You are on page 1of 2

Como funcionam os disjuntores

Introduo O disjuntor um componente essencial na atualidade e um importante mecanismo de segurana no interior de uma casa. Sempre que a fiao eltrica recebe corrente muito elevada o disjuntor corta a energia at que algum possa resolver o problema. Sem os disjuntores (ou, como alternativa, os fusveis), a eletricidade domstica seria impraticvel, devido ao perigo potencial de incndios, danos resultantes de problemas na fiao eltrica ou falhas de equipamento. Neste artigo, descobriremos como os disjuntores e fusveis monitoram a corrente eltrica e como eles cortam a energia quando os nveis de corrente aumentam demais. Conforme veremos, o disjuntor uma soluo incrivelmente simples para um problema potencialmente letal.

Eletricidade bsica
Para compreender os disjuntores, seria bom entendermos como funciona a eletricidade em nossas casas. Eletricidade definida pela suas trs principais propriedades:

voltagem (tenso) corrente resistncia

Voltagem a "presso" que movimenta a carga eltrica. Corrente o "fluxo" da carga, a quantidade de carga que passa pelo condutor medida em qualquer ponto especfico. Um condutor oferece uma certa quantidade de resistncia a este fluxo, que varia dependendo do tamanho e composio do condutor. Voltagem, corrente e resistncia esto todas inter-relacionadas: voc no pode mudar uma sem interferir na outra. Corrente igual voltagem dividida pela resistncia - geralmente definida por I = v / r. Podemos entender isso de forma intuitiva: se voc aumentar a presso que atua na carga eltrica ou diminuir a resistncia, mais carga fluir. Se voc diminuir a presso ou aumentar a resistncia, menos carga fluir. Ento, como isso tudo est integrado na sua casa? O sistema de fornecimento de energia transporta a eletricidade da usina geradora at a sua casa. L dentro, a carga eltrica circula em um grande circuito, composto por vrios circuitos menores. Uma extremidade do circuito, o fio fase, conduz at a usina geradora. A outra extremidade, chamada de fio neutro, segue para dentro da terra. Em razo do fio fase conectar-se a uma fonte alta de energia e o fio neutro conectar-se a uma fonte de energia neutra (a terra), existe voltagem atravs do circuito. A carga move-se sempre que o circuito fechado. Define-se esta corrente como corrente alternada, porque muda de direo rapidamente (veja Como funcionam as redes eltricas para maiores informaes). A rede de distribuio eltrica fornece eletricidade a uma voltagem constante (120 e 240 volts nos Estados Unidos), mas a resistncia e, portanto, a corrente, variam dentro de uma casa. Todas as

diferentes lmpadas eltricas e eletrodomsticos oferecem uma certa quantidade de resistncia, tambm denominada carga. Esta resistncia o que faz um aparelho funcionar. Uma lmpada eltrica, por exemplo, contm um filamento interno que muito resistente ao fluxo de carga. Ela tem que trabalhar duro para se mover, o que aquece o filamento e faz com que ele brilhe. Em uma fiao, os fios fase e neutro nunca se tocam diretamente. A carga que passa pelo circuito sempre atravessa um aparelho, que age como um resistor. Desta forma, a resistncia eltrica, em um eletrodomstico, limita a quantidade de carga que pode fluir atravs do circuito - com voltagem e resistncia constantes, a corrente tambm deve ser constante. Eletrodomsticos so projetados para manter a corrente a um nvel relativamente baixo por questes de segurana. Demasiada carga, fluindo atravs de um circuito em um momento especfico, aqueceria os fios do circuito e de toda a fiao a nveis perigosos, podendo causar um incndio. Isso mantm o circuito eltrico funcionando normalmente, na maior parte do tempo. Mas, ocasionalmente, algo poder conectar um fio fase diretamente a um fio neutro ou a algo que o conduza terra. Por exemplo: o motor de um ventilador poderia sobreaquecer e derreter, fundindo os fios neutro e fase; ou algum poderia colocar um prego na parede e, acidentalmente atingir um condutor eltrico. Quando o fio fase conecta-se diretamente a terra, a resistncia no circuito mnima, ento, a voltagem fora uma enorme quantidade de carga pelos fios. Se esse processo continuar, os cabos sobreaquecero e podero iniciar um incndio. A funo do disjuntor interromper o circuito toda vez que ocorre sobrecarga ou curto-circuito. Nas sees seguintes, descobriremos como isso acontece.

You might also like