You are on page 1of 29

_______________________________________________________________________________________

DISCIPLINA: Conhecimentos Pedaggicos PROFESSOR: Deroci GRAN CURSOS PROFESSOR - DF Secretaria de Educao 2010
Analise e responda s questes abaixo. 61. (FEDF-GDF). Ensino :
(A) Um diagnstico da realidade concreta do aluno para a organizao do trabalho didtico pela comunidade escolar. (B) um roteiro organizado de curso ou unidades didticas para um determinado perodo, contendo descrio geral de objetivos, e contedos, da procedimentos, aprendizagem. (C) o detalhamento dos passos didticos a serem seguidos (D) em uma aula, no processo de transmisso-assimilao ativa. um documento global que expressa orientaes gerais e sintetiza as ligaes da escola com um sistema escolar mais amplo .............................................. recursos avaliao

(C) (D)

superar uma viso meramente instrumental e pretensamente neutra do seu contedo. dissociar a problemtica da educao na sociedade, e mais especificamente, da questo das relaes entre escola e sociedade. ..............................................

64. (FEDF-GDF). alternativa para

Considerando que uma nova um Planejamento de ensino

globalizante, que supere sua dimenso tcnica, seria a ao resultante de um processo integrador entre escola e contexto social, efetivada de forma crtica e transformadora (Ilma Passos Veiga e outros). Nessa perspectiva, considerar:
(A) (B) (C) (D) a problemtica scio-cultural, econmica e poltica do contexto em que a escola est inserida. a impossibilidade de relacionar os contedos a serem trabalhados experincia de vida dos alunos. a importncia de sua dimenso tcnica, dissociada de viso crtica da educao. a necessidade de as atividades educativas estarem voltadas para a massificao. ..............................................

Segundo Libneo, o Plano de

Planejamento

de

Ensino

deve

65. (FEDF-GDF). Relacione os tipos de Avaliao sua respectiva caracterizao. Cada item da primeira coluna pode ser usado uma ou mais vezes:
(1) (2) (3) Avaliao Diagnstica. Avaliao Formativa. Avaliao Somativa.

62. (FEDF-GDF). O tipo de avaliao que consiste em identificar os progressos e dificuldades dos alunos e a atuao do professor determinando as modificaes do professo de ensino para melhor cumprir as exigncias dos objetivos, a:
(A) (B) (C) (D) classificatria. de controle. diagnstica. pedaggico-didtica. .............................................. ( ) Realizada ao final do perodo letivo para classificar os resultados alcanados pelos alunos. ( ) Contnua, realizada ao longo do processo ensinoaprendizagem. ( ) Realizada no incio do perodo letivo ou de cada unidade de ensino. ( ) Identifica as dificuldades especficas dos alunos. Marque a Seqncia correta (A) (C) 1 2 3 3. (B) 3 2 1 1. 3 1 2 1. (D) 2 1 3 2. ..............................................

63. (FEDF-GDF).

Observa-se a necessidade de

66. (FEDF-GDF).
(1) (2) (3) (4) (5)

Relacione os tipos de tcnicas

alternativas para a Didtica, analisando sendo contedo e reconstruindo-o a partir da tentativa de compreender a prtica pedaggica em suas diferentes dimenses e relaes. Vrios caminhos so apontados para se atingir essa situao, EXCETO:
(A) (B) repensar a formao do professor de didtica. desmistificar o pressuposto da neutralidade.

didticas a sua respectiva caracterizao:


Phillips 66. Dade. G.V.G.O. Simpsio. Estudo de Casos.

( ) Srie de breves apresentaes de diversas pessoas sobre diferentes aspectos de um mesmo tema ou problema. ( ) Apresentao de forma sucinta de uma situao real ou fictcia para ser discutida em grupo.

( ) Diviso de um grupo grande de alunos em pequenas fraes de seus membros, os quais discutem um assunto durante seis minutos. ( ) Solicitao aos alunos para formao de pares. ( ) Diviso dos alunos em dois grupos, atribuindo ao primeiro a funo de discutir um tema, e ao segundo, a anlise crtica da dinmica de trabalho seguida pelo primeiro. A seqncia correta : (A) (B) (C) (D) 5 4 1 3 - 2. 3 1 4 2 3. 1 3 2 5 4. 4 5 1 2 3. ..............................................

_______________________________________________________________________________________ 70. Orientam a escolha e a organizao dos procedimentos pedaggicos, alm de facilitar o acompanhamento das atividades previstas, pelo docente. (A) (B) (C) (D) Plano de Curso. Objetivos Especficos. Plano de Aula. Plano de Ensino.
..............................................

71. Ao observvel que o aluno desempenha ao alcanar o objetivo. (A) (B) (C) (D) Plano de Curso. Comportamento Final. Condies. Objetivos Gerais.
..............................................

67. (FEDF-GDF).
(1) (2) (3) (4) (5)

Relacione os tipos de tcnicas

didticas a sua respectiva caracterizao:


Phillips 66. Dade. G.V.G.O. Simpsio. Estudo de Casos.

72. So o conjunto de conhecimentos, habilidades, hbitos, modos valorativos e atitudinais de atuao social, organizados pedaggica e didaticamente... (A) (B) (C) (D) Objetivos. Contedos. Procedimentos. Condies
..............................................

( ) Srie de breves apresentaes de diversas pessoas sobre diferentes aspectos de um mesmo tema ou problema. ( ) Apresentao de forma sucinta de uma situao real ou fictcia para ser discutida em grupo. ( ) Diviso de um grupo grande de alunos em pequenas fraes de seus membros, os quais discutem um assunto durante seis minutos. ( ) Solicitao aos alunos para formao de pares. ( ) Diviso dos alunos em dois grupos, atribuindo ao primeiro a funo de discutir um tema, e ao segundo, a anlise crtica da dinmica de trabalho seguida pelo primeiro. A seqncia correta : (A) (B) (C) (D) 5 4 1 3 - 2. 3 1 4 2 3. 1 3 2 5 4. 4 5 1 2 3. .............................................. Especificar o que o aluno deve realizar. Indicar comportamentos do professor e do aluno. Especificar o grau de perfeio que se espera do professor. apresentar trs componentes: comportamento, condio e critrio. ..............................................

73. Contedos selecionados devem ser atualizados e, ainda, devem ser, tambm, representativos e atualizados. Trata-se do Critrio (A) de Flexibilidade na Seleo de Contedos. (B) de Validade na Seleo de Contedos. (C) de Significao na Seleo de Contedos. (D) de Elaborao Pessoal na Seleo de Contedos.
..............................................

67. (FEDF-GDF). Os Objetivos Instrucionais devem:


(A) (B) (C) (D)

74. Contedos devem ser selecionados desde que possam ser aprendidos dentre as limitaes de tempo e recursos disponveis. (A) de Flexibilidade na Seleo de Contedos. (B) de Viabilidade na Seleo de Contedos. (C) de Significao na Seleo de Contedos. (D) de Elaborao Pessoal na Seleo de Contedos.
..............................................

68. (FEDF-GDF).
(A) (B) (C) (D)

O Planejamento de Ensino

envolve pelo menos trs fases, cuja seqncia :


Aperfeioamento, Preparao e Desenvolvimento. Preparao, Desenvolvimento e Aperfeioamento. Preparao, Aperfeioamento e Desenvolvimento. Desenvolvimento, Preparao e Aperfeioamento. ..............................................

69. Explicitam os propsitos mais amplos acerca do papel da escola e do ensino diante das exigncias postas pela realidade social (A) (B) (C) (D) Plano de Curso. Objetivos Gerais. Plano de Aula. Plano de Ensino.
..............................................

75. No processo avaliativo quando se busca a consonncia que deve haver entre a avaliao e os objetivos escolares o Princpio Avaliativo que se denomina (A) Sistematicidade. (B) Funcionalidade. (C) Orientao. (D) Integralidade.
..............................................

76. Quando se diz que a Avaliao deve considerar o aluno no seu todo, ou seja, nos domnios afetivo, cognitivo e psicomotor, est-se buscando o Princpio Avaliativo da (A) Sistematicidade. (B) Funcionalidade. (C) Orientao. (D) Integralidade. 2

_______________________________________________________________________________________
.............................................. (D) B. F. Skinner.

77. Quando se busca, na Avaliao, que a mesma no seja ocasional, improvisada, ou seja, que a mesma se torne processual e ricamente planejada est-se vislumbrando o Princpio Avaliativo da (A) (B) (C) (D) Sistematicidade. Funcionalidade. Orientao. Integralidade.
..............................................

..................................................... 82. Para a definio adequada dos Objetivos Instrucionais, sugere que os objetivos devem referirse aos comportamentos dos alunos (verbos que no permitam margem a muitas interpretaes), estabelecer as condies (tempo, livros, recursos, ou seja, a condio facilitadora e, por ltimo, os critrios como padres mnimos aceitveis para a avaliao, ou seja, o grau de perfeio que se espera do aluno.
(A) (B) (C) (D) Robert Mager. Robert Gagn. B. S. Bloom. B. F. Skinner.

78. Trata-se do plano pedaggico e administrativo da unidade (A) (B) (C) (D) escolar servindo como guia para o planejamento do processo de ensino. Plano de Ensino. Plano da Escola. Plano de Aula. Plano Diretor.
..............................................

.....................................................

GRAN CURSOS PROFESSOR - DF Secretaria de Educao 2010


Analise e responda s questes abaixo. 83. O homem determinado historicamente pela

79. Roteiro organizado para um ano ou semestre letivo. (A) (B) (C) (D) Plano de Ensino. Plano da Escola. Plano de Aula. Plano Diretor.
..............................................

80. Assinale a nica alternativa INCORRETA, abaixo: (A) A Gradualidade, na organizao seqencial dos contedos, diz respeito distribuio dosada de forma a respeitar o nvel de maturao dos alunos. (B) A Significao um dos critrios, na seleo de contedos, que visa a despertar o interesse do aluno, levando-o a aprofundar o conhecimento por iniciativa prpria. (C) A Flexibilidade o critrio de seleo de que visa ao uso posterior do contedos (D)

relao que trava com seus pares... (A) (B) (C) (D) John Dewey; Jean Piaget. B. F. Skinner. Karl Marx. ......................................................... 84. A burguesia para se manter no poder precisa dominar pela fora e, para tanto, utiliza os ARE Aparelhos Repressivos do Estado. (A) (B) (C) (D) Carl Rogers. Maria Montessori. Louis Althusser. mile Durkheim. .........................................................

conhecimento em situaes novas A Avaliao Somativa tem como pressuposto classificar os alunos ao final do processo segundo grau de aproveitamento dos contedos e objetivos propostos.
..............................................

81.

Os

Objetivos e

Instrucionais

(especficos) dos

85. A escola possui dupla funo: inculca e mina a ideologia capitalista dominante. (A) (B) (C) (D) Antonio Gramsci. B. F. Skinner. B. S. Bloom. Robert Mager. .........................................................

consistem numa maior especificao dos objetivos educacionais numa operacionalizao mesmos. Os objetivos educacionais e instrucionais, por sua vez, podem referir-se aos domnios e sua taxionomia.
(A) (B) (C) Robert Mager. Robert Gagn. B. S. Bloom.

_______________________________________________________________________________________ (A) Robert Mager. 86. Uma vez que boa parte dos conhecimentos so adquiridos fora da escola, defendeu a sociedade sem escolas. (A) (B) (C) (D) 87. ( Maria Montessori. Henri Giroux. Max Weber. Ivan Illich. ......................................................... ) Determinado professor da rede pblica fora eleito diretor do estabelecimento de ensino, no DF e, portanto, fora orientado, luz da Lei 8.112/90, aplicvel ao DF que, o nmero de servidores em gozo de Licena-Prmio no poder ser superior a 1/3 (um tero) da lotao da respectiva unidade administrativa do rgo ou entidade. ......................................................... 88. ( ) luz da Lei 8.112/90, o servidor que dever acumular ambos os fizer jus aos adicionais de Insalubridade e de Periculosidade adicionais. ......................................................... 89. A dominao um poder aceito e so trs os instrumentos de dominao: a igreja, a famlia e a escola. (A) (B) (C) (D) Henri Giroux. Max Weber. B. S. Bloom. Robert Gagn. ......................................................... 90. O homem nasce bom, a civilizao o corrompe... (A) (B) (C) (D) Jean Piaget. Johann H. Pestalozzi. Jean Jaques Rousseau. Ovide Decroly. ......................................................... 91. No aceita a educao pela instruo e prope a Educao pela Ao. (A) (B) (C) (D) Jean Piaget. John Dewey. Carl Rogers. Maria Montessori. ......................................................... 92. O Resultado de uma boa educao se compara ao de uma boa terapia. 4 98. Ao (A) (B) (C) (D) 93. Os (B) (C) (D) Robert Gagn. Carl Rogers. Jean Piaget. ......................................................... Objetivos Operacionais (Instrucionais) compem-se de: comportamento final, condio e critrio. (A) (B) (C) (D) Robert Mager. Robert Gagn. Carl Rogers. Jean Piaget. ......................................................... 94. A Aprendizagem ocorre de forma hierarquizada... Robert Mager. Robert Gagn. Carl Rogers. Jean Piaget. ......................................................... 95. Interacionista defendia a idia de que o homem interagindo com o meio constri o seu prprio conhecimento, ou seja, base para o Construtivismo. (A) (B) (C) (D) Robert Mager. Robert Gagn. Carl Rogers. Jean Piaget. ......................................................... 96. A cincia do comportamento humano deve controlar". (A) (B) (C) (D) Antonio Gramsci. B. F. Skinner. B. S. Bloom. Robert Mager. ......................................................... 97. A cincia do comportamento humano deve libertar". (A) (B) (C) (D) Carl Rogers. B. F. Skinner. B. S. Bloom. Robert Mager. ......................................................... contrrio de Piaget que defendia o desenvolvimento do individual para o social, defendia o desenvolvimento do social para o individual.

(A) (B) (C) (D)

_______________________________________________________________________________________ Carl Rogers. 105. ( ) No DF, nos termos da legislao Lev Vygotsky. B. F. Skinner. John Dewey. ......................................................... atinente, caso o Servidor em Estgio Probatrio no alcance a mdia seis nas cinco avaliaes ser Exonerado, sempre. ......................................................... 106. ( ) O roteiro organizado em Unidades Didticas para um determinado ano ou semestre o que se denomina de Planejamento Educacional. ......................................................... 107. ( ) Todo planejamento existente no campo educativo brasileiro h de ser participativo; logo, no h se falar em planejamento diretivo. ......................................................... 108. ( ) A Avaliao Escolar um valioso instrumento para orientar educador e educando, fornecendo elementos para que este melhore sua atuao e revelando quele os erros e acertos de sua prtica pedaggica. ......................................................... 109. ( ) O propsito da Avaliao Escolar no ser detectar o sucesso ou fracasso dos alunos para fins classificatrios, mas diagnosticar suas dificuldades para poder selecionar tcnicas mais adequadas Orientadora. as as 110. ( ......................................................... ) A Relao Professor-Aluno vertical, Tendncia Liberal Renovada Node cima para baixo. Predomina a passividade discente. Diretiva. ......................................................... 111. ( Pedaggico e ) A Relao Professor-Aluno horizontal, ou seja, educador e educando so sujeitos ativos do processo educativo dentro dos temas geradores. Tendncia Progressista Crtico-Social dos Contedos. ......................................................... 112. ( ) A Relao Professor-Aluno encara o aluno como sujeito ativo e o professor um facilitador da aprendizagem. Tendncia Liberal Tecnicista. ......................................................... 113. ( ) Na Relao Professor-Aluno o docente mistura-se ao grupo para realizar reflexes 5 traz ou consigo seja, de ensino. Trata-se da Avaliao

99. O aluno o arquiteto de si mesmo (A) (B) (C) (D) Carl Rogers. Lev Vygotsky. B. F. Skinner. John Dewey. ......................................................... 100. O professor o engenheiro comportamental que vai modelando o aluno. (A) (B) (C) (D) Carl Rogers. Lev Vygotsky. B. F. Skinner. John Dewey. ......................................................... 101. O homem ao nascer nada traz consigo; considerado um balde vazio, uma tabula rasa"... (A) (B) (C) (D) 102. Corrente Inatista. Corrente Ambientalista. Corrente Interacionista. Corrente Positivista. ......................................................... O homem ao nascer o predisposies sementes... (A) (B) (C) (D) 103. ( Corrente Inatista. Corrente Ambientalista. Corrente Interacionista. Corrente Positivista. ......................................................... ) o Plano Administrativo da Unidade Escolar. Trata-se do consenso que deve ocorrer entre o corpo docente do estabelecimento de ensino. o que se denomina de Plano de Ensino. ......................................................... 104. ( ) o detalhamento do Plano de Ensino. Trata-se de uma situao didtica real. a execuo do Plano. o que se denomina de Plano de Ensino. ......................................................... para saber,

_______________________________________________________________________________________ comuns e auxiliar no desenvolvimento de um clima ......................................................... grupal. Tendncia Progressista Libertria. ......................................................... 114. ( ) Na Relao Professor-Aluno ambos so vistos como seres concretos situados num contexto histrico-cultural e os alunos tm seus saberes valorizados. Tendncia Progressista 126. ( Professor-Aluno Liberal o Crtico-Social dos Contedos. ......................................................... 115. ( ) Na Relao professor a ligao entre o aluno e o conhecimento sistematizado. Progressivista. ......................................................... 116. ( ) Na Relao Professor-Aluno o professor um orientador da aprendizagem que deve contribuir para a auto-aprendizagem do aluno. Tendncia Liberal No-Diretiva. ......................................................... 117. ( ) No que tange ao compromisso social e tico do professor, Luckesi defende que o educador no poder exercer as suas atividades isento de explcitas opes tericas, ou seja, uma opo filosfico-poltica pela opresso ou pela libertao. ......................................................... 118. ( ) No que tange ao compromisso social e tico do professor percebe-se, cada vez mais que, a ao pedaggica no uma ao neutra , sim, ideologizada. ......................................................... 119. ( ) Um dos grandes erros da Pedagogia Liberal que a mesma difunde a idia de igualdade de oportunidades, sem considerar, no entanto, as desigualdades de condies. ......................................................... 123. ( forte ) A Pedagogia Progressista recebeu dos neomarxistas e suas 130. ( influncia 129. ( 128. ( modelo 128. ( Tendncia Renovada 127. ( sentido ) 125. ( ) Intelectualista, seus contedos so conhecimentos e valores acumulados e transmitidos como verdades e, alm do que, so separados das experincias Tradicional. ......................................................... ) Leva o aluno ao aprender fazendo, de cunho pragmtico, valoriza a descoberta por parte do aluno. Tendncia Liberal Renovada Progressivista. ......................................................... A Escola visa a transformar os crtico da realidade. Tendncia alunos num sentido autogestionrio, isto , num Progressista Libertria. ......................................................... ) Com relao s reformas educacionais implantadas pela legislao pretritas ao texto constitucional (Lei 4.024/61 Lei 5.540/68 Lei 5.692/71 e Lei 7.044 de 1982) tem-se que se incluem na prtica escolar pertencente a... Tendncia Liberal Tecnicista. ......................................................... ) Tem maior. expressiva Tendncia influncia do movimentos populares e tem em Paulo Freire seu Progressista Libertadora. ......................................................... ) Ele Numa viso progressista, o educador os revela, d aos homens a no tem a funo de criar as contradies e os conflitos. conscincia: educar passa a ser conscientizador, ou seja, conscincia crtica sociedade. ......................................................... ) Aprender uma questo de modificao do desempenho e, portanto, passa pela questo de condicionamento operante. Tendncia Liberal Tecnicista. ......................................................... 131. ( ) Preparar o aluno para o mundo adulto de suas contradies fornecendo-lhe. Para tanto, a partir dos contedos e da socializao, o 6 de si mesmo e da dos alunos. Tendncia Liberal

colocaes no contexto didtico-pedaggico. ......................................................... 124. ( ) Modeladora do Comportamento Humano, forma os indivduos que integraro a mquina do sistema social global. Tendncia Liberal Tecnicista.

_______________________________________________________________________________________ 139. ( ) Nos termos do texto legal da LDB, educando ter uma participao organizada e ativa na democratizao da sociedade. Tendncia Lei 9.394/96, comprovada a negligncia da Progressista Crtico-Social dos Contedos. ......................................................... 132. ( ) O Professor um especialista em relaes humanas cuja relao professor-aluno dever ser autntica e pessoal. Tendncia Liberal Renovada Progressivista. ......................................................... 133. ( para ) que a O Professor, transmissor, coopera Escola possa a ter um cunho 140. ( autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatrio, poder ela ser imputada por crime de responsabilidade. ......................................................... ) Menciona o texto constitucional (Artigo 208 2 da CF) que o no-oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. E, segundo a LDB, Lei 9.394/96, qualquer cidado, grupo de cidados, associao comunitria, organizao sindical, entidade de classe cunho ou outra legalmente constituda, e, ainda, o Ministrio Pblico, poder acionar o Poder Judicirio sendo uma Ao Gratuita no Rito Ordinrio. ......................................................... do 141. ( ) Segundo o texto constitucional, o ensino religioso, de matrcula obrigatria, constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental. ......................................................... 142. ( ) Segundo o texto constitucional, o dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia dentre outras, de, atendimento ao educando, no Ensino Fundamental, atravs de programas suplementares de material didticoescolar, transporte, alimentao e assistncia sade. ......................................................... 137. ( ) Segundo o texto da LDB, Lei 143. ( 9.394/96, o dever do Estado com Educao Escolar pblica ser efetivado, dentre outras medidas, com a garantia de vaga na escola pblica de educao infantil ou de ensino fundamental mais prxima de sua residncia a toda criana a partir do dia em que completar 04 (quatro) anos de idade. ......................................................... 138. ( ) Segundo em o texto de da LDB, Lei os 144. ( 9.394/96, a Unio, os Estados, o DF e os Municpios organizaro, regime colaborao, respectivos sistemas de ensino. ......................................................... 7 ......................................................... ) Segundo o texto da LDB, Lei 9.394/96, o dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de atendimento ao educando, no Ensino Fundamental, por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, assistncia sade. ......................................................... ) Segundo o texto da LDB, Lei 9.394/96, o recenseamento da populao em idade escolar que dever ser efetuado tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Mdio, competncia somente dos Estados. ......................................................... transporte, alimentao e

Enciclopdico. Tendncia Liberal de Tradicional. ......................................................... 134. ( ) Centrada no aluno, de pragmtico, leva o aluno a aprender fazendo. Tendncia Liberal Renovada No-Diretiva. ......................................................... 135. ( ) Sob fortes influncias Behaviorismo possui um cunho modelador tendo em B. F. Skinner seu inspirador maior. Tendncia Liberal Renovada Progressivista. ......................................................... 136. ( ) Segundo a LDB, Lei. 9.394/96, a educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios da Liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade: o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

145. (

_______________________________________________________________________________________ continuidade de estudos, no Ensino Fundamental e Segundo o texto da LDB, Lei Mdio na idade prpria, sendo que os exames supletivos Lei visando habilitao para o prosseguimento dos estudos em carter regular realizar-se-o, no nvel de concluso do ensino fundamental para os maiores de 15 (quinze) anos. ......................................................... 153. ( ) No texto da LDB, Lei 9.394/96, na Superior, o ano letivo regular, Educao LDB, Lei as s 154. (

9.394/96, os Municpios devero, obrigatoriamente, integrarem-se ao sistema estadual de ensino. ......................................................... 146. ( ) Segundo o texto da LDB, 9.394/96, ser objetivo permanente das autoridades responsveis alcanar relao adequada entre o nmero de alunos e o professor, a carga horria e as condies materiais do estabelecimento. ......................................................... 147. ( ) Segundo rural, os o texto da 9.394/96, na oferta de Educao Bsica para a populao adaptaes sistemas sua promovero adequao necessrias

independente do ano civil, tem, no mnimo, duzentos (200) dias de trabalho acadmico efetivo, incluso o tempo reservado aos exames finais, quando houver. ......................................................... ) Nos termos da LDB, Lei 9.394/96, a Unio, os Estados, o DF e os Municpios, em regime de colaborao, devero promover a formao inicial, a continuada e a capacitao dos profissionais de magistrio. ......................................................... 155. ( far-se- doutorado. ......................................................... 156. ( ) Nos termos da LDB, Lei 9.986, os Suplementares de alimentao, Programas ) em Nos termos da LDB, Lei 9.394/96, a nvel de ps-graduao, preparao para o exerccio do magistrio superior obrigatoriamente em programas de mestrado e

peculiaridades da vida rural e de cada regio. ......................................................... 148. ( ) Segundo recente alterao no texto da LDB, Lei 9.394/96, sero includas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatrias em todas as sries do Ensino Mdio. ......................................................... 149. ( ) Nos termos do texto legal da LDB, Lei 9.394/96, a Educao Bsica, em todos os nveis, ser organizada de acordo com a carga horria mnima anual de oitocentas (800) horas, distribudas por um mnimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver. ......................................................... 150. ( ) Nos termos do texto legal da LDB, Lei 9.394/96, o Ensino Fundamental obrigatrio, com durao de 09 (nove) anos, gratuito na escola pblica, iniciando-se aos 06 (seis) anos de idade, ter pro objetivo a formao bsica do cidado. ......................................................... 151. ( ) Segundo o texto da LDB, Lei 9.394/96, na Educao Infantil a Avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, com o objetivo de promoo para o acesso ao Ensino Fundamental. ......................................................... 152. ( ) A Educao de Jovens e Adultos

assistncia mdico-odontolgico e de transporte escolar so consideras despesas de manuteno e desenvolvimento do ensino. ......................................................... 157. ( ) Segundo a LDB, Lei 9.394/96, nas pblicas de Educao Superior, o instuties horas) ......................................................... 158. ( ) Nos termos da Lei 8.112/90, o prazo para a concluso do Relatrio da Sindicncia no exceder 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual perodo, a critrio da autoridade superior. ......................................................... 159. ( ) Nos termos da Lei 8.112/90, a Comisso do PAD ser composta por 03 (trs) servidores estveis designadas pela autoridade 8

professor ficar obrigado ao mnimo de oito (08

(EJA), nos termos da LDB, Lei 9.394/96, ser destinada queles que no tiveram acesso ou

_______________________________________________________________________________________ competente, sendo que o prazo para a concluso do ......................................................... Relatrio, pela Comisso, no exceder 60 165. ( trmino ) de Nos termos da Lei 8.112/90, a outra da mesma espcie ser (sessenta) dias, admitida a sua prorrogao por igual perodo, quando as circunstncias o exigirem. ......................................................... 160. ( ) O PAD Processo Disciplinar 165. ( poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos, nos termos da Lei 8.112/90. ......................................................... licena concedida dentro de 60 (sessenta) dias do considerada como prorrogao. ......................................................... ) Nos termos da Lei 8.112/90, ao Servidor investido em Mandato Eletivo de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, o mesmo perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao (subsdio) do cargo eletivo. ......................................................... ......................................................... 161. ( ) Nos termos da LDB, Lei 9.394/96, na Parte Diversificada do Currculo ser includo, facultativamente, a partir da 6 (sexta) srie, o ensino de pelo menos uma Lngua Estrangeira Moderna, cuja escolha ficar a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituio. ......................................................... 162. ( ) Nos termos da LDB, Lei 9.394/96, a jornada escolar no Ensino Fundamental incluir pelo menos 04 (quatro) horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o perodo de permanncia na escola. ......................................................... 163. ( ) Segundo a LDB, Lei 9.394/96, o Ensino Religioso, de matrcula obrigatria, parte integrante da formao bsica do cidado e constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de Ensino Fundamental, assegurado o respeito diversidade cultural religiosa do Brasil, sendo, no entanto, permitidas quaisquer formas de 170. ( proselitismo. ......................................................... 164. ( ) ao Nos termos da Lei 8.112/90, ser Servidor (LTS) Licena para concedida 169. ( 168. ( 167. ( ) 166. ( punido Inspeo ) com Nos termos da Lei 8.112/90, ser Advertncia o Servidor pela que,

injustificadamente, recusar-se a ser submetido a Mdica determinada autoridade competente, continuando os efeitos da penalidade ainda que seja cumprida a determinao. ......................................................... Atravs dos jogos, a criana ultrapassa os limites de anomia (ausncia de regras), passa pela heteronomia (regras do ambiente) e, por fim, chega autonomia (regras prprias de conduta) Jean Piaget. ......................................................... ) Tratou de definir a ZDP Zona de Desenvolvimento Proximal Lev Vygostky. ......................................................... ) Autor do Mtodo Natural que teve ampla divulgao a partir da Tendncia Progressista Libertria Celestin Freinet. ......................................................... ) A Escola, dentro do contexto de Ideologia Dominante, o mais eficaz Aparelho Ideolgico do Estado (AIE) Pierre Bourdieu.

GRAN CURSOS PROFESSOR - DF Secretaria de Educao 2010


Analise e responda s questes abaixo.

Tratamento da prpria Sade, a pedido ou de ofcio, com base em Percia Mdica, sem prejuzo da remunerao a que fizer jus, sendo que, para Licena at 30 (trinta) dias, a Inspeo ser feita por Mdicos do Setor de Assistncia do rgo de pessoal e, se por prazo superior, por Junta Mdica Oficial. 9

_______________________________________________________________________________________

171.

sistema

capitalista

de

produo

muitos professores, ainda que estes no se dem conta dessa influncia (Jos Carlos Libneo in A Democratizao da Escola Pblica p.21). A partir das idias do texto julgue os itens abaixo:
(1)( ) A Pedagogia Liberal sustenta a

instaurado ao longo da Revoluo Industrial permitiu o surgimento de novas realidades. O controle das mquinas, das terras e do trabalho humano foi pouco a pouco se concentrando nas mos do empresrio capitalista e medida que esse sistema foi se consolidando, uma mudana expressiva na organizao social pde ser verificada. (Faculdade de Educao UnB). A partir do texto e, ainda, com base nos pressupostos da Educao, Sociedade e Prtica Escolar, julgue os itens abaixo:
(1)( ) Com o advento da Revoluo

idia de que a Escola tem por funo preparar os indivduos para o desempenho de papis sociais, de acordo com as aptides individuais. (2)( ) Na Tendncia Tradicional, a Pedagogia Liberal caracteriza-se por acentuar o ensino humanstico, de cultura geral, no qual o aluno educado para atingir, pelo prprio esforo, sua plena realizao como pessoa. Trata-se da

Industrial pode-se entender que as mudanas, ali ocorridas, esto relacionadas ao processo de desgaste do mundo feudal e a conseqente consolidao da civilizao capitalista. (2)( ) A mecanizao industrial desviou os capitais da atividade comercial para a atividade industrial, provocando grandes mudanas de ordem econmica e social. (3)( ) A desagregao da sociedade feudal que descrevem o surgimento da e a consolidao da sociedade capitalista so fatores histricos Sociologia. (4)( ) A doutrina Liberal aparece como justificativa do Sistema Capitalista que, para tanto, estabeleceu uma forma de organizao social baseada na propriedade privada dos meios de produo, classes. (5)( ) A desigualdade entre os homens, que independe da desigualdade econmica, ocorre no seio das relaes entre as classes sociais. ........................................................... tambm denominada sociedade de

predominncia da palavra do professor, das regras impostas, do cultivo exclusivamente intelectual. (3)( ) Na Tendncia Liberal, Escola Tecnicista cabe suprir as experincias que devem satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses do aluno e as exigncia sociais, sendo que, Escola, cabe suprir as experincias que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construo e reconstruo do objeto, numa interao entre estruturas cognitivas do indivduo e estruturas do ambiente. (4)( ) A idia do aprender fazendo est sempre presente no mtodo aplicado pela Escola Tecnicista, ou seja, valorizam-se, ali, as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social e, ainda, a idia do pragmatismo. (5)( ) Para a Escola Renovada Progressivista, Carl Rogers o inspirador cujas idias influenciaram um nmero expressivo de educadores, escolar. ........................................................... professores e, ainda, psiclogos escolares que se dedicam ao aconselhamento

172. A educao brasileira, pelos menos nos ltimos cinqenta anos, tem sido marcada pelas Tendncias Liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais Tendncias se manifestam, concretamente, nas prticas escolares e no iderio pedaggico de
10

173. Atravs da ao educativa o meio social exerce influncias sobre os indivduos e estes, ao assimilarem e recriarem essas influncias, tornam-se capazes de estabelecer uma relao

ativa e transformadora em relao ao meio social. Tais influncias se manifestam atravs de conhecimentos, experincias, valores, crenas, modos de agir, tcnicas e costumes acumulados por muitas geraes de indivduos

_______________________________________________________________________________________ sutil e disfarada de inovao e no-violncia ao inibir a criatividade e a iniciativa e, ainda, ao no criar condies para o exerccio da reflexo e da crtica, abrindo caminhos para a assimilao do conformismo e da passividade. (2)( na ) fora de Para Louis ALTHUSSER e a educao tem como funo primordial desenvolver, trabalho, habilidades atitudes convenientes s estruturas econmica e de poder,

e grupos... (Jos Carlos Libneo in Didtica p. 17). A partir das idias do texto julgue os itens abaixo:
(1)( ) A cincia que investiga a teoria e a prtica da educao nos seus vnculos com a prtica social global a Pedagogia. (2)( ) A prtica educativa existe numa grande variedade de instituies e atividades sociais decorrentes da organizao econmica, poltica e legal de uma sociedade, da religio, dos costumes, das formas de convivncia humana. (3)( ) O processo de ensino, como objeto de estudo da Didtica, deve ser tratado como atividade restrita ao espao da sala de aula. (4)( ) As finalidades e meios da educao subordinam-se estrutura e dinmica das relaes entre as classes sociais, ou seja, so socialmente determinados. (5)( ) As relaes sociais no capitalismo so acentuadamente marcadas pela diviso da sociedade em classes. No entanto, capitalistas e trabalhadores ocupam lugares idnticos com flexvel mobilidade social entre as classes. ...........................................................

por meio do que ele denominou de ARE Aparelhos Repressivos do Estado. (3)( ) Para BOURDIEU e PASSERON as escolas institucionalizam, por meio de regras e significados do funcionamento dirio delas, o capital cultural, ou seja, as competncias lingsticas e sociais e, ainda, elementos de estilo, que so difundidos na sociedade pela classe dominante como sendo os legtimos. (4)( ) Para os crticos reprodutivistas deve ser lembrado, aos educadores, numa viso crtica, que a cultura dominante e suas abordagens de alfabetizao no ensinam simplesmente a mecnica da leitura e da escrita; elas tambm ensinam s pessoas como viver passivamente no meio de estruturas alienantes. (5)( ) Para os crticos reprodutivistas a alfabetizao de Paulo FREIRE possua a seguinte tnica: no ter voz numa sociedade significa no ter poder, e as habilidades de alfabetizao s podem ser emancipatrias na medida em que do s pessoas os instrumentos crticos para acordarem e se libertarem de sua viso de mundo freqentemente mistificada e distorcida. ...........................................................

174. No sentido mais geral, as teorias da reproduo tomam como sua preocupao central a questo no de como da as escolas funcionam interesse sociedade

dominante. (...) focalizam como o poder utilizado para mediar entre as escolas e o interesse do capital. (in Teoria Crtica e Resistncia em Educao Henry Giroux - p. 107). A partir das idias do texto, julgue os itens abaixo e marque C ou E:
(1)( ) Segundo a Teoria da Reproduo Cultural, de Pierre BOURDIEU, o exerccio da violncia simblica, pelos professores uma forma 11

175. (FEDF/GDF). A formao profissional um processo do p. pedaggico, professor 27 intencional para Cortez e organizado, de preparao terico-cientfica e tcnica Didtica dirigir Editora). competentemente o processo de ensino (in Considerando as idias do texto a respeito da Didtica na Formao do Professor julgue os itens abaixo e marque C ou E:

(1)( (2)( (3)( (4)(

) ) ) )

_______________________________________________________________________________________ A formao do professor implica comum em todos os graus de ensino. O

contnua interpenetrao entre teoria e prtica. As disciplinas terico-cientficas so As disciplinas de formao tcnicoAs disciplinas de formao tcniconecessariamente referidas pratica escolar. prtica se esgotam no domnio de tcnicas e regras. prticas fornecem teoria os problemas e os desafios da prtica. (5)( ) Os contedos da formao do professor em aspectos tericos e prticos no devem ser considerados isoladamente. ...........................................................

professor criativo, de esprito transformador, est sempre buscando inovar sua prtica e um dos caminhos para tal fim seria dinamizar as atividades desenvolvidas em sala de aula. Uma alternativa para a dinamizao seria a variao das tcnicas de ensino utilizadas; outra seria a introduo de inovaes nas tcnicas j amplamente conhecidas e empregadas. (in Tcnicas de Ensino por que no? Ilma Passos A. Veiga Ed. Papirus). A partir das idias do texto CP-II, julgue os itens abaixo:
(1)( ) Uma alternativa para transformar a aula expositiva em tcnica de ensino capaz de estimular o pensamento crtico do aluno dar-lhe uma dimenso dialgica. A aula expositiva dialgica tem uma dimenso instrumental cujo elemento desencadeador a problematizao. (2)( ) A como aula uma expositiva pode ser verbal conceituada comunicao

176. (CESPE/UnB). Julgue os itens seguintes, relativos prtica docente:


(1)( ) Entre os compromissos sociais e ticos do professor, est o de contribuir com nfase para a formao dos alunos como futuros cidados. (2)( ) O Plano de Ensino possibilita ao professor uma viso global de seu trabalho durante o perodo letivo e dele decorre o Plano de Aula, de carter especfico. (3)( ) A da Avaliao Escolar ou no um dos componente do processo de ensino que visa determinao aprendizagem conceitos e resultante tomada de decises em relao ao trabalho docente em andamento. (4)( ) A concebe Tendncia o professor Renovada como um Progressivista

estruturada, utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados contedos aos alunos. o procedimento de ensino por meio do qual o professor apresenta um assunto, definindo-o, analisando-o e explicando-o. (3)( ) Semanticamente o vocbulo Seminrio associa-se, na sua origem, a viveiro de plantas onde se fazer as sementeiras. Sementeira indica a idia de proliferao daquilo que se semeia, local onde se coloca a semente. Isso significa que o Seminrio deve ser a ocasio de semear idias ou de favorecer sua germinao. (4)( ) O estudo dirigido, tcnica muito utilizada nos anos 70, voltou redimensionando devido utilizao das novas tecnologias e apoiada pelo construtivismo, por propiciar a socializao, a liberdade, a espontaneidade e a criatividade do educando. (5)( ) Discusso associa-se, semanticamente, a sacudir, abalar, incomodar. O papel dessa tcnica de ensino exatamente esse: dado um ponto de vista (uma teoria, um resultado de investigao, uma exposio qualquer), submet-lo a 12 dilogo com os

especialista em relaes humanas, garantindo o clima de relacionamento pessoal e autntico. (5)( ) tem A Tendncia Libertadora da prtica como mtodo que se bsico identifica o docente do

professor/alunos, situando-os como sujeitos do ato conhecimento, interesses do povo. ...........................................................

177. (CESPE/UnB). Texto CP-II Na execuo do trabalho didtico, o professor est sempre se deparando com a necessidade de definir as tcnicas que ir utilizar para desenvolver os contedos de seu programa de ensino. Essa uma tarefa to inerente ao trabalho docente que

_______________________________________________________________________________________ um esmiuamento tal que sejam analisadas todas as (1)( ) Uma concepo dinmica de implicaes ali contidas. Isso leva os alunos a no aceitarem passivamente uma posio antes de uma anlise profunda e multifacetada. ........................................................... currculo s pode ser construda quando currculo e sociedade so considerados conjuntamente. A relao estreita entre currculo e sociedade comeou a ser reconhecida no Brasil a partir do final da dcada de 60 do sculo XX. (2)( ) Considerar a atividade cognitiva de aprender como essencialmente intelectual uma caracterstica marcante da concepo tradicional de (1)( ) Nas relaes estabelecidas em sala de currculo. (3)( ) A dicotomia entre ensino e avaliao, presente na organizao curricular tradicional, superada quando o processo avaliativo se reveste de aparncia cientfica e se torna um ponto primordial do final de um processo. (4)( ) Um currculo moderno, que valoriza a interdisciplinaridade, abre novas perspectivas no desenvolvimento de habilidades de crianas e jovens. (5)( ) Em uma viso emancipadora de currculo, deve-se partir do pressuposto que os alunos so diferentes, porm o parmetro de (4)( ) A relao professor-aluno plena ocorre organizao curricular qualidade. deve ser a capacidade mediante a interao de trs nveis: o dos valores presentes, o dos modelos apresentados e o da interao estabelecida. (5)( ) Na abordagem tradicional, o professor daqueles mais capazes ou normais para garantia da aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento tico da autoridade do professor. (2)( ) A atitude do professor em ouvir os

178. (CESPE/UnB). Julgue os itens a seguir, a respeito da relao professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem.

alunos, possibilitando a exposio de opinies e a formulao de perguntas, facilita a identificao de como est ocorrendo o processo de construes dos saberes. (3)( ) A disciplina em sala de aula est

diretamente relacionada prtica docente, por meio da autoridade profissional, moral, tcnica e afetiva do professor.

180. (CESPE/UnB).

A respeito de gesto de

processos educacionais, em uma perspectiva democrtica, julgue os itens que se seguem:


(1)( ) Na atual realidade brasileira, a profunda estratificao social e a injusta distribuio

procurar criar ambientes favorveis para aumentar a possibilidade de repetio das respostas aprendidas pelos alunos. ...........................................................

de renda tm funcionado como um entrave para que parte considervel da populao possa fazer valer os seus direitos fundamentais, entre eles o acesso educao de qualidade. Os PCN, com a proposta de uma diretriz curricular nica e obrigatria para as Secretarias Estaduais e Municipais, vm para alterar essa situao. (2)( ) A municipalizao uma estratgia lgica e adequada de centralizao da gesto dos sistemas de ensino e sua democratizao. (3)( ) A gesto democrtica, como princpio de organizao dos sistemas de ensino, est contemplada na Constituio Federal e na LDB. 13

179.(CESPE/UnB). O ato de educar uma prxis. E, como toda prxis, supe uma relao recproca entre teoria e prtica. A escolha dos contedos e do mtodo no casual, mas se enraza, quer o professor saiba ou no, em uma determinada concepo de homem e de sociedade, concepo esta que no neutra, estando impregnada da viso poltica que a anima. (in Filosofia da Educao M. L. de A. Aranha pg. 148-151 Ed. Moderna). Em relao s Tendncias Pedaggicas e ao Currculo que tm se firmado nas escolas pela prtica dos professores, julgue os itens que se seguem:

(4)(

_______________________________________________________________________________________ A concepo emancipatria do PPP resultados produzidos pela ao planejada e acionar, quando necessrio, os mecanismos capazes de corrigir distores. ........................................................... dimenso participativo democrtica no elimina do a

(Projeto Poltico-Pedaggico) prescinde da qualidade tcnica e trabalha exclusivamente com a sua dimenso poltica. (5)( ) A planejamento

182. (CESPE/UnB) Trs tipos de objetivos devem fazer parte do programa de todo professor, desde que ele tenha clareza do que pretende e saiba o que est trabalhando em cada situao. So eles: os comportamentais, os provocativos e os abertos. Julgue os seus conceitos nos itens abaixo.
(1)( ) Os objetivos comportamentais definem o

necessidade de uma coordenao que realize o papel de liderana. ...........................................................

181.. (CESPE/UnB).
(1)( ) A

Quanto Avaliao
uma etapa do

julgue os itens que se seguem:


Avaliao processo de ensino-aprendizagem privilegiada para a transformao do ensino. Por isso mesmo, deve propiciar (2)( ) situaes A de reflexo permite sobre uma sua dupla organizao e efetividade. avaliao retroalimentao: indica ao aluno seus ganhos, sucessos, dificuldades a respeito das distintas etapas pelas quais passa durante a aprendizagem e, ao mesmo tempo, permite a construo/reconstruo do conhecimento. (3)( ) Em uma avaliao, a dimenso do (4)( ) Os objetivos comportamentais fixam, a priori, o que o aluno deve ser capaz de fazer, de modo que, ao final de uma situao de aprendizagem, o objetivo desejado e comportamento apresentado pelo aluno sejam semelhantes. A seleo de mecanismos avaliativos (5)( ) Os objetivos abertos especificam o saber deve considerar, entre outros aspectos, o conhecimento de contedos especficos da rea, a capacidade informaes. (4)( ) em um processo de ensino-aprendizagem deve considerar, minimamente, trs diferentes tipos de abordagem: a filosfica, a psicopedaggica e a didtica. Esta ltima, tambm conhecida como sistmica, considera a avaliao uma etapa do processo educativo, concedendo-lhe a funo de oferecer informaes teis que possibilitem a melhoria da qualidade do processo quanto efetividade e eficincia. (5)( ) Uma das caractersticas da atualidade a necessidade de planejamento, de ao consciente e respaldada em enfoque cientfico. Dentro desse aspecto, a avaliao vem obtendo destaque muito grande. Em cada momento da atividade educativa, faz-se necessrio verificar os 14 de relacionar contedos com a realidade, habilidade de selecionar e interpretar comportamento que o aluno deve manifestar e o contedo especfico a ser aprendido, por meio das condies estabelecidas no processo de ensino. (2)( ) Os objetivos provocativos consistem em

oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com mltiplas possibilidades de soluo. (3)( ) Os objetivos abertos no prevem o

comportamento, enunciam apenas uma condio, permitindo ao aluno definir seu prprio problema ou tarefa e propor sua prpria soluo.

comportamento final, os meios ou modos para a execuo e o critrio ou padro satisfatrio de desempenho. ...................................................

183. (CESPE/UnB). As exigncias burocrticas que so feitas para que redija dessa ou daquela maneira, muitas vezes, levam o educador a perder a confiana no seu modo de conduzir a ao educativa. Preocupao com verbos permitidos e proibidos, que se refiram ao desempenho do aluno e no do professor, e outras formalidades desse tipo so questinculas que, muitas vezes, deslocam a tnica das grandes questes que se colocam

cotidianamente. (in Os Objetivos da Educao M. E. L. M. Castanho e, Repensando a Didtica Ilma Passos A. Veiga e outros Ed.

_______________________________________________________________________________________ predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias. (2)( ) (CESPE/UnB). Segundo a LDB, a finalidade da educao de natureza trplice pois visa o pleno desenvolvimento do educando, o prepara (3)( ) para o exerccio da cidadania e a qualificao para o trabalho.

Papirus). Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino>
(1)( (2)( texto ) ) O texto faz meno ao objeto da A preocupao aludida pelo autor do a decorrncias do processo da viso ensinoTaxionomia de Bloom. refere-se

a igualdade de condies para o

acesso e permanncia na escola e, ainda, a vinculao entre educao escolar, o trabalho e as prticas sociais, so dentre outros, princpios que embasam o ensino segundo a LDB. (4)( ) est (CESPE/UnB). em consonncia Ao com tratar a dos educandos portadores de necessidades especiais, a LDB tendncia internacional do final do sculo XX: a escola inclusiva. (5)( ) A Unio, os Estados, o DF e os organizaro, em regime de Municpios

comportamentalista aprendizagem. (3)( )

Para garantir o cumprimento dos burocrticas e na perspectiva

objetivos de ensino, elaborados de acordo com as exigncias construtivista, no se pode perder o controle da disciplina em sala de aula, o que pressupe uma relao professor-aluno baseada na autoridade do professor, reforada pelo distanciamento estratgico exigido, impedidor de troca de influncias. ........................................................

descentralizao, os respectivos sistemas de ensino. ........................................................

184. (CESPE/UnB) Ao que parece, a definio dos componentes do Plano de Ensino de maneira fragmentria e desarticulada todo social que tem gerado a concepo de planejamento incapaz de dinamizar e facilitar o trabalho didtico. (Antonia Osima Lopes). Com o auxlio do fragmento de texto acima, julgue os itens seguintes quanto a planejamento escolar
(1)( ) Na perspectiva do autor do texto, cabe ao professor a prerrogativa de elaborar seu plano de ensino sem considerar fatores extraescolares. (2)( ) O plano de aula reflete as concepes que nortearam a elaborao do plano de ensino por parte do professor. ........................................................

186. Quanto LDB Lei 9394/1996, julgue os itens abaixo:


(1)( ) Segundo a LDB, na estrutura e de educacional brasileira, haver um Conselho Nacional de Educao, com (2)( grupo ) de funes normativas superviso e atividade permanente, criado por lei. O acesso ao ensino fundamental cidados, associao comunitria, direito privado, objetivo, podendo qualquer cidado, organizao sindical, entidade de classe o outra legalmente constituda, e, ainda, o Ministrio Pblico, acionar o Poder Pblico para exigi-lo. (3)( ) No Brasil, segundo a LDB, o ensino livre iniciativa privada, desde que atendidas determinadas condies. (4)( ) Ao Distrito Federal aplicar-se-o as referentes aos Estados e aos competncias Municpios. (5)( )

185. Quanto LDB Lei 9394/1996, julgue os itens abaixo:


(1)( ) propsito da LDB disciplinar a escolar que se desenvolve, 15 educao

Segundo a LDB, o calendrio escolar

dever adequar-se s peculiaridades locais, inclusive climticas e econmicas, a critrio do respectivo

_______________________________________________________________________________________ sistema de ensino, sem com isso reduzir o nmero (3)( ) Segundo a LDB, os sistemas de de horas letivas previsto na LDB. ........................................................ ensino mantero cursos e exames supletivos, que compreendero a Base Nacional Comum do currculo, habilitando ao prosseguimento de estudos

187. Quanto LDB Lei 9394/1996, julgue os itens abaixo:


(1)( ) Segundo a LDB, a Educao Fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular obrigatrio da educao bsica, sendo sua prtica facultativa ao aluno que tenha prole ou que seja maior de 20 anos de idade. (2)( ) Segundo recente atualizao da LDB, por meio da Lei 11.769 de 2008, a msica dever ser contedo obrigatrio, mas no exclusivo, do componente curricular do ensino da arte. (3)( ) Segundo a LDB, na educao infantil a Avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, com o objetivo de promoo para o acesso ao ensino fundamental. (4)( ) Embora contextual, a nossa LDB, atual, tem recebido crticas em razo da ausncia de previso, em seu texto legal, da educao bsica para a populao rural. (5)( ) Segundo a LDB, no Ensino Mdio, a preparao geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitao profissional podero ser desenvolvidas nos prprios estabelecimentos de ensino mdio ou em cooperao com instituies especializadas em educao profissional. ........................................................

em carter regular, sendo que os exames realizarse-o, no nvel de concluso do ensino fundamental, para os maiores de 15 anos e, no nvel de concluso do ensino mdio, para os maiores de 18 anos. (4)( ) No Brasil, segundo a LDB, a autorizao e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituies de educao superior, tero prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, aps processo regular de avaliao. (5)( cursos ) Segundo a LDB, as instituies de regulares, de oferecero cursos especiais, e no educao profissional e tecnolgica, alm dos seus abertos comunidade, condicionada a matrcula capacidade aproveitamento necessariamente ao nvel de escolaridade. ........................................................

Presidncia da Repblica
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
LEI N 11.161, DE 5 DE AGOSTO DE 2005. Dispe sobre o ensino da lngua espanhola. O PRESIDENTE DA REPBLICA

188. Quanto LDB Lei 9394/1996, julgue os itens abaixo:


(1)( ) Segundo a LDB, por meio de recente atualizao, conforme a Lei n 11.684 de 2008, ser includas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatrias em todas as sries do ensino mdio. (2)( ) Segundo a LDB, por meio de recente atualizao, conforme a Lei n 11.741 de 2008, os diplomas de cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio, quando registrados, tero validade nacional e habilitaro ao prosseguimento de estudos na educao superior.

Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 O ensino da lngua espanhola, de oferta obrigatria pela escola e de matrcula facultativa para o aluno, ser implantado, gradativamente, nos currculos plenos do ensino mdio. 1 O processo de implantao dever estar concludo no prazo de cinco anos, a partir da implantao desta Lei. 16
o o

_______________________________________________________________________________________ o 2 facultada a incluso da lngua espanhola Secretaria de Educao deixa implementao do nos currculos plenos do ensino fundamental de 5 a 8 sries. Art. 2 A oferta da lngua espanhola pelas redes pblicas de ensino dever ser feita no horrio regular de aula dos alunos. Art. 3 implantaro Estrangeira,
o o a a

espanhol para ltima hora Ana Paula Ferreira de Amorim A implementao do ensino obrigatrio do espanhol no DF foi feita em fase nica no incio deste ano (2010). De acordo com a subsecretria de Gesto Pedaggica e Incluso Educacional da Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal, Leila Pavanelli, para suprir a demanda foram convocados 103 profissionais do cadastro reserva de concursos realizados para os Centros Interescolares de Lnguas do DF. A Secretaria de Educao prev concurso para contratao de mais professores do idioma. O edital est previsto para o fim de maro. Com a Lei 11.161, sancionada pelo presidente Lula em 2005, o ensino da lngua espanhola passou a ser de oferta obrigatria nas instituies de ensino bsico do pas. A implementao deveria ser feita de forma gradativa em at cinco anos. E o prazo termina em agosto deste ano. A Lei obriga apenas a oferta da disciplina, deixando a opo de cursla para o aluno. Porm, no DF ela obrigatria. Como foi implantada na parte diversificada do currculo, o aluno obrigado a faz-la, afirma Leila Pavanelli. A orientao que as trs sries do ensino mdio comecem com o bsico e nos prximos anos avancem at chegar aos nveis

Os sistemas pblicos de ensino Centros cuja de Ensino de Lngua incluir, programao

necessariamente, a oferta de lngua espanhola. Art. 4 A rede privada poder tornar disponvel esta oferta por meio de diferentes estratgias que incluam desde aulas convencionais no horrio normal dos alunos at a matrcula em cursos e Centro de Estudos de Lngua Moderna. Art. 5 Os Conselhos Estaduais de Educao e do Distrito e Federal emitiro de as normas unidade necessrias execuo desta Lei, de acordo com as condies federada. Art. 6 A Unio, no mbito da poltica nacional de educao, estimular e apoiar os sistemas estaduais e do Distrito Federal na execuo desta Lei. Art. 7 Esta Lei entra em vigor na data da sua publicao. Braslia, 5 de agosto de 2005; 184 Independncia e 117 da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Fernando Haddad Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 8.8.2005.
o o o o o o

peculiaridades

cada

bsico no primeiro ano, intermedirio no segundo e avanado no terceiro ano do ensino mdio. A subsecretria disse ainda que, no alterou a matriz

da

curricular e sim o conhecimento adquirido. Ou seja, no alterar o turno nem o tempo em que o aluno permanecer na escola. E completa que para caber na matriz curricular a disciplina oferecida com o mnimo obrigatrio de uma hora aula. Leila Pavanelli comentou que em parte das escolas particulares, que tambm entram na obrigatoriedade prevista na Lei, a oferta est funcionando por meio de convnios com escolas de idiomas. Para o presidente da Associao dos Professores de Espanhol do DF APEDF, Prof. Vanderlei Padilha Machado, a repercusso da Lei tem sido boa. Houve boa movimentao da Secretaria de Educao aqui no 17

Espanhol obrigatrio nas escolas do DF 12/03/2010 por espanholdobrasil Espanhol obrigatrio nas escolas do DF

_______________________________________________________________________________________ o idioma nesta srie em breve. Para Ronaldo o DF, afirmou Vanderlei Machado comparando a implementao em outros Estados. Porm, existem detalhes a serem trabalhados. A forma como est sendo colocada no est clara. No foram traados objetivos, nem metas, continua. O professor acha que a obrigatoriedade pode causar desestmulo nos alunos que ainda no despertaram a conscincia da importncia da comunicao em tal lngua. E os docentes esto desnorteados ao enfrentarem turmas com grande nmero de alunos sem terem objetivos traados. Apesar disso, acha que o saldo ser positivo. E que preciso fazer ajustes. Vanderlei Machado afirmou que em 2008 a APEDF entregou um documento Secretaria de Educao informando as dificuldades encontradas ao implementar, em 2006, o ensino do idioma no Parano. E a sugesto de criar novos Centros Interescolares de Lnguas como apoio ao ensino da lngua na rede pblica. Quanto convocao dos profissionais de educao mencionada pela subsecretaria Leila Pavanelli, Vanderlei Machado disse que foram convocados apenas 52 docentes e que no tinha certeza se todos tinham tomado posse. Nas escolas particulares a insero do espanhol vem sendo gradativa. Em muitas, disciplina obrigatria tanto no ensino mdio quanto no fundamental. Os alunos esto conscientes da importncia do aprendizado do idioma. Existe a questo do pas no MERCOSUL e as oportunidades de emprego aumentam. Alm da questo dos vestibulares e do PAS aqui da UnB, em que se pode escolher a lngua que voc tem mais facilidade, afirma Sarah Almeida, 16, estudante do 2 ano do ensino mdio. Qualquer lugar que voc v no continente, voc pode utilizar a lngua, completa a estudante Larissa Berber, 15, tambm do 2 ano. Ambas estudam espanhol desde a 5 srie. O diretor Ronaldo Mendes Yungh, do Centro Educacional Sigma, afirma que a disciplina foi inserida na grade curricular no ano seguinte ao da Lei. Atualmente no oferecido ao 3 ano do ensino mdio porque, alm de no caber na grade, os alunos j optaram pelo ingls no processo de avaliao seriada, informa. Aos interessados, existem grupos de Estudo de Espanhol. Segundo o diretor, pretende-se inserir 18 ensino da lngua espanhola muitas de estes mas extrema em alunos importncia. espanhol, Existem publicaes

principalmente o

quando

passam a cursar o ensino superior. H sim uma preocupao com vestibular, a maior preocupao com a formao destes jovens e a insero deles na sociedade e no mercado de trabalho, finaliza o diretor.

QUESTES TIPO FUNDAO UNIVERSA


189. Quanto LDB Lei 9394/1996, INCORRETO afirmar que:
(A) dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula dos menores, a partir dos 06 (seis) anos de idade, no Ensino Fundamental. (art. 6 da LDB). (B) O acesso ao Ensino Fundamental direito pblico subjetivo, podendo qualquer cidado acionar o Poder Pblico para exigi-lo. (art. 5 da LDB). (C) A educao escolar compe-se da Educao Bsica e da Educao Superior, sendo que a Educao Bsica ser formada pela Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio. (art. 21
da LDB).

(D)

Dada descentralizao do ensino no h

permisso, legal, a que a Unio, os Estados, o DF e os Municpios organizem os respectivos sistemas de ensino em regime de colaborao. (art. 8 da LDB). (E) A Educao Bsica, nos nveis Fundamental anual, de 800 (oitocentas) horas, e Mdio, ser organizada com a carga horria mnima, distribudas por um mnimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver. (art. 24,
I, da LDB).

...........................................................

190. Quanto Lei 8.112/90, aplicada ao DF, INCORRETO afirmar que:


(A) Cargo Pblico conjunto de atribuies e previstas na estrutura responsabilidades

_______________________________________________________________________________________ organizacional que devem ser cometidas a um (D) Extinto o cargo ou declarada a sua Servidor. (art. 3 da Lei 8.112/90). (B) cargo Readaptao a investidura do Servidor em de atribuies e responsabilidades desnecessidade, o Servidor Estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. (art. 41, 3, da CF). (E) Os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, podendo ser destinados a bolsas de estudo para o Ensino Fundamental e Mdio, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficincia de recursos, no entanto, o texto constitucional veda, expressamente, a concesso de recursos pblicos s do Servidor que, no escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas. (art. 213, da CF). ...........................................................

compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. (art. 24 da Lei 8.112/90). (C) O retorno atividade de Servidor em far-se- mediante Reintegrao disponibilidade

obrigatria em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. (art. 30 da


Lei 8.112/90).

(D)

A Ajuda de Custo destina-se a compensar as de instalao

despesas

interesse do servio, passa a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. (art. 53 da Lei 8.112/90). (E) O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de Arresto, Seqestro ou Penhora, exceto nos casos de Prestao de Alimentos resultantes de deciso judicial. (art. 48 da Lei
8.112/90).

192.
(A)

Quanto

Constituio

Federal

INCORRETO afirmar que:


As Universidades gozam de autonomia administrativa e de gesto didtico-cientfica,

financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso, sendo que as atividades universitrias de pesquisa e extenso no podero receber apoio financeiro do Poder Pblico. (artigos 207 e 213, da

...........................................................

191.
(A)

Quanto

Constituio

Federal

CF).

INCORRETO afirmar que:


Ao Servidor Pblico da Administrao Direta, Autrquica e Fundacional, no exerccio de Mandato Eletivo, tratando-se de Mandato Eletivo Federal, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo.
(art. 38, I, da CF).

(B)

A educao, direito de todos e dever do

Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (art. 205, da CF). (C) facultado s universidades admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei (Lei 8.112/90, federal). (art. 207, 1, da
CF).

(B)

No que tange Aposentadoria Voluntria,

Constitucional, os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na Educao Infantil e no Ensino Fundamental e Mdio.
(art. 40, 5, da CF).

(D)

Compete ao Poder Pblico recensear os

educandos do Ensino Fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola. (art. 208, 3, da CF). (E) O dever do Estado com a educao, ser efetivado mediante a garantia, dentre outras, de Educao Bsica obrigatria e gratuita dos 04 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria. 19

(C)

A investidura em cargo ou emprego pblico

depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. (art. 37 II, da CF).

(art. 208, I, da CF Emenda Constitucional 59, de 2009).

_______________________________________________________________________________________ planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional. (artigo 13, V, da LDB). (B) Nos termos da LDB Lei 9.394/96, quanto

...........................................................

193. Quanto Constituio Federal e, ainda, quanto LDB Lei 9.394/96, INCORRETO afirmar que:
(A) O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia, dentre outras, de atendimento ao educando, em todas as etapas da Educao Bsica, de por meio de programas suplementares material didtico-escolar,

ao transporte escolar, tanto os Estados quanto os Municpios tero a incumbncia de assumi-lo, porm, cada ente na sua rede de atuao. (artigo 10, VII e,
artigo 11, VI, da LDB).

(C)

Nos termos da LDB Lei 9.394/96, no que

tange ao acionamento do Poder Judicirio para exigir o acesso ao ensino fundamental, enquanto direito pblico subjetivo, qualquer legitimado (cidado, associao comunitria, organizao sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituda e, ainda, o Ministrio Pblico) poder ajuizar ao judicial correspondente, gratuita, correndo no rito ordinrio do processo civil. (artigo 5, 3, da LDB). (D) Nos termos da LDB, Lei 9.394/96, comprovada a negligncia da autoridade competente

transporte, alimentao e assistncia sade. (art.


208, VII, da CF Emenda Constitucional 59, de 2009).

(B)

A aquisio de material didtico-escolar e a

manuteno de programas de transporte escolar sero consideradas, luz da LDB (Lei 9.394/96), como despesas de manuteno e desenvolvimento do ensino. (artigo 70, VIII, da LDB). (C) Os programas psicolgica, suplementares e outras formas de de alimentao e assistncia mdico-ondontolgica, farmacutica, assistncia social, luz da LDB (Lei 9.394/96), no sero considerados como despesas de manuteno e desenvolvimento do ensino. (artigo 71, IV, da LDB). (D) da luz da LDB (Lei 9.394/96), os sistemas de educao, assegurando-lhes, inclusive nos ensino promovero a valorizao dos profissionais termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistrio pblico, o ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos. (artigo 67, I, da
LDB).

para garantir o oferecimento do ensino obrigatrio, poder (E) ela ser imputada por crime de responsabilidade. (artigo 5, 4, da LDB). Nos termos da LDB Lei 9.394/96, A Educao Bsica, nos nveis fundamental e mdio, ser organizada de forma a promover a avaliao contnua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais. (artigo 24. V, a,
da LDB).

...........................................................

195. Quanto Lei 8.112/90, aplicada ao DF,


A Unio, aplicar, semestralmente, nunca

(E)

CORRETO afirmar que:


(A) Poder ser concedida Licena ao Servidor por motivo de doena do cnjuge, companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangneo ou afim at o terceiro grau civil, mediante comprovao por Junta Mdica Oficial. (artigo 83, caput, da Lei 8.112/90).

menos de dezoito (18), e os Estados, o DF e os Municpios vinte e cinco (25) por cento, no mnimo, da receita resultante de tributos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. (artigo 212, da CF). ...........................................................

194.
(A)

Quanto LDB Lei

9.394/96,

(B)

Ao Servidor convocado para o Servio Militar

INCORRETO afirmar que:


Os docentes incumbir-se-o de ministrar os dias letivos e horas-aulas estabelecidos, alm de participar integralmente dos perodos dedicados ao 20

ser concedida licena, na forma e condies previstas na legislao especfica, sendo que, concludo o servio militar, o Servidor ter at 30 (trinta) dias com remunerao para reassumir o

_______________________________________________________________________________________ exerccio do cargo. (artigo 85, caput, e nico, da Lei pragmatismo necessrio para a consecuo de
8.112/90).

qualquer medida transformadora. cada qinqnio ininterrupto de (C) Os Temas Geradores foram muito utilizados pelos Libertrios, progressistas, na dcada de 70, enquanto possibilidades de resistncias ao autoritarismo a (D) reinante no auge do tecnicismo burocrtico-militar. A abordagem sociocultural, de Paulo Freire, de cunho progressista, transformador, utilizava, em seu processo libertador, a prtica da Autogesto, e da influncia das Instituies, como uma forma de tentativa brasileiro. (E) A abordagem humanista, de Carl Rogers, entende que a Liberdade, que decorre do livre arbtrio, e a no-diretividade, so elementos cruciais no processo de formao de atitudes. ........................................................... de mudana do status quo social

(C)

Aps

exerccio, o Servidor far jus a 03 (trs) meses de Licena-Prmio por Assiduidade, com o vencimento do cargo efetivo. (artigo 87, caput, da Lei 8.112/90). (D) horrio Ao Servidor especial, estudante quando ser concedido comprovada

incompatibilidade entre o horrio escolar e da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo, sendo exigida a compensao de horrio na repartio, (E) respeitada a durao semanal do trabalho. (artigo 98, caput, e nico, da Lei 8.112/90). No ser concedida Licena-Prmio por ininterrupto) sofrer penalidade de Assiduidade ao Servidor que, no perodo aquisitivo (qinqnio Advertncia. (artigo 88, I, da Lei 8.112/90). ...........................................................

196. Quanto Didtica e Prtica HistricoSocial, CORRETO afirmar que:


(A) O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova no Brasil, em 1955, teve a liderana de Gustavo Capanema. (B) Tanto a criao do SENAI quanto criao do SENAC, na dcada de 40, foram inseridas no contexto da conhecida Era Vargas. (C) A criao da USP Universidade de So Paulo, na dcada de 50, seguiu orientao da Reforma implementada por Francisco Campos. (D) Os Jesutas, primeiros educadores em solo brasileiro, foram expulsos, de todas as terras de domnio portugus, por intermdio da Reforma de Benjamin Constant. (E) A Reforma Pombalina teve como reflexo negativo a utilizao de professores leigos em aulas rgias. ...........................................................

198. Quanto Jean PIAGET INCORRETO afirmar que:


(A) A prtica dos jogos levar a criana a vivenciar a anomia, a heteronomia e, por ltimo, a autonomia. (B) O trabalho do processo pedaggico, sob a orientao do professor, no desenvolvimento da criana, ser encurtar a distncia entre o real e o potencial (C) quanto ZDP = Zona de Desenvolvimento Proximal. As estruturas mentais sero desenvolvidas partir das fases ou estgios de desenvolvimento dentro da idia do mtodo psicogentico. (D) social. (E) Na construo do conhecimento, inicialmente a criana assimila um novo conhecimento e, posteriormente, aps relaes, acomoda. o que ele denominou de Teoria da Adaptao. ........................................................... O desenvolvimento da criana ocorre a partir de um processo individual que busca chegar ao

197. Quanto s Tendncias Pedaggicas na prtica escolar CORRETO afirmar que:


(A) A Tendncia Pedaggica Liberal, embasada nas idias transformadoras do processo educativo, encarna a viso sociopoltica da educao. (B) A Tendncia Pedaggica Progressista, 21 busca no progressivismo de John Dewey, o

199. Quanto B. F. SKINNER CORRETO afirmar que:


(A) Trabalhou em prol de uma Abordagem Humanista no processo educativo.

(B) (C)

_______________________________________________________________________________________ Defendeu a idia da vivncia (e da escola pblica versus os que defendiam a

convivncia) dentro de uma escola democrtica. Behaviorista, defendeu uma Abordagem Comportamentalista, tendo o condicionamento como pano de fundo. (D) (E) Cognitivista, defendeu a idia da interao Defendeu a idia de que o desenvolvimento com o meio na construo do conhecimento. das crianas ocorre por meio das exploses motivadoras. ...........................................................

escola privada:
(A) (B) (C) (D) (E) Lei n 4.024, de 1961. Lei n 5.540, de 1968. Lei n 5.692, de 1971. Lei n 7.044, de 1982. Lei n 9.394, de 1996. ...........................................................

204. Atual LDB. Dividiu a educao, de forma binria, em Educao Bsica e Educao Superior:
(A) (B) (C) (D) (E) Lei n 4.024, de 1961. Lei n 5.540, de 1968. Lei n 5.692, de 1971. Lei n 7.044, de 1982. Lei n 9.394, de 1996. ...........................................................

200. Defendeu a idia do ajustamento social a partir da moral social:


(A) (B) (C) (D) (E) B. F. Skinner. Jean Piaget. mile Durkheim. Louis Althusser. Antonio Gramsci. ...........................................................

205.

Por

intermdio ao

do

Princpio o

da

201. Defendeu a idia da dominao pela Fora (Aparelhos Repressivos do Estado - ARE) e pela Ideologia (Aparelhos Ideolgicos do Estado AIE):
(A) (B) (C) (D) (E) B. F. Skinner. Jean Piaget. mile Durkheim. Louis Althusser. Antonio Gramsci. ...........................................................

Terminalidade, instituiu significativa barreira de acesso, poca :


(A) (B) (C) (D) (E) Lei n 4.024, de 1961. Lei n 5.540, de 1968. Lei n 5.692, de 1971. Lei n 7.044, de 1982. Lei n 9.394, de 1996. ...........................................................

implementar

Ensino

Profissionalizante Obrigatrio no 2 Grau,

202. Autor da Reforma Educacional, em 1890, quando o homem racional buscava substituir o homem da f:
(A) (B) (C) (D) (E) Benjamin Constant. Francisco Campos. Gustavo Capanema. Ansio Teixeira. Olavo Bilac. ...........................................................

206. Vivendo os ares da abertura poltica que se aproximava, implementou a desobrigao do Ensino Profissionalizante Obrigatrio, no 2 Grau, implementando a opo pelo ensino Acadmico ou Propedutico, como forma de acesso ao ensino superior:
(A) (B) (C) (D) (E) L ei n 4.024, de 1961. Lei n 5.540, de 1968. Lei n 5.692, de 1971. Lei n 7.044, de 1982. Lei n 9.394, de 1996. ...........................................................

203. Primeira LDB. Enquanto Projeto de Lei tramitou durante longos 13 anos, em decorrncia da luta entre os que defendiam a

22

_______________________________________________________________________________________

207. O Professor, especialista em relaes humanas, dever atuar como um facilitador da aprendizagem:
(A) (B) (C) (D) (E) Escola Liberal Tradicional. Escola Progressista Libertadora. Escola Liberal Renovada No-Diretiva. Escola Progressista Crtico-Social dos

210.

Buscando

Humanizao

da

Inteligncia entendia que, alm do corpo da criana, era preciso levar para a sala de aula, tambm, suas emoes e, portanto, fundamentou suas idias em quatro pontos fundamentais que sempre se comunicam: 1. a afetividade; 2. o movimento; 3. a inteligncia; 4. a formao do eu como pessoa. Sendo que na construo do eu h a dependncia do outro...
(A) (B) (C) (D) Carl ROGERS. Henri WALLON. Maria MONTESSORI. John DEWEY. .........................................................

Contedos. Escola Liberal Renovada Progressivista. ...........................................................

208. O Professor, buscando a reelaborao dos contedos visando torn-los vivos, concretos e indissociveis da realidade contextual do aluno, dever atuar como um mediador entre a realidade da sala de aula e a realidade do aluno:
(A) (B) (C) (D) (E) Escola Liberal Tradicional. Escola Progressista Libertadora. Escola Liberal Renovada No-Diretiva. Escola Progressista Crtico-Social dos

211. Competncia a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informaes, etc) para solucionar com pertinncia e eficcia uma srie de situaes...
(A) (B) (C) (D) Jean PIAGET. Henri WALLON. Philippe PERRENOUD. Edgar MORIN. .........................................................

Contedos. Escola Liberal Renovada Progressivista. ...........................................................

QUESTES TIPO FUNDAO UNIVERSA Professor DF 2010


209. Apresentou os sete saberes necessrios educao do futuro: (1. Erro e Iluso; 2. O conhecimento pertinente; 3. Ensinar a condio humana; 4. Identidade Terrena; 5. Enfrentar as Incertezas; 6. Ensinar a compreenso; 7. tica do gnero humano). O objetivo dos sete saberes no transform-los em disciplinas, mas, sim, diretrizes para a ao e elaborao de propostas e intervenes educacionais...
(A) (B) (C) (D) Jean PIAGET. Henri WALLON. Maria MONTESSORI. Edgar MORIN. ......................................................... 23

212.

Por

intermdio

das

Inteligncias

Mltiplas (1. lgico-matemtica. 2. lingstica; 3.musical; 4. espacial; 5. corporal-cinestsica; 6.intrapessoal; 7. interpessoal; 8. naturalista), em sua obra, defende que as inteligncias no so objetos que possam ser quantificados e, sim, potenciais que podero ser ou no ativados, dependendo dos valores da cultura especfica e das oportunidades disponveis nessa cultura.
(A) (B) (C) (D) Robert GAGN. Henri WALLON. Philippe PERRENOUD. Howard GARDNER. .........................................................

213..

Aprendizagem por meio

_______________________________________________________________________________________ (B) Na oferta de Educao Bsica para a Significativa um

processo informao cognitiva cognitiva

do a e

qual uma

uma

nova prvia,

populao rural, os sistemas de ensino promovero as adaptaes necessrias sua adequao s peculiaridades da vida rural e de cada regio, especialmente. (art. 28 da LDB). (C) Os diplomas de cursos de Educao Profissional tcnica de nvel fundamental, quando registrados, tero validade nacional e habilitaro ao prosseguimento de estudos no Ensino Mdio. (art.
36-D da LDB).

acoplada

estrutura

particular do

especfica, tem

conhecida como Subsunor.. A estrutura aprendiz conceitos pessoalmente relevantes, e a eles que novas informaes devem ser relacionadas para que o estudante possa organizar outros conhecimentos. Quando a criana no possui subsunores a idia utilizar organizadores prvios que desenvolvero os subsunores apropriados conhecimentos...
(A) (B) (C) (D) Robert GAGN. Henri WALLON. David AUSUBEL. Howard GARDNER. .........................................................

(D)

Entende-se por Educao Especial, para os

efeitos desta lei (LDB), a modalidade de educao escolar, oferecida exclusivamente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. (art. 58 da LDB). .........................................................

para

ancorar

novos

216.. Quanto LDB Lei 9.394/96, assinale a nica alternativa CORRETA:


(A) Caber Unio assegurar, semestralmente, em seu Oramento Geral recursos suficientes para manuteno e desenvolvimento das instituies de Educao Superior por ela mantidas. (art. 55 da LDB). (B) Contas) Os rgos fiscalizadores (Tribunais de nas examinaro, prioritariamente,

214.. Seus estudos giraram em torno da compreenso do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade a partir de uma relao dialtica entre o sujeito e a sociedade ao seu redor. Rejeitava tanto as idias inatistas quanto as idias ambientalistas, comportamentalistas,

prestaes de contas de recursos pblicos, o cumprimento da aplicao, semestral, nunca menos de 18% (dezoito por cento) para a Unio e 25% (vinte e cinco por cento) para Estados, DF e Municpios das receitas resultantes de Impostos, e demais Tributos, na manuteno e desenvolvimento do ensino pblico. (art. 73 da LDB). (C) As despesas realizadas com a remunerao e aperfeioamento do pessoal docente e demais profissionais da Educao, nos termos da LDB, so consideradas como despesas de manuteno e desenvolvimento do ensino, conforme o comando dos artigos 212 da CF e 69 da LDB. (art. 70, I, da
LDB).

empiristas, chegando, ainda, ao conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal, isto , a distncia entre o desenvolvimento real de uma criana e aquilo que ela tem o potencial de aprender...
(A) (B) (C) (D) Lev VYGOTSKY. Henri WALLON. David AUSUBEL. Howard GARDNER. .........................................................

(D)

As despesas realizadas com a remunerao

215.. Quanto LDB Lei 9.394/96, assinale a nica alternativa CORRETA:


(A)
LDB).

e aperfeioamento do pessoal docente e demais trabalhadores da educao, quando em desvio de funo ou em atividade alheia manuteno e desenvolvimento do ensino, ainda, assim, sero consideradas, nos termos da LDB, como despesas 24

A Msica dever ser contedo obrigatrio, e

exclusivo, do componente curricular. (art. 26 6 da

_______________________________________________________________________________________ de manuteno e desenvolvimento do ensino, Fundamental, de convalidar as formaes oferecidas conforme o comando dos artigos 212 da CF e 69 da LDB. (art. 71, VI,, I, da LDB). ......................................................... em nvel mdio, na modalidade Normal. (art. 62, da
LDB).

(C) sendo

O Ensino Fundamental ser presencial, o ensino distncia utilizado como

217.. Quanto LDB Lei 9.394/96, assinale a nica alternativa CORRETA:


(A) Qualquer cidado habilitado com a titulao prpria poder exigir a abertura de Concurso Pblico de Provas e Ttulos para cargo de docente em instituio pblica de ensino que estiver sendo ocupado por professor no concursado, por mais de 08 (oito) anos. (art. 85, da LDB). (B) Os diplomas expedidos pelas Universidades sero por elas prprias registrados, e aqueles conferidos por instituies no-universitrias sero registrados (C) Nas em Universidades pblicas indicadas de pelo Ministrio da Educao. (art. 48 2, da LDB). instituies educao superior, o professor ficar obrigado ao mnimo de 08 (oito) horas semanais de aula. (art. 57, da LDB). (D) Na Educao Superior, os alunos que por meio de provas e outros tenham extraordinrio aproveitamento de estudos, demonstrado instrumentos de avaliao especficos, aplicados por banca examinadora especial, podero ter abreviada a durao dos seus cursos, de acordo com as normas do Ministrio da Educao. (art. 47 2, da
LDB).

complementao da aprendizagem ou em situaes emergenciais. (art. 32 4, da LDB). (D) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tero a incumbncia de notificar ao Conselho Tutelar, somente, a relao dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 40% (quarenta por cento) do percentual mnimo permitido em lei. (art. 12, VIII, da LDB). .........................................................

219.. Quanto LDB Lei 9.394/96, assinale a nica alternativa INCORRETA:


(A) Os sistemas de ensino definiro as normas Bsica, de acordo com as suas da gesto democrtica do ensino pblico na Educao peculiaridades, tendo como um dos princpios a participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (art. 14, da
LDB).

(B)

Na

organizao

da

Educao

Nacional

haver um CNE - Conselho Nacional de Educao, com funes normativas e de superviso e atividade permanente, criado por lei. (art. 9 1 da LDB). (C) Embora o texto constitucional, por intermdio

.........................................................

218.. Quanto LDB Lei 9.394/96, assinale a nica alternativa CORRETA:


(A) As Universidades de so dos instituies quadros pluridisciplinares formao

da Emenda Constitucional n 59, de 2009, tenha tornado a Educao Bsica obrigatria e gratuita dos 04 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, nos termos da LDB, o dever do Estado com a educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de vaga na escola de Educao Infantil ou de Ensino Fundamental mais prxima de sua residncia a toda criana a partir do dia em que completar 04 (quatro) anos de idade. (art. 208, I, da CF art. 4, X, da LDB). (D) Segundo o texto da LDB Lei 9.394/96, dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula dos menores, a partir dos 07 (sete) anos de idade, no Ensino Fundamental. (art. 6, da LDB). ......................................................... 25

profissionais de nvel superior, de pesquisa, de extenso e de domnio e cultivo do saber humano que se caracterizam por (um meio metade) do corpo docente, pelo menos, com titulao acadmica de mestrado ou doutorado. (art. 52, II, da LDB). (B) Segundo a LDB a formao de docentes para atuar na Educao Bsica far-se- em nvel superior, em curso de Licenciatura de graduao plena, em Universidades e Institutos Superiores de Educao, deixando, no caso da Educao Infantil e das 04 (quatro) primeiras sries do Ensino

220.. Quanto Lei 8.11290, aplicvel ao DF, assinale a nica alternativa INCORRETA:
(A) Independentemente de solicitao, ser pago ao Servidor, por ocasio das frias, um Adicional correspondente a 1/3 (um tero) da

_______________________________________________________________________________________ (A) A Redistribuio o deslocamento do Servidor com o respectivo cargo, para quadro de pessoal de outro rgo ou entidade do mesmo Poder, observados a vinculao entre os graus de complexidade e responsabilidade, a correlao das atribuies, a equivalncia entre os vencimentos e o interesse da Administrao, com prvia apreciao do rgo central de pessoal. (art. 37, da Lei 8.112/90). (B) No caso da Reverso, do retorno do Aposentado por invalidez, encontrando-se provido o cargo, o Servidor ficar em disponibilidade. (art. 26
nico, da Lei 8.112/90).

remunerao do perodo das frias. (art. 76 da Lei


8.112/90).

(B)

O Servio Extraordinrio, na Lei 8.112/90,

acima do que orienta o texto constitucional, ser remunerado com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) em relao hora normal de trabalho. (art. 7,
da CF, e art. 73 da Lei 8.112/90).

(C)

vedado

exerccio

de

atividade

(C)

Ocorrendo

Reintegrao

do

Servidor

remunerada durante o perodo da Licena por motivo de doena em pessoa da famlia. (art. 81 3 da Lei
8.112/90).

demitido injustamente, encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser Reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao, ou Aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em Disponibilidade. (art. 28 2 da Lei 8.112/90). (D) A Investidura em cargo pblico ocorrer com ......................................................... a Posse. (art. 7 da Lei 8.112/90).

(D)

Servidor

que

opera

direta

permanentemente com Raios X ou substncias radioativas gozar 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. (art. 79
da Lei 8.112/90).

223..
(A) (B) (C) (D)

So

vistos

como

meios

para

.........................................................

concretizao da aprendizagem:
Objetivos de Ensino. Contedos de Ensino. Instrumentos de Avaliao. Conhecimento da Realidade.

221.. Quanto Lei 8.112/90, aplicvel ao DF, assinale a nica alternativa INCORRETA:
(A) Os motivos por meio dos quais as frias sero interrompidas so apenas: por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, de forma taxativa. (art. 80 da Lei 8.112/90). (B) Remoo o deslocamento do Servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. (art. 36 da Lei
8.112/90).

224.. Quando o aluno avaliado no seu todo, ou seja, nos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores estamos diante de uma Avaliao com caractersticas de...
(A) (B) (C) (D) Sistematicidade. Funcionalidade. Orientao. Integralidade. .........................................................

(C)

Quando o Servidor, tendo tomado Posse,

no entrar em Exerccio no prazo estabelecido ser Exonerado de Ofcio. (art. 35 nico, da Lei 8.112/90). (D) As reposies e indenizaes ao errio em parcelas mensais no sero descontadas

225..

Quando

Avaliao

possui

real

excedentes dcima parte da remunerao ou provento, em valores atualizados. (art. 46,


8.112/90). da Lei

consonncia entre ela, avaliao, e os objetivos determinados no Plano, estamos diante de uma Avaliao com caractersticas.
(A) (B) (C) 26 Sistematicidade. Funcionalidade. Orientao.

.........................................................

222.. Quanto Lei 8.11290, aplicvel ao DF, assinale a nica alternativa INCORRETA:

(D)

_______________________________________________________________________________________ Integralidade. 231.. Aprender uma questo de modificao .........................................................

do desempenho..
(A) (B) (C) (D) Escola Liberal Tradicional. Escola Liberal Tecnicista. Escola Liberal Renovada No-Diretiva. Escola Progressista Libertadora. .........................................................

226.. Quando a Avaliao ocorre durante o perodo letivo e tem como funo primordial controlar todo o processo estamos diante de uma Avaliao...
(A) (B) (C) (D) Diagnstica. Formativa. Somativa. Classificadora. .........................................................

232.. O professor transmite o contedo em forma de verdade. A disciplina imposta pela coao. Ocorre a passividade discente..
(A) Escola Liberal Tradicional. Escola Liberal Tecnicista. Escola Liberal Renovada No-Diretiva. Escola Progressista Libertadora. .........................................................

227..

Contm

contextualizao e cultural da

social, escola,

(B) (C) (D)

econmica, docente.
(A) (B) (C) (D)

poltica

representando o consenso entre o corpo


Avaliao Diagnstica. Plano de Ensino. Plano da Escola. Avaliao Formativa. .........................................................

233.. Escola busca a transformao dos alunos num sentido autogestionrio e influenciador das instituies.
(A) (B) (C) (D) Escola Liberal Tradicional. Escola Liberal Tecnicista. Escola Progressista Libertria. Escola Progressista Libertadora. .........................................................

228.. o desdobramento, concreto, de tudo o que foi outrora planejado... (A) (B) (C) (D) Plano de Aula. Plano de Ensino. Planejamento de Ensino. Plano de Unidades.
.........................................................

234.. A partir de uma Abordagem Sociocultural, por meio da problematizao social, utiliza, na prtica pedaggica, temas que faam gerar situaes de libertao da opresso.
(A) (B) (C) (D) Escola Progressista Crtico-Social dos Contedos. Escola Progressista Libertria. Escola Progressista Libertadora. Escola Renovada Progressivista. .........................................................

229.. Aceitao da pessoa do aluno condio essencial.


(A) (B) (C) (D)

Os

aspectos

psicolgicos

so

preponderantes.
Escola Liberal Tradicional. Escola Liberal Tecnicista. Escola Liberal Renovada No-Diretiva. Escola Progressista Libertadora. .........................................................

235..Teve influncia expressiva dos movimentos populares, com atuao forte no incio da da dcada de 60, do sculo XX.
(A) (B) (C) (D) Escola Progressista Crtico-Social dos Contedos. Escola Progressista Libertria. Escola Progressista Libertadora. Escola Renovada Progressivista. ......................................................... 27

230..
(A) (B) (C) (D)

auto-aprendizagem

decorre

valorizao das tentativas experimentais..


Escola Liberal Tradicional. Escola Liberal Tecnicista. Escola Liberal Renovada Progressivista. Escola Progressista Libertadora. .........................................................

_______________________________________________________________________________________

236..Reelaborar contedos uma forma de buscar


(A) (B) (C) (D)

241..O indivduo no faz o que deseja e sim o que permite a moral social...
(A) Max WEBER. mile DURKHEIM. Jean Jaques ROUSSEAU . Karl MARX. ......................................................... (B) (C) (D)

mudanas
Escola

utilizando,

no

entanto,
dos

situaes formais do processo pedaggico.


Progressista Crtico-Social Contedos. Escola Progressista Libertria. Escola Progressista Libertadora. Escola Renovada Progressivista. .........................................................

242..A depois

escola

constitui-se

num

Aparelho

Ideolgico central porque atinge praticamente toda a populao por um perodo prolongado de tempo...
(A) (B) (C) (D) Max WEBER. mile DURKHEIM. Louis ALTHUSSER. Antonio GRAMSCI. .........................................................

237..Primeiro

desequilibra

para

equilibrar, isto , primeiro a assimilao para depois a acomodao. o que orienta a Teoria da Adaptao.
(A) (B) (C) (D) John DEWEY. Carl ROGERS. Jean PIAGET. B. F. SKINNER. .........................................................

243..A escola capitalista contraditria, pois ao mesmo tempo que atrai os filhos do proletariado para repassar a ideologia dominante e manter, assim, as relaes para a sociais, classe assegura a educao dominada,

238..A escola, ao mesmo tempo que impe a cultura dominante, oculta essa imposio. Esse duplo mecanismo de dominao o que se denomina de dupla violncia. .
(A) (B) (C) (D) Piaget e Vygotscky. Gramsci e Althusser. Bourdieu e Passeron Montessori e Pestalozzi. .........................................................

proporcionando a formao de pessoa capazes de enfraquecer e at desmantelar a ideologia dominante...


(A) (B) (C) (D) Max WEBER. mile DURKHEIM. Louis ALTHUSSER. Antonio GRAMSCI. .........................................................

239..Preocupa-se com uma educao orientada para a democracia.


(A) (B) (C) (D) John DEWEY. Carl ROGERS. Jean PIAGET. B. F. SKINNER. .........................................................

244..Emprega a Tecnologia Comportamental na busca de produo de indivduos competentes para o mercado de trabalho, atuando, ento, como
(A) (B) (C) (D)

modeladora

do

comportamento

240..O homem determinado historicamente pelas relaes que trava com seus pares...
(A) (B) (C) (D) Max WEBER. mile DURKHEIM. Talcott PARSONS. Karl MARX. .........................................................

humano...
Escola Liberal Tradicional. Escola Liberal Tecnicista. Escola Liberal Renovada No-Diretiva. Escola Progressista Libertadora. .........................................................

245..O

professor,

orientador,

auxilia

no

desenvolvimento espontneo da criana e, para tanto, utiliza a vivncia democrtica ...


28

(A) (B) (C) (D)

_______________________________________________________________________________________ Escola Liberal Tradicional. 250.. A capacidade de assimilao da criana Escola Liberal Renovada Progressivista. Escola Liberal Renovada No-Diretiva. Escola Liberal Tecnicista. .........................................................

idntica a dos adultos, apenas menos desenvolvida ...


(A) (B) (C) (D) Escola Liberal Tecnicista. Escola Liberal Tradicional Escola Liberal Renova No-Diretiva. Escola Liberal Renovada Progressivista. .......................................................

246..Por meio da aquisio de contedos e da socializao dos mesmos, busca levar os alunos a uma participao organizada e ativa na democratizao da sociedade ...
(A) (B) (C) (D) Escola Progressista Libertria. Escola Progressista Libertadora. Escola Progressista Crtico-Social dos Contedos. Escola Liberal Renovada. .........................................................

247..A relao professor-aluno apresenta dois aspectos: o cognoscitivo (relacionado ao ato de ensinar e de aprender) e, o socioemocional (diz respeito aos laos afetivos docente/discentes)...
(A) (B) (C) (D) Edgar Morin. Maria Montessori. Jos C. Libneo. Clestin Freinet. .........................................................

248..Trabalhando em programas de treinamento militar, foi quem primeiro props trs requisitos para os objetivos comportamentais, em termos operacionais, contendo comportamento final, condio e critrio ...
(A) (B) (C) (D) Edgar Morin. Maria Montessori. Jos C. Libneo. Robert Mager. .......................................................

249..Professor, facilitador, auxiliar o aluno na busca da auto-realizao ...


(A) (B) (C) (D) Escola Liberal Tradicional. Escola Liberal Renovada No-Diretiva. Escola Liberal Renova Progressivista. Escola Liberal Tecnicista. .......................................................

29

You might also like