You are on page 1of 57

TRABALHO DE ARTES - CORES

Professora Sofia Neumann

CORES PRIMRIAS
H trs cores primrias: o azul, o vermelho e o amarelo. Chamam-se cores primrias porque so cores puras, ou seja, cores que no se conseguem com a mistura de outras cores.

CORES SECUNDRIAS
Laranja, verde e violeta so as cores secundrias. So assim chamadas porque surgem a partir da mistura de duas cores primrias. * vermelho+amarelo=laranja * vermelho+azul=violeta * azul+amarelo=verde

CORES TERCIRIAS
Resultam da mistura de uma cor primria com uma cor secundria. Elas englobam as cores quentes e as cores frias. As cores quentes, so associadas ao sol e ao fogo. As cores frias, so associadas gua, ao gelo, ao cu, e s arvores. As cores quentes so consideradas excitantes e as cores frias calmantes.

CORES QUENTES
As cores quentes abrangem o vermelho, o laranja, o castanho e o amarelo e as suas combinaes. So as cores da terra, da areia, do fogo, do sol, do dia. Representam o calor e a expanso. O uso das cores quentes produz uma iluso ptica de aumento do tamanho.

CORES FRIAS
So cores associadas poca do Inverno; predominam os tons de azul, verde e roxo. Caracterizam-se como cores melanclicas, tristes, que proporcionam a sensao de calma e recolhimento, logo no so vibrantes.

CORES, MUITAS CORES Gaspar Silva Cores, cores, muitas cores perfumadas com amor cores com muitos sabores carregadas de esplendor Cores quentes, cores frias cores com brilho e encanto cores que iluminam os dias e do energia ao meu canto Vermelho, laranja, amarelo verde, azul e violeta todas elas so apelo minha veia poeta Elas pintam os meus dias sejam claros ou escuros avivam tanto as alegrias como os momentos de apuro Um arco-ris, magia pinta o mundo a meu gosto faz-me sonhar noite e dia co'a beleza do teu rosto Quero a cor do teu sorriso misturada co'a dos olhos so as cores que mais preciso p'ra alimentar meus estolhos.

Cores firas

CORES NEUTRAS
O branco e o preto no so cores mas ns vemo-las como tal. So apostas. O branco luz e a soma de todas as cores. O preto a ausncia de luz e aparentemente no feita de nenhuma cor. Misturando o branco e o preto em quantidades diferentes conseguirs diferentes tons de cinzento.

CORES COMPLEMENTARES
Uma cor primria complementar de uma cor secundria quando ela no faz parte da mistura que forma a cor secundria. a complementao por oposio. Devem ser usadas com cuidado, atraem a ateno, pois causam um maior impacto visual.

Como podes ver, chamam-se cores complementares s cores primrias e secundrias que so opostas. Observa ainda que nunca uma cor primria entra na construo da cor secundria complementar.

Vermelho complementar do verde

Azul complementar do laranja

Amarelo complementar do violeta.

As cores complementares so usadas para dar fora e equilbrio a um trabalho criando contrastes. Raramente se usa apenas cores complementares num trabalho, o efeito pode ser desastroso, mas em alguns casos extremamente interessante. Os pintores figurativos em geral usam as cores complementares apenas para acentuar as outras criando assim, equilbrio no trabalho.

MONOCROMIA
Uma pintura que emprega vrios tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma nica cor, com variao de tonalidades. a harmonia obtida atravs da adio gradativa de branco ou preto a uma nica cor primria, secundria ou terciria. MONO + CROMIA = UMA COR

POLICROMIA
a arte feita com vrias cores. o emprego de vrias cores no mesmo trabalho. POLI + CROMIA = MUITAS CORES

Para complementar o seu trabalho sobre cores acesse aos vdeos:


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. http://www.youtube.com/watch?v=UjRwuGsugdE&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=1zPuct509EI http://www.youtube.com/watch?v=qOfeNYvq0mU http://www.youtube.com/watch?v=ZpQc5ubSSUM&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=wU9JJDC4gws&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=wU9JJDC4gws&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=55taVitk3bM&feature=related

You might also like