You are on page 1of 3

1340

Homoparentalidade? A homomaternidade e suas vicissitudes


IV Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS

Yskara Arrial Palma, Profa. Dra. Marlene Neves Strey (orientador)


Programa de Ps-Graduao, Faculdade de Psicologia, PUCRS,

Resumo

Introduo

Os olhares cientficos sobre as diversas configuraes familiares, a partir do advento do feminismo e dos movimentos LGBT, consolidaram a existncia de novas famlias. Porm, essas novas famlias existiam desde os tempos primrdios, mas receberam visibilidade somente aps esses momentos de transformaes, que resultaram na diminuio do poder do patriarcado. Nos primrdios da histria da humanidade, a estrutura familiar existente era a matrilinear, porm as religies monotestas se impuseram por fora e represso, destruindo povos que cultuavam deusas, crenas politestas e seguiam costumes matriarcais. O sistema patriarcal, identificado por essas religies ento, tornou-se normativo, principalmente na cultura ocidental, e cada vez mais submetendo a mulher, branca e de classe mdia, esfera do privado, aos cuidados com a casa, o marido e os filhos. (Prado, 1985; Aris, 1981). Com a Segunda Guerra, veio ento, a entrada da mulher nos espaos pblicos, ditos anteriormente masculinos, porm com o fim da guerra, essas mulheres so solicitadas a voltar para os seus lares. E ento, os movimentos feministas (com vrias faces), configuram-se como um modo de transformao da relao de dominao proveniente da diferena entre os sexos. (Perrot, 2005; Therborn, 2004; Scott, 2002). Os estudos de gnero constituem-se com a finalidade de apresentar essa diferenciao entre os sexos e a crtica sobre o binarismo da relao sexo/gnero (Butler, 2003).

IV Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2009

1341

Concomitante luta das mulheres, os homossexuais organizaram-se e foram luta de seus direitos como cidados e de no serem considerados anormais em funo de ter outra orientao sexual. Esses movimentos propiciaram que em 1973 a homossexualidade fosse retirada do DSM e considerada ento orientao sexual e no mais patologia. Desde ento, gays e lsbicas buscam seus direitos, principalmente em termos legais, para no sofrerem mais abusos, discriminaes, para terem os mesmos direitos de pessoas com a orientao heterossexual. As ltimas reivindicaes se referem parceria civil e conjugalidade homossexual, e mais recentemente, ao direito dos homossexuais terem filhos e serem considerados uma famlia (Grossi, 2006; Uziel, 2007; Mello, 2005; Zambrano, 2006). Essas mudanas sociais ocorridas na sociedade possibilitaram que as diversas formas de famlias recebessem uma ateno maior por parte da comunidade cientfica. As famlias monoparentais, reconstitudas, sem filhos, homoparentais, tornaram-se visveis e passaram a ser objeto de estudo de teses e dissertaes. Pensando mais especificamente nas famlias homoparentais, gays e lsbicas descobriram diversas formas de constiturem-se pais e mes, seja atravs de adoo, inseminao artificial, barriga de aluguel, filhos do casamento heterossexual. Porm, ainda no so includas nas Varas de Famlia, por no serem consideradas famlias do ponto de vista legal. (Heilman, 2008; Dias, 2006; Zambrano, 2006). Por ser um estudo bastante recente, e se concentrar basicamente nas universidades americanas e europias, de grande valia que estudos brasileiros possam estar contribuindo para esse novo campo nos estudos de gnero e famlia. O termo homoparentalidade, que surgiu na Frana, em 1997 (Passos, 2005), designando conjugalidades homossexuais que possuam filhos, remete questo do patriarcado, onde o masculino se sobrepe ao feminino e esse pode ser designado por ele. Seguindo os estudos de gnero ento, propomos o termo Homomaternidade, que vai estudar a conjugalidade lsbica associada a suas (seus) filh@s. O presente estudo tem como objetivo ento, conhecer essas novas famlias, mais especificamente a famlia homomaternal. Sob a tica dos estudos de gnero, pretende compreender como as mulheres que amam mulheres esto vivenciando a maternidade nas relaes de conjugalidade lsbica. Para tanto, ser analisado o modo como essas mulheres vivenciam o processo da maternidade, quais so as dinmicas familiares que ocorrem no processo da homomaternidade e como se configura o processo da conjugalidade lsbica associada maternidade.

IV Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2009

1342

Metodologia

De carter qualitativo, o estudo contar com um nmero aproximado de dez casais de homossexuais femininas que possuam filh@s, independente da forma como se constituiu a maternidade. Sero realizados, com esses casais, trs grupos focais, abordando os temas maternidade, conjugalidade e maternidade associada conjugalidade, respectivamente. Aps assinatura do TCLE, os dados obtidos sero gravados, transcritos e analisados segundo anlise de discurso baseado em Foucault.

Resultados (ou Resultados e Discusso) Os resultados obtidos iro contribuir para a discusso e as consideraes finais do projeto, auxiliando para que essas famlias aumentem sua visibilidade cientificamente no pas.

Referncias
ARIS, P. Histria social da criana e da famlia. Rio de janeiro: Zahar. 1981. BUTLER, J. Problemas de Gnero: Feminismo e subverso da identidade. Traduo Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. 2003. SCOTT, J. W. A cidad paradoxal As feministas francesas e os direitos do homem. Florianpolis: Ed. Mulheres. 2002. DIAS, M. B. Unio Homossexual- O preconceito e a justia. Livraria do Advogado. Porto Alegre. 2006. GROSSI, M. P. e UZIEL, A. P. Parceria Civil e Homoparentalidade: o debate francs. In: GROSSI, M. P, UZIEL, A. P. e MELLO, L. Conjugalidades, parentalidades e identidades lsbicas, gays e travestis. Rio de Janeiro: Ed. Garamond Universitria. 2006. HEILMAN, E. Hegemonies and Transgressions of family: Tales of Pride and Prejudice. In: TURNERVORBECK, T.; MARSCH, M. M. Other Kinds of Families: Embracing Diversity in Schools. Teachers College Press, 2008. MELLO, L. Outras famlias: A Contruo Social da Conjugalidade Homossexual no Brasil. Cadernos Pagu, s/v, n.24, p. 197-225. 2005. PASSOS, M. C. Homoparentalidade: uma entre outras formas de ser famlia. Psicologia Clnica, v. 17, n. 2, p. 31-40. 2005. PERROT, M. As mulheres e os silncios da Histria. Traduo Viviane Ribeiro. So Paulo: EDUSC. 2005. PRADO, D. O que famlia. So Paulo: Editora Brasiliense. 1985. THERBORN, G. Sexo e Poder: A Famlia no Mundo 1900-2000. So Paulo: Contexto. 2006. UZIEL, A. P. Homossexualidade e Adoo. Rio de Janeiro: Ed. Garamond Universitria. 2007. ZAMBRANO, E. et al. O direito homoparentalidade- Cartilha sobre as famlias constitudas por pais homossexuais. Porto Alegre: Ed. Venus. 2006.

IV Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2009

You might also like