em disciplinas de cincias. Irs aprender, passo a passo o que deves fazer para apresentares os melhores relatrios aos teus professores. L com ateno as informaes que se seguem.

O que um relatrio cientfico ?


Um relatrio cientfico serve para comunicar os resultados finais de um trabalho laboratorial, de investigao, de um estudo ou de uma pesquisa.

Como est organizado ?


Deve ser acima de tudo objetivo e as ideias devem ser expostas com simplicidade e clareza. Existe um conjunto de parmetros que devem sempre constar num relatrio deste tipo:

Capa ndice Objetivo Introduo Parte experimental Resultados obtidos/Clculos efetuados Concluses/Discusso Bibliografia

Poder ainda ter anexos ou apndices, se tal for necessrio.

Capa

Na capa do relatrio devem constar um conjunto de informaes importantes. No te deves esquecer de incluir:

1. O Ttulo do trabalho - deve ser curto e informativo. 2. O local onde foi elaborada a pesquisa ou trabalho experimental que deu origem ao relatrio (se o fizeste na tua
escola, deves indicar o nome da mesma).

3. A data em que foi feito esse trabalho experimental ou pesquisa. 4. Os autores (O nome, o nmero e a turma de cada um dos elementos do grupo).

ndice
Deves organizar um ndice do teu relatrio, destacando os tpicos importantes e a pgina onde se iniciam.

Objetivo
Deve consistir numa descrio breve do relatrio, ou seja, deves indicar qual a finalidade do trabalho, os procedimentos gerais seguidos, os resultados mais importantes e as concluses que tiraste.

Introduo
A introduo de um relatrio deve basear-se no resultado de uma pesquisa bibliogrfica sobre o assunto focado no trabalho prtico. Esta deve ser breve.

Parte experimental
Nesta seco, deves dedicar-te experincia que realizaste no laboratrio, indicando os seguintes items:

Material - Lista do material de vidro e outro usado. Reagentes - Lista dos reagentes usados. Modo de Proceder - Descrio do protocolo fornecido pelo professor. Esquema da montagem - Esquema com legenda da montagem efetuada, se considerares que necessrio. Em trabalhos simples este dispensvel.

Resultados e/ou clculos


Deves indicar os resultados obtidos atravs das medies diretas efetuadas na sala de aula. Podem ser apresentados recorrendo ao uso de tabelas. Sempre que seja necessrio efetuar clculos aps a realizao do trabalho experimental, estes sero aqui apresentados.

Concluso
Juntamente com os resultados esta a parte mais importante de um relatrio. Deve fazer-se a anlise dos resultados

mais importantes e sempre que possvel compar-los com dados j existentes na bibliografia.

Bibliografia
No te esqueas de a indicar. muito importante, para quem l o teu trabalho, saber quais foram as fontes de informao que consultaste. No existe um modo universal para apresentar a bibliografia. Em trabalhos de cincias exatas comum indic-la do seguinte modo:

LIVROS
Nome do autor (ano de publicao ou edio), ttulo da obra, local de edio, Editora, local da publicao. Exemplo: WILLARD, H.; DEAN, J. (1974) Anlise Instrumental, Lisboa, Fundao Calouste de Gulbenkian.

PUBLICAES PERIDICAS
Nome do autor (data) nome do artigo, nome da publicao, cidade, n. do volume, pp. pginas Exemplo: SIMAS, L. F. (1997) gua para Consumo Humano, Boletim da Sociedade Portuguesa de Qumica, Lisboa, n67.

ENCICLOPDIAS, ATLAS, LIVROS COM AUTORES DIFERENTES POR CAPTULO


Nome da obra (data) cidade, editora Exemplo: Dicionrio de Lngua Portuguesa (1994) Porto, Porto Editora. O nome do autor comea pelo ltimo apelido, e quando h dois ou mais autores pode-se apresentar apenas o primeiro e utilizar-se a expresso Et al. que significa "e outros". O ttulo da obra deve estar sublinhado ou em itlico.

ENDEREOS DE INTERNET
Deves indicar o endereo completo da hiperligao para a pgina que consultaste. Exemplo: Se quisesses referir esta pgina na tua bibliografia, deverias copiar o endereo que se encontra acima no teu browser: http://www.explicatorium.com/Relatorios.php

Anexos / Apndices
Se for necessrio utilizar documentos auxiliares, no elaborados pelo autor, podero ser apresentados em anexo, no esquecendo de os referenciar no corpo do relatrio. Alguns materiais elaborados pelo autor do relatrio, que se considerem relevantes para a interpretao do trabalho, podem ser apresentados no final do trabalho, numa seco separada, com a designao de apndice.

You might also like