You are on page 1of 9

Gesto Escolar

O papel da Equipe Gestora


O Gestor Escolar a pea chave da equipe gestora para o sucesso de qualquer escola. H quem diga, inclusive, que a escola tem a cara do seu Gestor, pois a marca de sua administrao fica evidenciada em todos os setores do espao escolar. Comprova-se, desse modo, que todo Gestor responsvel por criar condies adequadas de trabalho onde haja respeito e confiana, definindo e distribuindo tarefas, dando apoio aos que esto sob sua liderana, revendo e avaliando resultados, assegurando, assim, condies para o alcance dos objetivos estabelecidos coletivamente. O Gestor Escolar, o Administrador ou Supervisor Educacional e o Coordenador Pedaggico so os representantes legais da Secretaria Estadual de Educao e da Secretaria de Cincia e Tecnologia, ao qual esta Instituio est jurisdicionado. Entre outras incumbncias, so responsveis por coordenar as atividades de um conjunto de profissionais da educao bsica, os quais devem desempenhar suas respectivas atribuies para que a escola execute sua proposta pedaggica e garanta educao de qualidade. Para isso, necessrio conhecer as atribuies definidas na legislao para cada um dos cargos que ocupam os servidores sob sua coordenao, como tambm conhecer a legislao vigente no pas e no estado. importante que esta equipe de Gesto Escolar atue em conjunto com a sua comunidade, ouvindo os seus anseios e discutindo acerca de suas expectativas, sendo moderadores da diversidade de ideias, sem, no entanto, abrir mo de suas obrigaes legais. Escolas administradas com eficincia e liderana mantm atmosfera e ambiente de trabalho tranquilo e propcio aprendizagem. Quando se adota a autonomia pedaggica, em que professores e dirigentes se sentem responsveis pelos resultados, seu programa partilhado e complementado por todos atravs de atividades que acontecem dentro e fora da escola.

Perfil da Equipe Gestora


Articuladora e mediadora dos segmentos internos e externos; Conhecedora do tcnico, pedaggico, administrativo-financeiro e legislativo; Conhecedora holstica do contexto da escola, do entorno escolar e da sociedade como um todo; Ser transparente, coerente nas aes e entusiasta da educao; Ser capaz de auto avaliar-se e promover a avaliao do grupo; Ter capacidade de resolver problemas (capacidade de ver, ouvir, sentir o problema no momento e local onde est inserida); Ter liderana democrtica, capacidade de mediao, esprito tico e solidrio; Ter iniciativa e firmeza de propsito para realizao de aes; Ter pr-disposio para trabalho coletivo; Ter capacidade de compartilhar poder; Ter sua ao centrada no compromisso com a Proposta Pedaggica; Estar aberta as discusses.

Responsabilidades da Equipe Gestora O Gestor Escolar, o Administrador Educacional e o Coordenador Pedaggico respondero pela:

Gesto Pedaggica
A gesto pedaggica numa escola uma ao coletiva e integral com um propsito claro: educar o aluno. Alguns preceitos so essenciais para que a ao coletiva acontea harmoniosamente e produza resultados. O ambiente escolar educa mais do que o esforo isolado de qualquer professor. O professor precisa sentir-se confiante e encorajado pela coordenao pedaggica e direo escolar para desenvolver seu trabalho. A disciplina de uma turma de alunos reflete, em grande parte, as aes e atitudes do professor. Os resultados finais da gesto pedaggica s podem ser avaliados atravs da aprendizagem dos alunos. essencial que os resultados da avaliao de aprendizagem e

conduta dos alunos sejam continuamente acompanhados pelos professores, coordenao pedaggica e gestor escolar. A Proposta Pedaggica deve orientar as aes do professor. A gesto pedaggica deve ter uma ao constante e preventiva. A gesto escolar deve manter-se informada dia aps dia, sobre os resultados de aprendizagem, abandono e evaso escolar.

Gesto de Recursos Fsicos


Recursos fsicos so os que dizem respeito s instalaes e aos equipamentos de uma escola: salas de aula, quadras esportivas, laboratrio, cantina, cozinha, banheiros, e tudo mais que compe o cenrio fsico da escola. A melhoria das instalaes e dos equipamentos deve ser um objetivo constante, mas sempre observando as prioridades.

Patrimnio
o conjunto dos bens permanentes do estabelecimento de ensino: carteiras, armrios, computadores e tudo que compe o patrimnio da escola, que podem ser adquiridos com recursos provenientes de diferentes tipos de fontes: Bens adquiridos com recursos SEED/MEC; Bens adquiridos pela Secretaria de Estado de Educao, Secretaria de Estado de Cincia e Tecnologia e outros. Bens adquiridos com recursos prprios e os demais devem ser identificados e registrados de acordo com as instrues especficas para cada uma das situaes, conforme orientaes dos rgos responsveis. O no cumprimento dos procedimentos de movimentao, identificao e registro de bens acarretam problemas de controle dos mesmos. importante que a unidade escolar mantenha um controle atualizado de todos os seus bens permanentes, como forma de garantir a qualidade da gesto de seus recursos fsicos.

Gesto de Recursos Financeiros


De forma geral, recurso financeiro quer dizer o dinheiro disponvel para financiamento das atividades de uma escola. As escolas pblicas estaduais contam com recursos oriundos das seguintes fontes: A) Recursos do governo federal: PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola, no so todas as escolas que recebem. PDDE-Programa Dinheiro Direto na Escola, somente as escolas cadastradas e aptas recebem. PNAE - Programa Nacional de Alimentao Escolar, no so todas as escolas que recebem. A gesto dos recursos financeiros de uma escola pressupe observncia das regras e critrios relativos captao dos recursos, utilizao dos mesmos e prestao de contas. Estas regras variam de acordo com a fonte de onde provm o dinheiro. A leitura e obedincia s instrues de cada fonte so essenciais para assegurar uma administrao financeira livre de problemas.

Prestao de Contas
Este um assunto ao qual o Gestor deve prestar muita ateno, pois a correta prestao de contas que garante que a escola continue recebendo recursos.

Cada programa de repasse de verbas possui regras especficas para a prestao de contas. Essas regras se encontram nos manuais ou na regulamentao da legislao que criou os repasses e incluem: documentos exigidos; como deve ser elaborado o processo de prestao de contas; anexos necessrios para o registro da prestao de contas; fixao dos prazos para a prestao de contas; indicao de quem deve assinar e encaminhar a prestao de contas. Estas regras devem ser seguidas risca para que a escola no tenha as suas contas rejeitadas.

Gesto da Documentao Acadmica Secretaria Escolar


A secretaria pea fundamental da administrao escolar, j que congrega uma equipe que colabora com a gesto da escola e com todos os demais setores envolvidos no processo pedaggico e na vida escolar. Todo o trabalho desenvolvido na secretaria escolar de responsabilidade do secretrio. Essa funo deve ser exercida por um profissional do quadro administrativo. competncia do secretrio da escola executar os trabalhos pertinentes vida escolar dos alunos, arquivamento de documentos, correspondncia da escola e acompanhamento da vida funcional dos servidores. O atendimento de qualidade, por parte da secretaria, faz toda a diferena, pois atravs dela que vemos refletido todo o desenvolvimento da escola. A qualidade da informao e sua disponibilidade imediata significam decises melhores e mais rpidas. So informaes que servem aos mais variados propsitos, desde o atendimento aos alunos e seus pais e s decises do dia-a-dia do gestor e dos professores, at subsidiar reunies do Colegiado, atender solicitaes dos rgos pblicos e facilitar o diagnstico dos problemas da escola. Esse recurso permite o planejamento e acompanhamento de indicadores gerenciais da educao, possibilitando o monitoramento de projetos e programas; tomadas de decises baseadas em conhecimento; estratificaes de informaes e auditorias utilizando ferramentas de inteligncia; extrao de conhecimento til; combinando inmeras variveis, identificando tendncias, desvios, sazonalidades e comportamento indevido. Responsabilidade dos Gestores na coleta de dados do SIGE Fornecer os dados requeridos pelo SIGE, observando os prazos estabelecidos. Aplicar sanes disciplinares se for o caso, a professores e demais servidores que no cumprirem os prazos determinados para a alimentao do SIGE. O nmero de matrculas inicial dos alunos no deve ser alterado ao longo do ano e o mesmo informado ao Censo Escolar/MEC/INEP. Os alunos que entrarem por transferncia devem ser registrados na coluna prpria.

Gesto de Pessoas
Gesto de pessoas a aplicao das tcnicas e instrumentos de gesto com o objetivo de alcanar os resultados a partir de pessoas e para pessoas. Para gerir o quadro de pessoal, atendendo aos preceitos legais e pedaggicos, necessrio o estudo da legislao relativa aos servidores pblicos, na qual se encontram ttulos, captulos e sees que tratam de direitos e vantagens, deveres, proibies, responsabilidades, penalidades e processo administrativo disciplinar no servio pblico. importante que o Gestor conhea a legislao de pessoal, a fim de resolver de forma adequada dificuldades como: faltas, substituies, no cumprimento de horrios, de obrigaes entre outros.

A importncia da comunicao
Comunicar o ato de fazer saber, participar, tornar comum. A comunicao serve para as pessoas se entenderem. Nesse caso o Gestor deve usar algumas estratgias para fazer as informaes circularem melhor, como: Fazer reunies peridicas, rpidas e objetivas, facilitando o fluxo das informaes mais importantes. Manter um quadro de avisos sempre atualizado e bem organizado. Estabelecer um local para catlogos, revistas, jornais e informativos. Como desenvolver um clima de confiana na escola A qualidade do ambiente de trabalho determinada por fatores facilmente observveis como as condies fsicas do local e fatores menos concretos relacionados com os aspectos psicolgicos, tais como o nvel de motivao e comprometimento das pessoas, confiana, solidariedade, ordem e alegria entre outros aspectos. Excetuando-se as situaes de extremo desconforto fsico, as condies psicolgicas do ambiente de trabalho afetam mais intensamente a motivao. E elas dependem principalmente da atitude das pessoas, principalmente daquelas que dirigem a escola. O que equivale dizer que a qualidade do ambiente de trabalho depende em grande medida diretamente do Gestor.

Gesto de Resultados
A gesto de resultados a ferramenta administrativa apropriada para um gerenciamento focado em resultados, que une a misso aos planos de ao que fazem parte do dia-a-dia da escola, e que tambm serve como importante instrumento de comunicao do desempenho tanto interna como externamente.

A avaliao de forma geral uma ferramenta administrativa para a "gesto de resultados" em todas as suas etapas: declarao da misso, diagnstico do ambiente, definio dos objetivos estratgicos, desenvolvimento dos indicadores, determinao das metas de desempenho com o uso de referenciais, monitoramento dos indicadores de desempenho e a prtica e o acompanhamento dos planos de ao. A avaliao a constatao da correspondncia entre a proposta de trabalho e sua consecuo. No momento do planejamento, onde so definidos os objetivos estratgicos, deve-se sempre colocar objetivos que podem ser alcanados. As metas passam a ser um desafio a ser atingido.

Gesto de Avaliao e Informaes Educacionais Censo Escolar


O Censo Escolar coleta todos os anos os dados sobre a Educao Bsica do Estado, a fim de garantir a fidedignidade e veracidade das informaes prestadas para maior justia e igualdade na distribuio de recursos. Estas informaes servem de base para subsidiar o repasse de recursos financeiros, didticos e tecnolgicos como: FUNDEB-Fundo Nacional de desenvolvimento do Ensino Bsico; Distribuio de Livros Didticos, Alimentao Escolar, Transporte Escolar, Implantao de Bibliotecas, PROINFO- Programa Nacional de Tecnologia Educacional; PDDE-Programa Dinheiro Direto na Escola, Informaes e dados estatsticos para a realizao de diagnsticos e anlises sobre a realidade do sistema educacional, bem como subsidiar a definio e implementao de polticas orientadas para a promoo da equidade, efetividade e qualidade do ensino. Responder ao Censo Escolar da Educao Bsica atravs do Sistema Educacenso, responsabilizando-se pela exatido, qualidade, veracidade e fidedignidade das informaes prestadas pela escola em todas as etapas do processo censitrio, englobando alunos, turmas escolas e docentes; Acompanhar, controlar e monitorar o trabalho do Secretrio Escolar, no processo de digitao e informaes prestadas ao Censo Escolar da Educao Bsica; Cumprir e fazer cumprir as normas, regulamentos e os prazos estabelecidos; Atender a Gerncia de Avaliao e Informaes Educacionais na anlise e verificao de possveis erros/impropriedades, fazendo as devidas correes no prazo estabelecido; Estar ciente de que: omitir, alterar, inserir dados falsos, ou modific-los em documento pblico, com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade crime tipificado no Cdigo Penal; Manter os dirios de classe, pastas e arquivos organizados e atualizados no que se refere vida escolar dos alunos; Guardar sigilo absoluto sobre os dados individualizados de alunos e docentes.

Avaliao
Coordenar, supervisionar e aplicar as avaliaes internas e elaborar o relatrio. Gesto de Relacionamento Institucional Outra forma da escola abrir-se para a comunidade estabelecendo parcerias. A parceria faz parte das relaes da escola com seu contexto interinstitucional, seja ele pblico, privado ou comunitrio.

Os tipos mais frequentes de parceria


O parceiro oferece produtos, servios, espao fsico ou recursos humanos e materiais para a escola. Convnios para utilizao de reas, laboratrios ou equipamentos do parceiro. Assessoria escola em projetos ou problemas especficos. Patrocnio de equipes esportivas, grupos de teatro, excurses, campeonatos, festivais, feira de cincias, entre outros eventos. Prmios oferecidos para alunos ou professores das escolas. Estudos e pesquisas, desenvolvidos por instituies acadmicas, a respeito de problemas identificados, em trabalho com a escola. Produo de materiais didticos ou de apoio. Participao em campanhas de sade, educao ambiental, segurana, entre outras. Elaborao conjunta de diagnsticos e planos de ao. Auxlio, aos alunos e suas famlias, em atividades de acompanhamento escolar.

Atribuies da Equipe Gestora


Garantir a implementao da poltica educacional definida pelo rgo Jurisdicionado; Implementar as autonomias administrativa e pedaggica, e a gesto financeira na escola, de acordo com o estabelecido pelo rgo Jurisdicionado; Responsabilizar-se pelos resultados da escola. Gerenciar mensalmente o alcance das metas da escola. Coletar, analisar e consolidar dados referentes ao funcionamento da escola e repasslo ao Superintendente. Acompanhar e avaliar a atuao e o resultado do trabalho do coordenador pedaggico da escola e dos professores. Liderar os membros da comunidade escolar no alcance das metas da escola. Trabalhar em conjunto com o supervisor de gesto escolar na constante busca da melhoria da qualidade da aprendizagem.

Elaborar de forma participativa o planejamento estratgico e financeiro da unidade escolar; Participar da elaborao do Projeto Poltico Pedaggico e do PDE; Coadjuvar o Gestor Escolar no desempenho de todas as atribuies que lhe so prprias; Acompanhar e controlar a execuo das atividades funcionais dos servidores de apoio administrativo; Supervisionar a organizao da documentao da Secretaria Escolar; Identificar necessidades de material de expediente, consumo e permanente, e acionar mecanismos, a fim de proporcionar um ambiente fsico adequado ao pleno funcionamento da escola; Fazer cumprir as normas estabelecidas para o bom funcionamento da escola, trmino das aulas, frequncia do professor e servidores em geral; Manter o fluxo de informaes atualizado e regular entre a gesto, os professores, pais e a comunidade; Otimizar o uso de recursos financeiros repassados escola, destinados aquisio de materiais, manuteno das instalaes e dos equipamentos; Subsidiar e acompanhar atividades cvicas, artsticas e culturais na instituio escolar; Adotar estratgias gerenciais que favoream um bom funcionamento na unidade escolar; Controlar o recebimento, distribuio e consumo de gneros alimentcios destinados merenda escolar; Supervisionar a conservao do prdio escolar, mobilirio e equipamento da escola; Apurar, preliminarmente irregularidades de que venha a tomar conhecimento em sua rea de atuao; Participar e acompanhar da avaliao institucional da unidade escolar, organizando um sistema de acompanhamento. Elaborar o plano de ao da Coordenao Pedaggica em consonncia com o Projeto Poltico Pedaggico da escola; Coordenar as atividades pedaggicas; Participar de reunies, seminrios, capacitao e programas de formao continuada; Trabalhar os dados estatsticos dos resultados de desempenho do aluno, visando melhoria do processo ensino e aprendizagem; Estimular a participao dos professores em seminrios, capacitaes e programas de formao continuada; Zelar pelo cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas de trabalho pedaggico; Disponibilizar informaes e apoio s necessidades dos professores no planejamento curricular; Desenvolver o Processo de Avaliao do Desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido visando registrar e mediar avanos da aprendizagem do aluno; Manter-se atualizado quanto s novas metodologias educacionais; Trabalhar o currculo voltado para a realidade do aluno; Comunicar aos rgos e setores competentes depois de esgotados todos os recursos os casos de: maus- tratos a alunos, evaso escolar e reiteradas faltas; Estimular a criatividade dos professores; Incentivar a participao dos professores nos concursos em mbito regional e nacional;

Neste sentido, a escola como um sistema de ensino, um espao aberto de livre circulao de ideologias, que permite a ao dos agentes que com ela esto envolvidos diretamente. Desenvolver, portanto, uma prtica administrativa, voltada para a democratizao dos processos pedaggicos no interior da escola, requer um relacionamento eficaz, voltado para o contexto social que ela se insere a fim de compreender melhor as opes existenciais. Contudo, a Gesto Democrtica no um processo simples de curtssimo prazo, mas tambm no um processo to complexo ou irrealizvel, de prazo interminvel. Significa dizer que se constituir em uma ao, a prtica a ser construda na escola. Assim, a substituio de velhos paradigmas do passado por novos paradigmas do futuro, implica na prpria cultura organizacional. Portanto, a Gesto Democrtica o eixo fundamental de uma escola, pois atravs dela que se constri o alicerce de seu dinamismo e eficcia, a fim de alcanar seus objetivos e garantir um padro de qualidade no processo de ensino. Os resultados nos revelaram que o gestor ator desta gesto, desempenhando sua ao na escola ou na comunidade, o diretor ainda encontra resistncia viva e ver at sua atividade criativa criticada. Detectamos que os gestores frequentemente percebem que as orientaes e as diretrizes definidas por eles encontram sempre grandes resistncias e dificuldades de implementao da gesto democrtica na comunidade educacional. Pois as prioridades podem ser diferentes de um ponto para outro ou variar mesmo entre escolas da mesma rede de ensino, sendo que a adoo de medidas aplicadas nas escolas pblicas esbarra quase sempre com as mesmas dificuldades. Esta limitao encontra-se no grau de autonomia delegado pela instituio mantenedora, entretanto, no se deve travar a vontade do diretor de agir e de inovar, pois s assim ele estar criando para a escola um projeto de melhoria com o envolvimento de todos que fazem parte da comunidade escolar e local. KIMBROUGH, Ralph B. Princpios e Mtodos de Administrao Escolar. So Paulo.Ed. Saraiva, 1977. LCK, Helosa. A Escola Participativa o Trabalho de Gestor Escolar, Ed. DP&A, 4 Edio,2000. OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gesto Democrtica da Educao: Desafios Contemporneos. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997. PARO, Vitor Henrique. Gesto Democrtica da Escola Pblica. So Paulo Ed. tica.. 1997.

Bom estudo!!!

You might also like