You are on page 1of 162

Pg.

1 de 162

Manual de Suporte para Revendas

O Sistema UNICO Manual de Suporte para Revendas um Documento simples e objetivo que tem como meta, resolver de maneira rpida todas as dvidas das revendas em relao ao Sistema Unico. www.intelidata.inf.br www.sistemaunico.com.br A INTELIDATA se reserva o direito de fazer alteraes do contedo deste manual e as especificaes deste produto sem prvio aviso nas especificaes e materiais contidos, e no dever ser responsvel por quaisquer danos. As imagens de tela neste manual podem ser diferentes, dependendo do seu sistema operacional ou produto INTELIDATA. Se novas verses dos softw ares forem disponibilizadas, este manual poder no refletir os recursos atualizados. Intelidata Informtica Ltda - 55 (47) 3355-1594 | Rua Felipe Schmidt, 172 CRF Prime - Brusque - SC, 88351-000 Sistema UNICO (Verso 4.1) suporte@sistemaunico.com.br / Manual (Verso 1.0) Jan/2013 Copyright 2013 / 2013 - Todos os direitos reservados para Intelidata Informtica Ltda Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 2 de 162

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 3 de 162

Importante!

Como entrar em Contato com Suporte:


Para que possamos atende-lo com eficcia e de maneira rpida ao entrar em contato com o Suporte, sempre siga os procedimentos abaixo: 1) Faa um backup da Base de Dados (tpico Backup). 2) Confira se est com a ltima verso instalada (Tpico Atualizaes). 3) Mande para o suporte por e-mail: 1- Nome da Revenda e do Tcnico cadastrado | 2- Verso (Build) | 3- Arquivos logs (tpico Arquivo Log) | 4- "Print" da tela com a mensagem erro. 4) Explique detalhadamente no e-mail, tudo referente ao motivo da consulta ao suporte. Por exemplo: Queda energia, Alterao de alguma configurao, ocorrncia de vrus, mudana de qualquer hardw are, desistalao acidental.
A melhor maneira de atend-lo e pelo procedimento acima.

Backups:
Deixe sempre agendado um Backup dirio do seu sistema! Lembre-se: O Backup s pode ser feito no local onde est a base de dados (Servidor) nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento.

Para fazer o backup de todos seus dados acesse: Menu ferramentas / a opo Cpia de segurana de dados / Defina o diretrio de destino / Clique no boto: Agendar cpia de segurana.

Se voc estiver usando como sistema operacional o W indow sXP, existe a possibilidade que o W indow s pea Login e Usurio. Se isso ocorrer digite o login e senha do W indow s!
ANTES DE EXECUTAR QUALQUER COMANDO SQL NO pgAdmin LEMBRE-SE DO BACKUP !

Atualizaes:
Muitas necessidades de correes do sistema j foram feitas em nossas ltimas verses.

Sua necessidade pode ser resolvida simplesmente atualizando a verso. Por isso sempre faa um backup dos seus dados e atualize seu UNICO Para Baixar a ltima verso (Build) do UNICO acesse sua pasta da Revenda ou o endereo w w w .sistemaunico.com.br Link > Informativo Tcnico Para descobrir qual a verso ou (Build) do seu sistema, acesse: Menu Ajuda / Opo Sobre

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 4 de 162

Arquivos Log.
Para identificar de maneira rpida a melhor soluo, sempre envie o arquivo com extenso log por e-mail.(Juntamente com Build, 'Print' da mensagem de erro.) Existe vrios tipos de Log: Log do pdv, Log do unico, Log das ECF, Log R2D2 e Log do concentrador. Para isso basta: 1) Entrar na pasta Log: C:\UNICO\log | 2) Apagar todos os arquivos desta pasta. | 3) Simular o erro novamente | 4) Enviar o novo arquivo log gerado pelo erro.
Ao entrar em contato com o Suporte, mande por e-mail: Verso (Build) / Arquivo log / Print da tela com a mensagem erro.

Programas que devem ser Instalados:


JAVA: O Sistema UNICO foi desenvolvido na linguagem de programao JAVA, por isso e necessrio que o computador tenha o JAVA instalado. Leitor PDF : Para a visualizao de alguns itens gerados pelo UNICO necessrio que exista algum leitor de PDF.

Impressora Fiscal
A Impressora Fiscal, no deve ser conectada na porta do Fisco. Curta nossa pgina no Facebook e Twitter: https://w w w .facebook.com/IntelidataInformatica | https://tw itter.com/Inteli_data Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 5 de 162

Resolvendo Inst e Ativao UNICO/UNIPaf 2013


Instalando o UNIPLUS / UNIPaf 2013:
A Instalao do UNIPLUS / UNICO / UNIPaf 2013 so muito semelhantes, por isso abordaremos a instalao do UNIPLUS 2013, destacando apenas a tela com o nmero da Homologao do UNIPaf, que diferente das demais. A Instalao :

A instalao do seu UNIPLUS e/ou UNIPaf ira comear automaticamente, caso isso no ocorra, d um duplo clique no arquivo Uniplus_2013.exe / UNIPAF_2013_01.exe A instalao ser inicializada e surgira a tela abaixo:

2 - Aps os arquivos de instalao serem descompactados, ser exibida a tela:

3 - Aps ler o contrato de licena e uso, se voc concordar com os termos, selecione a opo "Aceito as Condies do Contrato de Licena de Uso" e clique em Avanar.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 6 de 162

4 - Voc pode instalar o UNICO na pasta sugerida ou indicar outro lugar para instalao.

5 - Essa a nica tela que difere da instalao do UNICO, nesse ponto da Instalao se for a instalao do UNIPaf surgira a tela a seguir apenas para informao da homologao:

6 - Nessa tela escolha como deseja configurar os atalhos para o UNICO e ou UNIPaf 2013.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 7 de 162

7 - Na opo "Instalar o servidor e a estao de trabalho" utilizada para quem quer instalar o servidor e a estaes de trabalho que trabalha com o frente de Caixa (PDV). Na Opo "Estao de Trabalho" no instalada o Banco de Dados (Base), sendo necessrio ento fazer o "Apontamento" (Direcionamento atravs de IP).

8 - Conclua a Instalao.

Como padro a tela de usurio ser 1 e a senha 1.

Como Ativar meu UNICO 2013?


1) Menu ferramentas - Opo Gerenciador de Licenas.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 8 de 162
2) Escolha o tipo de Licena na tela abaixo, digite a razo social, CNPJ, e clique em Gerar chave de instalao ( Guarde essa chave). 3) Entre no site com seu login e senha de tcnico. 4) Preencha os campos do formulrio informando a chave de instalao e ser gerada uma chave de ativao. 5) Entre com a chave de ativao na instalao. .

. 5) Preencha no formulrio que ser exibido todos os dados da empresa. Pronto! Voc j pode aproveitar todos os recursos do UNICO.

Como Ativar meu UNIPaf 2013?


1) Menu ferramentas - Opo Gerenciador de Licenas. 2) Escolha o tipo de Licena na tela abaixo (UNIPaf), digite a razo social, CNPJ,(Se for a licena for para alguma Filial) e clique em Gerar chave de instalao ( Guarde essa chave). 3) Entre no site com seu login e senha de tcnico. 4) Preencha os campos do formulrio informando a chave de instalao e ser gerada uma chave de ativao. .

. 5) Entre com a chave de ativao na instalao no retaguarda conforme imagem abaixo:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 9 de 162
.

.
Se o UNIPlus no for licenciado, todos os produtos tero o valor de R$ 0,37

. 5) Preencha no formulrio que ser exibido todos os dados da empresa. .


Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

. Pronto! Voc j pode aproveitar todos os recursos do UNICO. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 10 de 162

Resolvendo nFe - No Envia Certif. - Contingencia - XML - Sefaz


1 - No consigo enviar as NFe - Certificados Digitais

A primeira providencia a ser adotada a verificao dos certificados digitais, eles no s devem estar instalados mas tambm dentro do prazo de validade. Os Arquivos Digitais podem ser A1>Arquivos com extenso pfx ou A3> Arquivos DLL do sistema Token

O que Certificao Digital? O Certificado Digital uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa fsica, mquina, aplicao ou site na w eb. Documento eletrnico seguro, permite ao usurio se comunicar e efetuar transaes na internet de forma mais rpida, sigilosa e com validade jurdica. O arquivo de computador gerado pelo Certificado Digital contm um conjunto de informaes que garante a autenticidade entre Computadores. Esses certificados so adquiridos em empresas especializadas e portanto, a instalao, verificao de validade e localizao devem ser informadas pelas mesmas. Para a instalao dos certificados no sistema UNICO deve ser seguido o procedimento abaixo: 1.1 ) Cadastros > Outros > Parmetros da NF-e, ser exibida a seguinte tela:

1.2 ) Forma de emisso de NFe: 1 - Normal - Emisso Normal > Essa normalmente a opo utilizada para transmisso de NFe, com exceo que o recebimento por esse canal da Receita esteja em manuteno. 3 - contingncia Scan - Emisso em contingncia no sistema de contingncia do ambiente nacional - Scan > Essa opo utilizada quando o canal de envio 1 Normal - Emisso Normal est inoperante. 1.3 ) Ambiente: 1 - Produo > Opo normal de envio. 2 - Homologao > Opo de teste de envio de NFe.
As notas no podem ser consultadas no site usando a opo de Homologao.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 11 de 162

. 1.4 ) Tipo certificado:

A1 - Arquivos com extenso pfx - xxxx.pfx

A3 - Arquivos DLL do sistema Token

Repositrio do Windows - Aps configurao no Internet explorer o UNICO buscara esses certificados. 1.5 ) Caminho do certificado > Local onde o certificado est localizado. Imagem do DaNFe > Local onde est gravado o Logotipo da Empresa. E-mail do Contador > Pode ser enviado o e-mail do contador responsvel. Validar NFe aps gerao do XML > Confirmao adicional de validao das Notas Fiscais. Orientao da DaNFe: Posio do Papel para Retrato ou Paisagem. .

2 - No consigo enviar as NFe - Contingencias


Existe tambm a possibilidade da mudana dos endereos no site da Receita Federal, caso isso acontea as notas fiscais no sero enviadas ou ficaram em contingncia, siga os seguintes procedimentos: 2.1) Na parte inferior da tela observe se o Ambiente de Trabalho est em: Produo ou Homologao. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 12 de 162

. 2.2) Abra o arquivo w ebservice2.ini - C:\Uniplus\lib\w ebservice2.ini 2.3) Identifique o estado do cliente e o Ambiente de Trabalho na lista. Todos os estados tero Produo e Homologao. 4) Abra o site: http://w w w .nfe.fazenda.gov.br/ Clique no Link: Servios // Opo: Relao de Servios W eb Localize o estado do cliente e confira os Links. Deve ser conferido todos os links: NfeRecepcao, NfeRetRecepcao, NfeCancelamento, NfeInutilizacao, NfeConsultaProtocolo, NfeStatusServico, NfeConsultaCadastro, RecepcaoEvento.
Normalmente os Links no site da Receita Federal no esto na mesma ordem do arquivo webservice2.ini.

3 - SEFAZ. O Site da SEFAZ est fora do ar?


Pode ser que ao transmitir as NFe surja a seguinte mensagem:

Se isso acontecer bem provvel que o site da SEFAZ no esteja com: Recepo | Retorno de Recepo | Cancelamento | Inutilizao | Consulta de Protocolo | Status do Servio | Consulta de Cadastro ou Recepo de Evento, funcionando corretamente. Note na imagem os significado das cores Vermelho, Verde e Amarela. Para acessar o site abaixo basta digitar no Google: Consulta Status NFe, normalmente o primeiro link, ou pesquise no site: http://w w w .nfe.fazenda.gov.br > Link > Consultar disponibilidade.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 13 de 162

Se houver a cor vermelha para o seu estado para o tipo de operao que estiver fazendo, espere at o "Sinal Verde".

No consigo enviar as NFe - XML


Se surgir a mensagem abaixo ao transmitir o lote:
(null: 1, 381): cvc-pattern-valid: Value '01' is not facet-valid with respect to pattern '0|[1-9]{1}[0-9]{0,2}' for type 'TSerie'. [quebra] (null: 1, 381): cvc-type.3.1.3: The value '01' of element 'serie' is not valid. [quebra]

Para solucionar, basta verificar a srie da nota fiscal, ela no pode iniciar com "0", ou seja, nesse caso provavelmente a srie 01, altere a srie para 1.

NFe com prazo para transmisso vencido (Antigas).


Se isso estiver acontecendo, siga o procedimento abaixo: 1) Filtre as notas baixadas, encontre as notas especificas que esto com a rejeio, visualize-as e clique em Estornar. 2) Alterar a data das Notas Fiscais para data atual. 3) Altere as datas de sada dessas Notas em: Notas Fiscais de sada 4) Transmita-as e depois efetue a baixa novamente. .
Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 14 de 162

Resolvendo nFe - No Envia Duplicidade - CFOP na NF


Quando no aparece a cfop na nota fiscal?
Quando a CFOP no aparecer na Nota Fiscal, basta 'rodar' a query abaixo para solucionar. Para isso acesse o programa pgAdmin3. Voc vai encontrar o atalho para abri-lo em C:/UNICO/pg/bin. Dentro desta pasta ir existir o arquivo pgAdmin3.exe. Vamos criar uma conexo com o banco de dados. Para isso, clique no cone semelhante a uma tomada na parte superior esquerda (Imagem abaixo). Na tela seguinte ser necessrio preencher somente alguns campos ( Nome, Mquina, Senha ). No campo nome, coloque qualquer nome que identifique a base ( Por exemplo, "Localhost" ou "Mquina local" ). Em mquina, voc precisa especificar o IP ou nome da mquina em que est a base de dados ( Esse manual leva em considerao que a base est na mquina local vamos definir o nome da mquina local como ( localhost) ). E em senha deve ser informado a senha: postgres. Aps isso s clicar em OK que a conexo com o banco ser feita. Clique no objeto nico e depois no boto SQL (Lpis na folha.)

Digite os comandos abaixo e pressione F5 update cfop set idfilial = null Resolvido!

Est surgindo erro de Duplicidade na Chave NFe.


Se precisar solucionar alguma Duplicidade na Chave, de alguma NFe basta copiar a chave da Mensagem de Retorno da Nota Fiscal que esta sendo transmitida.
Deve-se copiar a chave da coluna: Mensagem de Retorno

Verificar no site da Sefaz se a Nota que esta sendo transmitida a mesma que se encontra no sistema.
No site da Sefaz fique atento em verificar: Valores, CNPJ, Destinatrio, etc...)

Se os dados/valores estiverem idnticos, siga o procedimento a seguir: 1) Faa uma cpia de segurana. (Item Importante deste manual) 2) Abra o arquivo pgadmin3.exe no caminho: (C:\UNICO\pg\bin\pgadmin3.exe) e conecte na base de dados do mesmo e acesse o editor de SQL.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 15 de 162

No editor de SQL apague todos os comandos que estiverem e digite: select * from notafiscal w here numeronotafiscal = 'numero da nota que pode estar sendo verificado no retaguarda' Exemplo: select * from notafiscal w here numeronotafiscal = '78339'

Marque o nmero que aparece na coluna id. Como exemplo vamos assumir o valor 864. Agora execute o seguinte comando: update notafiscal set chavenfe = ' cole a chave da nota que esta sendo transmitindo (a mesma que foi utilizada para a pesquisa no site da sefaz)' w here id = aqui informe a id que voc marcou no comando anterior Exemplo: update notafiscal set chavenfe = 78339 w here id = 864 3) Reinicie o sistema. 4) Transmita a nota fiscal e atualize o status da NFe. .
Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 16 de 162
Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 17 de 162

Resolvendo CFOP - Configurando Corretamente

Cadastrando ou Alterando uma CFOP


Os CFOP (Cdigos Fiscais de Operaes e Prestaes), so cdigos numricos que identificam as respectivas naturezas das operaes de circulao de mercadorias e das prestaes de servios de transportes em 3 categorias de Entrada e 3 de Sada, so elas:
Entradas ou Aquisies de Servio do Estado Entradas ou Aquisies de Servio de outros Estados Entradas ou Aquisies de Servio do Exterior Sadas ou Prestaes de Servio para o Estado Sadas ou Prestaes de Servio para outros Estados Sadas ou Prestaes de Servio para o Exterior Srie 1.000 Srie 2.000 Srie 3.000 Srie 5.000 Srie 6.000 Srie 7.000

E muito importante que as CFOPs sejam configuradas corretamente para que os arquivos do SPED sejam gerados corretamente!!!

Clique no menu: Cadastros > Outros > Naturezas de operao e tributaes especiais. (Imagem abaixo)

Ser aberta uma tela com as principais CFOPs j cadastradas no seu sistema UNICO, voc pode alterar as j cadastradas ou ainda adicionar novas CFOPs. Para adicionar novas, clique no boto Incluir (F2). (imagem abaixo)

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 18 de 162

Ser carregada a tela a seguir para o cadastro da CFOP.


As informaes para configurao da CFOP deve ser informadas pelo contador!

muito comum problemas com a validao dos SPEDs em funo das CFOPs no estarem cadastradas corretamente.

1 - Guia Geral
Conforme est destacado na imagem abaixo, na Guia Geral inicie a configurao digitando o cdigo da CFOP e a descrio dela.

Quando um cdigo tem que ser repetido, por exemplo, a empresa precisa de 5102 com ICMS tributado e de 5102 sem ICMS tributado, o cdigo pode ser informado 5102A e 5102B.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 19 de 162
5102A e 5102B.
A Tabela de CFOP atualizada e no formato PDF, encontra-se no site www.sistemaunico.com.br > Link Informativo Tcnico

Considerar venda/compra No baixar estoque Permite a digitao de servios na nota fiscal Importao No Considerar tributao especial do item Nota Fiscal de crdito de ICMS Considera devoluo de venda Calcular custo mdio Permite a digitao de produtos na nota fiscal Nota fiscal complementar Manipular os impostos na nota fiscal de entrada Digitar valor do item pelo valor total No considerar PIS e CONFINS do item Digitar Impostos no item na nota fiscal de sada Nota fiscal sem valor

Quando marcado, calcula o custo do item, e apresenta o mesmo em todos os relatrios de vendas e compras o item. Quando marcado, no altera o estoque do item ao utilizar esta natureza de operao na nota fiscal. Quando marcado, permite que sejam tambm includos servios na nota fiscal. Esta opo deixa acessvel os campos de importao na aba "Informaes complementares". importante: Este campo deve ser marcado sempre que a empresa emitir uma nota fiscal de entrada de importao. Caso algum item tenha tributao especial o mesmo no ser considerado. Opo utilizada quando uma filial transfere crdito de ICMS para outra Filial ou para Matriz, com essa opo marcada o valor total do item ser o valor do ICMS, a nota ter apenas o valor do ICMS. A nota fiscal que utilizar uma CFOP com essa opo habilitada, ser referente a uma Nota Fiscal de Devoluo. Quando marcado, ao emitir nota calcula o custo mdio do item. Permite a incluso de produtos na nota fiscal. Representa que uma nota fiscal complementar, e que est se referenciando a outra nota . Exemplo: nota fiscal complementar de ICMS. Quando marcado, na nota fiscal de entrada, na aba sub total, libera as bases e valores dos impostos para edio do usurio. Ao gravar a nota, o sistema rateia esses valores para os itens. Quando marcado, ao lanar um item, permite que seja lanado o valor total do item e a quantidade, e o sistema gera o preo unitrio. Ao invs de usar o PIS Cofins do produto, ser usado para calculo o PIS COFINS da CFOP escolhida. Habilita as caixas de textos para digitao dos impostos diretamente no cadastro de produtos. Permite que seja atribudo o valor 0 para os produtos com essa CFOP.

Campos do tipo ComboBox:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 20 de 162

Tipo de Consignao Finalidade da emisso da NFe Tributao especial Plano de contas Integrao com financeiro Tipo Documento Tipo de preo

Para vendas de produtos em Consignao - Veja o tpico Diversos > 12 - Como fazer uma venda em consignao? Normal:NFe normal Complementar:Quando a finalidade da nota complementar outra NF | Ajuste: Nota que tm como objetivo Ajustar outra NF | Ajustes com Itens: Ajustar apenas alguns itens de outra NF. Tributao especial, indicando uma tributao diferente que pode ser utilizada em algum produto. Campo livre para descrio do usurio. No cadastro de produtos, ao invs de pegar pelo cdigo da tributao, se houver uma tributao especial, busca por ela. Plano de contas para esta natureza de operao. Escolher o tipo de integrao com o financeiro, a partir deste campo, ser carregado o "Tipo de documento", de acordo com a integrao selecionada. Quando o cdigo for de entrada no permite que o contas a receber seja selecionado, e quando o cdigo for de sada no permite que o contas a pagar seja selecionado. O tipo de documento carregado a partir do campo "Integrao com o financeiro", buscando apenas seus respectivos tipos de documentos. Tipo de preo para lanamento da nota fiscal, quando selecionado "Preo", ele pega o preo do cadastro do produto, quando selecionado "Custo" ele pega o custo do cadastro do produto. Quando no houver nada selecionado, se for uma nota de entrada ou de transferncia, utilizado o preo de custo do cadastro do produto, e se for uma nota de sada o preo do cadastro do produto.

Para o preenchimento correto de todas as opes consulte o seu contador. Vale lembrar que muito importante o preenchimento correto de todas opes para que os SPEDs sejam validados posteriormente.

Aps o preenchimento pressione o boto gravar.

2 - Guia ICMS
Imagem 2.1

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 21 de 162

Existem 3 tipos de enquadramentos fiscais: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. As empresas que optarem pelo Simples nacional podem trabalhar com ICMS ST
ICMS= Imposto sobre Circulao de Mercadoria e Servios. ST = substituio tributria CST=Cdigo de Situao Tributria

Por ter uma porcentagem de ICMS diferenciada foi criado o campo: "% de aproveitamento de ICMS Simples Nacional"
Se informe com seu contador para o preenchimento correto dessa Guia! % de aproveitamento de ICMS Simples Nacional Multiplicar base de ICMS por: Tipo de clculo para ICMS ST retido ant.: Considerar ICMS no clculo do ICMS ST 30 No considerar outras despesas na base de clculo ICMS No considerar frete na base de clculo ICMS No considerar frete na base de clculo ICMS ST Forar clculo de ICMS No mostrar reduo do ICMS ST %ICMS %Red ICMS %ICMS ST %Red ICMS ST ST Explicao Acima. Utilizado quando necessrio a multiplicao da base. Exemplo: Se a base 10,00 e precisa ser 20,00 o multiplicador deve ser igual a 2. Podemos buscar valores de ICMS/ST cobrados anteriormente ou calcular baseado nas informaes cadastradas. Calcula ICMS quando a situao tributria do ICMS for igual a 30. No utiliza o valor de outras despesas no calculo que envolve a base do ICMS. Exemplo: Nota Fiscal de sada > Aba Sub-Total. Veja Imagem abaixo. No utiliza o valor de Frete no calculo que envolve a base do ICMS. Exemplo: Nota Fiscal de sada > Aba Sub-Total. Veja Imagem abaixo. No utiliza o valor de Frete no calculo que envolve a base do ICMS ST. Exemplo: Nota Fiscal de sada > Aba Sub-Total. Veja Imagem abaixo. Possibilita o clculo do ICMS, para empresas do Simples Nacional, que queiram emitir nota de devoluo de compras com ICMS. Opo para que no seja exibida a reduo do ICMS ST na Nota Fiscal Coluna de percentual de ICMS. Explicao mais detalhada abaixo. Coluna de reduo da base de clculo de ICMS. Explicao mais detalhada abaixo. Coluna de percentual de ICMS substituio tributria. Explicao mais detalhada abaixo. Coluna de reduo da base de clculo de ICMS substituio tributria. Explicao mais detalhada abaixo. Coluna de situao tributria do ICMS. Explicao mais detalhada abaixo.

Imagem 2.2

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 22 de 162

Os Campos: %ICMS | % Red ICMS | % ICMS ST | % Red ICMS ST | ST , Todas essas opes normalmente so usadas em Notas Fiscais de sada, tendo em vista que quando temos Notas Fiscais de Entrada, sub entende-se que as informaes de impostos j foram digitadas por quem fez a Nota Fiscal deve ser digitado manualmente devido ao fato de ser invivel saber todos os impostos de todos os produtos de todos os fornecedores. Ainda nesses campos deve ser configurado os impostos referente ao seu estado de origem.

3 - Guia IPI
IPI = Imposto sobre Produtos Industrializados.
Destacar IPI Considerar IPI na base de clculo do ICMS Considerar IPI na base de clculo do ICMS ST Habilitar base de IPI no item da Nota Fiscal Quando marcado, exibe o IPI na Nota Fiscal. Soma o valor do IPI na base de clculo do ICMS. Soma o valor do IPI na base de clculo do ICMS ST.

4 - PIS / CONFINS

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 23 de 162

.
Considerar PIS na base de clculo do ICMS Considerar CONFINS na base de clculo do ICMS No considerar Frete na base de clculo do PIS/CONFINS No considerar Outras Despesas na base de clculo do PIS/CONFINS No considerar Seguro na base de clculo do PIS/CONFINS Soma o valor do PIS na base de Clculo do ICMS - Veja Imagem 2.2 no Item 2 Utiliza o valor do CONFINS na base de Clculo do ICMS - Veja Imagem 2.2 no Item 2 O valor do frete no levado em considerao na base de clculo do PIS/CONFINS - Veja Imagem 2.2 no Item 2 No considerado o Outras Despesas na base de clculo do PIS/CONFINS - Veja Imagem 2.2 no Item 2 No soma o valor do seguro na base de clculo do PIS/CONFINS- Veja Imagem 2.2 no Item 2

5 - Servio
ISS = Imposto Sobre Servios Reteno do ISS consiste na obrigao de o tomador do servio (o contratante) de reter o valor correspondente ao ISS devido ao prestador do servio, no momento do pagamento do servio contratado. Assim, o prestador do servio receber o preo contratado deduzido do valor do imposto devido na prestao, que ser recolhido aos cofres pblicos pelo tomador do servio. O Decreto 25.508/2005, nos artigos 8 e 9, atribui a responsabilidade para determinados contribuintes de reter o imposto incidente nos servios tomados.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 24 de 162
% Reduo ISS % Reteno ISS % ISS % Contribuio Social | %Imposto de Renda | %INSS Reter:Contribuio Social | Imposto de Renda | INSS | PIS/CONFINS Situao tributria do servio Percentual de reduo do ISS (para notas de servio). Percentual de reteno de ISS (para notas de servio). Percentual para clculo do ISS (para notas de servio). Percentagem de clculo de imposto de cada servio. Se esse Checkbox for selecionado ser retido do financeiro o valor correspondido. Ex.: Nota de servio de R$ 100,00 com 10% de Imposto Retido, ser pago R$ 90,00. Digita-se o cdigo da situao tributria que especfico da Prefeitura para aquele determinado servio, esse campo e informativo, no utilizado para o clculo do imposto.

6 - Importao

Calcular Base de ICMS para ele mesmo Considerar as Despesas/ Impostos/IOF/Aduaneiras ou importao na base de clculo ICMS

Aps a ativao desse checkbox, habilitado as guias abaixo: Cada CheckBox considera ou no o item na base de clculo do ICMS.

7 - FUNRURAL
O QUE O FUNRURAL ? O Funrural ou Contribuio Social Rural uma contribuio social destinada a custear a seguridade (INSS) geral. Este tributo cobrado sobre o resultado bruto da comercializao rural (de 2,3% a 2,85%) e descontado, pelo adquirente da produo, no momento da comercializao.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 25 de 162

Contra-nota FUNRURAL % FUNRURAL

Quando marcado, a nota usada como FUNRURAL. Percentual para clculo do FUNRURAL.

8 - SPED

Novos campos no cadastro de Produto e Natureza de operao. Novos campos so necessrios para a gerao do SPED PIS/COFINS. Foram criados campos diferentes para CST e alquota de entrada, sendo separados das configuraes de sada. No grupo de entrada necessrio o preenchimento do campo Tipo de Crdito, quando possuir direito a crdito. No grupo de sada, quando caracterize venda, preencha um dos campos abaixo: a) Contribuio social apurada: para notas que gerem PIS/COFINS na sada. Este campo ser preenchido automaticamente, caso a empresa j esteja com os parmetros do SPED PIS/COFINS configurados corretamente e no precise utilizar o cdigo 71, 72 e 99, e o sistema no encontre cdigos configurados no produto ou natureza de operao;

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 26 de 162

b) Receita sem contribuio: para notas que caracterizem receita, mas no gerem PIS/COFINS na sada. Esta tabela deve ser preenchida conforme a necessidade da empresa. Caso a sada no caracterize uma receita, deve ser informada a CST 49. Note que os CSTs, 01 49 referem-se s notas de sada, 50 98 s notas de entrada, e 99 para ambas. .
Substituio do cdigo no SPED CFOP entrada para SPED | CFOP Sada para SPED Essa opo serve como substituio de CFOPs. Exemplo : Foi usada a CFOP 1405 na Nota de Entrada mas no existe o nmero correspondente na sada, nesse caso pode-se informar os outros 3 ltimos caracteres para substituir, por exemplo, 101 seria substitudo por 1101, esses nmeros de CFOPs so substitudos na hora de gerar a Nota Fiscal.

.
Situao do documento fiscal Doc. fiscal emitido com base em regime especial ou norma especifica Fundamentao legal do estado A Nota Fiscal fica como regime especial ao gerar o SPED e o usurio obrigado a descrever a fundamentao legal do estado. Ento ao gerar o SPED, a nota lanada sem impostos. Como regime especial, na maioria dos casos usada na CFOP 5929/6929. Se o Checkbox "Documento Fiscal Emitido com base em regime especial ou norma especifica" for ativado, deve-se descrever a fundamentao legal, ou seja, a base desse "Regime especial" neste campo.

CFOP 5929/6929 = "Lanamento efetuado em decorrncia de emisso de documento fiscal relativo a operao ou prestao tambm registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF"

9 - SINTEGRA

Substituio Tributria informada pelo substituto ou pelo substitudo que no ocorra em nenhuma das situaes anteriores Pagamento de substituio efetuada pelo destinatrio, quando no efetuada ou efetuada a menor pelo substituto Antecipao tributria efetuada pelo destinatrio apenas com complementao do diferencial de alquota Antecipao tributria com MVA, efetuada pelo destinatrio sem encerrar a fase de tributao Antecipao tributria com MVA, efetuada pelo destinatrio encerrando a fase de tributao Substituio tributria interna motivada por regime especial de tributao ICMS pago na importao

Campo utilizado no Sintegra no registro 53, para notas com ICMS de substituio tributria. Este campo deve ser selecionado se a substituio tributria se enquadrar com a descrio. Campo utilizado no Sintegra no registro 53, para notas com icms substituio tributria. Este campo deve ser selecionado se a substituio tributria se enquadrar com a descrio. Campo utilizado no Sintegra no registro 53, para notas com icms substituio tributria. Este campo deve ser selecionado se a substituio tributria se enquadrar com a descrio. Campo utilizado no Sintegra no registro 53, para notas com ICMS substituio tributria. Este campo deve ser selecionado se a substituio tributria se enquadrar com a descrio. Campo utilizado no Sintegra no registro 53, para notas com ICMS substituio tributria. Este campo deve ser selecionado se a substituio tributria se enquadrar com a descrio. Campo utilizado no Sintegra no registro 53, para notas com icms substituio tributria. Este campo deve ser selecionado se a substituio tributria se enquadrar com a descrio. Campo utilizado no Sintegra no registro 53, para notas com ICMS substituio tributria. Este campo deve ser selecionado se a substituio tributria se enquadrar com a descrio.

10 - Observaes

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 27 de 162

Observaes da Nota Fiscal

Campo para observaes determinadas pelo usurio, estas observaes iro para as observaes da nota fiscal. No cadastro de observaes esto definidas algumas variveis que so substitudas por valores: - @valoricmsdiferido, quando digitado substitudo pelo valor do ICMS diferido (situao tributria 51).

.
Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 28 de 162

Resolvendo Calculo de Preo Venda


Como fao o Clculo do Preo de venda? (Compor Preo)
Agora vamos analisar os mtodos de formao de preos nas empresas comerciais, e como adicionar esses valores no seu Sistema UNICO.

CLCULO DO PERCENTUAL DE CUSTOS FIXOS (CF)


Visando agregar ao preo de venda os custos fixos e recuper-los na comercializao das mercadorias, deve-se utilizar a seguinte equao:

EXEMPLO:
Meses Custos Fixos Vendas 1 15.000 65.000 2 17.500 59.750 3 14.750 62.350 4 16.500 66.150 Mdia Mensal 15.937,50 63.312,50

Quanto a formao do preo de venda, lembre-se de verificar junto ao seu contador o regime de tributao que a empresa est inserida, nos mbitos municipal, estadual e federal, bem como as alquotas (percentual de impostos) incidentes.

CLCULO DO PREO DE VENDA VISTA Podemos calcular o preo de venda vista utilizando as seguintes frmulas:

Taxa de Marcao um coeficiente divisor que, dividido do Custo da Mercadoria Vendida, nos fornece o Preo de Venda vista. Custos de Comercializao, Corresponde aos custos necessrios para vender os produtos, podemos destacar os impostos e as comisses. PVV = Custo da Mercadoria Vendida x Mark-Up

Mark-Up nada mais do que um coeficiente multiplicador que, aplicado ao Custo da Mercadoria Vendida, nos fornece o Preo de Venda Vista.

Cuidado para no lanar gastos com investimentos como custos, lembrando que emprstimos e financiamentos so pagos com o lucro da empresa.

Exemplo:
A empresa do Sr. Manoel anotou cuidadosamente todas as despesas e vendas nos ltimos 3 meses (Jan, Fev, Mar) e identificou o percentual dos custos fixos.
Custos Fixos Descrio Aluguel Energia Telefone Salrios Jan 700,00 365,00 180,00 1.050,00 Fev 700,00 280,00 175,00 1.050,00 Mar 700,00 320,00 160,00 1.050,00

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 29 de 162

Encargos Contabilidade Materiais de Consumo IPTU Taxas da Prefeitura Retiradas Seguro Gastos com Veculos Outros* Total

470,00 250,00 150,00 100,00 80,00 1.500,00 50,00 1.140,00 195,00 6.230,00

470,00 250,00 50,00 100,00 80,00 1.500,00 50,00 1.020,00 210,00 5.935,00

470,00 250,00 50,00 100,00 80,00 1.500,00 50,00 1.102,00 198,00 6.030,00

.
Vendas Mensais Total 49.540,00 50.356,00 51.980,00

*Outros - Depreciao e Manuteno Para Identificar o percentual de custos fixos, devemos dividir os custos fixos em um determinado perodo pelas vendas realizadas nesse mesmo perodo. Esse resultado multiplicado por 100 para determinar o percentual, como segue:

A empresa do Sr. Manoel est enquadrada no regime de tributao federal pelo Simples Nacional (lei 123, anexo I), e a alquota de 8,36% (imposto Simples=8,36). A partir das inovaes propostas pelo filho do Sr. Manoel, resolveram bonificar os vendedores em 2% sobre as vendas (comisses = 2%). O Sr. Manoel deseja obter um lucro de 12% na comercializao de suas mercadorias, e o custo da referida mercadoria foi de R$ 13,25 (CMV = R$ 13,25). Portanto, para formar o Preo de Venda Vista (PVV), teremos: .

. Onde:
13,25= 8,36 = 2,00 = 11,98= 12,00= Custo da mercadoria vendida Imposto Simples (na frmula, vamos trabalhar com o valor absoluto, e no em percentual) Comisses Percentual de custos fixos Lucro desejado

* Neste exemplo, consideramos que a empresa est inserida no regime de ST, ou seja, o ICMS est includo no CMV. Fonte(Como Elaborar preo de venda) Sebrae/MG

Modo de Clculo: Margem de Contribuio


Vamos aprender agora como inserir esses valores no seu Sistema UNICO:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 30 de 162

O Campo Informaes so apenas para referencia dos valores que esto sendo utilizados atualmente pelo sistema.
O Valor de venda atual normalmente ser diferente do preo de venda ajustado. Preo de venda atual: Mostra o valor que j consta cadastrado no sistema. Preo de venda ajustado: Mostra o valor que est sendo calculado baseado nos valores informados atualmente.

Custo Mdio ou Valor do Custo Atual?

Custo mdio : Todo a calculo ser baseado no ltimo Custo Mdio do produto. Valor do custo atual: Todo a calculo ser baseado no ltimo preo que o produto foi comprado. (Valor Nota Fiscal)

Custo de Compra. Como Calculado?

Os valores: O valor do custo atual, desconto, Frete, ICMS (ST e entrada), IPI, PIS, Confins e outros impostos so encontrados na ltima Nota fiscal de entrada. Esses clculos so realizados simplesmente multiplicando os campos informados pelo usurio com o valor do custo atual.
Ex.: (ICMS ST) * (VALOR CUSTO ATUAL). o resultado e exibido na caixa de texto a frente da caixa de texto ICMS ST

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 31 de 162

Preo de Venda Ajustado. Como e calculado?

Os Valores informados so aplicados ao custo da compra. Tomando por base um percentual total de 15% e um produto no valor de R$ 10,00 temos o seguinte calculo para demonstrao:
Valor Custo Compra = % ICMS sada = % Custo Indireto = % Outros Impostos = % comisso = % Lucro = Total =
Percentual total = 15% Valor custo R$ = 10,00

10,00 1% 2% 3% 4% 5% 15% 0,12 0,24 0,35 0,47 0,59 11,77

Valor de base de clculo (Margem de contribuio)= valor custo / (100 - percentual total) / 100)=11,76 J substituindo pelos valores de exemplos do total de impostos de 15% e do produto de R$ 10,00 temos a seguinte formula: 10 / ((100 - 15) / 100) = 11,76

Dependendo de onde realizado o calculo pode haver um arredondamento. Por isso existe a possibilidade do resultado ser 11,76 ou 11,77.
A Diferena do preo de venda calculado e o preo de venda ajustado :

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 32 de 162
Preo de venda calculado: o valor calculado pelo sistema. Preo de venda ajustado : o valor que pode ser digitado diretamente pelo usurio e que ser aplicado pelo sistema aos produtos.

O campo valor de venda ajustado pode ser alterado pelo usurio, mas para que o preo se justifique na formula, automaticamente a porcentagem de lucro e ajustada. Ex.: Se no Preo de Venda Ajustado for alterado para R$ 12,00 a porcentagem de lucro ser alterada para 7%.
A Soma de todas as porcentagens de impostos nunca deve ser maior que 100%.

.
Lembre-se de Fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento.

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 33 de 162

Resolvendo UNIPaf - Configurando


Vamos comear pela configurao do UNIPaf e depois abordaremos toda a parte de utilizao.

.
Antes de tudo importnte observar que existe a possibilidade da conexo do cabo de dados na porta errada da impressora fiscal !

Observe com ateno se o cabo de dados est ligado corretamente, conforme imagem abaixo: .

.
Se o Cabo de Dados for ligado na porta no Fisco a Impressora Fiscal no reconhecida e em alguns casos o PDV nem inicializado!

. A configurao do UNIPaf feita pelo programa UNIPAFCONF.exe, disponvel apenas para os tcnicos autorizados. Os usurios que migraram de uma verso anterior do UNIPaf podem continuar utilizado o arquivo PDVCONF.exe, que compatvel com o UNIPAFCONF.exe. Quando solicitado, a senha a ser informada deve ser calculada pela seguinte frmula: dia X ms X ano X 3.
Exemplo: Em 01/01/2013 a senha 1 X 1 X 13 X 3 = 39.

Autorizando a impressora fiscal


Escolha Sim e na prxima tela escolha o modelo de impressora fiscal e a porta serial na qual a impressora fiscal est conectada.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 34 de 162

No primeiro acesso ao pdvconf.exe necessrio autorizar a impressora fiscal atravs de uma senha e contrasenha. Uma tela como esta ser apresentada (abaixo):

Agora no UNIPaf 2013 apresentado o CNPJ da ECF, ou seja, o CNPJ cadastrado na Impressora Fiscal, isso feito pelo tcnico que realiza a lacrao da impressora. Copie o nmero do pedido (pressione CTRL+C) entre no site w w w .sistemaunico.com.br em senha de autorizao. A senha de autorizao deve ser digitada (ou colada com CTRL+V) no campo correspondente. Novamente, pressione o boto Ok. Se a senha de autorizao for vlida a prxima tela de configurao do PDV ser exibida.
O que fazer para o PDVConf pedir para instalar novamente a impressora fiscal? Para apagar as configuraes da instalao da impressora fiscal para que o PDVConf inicie a instalao novamente, basta apagar o arquivo ecf.properties de dentro do diretrio do UNICO.

. . Se durante a instalao surgir a mensagem de erro abaixo, a soluo simples.

Abra o bloco de notas e digite as informaes como mostrado na imagem abaixo:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 35 de 162

Procurar no arquivo ECF - Cdigos de Identif.pdf a impressora cadastrada e pegue as numeraes iniciais. Esta tabela est disponvel no site: w w w .sistemaunico.com.br no link > Informativo Tcnico.

Acrescente a numerao selecionada em vermelho na imagem abaixo no Notepad.

Repare que no UNIPAF a verso est como 010101 e no arquivo da Tabela Nacional de Cdigos de Identificao de ECF est como 01.01.00, o que vale sempre o que est no UNIPAF.

Clique em Salvar, Selecione Todos os arquivos, e coloque o nome do arquivo como tabela.ecf e salve dentro do diretrio do seu sistema UNICO. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 36 de 162

.
A Impressora Fiscal, NO DEVE SER CONECTADA NA PORTA DO FISCO !

Configurao do UNIPaf viso geral


A configurao das opes foi organizada em vrias telas agrupadas por assunto a fim de facilitar a configurao. Muitas opes so autoexplicativas. O ideal passar tela a tela e conferir todas as opes. Sempre que alterar alguma configurao necessrio gravar as alteraes pressionando o boto Gravar. Caso for necessrio configurar mais de um UNIPaf na mesma rede, possvel copiar a configurao de uma estao para outra da seguinte maneira:
Na primeira estao autorize a impressora fiscal e configure as opes desejadas. Clique no boto Gravar e no boto Gravar no servidor.

Na segunda estao (e nas prximas) autorize a impressora fiscal e clique no boto Recupera do servidor e no boto Gravar.

.:: Meios de pagamento ::.


Nesta tela relacione os meios de pagamento cadastrados na ecf com os meios de pagamento do UNIPaf. Isto permite aproveitar a configurao dos meios de pagamento j existentes na ecf.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 37 de 162

Para desabilitar um meio de pagamento simplesmente selecione a opo desabilitado. Alguns meios de pagamento podem ser marcados como finalizador rpido. Desta forma podero ser selecionados na venda sem a necessidade de chamar a funo de subtotal, economizando o presionamento de uma tecla.

.:: Relatrios gerenciais ::.


Nesta tela possvel configurar os relatrios gerenciais que sero utilizados pelo UNIPaf:

Existem duas possibilidades de configurao dos relatrios gerenciais: 1) Usar um relatrio gerencial nico. Neste caso configure apenas o relatrio gerencial default e deixe todos os especficos em branco. O relatrio gerencial

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 38 de 162
default ser utilizado em todos os relatrios gerenciais 2) Usar relatrios gerenciais especficos. Neste caso especifique cada relatrio gerencial de acordo com cada opo de relatrio. No necessrio especificar todas as opes, sendo que se uma opo estiver em branco o UNIPaf considera o relatrio gerencial default para esta opo.

.:: Totalizadores no fiscais ::.


Note que em alguns modelos de ecf, os totalizadores de sangria e suprimento no esto disponveis para configurao, dispensando assim este passo. possvel informar o nmero do totalizador no fiscal ao invs de selecionar pela caixa de seleo. Isto pode ser til quando os totalizadores no fiscais no seguem uma sequencia a partir de 1,2,3,etc.

A opo Fora o pagamento da sangria estar habilitada nas impressoras fiscais da famlia ZPM. Nestas impressoras existe uma configurao que requer ou no o pagamento do cupom no fiscal da sangria. Habilite ou desabilite esta opo conforme o caso.

.:: Alquotas ::.


Nesta tela possvel visualizar as alquotas cadastradas na impressora fiscal:

.:: Programao ::.


Nesta tela possvel programar alquotas, meios de pagamento, relatrios gerenciais e totalizadores no fiscais na impressora fiscal:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 39 de 162

Para efetuar uma programao preencha o campo desejado e clique no boto Programar correspondente.

.:: Funes auxiliares ::.


Nesta tela possvel configurar as funes auxiliares do UNIPaf. As funes auxiliares esto relacionadas com pr-vendas, DAV, DAV-OS e conta de cliente:

Ativar pedido Ativar pr-vendas Ativar_oramento Ativar ordem de servio Conta de cliente oficina de conserto Ordem de servio para veculos automotores Imprimir oramento e/ou OS em impressora no fiscal impressora no fiscal

O pedido poder ser importando no UNIPaf A pr-venda poder ser importada no UNIPaf O oramento poder ser importado no UNIPaf A ordem de servio poder ser importada no UNIPaf (DAV-OS ou conta de cliente) Ativa a ordem de servio por conta de cliente. Se estiver desmarcado, a DAV-OS poder ser importada no UNIPaf. O UNIPaf controla os dados do veculo (marca, modelo, ano, placa e RENAVAM). Se estiver desmarcado o UNIPaf controla o nmero de srie do produto. Seleciona se o DAV e/ou DAV-OS ser impresso em Note que nos estados de Esprito Santo e Santa Catarina, mesmo com esta opo marcada, sempre a impressora fiscal ser usada para impresso destes documentos

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 40 de 162
Usar impressora no fiscal padro A impresso do DAV e/ou DAV-OS ser efetuada na impressora padro do Windows.

Descarregar a fila de impresso = Deve ser marcada em somente um UNIPaf que tenha ecf conectado. O UNIPaf ir enviar a impresso de DAV (pedido e oramento), DAV-OS e cancelamento de pr-vendas para a estao que tenha esta opo marcada.
Os prefixos no devem ser alterados e servem para manter compatibilidade com verses antigas do UNIPaf.

Caso o UNIPaf for parametrizado como stand-alone, esta opo estar desabilitada e os documentos sero impressos localmente.

.:: UNIChef (Restaurante ) ::.


Comeando pela guia Geral temos as seguintes configuraes: .

.
Ativar demonstrao UNIChef Controle por conta de cliente Nmero de mesas Nmero de mesas por linha Nmero de Linhas Avano Papel Tempo aviso para mesas sem consumo Informar o n de pessoas na abertura Informar o cliente na abertura Informar o garom na abertura Informar garom por item Informar Observao no Item Exibir as mesas/contas de cliente Ativa a demonstrao do UNIChef para estudo das funes. S possvel ativar quando o sistema (Retaguarda) estiver em demonstrao. O UNIPaf usa o termo Conta de cliente ao invs do termo Comanda Configura o nmero mximo de mesas para a montagem do painel grfico - (No Frente de caixa (PDV)) Configura o nmero de mesas por linha na montagem do painel grfico - (No Frente de caixa (PDV)) Define quantas linhas a impressora avana ao iniciar a impresso Configura o tempo em minutos para a indicao de mesa sem consumo no painel grfico - (No Frente de caixa (PDV)) Configura se o UNIPaf solicita o nmero de pessoas na abertura da mesa Configura se o UNIPaf solicita o cliente na abertura da mesa Configura se o UNIPaf solicita o garom na abertura da mesa Configura se o UNIPaf solicita o garom a cada item lanado na mesa, porque cada item vendido associado a um garom (Comisso) Quando necessrio alguma observao como por exemplo: Dolly Cola com Gelo e Limo Configura se o UNIPaf mantm o painel grfico sempre visvel. Se esta opo estiver desmarcada deve-se pressionar F3 na tela caixa disponvel para exibir o painel grfico.

No fechamento da conta possibilitar Configura se o UNIPaf permite a venda de mais itens em adio aos que esto na mesa/conta quando o cliente est fechando a conta. Ex.: incluir mais itens Ao pagar a conta o cliente comprar mais um bombom no caixa. Agrupar os itens na incluso Monitor Touch Ex. Ao cadastrar uma cerveja, depois um chocolate e depois novamente outra cerveja, ao invs de 1 Cerveja | 1 Chocolate | 1 Cerveja, teremos: 2 Cervejas | 1 Chocolate Exibe um teclado na tela para digitao.

. Na guia Restaurante podemos configurar tambm as opes do UNIChef referentes ao Micro Terminal: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 41 de 162

. Primeiramente devemos informar o modelo do Micro Terminal, que pode ser: Gertec, W ilbor, W ill Tech / TecSyn, Smak e Bematech. Aps isso informado se existe balana nesses Micro Terminais e se todos eles so ou no da mesma Marca, modelo e configuraes. .
Sempre Consulte o Manual de Instalao do seu Micro Terminal

. Instalao do Micro Terminal (Dispositivo/Hardware): .

. A configurao dos Micro Terminais so bastante simples. Siga os procedimentos abaixo para configura-lo corretamente. Desabilite o FireW all do computador (Incluindo o firew all do w indow s). Dentro da pasta UNICO 2013, execute o arquivo MTUniChef.exe (Pode ser em qualquer computador que estiver instalado o UNICO 2013) OBS: No exibida nenhuma tela de instalao (Ao pressionar CTRL + ALT + DEL, o processo MTUniChef.exe estar em execuo) No busca preo devera ser informado o IP deste computador que esta rodando o MTUniChef. O modelo recomendado para o UNICO o Gertec, no aconselhvel os modelos da Elgin.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 42 de 162

No programa do busca-preo e no terminal, configurar o IP do computador corretamente, para isso abra o programa do equipamento Gertec, informe o IP da mquina que est rodando o aplicativo. Pronto! Agora podemos configurar uma balana diferente para cada Micro Terminal ou a mesma balana para todos os micro Terminais.
Ele no busca pela descrio, deve ser informado o cdigo de barras ou cdigo do produto.

.:: T E F (Trasferncia Eletrnica de Fundos) ::. .

. Agora veremos quais so os TEFs homologados no Sistema UNICO.


Tef dedicado Tef discado Outros Sitef Cielo Petrocard Scope Redecard Tecban Hipercard Banrisul Banese

Tipo configura o tipo de TEF: Discado, Dedicado (Autar), Dedicado (SITEF) e dedicado (SCOPE). No caso de TEF discado e Autar necessrio instalar os gerenciadores (Arquivos fornecidos pelas empresas de TEF) na estao. Para a utilizao de TEF, e necessrio adquirir uma licena no departamento comercial da InteliData do seu Sistema UNICO. Para utilizao do Scope (Ita), adquira uma licena TEFU (TEF Unico), para todos os outros, (Sitef, Autar) inclusive para o Pay-Go, adquira uma licena TEFO (TEF Outros). Picote configura a ao entre as vias do comprovante (picota, avana para corte ou nenhuma) Consulta cheque no tef discado, configura se o cheque deve ser consultado ou no Gerenciados consulta cheque configura qual gerenciador ser utilizado na consulta do cheque Tipo consulta cheque SCOPE no tef SCOPE, configura o tipo de consulta de cheque Pagamento de contas no tef discado, configura o gerenciador para o pagamento de contas Porta serial PINPAD no tef SITEF e SCOPE, configura a portal serial do PINPAD Modelo PINPAD no tef SCOPE, configura o modelo do PINPAD Mensagem PINPAD no tef SITEF, configura a mensagem exibida no PINPAD Senha supervisor no tef SITEF, configura a senha do supervisor nas operaes privilegiadas IP Servidor - no tef SITEF e SCOPE, configura o IP do servidor de TEF Empresa - no tef SITEF e SCOPE, configura o cdigo da empresa conforme o servidor Filial no tef SCOPE, configura o cdigo da filial conforme o servidor

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 43 de 162
Pdv no tef SCOPE, configura o nmero do pdv conforme o servidor Correspondente bancrio no tef SITEF, habilita o mdulo de correspondente bancrio Recarga de celular no tef SITEF, habilita o mdulo de recarga de celular

.:: Teclado ::.

Tipo configura o tipo de teclado a ser utilizado no UNIPaf: default, Gertec, Keytec, Smak Porta no teclado Smak, configura a porta onde o teclado est conectado (PS2 ou serial) Usar display configura se o UNIPaf envia informaes para o display do teclado Tempo em milissegundos para detectar leitura de cdigo de barras quando se utiliza leitor de cdigo de barras do tipo CCD junto com teclado com display, o UNIPaf detecta pelo tempo se uma leitura do teclado ou do leitor de cdigo de barras.
Em mquinas muito lentas pode ser necessrio aumentar este tempo original de 50 milissegundos. Para desabilitar a deteco configure este parmetro como 0 (zero).

.:: Programao de teclas ::. .

.
O processo de programao funciona da seguinte maneira: pressione no teclado a tecla a ser programada e selecione a funo correspondente. Depois pressione o boto memorizar. Repita o processo para todas as teclas. Ao final, pressione o boto Gravar. Caso precise apagar toda a programao pressione o boto Zerar.
A programao armazenada no arquivo teclado.map. Este arquivo pode ser copiado para outra estao que utilize a mesma programao de teclas.

.:: Monitor ::.


Nesta tela possvel configurar o tipo de monitor a ser utilizado pelo UNIPaf: Touch-screen configura o UNIPaf para utilizar monitor do tipo touch-screen. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 44 de 162

.:: Leitor de cdigo de barras ::.


Configurao do Leitor de Cdigo de Barras: Tipo configura o tipo de leitor: teclado (CCD) ou serial Portal serial configura a porta serial no caso de leitor serial Configurao da porta serial configura os parmetros da porta serial no caso de leitor serial. .

.:: Leitor CMC7 ::.


Nesta tela possvel configurar onde o UNIPaf ir ler o CMC7(cheque): Tipo configura onde ser efetuada a leitura do CMC7: desabilitado, na impressora fiscal, na PertoCheck Portal serial configura a porta serial no caso da PertoCheck Configurao da porta serial configura os parmetros da porta serial no caso da PertoCheck .

.:: Impressora de cheques ::.


Nesta tela possvel configurar onde o UNIPaf ir imprimir o cheque: Tipo Configura onde ser impresso o cheque: desabilitado, na impressora fiscal, na PertoCheck Portal serial Configura a porta serial no caso da PertoCheck Configurao da porta serial Configura os parmetros da porta serial no caso da PertoCheck. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 45 de 162

.:: Balana Leitura Direta da Balana ::.


Configurao de Balana:
Tipo Tipo comunicao Porta serial Configurao da porta serial Nmero do IP Porta Nmero do balana Modelo Dividir por Multiplicar por Peso Tipo da balana: Toledo, Filizola, Urano na balana Filizola, possvel definir serial ou ethernet porta serial onde a balana est conectada configura os parmetros da porta serial na balana Filizola ethernet, define o IP da balana na balana Filizola ethernet, define a porta TCP da balana na balana Filizola, define o nmero sequencial da balana configura o modelo especfico dentro de cada marca de balana configura um divisor a ser aplicado em cada leitura da balana configura um multiplicador a ser aplicado em cada leitura da balana na balana Filizola, define se a leitura deve ser a do peso lquido ou bruto

.:: Balana etiqueta ::.


Nesta tela possvel configurar como o UNIPaf interpreta os dados de uma etiqueta impressa por uma balana: A etiqueta impressa por uma balana tem a seguinte mscara:
ICCCCQQQQQQV I = identificador C = cdigo do produto Q = quantidade ou preo total V = dgito verificador

As configuraes disponveis so: Tipo indica se a etiqueta contm impressa a quantidade ou o preo total. Na mscara, indica se o campo Que contm quantidade ou preo total Dgito identificador configura o identificador de etiqueta de balana. Na mscara o campo I Nmero de dgitos do cdigo do produto configura o nmero de dgitos para extrair o cdigo do produto. Na mscara o campo C e so contados da esquerda para a direita. Nmero de dgitos do valor configura o nmero de dgitos para extrair a quantidade ou preo total. Na mscara o campo Q e so contados da direita para a esquerda. Desconsiderar zeros a esquerda configura se o cdigo de produtos extrado deve ou no desconsiderar os zeros a esquerda. Esta opo deve estar de acordo com o formato do cdigo no cadastro do produto, isto , se foi efetuado com zeros a esquerda ou no. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 46 de 162

.:: Configuraes gerais ::.


Configuraes gerais:
Posiciona o papel Percentual da taxa de servio Aplicar a taxa de servio quando for Usar itens rpidos Cancela item da venda pelo nmero Pesquisa por nome na venda Pesquisa produto por referncia Venda produto inativo Bloqueia venda com estoque negativo Exibe saldo em estoque ENTER para prxima operao ENTER assume saldo do finalizador Espera a gaveta fechar Usar condio de pagamento Permite venda com mltiplos vendedores Solicita nmero autorizao em venda POS Cred/Deb Registra a produo na venda Exibir imagem do produto Pesquisa produto a partir do incio da descrio Sempre identifica no incio da venda Identifica vendedor Identifica pauta de preos Identifica dados para entrega Identifica cliente Identifica CPF do consumidor Identifica nome do consumidor Identifica endereo do consumidor Configura a ao aps a impresso de um comprovante na impressora fiscal: default da impressora, corta o papel, avana o papel ou avana e corta o papel. Configura o percentual da taxa de servio lanada automaticamente no subtotal de cada venda. Mesmo habilitado, a taxa de servio pode ser cancelada em uma venda especfica pressionando DEL Configura em que momento a taxa de servio deve ser lanada automaticamente, quando for venda de balco e/ou de mesa Configura se o UNIPaf habilita ou no a tecla para venda de itens rpidos previamente definidos no cadastro de produtos Configura se o UNIPaf cancela o item pelo nmero do item da venda ou pelo cdigo do produto Configura se o UNIPaf permite ou no a pesquisa do produto pelo nome Configura se o UNIPaf pesquisa tambm no campo referncia do cadastro de produtos (quando um cdigo for digitado) Configura se o UNIPaf permite ou no a venda de produtos inativos Configura se o UNIPaf permite ou no a venda de produtos com estoque negativo Configura se o UNIPaf exibe ou no o saldo de estoque nas consultas de produtos Configura se UNIPaf deve esperar o operador pressionar ENTER no final da venda antes de iniciar a prxima operao Configura se o UNIPaf assume o valor sugerido do finalizador (meio de pagamento) quando o operador pressionar ENTER, na tela de finalizao da operao. Isto pode tornar o pagamento da operao mais gil. Configura se o UNIPaf deve esperar o operador fechar a gaveta antes de iniciar a prxima operao Configura se o UNIPaf deve usar o cadastro de condio de pagamento no pagamento com cheque ou credirio Configura se o UNIPaf permite a seleo de mais de um vendedor durante a mesma venda para efeitos de comisso Configura se o UNIPaf solicita ou no o operador digitar o nmero da autorizao no pagamento com POS crdito ou POS dbito Imprimir nota promissria configura se o UNIPaf imprime ou no o comprovante da venda em credirio no formato de nota promissria Configura se o UNIPaf baixa o estoque dos insumos dos produtos produzidos no estabelecimento (IPPT igual a P) quando o produto vendido Configura se o UNIPaf exibe ou no a imagem do produto durante a venda Configura se o UNIPaf pesquisa somente pelo incio da descrio (maior velocidade e menos resultados) ou por parte da descrio (menor velocidade e mais resultados) Configura o UNIPaf para sempre abrir a tela de identificao dos participantes da venda no incio de cada operao UNIPaf solicita o vendedor na identificao da venda UNIPaf solicita a pauta de preos na identificao da venda UNIPaf solicita os dados para entrega na identificao da venda UNIPaf solicita o cliente na identificao da venda UNIPaf solicita o CPF do consumidor na identificao da venda UNIPaf solicita o nome do consumidor na identificao da venda UNIPaf solicita o endereo do consumidor na identificao.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 47 de 162

.:: Mensagem no cupom fiscal ::.


Nesta tela possvel configurar uma mensagem a ser impressa no rodap de todos os cupons fiscais automaticamente: .

.:: Sangria/Suprimento ::.


Nesta tela possvel configurar as opes de sangria e suprimento no UNIPaf: Lanamento simplificado a sangria e o suprimento no requerem a digitao do motivo Visualizar saldo na sangria e fechamento do caixa configura se o UNIPaf deve ou no informar o saldo do caixa ao operador Forar suprimento no incio do dia configura se o UNIPaf deve ou no solicitar o suprimento no incio do dia, quando o saldo do caixa for R$ 0,00 (zero) Sangria com saldo insuficiente configura a ao que o UNIPaf toma quando o operador realizar uma sangria com saldo insuficiente em caixa (permitir, bloquear ou gerar sobra de caixa). Para gerar sobra de caixa preciso configurar os motivos de sangria/suprimento pelo retaguarda. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 48 de 162

.:: Recebimento ::.


Nesta tela possvel configurar as opes de recebimento no UNIPaf: Recebimento habilita o recebimento de parcelas no UNIPaf Imprime demonstrativo detalhado do recebimento configura o UNIPaf para imprimir relatrio gerencial com detalhes do recebimento logo aps a impresso do comprovante no fiscal Recebimento parcial configura o UNIPaf para aceitar o recebimento parcial de parcelas Desconto na parcela configura o UNIPaf para permitir a concesso de descontos nas parcelas. .

.:: Aparncia ::.


Configurao da aparncia (visual) do UNIPaf: Fundo configura a cor de fundo do UNIPaf (tradicional,amarelo,chumbo,preto,verde,vermelho e azul) Arquivo fundo especfico configura o nome do arquivo a ser utilizado como imagem de fundo. O arquivo deve estar gravado no mesmo diretrio onde o UNIPaf foi instalado. Para utilizar a imagem default deixe este campo em branco Arquivo logotipo configura o nome do arquivo a ser utilizado como logotipo do estabelecimento. O arquivo deve estar gravado no mesmo diretrio onde o UNIPaf foi instalado. Para utilizar a imagem default deixe este campo em branco. Redimensionar a imagem indica se o UNIPaf deve redimensionar a imagem do logotipo para encaixar dentro do espao disponvel. Nmero mximo de produtos para exibir na pesquisa configura o nmero mximo de produtos que sero exibidos na pesquisa por nome. Quanto menor este nmero, mais rpido fica a consulta. Fonte pesquisa de produtos configura o tamanho da fonte a ser utilizada nas telas de pesquisa (pequeno, mdio, grande ou extra grande) .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 49 de 162

.:: Configuraes avanadas ::.


Rede parametriza o UNIPaf para operar em modo Rede (quando a estao se conecta a um servidor). Com esta opo desmarcada o UNIPaf opera em modo Stand-Alone (quando o servidor a prpria estao). IP do servidor configura o IP do servidor quando em modo Rede Atualiza a base local automaticamente no incio do dia configura o UNIPaf para atualizar a base local (da estao) no primeiro acesso do dia ao UNIPaf. Caso desmarque esta opo a atualizao deve ser feita manualmente. Fazer a carga da base na prxima execuo do pdv fora o UNIPaf a atualizar a base local (da estao) na prxima vez que acessar o sistema usar o nmero de pdv e filial da impressora fiscal deixar esta opo preferencialmente marcada, para o UNIPaf considerar os valores que esto configurados na impressora fiscal. Nmero do pdv permite especificar um valor para o nmero do pdv diferente do que est configurado na impressora fiscal. Nmero da filial permite especificar um valor para o nmero da filial diferente do que est configurado na impressora fiscal. .

.
Lembre-se de Fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento.

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 50 de 162

Resolvendo UNIPaf - Utilizando


Vamos comear pela inicializao do UNIPaf clicando no cone criado em seu DeskTop.

Na tela a seguir foi destacado as novidades no UNIPaf 2013 com as setas "Azul" que inclui a Data e Hora na parte superior o menu UNIPaf e o Status do sistema que foi posicionado abaixo:

Como usurio padro ao concluir a instalao o usurio : 1 e a senha: 1 note nas setas verdes, tambm importante lembrar que o Link (Seta azul abaixo) deve estar Ok.

Suprimento inicial
Se o valor do caixa est R$ 0,00 o UNIPaf ir pedir o valor do suprimento inicial e imprimir o comprovante no fiscal referente. possvel pressionar ESC nesta tela para no lanar o suprimento inicial. possvel que sua tela do UNIPaf 2013 no seja absolutamente igual a mostrada aqui, porque algumas funes podem ser habilitadas ou desabilitadas.

Menu Fiscal

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 51 de 162

LX LMFC LMFS Espelho MFD Arq. MFD Tab. Prod. Estoque Movimento por ECF DAV Emitidos Meios de pagto. Identificao do PAF-ECF Parmetros de configurao Vendas no perodo Tab. ndice Tcnico Produo Transf. de Contas de Clientes Contas de Clientes abertas

Emite Leitura X Leitura da memria fiscal completa (permite imprimir, gravar em arquivo ou ainda gravar em arquivo no formato Ato COTEPE 17/04). A seleo pode ser por faixa de data ou por faixa de reduo Z. Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. Leitura da memria fiscal simplificada (permite imprimir ou gravar em arquivo). A seleo pode ser por faixa de data ou por faixa de reduo Z. Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. grava em arquivo o espelho da memria MFD. A seleo pode ser por faixa de data ou de COO. Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. gera arquivo referente ao Ato Cotepe 17/04. A seleo pode ser por faixa de data ou de COO. Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. gera arquivo referente a tabela de produtos utilizada no estabelecimento. Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. gera arquivo referente ao saldo de estoque do estabelecimento. A seleo pode ser total (todos os produtos) ou parcial (neste caso informe o cdigo no campo Produto e pressione o boto Adiciona para cada produto desejado). Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. gera arquivo referente ao movimento das ecfs do estabelecimento. A seleo por faixa de datas e nmero de srie da ecf. Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. gera arquivo ou imprime relatrio gerencial com os DAVs emitidos no estabelecimento. O filtro por faixa de datas. Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. gera arquivo com os meios de pagamento referentes a cupons fiscais e no fiscais emitidos no estabelecimento. O filtro por faixa de datas. Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. imprime relatrio gerencial com a identificao do PAF-ECF imprime relatrio gerencial com os parmetros configurados no PAF-ECF Gera arquivo ref. as vendas do estabelecimento. O formato do arquivo pode ser do Convnio 57/95 (Sintegra) ou Ato COTEPE/ICMS 09/08 (SPED). O filtro por faixa de datas. Gera arquivo com os ndices tcnicos de produo nas empresas que utilizem a ficha de produo. Somente so gerados neste arquivo os produtos cujo IPPT seja P (produzido no estabelecimento). Pressione ENTER sobre o boto Ok para executar a operao. imprime relatrio gerencial com as transferncias realizadas entre as mesas do estabelecimento. Apesar de estar sempre disponvel, esta funo s se aplica aos estabelecimentos que utilizem o mdulo de restaurante. imprime relatrio gerencial com as mesas abertas no estabelecimento. Apesar de estar sempre disponvel, esta funo s se aplica aos estabelecimentos que utilizem o mdulo de restaurante.

Realizando uma venda


Para iniciar uma venda e abrir o cupom fiscal, digite o cdigo do produto e pressione ENTER ou ainda pressione F1 na tela de caixa disponvel. Continue digitando os cdigos dos produtos para realizar a venda. Note que os produtos vendidos por unidade assumem a quantidade 1 (um) para agilizar a venda.
Caso o produto seja vendido em outra unidade, a quantidade ser solicitada. Para vender quantidades diferentes de 1 pressione F6 antes de digitar o cdigo do produto que a quantidade tambm ser solicitada.

Para subtotalizar a vendas pressione F3 (Subtotal)

Venda Manual
Venda manual uma Nota fiscal de venda ao consumidor. Este tipo de nota tambm pode ser emitido pelo retaguarda. Para isso o modelo da nota deve ser 2.
No pdv a venda manual s estar habilitada quando tiver sido imprimido a Reduo Z. Caso a ECF esteja com defeito, a nota fiscal dever ser emitida no retaguarda.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 52 de 162
No SPED-Fiscal este tipo de nota ser informado no registro C300.

Nos relatrios, se a nota foi emitida no PDV ela aparecera no relatrio de Vendas por ECF, pelo retaguarda ele dever aparecer no Relatrio de vendas por nota fiscal. Mas para isso a CFOP que foi utilizada na nota deve estar marcada como Compra / Venda no cadastro de Naturezas de operaes fiscais.

Subtotalizando uma venda ou um recebimento


Para subtotalizar uma venda ou recebimento pressione F3 (subtotal). Nela os meios de pagamento podem ser informados, escolha o meio de pagamento pressionando F1 para dinheiro, F2 para cheque, F3 para TEF ou F4 para credirio. Note que os meios de pagamento podem ser habilitados ou desabilitados pelo tcnico autorizado. O valor do meio de pagamento pode ser parcial, sendo possvel o pagamento em diversas combinaes. Por exemplo dinheiro + cheque, dinheiro + tef, tef + credirio, etc.

Para calcular o troco, basta informar o valor total do pagamento em dinheiro que o UNIPaf ir informar o valor do troco. Caso tenha lanado um meio de pagamento indevidamente pressione DEL para cancelar o ltimo meio de pagamento lanado. Uma vez que a operao foi totalmente paga e o comprovante impresso, o UNIPaf volta para a tela de caixa disponvel.

Outras funes na tela de vendas


Na tela de vendas existem ainda outras funes que so descritas a seguir:
F4 Gaveta - Abre a gaveta durante a venda F5 Cancela item Cancela um item da venda. Informe o cdigo do produto para cancelar. O UNIPAf procura por todos os itens da venda com este produto. Caso todos os itens possuam a mesma quantidade o primeiro item ser cancelado. Caso existam quantidades diferentes o UNIPaf solicita a quantidade do item a ser cancelado. F6 Quantidade Altera a quantidade a ser vendida. Pressione F6 antes de informar o cdigo do produto para informar uma quantidade a ser vendida diferente de 1. F7 Item rpido Abre a tela de seleo de itens rpidos que foram previamente definidos no cadastro de produtos. F8 Consulta Consulta um produto durante a venda (quando no h a inteno de vender). F9 Mensagem cupom Define uma mensagem que ser impressa no rodap do cupom fiscal. F11 Desconto Concede descontos no item. F12 Identifica Identifica os participantes da venda (cliente, consumidor,vendedor, etc). Adicionalmente, possvel consultar um produto pelo nome para realizar a venda. Neste caso simplesmente digite parte do nome para pesquisar e pressione ENTER.

Na tela de caixa disponvel, alm das funes de venda e recebimento, existem outras funes que so descritas a seguir:
F3 Conta de Cliente Exibe painel grfico de mesas quando o mdulo de restaurante est ativado F4 Gaveta Abre a gaveta F6 Quantidade Permite informar a quantidade do primeiro produto vendido F7 Item rpido Permite iniciar a venda com um item rpido F8 Consulta Permite consultar um produto sem a inteno de venda F9 Recupera venda Permite recuperar a venda referente a um cupom fiscal que no pde ser concludo. Informe o nmero do COO do cupom fiscal para recuperar. F11 Outras funes Acessa o menu de outras funes F12 Importa Importa pr-vendas, oramento, pedido e DAV-OS. possvel tambm iniciar uma venda pesquisando pelo nome do produto. Neste caso, digite parte do nome para pesquisar e pressione ENTER.

Outras funes
Para acessar o menu de outras funes pressione F11 na tela de caixa disponvel, neste ponto as seguintes funes esto disponveis:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 53 de 162

F1 Fechamento caixa imprime um relatrio gerencial com o resumo do fechamento do caixa. Caso o saldo do caixa em dinheiro for R$ 0,00 (zero) o caixa ser fechado e solicitado a troca do operador. Note que o mesmo operador pode abrir outro caixa no mesmo dia e fechar o mesmo quantas vezes for necessrio. F2 Sangria realiza um sangria (retirada do caixa) e imprime o comprovante da operao F3 Suprimento realiza um suprimento (fundo de troco) e imprime o comprovante da operao F4 Gaveta abre a gaveta F5 Leitura X emite uma leitura X F6 Reduo Z emite a reduo Z F10 Cancela cancela a ltima operao (venda, recebimento, sangria ou suprimento) F11 ECF Acessa o menu de funes especficas de ECF F12 Tef Adm Acessa as funes administrativas do TEF

Venda de itens rpidos


Itens rpidos so teis para vender produtos com dificuldade de manuseio ou de identificao. Todos os itens rpidos identificados no cadastro de produtos so exibidos nesta consulta. Para vender um item selecione o item com as teclas seta para cima e/ou seta para baixo e pressione ENTER sobre o item. Ou ainda, digite o cdigo do item.

Mensagem no rodap do cupom fiscal


Durante a venda possvel definir uma mensagem com at 6 linhas que ser impressa no rodap do cupom fiscal. Para encerrar a digitao pressione F3.

Consulta de produtos durante a venda


Durante a venda possvel consultar um produto sem a inteno de vend-lo. Pressione F8 e digite o cdigo do produto a ser consultado (ou passe o cdigo de barras pelo leitor), caso no for possvel identificar o cdigo do produto possvel pesquisar pelo nome do produto. Neste caso digite parte do nome para pesquisar e pressione ENTER.

Selecionando um produto da busca por nome


Sempre que uma consulta por nome exibida uma lista, para selecionar o produto use as teclas seta para cima e/ou seta para baixo e pressione ENTER. A busca efetuada por parte do nome, resultando no maior nmero de resultados. No entanto quando o cadastrado de produtos muito grande, este tipo de consulta pode consumir muito tempo. Neste caso pressione F5 para restringir a busca pelo incio do nome, resultando em um nmero menor de resultados mas com a vantagem de ser executada mais rapidamente.

Desconto no item
possvel conceder e cancelar descontos nos itens a qualquer momento durante a venda. Alm disso, os descontos podem ser informados por percentual de desconto ou valor do desconto ou ainda pelo valor lquido do item. Para conceder desconto selecione o item com as teclas seta para cima e/ou seta para baixo e pressione ENTER. Informe o percentual de desconto ou o valor do desconto ou ainda o valor lquido do item. Informe tambm o motivo do desconto e ainda se deseja aplicar o mesmo desconto em todos os itens da venda com o mesmo produto. Por fim, pressione ENTER sobre o boto gravar. Para cancelar um desconto selecione o item (que tenha desconto) com as teclas seta para cima e/ou seta para baixo e pressione DEL sobre o item.

Identificao dos participantes da venda


Para identificar os participantes da venda (normalmente utilizado para informar o cliente ou o consumidor) pressione F12 na tela de vendas. Note que esta tela pode ter campos habilitados ou desabilitados pelo tcnico autorizado. Alm disso, possvel configurar a abertura automtica desta tela no incio de cada venda.

Outras funes na tela de subtotalizao


F11 Concede desconto no subtotal F12 Lana acrscimo no subtotal DEL - Cancela o ltimo meio de pagamento lanado ESC - Retorna para a tela de vendas

Desconto no subtotal
Para conceder um desconto no subtotal da venda pressione F11 na tela de subtotalizao. Informe o percentual de desconto ou o valor do desconto ou ainda o valor lquido da venda. Informe tambm o motivo do desconto. Por fim, pressione ENTER sobre o boto gravar.

Acrscimo no subtotal
Para lanar um acrscimo no subtotal da venda pressione F12 na tela de subtotalizao. Informe o percentual do acrscimo ou o valor do acrscimo ou ainda o valor lquido da venda. Por fim, pressione ENTER sobre o boto gravar.

Recebimento de prestaes
Para receber uma prestao de cliente pressione F2 na tela de caixa disponvel, informe o cdigo do cliente ou digite parte do nome do cliente para pesquisar. Uma vez selecionado o cliente ser exibido o resumo de parcelas do cliente.

Resumo das parcelas do cliente

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 54 de 162

Uma vez selecionado o cliente exibida a tela de resumo de parcelas do cliente:


F2 - recebe o valor vencido F4 - recebe o valor total F6 - imprime um relatrio gerencial com as parcelas em aberto F11 - seleciona parcelas individuais para receber F12 - exibe o resumo das parcelas por ms ou ainda digite o valor se for recebimento parcial.

Selecionando parcelas individuais para o receber


Teclando F11 na tela de resumo de parcelas do cliente ser exibida a seguinte tela:
F2 Seleo - Marca ou desmarca uma parcela F3 Subtotal - Subtotaliza o recebimento F7 Marca ms - Marca todas as parcelas que vencem no mesmo ms F8 Marca todos - Marca todas as parcelas F9 Desmarca todos - Desmarca todas as parcelas F11 Desconto - Concede desconto na parcela. Ser solicitado o valor do desconto e a parcela ser marcada (caso no estiver) Para conceder desconto o usurio deve ter configurado o percentual mximo de desconto no recebimento. A configurao feita no cadastro de usurios.

Consultando o resumo mensal do cliente


Para consultar o resumo mensal da parcelas do cliente pressione F12 na tela de resumo de parcela do cliente.

Outras funes disponveis na tela de caixa disponvel


Na tela de caixa disponvel, alm das funes de venda e recebimento, existem outras funes que so descritas a seguir:
F3 Mesa Exibe painel grfico de mesas quando o mdulo de restaurante est ativado F4 Gaveta Abre a gaveta F6 Quantidade Permite informar a quantidade do primeiro produto vendido F7 Item rpido Permite iniciar a venda com um item rpido F8 Consulta Permite consultar um produto sem a inteno de venda F9 Recupera venda Permite recuperar a venda referente a um cupom fiscal que no pde ser concludo. Informe o nmero do COO do cupom fiscal para recuperar. F11 Outras funes Acessa o menu de outras funes F12 Importa Importa pr-vendas, oramento, pedido e DAV-OS possvel tambm iniciar uma venda pesquisando pelo nome do produto. Neste caso, digite parte do nome para pesquisar e pressione ENTER.

Outras funes
Para acessar o menu de outras funes pressione F11 na tela de caixa disponvel:
F1 Fechamento caixa imprime um relatrio gerencial com o resumo do fechamento do caixa. Caso o saldo do caixa em dinheiro for R$ 0,00 (zero) o caixa ser fechado e solicitado a troca do operador. Note que o mesmo operador pode abrir outro caixa no mesmo dia e fechar o mesmo quantas vezes for necessrio. F2 Sangria realiza um sangria (retirada do caixa) e imprime o comprovante da operao F3 Suprimento realiza um suprimento (fundo de troco) e imprime o comprovante da operao F4 Gaveta abre a gaveta F5 Leitura X emite uma leitura X F6 Reduo Z emite a reduo Z F10 Cancela cancela a ltima operao (venda, recebimento, sangria ou suprimento) F11 ECF Acessa o menu de funes especficas de ECF F12 Tef Adm Acessa as funes administrativas do TEF

Sangria
Para realizar uma sangria pressione F11 na tela de caixa disponvel e pressione F2, digite o valor da sangria e pressione ENTER para imprimir o comprovante.

Suprimento
Para realizar um suprimento pressione F11 na tela de caixa disponvel e pressione F3, digite o valor do suprimento e pressione ENTER para imprimir o comprovante.

Cancelando a ltima operao


Para cancelar a ltima operao realizada pressione F11 na tela de caixa disponvel e pressione F10, digite o motivo do cancelamento e pressione ENTER sobre o boto Ok. Podem ser canceladas as operaes de venda, recebimento, sangria e suprimento, desde que nenhum relatrio gerencial tenha sido impresso.

Outras funes ECF


Para acessar as funes especficas de ECF (horrio de vero e ato cotepe 17/04) pressione F11 na tela de caixa disponvel e pressione F11 novamente.
F3 Horrio vero ajusta o horrio de vero da ecf F4 Ato cotepe 17/04 gera o arquivo referente ao ato cotepe 17/04 (nota fiscal paulista)

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 55 de 162

Importao de pr-vendas, pedido, oramento ou DAV-OS


Para importar uma pr-venda, pedido, oramento ou DAV-OS pressione F12 na tela de caixa disponvel:
F1 Importa uma pr-venda F2 Importa um oramento F4 Importa um pedido F5 Importa uma DAV-OS F6 Consulta os documentos disponveis de cada tipo. Pressione F1, F2, F4 ou F5 e digite o nmero do documento para ser importado. Caso queira consultar os documentos disponveis pressione F6.

Consultando pr-vendas, pedido, oramento ou DAV-OS


Para consultar as pr-vendas, pedido, oramento ou DAV-OS disponveis para a importao escolha o tipo de documento desejado (F1,F2,F4 ou F5) e pressione F6, use as teclas seta para baixo e/ou seta para cima para escolher o documento e pressione ENTER para importar.

ECF indisponvel
Nos casos em que a impressora fiscal estiver inoperante (problemas tcnicos, falha de autorizao ou aps uma reduo Z) o UNIPaf disponibiliza a tela de ECF indisponvel.
F1 Venda manual Registro de vendas manuais F8 Consulta Consulta produtos F11 Outras Outras funes da ECF

Venda manual
Sempre que a ECF estiver indisponvel o UNIPaf disponibiliza a tela de venda manual a fim de que o estabelecimento continue a registrar as operaes de vendas. Para realizar uma venda manual preencha a srie e sub-srie que o UNIPaf gera o nmero da ordem automaticamente. Depois digite o cdigo de cada produto a ser vendido, a quantidade e o valor do desconto para registrar o item. Repita esta operao para todos os itens da venda e ao final, pressione ALT+G para gravar a operao de venda. .
Lembre-se de Fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento.

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 56 de 162

Resolvendo Sped - Configurando

Nomenclatura:

. Tudo comea pelo estudo da nomenclatura, note que no site da Receita temos: (Alistei apenas os links pertinentes ao estudo desse tpico)
Sped Contbil (Escriturao Contbil Digital (ECD)) Sped Fiscal (Escriturao Fiscal Digital EFD)) EFD- Contribuies Relacionado a contabilidade, no existe o mdulo contbil no UNICO, apenas no G-nio. Arquivo gerado pelo UNICO no formato de texto (txt), que baseado nos impostos ICMS e IPI Conhecido vulgarmente por Sped Contribuies que baseado sobre os impostos de PIS / Confins e Contribuio Previdnciaria sobre a receita bruta.

.
Sped Contbil : As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional esto dispensadas desta obrigao.

. Apartir de agora vamos abordar o Sped Fiscal e o Sped Contribuies (EFD-Contribuies), usaremos o termo Sped Contribuies ao invs de EFDContribuies por uma questo de comodidade.

Quais so as diferenas do Sped Fiscal e Sped Contribuies?


Basicamente so os dados que alimentam cada um, ou seja, os impostos que cada um baseado, como pode verificar abaixo:
Sped Fiscal : Sped Contribuies: Alimentado pelos impostos ICMS e IPI Alimentado pelos impostos PIS / Confins e Contribuio previdenciria sobre a Receita Bruta.

Tanto o Fiscal como o Contribuies so arquivos no formato txt, que o usurio gera mensalmente utilizando o Sistema UNICO. .
Voc pode encontrar esses arquivos dentro da pasta UNICO com os nomes sped.txt e SpedContribuicoes.txt.

Em qual UNICO posso usar o Sped Fiscal e Contribuies?


Sped fiscal s funciona no Manager e Enterprise e necessrio licena. O Sped fiscal no Uniplus j vm Acoplado

.
Sped Contribuies s possvel a ativao no Uniplus com a licena. (O Sped Contribuies no funciona no Start, Manager e Enterprise)

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 57 de 162

Quando eu uso o Sped Fiscal e quando uso o Sped Contribuies?


Qual Sped a empresa vai utilizar depende de vrios fatores, como por exemplo: - A empresa pertence ao Lucro Real - Depende do tipo de Contribuio da empresa em relao ao PIS/Pasep e Cofins. - Depende do tipo de Contribuio Previdenciria sobre a Receita da empresa. .

Licenas para o Sped Fiscal


S possvel instalar a licena do Sped Fiscal no Manager ou Enterprise.

Licenas para o Sped Contribuies


S possvel instalar a licena do Sped Contribuies no UNIPlus. . A partir de agora ento vamos focar apenas o Sped Fiscal, aps sua concluso iniciaremos o Sped Contribuies. .

Sped Fiscal - Configurando os Parmetros


Agora que j conhecemos o que o Sped Fiscal, vamos ver como configura-lo. No menu Cadastros > Outros > SPED > Parmetros do Sped Fiscal. .

. Vamos esto ver como devemos configurar o Spef Fiscal: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 58 de 162

.
Perfil de apresentao do Arquivo : Indicador do Tipo de Atividade : Apurao de IPI : Cdigo da receita do ICMS a recolher : CFOP venda ECF : CFOP venda ECF Fabricao Prprio : CFOP venda ECF com ST : Deve ser informado pela Contabilidade Deve ser informado pela Contabilidade Deve ser informado pela Contabilidade Recentemente foi definido que : Na apurao do ICMS no Registro E-116 deve ser informado o cdigo da Receita para pagamento do ICMS. Se no for informada nenhuma CFOP enviada com o valor 5102 Se no for informada nenhuma CFOP enviada com o valor 5101 Se no for informada nenhuma CFOP enviada com o valor 5405

Gerao do Sped Fiscal


A Gerao do Sped Fiscal bem simples, basta clicar no menu ferramentas e na opo Spef Fiscal, que surgir a seguinte tela: .

.
Perodo : Finalidade do Arquivo : Nome do Arquivo : Inventrio : Carto de Crdito / Dbito : Determine o Perodo que deseja o Sped Fiscal. Remessa do Arquivo Original=Se o primeiro arquivo a ser enviado; Remessa do arquivo substituto=Arquivo de correo do Sped j enviado Nome e local onde o arquivo Sped ser gravado Feito uma vez ao ano, orientao deve vir da contabilidade. Alguns estados so obrigados a fornecer essa informao, ao passo que outros no so obrigados. Informe-se com seu contador se o seu estado obrigado a fornecer no Sped as informaes de carto de crdito / dbito.

Sped Contribuies - Configurando os Parmetros


Agora que j conhecemos o que o Sped Fiscal e o que o Sped Contribuies, vamos ver como configura-lo. No menu Cadastros > Outros > SPED > Parmetros do Sped Contribuies.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 59 de 162
.

. As configuraes devem ser realizadas seguindo a orientao da contabilidade. Isto pode variar de empresa para empresa. O campo Tipo de contribuio no obrigatrio, e o campo Apropriao de crdito apenas obrigatrio no caso da empresa selecionar a Incidncia tributria, igual a Escriturao de operaes com incidncia exclusivamente no regime cumulativo" ou "Escriturao de operaes com incidncia nos regimes no-cumulativo e cumulativo". Os campos "CFOP venda ECF" e "CFOP venda ECF com ST", s devem ser preenchidos caso a empresa queira um CFOP diferente do que gerado pelo sistema. Caso a empresa seja obrigada a gerar o Bloco P, e for uma prestadora de servios, o campo "Contribuio previdenciria prestadoras de servio", deve ser preenchido. Para outras situaes (notas que no so de servio), o campo deve ser preenchido no produto: Impostos ' Contribuio previdenciria. O bloco ser gerado, para notas que no so de servio, quando a opo "Considera venda/compra" , da natureza de operao estiver marcada. Os crditos j so preenchidos de forma opcional. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 60 de 162

4 - Novos cadastros
Alguns cadastros auxiliares so necessrios para o Sped Contribuies. As tabelas esto preenchidas com os cdigos disponveis em 05/07/2012. Cadastros' Outros:'SPED 'Contribuio previdenciria (Utilizada no Bloco P); Cadastros' Outros:'SPED 'Operaes geradoras de crdito: Nesta tabela esto as CFOPs que do direito a crdito de PIS/COFINS; Cadastros' Outros:'SPED 'Base de clculo de crdito; Cadastros' Outros:'SPED 'Contribuio social apurada; Cadastros' Outros:'SPED 'Tipo de crdito; Cadastros' Outros:'SPED 'Receita sem contribuio. Caso a empresa se enquadre com venda para determinado produto utilizando a CST igual a 04, 05, 06, 07, 08 ou 09 podem seguir as seguintes tabelas:
CST 04 - Tabela 4.3.11 CST 05 - Tabela 4.3.12 CST 06 - Tabela 4.3.13 CST 07 - Tabela 4.3.14 CST 08 - Tabela 4.3.15 CST 09 - Tabela 4.3.16

A tabelas podem ser encontradas em: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-contribuicoes/tabela-codigos/tabelas-de-codigos_PIS_Pasep_Cofins.htm .

5 - Novos campos no cadastro de Produto e Natureza de operao


. Novos campos so necessrios para a gerao do SPED Contribuies. O sistema buscar como preferencial o que for preenchido no cadastro de produtos, em: Guia Impostos > Sped Contribuies. No grupo de entrada necessrio o preenchimento de dois campos, quando possuir direito a crdito: A ) Tipo de crdito: Se a nota utilizar alquotas bsicas e CST igual a 50, 51 e 52. Ou alquotas de agroindstria e CST de 60 66, esse campo sugerido automaticamente ; No grupo de sada, quando caracterize venda, preencha um dos campos abaixo:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 61 de 162

A ) Contribuio social apurada: para notas que gerem PIS/COFINS na sada. Este campo ser preenchido automaticamente, caso a empresa j esteja com os parmetros do SPED Contribuies configurados corretamente e no precise utilizar o cdigo 71, 72 e 99, e o sistema no encontre cdigos configurados no produto ou natureza de operao; B ) Receita sem contribuio: para notas que caracterizem receita, mas no gerem PIS/COFINS na sada. Esta tabela deve ser preenchida conforme a necessidade da empresa. Caso a sada no caracterize uma receita, deve ser informada a CST 49 e a tabela no ser exigida. A Contribuio previdenciria deve ser preenchida, quando a empresa obrigada a enviar o Bloco P. Essa contribuio varia por produto, ento o campo se encontra apenas no cadastro de produtos. Essa configurao, tambm pode ser feita por Grupo de produto, no cadastro de Grupo de produto, coloque a contribuio previdenciria, e depois de gravar, utilize a opo: "Atualizar dados dos produtos que pertencem ao grupo selecionado (F6)", na Grid de Grupos de produtos. .

. No grupo de entrada necessrio o preenchimento de dois campos, quando possuir direito a crdito: Tipo de crdito No grupo de sada, quando caracterize venda, preencha um dos campos abaixo: a) Contribuio social apurada: para notas que gerem PIS/COFINS na sada. Este campo ser preenchido automaticamente, caso a empresa j esteja com os parmetros do SPED PIS/COFINS configurados corretamente e no precise utilizar o cdigo 71, 72 e 99, e o sistema no encontre cdigos configurados no produto ou natureza de operao; b) Receita sem contribuio: para notas que caracterizem receita, mas no gerem PIS/COFINS na sada. Esta tabela deve ser preenchida conforme a necessidade da empresa. Caso a sada no caracterize uma receita, deve ser informada a CST 49. Note que os CSTs, 01 49 referem-se s notas de sada, 50 98 s notas de entrada, e 99 para ambas. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 62 de 162

6 - Lanamento da nota fiscal


No lanamento da nota fiscal foram includos novos campos na aba PIS/COFINS do item. Nota de entrada: Para o item tributado o campo "Tipo de Crdito" obrigatrio; Se a nota utilizar alquotas bsicas e CDT igual a 50, 51, e 52, ou alquotas de agroindstrias e CST de 60 66, esse campo sugerido automaticamente, na incluso do item. .

. Nota de Sada:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 63 de 162

Nas notas de sada que caracterizam venda (CST diferente de 49), obrigatrio informar "Contribuio Social Apurada" (Para operaes que geram PIS / CONFINS) ou "Receita sem Contribuio" (Para operaes que no geram PIS / CONFINS). Sendo que a 'contribuio social apurada' informada automaticamente pelo sistema, excluindo os cdigos 71, 72 e 99. .

- Como envio o SPED FISCAL?


No Menu: Ferramentas > Sped Fiscal .

. Este arquivo dever ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped. Para que os arquivos sejam enviados para Receita Federal devem ser usada as opes: Sintegra / Sped Fiscal / Sped Contribuies.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 64 de 162

Estamos partindo do principio que o arquivo j tenha sido validado!

7 - Nota fiscal de entrada de devoluo de venda - Lucro presumido


A empresa que apura PIS/COFINS de forma cumulativa, no pode se aproveitar de crditos em notas de entrada. Para que o dbito dos impostos de uma devoluo de vendas seja estornado, esse deve ser lanado em outros ajustes. Ento nas notas de devoluo de vendas a opo "Considera devoluo de venda" da Natureza de operao, deve estar marcada. Sendo assim, se a nota possuir PIS/COFINS, o sistema gera o ajuste de reduo automaticamente. .

Habilitar SPED Contribuies - (Antigo SPED PIS/COFINS)


Para habilitar o mdulo, clique: Menu ferramentas > opo Preferncias > Guia Sped > Habilitar sistema para Sped Contribuies. Essa opo deve ser marcada em todas as filiais (Ilustrao Abaixo). Aps marcar a preferncia, os itens 2 e 3 tambm devem ser configurados, para que no ocorram bloqueios ao emitir notas fiscais. .

2 - Gerao de arquivo por empresa

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 65 de 162
O arquivo deve ser gerado por empresa, agrupando os dados das filiais. As seguintes configuraes abaixo so necessrias: 1) Cadastrar a(s) empresa(s) : (Cadastros > Outros > Empresas e Filiais); 2) Indicar na(s) filial(is) a qual empresa pertence. -Selecionar o campo Tipo na filial, indicando se ela a matriz, ou uma filial. Sendo que por empresa pode-se ter apenas uma matriz; Note que se a empresa possuir apenas uma filial, o procedimento o mesmo, indicando ento que esta filial a matriz. .

8 - Gerao do arquivo SPED PIS/COFINS


A gerao do arquivo est disponvel em: - Ferramentas > Sped Contribuies.

. 9 - Analisador de base
- Ferramentas > Analisador base - SPED Contribuies Caso a empresa precise realizar ajustes na base, referente entrega de arquivos retroativos, o sistema gera ajustes automticos. Buscando nas configuraes realizadas nos itens 3 e 5, deste manual.

. 10 - Ajustar itens de notas fiscais gravadas


- Ferramentas > Ajuste em lote - itens de nota fiscal Caso a empresa precise alterar CST, tipo de crdito ou base de clculo de crdito em notas fiscais de entrada, ou contribuio social apurada e receita sem contribuio em notas de sada, podem utilizar esta ferramenta:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 66 de 162

.
SINTEGRA (Sistema Integrado de Informaes sobre Operaes Interestaduais com Mercadorias e Servios.) Todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais atravs de sistema eletrnico de processamento de dados, ainda que atravs de terceiros (escritrio de contabilidade, CPD externo, etc), esto obrigados a enviar as informaes para o SINTEGRA. Esta obrigatoriedade para a entrega de um arquivo magntico foi estabelecida pelo Decreto 4.204, de 16 de agosto de 2000. Para o envio das informaes necessrio um programa validador, que um "software" disponibilizado pelas Secretarias de Fazenda para consistir as informaes prestadas para o SINTEGRA em meio magntico pelos contribuintes, ou seja, esse programa verifica se o arquivo a ser entregue Secretaria est de acordo com as regras estabelecidas no Convnio ICMS 57/95/2010. Depois que esses arquivos so gerados no formato TXT pelo Sintegra, na pasta onde o UNICO foi instalado, eles devem ser Testados atravs dos programas Validadores: Sintegra / Sped Fiscal / Sped Contribuies que esto disponveis no endereo de FTP: ftp:\\177.19.228.192 Caso o programa aponte algum erro, basta que os mesmos sejam corrigidos e retransmitidos.
Alguns erros comuns so: Datas erradas, Configuraes erradas de CFOP, CST, inexistncia de alguma base de calculo, nmero muito extenso da nota fiscal, falta de algum dado, etc...

.
Lembre-se de Fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento.

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 67 de 162

Resolvendo Sped - Solucionando

Quando fazemos a validao dos Speds, pode ocorrer algumas crticas. Para soluciona-las podemos recorrer a tabela de Sped que est disponvel no site: w w w .sistemaunico.com.br > link: Informativo Tcnico. Abaixo est relacionadas, as principais solues quando ocorre crticas no SPED.

1 - Mensagem de erro 3771 - Tamanho de Campo Invlido:


Se ao validar o Sped acontecer um erro igual ou semelhante a imagem abaixo, basta analisar os campos em destaque e resolver o problema referente a NFe indicada. 1 ) Nmero da Nota Fiscal 2 ) Data da Nota Fiscal 3 ) Valor da Nota Fiscal Note que no campo "No se aplica 3771" foi usado 4 caracteres para a srie da nota fiscal, onde s permitido 3 caracteres.

Para que a nota seja transmitida normalmente basta corrigir o valor 3771 para o valor correto com 3 dgitos. E interessante identificar os dados como nmero(1), data(2) e valor(3) para que a mesma seja encontrada com maior facilidade.

2 - Mensagem de erro 1600 - Adm. de Carto:

Para solucionar a crtica do SPED acima basta cadastrar a administradora de carto em Cadastros > Outros > Paf ECF > Administradoras de Carto e realizar o cadastro.
Para mais detalhes sobre como configurar as administradoras de carto consulte o Tpico Configurao de Administradoras de Cartes

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 68 de 162

3 - Mensagem de erro 0200 - Cdigo N C M invlido!

Outro detalhe que exige cuidado ao preencher o campo cadastro de produtos no campo NCM, que significa: Nomenclatura Comum do M ercosul. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 69 de 162

. Como destacado na imagem acima observe em destaque o campo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), esses dados devem ser fornecidos pelo seu contador e deve-se tomar muito cuidado no preenchimento para que no ocorra crticas na gerao do SPED.

4 - Mensagem de erro H010 - Saldo Negativo na data Informada no Inventrio

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 70 de 162

. . .

Crticas SPED Fiscal


Esta tabela contm apenas 3 das principais causas de crticas do SPED, para acesso a tabela completa, acesse o site: w w w .sistemaunico.com.br > link: Informativo Tcnico

. . .

Esse F.A.Q tm como objetivo reunir as principais dvidas sobre o SPED. 1 - Como escriturar uma Nota Fiscal em decorrncia de Cupom Fiscal? Notas Fiscais emitidas em substituio ao Cupom Fiscal devem possuir R$ 0,00 como valor do documento (Situao 08 - Documento Fiscal Emitido com base em regime especial), sem lanamento de produtos e ICMS. Observao: Veja a exceo n 04 (Layout SPED ICMS/IPI). 2- Em Andamento... .
Lembre-se de Fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento.

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 71 de 162

Resolvendo Cdigo de Barras

Como Configurar Cdigo de Barras dos Produtos?


1) Opo Cadastro / Outros / Modelos de Impresso / Modelo de Etiqueta de Cdigo de Barras 2) Abaixo clique no boto Incluir. Ser exibida a seguinte tela: .

.:: Item 1
Cdigo Descrio Gerado automaticamente Informe neste local uma descrio/nomenclatura para reconhecimento do modelo da etiqueta posteriormente.

.:: Item 2
Formato da pgina Margens da pgina Nas linhas de configurao do formato de pgina voc ir identificar a altura e largura da pgina e a altura e largura da etiqueta. Nas linhas de configurao das margens da pgina voc ir identificar as margens superior, inferior, direita e esquerda da pgina da etiqueta.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 72 de 162
Margens da pgina Colunas Nas linhas de configurao das margens da pgina voc ir identificar as margens superior, inferior, direita e esquerda da pgina da etiqueta. Identificar a quantidade de colunas existentes na pgina e se existir mais que uma coluna colocar o espaamento que haver entre elas.

.:: Item 3
Que Tipo de Cdigos de Barras Usar? Os cdigos de barras so representaes grficas de um determinado valor ou uma sequncia de dados informativa.
Os cdigos de barras se dividem em dois grupos: cdigos de barras numricos cdigos de barras alfanumricos

Sendo os cdigos de barras alfanumricos capazes de representar nmeros, letras e caracteres de funo especial.
Cdigo de Barras (Cod 128 )

O cdigo de barras 128 uma simbologia linear capaz de codificar todos os 128 caracteres ASCII e uma grande variedade de caracteres especiais. Esta simbologia inclui um dgito verificador, e o cdigo de barras tambm pode ser verificado caractere por caractere por meio de paridades. Esta simbologia utilizada em uma grande variedade de aplicaes, devido a grande capacidade de dados que pode ser codificado em um espao pequeno. A simbologia 128 tambm conhecida pelos termos ANSI/AIM 128, ANSI/AIM Code 128, USS Code 128, Uniform Symbology Specification Code 128, Code 128 Code Set A, Code 128 Code Set B, Code 128 Code Set C, Code 128A, Code 128B, Code 128C. Que tipo de dado pode ser codificado com a simbologia 128? - 128 A: Podem ser codificadas letras maisculas, nmeros, caracteres de pontuao e caracteres especiais. - 128 B: Podem ser codificadas letras maisculas e minsculas, nmeros, caracteres de pontuao e caracteres especiais. - 128 C: Podem ser codificados 100 pares numricos de 00 a 99 e trs caracteres especiais.
Cdigo de Barras (EA N 13 )

O cdigo de barras EAN 13, utilizado na identificao de produtos comerciais e codifica o pas de origem, o fabricante, e o cdigo do produto e foi desenvolvido pela International Article Numbering Association (EAN) na Europa. A utilizao deste cdigo regida pela GS1 cujas normas so internacionais. Sendo esta simbologia considerada ponto inicial para aplicaes comerciais. A simbologia EAN 13 tambm conhecida pelos termos GS1-13, EAN/UCC-13, GTIN-13, European Article Number 13 (termos originais em ingls). Que tipo de dado pode ser codificado com a simbologia EAN 13? - O cdigo de barras EAN 13 representado por 12 dgitos principais mais 1 dgito verificador.
Cdigo de Barras 3 de 9 (Code 39)

O cdigo 3 de 9 a primeira simbologia alfanumrica desenvolvida, e ainda utilizada em alguns casos de uso geral. Esta simbologia tambm recebe o nome de ANSI/AIM Code 39, ANSI/AIM Code 39, Uniform Symbology Specification Code 39, USS Code 39, USS 39, Code 3/9, Code 3 of 9, USD-3, LOGMARS, Alpha39, Code 39 Extended, e Code 39 Full ASCII (terminologias originais em ingls). O cdigo 3 de 9 uma simbologia discreta e de comprimento varivel. Que tipo de dado pode ser codificado com a simbologia 3 de 9? - No modo padro pode ser codificado letras maisculas (A at Z), nmeros (0 at 9) e alguns caracteres especiais como: *, -, $, %, (Space), ., /, e +

.:: Item 4
Grid Configuraes:
Descrio Texto onde voc poder visualizar o nome do campo que deseja configurar na etiqueta; habilitado somente para os campos livres, onde so informados textos fixos que o usurio deseja colocar na impresso da etiqueta;

Mscara a coluna onde ser configurado o tamanho do campo, por exemplo: Se na coluna estiver informado C10, naquele respectivo campo s ser impresso 10 caracteres, independentemente do tamanho do campo no cadastro do produto; Linha e Coluna Fonte Rotao Altura e Largura so as colunas onde ser informado a posio do campo. A linha e coluna informada so onde sero impresso os primeiros caracteres do campo. Tome cuidado para no sobrepor campos, ou seja, escrever uma informao em cima da outra, em vista que devido quantidade dos caracteres e tamanho da fonte isso pode ocorrer Coluna onde informamos o tamanho da fonte / letra do campo possvel configurar para que o campo fique escrito "de lado", "de cabea para baixo" entre outros, conforme o ngulo informado; Ficam habilitadas somente para o campo "Imagem" e "Cdigo de barra". Nessas colunas possvel especificar um tamanho mximo, onde estes campos ocuparam na etiqueta;

Abaixo na grid de configurao do layout de etiquetas, existem os "campos livres". Nesses campos o usurio pode informar textos fixos que ele deseja que sejam

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 73 de 162

impressos na etiqueta. Para isso basta informar o texto desejado na coluna "texto" e as demais configuraes sero feitas da mesma forma nos outros campos. .
Verifique se a quantidade de informao configurada caiba na etiqueta. Sem verificar esta questo pode haver sobreposio de informao ou at mesmo que as informaes configuradas fiquem fora da impresso.

.:: Item 5
Gravar (F10): clique no boto gravar para finalizar e salvar a configurao da etiqueta; - Exportar modelo (F7): com esta opo voc conseguir exportar um modelo j configurado no sistema. - Importar modelo (F6): com esta opo voc conseguir importar um modelo j configurado, evitando assim a necessidade de uma nova reconfigurao em outra mquina. .

Exemplo de Configurao:

Voc dever verificar as medidas da folha, da etiqueta, da coluna e das margens entre as mesmas. Dica: Utilize uma rgua para lhe auxiliar na medio. E converta os valores para milmetros

. Aps converter, coloque estas informaes no sistema em seus respectivos lugares. .

. V grid de configurao abaixo e escolha quais informaes que voc deseja que aparea na etiqueta. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 74 de 162

. Conforme na imagem, as informaes que aparecero neste exemplo sero: Cdigo, Nome, Preo de venda e o cdigo de barras. .

. Veja que, na imagem acima esto identificadas somente as informaes que selecionamos para a etiqueta teste, as mesmas j esto configuradas com seus respectivos valores de linha, coluna, fonte, altura e largura. 4 - Clique no boto "Gravar" para finalizar a configurao. 5 - Para visualizar a etiqueta ser necessrio fazer a emisso da mesma em formato, voc pode mandar imprimi-la diretamente mas o ideal seria fazer uma prvisualizao.

Emisso de etiquetas de cdigo de barra


V em: Estoque => Emisso de etiquetas de cdigo de barras. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 75 de 162

.
Modelo Pauta de Preo Cond. Pagto Iniciar na linha Coluna Pr-Venda Selecione o modelo configurado anteriormente; Selecione a pauta de preo desejada; Selecione a condio de pagamento para impresso; Selecione a linha que iniciar a impresso; Selecione a coluna que iniciar a impresso; Selecione este combobox para que a imagem seja visualizada antes da impresso.

. Produto Selecione o produto que voc deseja gerar a etiqueta, informe a quantidade. O campo quantidade s estar liberado se a unidade de medida for peso. Clique em "Ok" para incluir o produto na tela abaixo. Feito isto s clicar em "Gerar" para que a etiqueta seja impressa na tela. Conforme configurao mostrada acima, as etiquetas sero impressas da seguinte forma: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 76 de 162

Exemplo de configurao de etiquetas para impressoras Zebra e Argox.


Na configurao de modelos de impresso de etiquetas para impressoras do tipo Argox ou Zebra, existe uma configurao especfica pelo fato de ser um rolo de etiquetas com a impresso de somente uma etiqueta por vez. .

. Voc dever verificar as medidas, veja que, neste tipo de etiqueta como a etiqueta do tamanho da "folha/rolo", as medidas da etiqueta e da pgina devero ser as mesmas. Coloque as informaes no sistema conforme repassado acima. Ficar da seguinte forma: .

. Devido ao formato da etiqueta as informao referentes a margens da pgina devem ficar zeradas, o nmero de colunas dever ficar como 1, o espaamento ficar como 0 e o tipo de cdigo de barras fica a seu critrio. Aps ter sido feito a configurao da pgina de impresso das etiquetas, basta ser feita a configurao da grid da etiqueta, conforme explicado acima. A etiqueta ficar da seguinte forma: .
Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 77 de 162

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 78 de 162

Resolvendo Modelo de Impresso - Configurando


. A configurao dos modelos de impresso muito importante, porque como os dados sero impressos. O procedimento bastante simples pelo fato de ser visual, ou seja, todas as configuraes que so feitas poderem ser visualizadas ao lado. No menu Modelos de Impresso temos vrios modelos, onde os modelos: Modelo de DAV-OS, Modelos de Devoluo, Modelos de Duplicata, Modelos de Ordem de Servio, Modelos de Pedidos de Venda, Modelos de Pedido de Compra e Modelo de Nota Fiscal possuem as mesmas caractersticas de configurao, por isso, abordaremos nesse tpico apenas o Modelo de DAV-OS. No Modelo de Nota Fiscal, devemos informar antes o Modelo da Nota, a Srie, Prximo nmero da Nota Fiscal e se ou no uma Nota Fiscal de Servio , aps isso clique abaixo no boto Layout(F6) para definir a configurao de impresso conforme ser abordado nesse tpico. As opes: Modelos de Etiqueta de Cdigo de Barras, Modelos de Etiqueta de Mala Direta e Modelos de Etiqueta de Volume de Nota Fiscal so configuradas conforme o tpico Cdigo de Barras. A opo: Modelos de Etiqueta de Cdigo de Barras - Script foi criada para atender algumas impressoras que necessitam programao atravs de cdigos PPLA (Professional Photographic Laboratories Association), como por exemplo, alguns modelos do fabricante Argox , se esse for seu caso entre em contato com o suporte. Para iniciar a configurao dos modelos de impresso clique no menu Cadastro > Outros > Modelo de Impresso > Modelos de DAV-OS (Ordem de Servio que pode ser importada pelo PDV) .

. Em seguida temos a descrio de cada opo da configurao (rea A) do modelo de impresso e a tela que ser exibida.
Nmero de linhas da Impresso Nmero de linhas para produtos Espaamento Comprimido Tipo de Impresso Suprimir linhas em branco na impresso Nmero indeterminados de itens Com no minmo 33 linhas de impresso, podemos configurar qual a quantidade de linhas que sero impressas, o valor 66 equivalente ao tamanho A4. No relatrio alm dos produtos temos outras informaes, para imprimi-las, devemos escolher a quantidade mxima de produtos que queremos impressos, para que haja espao para as outras informaes. A quantidade mxima de produtos no UNICO 2013 de 49. Esta opo seria o "Espaamento entre linhas", ou seja, espao entre uma linha e outra do relatrio. Diminui o espaamento horizontal, permitindo que se use folhas menores que A4. Na opo grfico temos a opo de visualizar o relatrio antes de ser impresso no formato PDF, diferente da opo Matriz em que o relatrio enviado diretamente para impressora matricial configurada como padro. Na opo Default voc pode pode usar um modelo "padro" criado pela InteliDATA, porm usando esse padro no permitido a alterao dos objetos. Quando for deixada alguma linha em branco a impressora no "deixara" o espao da linha.

Quando utilizamos impressoras trmicas com bobinas, devemos habilitar essa opo, porque a folha "no tm fim".

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 79 de 162

. Agora vamos analisar a "rea B" por colunas:


Nome do Campo Comando Mscara "Linha e Coluna" So os valores que esto no banco de dados e no o rotulo! Exemplo:Ao escolher Nome da Empresa aparecer o nome da empresa que est cadastrada no sistema (Ex.: XYZ Comrcio e Indstria) e no a palavra nome da empresa. podemos configurar os critrios abaixo para alterar a esttica do relatrio, os comandos que so possveis adicionar esto na tabela abaixo na tabela B1: Esta opo semelhante a "Mscara do Access" nela possvel configurar qual o formato que sero impressos os campos, e quantos caracteres sero destinados para o respectivo campo c10, c11, c12, etc... Definem em que posio os campos ocuparo na impresso, como se fosse o eixo X e Y, ou seja, posio vertical e horizontal na folha.

. Tabela B1
@DATA @HORA @TRACO @REPLICA @MOLDURA Imprimi a Data Atual Imprimi a Data Atual Cria um trao ( necessrio digitar no campo mscara a coluna onde se deseja terminar o trao) No campo mscara colocar o caracter que quer replicar e o nmero de vezes que deseja, separado por vrgula No campo mscara digite a linha e a coluna para termino da moldura.( Separe por vrgula)

No campo "Comando" coloque: @MOLDURA No campo "Mscara" coloque a linha e a coluna em que a moldura termina Nos campos de linha e coluna normais, coloque onde a moldura comea. Ento se eu quero que a moldura comece na Linha 1 e coluna 1 e termine na linha 15 e coluna 13 seria digitado o seguinte: @MOLDURA | 15,13 | 1 , 1 .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 80 de 162

.
Note que a medida que as alteraes so feitas, ao lado gerada a visualizao.

. rea C importante ainda destacar as opes no rodap "Exportar modelo (f7)" e "Importar modelo (f6)", onde possvel salvar todas as configuraes feitas e "leva-las" para outro UNICO, sendo assim, podemos configurar apenas uma vez o relatrio de impresso e copiar esse modelo para outro sistema UNICO. Esses arquivos que so gerados tm a extenso .obj .
Lembre-se sempre de Gravar (f10) as alteraes que foram feitas no seu modelo de impresso!

Tipos de Dados
Temos disponvel para os modelos de impresso os seguintes campos que so "puxados" do seu sistema UNICO: Cabealho, Dados da Empresa, Dados do Cliente, Produtos/Servios, Resumo. Note que por ltimo temos tambm o Textos Livres que so "Rtulos" ou "Etiquetas" para os dados que so inseridos. Note na imagem a seguir esses campos:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 81 de 162

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 82 de 162

Textos Livres (Verde)


Note que ao descer a barra de rolagem aparecer uma linha com o ttulo "Textos Livres", esse item importante porque permite identificar os campos do banco de dados. conforme foi mostrado na imagem abaixo com a cor verde.
A Imagem abaixo foi alterado em um programa grfico para facilitar a compreenso. No possvel conseguir a configurao abaixo!

Foi digitado nos "Campos livres" : Cdigo, Nome, Endereo, Nmero, Complemento, Bairro e Cidade. .

. Note que esses textos foram posicionados nas linhas indicadas a frente: Exemplo: Cdigo foi posicionado na linha 5 e na coluna 5, Nome na linha 6 e coluna 5 e assim sucessivamente.
Se voc quiser um "Mapa" dessas linhas e colunas clique no boto (Imprimir Rgua (F6)).

Essas linhas imaginrias foram "feitas" em um aplicativo grfico para facilitar o entendimento, veja como o sistema posiciona os "Textos Livres". .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 83 de 162

. Esse metdo de trabalho se assemelha muito com o Excel. Ainda destacando os campos em vermelho, perceba que so os DADOS CADASTRADOS NO BANCO DE DADOS . . Para ajudar a visualizar onde os campos ficaram posicionados na folha, foi criado o boto "Imprimir Rgua(f7)", observe que impresso os nmeros de linhas e colunas. .

.
Depois da coluna 9 a numerao volta para 1, mas esse 1 depois do 9 representa 10.

.
Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 84 de 162
. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 85 de 162

Resolvendo Administr. Cartes - Cadastrando


.

Como Configurar Administradoras de Cartes?


Para Cadastrar as operadoras de cartes do mercado basta seguir o procedimento abaixo: 1) Opo Cadastro / Clientes 2) Cadastre um cliente para cada operadora: RedeCard, Cielo, etc... 3) Acesse: Opo Cadastro / Outros / Paf-ECF / Administradoras de carto. .

. 4) Na parte inferior clique no boto Incluir(F2) Ser exibida a seguinte tela: .

. 5) No campo cliente escolha o mesmo valor do campo nome acima.


Cdigo Informe um cdigo para o cadastro da administradora ou de um "enter" no campo para que o sistema carregue sozinho a sequncia da numerao;

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 86 de 162
Cdigo Nome Cliente Cdigo de rede Venda POS Prazo de vencimento crdito Prazo de vencimento dbito Taxas Informe um cdigo para o cadastro da administradora ou de um "enter" no campo para que o sistema carregue sozinho a sequncia da numerao; Informe o nome da administradora de carto; Informe o cliente para esta administradora. Este campo servir para que as vendas a carto sejam informadas no contas a pagar do sistema. Para mais informaes favor entrar em contato com o suporte tcnico Informe o cdigo referente administradora que esta sendo cadastrada; Se ir ser utilizado venda POS nesta administradora, voc dever informar se o mesmo trabalhar com: "crdito/dbito", somente "dbito", somente "crdito" ou caso no venha trabalhar com venda POS basta selecionar a opo "desabilitado"; Informe o prazo para o vencimento a crdito

Informe o prazo para o vencimento a dbito; Informe as taxas cobradas pela administradora para cada parcelas.

Os campos com preenchimento obrigatrio so identificados atravs do x amarelo no canto inferior direito do campo, o restante que no o contm, podem ser deixados em branco para o preenchimento posteriormente.

Por padro o sistema j apresenta cinco Administradoras de carto cadastradas:


TECBAN VISANET AMEX MASTERCARD HIPERCARD

Aproveite o cadastro para revisar os prazos das administradoras.

O procedimento para cadastro das administradoras de carto de crdito termina aqui. Mas se for necessrio que o que for vendido fique constando no contas a receber, necessrio executar o procedimento abaixo tambm: 4) Execute o arquivo pgAdmin3.exe. Ele normalmente se encontra no caminho: C:\UNICO\pg\bin Se for o primeiro acesso, configure o PgAdmin III. Clique na "Tomada" e configure a janela que surgira Nome: Localhost Mquina: Localhost Nome de usurio: postgres senha: postgres Clique em Ok 5) Clique no objeto nico e depois no boto SQL (Lpis na folha.) .

.
ANTES DE EXECUTAR QUALQUER COMANDO SQL NO pgAdim LEMBRE-SE DO BACKUP !

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 87 de 162

. 6) Na aba SQL Editor, apague qualquer instruo que estiver e digite os seguintes comandos:
insert into tipodocumentofinanceiro(id,descricao,acao) values (98,'Carto crdito',2); insert into tipodocumentofinanceiro(id,descricao,acao) values (99,'Carto dbito',2); update finalizador set tiporetaguarda=1 where codigo in (3,6,7); update finalizador set tipodocumentoretaguarda=98 where codigo in (3,6); update finalizador set tipodocumentoretaguarda=99 where codigo in (7);

Pressione F5 Pronto! As administradoras de cartes esto devidamente configuradas e tambm constando no contas a receber. .
Os primeiros 2 procedimentos no so obrigatrios, mas se no forem realizados, ser necessrio ter um cadastro de cada cliente ao comprar com carto.

.
Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 88 de 162

Resolvendo Diversos

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 89 de 162

1 - Devolues... Qual Procedimento?


A devoluo um processo comum no comrcio, por isso o processo no sistema UNICO simplificado. 1a ) No retaguarda, v em Devolues e clique em incluir.(Imagem abaixo) .

. 1b ) Informe o Cliente, Vendedor, Tipo de Venda (Item 1 - Imagem abaixo) Preencha os dados do item 2 e clique no boto Ok (Item 3) 1c ) Depois incluir todos os produtos a serem devolvidos clique em gravar (Item 5); .

. 1d ) Anote o nmero da devoluo gerada no retaguarda, debaixo do campo Documento. 1f ) No PDV, realize a venda normalmente e quando for finalizar a mesma utilize: F5 Devoluo;

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 90 de 162
1g) Informe o nmero da devoluo gerada no retaguarda.
Se o valor da venda for igual ao da devoluo registrada no retaguarda, o sistema ir finalizar a venda. Se o valor venda for maior, o sistema ir abrir novamente o finalizador para que seja informado a outra forma de pagamento. Ex: dinheiro, credirio, etc.

No PDVConf a Guia: Impressora Fiscal > sub guia: Meios de Pagamentos >opo Devoluo deve estar configurada para a opo devoluo aparecer corretamente. (Ilustrao abaixo) .

2 - UNICHEF : As mesas no aparecem


Se voc estiver usando uma verso Demo do Unichef a base deve tambm ser demo. As mesas no apareceram se o Unichef for Demo e a base estiver licenciada. .

3 - DANFE ( Doc. Aux. da NFe ): No Gerada


As DANFEs so geradas em pdf, para que isso seja possvel necessrio que no computador seja instalado algum leitor de pdf.

4 - Qual o procedimento para alterao de razo social / Estorno?


Alterao de Razo Social de Clientes: 4a ) A revenda deve enviar um e-mail para cadastro@sistemaunico.com.br solicitando a alterao com as seguintes informaes do cliente: -Razo Social Incorreta: -Razo Social Correta: -CNPJ Aps realizado a alterao, a revenda receber um e-mail de confirmao com cpia para o suporte para dar continuidade.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 91 de 162

4b ) A(s) licena(s) do cliente deve(ram) ser desinstalada(s) pelo procedimento de desistalao especfico (Realizado pelo Suporte Unico). 4c ) O softw are ter que ser re-licenciado seguindo o procedimento especfico (Realizado pelo Suporte Unico) Alterao de Razo Social de Revendas: 1. A revenda deve enviar um e-mail para cadastro@sistemaunico.com.br solicitando a alterao com as seguintes informaes do cliente: -Razo Social Incorreta: -Razo Social Correta: -CNPJ:
Observao: A INTELIDATA providenciar alterao no cadastro da Prefeitura de Brusque.

. Estorno de licenas - Ativao incorreta de licenas - Prazo de contato Passos: 1- Todas as aes de correo devero SEMPRE ser realizadas com o conhecimento e a participao do SUPORTE do sistema UNICO caso a revenda queira o estorno da licena dentro do prazo permitido. 2- Quando perceber o erro, enviar IMEDIATAMENTE um e-mail para cadastro@sistemaunico.com.br, informando detalhadamente o ocorrido, em caso de desistncia o cliente dever enviar uma declarao em papel timbrado ou com carimbo solicitando a devoluo e o motivo do mesmo para que possamos analisar a fonte da desistncia. Alm da explicao do caso, tambm os seguintes dados devem ser sempre informados EM TODOS os e-mails que tratarem do assunto: - A licena que foi ativada incorretamente. - Data da Ativao. - Razo Social do cliente final. - CNPJ do cliente final. 3- A revenda dever aguardar um e-mail de retorno. Neste e-mail tambm ser agendado com a revenda a ocasio para executar o procedimento de desistalao no cliente. Este procedimento dever ser efetuado por um tcnico do suporte UNICO e monitorado/acompanhado por um tcnico da revenda.
Caso o tcnico da revenda no estiver monitorando, ou a desistalao no for feita dentro dos parmetros, fica vedado o estorno da licena.

4- Fica vedado revenda estornar/desinstalar licenas sem respeitar os passos aqui descritos, sob pena de "perder" as licenas em questo. 5- Aps ser feita a desistalao no cliente, ser feito o estorno da licena, restituindo a mesma para o estoque e liberando a revenda para efetuar a ativao correta. 6- O tempo para informar do ocorrido deve ser de no mximo 30 dias aps a ativao no cliente.
necessrio que o responsvel da equipe tcnica da revenda repasse esse comunicado a toda a equipe!

5 - Hierarquia de Comisso
Ordem de preferncia que o sistema obtm o percentual de comisso para gerar os relatrios de comisso:
fornecedor Grupo de produto Promoo Pauta de preo Produto Vendedor

6 - Classificaes Fiscais
Classificao fiscal um cdigo que agrupa produtos. impossvel os fiscais conhecerem todas as peculiaridades dos produtos, ento criou-se um cdigo que agrupa produtos similares. Esse cdigo indica quais os impostos incidem sobre o produto (IPI,PIS,COFINS, etc.). A Classificao Fiscal de mercadorias importante no somente para determinar os tributos envolvidos nas operaes de importao e exportao e de sada de produtos industrializados, mas tambm, em especial no comrcio exterior, para fins de controle estatstico e determinao do tratamento administrativo requerido para determinado produto.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 92 de 162
Dentro do sistema possvel cadastrar estas classificaes fiscais dentro do menu: Cadastros => Outros => Classificaes fiscais. Dentro deste mdulo voc visualizar as classificaes fiscais j cadastradas no sistema. No cadastro do produto v aba avanado, no campo classificao fiscal e clique no combobox, selecione a classificao fiscal (cadastrada anteriormente) desejada. Aps isto basta clicar em gravar para que a informao seja salva no cadastro do produto.

7 - Configurando a Substituio Tributria


Para configurao da Substituio tributria necessrio ter o acompanhamento da contabilidade do cliente, pois somente eles podero repassar as informaes referentes a valores de alquotas, situaes tributrias, ICMS, entre outros. 1 ) Configurao do Cliente A primeira configurao a ser feita no cadastro do cliente que ser emitida a nota fiscal, para isto, preciso entrar no mdulo de clientes, selecionar o cliente para qual ser emitida a nota fiscal e entrar no cadastro dele. Feito isto, entre na aba: Outras Informaes e Selecione a opo : Destacar ICMS ST:

2 ) Configurao do Produto Para configurar os produtos que sero emitidos na nota preciso ir ao cadastro dos produtos e na aba "GERAL". As configuraes a serem feitas comeam pelo ICMS e pela Situao tributria.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 93 de 162

8 - Roteiro de Instalao UNICO Enterprise


Requisitos Bsicos:
Ter o UNICO Manager instalado e licenciado na matriz; Ter no minmo uma filial; Ter comprado a licena E2010 - UNICO Enterprise; Ter a filial cadastrada como cliente no site do Sistema UNICO.

Inicie clicando no cone de instalao:

Inicialmente exibida uma tela de preparao da instalao, onde algumas configuraes esto sendo verificadas e ajustadas para o prosseguimento.

9 - O Link do PDV est Off!


Se o computador onde est o PDV instalado no conseguir mais conexo de rede com o servidor surgira a palavra o OFF no campo Link na entrada do PDV (Imagem Abaixo), mas basta realizar as configuraes abaixo para resolver:

9.1 ) - A primeira providencia executar no pgadmin (C:\UNICO\pg\bin\pgAdmin3.exe) na base local do pdv a instruo em SQL abaixo: ( Para maiores informaes de como executar instrues em SQL, por favor verifique o tpico: Esqueci a senha)
ANTES DE EXECUTAR QUALQUER COMANDO SQL NO pgAdim LEMBRE-SE DO BACKUP !

update configuracaopdv set valor = '0' where chave = 'Pdv.MonitorarLinkBaseRemota'

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 94 de 162

9.2 ) - Feche e abra o PDV para que as alteraes tenham efeito. 9.3 ) - Verificar no PDVConf (C:\UNICO\PdvConf.exe) ( Para maiores informaes de como executar o PDVConf, por favor verifique o tpico: UNIPaf) na aba PAFECF, sub-aba Avanado se a opo Rede esta marcada e se o IP informado o correto do servidor

9.4 ) - Verificar se realizado com sucesso um ping com o IP informado no PDVconf. Ex. endereo IP no servidor seja: 10.1.10.77 No computador onde est instalado o PDV deve ser informado no PDVConf esse endereo IP (Conforme procedimento acima), alm disso, para verificao de conectividade entre os dois computadores, podemos no computador onde est o PDV, abrir o Command (DOS) e digitar na raiz: C:\ping 10.1.10.77.

9.5 ) - Verificar se o Firew all do servidor a porta 5432 esta liberada. 9.6 ) - Executar na base local do pdv a sql abaixo: update configuracaopdv set valor = 'localhost' where chave = 'BaseLocal.Ip' O valor para a chave BaseLocal.Ip deve ser igual a localhost. Para confirmar esse valor abra o arquivo c:\unico\unico.properties e verifique a linha base.ip .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 95 de 162

. 9.7 ) - Fechar e abrir o pdv para que as alteraes sejam aplicadas. .

10 - Porque o Link do PDV est com erro?


O erro de link do UNIPaf pode ter algumas causas. 1 - Falha de comunicao com o servidor 2 - Erro na replicao das operaes/redues z para o servidor
Caso seja apresentado uma numerao aps o erro, o nmero apresentado a quantidade de operaes que no foram replicadas para o servidor.

Para identificar a causa do erro necessrio observar o log. Caso no log seja exibida uma mensagem de erro informando uma duplicidade no campo numero de serie pode significar que houve um erro de replicao na reduo z. Note que ocorre um erro de duplicidade na coluna nmero de srie de ECF ("numero serie"). Geralmente isso ocorre porque na tabela reduo z da estao e do servidor existe(m) algum (ns) registros com data antes de 2009 com o mesmo nmero de srie. Para ter certeza, verifique essa informao no pgAdmin da estao utilizando o seguinte SQL:
ANTES DE EXECUTAR QUALQUER COMANDO SQL NO PGAdmin LEMBRE-SE DO BACKUP !

SELECT * FROM reducaoz ORDER BY data Dessa forma, ira ser exibido todos os registros das redues z comeando das mais antigas para as recentes. Verifique se os primeiros registros possuem data de antes do inicio da utilizao do sistema pelo cliente e observe o campo numero serie, campo que contem o nmero de srie da ECF. Entre no servidor e execute o mesmo SQL e faa a mesma verificao. Se no servidor tambm existir registros iguais ao da estao ( onde a data de antes do cliente utilizar o sistema e o campo numero serie for igual) apague NA ESTAO esses registros utilizando o seguinte comando: DELETE FROM reducaoz WHERE id = <id do registro>
<id do registro> -> o id do registro que voc verificou que est duplicado.

Iro existir mais registros duplicados entre o servidor e estao, devido que o servidor vai ter os registros de todas as redues z de todas as estaes. Voc deve apagar SOMENTE os registros que possurem a data anterior ao inicio da utilizao do sistema pelo cliente.

11 - Sincronizao do Retaguarda com o UNIPaf


Caso esteja ocorrendo algum problema de sincronizao entre a base do servidor e a base do PDV, onde os dados dos produtos ( por exemplo ) no esto sendo atualizadas automaticamente no PDV quando o produto alterado no servidor, verifique se o servidor e PDV esto na mesma build. Caso os dois estiverem na mesma build e o problema persistir, execute o seguinte comando SQL na base local do PDV:
ANTES DE EXECUTAR QUALQUER COMANDO SQL NO PGAdmin LEMBRE-SE DO BACKUP !

update controle set contadorreplicadorlog = 0 .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 96 de 162

12 - Como Fazer uma venda em consignao?


A Opo consignao est disponvel nas verses:
UNIPlus UNICO Start / Manager / Enterprise Sim No

12.1 - NA CFOP informe que o tipo de consignao SADA. (Cadastro > Outros > Naturezas de Operao e Tributaes Especiais.) Selecionar a CFOP utilizada, opo Alterar > Guia Geral. 12.2 - Depois fazer a nota de sada informando os produtos. Posteriormente quando o cliente devolver o(s) produto(s) Selecione o menu vendas > Opo: Consignao. 12.3 - Tipo de Venda: Escolha > NOTA FISCAL (Gera Nota) ou PR VENDA (Gera Cupom). 12.4 - Em Notas Fiscais de Consignao em Aberto: selecione a nota fiscal e depois informe os produtos a serem devolvidos.
Em preferncias existe a opo em vendas que utilizar leitor de Cdigo de Barras para fazer consignao, se estiver habilitado pode informar os produtos a serem DEVOLVIDOS, se estiver desabilitado tem que informar os produtos que ele vai ficar).

12.5 - Clicar em: Processar Consignao Ser gerada uma Nota Fiscal de Entrada com todos os produtos e uma Nota Fiscal de sada com os produtos que o cliente vai adquirir.
Se em consignao for selecionado Pr-Venda (Ser gerada uma Pr-venda para ser importada no PDV), informada a nota fiscal e os produtos a serem devolvidos, depois processada a consignao, ento ser gerada uma Nota Fiscal de entrada com todos os produtos e uma Pr-Venda que ser importado no PDV para ser emitido um cupom fiscal.

13 - Porque meu Postgres no inicializa?


13.1 - Desative o firew all do W indow s e os anti vrus que h na mquina. 13.2 - Acesse a arquivo: c:\unico\pg\data\pg_hba.conf com o bloco de notas. 13.3 - Nas ltimas linhas verifique se h um # na frente da palavra "host". Se houver, retire o # e salve o arquivo, se no tiver, insira um # e salve o arquivo. Aps isto tente iniciar o servio do postgres. 13.4 - Renomeie o arquivo postmaster.pid, reinicie o computador e tente iniciar o servio. .

14 - Configurao de e-mail no sistema


Existem opes de envio de informaes via e-mail no sistema, por exemplo: O envio de oramento e de nota fiscal eletrnica. Para que os mesmos sejam enviados necessrio configur-los. Esta configurao feita da seguinte forma: V em: Ferramentas => Preferncias => E-mail.

Endereo de e-mail padro Endereo do servidor SMTP para envio de e-mail Porta do servidor SMTP para envio de e-mail Senha do servidor SMTP para envio do e-mail Servidor SMTP usa SSL Servidor SMTP usa conexo segura (TLS)

Digite o seu e-mail Digite o endereo do servidor SMTP; Digite a porta do servidor SMTP; Digite a senha do seu e-mail; Selecione esta opo caso seu servidor SMTP utilizar SSL; Selecione esta opo caso seu servidor utilize conexo segura (TLS);

Configurao para alguns dos servidores de e-mail mais utilizados no sistema.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 97 de 162

Exemplo de configurao: GMAIL


Endereo de email padro Endereo do servidor SMTP Porta do servidor SMTP Senha do servidor SMTP SMTP usa SSL SMTP usa TLS seu_email@gmail.comi smtp.gmail.com 465 ou 587 Senha do seu e-mail Sim No

. YAHOO
Endereo de email padro Endereo do servidor SMTP Porta do servidor SMTP Senha do servidor SMTP SMTP usa SSL SMTP usa TLS seu_email@gmail.com smtp.mail.yahoo.com.br 465 Senha do seu e-mail Sim No

Estas informaes sobre seu servidor SMTP, pode ser adquirida atravs do seu provedor de e-mail, normalmente no menu de configuraes. Caso no encontre tente fazer pesquisas atravs dos mecanismos de busca da internet. .

15 - Porque o Sistema fecha derrepente?


No atalho para o programa UNICO, clique com boto direito no atalho > opo propriedades > Guia Compatibilidade. Esta opo deve estar DESMARCADA!

16 - No inicializa ou surge mensagem de error:

Se a mensagem acima surge quando se inicializa o UNICO, proceda da seguinte maneira: 1) Abra o seguinte arquivo dentro da pasta onde o Sistema UNICO foi instalado. Sistema Uniplus : (Arquivo) uniplus.vmoption Sistema Unico/Start: (Arquivo) unico.vmoption

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 98 de 162

Dentro desse arquivo constara as seguintes linhas de comando: -Xms64m -Xmx703m O nmero 703 define a quantidade mxima de memria usada no computador. Substitua gradualmente o numero 703 por valores menores. EX.: 603, 503, 403... at que o sistema inicialize ou seja possvel concluir a operao desejada.
A nalisando o arquivo log

Tambm possvel constatar esse erro analisando o arquivo log. 1) Abra a pasta onde o sistema foi instalado. 2) Abra a pasta log. 3) Exclua todos os arquivos de dentro da pasta log. 4) Execute a operao que est gerando o problema. 5) Abra novamente a pasta log e o arquivo com extenso log no bloco de notas.EX.: C:\Uniplus\log\unico-2012-12-18.log 6) Analise o arquivo para constatar o seguinte erro: java.lang.outmemoryerror:Java_Head_Space 7) Proceda conforme tpico anterior. .

17 - Verificando se o Servio PostGreSQL est inicializado.


Se o PostGreSQL no inicializar corretamente, possvel inicializa-lo atravs do procedimento abaixo: Para verificar se o servio de PostGres est habilitado, clique no menu "Iniciar" e opo "Executar". Digite: services.msc

Surgir a tela a seguir:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 99 de 162

18 - Inicializando o UNICO 2013 pelo DOS.


Clique em iniciar > Executar > Digite: command Dentro da pasta onde est instalado seu UNICO 2013 digite: jre\bin\java -jar uniplus.jar

19 - Quando e como usar os servios do CobreBemx?


Ao contratar os servios do CobreBem, o usurio acessara o link abaixo para informar o banco e o tipo de carteira. http://w w w .cobrebem.com/cgi-bin/GeraArquivoLicencaTeste

Guarde as informaes que o site ira gerar, para configurar seu sistema UNICO posteriormente. Como habilito o CobreBemX no UNICO? 1) Clique no menu Ferramentas, Preferncias, opo Financeiro. 2) Habilite o CheckBox CobreBemx. 3) Clique no boto Gravar (F10). 4) Menu cadastro, Outros, Conta correntes. 5) Clicar na linha descrio. 6) Boto Alterar(F3) - Parte inferior tela.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 100 de 162

7) Entre com os dados da sua conta corrente (A Conta Corrente deve estar previamente cadastrada.) 8) Clique em alterar.

9) Clique na aba Cobrana. 10) Preencha essas informaes com os dados fornecidos pelo Cobrebemx.

O sistema disponibiliza emisso de boleto sem custo? O sistema disponibiliza emisso de boleto sem custo, estando disponvel para os seguintes bancos e carteiras:
Banco do Brasil Banco Real Bradesco Caixa HSBC Nossa Caixa 17 57 06 80 | 81 ou 82 CNR CDIR ou CDIRPF ou CEDENT

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 101 de 162

Abaixo segue um tabela com os dados necessrio para configurao de cada carteira.
Banco Banco_do_Brasil Banco Real Bradesco Caixa: HSBC Nossa_Caixa Agncia Agncia DV Conta Conta DV Nr. Conv./Cd. Cliente x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Carteira 17 57 06 80,81ou82 CNR CDIR,CDIRPF ou Cedent x x x Op. Cd. fornecido pela agncia Cd. fornecido pela agncia DV

20 - Como Adicionar o Preo por unidade de medida na etiqueta (Decreto 3058 - SC)?
No modelo de impresso de etiquetas foram inclusos mais dois campos que devem ser configurados para imprimir na etiqueta. So eles: 1. Preo por unidade medida na etiqueta 2. Unidade de medida convertida. Para que no momento da impresso da etiqueta de cdigo de barras seja impresso o preo por unidade de medida necessrio que seja configurado alguns campos no cadastro do produto. So eles na aba avanado:
A. Tipo fator converso: indica se o preo base vai ser dividido ou multiplicado pelo fator de converso. B. Fator converso: valor pelo qual o preo base vai ser dividido ou multiplicado. C. Unidade medida convertida etiqueta: A unidade de medida que dever ser impressa na etiqueta correspondente ao valor calculado.

Exemplo 1 - Shampoo. vendido por unidade mas na etiqueta deve ser exibido o preo por litro. Suponhamos que o shampoo custa R$: 2,50 por unidade e cada unidade possui 250ml. Neste caso, no tipo do fator de converso o usurio ira informar " multiplicao ". No campo do fator de converso devera ser informado 4, visto que 4 x 250ml = 1000ml ( 1 litro ). E no campo unidade medida convertida etiqueta, neste caso, deve ser configurado litro. Desse forma quando na etiqueta o valor impresso por litro ser R$ 10,00. Exemplo 2 - Fardo de refrigerante. Em alguns casos so vendidos fardos de Cerveja (Refrigerante) contendo 12 latinhas. Em nosso exemplo o fardo custa R$ 18,00 e precisamos que seja impresso na etiqueta o valor por latinha. Basta configurar o tipo de fator para " diviso ", no fator coloque o valor de 12, dessa forma:
Valor Fardo R$ 18,00 Qtd p/ Fardo 12 Valor p/ Unidade R$ 1,50

1 fardo / 12 latas = 0,083 18,00 x 0,083 = 1,50 ( preo por lata ). E na unidade de medida convertida configure unidade ou lata ( conforme como o cliente usa ) E assim ser impresso na etiqueta o preo por lata, R$ 1,50. . .
Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

. .

21 - Ficha de Produo
Aps cadastrar um produto principal, no nosso Exemplo o X-Salada, o tipo de produto PRODUTO ACABADO e o IPPT MERCADORIA MANUFATURADA PELO PRPRIO CONTRIBUINTE. Cadastre tambm os itens que compe o X-Salada (Exemplo: Hambrguers, Salada), o tipo de produto matria prima, e o IPPT MERCADORIA MANUFATURADA POR TERCEIROS. Acesse o menu Produo > FICHA TCNICA . Informe o produto principal no nosso exemplo o X-Salada e os itens que o compe. Todos os produtos j devem estar cadastrados no Cadastro de Produtos, tanto o produto que ser criado a ficha tcnica, como tambm os insumos que faro parte do mesmo. Aps escolhido o Produto e os insumos, ficara como na imagem abaixo: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 102 de 162

. Agora vamos preencher a opo Registro de PRODUO, no Registro de Produo informe que saiu 1 Salada e 2 Hambrguers e entrou 1 X-Salada. A parte do checkbox de embalagem e mestre no precisa considerar s para efeito de relatrio, a quantidade padro tambm no obrigatria informar. .

22 - Esqueci a senha, como defini-la novamente?


Restaura usurio 1 para senha 1 Esse procedimento simples, vamos alterar no banco de dados a senha novamente para 1. 1) Para acessar o banco de dados necessrio abrir o programa pgAdmin3. Que nada mais que o gerenciador do banco de dados postgres. Voc vai encontrar o atalho para abri-lo em C:/UNICO/pg/bin. Dentro desta pasta ir existir o arquivo pgAdmin3.exe , esse o gerenciador. 2) Vamos criar uma conexo com o banco de dados. Para isso, clique no cone semelhante a uma tomada na parte superior esquerda (Imagem abaixo). Na tela seguinte ser necessrio preencher somente alguns campos ( Nome, Mquina, Senha ). No campo nome, coloque qualquer nome que identifique a base ( Por exemplo, "Localhost" ou "Mquina local" ). Em mquina, voc precisa especificar o IP ou nome da mquina em que est a base de dados ( Esse manual leva em considerao que a base est na mquina local vamos definir o nome da mquina local como ( localhost) ). E em senha deve ser informado a senha: postgres. Aps isso s clicar em OK que a conexo com o banco ser feita. 5) Clique no objeto nico e depois no boto SQL (Lpis na folha.)

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 103 de 162

ANTES DE EXECUTAR QUALQUER COMANDO SQL NO pgAdim LEMBRE-SE DO BACKUP !

6) Apague se houver algum comando e digite o seguinte: update usuario set senha = '$2a$10$/W eX/nvUQBd/g9e5U.LRounxGsdN32kW ZAQSGPRiUJbGZFuCPR50C' w here codigo = '1' 7) Pressione F5 Apartir desse ponto o objetivo desse tpico auxiliar as revendas na troca de senha manualmente diretamente na base de dados.
ISSO S DEVE SER FEITO QUANDO O CLIENTE NO LEMBRA DA SENHA E NO POSSVEL A TROCA DA MESMA POR OUTRO USURIO!!!

Uma vez conectado no banco entre em Banco de dados -> unico -> Esquemas -> public -> Tabelas. Assim ser exibida todas as tabelas existente na base de dados do sistema. Selecione a tabela usuario e clique no cone na parte superior semelhante a uma tabela azul e branca, com descrio de "Visualizar os dados do objeto selecionado".

Ser exibida a tabela de usurios do sistema, no registro do usurio que deseja trocar a senha clique duas vezes na coluna senha, para edita-la. Nesse campo cole: $2a$10$Catvy8reAqnKkK/3mgKg6ecw 1l25zinhz5CG.W sdeY1XTvXysHFTK

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 104 de 162

Esse valor corresponde a senha criptografada "1". Feche a tabela e o pgAdmin e entre novamente no sistema utilizando como senha o nmero um ( 1 ). Pronto! Basta trocar a senha novamente pelo prprio sistema.

23 - Informaes para quem trabalha com Combustvel!


comum a mensagem: Rejeio: CFOP de combustvel no informado grupo de combustvel da NF-e, conforme imagem abaixo: .

. Para solucionar, ao fazer o cadastro (A) do produto (B), na aba avanado (C), opo Cdigo da ANP e Cdigo da CODIF (D) preencha esses dois campos com as informaes fornecidas pelo seu contador. ANP - Agncia Nacional do Petrleo. CODIF - Sistema de Co ntrole do Diferimento do Imposto nas Operaes com AEAC - lcool Etlico Anidro Combustvel). .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 105 de 162

24 - Procedimento para solicitao/execuo de importao de dados pela INTELIDATA


1. A revenda dever preencher por completo o formulrio de TABELAS E RELACIONAMENTOS que pode ser obtido com o suporte.
A Intelidata no far qualquer anlise ou procedimento caso sejam omitidas informaes neste formulrio.

2. A revenda devera encaminhar a base de dados a ser convertida, juntamente com o formulrio acima, para suporte@sistemaunico.com.br. Os arquivos devem ser claramente identificados e compactados. 3. A revenda dever ento aguardar a anlise do departamento tcnico da intelidata. 4. Sendo possvel fazer a converso, o departamento financeiro da Intelidata ir encaminhar por e-mail um oramento do custo da importao. A revenda ser informada tambm por e-mail caso a importao no possa ser executada.. 5. A revenda dever responder ao e-mail de oramento caso aprove a execuo do servio. 6. A equipe tcnica da Intelidata ir efetuar a importao dos dados de acordo com as informaes contidas no formulrio. 7. A equipe tcnica da Intelidata ir encaminhar por e-mail para a revenda a base convertida, e os relatrios de registros recusados e outros problemas que eventualmente tenham sido encontrados durante a importao. 8. A revenda dever fazer a VALIDAO dos dados. Este passo fundamental e de preferncia dever ser avalizada pelo cliente, afim de evitar transtornos quando o sistema entrar em operao. Esta VALIDAO dever ser executada utilizando o UNICO e comparando os valores com os apresentados no sistema original do cliente.
Relatrios com totalizao e todos os meios possveis devem ser utilizados para assegurar que os dados importados esto corretos.

9. A revenda dever ento comunicar por e-mail a Intelidata a VALIDADE da importao. 10. Caso erros sejam encontrados devido a falhas no procedimento de importao, em desacordo com o formulrio acima, a correo ser efetuada e a base ser reenviada para a revenda iniciando um novo ciclo de VALIDAO de dados (passo 7) 11. Caso erros sejam encontrados devido a falhas no preenchimento do formulrio acima, a correo ser efetuada e a base ser reenviada para a revenda iniciando um novo ciclo de VALIDAO de dados (passo 7), porm as horas de re-trabalho sero adicionadas ao total de horas previamente orado. 12. Somente aps os dados terem sido validados com sucesso que o sistema UNICO dever entrar em operao. 13. Problemas de importao que sejam detectados aps o sistema entrar em operao, alm de causar transtornos ao cliente, tambm sero passveis de cobrana,

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 106 de 162

caso os tcnicos da Intelidata tenham que ser envolvidos na resoluo dos mesmos.
Verifique todas as planilhas do arquivo excel

Caso a revenda no saiba verificar a base de dados antiga para que seja feita a importao como citado no procedimento acima deve ser preenchido e enviado o termo de responsabilidade abaixo: Termo de responsabilidade. A <Razo social da revenda > se responsabiliza em realizar a verificao dos dados da importao do <Razo social do cliente> portador do CNPJ: < cnpj do cliente > realizada pelos tcnicos da Intelidata Informtica Ltda, liberando o sistema para produo somente aps ter certeza que est tudo conforme o esperado. Em vista que foi conversado previamente e o solicitante da importao em questo no soube informar em quais tabelas e campos estavam os dados a serem importados. Os tcnicos da Intelidata Informtica no se responsabilizam por problemas causados pelos dados importados aps a liberao da utilizao do sistema feito pela revenda. Responsvel Tcnico da revenda .

25 - Importao de Dados
O sistema UNICO disponibiliza o recurso de importao de dados de maneira simples, sendo possvel a converso de outras bases de dados, para dentro do sistema. O Primeiro passo clicar em Ferramentas > Importao de dados > Incluir. Ao clicar em incluir, voc ter que cadastrar os itens que aparecero na seguinte tela: .

.
Descrio Banco de Dados Encoding Host Porta Base de Dados Usurio Senha Nome da conexo Tipo de dados que se encontra a base Referente a base que se encontra os dados IP ou nome do servidor em que se encontra a base; Digite a porta necessria para conexo com o banco de dados; Digite o caminho para a base de dados (ex.: C:/base); Digite o usurio cadastrado na base; Digite a senha do usurio cadastrado na base.

Realizando a Importao Clique na tabelas de destino e selecione a tabela que voc deseja importar, aps isto acesse Gerar arquivos para importao, representado pelo cone: que se encontra abaixo da tabela de destino, feito isto, aparecer seguinte tela: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 107 de 162

. Clique em importar, para que o UNICO possa analisar os dados da base e gerar um arquivo em pdf, que abrir automaticamente e informar crticas referentes aos dados do sistema anterior que podem ou no causar falha na importao, por exemplo: crticas do tipo cdigo j cadastrado, causam falha na importao, j CEP invlido, mesmo sendo invlido o sistema aceita a converso. Aparecer a tela abaixo: .

. Se mesmo assim voc deseja importar os dados, clique em OK e a importao mesmo com erros, poder ser feita, levando em considerao que s erros considerados pequenos sero aceitos, se acaso ocorrer erros grandes como Cdigos j cadastrados a importao no ocorrer. Nesse caso voc ter que retornar a tela de alterao do SQL e refazer o script.

26 - Cotao de Moedas (Cadastro)


No sistema voc poder fazer recebimentos com a utilizao de outras moedas, cadastro das moedas Para cadastrar as moedas que sero utilizadas no sistema, voc dever ir ao menu: Ferramentas => Preferncias => Moedas. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 108 de 162

. Digite o tipo de moeda e lembre-se de pressionar a tecla "Enter", voc pode digitar at 5 tipos de moedas, aps isso, pressione o boto Gravar (F10) .

. Para fazer a atualizao diria da cotao das moedas cadastradas, clique no menu Cadastro > Outros > Financeiro > Cotao de Moedas. Surgira as opes j cadastradas, para adicionar uma nova cotao, pressione o boto na parte inferior Incluir(F2) Observe na imagem abaixo: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 109 de 162

.s Escolha o tipo de moeda que ser feita a cotao, a data (O UNICO parte do principio que a cotao do dia corrente) e por ltimo o valor da cotao. Pronto! A cotao das moedas esto configuradas e atualizadas! .

27 - Cdigo de barras de produtos pesveis.


O PDV possibilita fazer venda de produto com cdigo de barras que identificam o produto e sua quantidade. Para isso basta configurar no PdvConf na aba Balana/Etiqueta nos campos abaixo.
Dgito Identificador: Numero de dgitos do cdigo de produto: Nmero de dgitos do valor: Desconsiderar zeros a esquerda: o primeiro digito que identifica este tipo de cdigo de barras. O seu valor padro 2. Define o tamanho do cdigo do produto no cdigo de barras. Define o tamanho da quantidade no cdigo de barras. Quando marcado esta opo remove os zeros a esquerda do produto.

O cdigo de barras gerado sempre no formato EAN13, igual ao layout abaixo. Digito Identificador + Dgitos do cdigo do produto + Dgitos da quantidade + Digito verificador do cdigo de barras. Desmembrando o cdigo 2000148004500. Ficaria assim. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 110 de 162

. No PdvConf seria configurado Digito identificador = 2 Dgitos do cdigo = 6 Dgitos do valor = 5 Marcando a opo Desconsiderar zeros esquerda o cdigo do produto ficaria 148. Deixando ela desmarcada os zeros esquerda sero mantidos.

28 - Classificaes Fiscais
Classificao fiscal um cdigo que agrupa produtos. impossvel os fiscais conhecerem todas as peculiaridades dos produtos, ento criou-se um cdigo que agrupa produtos similares. Esse cdigo indica quais os impostos incidem sobre o produto (IPI,PIS,COFINS, etc.). A Classificao Fiscal de mercadorias importante no somente para determinar os tributos envolvidos nas operaes de importao e exportao e de sada de produtos industrializados, mas tambm, em especial no comrcio exterior, para fins de controle estatstico e determinao do tratamento administrativo requerido para determinado produto. No seu sistema UNICO 2013 possvel cadastrar estas classificaes fiscais dentro do menu: Cadastros > Outros > Notas Fiscais > Classificaes Fiscais. Dentro deste mdulo voc visualizar as classificaes fiscais j cadastradas no sistema e conseguira acesso completo como Incluso, Alterao, Excluso, visualizar ou Imprimir. Clique em Incluir (F2), e preencha o cdigo e o nome da classificao fiscal, apenas isso!. Local onde ser utilizada a classificao fiscal: Com a classificao fiscal cadastrada (conforme imagem abaixo) v ao cadastro de um produto. No cadastro do produto v aba avanado, no campo Classificao fiscal e clique no combobox, selecione a classificao fiscal (cadastrada anteriormente) desejada. Aps isto basta clicar em gravar para que a informao seja salva no cadastro do produto. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 111 de 162

29 - Pr-venda - Requisito
uma operao sem a impresso de documento que descreva os itens registrados. Deve ser registrada nos setores de venda nos estabelecimentos que no utilizam o auto-servio. Pode ser atribudo um carto com um cdigo, que identifica esta operao, para que o consumidor ao se dirigir ao caixa possa efetuar o pagamento e emitir o cupom fiscal correspondente a retirada das mercadorias. Referente a pr-venda importante saber que: - No existe uma impresso de documento. - No pode ser registrada no caixa. Quando se diz caixa quer dizer o local da loja onde o cliente paga as mercadorias, e no o aplicativo frente de caixa UNIPaf - S pode ser cancelada no caixa, pois preciso emitir um cupom fiscal e depois cancela-lo. - Na alterao, no permitido alterar a quantidade dos produtos ou servios. Para isto tem que cancelar o item, e lanar um outro com a quantidade correta - No permitido gerar pr-venda a partir de outras operaes como pedido ou nota fiscal A pr-venda s pode ser registrada da forma como descrita. - Ao registrar uma pr-venda e ela no for utilizada em nenhum caixa. No prximo dia ela ser cancelada e ser emitido um cupom fiscal e o seu cancelamento, antes da emisso da reduo z. [editar] Venda Manual Venda manual uma Nota fiscal de Venda ao consumidor final. Este tipo de nota tambm pode ser emitido pelo retaguarda. Para isso o modelo da nota deve ser 2. No pdv a venda manual s estar habilitada quando tiver sido impresso a Reduo Z. Caso a ECF esteja com defeito, a nota fiscal dever ser emitida no retaguarda. No SPED-Fiscal este tipo de nota ser informado no registro C300. Quando o perfil do arquivo gerado for B Nos relatrios, se a nota foi emitida no PDV ela aparecera no Relatrio de Vendas por ECF, pelo retaguarda ele dever aparecer no Relatrio de vendas por nota fiscal. Mas para isso a CFOP que foi utilizada na nota deve estar marcada como Compra/Venda no cadastro de Naturezas de operaes fiscais.

30 - O que e como usar o carto fidelidade?


O carto fidelidade um sistema de pontuao que o cliente acumula pontos e depois pode trocar por produtos que a loja disponibiliza. Como Ativar o Carto Fidelidade? Para ativar o carto fidelidade necessrio adquirir uma licena no Departamento Comercial da InteliData ou comprar pelo site (Revendas). No menu: Ferramentas > Gerenciador de licenas > Inserir Nmero de Licena (F2), preencha os dados solicitados, conforme imagem abaixo: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 112 de 162

. .
Esta funo esta disponvel com a licena do Carto Fidelidade apenas para o UNIplus e Gnio.

. Na caixa Licena escolha: Carto Fidelidade, note que automaticamente ser preenchido os campos: Nome da Empresa, CNPJ, e Chave de Instalao. . Como funciona? Quando feita venda no cupom fiscal com a identificao do cliente, o sistema credita os pontos ganhos na conta dele, quando o cliente tem pontos suficientes para adquirir um produto, o resgate do produto feito no prprio PDV, na opo do "Carto fidelidade", onde deve ser informado os produtos que o cliente deseja resgatar, tambm deve ser identificado o cliente para poder validar o saldo de pontos do seu carto e debitar os pontos da conta do cliente. No menu Cadastros -> Relatrios existe a opo "Extrato do carto fidelidade", onde possvel visualizar todas compras e os resgates durante um perodo realizadas pelo cliente e tambm o saldo de pontos do seu carto. . Criando o Meio de Pagamento para o Carto Fidelidade Para o resgate de produtos tambm deve ser criado um meio de pagamento especfico. No cadastro de Meios de pagamento que fica no menu: Cadastros -> Outros -> Paf-ECF configurado o sistema de pontuao. Nele voc pode escolher quais finalizadores vo fazer parte do sistema, podendo configurar valores diferentes de pontuao para cada meio de pagamento. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 113 de 162

.
Cdigo: 737 Nome: Carto Fidelidade (ou a seu critrio) Abreviao: CF (ou a seu critrio) Tecla: 7 (ou a seu critrio) Marcar a opo Carto Fidelidade Tipo: vista Tipo documento: Sem documento Marcar a opo cliente. A Cada R$ xx,00 Reais em compras Ganha: xx Pontos.

. Produtos que faro parte do resgate. No cadastro de produtos informado os produtos que vo fazer parte do resgate, informando o numero de pontos necessrios para seu resgate. O campo fica na aba Avanado e se chama Pontos Resgate Carto Fidelidade.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 114 de 162

. Configurando os PDVs O prximo passo , fazer uma carga da base de dados e no PDVConf habilitar os pdv's que podem fazer resgate de produtos, para isso marque a opo "Habilita resgate carto fidelidade" na aba Aplicativo / Geral / Outros. tambm no PDVConf pode ser configurado a mensagem com a quantidade de pontos que o cliente ganhou com a compra. Preencha os campos da Mensagem "Pontos do Carto Fidelidade" na aba Aplicativo / Mensagem no rodap. A mensagem do campo cliente identificado s vai ser impressa quando for identificado o cliente na venda, neste campo voc pode escrever uma mensagem identificando a quantidade de pontos que o cliente ganhou com a compra como por exemplo: "Para esta compra voc acumulou @{cartaofidelidadepontos} pontos". Onde que @{cartaofidelidadepontos} vai ser substitudo pelo total de pontos ganhos. A mensagem do campo cliente no identificado s vai ser impressa quando cliente no for identificado na venda, voc pode configurar uma mensagem promocional do tipo que informa a existncia do carto fidelidade para o cliente, exemplo: "Adquira o seu carto fidelidade". Este campo tambm pode ser deixado em branco. Como no existe espao suficiente para imprimir a mensagem do carto fidelidade mais o dados do cliente no cupom fiscal. Voc vai ter que deixar em branco as ultimas duas linhas da mensagem dos Dados do cliente que tambm fica na aba Mensagem no rodap. Se no for feito isso a mensagem do carto fidelidade no vai sair no cupom fiscal. Pronto! Aproveite mais esse recurso exclusivo do seu sistema UNICO 2013 ! .

31 - Gerador de Relatrios
O gerador de relatrios uma ferramenta que possibilita ao usurio do sistema, criar seu prprio relatrio. Para abri-lo acesse o menu Ferramentas > Gerador de relatrios. Antes de realizar esse procedimento preciso descompactar o arquivo Library.zip que se encontra disponvel no site: w w w .sistemaunico.com.br > link > informativo tcnico. Esse arquivo zipado deve ser descompactado dentro da pasta do seu UNICO 2013. Primeiramente preciso incluir um relatrio, informando o nome e a fonte de dados do mesmo e em seguida, selecione o relatrio e clique no boto Configurar Modelo. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 115 de 162

Ser iniciado o programa (iReport) para a configurao do modelo do relatrio. Devemos ento configurar uma conexo (caso no exista). o Local onde mostra a conexo est circundado de vermelho, o local onde criado uma nova conexo est circundado de verde. Veja as imagens abaixo: .

.
Antes de fazer esse procedimento necessrio descompactar a pasta Library.zip que est disponvel no site dentro da pasta do UNICO2013

. Clicando no boto Novo, abrir outra tela pedindo o tipo da conexo, a opo escolhida deve ser a que est selecionada na imagem. Clicando em Prximo, abrir a tela que pedir os dados da conexo. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 116 de 162

. As opes para configurao so bem simples, basta configurar como mostra a imagem abaixo, para que seu IReport se conecte a base. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 117 de 162

. Por padro, os dados podem ser preenchidos exatamente como esto na tela acima. Poder ser feito o teste da conexo para saber se est tudo ok. Clique em salvar para voltar tela anterior, agora com a conexo cadastrada! Agora, comeando a usar o iReport, ser preciso criar uma consulta SQL para buscar os dados do relatrio. Como est exemplificado na imagem abaixo, clique no menu Editar e acesse a opo: Query do Relatrio. .

. Ao digitar o comando SQL e ele estiver correto, abaixo mostrar os campos escolhidos para montar o relatrio. s clicar no boto OK. Se vc no tiver os comandos SQL, possvel usar o assistente, como ser mostrado apartir de agora. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 118 de 162

. Ao clicai no boto Query Designer ser exibida a tela abaixo! Clique a opo Select(1), (Est opo seleciona os campos para que sejam adicionados no relatrio), aps selecionar o comando SQL Select, escolha a pasta Public (2), ser exibida todas as tabelas disponveis que podem ser adicionadas no relatrio, escolha a tabela que deseja o relatrio (3), falta apenas selecionar os campos que sero includos no relatrio (4), clique em Ok e pronto! .

. Ser exibida uma tela igual abaixo: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 119 de 162

. Agora pressione Ok para comear montando seu Relatrio como est sendo exibido na tela abaixo. muito simples montar seu relatrio, apenas arraste os campos para a rea do relatrio e os posicione conforme desejado, bastante semelhante ao processo de criao de relatrios do Access (Microsoft). .

. Abra a opo campos para ter acesso aos campos da tabela que faro parte do relatrio (1). Depois basta arrastar esses campos para a pgina do relatrio, no lugar delimitado pelo nome ao fundo DETAIL. Existe uma opo interessante que melhora os relatrios que colocar Nmero de Pgina, Nmero total de pginas, Data e Pgina x de Y, o procedimento para utilizao desses campos o mesmo, basta arrasta-los para o formulrio, como sugesto eu os posicionei no PageHeader. Para facilitar a compreenso podemos usar o boto:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 120 de 162


Com ele possvel colocar Rtulos para que haja uma compreenso melhor do relatrio (3). Clique no boto compilar para transformar o relatrio em apenas um arquivo, pressione a opo 1 em verde. Aps isso na opo 2 (Em Verde) Executar Relatrio, exibir o relatrio pronto. Finalmente nosso relatrio est pronto, ele ter a aparncia como nossa imagem abaixo. .

Filtrando Dados para Relatrio


possvel ainda a criao de filtros para o relatrio, para realizar a filtragem clique com o boto direito em parmetros > Add > Parameter .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 121 de 162


.

. Dessa maneira ser criado um parmetro para filtrar produtos por fornecedor. Como exemplo para isso, a query do relatrio que antes era select codigo,ean,nome,precocusto from produto, agora poderia ser select codigo,ean,nome,precocusto from produto w here idfornecedor = $P{fornecedor}. Para a criao dos parmetros, dever ser seguido alguns detalhes: - Para a criao de parmetros do tipo Texto, o tipo de classe dever ser o java.lang.String; - Para a criao de parmetros do tipo Data, o tipo de classe dever ser o java.util.Date; - Para a criao de parmetros do tipo Data/Hora, o tipo de classe dever ser o java.sql.Timestamp; - Para a criao de parmetros do tipo Valor, o tipo de classe dever ser o java.math.BigDecimal; - Para a criao de parmetros de onde os valores viro de outros cadastros do sistema, o tipo de classe dever ser java.lang.Long, o valor padro dever ser new Long(0) e o nome do parmetro dever seguir a tabela de nomenclatura abaixo: Tambm h a possibilidade de criar campos de combo com outras opes. Para isso, o nome do parmetro dever conter combobox, o tipo de classe dever ser java.lang.Object e no valor padro da expresso devero ser informadas as opes do combo. As opes devero ser informadas entre aspas, separadas por ; e tendo cada um o seu identificador. Ex.: 1-Opo 1;2-Opo 2;3-Opo 3.
Depois de ser gravado o relatrio, caso o relatrio no esteja no menu, preciso reiniciar o sistema para que seja carregado no menu. Caso contrrio, ele precisa apenas ser aberto novamente para receber as alteraes feitas.

32 - Motivos de desconto
Ao dar um desconto no sistema, seja o mesmo em uma nota fiscal ou no frente de caixa, possvel identificar o motivo deste desconto. Conforme exemplo abaixo, voc pode visualizar esta informao em uma nota fiscal de sada. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 122 de 162

. Caso voc necessite incluir ou excluir algum destes motivos de desconto, basta ir ao menu: Cadastros > Outros > Vendas > Motivos de desconto. Dentro deste mdulo voc visualizar os motivos de desconto j cadastrados no sistema. .

.
Cdigo - digite um cdigo para o cadastro do motivo de desconto ou de um "enter" no campo para que o sistema carregue sozinho a sequncia da numerao; Descrio - Informe o motivo do desconto.

Os campos com preenchimento obrigatrio so identificados atravs do x amarelo no canto inferior direito do campo, o restante que no o contm, podem ser deixados em branco para o preenchimento posteriormente.

Clique em Gravar (F10) para finalizar o cadastro e salvar as informaes preenchidas.

33 - Incluso de Finalizadores
Para incluir os finalizadores ticket e vales, preciso abrir o pgadmin e executar os seguintes comandos no servidor:

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 123 de 162


INSERT INTO finalizador (id, codigo, abreviacao, tecla, nome, entrada, troco, integracao, tipodocumento, venda, recebimento, sangria, valepresente, cliente, tipoparcela, valor, imprimecheque, tipoverificacao, cpf, data, maximoparcelas, tipodocumentoretaguarda, tipocobrancaretaguarda, tipovencimento, tipoimpressao, tiporetaguarda, tipocartaoproprio, formatocontaspagar, valormaximo, tipoedicaoparcela, pularparames) VALUES (8, 8, 'Ticket', 8, 'Ticket', 1, 1, 0, 0, 1, 1, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 24, NULL, NULL, 0, 0, 0, 0, 0, 0.00, 0, 0); INSERT INTO finalizador (id, codigo, abreviacao, tecla, nome, entrada, troco, integracao, tipodocumento, venda, recebimento, sangria, valepresente, cliente, tipoparcela, valor, imprimecheque, tipoverificacao, cpf, data, maximoparcelas, tipodocumentoretaguarda, tipocobrancaretaguarda, tipovencimento, tipoimpressao, tiporetaguarda, tipocartaoproprio, formatocontaspagar, valormaximo, tipoedicaoparcela, pularparames) VALUES (9, 9, 'Vale', 9, 'Vale', 1, 1, 0, 0, 1, 1, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 24, NULL, NULL, 0, 0, 0, 0, 0, 0.00, 0, 0); Depois, para configurar os meios de pagamentos manualmente: Primeiro, voc precisa saber os cdigos dos meios de pagamento que o UNICO reconhece. Segue a tabela abaixo:
1 Dinheiro 2 Cheque 3 Tef 4 Credirio 5 Devoluo 6 POS Crdito (Carto crdito manual) 7 POS Dbito (Carto dbito manual) 8 Ticket 9 Vale

Ento monte uma lista separada por vrgula com os meios de pagamento que pretende utilizar. Por exemplo, vamos usar apenas dinheiro, cheque, tef, ticket e vale. A lista ficaria 1,2,3,8,9 Depois tire uma leitura X na ecf e procure pelos mesmos meios de pagamento e monte uma segunda lista que corresponda a primeira. Imagine que a leitura X seja:
1 Dinheiro 2 Carto crdito 3 Cheque 4 Diversos 5 Ticket 6 Vale

A segunda lista ficaria 1,3,2,5,6 Pronto, edite o arquivo pdv.properties e inclua no final as seguintes linhas
Finalizador.Habilitado=[coloque aqui a lista 1] Finalizador.MeioPagamento=[coloque aqui a lista2] Finalizador.CupomVinculado=[coloque aqui a lista2]

Note que os colchetes so apenas ilustrativos e no devem constar no arquivo.

As linhas a serem includas no arquivo seriam:


Finalizador.Habilitado=1,2,3,8,9 Finalizador.MeioPagamento=1,3,2,5,6 Finalizador.CupomVinculado=1,3,2,5,6

34 - Cadastro de Usurio
Para obter acesso ao sistema necessrio que seja feito o cadastrado deste usurio. Este cadastro deve ser feito por um outro usurio que tenha acesso ao sistema. Esta configurao encontrada no menu: Cadastros > Outros > Usurios > Usurios Na tela que ser aberta, apresentar os cadastros de usurios j efetuados. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 124 de 162

.
Cdigo - Digite um cdigo para o cadastro do usurio ou de um "enter" no campo para que o sistema carregue sozinho a sequncia da numerao; Inativo - Esta opo destina-se somente a usurios que sejam inativos, ou seja, que no acessem o sistema; Nome - Digite o nome do usurio. Este nome servir tambm para efetuar o login no sistema; Validade - Digite a validade da senha do usurio. (Data que o sistema pedir a alterao da senha do usurio); % de desconto mximo - Digite a porcentagem mxima de desconto que o usurio poder efetuar nas vendas; % desconto recebimento - Digite a porcentagem mxima de desconto que o usurio poder efetuar nos recebimentos; Perfil - Selecione no combobox qual o perfil do usurio. (o mesmo dever ser cadastrado anteriormente); Usurio administrador - Selecione esta opo caso o usurio seja administrador do sistema; Usurio supervisor de vendas - Selecione esta opo caso o usurio seja supervisor de vendas; Alterar senha para o prximo login - A senha gerada automaticamente pelo sistema ao clicar em gravar, caso o usurio deseje alterar a senha selecione esta opo. Ao entrar no sistema o mesmo pedir a alterao da senha.

Os campos com preenchimento obrigatrio so identificados atravs do x amarelo no canto inferior direito do campo, o restante que no o contm, podem ser deixados em branco para o preenchimento posteriormente.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 125 de 162

Permitir visualizar preos na ordem de servio - Selecione esta opo para que o usurio possa visualizar os preos na ordem de servio. (Esta opo s aparecer em sistemas que tenham a licena de ordem de servio ativa); Permitir faturar ordem de servio - Selecione esta opo para que o usurio possa faturar a ordem de servio. (Esta opo s aparecer em sistemas que tenham a licena de ordem de servio ativa); Permitir alterar preo - Selecione esta opo para que o usurio possa alterar preos no sistema. Por exemplo: em oramento, pr-vendas, pedidos de venda, notas fiscais etc. No mostrar evento backup - Selecione esta opo para que no aparea a mensagem de que necessrio fazer o backup do sistema.

Aps a finalizao das configuraes citadas acima, clique em gravar para finalizar o cadastro do usurio. . .

35 - Utilizando CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrnico)


O Conhecimento de Transporte eletrnico (CT-e) o novo modelo de documento fiscal eletrnico, que poder ser utilizado para substituir um dos seguintes documentos fiscais: Conhecimento de Transporte Rodovirio de Cargas, modelo 8; Conhecimento de Transporte Aquavirio de Cargas, modelo 9; Conhecimento Areo, modelo 10; Conhecimento de Transporte Ferrovirio de Cargas, modelo 11; Nota Fiscal de Servio de Transporte Ferrovirio de Cargas, modelo 27; Nota Fiscal de Servio de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas. O CT-e tambm poder ser utilizado como documento fiscal eletrnico no transporte dutovirio e, futuramente, nos transportes Multimodais. Podemos conceituar o CT-e como um documento de existncia exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma prestao de servios de transportes, cuja validade jurdica garantida pela assinatura digital. Para a utilizao do CT-e, necessrio adquirir a licena do mesmo. Para isso clique no menu ferramentas > Gerenciador de Licenas, Boto: Inserir Nmero de licena e Escolha a licena: CT-e. Com o nmero que foi gerado pelo seu sistema UNICO (chave de instalao), entre no site de acesso para revendas, conforme j foi mostrado, e com a chave de instalao digitada o site fornecera a chave de ativao. Com a chave de ativao em mos, digite-a na janela de licena do seu sistema UNICO, conforme mostrado na imagem abaixo:

. Aps pressionar o boto Ativar Sistema (F10), se tudo estiver correto surgira a tela: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 126 de 162

. Note que agora, ao entrar no menu Notas Fiscais, temos a opo CT-e Sada .

.
Antes de utilizar o recurso de CT-e, necessrio configurar 4 componentes: Srie / Parmetros / Meios de Transportes / Cadastro das CFOPs

35 A1 ) Srie: Menu Cadastro > Outros > CT-e > Sries Nessa configurao basta digitar a srie e o prximo conhecimento que est sendo utilizado. A opo modelo no permite alterao por ser o modelo 57 padro para o CT-e, assim como o modelo 55 o padro utilizado para a NF-e. .

. 35 A2 ) Parmetros: Menu Cadastro > Outros > CT-e > Parmetros


A primeira providencia a ser adotada a verificao dos certificados digitais, eles no s devem estar instalados mas tambm dentro do prazo de validade. Os Arquivos Digitais podem ser A1>Arquivos com extenso pfx ou A3> Arquivos DLL do sistema Token.

O Certificado Digital uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa fsica, mquina, aplicao ou site na w eb. Documento eletrnico seguro, permite ao usurio se comunicar e efetuar transaes na internet de forma mais rpida, sigilosa e com validade jurdica. O arquivo de computador gerado pelo Certificado Digital contm um conjunto de informaes que garante a autenticidade entre Computadores. .
possvel instalar apenas um certificado digital e configura-lo para ser usado tanto para NF-e como tambm para CT-e, para tal procedimento consulte a empresa em que foi adquirida o certificado digital.

. Esses certificados so adquiridos em empresas especializadas e portanto, a instalao, verificao de validade e localizao devem ser informadas pelas mesmas. Para a

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 127 de 162


instalao dos certificados no sistema UNICO deve ser seguido o procedimento abaixo: Menu Cadastro > Outros > CT-e > Parmetros .

. 35 B1 ) Forma de emisso de CT-e: 1 - Normal - Emisso Normal > Essa a nica opo utilizada para transmisso de CT-e. 35 B2 ) Ambiente: 1 - Produo > Opo normal de envio. 2 - Homologao > Opo de teste de envio de NFe.
As CT-e no podem ser consultadas no site usando a opo de Homologao.

35 B3 ) Tipo certificado:
A1 A3 Repositrio do Windows Arquivos com extenso pfx - xxxx.pfx Arquivos DLL do sistema Token Aps configurao no Internet explorer o UNICO buscara esses certificados.

35 B4 ) Caminho do certificado > Local onde o certificado est localizado. Imagem do DaCTe > Local onde est gravado o Logotipo da Empresa. Validar CT-e aps gerao do XML > Confirmao adicional de validao das Notas Fiscais. Orientao da DaNFe: Posio do Papel para Retrato ou Paisagem. . 35 C ) Meios de Transporte: Menu Cadastro > Outros > CT-e > Meios de Transporte Nesse tpico basta preencher corretamente os dados solicitados, como os dados da transportadora e veculo, conforme imagem abaixo: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 128 de 162

. 35 D1 ) Cadastro de CFOPs: Menu Cadastro > Outros > Notas Fiscais > Naturezas de Operao e Tributaes Especiais . Os CFOP (Cdigos Fiscais de Operaes e Prestaes), so cdigos numricos que identificam as respectivas naturezas das operaes de circulao de mercadorias e das prestaes de servios de transportes em 3 categorias de Entrada e 3 de Sada, so elas:
Entradas ou Aquisies de Servio do Estado Entradas ou Aquisies de Servio de outros Estados Entradas ou Aquisies de Servio do Exterior Sadas ou Prestaes de Servio para o Estado Sadas ou Prestaes de Servio para outros Estados Sadas ou Prestaes de Servio para o Exterior Srie 1.000 Srie 2.000 Srie 3.000 Srie 5.000 Srie 6.000 Srie 7.000

E muito importante que as CFOPs sejam configuradas corretamente para que os arquivos do SPED sejam gerados corretamente!!!

. Ser aberta uma tela com as principais CFOPs j cadastradas no seu sistema UNICO, voc pode alterar as j cadastradas ou ainda adicionar novas CFOPs. Para adicionar novas, clique no boto Incluir (F2). (imagem abaixo)

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 129 de 162

Ser carregada a tela a seguir para o cadastro da CFOP.


As informaes para configurao da CFOP deve ser informadas pelo contador!

muito comum problemas com a validao dos SPEDs em funo das CFOPs de transportes no estarem cadastradas corretamente.

35 D2 - Guia Geral Conforme est destacado na imagem abaixo, na Guia Geral inicie a configurao digitando o cdigo da CFOP e a descrio dela.

Quando um cdigo tem que ser repetido, por exemplo, a empresa precisa de 5102 com ICMS tributado e de 5102 sem ICMS tributado, o cdigo pode ser informado 5102A e 5102B.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 130 de 162


.
A Tabela de CFOP atualizada e no formato PDF, encontra-se no site www.sistemaunico.com.br > Link Informativo Tcnico

.
Para mais detalhes sobre o preenchimento das CFOPs consulte o tpico CFOP - Configurando Corretamente

. 35 D3 - Abaixo segue uma tabela com as CFOPs usadas para transporte:


5350 Prestaes de Servios de Transporte 5351 5352 Prestao de servio de transporte para execuo de servio da mesma natureza Prestao de servio de transporte a estabelecimento industrial Classificam-se neste cdigo as prestaes de servios de transporte destinados s prestaes de servios da mesma natureza. Classificam-se neste cdigo as prestaes de servios de transporte a estabelecimento industrial. Tambm sero classificados neste cdigo os servios de transporte prestados a estabelecimento industrial de cooperativa. Classificam-se neste cdigo as prestaes de servios de transporte a estabelecimento comercial. Tambm sero classificados neste cdigo os servios de transporte prestados a estabelecimento comercial de cooperativa.

5353

Prestao de servio de transporte a estabelecimento comercial

5354 Prestao de servio de transporte a estabelecimento de prestador Classificam-se neste cdigo as prestaes de servios de transporte a estabelecimento prestador de de servio de comunicao servios de comunicao. 5355 Prestao de servio de transporte a estabelecimento de geradora ou de distribuidora de energia eltrica 5356 Prestao de servio de transporte a estabelecimento de produtor rural 5357 Prestao de servio de transporte a no contribuinte Classificam-se neste cdigo as prestaes de servios de transporte a estabelecimento de geradora ou de distribuidora de energia eltrica. Classificam-se neste cdigo as prestaes de servios de transporte a estabelecimento de produtor rural. Classificam-se neste cdigo as prestaes de servios de transporte a pessoas fsicas ou a pessoas jurdicas no indicadas nos cdigos anteriores. Classificam-se neste cdigo as prestaes de servios de transporte a contribuintes ou a no contribuintes, exclusivamente quando no existe a obrigao legal de emisso de nota fiscal para a mercadoria transportada. Classificam-se neste cdigo as prestaes de servios de transporte a contribuinte ao qual tenha sido atribuda a condio de substituto tributrio do imposto sobre a prestao dos servios.

Prestao de servio de transporte a contribuinte ou a no 5359 contribuinte quando a mercadoria transportada est dispensada de emisso de nota fiscal. 5360 Prestao de servio de transporte a contribuinte substituto em relao ao servio de transporte

36 - Recuperao da Base de Dados na pasta PG !


.
Sempre oriente seus Clientes a fazerem o Backup!!! Nem sempre esse procedimento consegue recuperar a Base de Dados.

. Para uma maior comodidade e segurana existe o sistema Cloud. Como funciona o sistema Cloud e porque interesante usar? O UNICO Cloud e interessante por replicar as movimentaes efetuadas na base de dados locais do Sistema NICO para um servidor na nuvem (cloud), tornando-as disponveis para consulta de qualquer local do mundo atravs da Internet. O NICO Cloud pode ainda ser acessado sem a necessidade do sistema NICO instalado no computador, e uma forma de backup incremental, e um pacote adicional do NICO Cloud oferece a opo de backups integrais peridicos. Estes backups podero ser mantidos por perodos contratados (semanais ou mensais) , existindo ainda a possibilidade de serem fisicamente gravados em mdia (DVD) e remetidos para o cliente ao final de cada ciclo de validade. .
muito importnte fazer os testes em uma "Mquina de Teste", nunca no micro do cliente !!!

. 36 a - O primeiro procedimento desligar o Firew all da Mquina do Cliente e principalmente da "Mquina Teste". 36 b - Pare o servio do PostGres no Cliente e "Mquina Teste". Para isso existe duas maneiras: 1) Iniciar / executar / Digite:services.msc e enter - Clique na linha onde se encontrar o servio do PostGres, e na opo Parar o Servio. 2 ) No painel de controle, icone: Ferramentas Administrativas, Icone Servios. Clique na linha onde se encontrar o servio do PostGres, e na opo Parar o Servio. A imagem abaixo ajuda a entender melhor como fazer isso: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 131 de 162

. 36 c - No Cliente copie a pasta PG que fica no diretrio do UNICO. .


Nesta "Mquina teste" obrigatrio que o UNICO esteja instalado, mesmo que seja para demonstrao.

. 35 d - Pare o servio do PostGres tambm na "Mquina teste", conforme procedimento acima e coloque a pasta PG a ser recuperada no diretrio do UNICO da "Mquina Teste". .
Lembre-se de desabilitar o Firewall, antes do procedimento acima!

. 36 e - Inicie o PostGres. Existe a possibilidade do servio do PostGres no iniciar, caso isso ocorra, abra o diretrio: UNICO/PG/DATA e renomei o arquivo: Postmaster.pid para qualquer outro nome que seja fcil de encontrar posteriormente. 36 f - Reinicie o servio do postgres novamente, caso no inicie, acesse o diretrio do UNICO no caminho > UNICO/PG/DATA, abra o arquivo pg_hba.conf com o bloco de notas e na ltima linha verifique se h um # antes da palavra "host", se houver o #, apague-o e salve o arquivo, se no tiver, insira um # e salve o arquivo. Aps isto tente iniciar o servio do postgres. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 132 de 162

. 36 g - Se mesmo assim o servio do PostGres no iniciar, copie a pasta bin (C:\UNIPLUS\pg\bin) de um micro que esteja funcionando o UNICO e cole na "Mquina Teste". . VACUUM Existe ainda esse ltimo procedimento chamado Vacuum que auxilia na recuperao da Base de Dados do seu Cliente. Primeiramente abra o PGadmin que se encontra no endereo: C:\UNIPLUS\pg\bin. Com o PGAdmin aberto, conecte na base de Dados do UNICO, conforme j mostrado anteriormente, acesse o menu Ferramentas e a opo Manuteno . Ser exibida a seguinte janela: .

. Em operao de manuteno, selecione a opo: Vacuum, e nas opes de Vacuum selecione: Full, Freeze e Analyze, conforme mostrado na imagem. Ao Clicar em Ok, na guia mensagem, ser exibido os textos analisados de toda a Base de Dados, se a janela for maximizada , teremos uma tela como na imagem abaixo: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 133 de 162

. Caso seja encontrado algum erro durante a anlise de toda a Base de Dados, e exibido a mensagem ERRO: (Nome da Tabela), faa o procedimento do Vacuum apenas na tabela com "problema", e depois o Vacuum em toda Base de Dados novamente, at que o procedimento do Vacuum em toda a Base de Dados seja concluda perfeitamente. Depois desse procedimento, normalmente possvel fazer o backup da Base de Dados. .
Nos procedimentos acima, esto descritos todos os procedimentos possveis para a recuperao de uma Base de Dados. Para que todo esse procedimento NO seja necessrio , faa sempre o backup da base de dados ou contrate o servio do UNICloud.

.
Ao final do Backup, quando retornado o valor 0, o mesmo foi concludo com sucesso, caso seja retornado o valor 1, houve algum problema com o backup.

37 - Grid Configurvel
O recurso de configurao de Grids permite a personalizao da visualizao apenas dos campos que so interessantes para o usurio, todas as grids existentes no sistema podem ser configurveis. Para realizar a configurao abra o mdulo desejado, (Vamos utilizar como exemplo a grid do mdulo de produtos). Clique com o boto direito, sobre o nome de qualquer coluna da Grid e clique na opo: "Configurar Colunas". .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 134 de 162

. Na tela que ser carregada, temos como configurar todas as opes de colunas, como mostra a imagem abaixo: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 135 de 162

. Informaes disponveis: - Nesta tela voc encontrar todas as opes disponveis para acrescentar em forma de coluna na Grid principal. Como nosso exemplo utilizado refere-se ao mdulo de produtos, veja que todas as informaes disponveis so provenientes da tela de cadastro do produto. Descrio da coluna: - Nesta tela voc visualizar as colunas que aparecero na Grid principal. Botes auxiliares: - Com os botes auxiliares voc poder movimentar as informaes (para cima e para baixo) para alinh-las da forma que desejar, lembrando que a sequncia que estiver configurado na tela de descrio da coluna ser a sequncia a ser apresentada na Grid principal e poder tambm retirar informaes para que as mesmas no apaream na grid principal. - seta apontando para cima: selecione a informao na tela de descrio da coluna e clique nesta seta para que a informao movimente-se para cima. - seta apontando para baixo: selecione a informao na tela de descrio da coluna e clique nesta seta para que a informao movimente-se para baixo. - boto com o smbolo negativo: selecione a informao na tela de descrio da coluna e clique neste boto para que a informao seja excluda desta tela. Botes finalizadores: - Com estes botes voc finalizar todas as alteraes feitas na configurao escolha da grid. - boto Ok: com este boto voc estar alterando a viso que esta selecionada na grid principal, a partir do momento que a mesma for alterada e caso no seja criada uma nova viso salvando esta alterao, a viso selecionada ser alterada, no tendo assim como voltar configurao anterior. - boto Salvar como nova viso: ao finalizar uma configurao ou alterao e clicar neste boto, abrir uma nova tela (conforme imagem abaixo), pedindo para que seja informado a descrio da nova viso, aps informar a mesma, clique no boto ok para criar a nova viso ou clique no boto cancelar para retornar a tela de configurao. .

38 - Substituio Tributria - Configurando


.
Para configurao da Substituio Tributria necessrio ter o acompanhamento da contabilidade do cliente, pois somente eles podero repassar as informaes referentes a valores de alquotas, situaes tributrias, ICMS, entre outros.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 136 de 162

. 38 a - Configurao do Cliente A primeira configurao a ser feita no cadastro do cliente que ser emitida a nota fiscal, para isto, preciso entrar no mdulo de Clientes, selecionar o cliente para qual ser emitida a nota fiscal e entrar no cadastro dele. Feito isto, entre na aba Outras Informaes e selecione a opo Destacar ICMS ST, como ilustrado abaixo. .

. 38 b - Configurao do Produto Para configurar os produtos que sero emitidos na nota preciso ir ao cadastro dos produtos e na aba "GERAL". As configuraes a serem feitas comeam pelo ICMS e pela Situao Tributria. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 137 de 162

. Quando o produto for classificado como na forma ilustrada acima, com o ICMS de Substituio Tributria e a Sit. Tributria for escolhido 60 - Substituio tributria, no destacado na nota fiscal, pois este valor j foi pago pelo fabricante. Configurado o ICMS e a Sit. Tributria, continuamos dentro do cadastro do produto, na aba "Impostos". Nesta aba voc ir colocar o valor da "Modalidade de Base de Calculo do ICMS ST" que poder ser calculado de duas formas diferentes:
Se for como Margem de Valor Agregado (MVA), no campo ao lado voc digitar o valor da "porcentagem". Se for como Pauta, no campo ao lado voc digitar o valor normal.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 138 de 162

. O campo "% reduo de MVA", vlido para empresas optantes do Simples Nacional que precisam fazer a reduo de MVA da Substituio Tributria. Este campo s estar habilitado se for utilizado opo de "Margem de valor agregado (MVA)". . 38 c - Configurao da CFOP Para acessar a tela de configurao voc dever entrar no menu: Cadastros > Outros > Notas Fiscais > Naturezas de operao e tributaes especiais e clicar na CFOP que voc ir configurar para utilizar na nota. As configuraes feitas nas naturezas de operaes devero ser feitas em pares, por exemplo, se for configurar a natureza 5102 (para vendas dentro do estado) dever configurar tambm a 6102 (para vendas para fora do estado). Na aba ICMS voc ir configurar a porcentagem de ICMS e ICMS ST referente ao estado que ser emitida a nota, como estamos utilizando a CFOP 5102 que venda dentro do estado deve-se configurar no campo referente ao seu estado. Na figura abaixo temos como exemplo do estado de Santa Catarina, configurado a natureza 5102 com substituio tributria de 17%, e com a alquota %ICMS ST em 12%. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 139 de 162

.
Para maiores esclarecimentos consulte seu contador!

. A opo Abater ICMS ST 30 do ICMS ST s vlida para Sit.Tributria: 30 - Isenta ou no tributado e com Substituio Tributria. .
Para mais informaes de como configurar detalhadamente as CFOPs, consulte o Tpico deste mesmo manual.

. 38 d - Visualizao dos Valores na Nota fiscal Se todos os passos forem seguidos e preenchidos corretamente, na Nota Fiscal de Sada voc far a visualizao dos valores atravs dos seguintes campos: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 140 de 162

.
Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

39 - UNIChef
O UNIChef um poderoso mdulo dentro do seu UNICO 2013 que capaz de gerenciar todos os negcios no segmento de alimentao, independente do tamanho da sua loja ou rede de Franquias, voc ter muitas vantagens. Para comear usufruindo no seu UNIChef, necessrio instalar sua licena. Como j demonstrado (Tpico Instalao e Ativao UNICO / UNIPaf), ative sua licena UNIChef. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 141 de 162

. 39 a - Cadastrando Garons Aps inserir a licena voc pode cadastrar os Garons (Se isso se aplica no seu caso), para realizar esse cadastro, no seu Retaguarda, acesse no menu Cadastros > Garom, clique em Incluir (F2), e insira o Cdigo (Existe a possibilidade de apenas teclar enter nesse campo) Nome, Telefone e Comisso. 39 b - Unipaf (Configurando as opes para o UNIChef) O mdulo do UNIPaf foi bastante estudado no tpico (UNIPaf - Configurando), mas vamos recapitular novamente as opes que se aplicam ao UNIChef, que est na guia Restaurante. Uma das principais opes utilizadas, a opo Controle por Conta de Cliente que se encontra no UNIPaf > Guia Restaurante. Esta opo permite o trabalho com comandas ao invs da opo que j vm habilitada no UNIChef, que trabalho com mesas. Note que Desabilita a opo: Informar o nmero de pessoas na abertura, e Habilita as opes: Informar o cliente na abertura e Informar o nmero da mesa na abertura. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 142 de 162

. AS opes: Informar o Cliente na Abertura, Informar o nmero da Mesa na abertura e informar o garom na abertura, faz com que seja necessrio informar esses itens assim que for digitado o nmero da Comanda / Mesa no PDV (Imagem U7).
Informar Garom por item Informar observao no item Exibir as mesas/Contas dos Clientes No fechamento da conta possibilitar incluir mais itens Agrupar os itens na incluso Monitor Touch Cada item vendido associado a um garom (Comisso) Permite a digitao de observaes. Ex. Refrigerante com Gelo e Limo Exibe graficamente as mesas ou comandas No fechamento possvel acrescentar mais itens. Ex.: Ao pagar a conta o cliente comprar mais um bombom no caixa. Ex. Ao cadastrar uma cerveja, depois um chocolate e depois novamente outra cerveja, ao invs de 1 Cerveja | 1 Chocolate | 1 Cerveja, teremos: 2 Cervejas | 1 Chocolate Exibe um teclado na tela para digitao.

No PDV (Frente de Caixa), observe que se tornou visvel o boto (F3 Conta de Cliente) - Imagem abaixo: .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 143 de 162

. Observe que ao digitar o nmero da Comanda, conforme configurado no PDVConf, solicitado: Garom (Por isso a necessidade de cadastrar os garons antes), Cliente e Nmero de mesa: . Imagem U7

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 144 de 162

. 39 c - Transferncia de Itens No UNIChef tambm possvel a transferncia entre comandas ou mesas, basta clicar na parte inferior em Transferncia de Itens, na janela que ser exibida, digite a comanda de destino dos itens e abaixo selecione os itens que sero transferidos da Comanda ou mesa, clique em Transferir itens. Note que tambm possvel alterar a quantidade dos itens ao transferi-los. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 145 de 162

. 39 d - Confirmar Acerto Note que quando estamos adicionando os itens na comanda ou mesa possvel selecionar um item e pressionar o boto Confirmar acerto para o item "Sair" da lista. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 146 de 162

. .

40 - Como configurar o UNIChef para a comunicao de um Micro Terminal Gertec?


Podemos iniciar a configurao abrindo o PDVConf conforme j abordado neste manual, e clicando na guia Restaurante e na Aba Micro Terminal. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 147 de 162

. Primeiramente devemos informar o modelo do Micro Terminal, que pode ser: Gertec, W ilbor, W ill Tech / TecSyn, Smak ou Bematech. Aps isso informado se existe balana nesses Micro Terminais e se todos eles so ou no da mesma Marca, modelo e configuraes. .
Sempre Consulte o Manual de Instalao do seu Micro Terminal

. Instalao do Micro Terminal (Dispositivo/Hardware): .

. A configurao dos Micro Terminais so bastante simples. Siga os procedimentos abaixo para configurar corretamente seu Micro Terminal. Desabilite o FireW all do computador (Incluindo o firew all do w indow s). Dentro da pasta do UNICO 2013, execute o arquivo MTUniChef.exe (Pode ser em qualquer computador que estiver instalado o UNICO 2013) OBS: No exibida nenhuma tela de instalao (Ao pressionar CTRL + ALT + DEL, o processo MTUniChef.exe estar em execuo) No busca preo devera ser informado o IP deste computador que esta rodando o MTUniChef . O modelo recomendado para o UNICO o Gertec, no aconselhvel os modelos da Elgin.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 148 de 162

No programa do busca-preo e no terminal, configurar o IP do computador corretamente, para isso abra o programa do equipamento do Micro Terminal e informe o IP da mquina que est rodando o aplicativo.
Ele no busca pela descrio, deve ser informado o cdigo de barras ou cdigo do produto.

Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 149 de 162

Resolvendo F.A.Q

. 1 - Minha impressora trmica, posso imprimir o recibo mais de uma vez? - No possvel imprimir o recibo no momento da venda e o mesmo posteriormente, isso uma exigncia para homologao do sistema pelo PAF-ECF. . 2 - Para cancelar uma venda, o sistema pede senha, como posso desativar esta opo? - A nica possibilidade do sistema no pedir senha se for configurado o usurio da venda como "supervisor de vendas" em: Cadastros > Outros > Usurios. Porm vale lembrar que se for configurado o usurio de vendas como supervisor, o mesmo ter acesso a todas as funes do PDV. . 3 - Estou usando a verso 2011 do UNICO, devo atualizar para 2013 ou desinstalar o 2011 e instalar o 2013? - No necessrio desinstalar. Apenas execute o instalador do UNICO 2013 e insira uma licena de atualizao do 2011 para 2013. . 4 - Para instalar o UNICO 2012 necessrio salvar o banco de dados, fazer o backup ou migrar de verso? - O backup pode ser feito apenas por precauo, mas no necessrio restaurar o backup do 2010 depois de instalar o 2012 e inserir a licena. . 5 - Porque meu fechamento mostra um valor, e no relatrio esse valor e diferente? - Os valores diferem porque no relatrio contado apenas as vendas de um determinado perodo. O fechamento mostra o dinheiro em caixa, contando sangrias e suprimentos que foram feitos, ao checar o relatrio, ser constatado que existem coo's que no aparecem nele, mas no espelho mfd, elas aparecem como sangrias e/ou suprimentos. E isso contado no fechamento. . 6 - Houve falta de energia e foi usado o talo de notas D1, depois foram digitadas no PDV, mas porque no gerou os dados para a comisso de vendedores? - Na venda manual no tem como identificar vendedor, sendo assim, no possvel gerar comisso para os vendedores. . 7 - Alguns clientes realizam as compras para efetuar o pagamento em alguns dias ou meses, como fao para registrar isso? - Faa o cadastro desses clientes e efetue as vendas no credirio. Ao fazer vendas dessa forma, todos esses registros ficam armazenados no contas a receber, e pode ser controlado as vendas e o(s) vencimentos desses clientes. . 8 - Qual a ordem de preferncia que o sistema obtm o percentual de comisso para gerar os relatrios de comisso? - 1- Fornecedor | 2- Grupo de produto | 3- Promoo | 4- Pauta de preo | 5- Produto | 6- Vendedor. . 9 - As vezes ao cadastrar os meios de pagamento na impressora Daruma, quando eu tento vincular com os meios de pagamento do pdvconf, no aparece os mesmos cadastrados. - No Painel de controle> central de segurana > conta/perfil do usurio > coloque a barra de rolagem para no notificar. Aps esse procedimento, reiniciar o computador para que as configuraes feitas sejam modificadas. Abra o pdvconf > todos os meios de pagamento cadastrados apareceram para serem vinculados. . 10 - O que a Carta de Correo Eletrnica? - A Carta de Correo Eletrnica (CC-e) est disponibilizada, em todo o Brasil, desde julho de 2011 por isso a Carta de Correo manual no pode ser mais usada para NF-e desde o dia 01/07/2012. possvel emitir at 20 CC-es para a mesma NF-e. Porm, somente a ltima autorizada que ser vlida . 11 - Porque estou com problemas na minha carta de correo? - NO PODE SE USAR QUALQUER CARACTER ESPECIAL NA CARTA DE CORREO! Entre outros so considerados caracteres especiais: | | ! | @ | # | $ | % | | & | * | | \ | * | + | | - | | | { | } | ? | : | ; | \ | ` | | | _ | , at mesmo o enter no permitido na Carta de Correo.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 150 de 162

. 12 - Quais so os dados da nota que no podem ser alterados por CC-e? I - as variveis que determinam o valor do imposto tais como: base de clculo, alquota, diferena de preo, quantidade, valor da operao ou da prestao; II - a correo de dados cadastrais que implique mudana do remetente ou do destinatrio; III - a data de emisso ou de sada. . 13 - Uma CC-e precisa ser impressa? - No existe necessidade de imprimir uma CC-e. A nica coisa referente NF-e que precisa ser impressa o DANFE, que vai acompanhar a mercadoria no trnsito. . 14 - Como eu posso consultar os dados de uma CC-e? - Pesquisando a chave de acesso no site da SEFAZ. (como alis deve ser feito com qualquer outra NF-e). . 15 - Nem todos meus Clientes tem cadastro no sistema, e quando escolho efetuar venda com cheque, o Sistema solicita a escolha de um cliente no cadastro. Consigo vender com cheque para Clientes sem Cadastro? - Quando feito vendas com cheque necessrio identificar o registro do contas e receber com o documento (Cheque). Caso contrario teramos um registro de conta a receber sem referncia de origem. . 16 - Como ajustar pauta de preo de um determinado grupo ou fornecedor? No menu Estoque > Opo Reajuste de preos > No Campo Filtro > Informe o Fornecedor e/ou Grupo, defina a pauta e onde ser aplicado a mudana e Informe a porcentagem do ajuste, aps visualizar os produtos com reajuste para conferir as mudanas, pressione o boto Gravar. . 17 - Qual o tempo que tenho para cancelar uma Nota de sada? O cancelamento de uma nota de sada S pode ser feito at 24 horas aps a emisso da mesma. Caso j tenha se passado esse perodo, necessrio fazer uma carta de correo. . 18 - Posso alterar o CNPJ do Sistema UNICO? - possvel alterar a Razo social, mas o CNPJ no, porque cada CNPJ um cliente UNICO. . 19 - Como deve ser feito para que o dinheiro que sobra no caixa ao final do dia, ao fazer o fechamento de caixa seja informado no relatrio de fechamento de caixa? - Configure no Pdvconf na aba Paf ECF / Sangria e suprimento, combo Sangria com saldo insuficiente selecione: Sobra de caixa. No final do dia o caixa vai contar o dinheiro e fazer a Sangria. Se o valor contado for maior do que foi registrado no pdv, registrado no relatrio de fechamento do caixa: Sobra de caixa com o valor que excedente. . 20 - Existe a possibilidade de informar o usurio e senha a cada venda que for efetuada sem ter que fechar e abrir o Sistema? No possvel trocar de usurio com o sistema aberto. . 21 - O que fazer para o PDVConf pedir para instalar novamente a impressora fiscal? Para apagar as configuraes da instalao da impressora fiscal para que o PDVConf inicie a instalao novamente, basta apagar o arquivo ecf.properties de dentro do diretrio do UNICO. . 22 - Como configurar o UNIChef para a comunicao de um micro terminal Gertec que funciona por Tcp/Ip e onde colocar o endereo IP dele? Desabilite o FireW all do computador (Incluindo o firew all do w indow s). Dentro da pasta UNICO 2013, execute o arquivo TSGertec.exe (Pode ser em qualquer computador que tiver instalado o UNICO) OBS: No exibida nenhuma tela de instalao (Ao pressionar CTRL + ALT + DEL, o processo tsgertec.exe estar em execuo) No busca preo devera ser informado o IP deste computador que esta rodando o TSGertec. O modelo recomendado para o UNICO o Gertec, no aconselhvel os modelos da Elgin.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 151 de 162

No programa do busca-preo e no terminal, configurar o IP do computador corretamente, para isso abra o programa do equipamento Gertec, informe o IP da mquina que est rodando o aplicativo. Obs. Ele no busca pela descrio, deve ser informado o cdigo de barras ou cdigo do produto. . 23 - Como posso cadastrar uma Cidade? No sistema possvel encontrar o cadastro de 5.565 cidades. Porm, pode ocorrer que alguma cidade desejada no esteja nesta relao, sendo possvel o cadastro. Voc encontrar esta listagem de cidades no menu do UNICO 2013: Cadastros > Outros > Endereo > Cidades.
Cdigo Cdigo IBGE Nome Digite um cdigo para o cadastro da cidade ou de um "enter" no campo para que o sistema carregue sozinho a sequncia da numerao Preencha com o cdigo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), correspondente a cidade que est sendo cadastrada Preencha o nome da cidade, Estado:Preencha o estado a qual a cidade pertence.

. 24 - Como Adicionar Unidades de Medida? Por padro o sistema j apresenta vinte e quatro unidades de medida cadastradas. Caso voc necessite de outra unidade de medida, possvel adiciona-las. Esta configurao encontrada no menu do UNICO 2013: Cadastros > Outros > Estoques> Unidades de medida.
Cdigo Nome Casas decimais Digite como cdigo a abreviao da unidade de medida; Informe o nome da unidade de medida; Informe a quantidade de casas decimais que a unidade de medida precisa;

. 25 - Tipo de histrico de Contato No sistema possvel registrar o contato que foi efetivado com o cliente, seja o mesmo para uma simples pesquisa de satisfao ou at mesmo para uma cobrana. Esta informao registrada diretamente no cadastro do cliente. Abra o cadastro do mesmo e acesse a aba histrico de ocorrncias.
Data/Hora Descrio Tipo Quando ocorreu o contato; O assunto que foi tratado no contato; O tipo do contato (que necessita ser cadastrado anteriormente);

necessrio cadastrar o "tipo" do contato, voc poder fazer isto no menu: Cadastros => Outros => Tipos de histrico de contato. Dentro deste mdulo voc visualizar os tipos de histrico de contato j cadastrados no sistema. 26 - Posso gerar uma Pr-Venda apartir de um Oramento? No mais possvel gerar uma pr-venda a partir de um oramento, bem como no mais permitido gerar pr-venda a partir de outras operaes como: Pedido ou nota fiscal. A pr-venda s pode ser registrada da forma como descrita. 27 - Posso gerar um Pedido de Venda apartir de um Oramento? Sim 28 - O que fazer quando d erro da Nfe com certificados da Caixa Econmica Federal? Conseguimos solucionar um dos problemas mais encontrados nos clientes que utilizam o certificado da Caixa. Erro: Gravo o XML na pasta de envio mas obtenho o seguinte erro como retorno: Index w as outside the bounds of the array. Para soluo desses certificados da Caixa Econmica Federal (CEF), tente executar a seguinte seqncia de operaes para soluo: 28.1 - Exportar backup do certificado digital em PFX 28.1 - Desinstalar do gerenciador de certificados digitais que acompanha o certificado digital; 28.2 - Instalar da cadeia de certificados digitais da AC emissora do certificado digital; 28.3 - Instalar do certificado digital (arquivo PFX criado pelo backup). Ou seja, no caso de certificado digital do tipo A1 no necessrio instalar o aplicativo de gerenciamento de certificados digitais fornecido pelo emissor do certificado digital. 29 - J atualizei os produtos no servidor mas nos caixa ainda esto com os valores antigos!!!! Sempre que for alterado qualquer valor no servidor que so utilizados pelo PDV, deve-se "pedir" para que o PDV atualize as informaes do servidor, no boto: F9 Carga Base Local. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 152 de 162

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 153 de 162

Resolvendo Licenas
Produtos:

Ativao de Licenas
A partir do momento em que a revenda torna-se parceira comercial do produto ela pode efetuar compras de licenas no site e ativar essas licenas em seus usurios. O UNICO at pode ser instalado num cliente ainda no cadastrado no site, mas a licena s pode ser ativada em um cliente que j esteja devidamente cadastrado, ou seja, o processo de instalao do UNICO ocorre sempre em duas etapas: primeiro feita a instalao do produto, depois feita a ativao da licena para que o UNICO possa rodar no apenas no modo de demonstrao, mas com seus recursos plenos. As revendas cadastradas possuem nome de usurio e senha, fornecidos pelo departamento comercial, para acessar o site w w w .sistemaunico.com.br. Clicando na rea especfica para revendas (figura ao lado) ir aparecer uma nova tela pedindo as informaes de usurio e senha (figura abaixo). Neste sistema de revenda a mesma poder: cadastrar clientes, fazer compras de licenas, cadastrar tcnicos, acompanhar suas pendncias financeiras, solicitar relatrios de movimentao entre outros. As licenas normalmente so vlidas por 1 ano, havendo interesse de Up-Grade deve se renovar a licena para ento ser feito o Up-Grade. Por exemplo: Foi adquirida uma licena START para o perodo 01/01/2013 at 01/01/2014 e no dia 15/12/2013 houve o interesse de um Up-Grade para o MANAGER. Alm da instalao do Up-Grade, tambm deve-se renovar a licena do START. Se for feito apenas o Up-Grade para o MANAGER, a licena do mesmo expira na data do START, ou seja, em 15 dias. Licena de instalao > valida por 1 ano. Licena de atualizao > valida por 1 ano a partir da data de ativao da licena de instalao.

Instalao de Licenas na Matriz


Todas as ativaes de licenas so feitas no UNICO da Matriz. Para ativar as licenas na Matriz deve-se entrar no UNICO da Matriz e digitar a Razo Social e o CNPJ da Matriz. Conforme o tipo de licena escolhida, automaticamente o campo da razo social e CNPJ da Matriz j preenchido. Na Matriz instalado Start ou Manager (Que possuem o mesmo Instalador), o que muda o tipo de ativao que feita.

Instalao de Licenas nas Filiais


Todas as ativaes de licenas so feitas no UNICO da Matriz. Para ativar as licenas nas filiais deve-se entrar no UNICO da Matriz e digitar a Razo Social e o CNPJ da filial que ser ativada a licena. Nas filiais instalado o Enterprise.

Diferenas dos Softwares UNICO 2013 .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 154 de 162

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 155 de 162

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 156 de 162

. .

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 157 de 162

UNIPAF
Programa de Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) Utilizado em Frente de loja. .

UNICO MANAGER 2013


O UNICO Manager um softw are que inclui automao comercial e um amplo conjunto de ferramentas operacionais e analticas, que funcionam de modo integrado e dinmico. Indicado para mdias e pequenas empresas de comrcio, em qualquer segmento, que atuem como varejistas e/ou distribuidores atacadistas. O sistema oferece aos usurios uma aparncia leve, de bom gosto, intuitiva e rpida, o que torna bastante agradvel interagir com o softw are e aumenta dramaticamente a velocidade das operaes, resultando em satisfao dos clientes e maior produtividade dos usurios. . Alguns mdulos de trabalho no UNICO Manager: Frente de caixa - Procedimentos para emisso de cupom fiscal atendendo a todas as exigncias da legislao atual. O sistema j foi homologado no PAF-ECF por rgo certificador credenciado pela Sefaz. Possui integrao com TEF (Transferncia Eletrnica de Fundos) discado e dedicado e integrao com Pay & Go. Possibilita o uso de monitores touch-screen e utiliza telas de trabalho prticas e de fcil interao. Cadastros - Centraliza os cadastros utilizados na estrutura do sistema: Clientes, Fornecedores, Transportadoras, Vendedores, Produtos e Servios, entre outros. Isso torna o trabalho do usurio mais prtico no momento de manipular dados bsicos. Vendas - Promoes de preos, prazos e forma de pagamento antes da concluso da venda. Permite o cadastramento de promoes, com configurao de produtos envolvidos, pauta de preos e validade. Inclui tambm mecanismo para devoluo de mercadorias, tornando mais gil o atendimento do cliente no caixa. Fornece diversos relatrios analticos. Notas Fiscais/NF-e - Permite o cadastramento e emisso de notas fiscais de entrada ou sada. As notas de sada podem ser impressas do modo costumeiro ou aproveitadas para a gerao da NF-e (Nota Fiscal Eletrnica), sem necessidade de retrabalho, envio por e-mail automtico ao cliente. Financeiro - Contas a receber, contas a pagar, caixa, bancos e conta/corrente, relatrios gerenciais, ou seja, o necessrio para uma anlise cuidadosa das finanas do negcio e o acerto na tomada de decises Estoque - Possui a opo de reajuste de preos de produtos e definio de Tabelas de preos diferenciadas. Disponibiliza varias opes de relatrios que auxiliam na organizao e gerenciamento do estoque: movimentao dos produtos, posio do estoque, ranking de vendas/lucratividade, curva ABC e sugesto de compras. Ferramentas - Permite ajustes nas configuraes do sistema, troca de senhas, gerao do arquivo de remessa para o Sintegra, gerao do backup (cpia de segurana dos dados), e ainda atualizao do sistema via internet *Ordem de servio - Abertura, acompanhamento, execuo e fechamento. Apontamento de equipe de trabalho. Lanamento de itens, servios e pacotes compostos de itens+servio. Impresso de OS com modelo configurvel pelo usurio. Encaminhamento das ordens concludas para o financeiro. *Sped Fiscal - Gerao e envio de arquivo fiscal conforme layout nacional.(Estaremos disponibilizando mais informaes) .

Quais as diferenas do Unico Plus em relao ao Manager:


Cadastro de empresas. Na filial pode ser indicada qual empresa ela pertence; Ordem de servio, e demais cadastros e relatrios deste mdulo; Sped Fiscal e demais cadastros deste mdulo; Sped PIS/COFINS e demais cadastros deste mdulo; Produo (Ficha tcnica, Registro de produo, Listagem de ficha tcnica, Listagem de registros de produo, Listagem possvel de produo); Registro de produo. A entrada do item feita pela quantidade padro cadastrada na ficha. Exemplo: se na ficha est cadastrada a quantidade padro de 50 KG, ao registrar a produo de quantidade igual a 1, entrar no estoque 50; Ficha tcnica. Criada a desfragmentao da ficha, a quantidade padro, a unidade alternativa, a quantidade alternativa, e campo para a descrio da receita; Importao da ficha tcnica a partir de XML de NF-e; Comisses; Configurar fontes do sistema; Gerador de relatrio; Configurador de campos; Dispositivo externo; Preo por filial; Cadastro de turnos de trabalho na filial; Importar para nota fiscal. Gerar nota fiscal a de cupom fiscal por perodo e cliente; Includo os campos de PIS + COFINS na formao de preo; Lanar conhecimento de transporte na nota fiscal de entrada, criada nova aba; Preferncia. "Imprimir componentes da ficha tcnica no DANFE"; Preferncia. "Visualizar campo 'Nro pedido compra' e 'Nro item pedido compra' no item da nota fiscal"; Preferncia. "Habilitar ICMS de entrada na formao de preo".

Relatrios:
Relatrio de vendas por turnos;

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 158 de 162


Relatrio de vendas ECF canceladas; Vendas por cliente e produto; Relatrio de posio de cheques; Relatrio de resultado operacional; Fechamento ECF. Detalhado por usurio; Relatrio de movimentao de estoque. Novo modelo agrupado por grupo, e opo para mostrar ou no os produtos do grupo; Listagem de ficha tcnica. Impresso da ficha tcnica com desfragmentao e receita; Relatrio de plano de contas. Filtro por perodo, por conta e opo para detalhar os lanamentos; Espelho da nota fiscal. Filtro por cliente e fornecedor; Curva ABC de produtos. Novo modelo agrupado por grupo, e opo para mostrar ou no os produtos do grupo; Vendas por ECF. Filtro por COO e por cliente;

UNICO Cloud

ENTERPRISE
UNICO Enterprise o sistema desenvolvido para empresas que desejam administrar suas diversas lojas atravs de integrao dos seus dados com um maior poder de gerenciamento melhorando seus resultados. As maiores dificuldades de uma rede de lojas ou Franquia a capacidade de controlar vrias lojas a partir de uma central administrativa. O Sistema UNICO Enterprise mantm o servidor com o seu banco de dados em um nico local, sendo possvel a comunicao entre matriz e filiais, de forma rpida e segura, atravs da internet.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 159 de 162

UNIPLUS
Completo para sua empresa. .

UNIchef
Programa Manager voltado para Bares, Restaurantes, Lanchonetes e similares. .

UNITef-IP
Para transaes com carto de crdito, dbito e outros. .

START
Combinao do UNIPAF com um mdulo de cadastro simplificado. Pode ser feito up-grade para o Manager. O UNICO Start um softw are para automao comercial, indicado para pequenas empresas de comrcio, em qualquer segmento, que atuem como varejistas e utilizem apenas PDV. O UNICO Start foi desenvolvido usando Java como linguagem de programao e mantm suas Informaes armazenadas num banco de dados robusto e seguro, combinao que proporciona ao softw are o melhor da tecnologia e garantia de evoluo.

. . . Relatrios disponveis nas licenas (Start - Manager - Enterprise - Plus) do sistema Unico 2013.
Tipos de Relatrios Auditoria Balancete Gerencial Demonstrativo de Inadimplncia Extrato de Caixa/Conta Corrente Fechamento do ECF Fechamento ECF - Detalhado por usurio Fluxo de caixa Plano de contas Posio de documentos a pagar Posio de documentos a receber Posio de cheques Previso de pagamentos Previso de recebimento Relatrio rpido do contas a pagar Relatrio rpido do contas a receber Resultado operacional Curva ABC do estoque (Saldo) Curva ABC de produtos Emisso de etiquetas de cdigo de barras Inventrio do estoque Movimentao de estoque Posio do estoque Saldo fora dos Limites Sugesto de Compras Apurao de impostos Apurao de PIS/COFINS Espelho de nota fiscal Notas Fiscais no Pedido Listagem de ordem de servio Listagem de ficha tcnica Carteira de pedidos x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x disponveis Start nas Manager x x x x x Licenas Enterprise x x x x x UNICO2013 Plus x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 160 de 162

Clientes sem vendas Comisses por vendedor Curva ABC de clientes Curva ABC de produtos Produtos sem venda Ranking de vendas e lucratividade Vendas vista a prazo Vendas de produto no perodo Vendas de Kit Vendas ECF por hora Vendas ECF por tributao vendas ECF canceladas Vendas por administradoras de carto Vendas por cliente vista a prazo Vendas por cliente e produto Vendas por condies de pagamento Vendas por ECF Vendas por nota fiscal Vendas por vendedor Vendas por turnos x

x x x x x x x x x x x x x x x x x

x x x x x x x x x x x x x x x x x

x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

. .
Lembre-se de sempre fazer Backup onde est a base de dados (Servidor), nunca nas estaes que esto fazendo o apontamento!!!.

. Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

Pg. 161 de 162

O que h de novo no UNICO 2013?


Release Notes da Verso 2013 build 1

. Nota Fiscal: -Melhorias na rotina de importao de XML de NF-e: situao tributria do ICMS, nmero de srie. -Melhoria no clculo do IPI: criado clculo de IPI com 4 casas decimais, para produtos tributados por unidade de medida. -Criado campos para nota fiscal de combustvel e gs: no cadastro de produtos foi includo os campos Cdigo da ANP e Cdigo do CODIF, campos que so enviados na transmisso da NF-e. -Melhoria no clculo do PIS/COFINS: Foram criadas opes para no agregar valores na base de clculo, podem ser acessadas em Natureza de operao -> PIS/COFINS -> "No considerar frete na base de clculo do PIS/COFINS", "No considerar outras despesas na base de clculo do PIS/COFINS" e "No considerar seguro na base de clculo do PIS/COFINS". -Criado campo ANTT na transportadora: Ao informar este campo ele ser mostrado na DANFE. -Melhoria na nota fiscal para simples nacional: implementada a CSOSN 900. -Criado campo para informar valor da base do PIS/COFINS e valor da base do IPI na nota de entrada: para habilitar os campos acesse Natureza operao -> PIS/COFINS -> Habilitar base PIS/COFINS no item da nota fiscal e Natureza de operao -> IPI -> Habilitar base do IPI no item da nota fiscal. . SPED/SINTEGRA: -Criado registro 88EAN do Sintegra: no registro so enviados os produtos utilizados no perodo e o cdigo EAN. -Melhoria no SPED: includa validao que compara valores de vendas e reduo Z. -Criada nota fiscal extempornea no SPED e SINTEGRA: ao lanar a nota de entrada, informar a data para filtro em Informaes complementares -> Data extempornea. -Criada contribuio social separada para PIS/COFINS para SPED Contribuies: Criada preferncia para habilitar contribuio social apurada diferente para PIS/COFINS, acesse em Preferncias -> SPED -> Habilitar contribuio social apurada diferente para PIS/COFINS. -Melhoria no relatrio de posio de estoque: includa a coluna NCM. . Financeiro: -Melhoria no boleto nativo do sistema: incluso das instrues de juros e multas para o banco do Bradesco. -Criada opo para impresso do local de pagamento no boleto nativo: informar em Conta corrente -> Cobrana -> Outras configuraes -> Local de pagamento. -Melhoria no boleto do cobrebem x: possvel mediante configurao na conta corrente, imprimir o endereo do cedente no comprovante do sacado. . Relatrio: -Melhoria no relatrio de notas fiscais no perodo: includo um totalizador de notas cancelada. Acesse em Notas Fiscais -> Notas Fiscais no perodo. -Melhoria na impresso do pedido de compra: includos campos para configurao da impresso com dados do comprador e referncia do produto. -Melhoria nos relatrios de vendas: includo o campo de PIS/COFINS nos relatrios Apurao de impostos, Ranking de vendas e lucratividade e Espelho de Nota Fiscal. . Geral: -Melhoria no cadastro de produtos: possvel incluir uma embalagem com fator de converso menor que 1. No permite mais usar caracteres especiais no cdigo do
Verso 2013 Copyright 2013 InteliData

Pg. 162 de 162

produto. -Melhoria no inventrio de estoque: criada validao para no permitir gravar um inventrio com data maior que a data atual. -Melhoria no cadastro de cliente e fornecedor: criada preferncia para permitir informar celular e telefone de contato com 9 dgitos, acesse a preferncia em Preferncias -> Sistema -> Utilizar nono dgito nos campos de celular do cadastro de cliente/fornecedor. -Criada opo para permitir ou no encerrar ordem de servio: no cadastro de usurio acesse Preferncias -> Permitir finalizar ordem de servio. -Melhoria na grid de condio de pagamento: ordenada por prazo. . PLUS: -Melhoria na grid de produtos: ao selecionar um produto, no rodap mostra a quantidade que est em pedidos de faturamento. -Criado novo relatrio de compras por produto e fornecedor: acesse em Notas fiscais -> Compras por produto/fornecedor. -Criada opo de duplicar pedido de venda: na grid de pedidos de venda, selecione o pedido e utilize o boto Duplicar. -Melhoria na impresso do pedido de venda: includo campo de referncia do produto para configurao da impresso. -Melhoria na Ordem de servio: foi aumentada a quantidade de caracteres na observao do item da ordem de servio. -Melhoria no pedido de faturamento: includo campo de Tipo de documento financeiro. -Melhoria no balancete gerencial: criada opo para no mostrar contas sem movimento. -Melhorias no CT-e: criado campos para alterar a origem e destino da prestao de servio. possvel incluir como tomador do servio outro cliente. -Melhoria nos meios de transporte do CT-e: agora possvel informar mais de um meio de transporte. -Criado controle de acompanhamento de viagem do CT-e: aps transmitir o CT-e alguns servios adicionais podem ser includos, para no final da prestao do servio gerar uma nota fiscal com os mesmos. -Melhoria no relatrio de Recebimentos por perodo: includo novos filtros de Tipo de documento e Modelo de documento, acesse em Financeiro -> Recebimentos por perodo. -Criada grid paginada: acesse em Preferncias -> Sistema. -Criada opo para liberar clientes com documentos em atraso: acesse em Clientes -> Liberar atrasos. -Criada margem de lucro mnima e mxima: no cadastro de produto possvel configurar a margem de lucro mnima e mxima, e ao compor o preo, o sistema no permite que ultrapasse as margens. Acesse em Produto -> Avanado -> Margem mnima e Margem mxima. -Criada a consignao: implementada a venda por consignao, acesse em Vendas -> Consignao. . Este documento foi gerado por uma verso no registrada do HelpMaker - Copyright Hypervisual 2008-2011.

Verso 2013

Copyright 2013 InteliData

You might also like