You are on page 1of 4

O Direito Educao Infantil

Por Administrator Sex, 12 de Fevereiro de 2010 13:01 -

A educao infantil duplamente protegida pela Constituio Federal de 1988 (CF/88): tanto direito subjetivo das crianas com idade entre zero e 5 (cinco) anos (art.208, IV), como direito dos(as) trabalhadores(as) urbanos(as) e rurais em relao a seus filhos e dependentes (art.7, XXV) . Ou seja, a educao infantil um exemplo vivo da indivisibilidade e interdependncia que caracterizam os direitos humanos, pois rene em um mesmo conceito vrios direitos: ao desenvolvimento, educao e ao trabalho.

Alm da Constituio, o direito educao infantil vem assegurado em outras normas nacionais, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB (Lei n 9.394/1996), o Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA (Lei n 8.069/1990) e o Plano Nacional de Educao - PNE (Lei n 10.172/2001).

A LDB organiza a educao escolar em dois grandes nveis: educao bsica e educao superior. A educao infantil, segundo os artigos 29 e 30 da referida lei, a primeira etapa da educao bsica, sendo oferecida em creches para as crianas de zero a 3 (trs) anos e em pr-escolas para as crianas de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade. A diferena entre as idades mximas de permanncia na educao infantil estabelecidas na LDB e na Constituio fruto da recente modificao provocada pela Emenda Constitucional n 53/2006, prevalecendo o texto constitucional, que reduziu o limite para 5 (cinco) anos de idade , uma vez que o ensino fundamental passou a durar 9 (nove) anos.

Essa questo relacionada transio da educao infantil para o ensino fundamental tem gerado algumas questes que precisam ser esclarecidas. Afinal, a criana que completa 6 (seis) anos durante o ano letivo deve ser matriculada em qual etapa da educao bsica? Aos 6 (seis) anos obrigatrio transferi-la para o ensino fundamental?

Primeiramente, qualquer que seja a soluo a ser dada para tais questes, deve prevalecer o princpio do interesse superior da criana (CF/88, art.227 e ECA), ou seja, nenhuma medida de natureza administrativa pode limitar o exerccio de seus direitos e o seu pleno desenvolvimento. Alm disso, tem que ser ressaltado o princpio da permanncia na escola (CF/88, art.206, I), o qual implica na garantia de continuidade dos estudos, no podendo haver vacncia no atendimento escolar. Observados esses princpios fundamentais, os sistemas de ensino devem regulamentar a referida transio, de modo a assegurar que as crianas exeram o direito educao at o ltimo dia do ano letivo anterior ao seu ingresso no ensino fundamental. Pode-se determinar, por exemplo, que ingressam no ensino fundamental as crianas que completem 6 (seis) anos at o dia de incio das aulas, devendo as demais serem

1/4

O Direito Educao Infantil


Por Administrator Sex, 12 de Fevereiro de 2010 13:01 -

matriculadas na pr-escola.

dever do Estado (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) assegurar educao infantil em creches e pr-escolas a todas as crianas (CF/88, art.208, IV). Para isso, a Constituio organiza o dever de garanti-la, determinando que cabe aos municpios ofertar diretamente as vagas de educao infantil, e que aos demais entes governamentais cabe apoiar tcnica e financeiramente a criao e manuteno de vagas em creches e pr-escolas (art.30, VI, e art.211, caput e 2). Portanto, no podem os governos federal e estaduais lavar as mos em relao a esta etapa de ensino.

importante lembrar que todos os princpios constitucionais do ensino devem ser cumpridos na educao infantil: eqidade no acesso e na permanncia, liberdade de ensinar e aprender, pluralismo de idias e concepes pedaggicas, gratuidade, valorizao dos profissionais da educao, gesto democrtica e garantia de padro de qualidade (art.206, I a VII); alm dos direitos previstos na legislao especfica da infncia: direito de ser respeitado pelos educadores, direito creche ou pr-escola prxima da residncia e direito dos pais ou responsveis de ter cincia do processo pedaggico, bem como participar da definio das propostas educacionais (Lei n 8.069/1990, art.53, II, V e pargrafo nico).

No entanto, apesar do reconhecimento jurdico presente na Constituio desde 1988, apesar de includa no conceito de educao bsica pela LDB desde 1996 e apesar da prioridade absoluta que deveria ser destinada s crianas e adolescentes em todo esse perodo (CF/88, art.227, e ECA), o acesso educao infantil em creches e pr-escolas est longe de se tornar realidade para grande parte da populao em idade prpria. Diferentemente do ensino fundamental, esta etapa foi historicamente relegada pelos administradores pblicos: Em relao educao infantil, para crianas de zero a 6 (seis) anos, pode-se dizer que a falta de acesso ainda o grande foco da excluso. Apesar do impacto da educao infantil no desenvolvimento das crianas, no Brasil menos da metade das crianas at seis anos freqenta creche e/ou pr-escola - crianas de zero a 6 (seis) somam 23 milhes (Haddad, Srgio. Educao e excluso no Brasil. Ao Educativa; 2007).

A m interpretao do texto constitucional serviu no implementao dessa etapa de ensino. Essa interpretao, muito utilizada pelos gestores pblicos interessados em fugir responsabilidade pelo atendimento das crianas pequenas, consistia em deturpar o sentido da expresso ensino obrigatrio, concluindo que a educao infantil, por no ser etapa obrigatria, no poderia ser exigida como obrigao do Estado. Ora, a obrigatoriedade diz respeito somente ao carter compulsrio de matrcula e freqncia, sendo restrita no Brasil ao ensino fundamental, e no ao dever do Estado em ofertar o ensino, pois este dever se aplica

2/4

O Direito Educao Infantil


Por Administrator Sex, 12 de Fevereiro de 2010 13:01 -

a todos os nveis e modalidades, nos termos do art.208, caput e incisos, da Constituio. Ou seja, at os cinco anos de idade h o direito mas no h a obrigao, no so os pais ou responsveis obrigados a procurar creches e pr-escolas, mas a partir do momento que estes procuram nasce o dever do Estado de garantir o atendimento com qualidade. Em funo do princpio da proteo integral infncia, previsto no ECA, cabe ao poder pblico incentivar esta demanda em benefcio das crianas.

Outra questo jurdica que vem atrasando a implementao do direito educao infantil a interpretao do 1 do art.208 da Constituio (O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo.), que induz ao equvoco (em alguns casos fruto de m-f) de se concluir que somente o ensino fundamental configuraria direito pblico subjetivo. A verdade que toda declarao constitucional de direito corresponde a uma obrigao, quando esta obrigao (dever) apontada ao Estado trata-se de um direito pblico subjetivo, exigvel independentemente de qualquer qualidade ou condio do sujeito. Este tambm o entendimento de Lus Roberto Barroso, professor titular de direito constitucional da UERJ e da Fundao Getlio Vargas:

A Constituio de 1988 reiterou ser a educao direito de todos e dever do Estado (art.205), e detalhou, no art.208, (...). Tambm aqui parece no haver dvida quanto imperatividade da norma e a exigibilidade do bem jurdico tutelado em ambos os casos.

bem de ver, no entanto, que o constituinte preferiu no se sujeitar a riscos de interpretao em matria qual dedicou especial ateno: o ensino fundamental. Desse modo, interpretando a si mesmo, fez incluir no 1 do art.208 a declarao de que o acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. O dispositivo, todavia, no deve induzir ao equvoco de uma leitura restritiva: todas as outras situaes jurdicas constitucionais que sejam redutveis ao esquema direito individual dever do Estado configuram, na mesma sorte, direitos pblicos subjetivos. No pretendeu o constituinte limitar outras posies jurdicas de vantagem, mas, to-somente, ser meridianamente claro em relao a esta posio especfica. (...) O entendimento aqui sustentado parece bem claro: direito direito e, ao ngulo subjetivo, ele designa uma especfica posio jurdica. No pode o Poder Judicirio negar-lhe a tutela, quando requerida, sob o fundamento de ser um direito no exigvel. (Barroso, Lus R. O direito constitucional e a efetividade de suas normas, 2003, pp.115-116)

No deve haver dvida, portanto, sob pena de incoerncia na interpretao constitucional, que dentro da categoria direito pblico subjetivo se inclui a educao escolar em toda sua amplitude, nos termos do art.205 e do caput e incisos do prprio art.208. Assim, por sua

3/4

O Direito Educao Infantil


Por Administrator Sex, 12 de Fevereiro de 2010 13:01 -

natureza, a educao infantil em creches e pr-escolas tambm direito pblico subjetivo. Esse o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal STF (ver abaixo seo Legislao e Jurisprudncia).

A enunciao especfica em relao ao ensino obrigatrio tem o objetivo de demarcar a opo por prioriz-lo no mbito das polticas pblicas, mas no afeta a integralidade e interdependncia dos nveis e modalidades que compem o direito educao. Com a aprovao da Emenda Constitucional n 53/2006, que institui o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao FUNDEB, o qual, na prtica, dilui a prioridade em toda a educao bsica, seria coerente modificar a redao do 1 do art.208 para o acesso educao bsica gratuita direito pblico subjetivo.

Assim como as demais etapas e modalidades, a educao infantil pode ser exigida judicialmente pelas crianas, atravs de seus pais ou responsveis legais, ou diretamente por estes. Tambm pode ser exigido individual ou coletivamente pelas organizaes no-governamentais legalmente constitudas, pela Defensoria Pblica e pelo Ministrio Pblico. As aes aplicveis so, principalmente, o Mandado de Segurana individual ou coletivo e a Ao Civil Pblica.

4/4

You might also like