You are on page 1of 11

arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010) doi: 10.4013/arq.2010.61.

01

ISSN 1808-5741

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio


Principles of projectual order in Vitruvius work
Leandro Manenti
leandro@feevale.br Universidade Feevale. Rodovia RS 239, 2755, 93352-000, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Resumo
Este trabalho procura lanar um outro olhar sobre a obra de Vitrvio, autor romano responsvel pelo mais antigo tratado a respeito de arquitetura que chegou aos nossos dias. Mais especificamente, este artigo investiga os princpios de ordem projetual que regem o lanamento dos partidos arquitetnicos. Por intermdio do texto de Aristteles, busca-se compreender os conceitos que posteriormente sero tratados pelo arquiteto romano. Estuda-se, tambm, a formao terica dos arquitetos da poca, como forma de compreender o trnsito desses conceitos na construo do tratado, no sculo I a.C. Buscando exemplificar os princpios analisados, que relacionam as partes de um projeto a partir dos conceitos de ordinatio e dispositio, apresenta-se o estudo dos partidos arquitetnicos para templos, tendo como base as definies contidas no tratado vitruviano. Procurando outra abordagem, introduzse o conceito de matriz de partidos e discute-se sua aplicabilidade na concepo do partido arquitetnico. Palavras-chave: ordem projetual, Vitrvio, partido arquitetnico.

Abstract
This paper proposes another view to the work of Vitruvius, the Roman author responsible for the most ancient treatise about architecture that came to our days. More specifically, the paper investigates the principles of projectual order governing the architectural parties. Through the Aristotles text it is sought to understand the concepts that will later be processed by this Roman architect. It is also studied the architects theoretical training by that time in order to understand the transit of these concepts in the treatise construction on the first century BC. Seeking to illustrate the principles discussed, that relate the parts of a project based on the concepts of ordinatio and dispositio, it is presented the study of architectural parties to temples, based on the definitions contained in the Vitruvian treatise. Looking for a different approach, it is introduced the concept of a matrix of parties, and it is discussed its applicability in the design of architectural party.

Key words: projectual order, Vitruvius, architectural party.

Introduo
A anlise e a avaliao da excelncia arquitetnica motivaram muitos estudos ao longo da histria da arquitetura. Desde o texto mais antigo da rea que hoje resta, o tratado de Vitrvio, a tentativa de estabelecer critrios balizadores para a produo qualificada uma constante, ou, por que no dizer, o prprio objetivo de toda produo terica que procura construir conceitos por meio de interpretaes que carregam em si um juzo de valor.

Nesse percurso, de Vitrvio aos dias de hoje, a teoria a cerca da arquitetura produziu interpretaes bastante distintas em sua maneira operativa, desde o estabelecimento de cnones arquitetnicos fundamentados em um cientificismo exacerbado da rea, at posies relativistas ao extremo, segundo as quais qualquer tentativa de estabelecimento de critrios vista como uma reduo do campo do conhecimento. Nos dias de hoje, em que a viso relativista da rea bastante defendida, sob o argumento de que o avano tecnolgico e a viso transdisciplinar permitem aos arquitetos uma liberdade nunca antes

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

experimentada, o ensino de arquitetura, que construdo com base na crtica projetual, colocado em xeque.

Buscando contribuir para esse tema, o trabalho prope a discusso da excelncia arquitetnica a partir do conceito de ordem, o qual entendido como o conjunto de princpios que mantm uma obra coesa. Esse conceito, construdo teoricamente a partir de Vitrvio e, posteriormente, por meio dos tratados do Renascimento, atravessou os anos como uma constante, atemporal e universal, muito provavelmente pela sua ligao intrnseca com a prpria arquitetura enquanto fenmeno humano. Sua presena em um projeto significa a compreenso de que arquitetura construda a partir de um sistema de relaes, que, como toda ao humana, diferentemente do meio natural, tem como base um regramento explcito e inteligvel.

Uma definio de ordem


Ao iniciar um estudo que trate de conceitos amplamente discutidos e bastante ampliados, como o conceito de ordem, se faz necessrio definir a abordagem que se procura. Nesse sentido, tm-se, de uma forma bastante simplificada, as definies trazidas nos dicionrios de lngua portuguesa. Tomando o Dicionrio Houaiss, o conceito de ordem que se busca est expresso em:

1 relao inteligvel estabelecida entre uma pluralidade de elementos; organizao; estrutura 1.1 disposio, distribuio ou organizao metdica (de carter espacial, temporal, numrico, lgico, esttico, moral, etc.) [...] 1.2 boa arrumao, arranjo adequado, conveniente ou harmonioso [...] (Houaiss et al., 2001, p. 2076).

A partir do sentido lato do conceito, amplia-se a busca por uma definio mais precisa e especfica pela abordagem de Abbagnano (2001, p. 730-732), para quem o conceito de ordem possui os seguintes significados na filosofia:

[...] a O. consiste simplesmente na possibilidade de expressar com uma regra, ou seja, de maneira geral e constante, uma relao qualquer entre dois ou mais objetos quaisquer. A noo de O., neste sentido, no se distingue da noo de relao constante.

Como o objetivo o de analisar o conceito de ordem na obra de Vitrvio, a partir das definies acima, encontra-se na obra de Aristteles, a partir de uma indicao de Abbagnano (2001, p. 732) a respeito da sua importncia no estabelecimento do conceito de ordem pelo seu livro sobre a Metafsica, a ampliao desse conceito, que, como ser abordado a seguir, certamente influenciou tambm Vitrvio. Na obra, o autor grego busca as causas das coisas, ou seja, os seus princpios. No utiliza a palavra ordem propriamente, mas desenvolve diversos conceitos a respeito da relao entre as partes como causa das coisas, vindo, assim, ao encontro do que se busca definir como ordem.

O livro iniciado com a clebre frase todos os seres humanos naturalmente desejam o conhecimento (Aristteles, 2006, p. 43), na qual o autor exprime o sentido dos diversos textos que o compem, a busca

2
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

pelo conhecimento e pelos princpios de tudo que existe. A partir dessa afirmao, o autor traz uma discusso sobre a importncia das artes liberais e sua primazia sobre as artes manuais, estabelecendo uma escala de relevncia entre elas, a qual vai ser tambm abordada por Vitrvio no sentido de estabelecer a Arquitetura como arte liberal, ligada ao intelecto, e no meramente manual:

A razo da presente discusso deve-se ao fato de supor-se geralmente que aquilo que chamado de sabedoria (metafsica) diz respeito s causas primeiras e aos princpios, de maneira que, conforme j foi indicado, julga-se o homem da experincia mais sbio do que os meros detentores de qualquer faculdade sensorial, o artista mais do que o homem da experincia, o mestre mais do que o arteso; e as cincias especulativas mais ligadas ao saber do que as produtivas. Assim, fica claro que a sabedoria conhecimento de certos princpios e causas (Aristteles, 2006, p. 46).

A partir dessa abordagem inicial, Aristteles (2006, p. 49) estabelece os quatro tipos de causas: a essncia, a matria, o princpio de movimento e a finalidade. A essncia est relacionada prpria natureza da coisa e poderia ser reduzida, segundo o autor, a sua frmula. A matria o substrato, enquanto o princpio de movimento a transformao desse substrato, a fora motriz da mudana. A finalidade, segundo ele, o final do processo, ao qual a transformao se destina.

Visto que muitos autores gregos, segundo Aristteles, analisavam as questes de nmero como sendo a essncia das coisas, ele traz uma interessante discusso a respeito da relao entre nmero e essncia, contrapondo esse pensamento e se aproximando quilo que se procura como princpio de ordem projetual, o estabelecimento de uma relao definida entre as partes:

Ademais, est claro que os nmeros no so a essncia das coisas, no sendo eles tampouco causas da forma; com efeito, a relao a essncia, enquanto o numero a matria. Por exemplo, a essncia da carne ou do osso somente numero no sentido de que trs partes de fogo e duas de terra. E o nmero, seja ele o que for, sempre um numero de alguma coisa, de partculas de fogo ou de terra, ou de unidades. Mas a essncia a proporo de uma quantidade relativamente outra da mistura, ou seja, no mais um nmero, mas uma relao da mistura de nmeros, ou de partculas corpreas ou de qualquer outro tipo. A concluso que o nmero no uma causa eficiente: nem o nmero em geral, nem aquilo que consiste de unidades abstratas... nem ele matria, nem frmula ou forma das coisas. Nem ele, tampouco, uma causa final (Aristteles, 2006, p. 360).

A partir dessa anlise inicial do conceito de ordem como essncia ou princpio das coisas, busca-se estabelecer a relao entre esse pensamento e o texto de Vitrvio.

Teoria e prtica: a formao de Vitrvio


A ascenso da arquitetura das artes manuais para as artes liberais, certamente fundamentada nos textos de Alberti do sculo XV, j se fazia presente, em certa maneira, no texto de Vitrvio. No primeiro captulo, ele discorre largamente sobre a importncia da educao na formao de um arquiteto, e, em seguida, sobre o papel da teoria e sua relao com a prtica profissional. Assim diz Vitrvio:

3
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

O arquiteto deve estar equipado com o conhecimento de muitos ramos de estudo e variados tipos de aprendizagem, pois por seu juzo, que todo o trabalho realizado por outras artes posto prova. Este conhecimento o filho de prtica e teoria. Prtica o exerccio contnuo e regular de aplicao, quando o trabalho manual feito com qual seja os material necessrio, de acordo com a concepo de um projeto. Teoria, por outro lado, a capacidade de demonstrar e explicar as produes de destreza baseados nos princpios da proporo. Daqui resulta, portanto, que arquitetos que visavam a obteno de habilidade manual, sem estudo, nunca foram capazes de chegar a uma posio de autoridade para corresponder aos seus anseios, enquanto aqueles que se basearam apenas nas teorias e estudo estiveram obviamente procurando uma sombra, no a substncia. Mas aqueles que tm um conhecimento profundo de ambas, como homens armados em todos os pontos, atingiram mais cedo o seu objeto e obtiveram autoridade com eles (Vitruvius, 1960, p. 5).

A formao de um arquiteto no sculo I a.C., segundo Rowland (1999, p. 7), relatada na introduo da obra que acompanha sua traduo ilustrada de Vitrvio, estava baseada na educao Greco-Helenstica para as artes liberais intitulada enkyklios paidia. Tratava-se de uma formao generalista, a qual preparava para os estudos em Direito e Retrica destinados aos lderes da sociedade, assim como para estudos profissionais. O currculo desses estudos inclua as artes verbais (gramtica, retrica e dialtica) e os estudos matemticos (aritmtica, geometria, teoria musical e astronomia). Isso pode ser constatado no texto do tratado, ainda no captulo primeiro, no qual Vitrvio lista os conhecimentos necessrios para a formao de um arquiteto, os quais incluem desenho, geometria, tica, aritmtica, histria, filosofia, fsica, msica, medicina, direito e astronomia (Vitruvius, 1960, p. 6-13), e parte em defesa do estudo como condio indispensvel ao arquiteto:

Assim, uma vez que este estudo to vasto e extenso, embelezado e enriquecido como com muitos tipos diferentes de aprendizagem, eu acredito que os homens no tm o direito de se professar propriamente arquitetos apressadamente, sem ter ascendido a partir da infncia os passos destes estudos e, assim, alimentados pelo conhecimento de vrias artes e cincias, tendo alcanado as alturas do solo sagrado da arquitetura (Vitruvius, 1960, p. 6-13).

A partir desses trechos, percebe-se que Vitrvio de fato recebeu a formao liberal, e certamente conhecia os textos clssicos, os quais foram apresentados anteriormente. A partir dessa constatao que se pode construir a interpretao, descrita adiante, sobre os princpios da arquitetura presentes no tratado como sendo uma reinterpretao, ou adaptao, dos conceitos clssicos, ilustrados pelos textos de Aristteles, mas certamente presentes em outros autores gregos e romanos estudados por ele em sua formao liberal no sculo I a.C.

Princpios de ordem no tratado vitruviano


Em seu tratado, Vitrvio inicia a discusso a respeito da arquitetura pela formao do arquiteto, como j referido. Em seguida, estabelecido quem este profissional, Vitrvio elabora os princpios fundamentais desta arte, muito provavelmente retomando e embasando suas ideias no pensamento aristotlico ainda influente no perodo de sua formao liberal. Segundo Vitrvio (1960, p.13), a arquitetura depende do

4
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

ordenamento (txis), disposio (diathesis), eurritmia, simetria, decoro e economia. Esses seis princpios podem ser chamados de causas da coisa arquitetnica.

Tomando o texto de Aristteles como suporte para o entendimento da metodologia de projeto proposta por Vitrvio, pode-se estabelecer uma leitura da operacionalidade dos princpios elencados pelo arquiteto romano. Assim, a causa essencial que, segundo Aristteles (2006, p. 49), o porqu da coisa e pode ser reduzida sua frmula, sendo entendida na obra vitruviana como o estabelecimento dos princpios formais que ordenam o partido arquitetnico, concebendo a ordem como sistema de relao entre as partes. Desta forma, a metodologia de projeto proposta por Vitrvio se inicia com o estabelecimento de mdulos e de sua quantidade em um esquema geomtrico e proporcional, o princpio de ordinatio descrito por Vitrvio (1960, p. 13), segundo o qual d a devida medida aos membros de um trabalho considerados separadamente, e concordncia simtrica s propores do todo, ou seja, a seleo de mdulos a partir dos membros de uma obra em si e, a partir dessas partes individuais dos membros, construir o todo da obra para que corresponda.

A causa material, entendida como o substrato por Aristteles (2006, p. 49), pode ser relacionada matria da qual feita a arquitetura, tanto em sentido literal, ou seja, os materiais construtivos, ou, em sentido mais amplo, os elementos arquitetnicos (colunas, muros, salas). Estes, regidos pelas relaes formais ditadas pela essncia, ou ordinatio, so posicionados compondo o partido arquitetnico, o dispositio, que, como explica Vitrvio (1960, p. 49), consiste na colocao das coisas em seus devidos lugares e no efeito de elegncia o qual derivado dos ajustes apropriados ao carter da obra.

O princpio de movimento que, segundo Aristteles (2006, p. 52), consiste nas transformaes que sofre o substrato, pode ser relacionado aos ajustes e adaptaes que o partido, ou os elementos isoladamente, sofrem para se adequarem realidade, materialidade, ao stio e aos demais condicionantes. Nesse sentido, pode-se relacion-lo com os princpios vitruvianos de eurritmia e simetria. O primeiro deles, o conceito de eurritmia, segundo Vitrvio (1960, p. 14), consiste na beleza e adequao no ajuste dos membros, estabelece os necessrios ajustes das partes para que sejam percebidas corretamente pelo olho humano (a ntase da coluna, por exemplo). J a simetria, que segundo Vitrvio (1960, p. 14), a concordncia apropriada entre os membros da prpria obra, e a relao entre as diferentes partes e o esquema geral do todo, de acordo com uma certa parte tomada como padro, estabelece as relaes proporcionais entre cada parte, retomando de certa forma o partido, porm corrigindo as propores de cada detalhe dos elementos e da ornamentao (colunas, frisos, trglifos, mtopas etc.) para que mantenham relaes matemticas entre si e para com o todo1.

Por ltimo, a finalidade, que consiste na razo da coisa existir, seu objetivo final, ou seja, no caso da arquitetura, para que aquele objeto arquitetnico foi criado. E, nesse sentido, pode ser observada nas preocupaes de Vitrvio expressas nos conceitos de decoro e economia. O decoro, para Vitrvio (1960, p. 14-16), a perfeio do estilo que advm quando uma obra est fundamentada com autoridade em princpios aprovados. Nasce da prescrio, do uso e da natureza. Dessa forma, o decoro responsvel por estabelecer a relao entre o partido e a ornamentao propostos com as finalidades da obra, que podem ser de ordem prescritiva, ou seja, as advindas das necessidades especficas do programa; de ordem

O conceito de simetria como aqui explorado pode ser ampliado na leitura do captulo especfico sobre o tema na obra de Tzonis e Lefaivre (1986).

5
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

consuetudinria, ou seja, relacionadas ao uso, aos costumes e aos requisitos de conforto das atividades a que se destina o projeto, assim como adequao de status da edificao a sua prpria destinao e ao seu proprietrio; ou de ordem natural, que trazem consigo as necessidades ambientais relacionadas ao stio inerentes a cada projeto. O conceito de economia, por sua vez, complementa estabelecendo a necessidade de se observar o correto emprego dos materiais e custos da obra (Vitruvius, 1960, p. 16).

A partir dessa proposta de interpretao do mtodo de projeto vitruviano, baseada no pensamento aristotlico que, segundo Rowland (1999, p. 7-8), fez parte da formao terica do arquiteto romano, focase o estudo a partir deste ponto nos dois princpios primeiros, ordinatio e dispositio, isso devido ao objetivo do estudo de discutir os princpios de ordem no partido arquitetnico. Tal enfoque se fundamenta na interpretao acima exposta, a qual relaciona ambos os conceitos ao nascimento do partido arquitetnico, posio compartilhada por Rowland (1999, p. 149), para quem:

Tomados juntos ordinatio e dispositio soam notavelmente como o conceito de partido, o qual se tornou familiar aos projetistas do sculo XX atravs de sua herana da tradio de projeto da Ecole de Beaux-Arts do final do sculo XIX. [...] em Vitrvio a ideia tende a ser mais simples, e aparentemente pensado como um grid modular (embora no necessariamente confinado rigidamente a isso).

Na anlise individual dos conceitos, Rowland (1999) diz que ordinatio (txis) constitui-se no estabelecimento com um sistema geomtrico inicial que controlar o projeto, normalmente constitudo a partir de um nmero definido de mdulos proporcionais. Dispositio (diathesis), por sua vez, constitui-se na colocao das partes sobre o esquema geomtrico, na transposio do abstrato para o figurativo em termos arquitetnicos.

Ainda sobre o tema, Tzonis e Lefaivre (1986) propem uma interpretao de ordem na arquitetura clssica como um sistema formal composto pela txis, do grego, o mesmo que ordinatio, entendida como a diviso das partes em um esquema geomtrico e modular; pela genera, que trata das caractersticas formais dessas partes; e pela simetria, a qual estabelece a relao proporcional entre elas. A compreenso sistmica apresentada bastante similar quela discutida, porm difere na abordagem rgida proposta por Tzonis e Lefaivre (1986), principalmente em seu entendimento a respeito da txis como um esquema composto a partir de partes tripartidas, e que minimiza a viso sistmica a uma regra.

Assim, a partir dos estudos acima descritos, o presente trabalho se prope a expandir e testar a hiptese de que os conceitos de ordinatio e dispositio so os geradores dos partidos arquitetnicos. Nesse sentido, busca-se no tratado os fundamentos para o entendimento desses conceitos e prope-se que o esquema de ordem projetual pode ser observado na maneira como Vitrvio classifica os edifcios, tanto por aspectos de ordenamento como de disposio, que so apresentados no tratado como um elenco de solues fundamentadas na ampla experincia prtica do autor, no se constituindo, explicitamente, em uma tentativa de ampliao dos conceitos como os abordados neste artigo.

Assim, o ordenamento, entendido como um comprometimento inicial com um esquema geral do projeto, pode ser exemplificado no captulo que trata da classificao dos templos. Nele, Vitrvio (1960, p. 75-78) estabelece as sete configuraes bsicas de templos, por meio da relao de nmero entre a cela e as colunas, sendo elas:

6
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

Templo in Antis, no qual a cela apresenta a face frontal vazada com a colocao de duas colunas (distilo); Templo Prstilo, no qual so colocadas quatro colunas em frente fachada principal da cela (tetrstilo); Templo Anfiprstilo, no qual so colocadas quatro colunas em frente s fachadas frontal e posterior da cela (tetrstilo); Templo Perptero, no qual a cela cercada por uma fileira de colunas em todas as fachadas, mantendo uma circulao entre elas, sendo seis colunas nas fachadas frontal e posterior (hexstilo) e 11 nas laterais;

Templo Pseudodptero, no qual a cela cercada por uma fileira de colunas em todas as fachadas, mantendo uma circulao de largura dupla entre elas, sendo oito colunas nas fachadas frontal e posterior (octstilo) e 15 nas laterais;

Templo Dptero, no qual a cela cercada por uma fileira dupla de colunas em todas as fachadas, mantendo circulaes entre elas, sendo oito colunas nas fachadas frontal e posterior (octstilo) e 15 nas laterais;

Templo Hipaetral, no qual a cela cercada por uma fileira dupla de colunas em todas as fachadas, mantendo circulaes entre elas, sendo 10 colunas nas fachadas frontal e posterior (decstilo) e 19 nas laterais.

A partir das sete classificaes iniciais, Vitrvio (1960, p. 78-86) estabelece as cinco classes dos templos em relao ao intercolnio, isto , a posio dos elementos, que podem ser:

Templo Picnstilo, no qual o intercolnio de uma vez e meia o dimetro das colunas; Templo Sstilo, no qual o intercolnio de duas vezes o dimetro das colunas; Tempo ustilo, no qual o intercolnio de duas vezes e um quarto o dimetro das colunas em todos os intervalos, com exceo do vo central das fachadas frontal e posterior, no qual o intercolnio de trs vezes o dimetro das colunas;

Templo Distilo, no qual o intercolnio de trs vezes o dimetro das colunas; Templo Araestilo, no qual o intercolnio maior que trs vezes o dimetro das colunas.

A combinao de nmero e posio dos elementos gera uma matriz de possibilidades, isto , de partidos arquitetnicos. A matriz compositiva de templos, por exemplo, pode ser gerada a partir da configurao bsica existente na relao entre cela e colunas. De um lado, tem-se o conceito de ordinatio, que estabelece o nmero de elementos, no caso especfico, o nmero de colunas associadas a cada cela. De outro, tem-se o intercolnio, que regra o afastamento dessas colunas, e, a partir disso, de todos os demais elementos, caracterizando o que est descrito no tratado como dispositio, ou seja, posio (Figura 1).

7
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

Figura 1. Matriz gerada a partir do nmero e posio dos elementos. Figure 1. Matrix generated from the number and position of elements.

A escolha do partido a ser adotado na materializao do projeto, dentre as possibilidades da matriz, segue os critrios da trade vitruviana, que afirma que tudo deve ser construdo na observncia da durabilidade, da convenincia e da beleza (Vitruvius, 1960, p. 17), ou, como mais conhecida no original latino, firmitatis, utilitatis, venustatis (Vitruvius, 1931, p. 34). Dessa forma, a adoo de um partido em detrimento de outro deve estar fundamentada no correto uso dos materiais, observando seus limites de resistncia e durabilidade; na adequao da edificao ao seu uso e no correto dimensionamento dos elementos, assim como na adequao do status da edificao, retomando o conceito de decoro; e na beleza, que ser assegurada, segundo Vitrvio (1906, p. 17), quando a aparncia da obra agradvel e de bom gosto, e quando os seus membros estiverem na devida proporo de acordo com os corretos princpios da simetria.

Aplicando os critrios de qualidade da trade ao conceito de matriz, pode-se fazer a leitura de direes prioritrias dentro do quadro que induz a tomada de deciso conforme um critrio especfico. Ao tomar-se o eixo vertical da matriz, por exemplo, tem-se um crescimento em conforto dos usurios, com a adoo de prticos e percursos cobertos externos, alm do aumento da proporo da cela, que traz consigo um incremento na imponncia do projeto. Esse crescimento limitado pelas questes construtivas, pois, segundo o autor, os templos Hipaetrais no permitem a cobertura da cela em funo do grande vo gerado internamente. Assim, identifica-se que a faixa de maior conforto aos usurios, relacionada ao conceito de convenincia, est localizada nas linhas 4 a 6 da matriz (Figura 2).

8
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

Figura 2. Matriz enfatizando as caractersticas de conforto dos usurios e imponncia do conjunto. Figure 2. Matrix emphasizing the characteristics of users' comfort and grandeur of the whole.

O eixo horizontal, por sua vez, leva a um crescimento do vo do intercolnio. Nos partidos listados nas duas primeiras colunas da matriz (picnstilo e sstilo), com intercolnios pequenos, o autor relata a dificuldade de acesso e o encobrimento das portas ocasionado pela proximidade das colunas que, segundo ele, no permitem a passagem de mais de uma pessoa por vez quando nessa configurao. Os vos maiores, como os da quarta coluna (distilo), representam um risco estrutural para as arquitraves em pedra, sendo desaconselhados pelo autor. Contudo, os templos da quinta coluna (araestilo) somente podem ser edificados com vigas em madeira, comprometendo, assim, sua durabilidade. Assim, em termos de tcnica construtiva, relacionada ao conceito de durabilidade, os partidos da terceira coluna so os mais indicados (Figura 3).

9
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

Figura 3. Matriz enfatizando o aumento do vo estrutural e suas consequncias. Figure 3. Matrix emphasizing the increased structural range and its consequences.

Essa anlise matricial mltipla, pois cada linha ou coluna da matriz tem suas limitaes e vantagens conforme o critrio adotado. Dessa forma, permite que, a cada determinado projeto, o arquiteto escolha o partido mais adequado conforme os condicionantes e demais exigncias do stio, da finalidade, do decoro e da economia.

Consideraes finais
A arquitetura clssica dominou o mundo ocidental por pelo menos quinhentos anos e, mesmo que j tenha sido ultrapassada, ainda hoje merece ser estudada, pois apresenta uma srie de princpios que podem ajudar na qualificao da arquitetura atual. O estudo a respeito dos verdadeiros valores dessa arquitetura pode, inclusive, ajudar a afastar as reinterpretaes equivocadas de alguns revivals que se observam pelas cidades nos dias de hoje.

Muitos dos princpios projetuais, como o de coeso ou ordenamento de projeto, abordados aqui, podem ser retomados, pois, na verdade, se tratam de princpios fundamentais a toda obra humana. Assim, o estudo de Vitrvio toma novo flego, no mais sob o aspecto historicista, mas como exerccio de compreenso projetual e especulao terica.

Nesse sentido, o trabalho se props a remontar a lgica projetual vitruviana sob outro ponto de vista, introduzindo o conceito de matrizes como forma de compreender as diversas possibilidades de montagem de

10
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

Princpios de ordem projetual na obra de Vitrvio Leandro Manenti

partidos arquitetnicos apresentadas pelo autor romano. A metodologia de projeto construda por Vitrvio, fundamentada sobre os princpios de ordenamento, disposio, eurritmia, simetria, decoro e economia, gera, ao se tomarem os dois primeiros princpios (ordinatio e dispositio), um espectro de partidos arquitetnicos possveis, que podem ser agrupados na forma de uma matriz. Apresentados desta forma grfica, possvel identificar direes, ou sentidos, de tomada de deciso projetual, seguindo os requisitos funcionais, construtivos e estticos estabelecidos pelo autor em seu tratado.

A partir dessa montagem matricial, fica claro o entendimento de que um partido arquitetnico constitudo por um sistema integrado de tomada de decises, no qual um critrio afeta todos os demais, e isso exprime a contemporaneidade desse estudo. A matriz demonstra, tambm, a elasticidade de um mesmo partido, que pode ser usado em diversas situaes e escalas, bem como seus limites, como, por exemplo, as restries impostas pelo sistema construtivo ou pela resistncia dos materiais.

Alm da referida viso sistmica, outra compreenso fundamental a qual se pode abstrair da releitura de Vitrvio a de que a razo que leva adoo de uma determinada soluo deve ter como base critrios claramente estabelecidos. Tais critrios, no caso especfico de Vitrvio, esto contidos nos desdobramentos da chamada trade firmitatis, utilitatis e venustatis. A existncia desses critrios, construdos terica e praticamente a partir da tecnologia construtiva existente, dos costumes das pessoas de sua poca e da tradio arquitetnica, traz consistncia teoria proposta por Vitrvio.

No momento atual da arquitetura, no qual se verifica uma relativizao dos critrios de excelncia em troca de uma suposta liberdade projetual, se faz providencial a retomada da tradio terica arquitetnica. Isso significa, justamente, a retomada da discusso crtica com vistas construo de critrios contemporneos que balizem a arquitetura produzida em nosso sculo.

Referncias
ABBAGNANO, N. 2001. Dicionrio de filosofia. 4 ed., So Paulo, Martins Fontes, 1014 p. ARISTTELES. 2006. Metafsica. So Paulo, Edipro, 364 p. HOUAISS, A.; VILLAR, M.; FRANCO, F.M. de M. 2001. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 2922 p. ROWLAND, I.D. 1999. Vitruvius, Ten Books on Architecture. New York, Cambridge University Press, 334 p. TZONIS, A.; LEFAIVRE, L. 1986. Classical Architecture: The Poetics of Order. New York, MIT Press, 306 p. VITRUVIUS. 1960. The ten books on architecture. New York, Dover, 332 p. VITRUVIUS. 1931. On Architecture: Books 1-5. Cambridge, Harvard University Press, 330 p.

Submetido em: 22/02/2010 Aceito em: 18/04/2010

11
arquiteturarevista - Vol. 6, n 1:1-11 (janeiro/junho 2010)

You might also like