You are on page 1of 4

Entrevista: Mestre Choa Kok Sui

A Cura Pela Energia Vital


O prana ou fora vital existe em todo lugar. Pelo uso de certas tcnicas, podemos canalizar essa energia. para o paciente.

Imagine um mtodo de cura fcil, seguro e que possa ser praticado pela maioria das pessoas, democratizando um produto hoje raro e oneroso a sade. Para um numero cada vez maior de seguidores, esse mtodo j existe e se encontra em pleno desenvolvimento no Brasil. a tcnica de cura prnica, de origem ancestral e que utiliza as mos para curar. Para curar, basta o desejo, afirma o Mestre Choa Kok Sui, filipino de ascendncia chinesa, que durante mais de 20 anos pesquisou e sistematizou essa prtica. Suas pesquisas resultaram na autoria do renomado best-seller Milagres da Cura Prnica, j traduzido em 28 idiomas, distribudo em 45 pases, sendo considerado um marco na desmistificao da cura paranormal. Alm deste trabalho escreveu Cura Prnica Avanada, Psicoterapia Prnica, Cura Prnica com Cristais, Autodefesa Psquica, Meditao para o desenvolvimento da Alma, Meditao Universal e Cabalstica do Pai Nosso e seu livro mais recente A Essncia Espiritual do Homem onde nos propicia uma primorosa fuso dos conceitos espirituais da Cabala, Hindusmo, Budismo e Cristianismo. No livro Milagres da Cura Prnica, Mestre Choa descreve minuciosamente os 11 chakras principais, que controlam e energizam os rgos vitais afetando as condies psicolgicas e espirituais do indivduo. Indica o nmero de ptalas de cada chakra, a cor ou cores do prana que ele contm, bem como os sistemas e rgos que controlam e as doenas relacionadas ao seu mau funcionamento. Descreve os vrios sistemas do corpo humano, do imunolgico ao sistema nervoso, mencionando as doenas de cada sistema e suas formas de tratamento. Segundo seu ponto de vista, a cura preventiva deve considerar fatores como alimentao, respirao e exerccios adequados, higiene etrica correta, emoes e pensamentos positivos, relaes humanas, meio de vida e estilo de vida apropriados e o tratamento prnico preventivo. Mestre Choa no vincula nenhum mtodo religioso ao mtodo de cura prnica que sintetizou e modernizou. Se quiser torn-lo religioso, observa o mestre, pode dizer que a fora vital vem de Deus, assim como tudo. Mas s isso. A imagem que suas obras nos passam, contudo, a de uma pessoa de profunda religiosidade. Ele aconselha os praticantes a fazer uma prece antes de iniciarem o tratamento, invocando a proteo divina dos arcanjos, grandes profetas, santos, anjos e guias de cura. Orienta o

praticante a receber e transmitir a energia divina de cura, de cor violetacintilante.

Quais so os princpios da cura prnica?


A cura prnica se baseia em princpios bvios que, no entanto, no so facilmente reconhecidos. O primeiro que o corpo tem a habilidade natural de curar-se. o que ocorre com um corte ou um resfriado. Outro princpio o da fora vital ou prana. Baseia-se na idia de que a energia vital ou chi necessria para que exista a vida. E que a cura ser acelerada se o nvel de chi ou a bioenergia da parte afetada, ou de todo o corpo, for aumentado. Isso facilmente verificvel comparando-se o ritmo de recuperao de uma criana com os de um adulto e de um ancio. As crianas, tendo muito mais energia vital, se curam mais rpido que os velhos, que s vezes no conseguem se recobrar de uma fratura ssea.

O curador paciente?

ento

direciona

sua

fora

vital

ao

A cura prnica trabalha com a idia de que h transferncia da fora vital do curador para o paciente. Ns todos temos um corpo de luz e de energia. Se a pessoa est saudvel, esse corpo brilhante e luminoso; se est doente, h partes acinzentadas. Transferindo luz para o paciente, ele pode curar-se, porque o que afeta o corpo energtico afeta o corpo fsico. Mas o curador no usa a sua prpria energia, a sua prpria fora vital. Se isso ocorresse, ele se tornaria mais e mais fraco. O prana ou fora vital esta em todo lugar. Usando certas tcnicas, pode-se canalizar essa energia para o paciente. Era prtica comum dos mdicos da antiguidade prescreverem aos velhos reis que dormissem com jovens para se sentirem, revigorados. Apenas dormissem, sem relacionar-se sexualmente.

A cura prnica no provoca concorrncia nos mdicos?

sentimentos

de

No receio por isso. Temos uma atitude saudvel em relao a eles. Os mdicos se especializaram no corpo fsico e ns nos especializamos no corpo energtico. Qualquer fanatismo deve ser evitado. O paciente deve sempre consultar um mdico. Os dois tratamentos podem ser combinados.

Que elementos agem na formao da doena?

Tanto fatores externos quanto internos. Os fatores externos so basicamente fsicos, como os germes e bactrias, dieta inadequada, toxinas. Os internos so emoes e pensamentos negativos, estresse, estilo de vida imprprio. preciso saber colocar esses dois fatores na balana. O problema que tanto os mdicos quantos os curadores espirituais tendem a ser extremistas. Os mdicos vem as doenas como puramente fsicas ou materiais, enquanto os curadores tendem a enxergar apenas os fatores emocionais. Doenas causadas por fatores genticos podem estar relacionadas ao carma, mas para ser capaz de verificar isso preciso ser um bom clarividente.

Fale-nos do conceito de prana colorido presente no livro Cura Prnica Avanada?


At aqui, este o nico livro que demonstra exatamente como curar diferentes tipos de doenas com prana colorido. Se o estudante reproduzir os passos indicados, ser capaz de curar com um acerto de aproximadamente 80% ou 90%. A cura prnica usa normalmente apenas o prana branco. Mas, assim como a luz branca pode desdobrar-se em seis cores, o prana branco pode ser desdobrado em seis pranas coloridos, cada um com qualidade e aplicaes especficas.

Quanto alimentao, recomendaes bsicas?

quais

so

as

suas

necessrio considerar no s a limpeza fsica, mas tambm a limpeza energtica dos alimentos. Se as pessoas pudessem ver como suja a energia da carne de porco, elas deixariam de com-la. Principalmente pessoas com doenas graves no devem comer nenhum tipo de carne. Alm dos benefcios advindos de uma dieta vegetariana, torna-se vegetariano um ato de misericrdia para com o reino animal. Baseada na lei do carma, uma pessoa que demonstra misericrdia tambm ir receber misericrdia. Evitar a crueldade e ter bondade, esta a principal chave para a boa sade, para a felicidade e para se evitar as doenas dolorosas graves.

Como voc v o futuro do planeta e da humanidade?


Se muita gente meditar, abenoar a Terra e mandar boa energia para ela, seu corpo de luz poder se regenerar e a humanidade

ser curada. O Brasil muito sensvel espiritualidade e s questes profundas do ser humano. Por isso, recomendo aos brasileiros que orem e meditem em inteno de seu pas e do planeta. claro que, para essa ao ser efetiva, ela deve ser realizada por um grande nmero de pessoas. Acredito que o Brasil pode realmente ajudar a curar a Terra. Mas, para isso acontecer, necessrio que a humanidade se desenvolva.

E qual o caminho para esse desenvolvimento?


Precisamos ir alm do plexo solar, que o centro das emoes inferiores e na maioria das pessoas se encontra cheio de tenso, dio, dor e impossibilidade de perdoar. E o perdo normaliza esse chakra e os outros que so afetados. Ele tambm um centro com qualidades como coragem e agressividade. Entretanto, h outros centros com qualidades que deveriam ser desenvolvidas: o chakra do corao, ligado sensibilidade, ao acolhimento, ao calor, o chakra ajna, entre os olhos, que tem a ver com clareza da mente e dos processos de pensamento; ou ainda o chakra da coroa que est ligado espiritualidade.

Seu trabalho enfatiza a necessidade da meditao, no que consiste a Yoga Arhtica?


A Yoga Arhtica chamada de Yoga da sntese o caminho para o desenvolvimento do intelecto, da fora de vontade e do poder do corao. a verso moderna de como utilizar antigas e poderosas tcnicas de meditao que sistematicamente ativam os chakras e despertam o fogo sagrado de maneira segura e no mais alto grau, propiciando experincias de iluminao e expanso de conscincia. A palavra Arhtica derivada do termo Arhata que caracteriza um ser humano altamente integrado, equipado com uma intuio muito desenvolvida, poderes mentais avanados, emoes refinadas e totalmente engajado em um projeto de contribuio e servio para com o plano divino.

You might also like